quarta-feira, 24 de abril de 2024

Hospital Regional, Hospital Universitário e PAI são conquistas de Marçal

Compartilhar

Deputado Marçal destinou recursos para construção do HU, Hospital Regional e PAI em Dourados (Foto: Divulgação)

O sonho do deputado Marçal Filho (PP) de ver Dourados, cidade onde nasceu, ganhar um moderno Hospital Regional está prestes a se tornar realidade, quando a primeira fase das obras deve ser concluída até o início do ano que vem. Foi por meio da iniciativa do deputado que a cidade tem o Hospital Universitário e o PAI (Policlínica de Atendimento Infantil), que estão em atividade.

“Da mesma forma que priorizei quando fui deputado federal no meu primeiro mandato, em 1996, a conclusão da Santa Casa de Dourados, que depois virou Hospital Universitário da UFGD, também não medi esforços para que Dourados viesse ter o Hospital Regional, que terá a missão de atender pacientes de mais de 33 municípios da região e reduzirá com a grave crise no setor hospitalar da nossa região”, enfatiza Marçal Filho.

Ele diz que sabe que prédios não vão solucionar a problemática da saúde pública, uma vez que os gargalos estão concentrados nas falhas de gestão, mas como parlamentar não pode fugir da obrigação de assegurar emendas para obras como essa, principalmente vendo pessoas nos corredores dos hospitais, sem atendimento por falta de leitos. Foi Marçal que teve a iniciativa de buscar a primeira emenda no valor de R$ 17 milhões para dar início às obras do tão esperado Hospital Regional.

Em construção às margens da BR-463, região do bairro Bonanza, o hospital tem previsão de entrega para o início do ano que vem. A unidade está sendo construída pelo Governo do Estado e será de alta complexidade, com leitos e serviços disponíveis à população da região da Grande Dourados. No total, vai ofertar 210 leitos, entre clínicos, de UTI’s adulto, neonatal e pediátricos, numa área de 10.706 metros quadrados.

Um dos pontos mais importantes destacados por Marçal Filho é que o Hospital Regional de Dourados permitirá melhor atendimento de média e alta complexidade ambulatorial, desafogando o Hospital da Vida e o Hospital Universitário.

O PAI, construído com recursos garantidos por Marçal, tinha como proposta inicial atender crianças e adolescentes de 0 a 15 anos em diferentes especialidades médicas, no período de 24 horas. No entanto, ao ser inaugurado em 2017, o espaço foi transformado em policlínica, para receber pacientes em horário comercial. Desde então, a unidade vem enfrentando uma série de problemas, principalmente quanto à falta de médicos especialistas, como neurologista pediatra, psiquiatra infantil e endocrinologista pediatra.

“As obras são garantidas para proporcionar à população atendimento especializado, mas o que vemos, muitas vezes, são problemas de gestão, como no caso do PAI, em que a prefeitura não contrata profissionais. Com isso, a unidade perde a sua referência, a função”, diz Marçal Filho.

O deputado diz que o DNA do seu mandato estará sempre nas estruturas do Hospital Regional, assim como está no Hospital Universitário e tantos outros projetos que beneficiam a população. Como deputado estadual ele é o parlamentar que mais tem destinado recursos para as áreas da saúde e educação em Dourados.

Com um mandato municipalista, Marçal também tem destinado emenda parlamentar para cidades da região sul do Estado.  “Os recursos são para atender entidades e prefeituras em projetos e ações com serviços à comunidade, seja nas áreas da saúde, educação, esporte e assistência social”, finaliza o deputado.

Fonte: Assessoria

Últimas notícias