sábado, 12 de julho de 2025

Anitta desabafa sobre repercussão de seu ‘novo rosto’: “Se eu quiser virar o Fofão eu viro”

Anitta se pronunciou pela primeira vez sobre a repercussão em torno de seu “novo rosto”. “Sou eu que faço o que quiser com meu corpo. Se amanhã eu quiser virar o Sméagol [da saga Senhor dos Anéis] ou o Fofão, eu viro.

Se quiser ficar desfigurada, eu posso. O corpo é meu”, disse a cantora, em uma live no Instagram de seu fã-clube brasileiro, nesta quarta-feira, 9.

A artista explicou que sempre fez procedimentos em seu rosto, mas que não é algo que fica postando o tempo todo. “Nas outras vezes, ninguém percebeu, ninguém falou nada, e estava tudo certo”, disse.

Ela disse ter visto muitos internautas falando que ela influencia os jovens, principalmente mulheres, a não se aceitarem. “Penso o seguinte: se eu estivesse com um problema psicológico grave, seria ainda mais triste ver as pessoas falando sobre isso dessa forma. Poderia, sim, me afetar de verdade”, desabafou.

“Saíram notas na imprensa dizendo que eu estava desfigurada, que voltei dos Estados Unidos com um dreno no rosto por causa de uma emergência, que peguei uma bactéria numa cirurgia… algo que, se fosse verdade, seria muito sério. Eu estaria acamada, mal. Comecei a receber muitas mensagens de pessoas achando que eu estava à beira da morte, com o pé na cova”, criticou a cantora.

Toda essa visibilidade ao assunto incomodou Anitta, principalmente por não ser o tipo de pauta que ela levanta em suas redes sociais. No caso, ela tem utilizado sua influência na internet para dar espaço às causas políticas e ambientais que apoia, por exemplo, assim como a temas voltados para a espiritualidade.

“As pautas que eu trago são outras. Se as pessoas querem seguir meu exemplo, ótimo. Eu tenho minhas atitudes — certas, erradas, quem pode julgar?”, pontuou a brasileira. 

Anitta conta que a repercussão em torno de suas cirurgias plásticas recentes atrapalhou seu plano de ficar sumida das redes sociais neste ano, por estar trabalhando em um projeto com uma estética pensada e específica. Ela queria fazer como na época do álbum Funk Generation, lançado em outubro de 2024, que “sumiu” e instigou a curiosidade dos fãs, como comentou.

Reapareceu

Anitta voltou a aparecer nas redes sociais no fim de junho. Aos 32 anos, a cantora carioca reapareceu com traços faciais visivelmente alterados, o que gerou uma série de comentários, teorias e rumores sobre uma suposta cirurgia. Seguidores da diva pop apontaram mudanças no formato do rosto, especialmente nos lábios, queixo, bochechas e sobrancelhas.

Diante da repercussão, a equipe da cantora se pronunciou por meio de nota oficial, reforçando que “não procede de forma alguma a informação de que Anitta teria passado por uma cirurgia malsucedida nos Estados Unidos” e que a infecção bacteriana não teve relação com a cirurgia.

“A cantora realizou um procedimento estético (como é de seu costume), sem qualquer intercorrência ou necessidades especiais”, informou a assessoria de imprensa.  Ela teria optado por aumentar os lábios e afinar o queixo e as bochechas –retoques que, conforme a equipe, foram realizados sem qualquer problema.

A cantora teve alta médica dentro do previsto e retornou ao Brasil após o tratamento da infecção que a afastou temporariamente das redes, ainda segundo a assessoria.

Foto: Portal Terra

Gleice Jane participa de Audiência Pública sobre os impactos dos agrotóxicos no povo e na natureza

A parlamentar destacou que a pauta tem sido recorrente em suas agendas e que a população precisa de respostas concretas sobre os impactos desses produtos na saúde pública.A deputada estadual Gleice Jane (PT) participou, na noite de 8 de julho, da audiência pública realizada na Câmara Municipal de Dourados com o tema “Entre o Veneno e a Vida: Os Impactos dos Agrotóxicos nos Povos e na Natureza”.

O evento, proposto pelo vereador Franklin Schmalz (PT), reuniu autoridades, pesquisadores, lideranças indígenas e representantes da sociedade civil para debater os efeitos dos agrotóxicos na saúde humana e no meio ambiente.

Durante sua fala, Gleice Jane reforçou a urgência de um debate técnico e aprofundado sobre o uso de agrotóxicos em todo o estado de Mato Grosso do Sul. A parlamentar destacou que a pauta tem sido recorrente em suas agendas e que a população precisa de respostas concretas sobre os impactos desses produtos na alimentação e na saúde pública.

