segunda-feira, 20 de maio de 2024

Sesi leva aulas gratuitas de robóticas para 2,8 mil crianças em 37 cidades

Assessoria

 

Os interessados devem procurar a Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi de sua cidade (Foto - Divulgação)

Ao longo do ano passado, as bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi em 37 cidades de Mato Grosso do Sul disponibilizaram aulas gratuitas de robótica para 2.834 crianças por meio do Programa Genius Extracurricular, uma iniciação à robótica via montagem de robôs programados e que têm como base materiais e metodologia Lego. O sucesso da iniciativa de democratização do conhecimento motivou o Sesi a oferecer, a partir deste mês de janeiro, mais 4.680 vagas distribuídas pelas 41 unidades instaladas no Estado, totalizando 120 vagas por biblioteca.

 

Para que a matrícula ou rematrícula seja efetuada, os pais devem procurar a Biblioteca Indústria do Conhecimento do Sesi nos municípios de Campo Grande (3), Três Lagoas (2), Dourados (2), Corumbá, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Aquidauana, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, Naviraí, Nova Andradina, Costa Rica, Iguatemi, Bataguassu, Rio Brilhante, Maracaju, Inocência, Paranaíba, Chapadão do Sul, Amambai, Sete Quedas, Aral Moreira, Aparecida do Taboado, Água Clara, Terenos, Cassilândia, Porto Murtinho, Coxim, Brasilândia, Caracol, Nioaque, Bela Vista, Sonora, Antônio João, Coronel Sapucaia e Ladário.

 

Segundo a gerente de educação do Sesi, Simone Cruz, os programas extracurriculares possibilitam às crianças a construção e programação de robôs elaborados com a metodologia Lego Zoom Education. “Os programas incentivam a pesquisa, promovem o trabalho em equipe, exercitam as habilidades motoras, estimulam a criatividade, exploram conceitos robóticos, científicos e tecnológicos. Essa é uma oportunidade de desenvolver o saber além do conhecimento conceitual, trabalhando atitudes e habilidades”, pontuou.

 

Para participar do projeto é necessário que a criança tenha entre 7 e 11 anos de idade, esteja matriculada na rede pública de ensino, tenha atitude colaborativa, comprometimento e boa participação. Além disso, é preciso ter assiduidade – só são permitidas duas faltas com justificativa -, zelar pelo material disponibilizado e ter atitude de respeito e civilidade com os colegas e instrutores.

 

Participantes

 

Para as crianças que participam do trabalho, a experiência provocou grande transformação. “O Lego mudou muito minha vida, pois desenvolveu muito mais minha mente, e eu fiquei mais inteligente”, declarou o aluno Leandro Augusto Rodrigues, 10 anos, que mora em Amambai.

 

O Aluno Luiz Felipe Dias Queiroz, 11 anos, de Ribas do Rio Pardo, disse que conseguiu aprender muitas coisas com o Lego e que já vê os resultados do aprendizado. “Na escola me ajudou muito, principalmente na leitura. Aqui construo robôs com muitas peças diferentes e aprendo para que serve cada uma delas. Meu sonho é ser engenheiro mecatrônico”, disse.

 

Os professores também percebem a evolução das crianças. “Na escola na qual trabalho, muitos alunos participam do trabalho de iniciação tecnológica e percebe-se o entusiasmo delas. Observei que esses alunos melhoram sua capacidade de concentração, raciocínio lógico e também de trabalho em equipe. Meus filhos também participam e adoram, não faltam e quando retornam do curso têm sempre muitas novidades”, contou a diretora escolar Vanda Neves Urbanek, de Campo Grande.

 

Para os pais, os resultados também são visíveis. “Com o trabalho meu filho desenvolveu bastante na criatividade, melhorou na escola, principalmente na matemática”, pontuou Jaqueline Cardoso da Silva Oliveira, que mora em Coxim. Valdinei Bispo também de Coxim constatou evolução. “Desde quando meu filho iniciou o Lego eu acompanhei sua brilhante melhora, não só na escola, mas também na relação coma família. Desde então tenho acompanhado a sua busca por novos conhecimentos e a robótica foi muito interessante neste sentido”.

Fetems se reúne com governo e define questões sobre o início do ano letivo

Assessoria

 

O debate foi acirrado, principalmente por conta do adiamento do ano letivo (Foto - Divulgação)

A direção da FETEMS  (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) se reuniu, no final da tarde desta terça-feira (26), com a vice-governadora e governadora em exercício, Rose Modesto, a secretária de educação, Maria Cecília e membros da equipe de governo para debater questões como o início do ano letivo, situação dos convocados, concursos e seleção dos coordenadores pedagógicos.

 

De acordo com o presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli Cesar, o debate foi acirrado, principalmente por conta do adiamento do ano letivo. “Há semanas estamos debatendo, negociando e nosso principal propósito foi não retroceder, principalmente nas questões que estão sendo solicitadas pela categoria”, disse.

 

 

Início do ano letivo

 

Mesmo após o acirramento o governo não retrocedeu ao adiamento das aulas, porém, após a solicitação da FETEMS, ficou definido que para os profissionais da educação, professores e administrativos, as aulas se iniciarão dia 22 de fevereiro com uma semana pedagógica, os alunos começam no dia 29. Não haverá mais sábados letivos dos que já estavam previstos no calendário escolar pré-estabelecido em 2015.

 

Situação dos convocados com o adiamento: Preocupados com a situação dos convocados a Fetems conseguiu negociar e estes professores receberão em março. As escolas terão que encaminhar os dados até o dia 29 de fevereiro para garantir o pagamento até 15 de março.

 

Seleção dos Coordenadores Pedagógicos: Somente os professores efetivos poderão ser coordenadores. Os profissionais em educação interessados deverão fazer a sua inscrição nas escolas de origem de 1° a 3 de fevereiro. Quem irá selecionar será os diretores e o colegiado escolar nos dias 4 e 5 de fevereiro. Os coordenadores serão de 1° ao 5° ano, de 6° ao 9° ano e do ensino médio.

 

Concurso

 

De 15 a 19 fevereiro serão chamados mais 300 administrativos do último concurso e de 22 a 29 serão chamados mais 500 professores.

 

Participaram da reunião representando a Fetems, além do presidente, Roberto Botareli, o secretário de finanças da entidade, Jaime Texeira e o presidente do Sindicato Campo-Grandense dos profissionais da educação pública (ACP), Lucílio Souza Nobre.