quarta-feira, 16 de julho de 2025

Dourados tem janeiro mais chuvoso dos últimos 39 anos, aponta levantamento da Embrapa

Conforme a instituição de pesquisa, no mês foi registrada na cidade uma precipitação total de 302 milímetros.

Compartilhar

Grande volume de chuva em Dourados (MS) no mês de janeiro transformou algumas ruas em verdadeiras lagoas (Foto: Reprodução/TV Morena)

G1 MS

 

Grande volume de chuva em Dourados (MS) no mês de janeiro transformou algumas ruas em verdadeiras lagoas (Foto: Reprodução/TV Morena)

O mês de janeiro deste ano foi o mais chuvoso dos últimos 39 anos no município de Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, segundo levantamento do Guia Clima, da Embrapa Agropecuária do Oeste.

 

Conforme a instituição de pesquisa, no mês foi registrada na cidade uma precipitação total de 302 milímetros. O volume é um recorde histórico para este mês no município.

 

“Esse valor é quase o dobro da média histórica do mês, 163 mm. Foram 23 dias de chuva, sendo que o dia de 2 janeiro, foi o que obteve a maior precipitação, de 118mm, apenas em um dia. Acredito que esse foi o principal responsável pela elevação da média em janeiro”, explica o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Ricardo Fietz.

 

Fietz observou que em janeiro as chuvas foram abundantes e com grande variação de volume na região sul do estado: Juti (345 mm), Bela Vista (293 mm), Sete Quedas (279 mm), Ponta Porã (278 mm), Itaquirai (260 mm), Amabai (240 mm), Maracaju (183 mm), Rio Brilhante (173 mm), Campo Grande (139 mm) e Ivinhema (134 mm).

 

“Juti foi o município com maior índice pluviométrico, enquanto em Ivinhema foi registrado a menor incidência de chuva”, destaca, complementando que as avaliações foram feitas com base na análise dos registros das estações meteorológicas da Embrapa (Guia Clima) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Últimas notícias