“A gente precisa debater os agrotóxicos nas nossas alimentações. Já realizamos uma audiência pública sobre alimentação saudável, e essa pauta continua chegando até nós. Em Dourados, já existem pesquisas que apontam a quantidade de agrotóxicos presentes, mas ainda não temos estudos suficientes que expliquem o quanto isso está afetando a saúde da população. Precisamos garantir segurança alimentar e investir em pesquisas, universidades e instituições que nos ajudem a aprofundar esse debate”, afirmou a deputada.

Gleice Jane também chamou atenção para a contradição entre o alto volume de produção agrícola no estado e a falta de alimentos saudáveis disponíveis para a população local. “O Mato Grosso do Sul é um estado que fala muito sobre produção, mas não produz alimentos para o povo. Produzimos grãos, mas esses grãos também estão contaminados. Precisamos discutir o que isso significa para a saúde pública e garantir políticas que priorizem a vida.”

O vereador Franklin Schmalz, proponente da audiência, destacou a importância de ampliar o debate e buscar soluções concretas. “Precisamos proteger a saúde da população e o meio ambiente. Essa audiência é um passo importante para construirmos políticas públicas mais responsáveis e sustentáveis.”

A audiência pública reforça o compromisso de lideranças políticas e sociais com a construção de um modelo de desenvolvimento que respeite a vida, a natureza e os direitos das futuras gerações.

Dados e cenário atual

A audiência também trouxe à tona dados preocupantes sobre a contaminação do rio Dourados. Segundo levantamento da Embrapa Agropecuária Oeste, foram identificados 33 tipos de agrotóxicos nas águas do rio, o que acende um alerta sobre os riscos à biodiversidade e à saúde das comunidades ribeirinhas.

Fonte: Assessoria

Liandra da Saúde faz balanço das ações no primeiro semestre de 2025

Ao encerrar o primeiro semestre de 2025, a vereadora Liandra da Saúde (PSDB), apresentou um balanço do seu mandato, destacando o compromisso com o  desenvolvimento de Dourados por meio de ações concretas. A atuação da parlamentar resultou na destinação de emendas importantes, além de um intenso trabalho legislativo e de representação das demandas da população.

Entre os principais resultados, Liandra destinou emendas impositivas para entidades sociais, fortalecendo projetos que atendem crianças, adolescentes, mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade.

Também contemplou Unidades Básicas de Saúde com investimentos que auxiliam na melhoria da estrutura e no atendimento humanizado à população. Na área da educação, suas emendas contribuíram com a aquisição de materiais pedagógicos, manutenção e melhorias em escolas e ceims municipais.

Além das emendas, a vereadora protocolou 94 indicações, encaminhadas ao Executivo com solicitações de melhorias em bairros, infraestrutura urbana, saúde, segurança e serviços públicos.

Também foi autora de 28 Projetos de Lei, voltados a melhorias na saúde, proteção de direitos, incentivo à cidadania e políticas públicas inclusivas. Com foco na fiscalização e no diálogo institucional, apresentou ainda sete requerimentos oficiais, para esclarecimentos de dúvidas da população douradense.

“Esse balanço reflete um mandato ativo, participativo e comprometido com as necessidades reais das pessoas. Estamos trabalhando com responsabilidade e escuta, sempre ao lado da população de Dourados”, afirmou Liandra.

O segundo semestre promete a continuidade de ações e novas conquistas para Dourados, com ainda mais foco em parcerias, políticas públicas e investimento social.

Fonte: Assessoria

MS terá maior programa de regularização fundiária urbana em áreas da União

Mato Grosso do Sul deu um passo decisivo para enfrentar o déficit habitacional e promover justiça social com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica do programa Lar Legal, reunindo a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), a Defensoria Pública da União (DPU), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e a Agência de Habitação Popular de MS (Agehab). A parceria visa promover a regularização fundiária urbana em áreas da União, beneficiando milhares de famílias em situação de vulnerabilidade.

Com a formalização do acordo, será implementado o maior programa de regularização fundiária da história de Mato Grosso do Sul em áreas pertencentes à União, envolvendo assentamentos urbanos consolidados que, até hoje, convivem com a informalidade e a insegurança jurídica sobre suas moradias.

A expectativa é de que o programa atue inicialmente em áreas prioritárias identificadas em Campo Grande, Três Lagoas e em outros municípios do estado, garantindo título de propriedade, acesso à infraestrutura urbana e dignidade a comunidades que, há décadas, aguardam por esse reconhecimento.

