quinta-feira, 9 de maio de 2024

Laboratório Central de MS começa a realizar exames para detecção de casos de Zika e Chikungunya

Com estas análises sendo feitas pelo Lacen o número de exames será ampliado oferecendo maior agilidade na entrega de resultados, além de contribuir com as ações de vigilância epidemiológica. Leia mais...

Compartilhar

Notícias MS

 

O Lacen realizará exames das amostras encaminhadas por todos os municípios de Mato Grosso do Sul (Foto - Divulgação)

O Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) passou a realizar a partir de ontem (23) os exames para diagnóstico laboratorial dos vírus Zika e Chikungunya. Os exames entram na rotina de análises de amostras do Lacen, que antes eram encaminhados para laboratórios de referência como o Instituto Adolfo Luttes em São Paulo, para casos de Zika e o Instituto Evandro Chagas no Pará, para casos de febre Chikungunya.

 

Com estas análises sendo feitas pelo Lacen o número de exames será ampliado oferecendo maior agilidade na entrega de resultados, além de contribuir com as ações de vigilância epidemiológica aumentando o controle e bloqueio na circulação do vírus Zika e da febre Chikungunya.

 

O Lacen realizará exames das amostras encaminhadas por todos os municípios de Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada será por biologia molecular, pela técnica de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) e o resultado estará disponível em até cinco dias úteis. O Laboratório Central de Saúde pública possui experiência e profissionais capacitados na realização desta técnica, que hoje já é utilizada para diagnósticos de outros agravos.

 

Para Chikungunya além da biologia molecular, o LACEN realizará também teste sorológico para detecção de anticorpos da classe IgM.

Últimas notícias