segunda-feira, 6 de maio de 2024

Dourados terá quatro postos de saúde abertos das 7h às 19h

Serão 12 horas diárias de atendimento sem interrupção nas UBS dos bairros Jóquei Clube, Ildefonso Pedroso, Jardim Maracanã e Parque do Lago II

Compartilhar

Coletiva de imprensa realizada hoje (27) para anunciar novos investimentos e adequações na Saúde (Foto: Divulgação)

Dourados terá quatro postos de saúde abertos das 7h às 19h, com 12 horas diárias de atendimento sem interrupção a partir do mês de março. As UBS (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Jóquei Clube, Ildefonso Pedroso, Jardim Maracanã e Parque do Lago II terão o horário de atendimento ampliado.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena, essas quatro unidades de saúde foram escolhidas levando em consideração o critério populacional e o geográfico, sendo uma em cada região da cidade.

“Vamos fortalecer o atendimento primário com a ampliação do quadro de profissionais, o que vai possibilitar que o atendimento nessas unidades seja expandido também e oportunizando horário para quem chega do trabalho às 17h ou 18h, e precisa do atendimento”, explicou o secretário durante a coletiva realizada hoje. 

A ampliação do horário de atendimento dos postos de saúde será possível graças a chegada de 31 novos profissionais de saúde, sendo seis deles médicos, por meio da parceria firmada pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde) com a FioCruz e o Ministério da Saúde, que garantiu a implantação do projeto Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde (InovaAPS), com aprovados nos programas de residência médica em Medicina de Família e Comunidade Multiprofissional em Saúde da Família.

Além dos seis médicos, outros especialistas vão compor uma equipe multiprofissional, como enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e dentistas, sendo cinco em cada especialidade. “Esses profissionais farão essa residência por dois anos. O programa pretende, após esse período inicial, ter a formação de 31 especialistas por ano, que esperamos fixar na nossa rede”, afirmou Waldno.

Fonte: Assecom

Últimas notícias