O superintendente da SPU em Mato Grosso do Sul, Tiago Botelho, destacou a importância histórica do programa: “Esse acordo marca o início de uma revolução sócio habitacional. Estamos falando de milhares de famílias que passarão a ter o direito pleno à moradia, à cidade e à dignidade. A regularização fundiária não é apenas papelada, é justiça social na prática”, afirmou Botelho.

O programa Lar Legal terá o suporte técnico e jurídico do TJMS e da DPU para agilizar os trâmites de regularização, enquanto a Agehab e a SPU atuarão na identificação das áreas, produção de documentos e entrega dos títulos de propriedade aos moradores.

Segundo Tiago Botelho “o lar legal é uma forma mais rápida de regularizar áreas que estão consolidadas. Por meio de uma ação coletiva podemos regularizar grandes áreas que esperam há décadas”.

A iniciativa também prevê ações sociais, urbanísticas e ambientais, garantindo que a regularização venha acompanhada de melhorias efetivas na qualidade de vida das comunidades.

Fonte: Assessoria

Buracos e insegurança na MS-475 motivam pedido de Lia Nogueira

Durante sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou uma indicação ao governador Eduardo Riedel (PSDB) e ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, pedindo a liberação de recursos para o recapeamento da Rodovia MS-475, no trecho de cerca de 30 quilômetros entre a BR-376 e a MS-141, passando pelo distrito de Guaçulândia, em Glória de Dourados.

De acordo com Lia Nogueira, o trecho está bastante danificado, com muitos buracos e rachaduras, o que torna a viagem perigosa e causa prejuízos para quem precisa usar a estrada todos os dias, principalmente agricultores, caminhoneiros e moradores da região.

“O asfalto precisa de atenção urgente. Quem passa por lá sabe o risco que é. Melhorar essa estrada é uma forma de garantir segurança, evitar acidentes e ajudar no desenvolvimento da região”, disse Lia Nogueira.

A solicitação foi feita com base em um pedido da vereadora Fabiana Bahls Machado, de Glória de Dourados, que encaminhou a demanda diretamente à deputada Lia Nogueira após ouvir as preocupações dos moradores do distrito de Guaçulândia.

Para a deputada, a obra vai ajudar diretamente quem vive e trabalha na região, garantindo mais segurança e melhores condições de tráfego para todos.

Fonte: Assessoria

Na praia, Bruna Marquezine exibe corpão em clique de biquíni

Bruna Marquezine,  de 29 anos, usou as redes sociais no último sábado (5) para mostrar aos fãs como estava curtindo a folga depois do encerramento das gravações de “Véspera”. A artista apostou em um biquíni amarelo e mostrou o abdômen trincado.

O físico definido é reflexo da rotina intensa de exercícios físicos e alimentação balanceada. Nesta semana, a ex-namorada do  jogador do Santos Neymar Jr. viralizou nas plataformas de interação virtual ao publicar um  trecho do treino que faz na academia.

Longe das novelas e forte no streaming

Longe das novelas desde 2018, quando viveu a antagonista Catarina em “Deus Salve o Rei”, Bruna Marquezine tem preferido se dedicar a projetos mais pontuais, como produções para o cinema e séries voltadas ao streaming.

Apesar da nova fase voltada para tramas mais curtas e que não demandem tanto tempo de vínculo com emissoras, muitos admiradores que a acompanham desde os tempos de teledramaturgia ainda sonham com seu retorno às telinhas.

Na segunda-feira (30), ela encerrou as gravações de “Véspera”, série adaptada a partir do livro homônimo de Carla Madeira. A produção tem Camila Márdila, Gabriel Leone e Bruna Marquezine nos papéis principais. O projeto será lançado na Max.

Além da adaptação, Bruna lidera o elenco de “Amor da Minha Vida”, série que fez sucesso no streaming do Disney + e ganhou uma nova leva de episódios. A narrativa tem ainda Sérgio Malheiros como um dos protagonistas.

Bruna Marquezine treinando (Foto: Reprodução/Instagram)

Fonte: Portal IG

Band toma decisão após repórter empurrar colega da Record em disputa por entrevistados

A Band afastou das reportagens externas o jornalista Lucas Martins após o repórter empurrar Grace Abdou, do “Cidade Alerta” (Record) na última terça-feira (1º) durante reportagem ao vivo.

Os dois profissionais tentavam entrevistar pessoas ligadas a duas jovens que estavam desaparecidas desde o final de junho e que seriam encontradas ainda naquele dia.

