quarta-feira, 16 de julho de 2025

Índios em Dourados ficam sem raio-X após fios de aparelho serem usados em furto da geladeira de posto

Segundo agentes de saúde, foi o segundo assalto ao posto de saúde na aldeia Jaguapiru, em Dourados (MS), nesta semana.

Compartilhar

Dentista explicando a manutenção que terá de ser feita no aparelho de raio-X (Foto: Reprodução/TV Morena)

TV Morena

 

Dentista explicando a manutenção que terá de ser feita no aparelho de raio-X (Foto: Reprodução/TV Morena)

Os indígenas da aldeia Jaguapiru, em Dourados,  estão sem aparelho de raio-X depois que os bandidos usaram os fios do equipamento para furtar a geladeira do posto de saúde. Esse foi o segundo assalto nesta semana.

 

A prefeitura informou que o posto de saúde da aldeia é de responsabilidade da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

 

A Sesai também foi procurada, mas não respondeu até a publicação desta reportagem.

 

 

“Nós vamos chamar um técnico de Campo Grande para que venham aqui e consertem o aparelho. Enquanto não consertarem, a parte de radiografia a gente vai ficar [sem]”, afirmou o dentista da unidade de saúde.

 

Depois de arrastarem a geladeira por uma rua de terra, os assaltantes abandonaram o eletrodoméstico no matagal. Além de danificarem o aparelho de raio-X, deixaram a geladeira toda amassada. Os funcionários a levaram de volta para o posto.

 

“Estou indignada com minha própria comunidade, com minha liderança. Como agente de saúde fica difícil cobrar metas que a gente é cobrada, todo mês tem que dar produtividade, meta de serviço e com esses roubos que acontecem aqui no posto dificulta (sic) e prejudica a comunidade para ter boa qualidade de atendimento”, disse a enfermeira Romilda Martins.

 

O presidente do Conselho de Saúde local, Leóson Mariano, afirma que o posto de saúde precisa de um vigia para cuidar do local e que há muito tempo fazem essa reivindicação.

 

“A prefeitura poderia dar um auxílio porque a prefeitura recebe por indígena que ela tem no município. Daqui uns dias não vai ter material para atender aqui no posto”, afirmou o presidente.

Últimas notícias