sábado, 27 de abril de 2024

Hipertrofia muscular previne doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas

Pesquisa mostra que o crescimento do músculo (hipertrofia) e a diminuição da perda de massa muscular, são a chave para a longevidade e prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Compartilhar

Exercício é a chave para a longevidade e prevenção de doenças graves (Foto: Divulgação)

Um estudo inovador, liderado por um cientista da Universidade de Auburn nos Estados Unidos, publicado na revista científica Physiological Reviews, mostra que a hipertrofia e a diminuição da perda de massa muscular, são a chave para a longevidade e prevenção de doenças graves como, por exemplo, problemas de cardiovasculares, câncer, diabetes e enfermidades respiratórias crônicas, que fazem parte das chamadas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

O estudo desvendou que o treinamento com pesos, seja por meio de equipamentos especializados ou uso da própria carga corporal, estimula uma série de mecanismos fisiológicos no organismo, que geram o crescimento de músculos (hipertrofia) e previnem a perda de massa muscular.

Esses estímulos, são capazes de gerar síntese proteica elevada, o que colabora para melhorar a qualidade de vida e bem-estar, também aumentando a longevidade e prevenindo contra as doenças que mais afetam a população.

“A pesquisa mostra que é essencial compreender os métodos que influenciam a hipertrofia muscular, resultante do treinamento com sobrecarga. Esse conhecimento contribui para indicar os tratamentos mais eficazes, visando preservar ou aumentar a massa muscular, além de indicar a nutrição que requer para hipertrofia. Além disso, o estudo demonstra que os benefícios da hipertrofia muscular e a diminuição da perda de massa muscular vão além da estética, uma vez que são aliados na promoção da longevidade e prevenção das doenças que mais afetam a população”, explica Nozelmar Junior, professor universitário da disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana, Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), as chamadas Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), que abrangem problemas cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas, juntamente com acidentes e violências, estão lançando uma sombra sobre o cenário da saúde.

Em um sombrio retrato de 2019 no Brasil, constatou-se que 54,7% dos óbitos registrados no país foram resultado de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), enquanto 11,5% foram causados por agravos. Alarmantemente, o Brasil testemunhou mais de 730 mil falecimentos devido a DCNT no mesmo ano. Desses, expressivos 308.511 (41,8%) ocorreram prematuramente, alertando para a urgência de ações eficazes na prevenção e no controle dessas enfermidades silenciosas que assolam nossa população.

“No mundo todo, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) representam as principais causas de mortalidade. A pesquisa aponta o treinamento com pesos como aliado no combate a essas enfermidades e no auxílio à longevidade da população, além de ser um recurso potencial para as políticas públicas de prevenção das doenças que mais afetam a população”, completa Nozelmar Junior, Gerente de Musculação e Produtos da Bluefit.

BRASIL E DCNT

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desde o ano de 2021, o Brasil participa do “Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (DANT) no Brasil, 2021-2030 (Plano de DANT).

O Plano é uma ferramenta norteadora das ações e políticas de saúde, além de representar o reforço e renovação do compromisso do governo até o final da próxima década, com objetivo de combater e prevenir as doenças graves que mais afetam a população.

Ao todo, são 226 ações estratégicas a serem realizadas pelo Ministério da Saúde, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, juntamente com 23 metas e indicadores de resultados para o monitoramento do impacto das ações.

Apresenta-se como diretriz para a prevenção dos fatores de risco das DANT e para a promoção da saúde da população, visando impedir desigualdades em saúde.

  Fonte: Assessoria

Últimas notícias