A direção da Band transferiu Lucas para trabalhos internos temendo uma retaliação ao jornalista ou “exposição desnecessária” diante da alta repercussão que o episódio teve. Segundo o colunista Gabriel Vaquer, da “Folha de S.Paulo”, Lucas Marins ficará pouco tempo fora das ruas e até o fim da semana deve retomar as reportagens.

Lucas Martins xingou Grace Abdou em disputa por entrevistados: ‘Tá louca?’
No desentendimento com Grace, o repórter do telejornal policial acusou a colega de profissão de novamente ter passado em sua frente no trabalho. “Tá louca?”, disparou o contratado da Band, emissora da qual era contratada Cátia Fonseca até o mês passado.

Depois, Lucas se desculpou ao vivo, afirmando não haver motivo para qualquer justificativa de sua atitude, que revoltou Reinaldo Gottino, âncora do “Cidade Alerta” desde o começo do ano após a saída de Luiz Bacci.

“Cena lamentável que o repórter de uma outra emissora acaba de fazer com a repórter Grace Abdou. Olha, o cara jogou a repórter longe (…). Grace foi puxada e xingada”, frisou.

Empurrada ao vivo, Grace Abdou, da Record, agradeceu apoio na TV
Grace, por sua vez, se pronunciou em redes sociais e agradeceu o apoio recebido.

O episódio rendeu ainda notas oficiais tanto da Band quanto da Record. A emissora do Morumbi afirmou que Lucas havia sido advertido. Já o canal da Barra Funda citou abertura de boletim de ocorrência e que “medidas judiciais cabíveis serão tomadas”.

Fonte: Portal MSN

Lia Nogueira investe em estrutura da Santa Casa de Campo Grande

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) esteve na Santa Casa de Campo Grande para oficializar a entrega de uma emenda parlamentar no valor de R$50 mil, de 2024, destinada à aquisição de camas hospitalares para o setor de obstetrícia, fortalecendo o atendimento à saúde da mulher em um dos maiores hospitais de Mato Grosso do Sul

Durante a visita, a parlamentar confirmou o envio de R$50 mil, neste ano, que será usado na compra de uma cadeira de rodas adaptada para pacientes obesos (até 300kg) e poltronas para as enfermarias B4 e C4. A deputada também garantiu que vai destinar, para a unidade hospitalar, mais R$100 mil em 2026, reforçando seu compromisso com a saúde pública e com a estruturação do hospital.

A presidente da entidade, Alir Terra Lima, destacou o impacto concreto dessas ações. “A Santa Casa tem mais de 700 leitos, emprega cerca de 4.600 pessoas diariamente e recebe mais de 10 mil pessoas por dia, entre pacientes, acompanhantes, colaboradores e visitantes. Cada investimento conta, e muito”, agradeceu.

A Santa Casa é o maior hospital privado do Centro-Oeste, atendendo pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) de todo o Mato Grosso do Sul, por meio da regulação estadual é referência especialmente em casos de alta complexidade. Mesmo enfrentando sérias dificuldades financeiras, a instituição segue sendo o principal suporte da população.

Para Lia Nogueira, o compromisso com a saúde é prioridade de mandato. “Não é só equipamento. É dignidade. A gente precisa garantir que as pessoas tenham um acolhimento respeitoso, seguro e digno. Meu mandato está à disposição da saúde pública e dos sul-mato-grossense”, garantiu.

Fonte: Assessoria

Eliana vai estrear novo programa na Globo

Vem aí! Eliana já está mais do que confirmada para apresentar um novo programa em 2026 na Globo! Embora o projeto ainda esteja em desenvolvimento, a previsão é que ele vá ao ar aos finais de semana. A informação foi dada pela assessoria de imprensa da emissora, que disse:

Eliana ganhará um novo programa na TV Globo em 2026. O projeto está em desenvolvimento e tem previsão de exibição para os finais de semana no próximo ano.

Vale lembrar que a apresentadora tem mais de 30 anos de carreira, e em 2024 deixou o SBT para fechar um contrato com a Globo. Desde então, ela se juntou ao elenco de Saia Justa e assumiu o comando de um programa no GNT, chamado Casa de Verão da Eliana. Além disso, ela também apresentou o The Masked Singer, no lugar de Ivete Sangalo.

Ela iniciou a carreira aos 13 anos de idade, no grupo Patotinha. Três anos depois, aos 16, ela integrou o Banana Split, grupo de Gugu Liberato, no SBT.

No entanto, ela só se tornou apresentadora aos 18 anos de idade, quando foi convidada para comandar o programa Festolândia, mas só alcançou o sucesso em 1993, no Bom Dia & Cia, que logo levou o nome dela, Eliana & Cia. Não dá para deixar passar sua grande música, Os Dedinhos, que também virou uma marca de sua carreira.

Foto: Divulgação

Fonte: Portal MSN

Sheila Mello revela que ficou com Jacaré na época do ‘É o Tchan!’

A dançarina Sheila Mello surpreendeu os fãs do grupo É o Tchan! ao revelar um segredo dos bastidores do grupo em entrevista ao podcast Papagaio Falante, apresentado por Sérgio Mallandro, nesta terça-feira, 1º. A dançarina contou que ela e o colega Jacaré ficaram juntos quando participavam da banda de axé.

A revelação do relacionamento foi feita quando o apresentador perguntou se Sheila já tinha saído com o ex-dançarino.

“É a primeira vez que eu falo: já, já teve um affair sim (…) A gente teve um lance, pouco tempo, e assim acabou. Eu fui madrinha do casamento dele, ele foi padrinho do meu casamento”, disse ela.

Sheila fazia parte do É o Tchan! após vencer um concurso da “Nova Loira do Tchan!”, que foi realizado pelo programa Domingão do Faustão, da Globo, em 1998. Ela ficou no grupo até 2003. Durante a entrevista ao podcast, ela comentou que todos do grupo sabiam do relacionamento dela com Jacaré, mas o segredo foi guardado do público.

Sheila Mello deu entrevista para o podcast de Sérgio Mallandro, “Papagaio Falante” (Foto: Reprodução/YouTube)

A loira ainda falou sobre a história dos dois, que começou como amizade. “Tirando os meus irmãos, ele é a pessoa por quem eu tenho a maior gratidão. Ele me salvou de ser afetada, tipo aquelas artistas doidas, e eu vou te falar o porquê. Quando eu entrei ele falou ‘Te dou 2 anos pra você estar surtando’, e eu pensei ‘eu tenho as minhas raízes, tenho a minha essência, isso nunca vai acontecer’. Se eu fizer isso, você me avisa? Você me salva? Porque eu não quero ser essa pessoa”.

O pedido de Sheila foi atendido. Ela contou que respondeu um segurança de forma grosseira durante uma viagem com a banda, e Jacaré botou em prática o combinado entre eles.

“Esse Jacaré pulou lá de trás, me segurou pelo braço, começou a me sacudir e disse ‘Sinhá doida [como ele a chamava], vá pedir desculpas agora! Lembra que você pediu pra eu te avisar quando você estivesse virando essa pessoa escrota? Você foi agora! Vai lá e pede desculpas agora!’. Fui lá, falei ‘Por favor, desculpa, nunca mais vou fazer isso com você’. Isso foi uma lição tão grande pra mim”, revelou.

Fonte: Portal Terra

Após requerimento de Lia Nogueira, Conferência das Mulheres será realizada

A Prefeitura de Dourados recuou da decisão inicial e confirmou a realização da Etapa Regional da 5ª Conferência Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, marcada para os dias 24 e 25 de julho.

A mudança de posição ocorreu após manifestação da deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), que apresentou requerimento solicitando o apoio formal do Governo do Estado e do município para viabilizar o evento.

O pedido atendeu à solicitação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, presidido por Rilziane Guimarães Bezerra de Melo, que expressou preocupação com a recusa inicial da administração municipal. Para ela, a fala da deputada “surtiu efeito na reconsideração da primeira decisão do chefe do Executivo” e foi determinante para que a conferência fosse convocada.

Rilziane destacou que a conferência é de extrema importância para o município e para a região, especialmente por tratar de questões urgentes como violência de gênero, desigualdade e a presença da mulher nos espaços de poder. “Ela visa fazer um panorama regional para que haja um mapeamento das problemáticas particulares de Dourados, em especial”, afirmou.

A presidente do Conselho também ressaltou a gravidade da situação local. “Nós temos aqui a questão das reservas indígenas que alavancam esse cenário de violência: violência doméstica, feminicídio, estupro de vulneráveis”, pontuou. De acordo com dados da Delegacia da Mulher, Dourados já registrou mais de 800 casos de violência doméstica somente no primeiro semestre deste ano, além de quatro tentativas de feminicídio.

A etapa regional, conforme Rilziane, será um espaço fundamental de escuta e participação. “A conferência vem trazer esse diálogo com a população e especialmente com as mulheres, onde ouvimos e damos voz a elas”, disse. As discussões serão divididas em eixos temáticos com a presença de palestrantes e facilitadores, e resultarão em um relatório com propostas que serão levadas à conferência nacional em 2025.

Para a deputada Lia Nogueira, a recusa inicial da prefeitura representava um grave retrocesso. “Negar a realização da conferência é perder a oportunidade de salvar vidas, de ouvir as mulheres e de agir com responsabilidade”, afirmou. Lia ainda lembrou que o Mato Grosso do Sul segue entre os Estados com os maiores índices de feminicídio do país.

Fonte: Assessoria

Junte tesouro que não se corrói!, por Wilson Aquino

Wilson Aquino (*)

A luta do indivíduo para se especializar profissionalmente, conquistar espaço no mercado e sustentar dignamente a si e à sua família faz parte do grandioso Plano de Deus para Seus filhos na Terra. O Senhor, em Sua infinita sabedoria, concedeu a cada um talentos e habilidades — dons divinos — para que, com esforço, fé e integridade, cada pessoa possa desenvolver-se, servir ao próximo e ser um instrumento de bem no mundo.

Contudo, à medida que avançamos nesse caminho de progresso, é preciso lembrar que a verdadeira medida do sucesso não está na quantidade de bens acumulados, mas no uso nobre que se faz deles. A obsessão pelo acúmulo de riquezas, o desejo insaciável por lucros a qualquer custo e o desprezo pelos princípios éticos e morais no trato com o próximo são sinais de que o coração está voltado aos tesouros terrenos — frágeis, efêmeros e, muitas vezes, corrompidos pela injustiça.

Jesus foi claro ao ensinar: “Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem corroem, e onde os ladrões arrombam e furtam; mas ajuntai para vós tesouros no céu” (Mateus 6:19-20). Ou seja, o valor eterno da vida está nos tesouros espirituais — na caridade, na justiça, no amor ao próximo, na integridade e na obediência a Deus.

O lucro em si não é pecado. O problema está na forma como ele é conquistado e no que se faz com ele. Há quem enriqueça explorando o trabalho alheio, pagando salários ínfimos, embora “legais”, e se esqueça de que a moral muitas vezes exige mais do que a letra fria da lei. É moral pagar o mínimo a quem produz tanto? É justo reter lucros enquanto o colaborador mal consegue sustentar sua família? Deus, que tudo vê, conhece a intenção do coração e julga com justiça.

A própria experiência humana confirma: muitos que se embriagam com o sucesso material acabam, mais tarde, despertando para um amargo arrependimento — por perceberem que acumularam bens, mas não valores; multiplicaram cifrões, mas não virtudes. Felizes, portanto, são aqueles que desde cedo agem com retidão: que não trapaceiam, que honram seus compromissos, que valorizam o esforço do outro e pagam o que é moralmente justo.

A história está repleta de homens que conquistaram impérios, acumularam fortunas imensas e exerceram grande poder, mas que partiram desta vida sem poder levar sequer uma moeda. A vida é breve, e a morte, certa. Como disse o sábio Salomão: “Vaidade de vaidades, tudo é vaidade” (Eclesiastes 1:2). O que realmente permanece é aquilo que se faz por amor, por justiça e por fé. Por isso, o homem prudente investe não só no que é perecível, mas principalmente no que tem valor eterno.

Deus não condena a prosperidade, mas ensina que ela deve vir acompanhada de responsabilidade moral e espiritual. No evangelho, aprendemos o princípio da “mordomia cristã”: tudo o que temos — bens, tempo, conhecimento e influência — é uma dádiva de Deus, e Ele espera que administremos esses recursos com sabedoria e generosidade. Disse o Salvador: “A quem muito é dado, muito será exigido” (Lucas 12:48). O que fazemos com aquilo que nos foi confiado é o que realmente define a nossa grandeza aos olhos do Senhor.

Aqueles que vivem com retidão, que não oprimem o próximo, que compartilham o pão e que têm o coração desprendido das riquezas, são os que mais agradam a Deus. Não apenas recebem paz interior e respeito verdadeiro, mas também colhem frutos materiais com mais serenidade e equilíbrio. O Senhor prometeu: “Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares” (Provérbios 3:9-10). A prosperidade que vem com retidão é sempre acompanhada de alegria duradoura.

Diz o Senhor, por meio do profeta Miquéias: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miquéias 6:8). A prática da justiça começa no cotidiano: no salário que se paga, na transparência das negociações, no respeito à dignidade humana.

Um poderoso exemplo de conversão moral e espiritual no mundo dos negócios está no testemunho de Andreas Widmer, ex-segurança pessoal do Papa João Paulo II. Ao deixar o serviço no Vaticano para empreender, ouviu do Papa uma frase que moldaria sua vida: “O homem vale pelo que é, não pelo que possui.” Inspirado por esse ensinamento, Widmer escreveu o livro “O Papa e o Executivo”, em que compartilha outra poderosa lição do Santo Padre: “Os lucros ajudam um empreendimento a funcionar, mas não são o objetivo final. O objetivo final é ajudar as pessoas, pois se não fossem as pessoas, nós nem sequer estaríamos fazendo negócios.”

Essa visão humanizada e espiritual dos negócios não apenas é compatível com a fé cristã, como é necessária para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, mesmo em um sistema capitalista. Quando somos honestos, generosos e justos, abrimos portas para que outros também cresçam, invistam em educação, cuidem da saúde, melhorem suas casas e ofereçam dignidade às suas famílias. Multiplicamos, assim, não só o pão, mas também a esperança.

E, como resultado dessa retidão, o homem se aproxima mais de Deus. Sente a mão d’Ele em seus negócios, em suas decisões, em sua vida pessoal. Há paz no coração e bênçãos no caminho. Pois “os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos à sua oração” (1 Pedro 3:12).

Que sejamos, portanto, sábios em nossos empreendimentos, generosos com os que nos servem e fiéis ao que é moral e eterno. Que nossos maiores tesouros sejam invisíveis ao mundo, mas gloriosos aos olhos de Deus — porque esses, sim, jamais se corromperão.

(*) Jornalista e Professor

Fernanda Montenegro anuncia turnê de teatro pelo Brasil aos 96 anos: ‘Com coragem’

A atriz Fernanda Montenegro, de 96 anos, anunciou que viajará o Brasil com suas leituras dramáticas de Simone de Beauvoir e Nelson Rodrigues.

Em um vídeo compartilhado em seu perfil no Instagram, Fernanda Montenegro é questionada por uma pessoa: “Ouvi dizer que após a temporada do Rio de Janeiro, você vai fazer turnê.” Ela, então, responde: “É isso mesmo, estou aqui para dizer o seguinte: do Rio de Janeiro para o Brasil, lá vou eu.”

“Mas aos 96 anos fazendo turnê de teatro?”, pergunta a voz. “É isso mesmo, com coragem”, responde ela.

Fernanda está em cartaz com as leituras de textos dramáticos desde março de 2025, quando foi ato de abertura das atividades culturais da Academia Brasileira de Letras (ABL), na qual ocupa a cadeira 17.

Ela ficará em cartaz no Teatro Multiplan, no Rio de Janeiro (RJ), em duas temporadas simultâneas até o fim de julho. Aos sábados (12, 19 e 26/7) ela apresenta “Nelson Rodrigues Por Ele Mesmo” e aos domingos (13, 20 e 27/7) faz “Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir.”

Após essa breve temporada, deve iniciar sua turnê pelo Brasil, que, até o momento, não teve cidades ou datas reveladas. “Adivinhem quais serão as próximas cidades”, escreveu ela na legenda da postagem.

No feed de comentários, anônimos e famosos comentaram a publicação de Fernanda Montenegro. A filha, Fernanda Torres, publicou vários emojis de palmas. “Próxima cidade tem que ser Recife, receber nossa diva de volta, nossa eterna nossa senhora”, comentou uma usuária de nome Gaby. “Além de TUUUUDO é fofa demais! 😍”, comentou a atriz Monica Iozzi. Patrícia Pillar, por sua vez, elencou três emojis para saudar a colega de profissão: “💐❤️💫”. “Tão linda e tão especial”, escreveu a cantora Majur.

Em março de 2025, Fernanda Montenegro anunciou sua despedida dos cinemas. Na época, ela estava divulgando o filme Vitória, no qual encarnou uma senhora, moradora de Copacabana, no Rio de Janeiro, que denunciou o tráfico e acabou correndo risco de vida. O caso foi inspirado em uma história real.

Segundo a própria, o próximo trabalho, a comédia Velhos Bandidos, marcará sua despedida definitiva.

Fonte: Portal Terra

PERIGO ON LINE: Órgãos publicos em alerta!, por Gerusa Puntel

Gerusa Cella Puntel (*)

A transformação digital tem ajudado muito os órgãos públicos: melhorou a gestão, facilitou o atendimento ao cidadão e deixou tudo mais transparente. Mas junto com esses avanços, veio um problema sério — a falta de preparo para lidar com a segurança da informação.

Infelizmente, isso ficou bem claro com os ataques cibernéticos que atingiram várias prefeituras brasileiras. E não estamos falando só de grandes capitais. Cidades como Campo Grande, Ivinhema e Paranhos, aqui mesmo no Mato Grosso do Sul, sofreram ataques que colocaram em risco dados pessoais de milhares de pessoas.

Campo Grande (MS): O caso do Eduweb

Em abril de 2025, a Secretaria Municipal de Educação teve seu sistema Eduweb invadido. O invasor, um hacker localizado em Itajobi (SP), conseguiu acessar dados super sensíveis de estudantes, como nomes, endereços, histórico de saúde e até informações sobre onde estudam. Parte dessas informações acabou vazando nas redes sociais, deixando pais e responsáveis em pânico. O hacker ainda ameaçou liberar mais dados e chamou a atenção de todo o país para a fragilidade do sistema.

Ivinhema (MS): Pedido de resgate em dólar

Em março, hackers entraram nos sistemas de Tributação e Contabilidade da prefeitura e bloquearam os dados dos contribuintes. Tudo criptografado. Para liberar as informações, eles pediram nada menos que 1 milhão de dólares. O ataque parou serviços como a emissão de notas fiscais e o sistema de IPTU. A prefeitura deixou claro: não ia pagar resgate e alertou a população para não cair em golpes.

Paranhos (MS): Invasão e chantagem

Também em 2025, a cidade de Paranhos foi alvo de criminosos que invadiram sistemas da prefeitura e exigiram R$ 12 mil para não divulgar dados de setores como Recursos Humanos e Contabilidade. Um valor menor, mas um impacto enorme.

Outras cidades também passaram por isso – Em Taubaté (SP), um vazamento de dados afetou várias secretarias municipais, exigindo uma força-tarefa para conter os danos. Já em Marabá (PA), uma tentativa de invasão forçou a prefeitura a desligar o próprio site como forma de proteção.

O que tudo isso significa?

Esses ataques mostram que não dá mais pra adiar a conversa sobre segurança digital no setor público. Não é só um problema de sistema ou tecnologia — é uma questão de respeito com o cidadão. Quando os dados de uma pessoa vazam, vaza junto a privacidade, a identidade e até a segurança dela.

É preciso mudar a cultura dentro dos órgãos públicos. Ter antivírus e senhas fortes já não é suficiente. É necessário:

Ter um responsável por proteger os dados (DPO);
Mapear os processos que usam dados pessoais;
Criar regras claras de como os dados são tratados e protegidos;
Saber como agir rápido quando algo dá errado (e avisar a ANPD e os cidadãos, como manda a LGPD).

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) não é um enfeite: ela está aí para garantir que o poder público trate os dados com o cuidado que as pessoas merecem. Proteger os sistemas é importante, mas proteger as pessoas é essencial.

(*) Encarregada de Dados da Fundect

Leo Lins faz piada com câncer de Preta Gil e gera revolta na web

Mesmo condenado a mais de oito anos de prisão por propagar conteúdos considerados discriminatórios,  Leo Lins voltou aos palcos na cidade de São Paulo com o espetáculo Enterrado Vivo. O humorista usou a própria sentença como propaganda e lotou um teatro com capacidade para 720 pessoas.

Durante a apresentação — na qual a plateia foi orientada a guardar os celulares — o humorista ironizou sua situação na Justiça e continuou fazendo piadas com temas sensíveis, incluindo comentários sobre o tratamento contra o câncer da cantora Preta Gil.

“A Preta Gil veio me processar por causa de uma piada de anos atrás. Três meses depois que chegou o processo, ela apareceu com câncer. Bom, parece que Deus tem um favorito. Acho que Ele gostou da piada. E pelo menos ela vai emagrecer” , disse Leo Lins, segundo a revista Veja.

A cantora já havia movido um processo por danos morais contra o humorista em 2019, quando ele a comparou a uma “porca” durante um programa de televisão.

Alexandre Frota detona piada de Leo Lins

O ator e ex-deputado Alexandre Frota, de 61 anos, publicou um vídeo criticando Leo Lins pelos comentários desrespeitosos sobre o câncer de Preta Gil. Ele classificou a atitude como “inaceitável”.

“Leo Lins, a gente já se conhece. Você, algumas vezes, teve a oportunidade de brincar comigo, e eu levei tudo numa boa. Inclusive, me calei diante da sua condenação, do pedido de prisão. Mas falar da doença da Preta Gil é inaceitável” , frisou Frota no início do vídeo.

O ator também comentou sobre o impacto emocional da piada. “Talvez você desconheça a dor dos pais e mães que têm seus filhos condenados a essa doença. Talvez você não saiba que milhares de crianças no Brasil e no mundo não chegarão à sua idade.”

Frota também destacou o desrespeito aos profissionais de saúde. “Você joga por água abaixo o trabalho de auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos, especialistas, pesquisadores que trabalham no combate ao câncer”, afirmou.

Ele finalizou a fala com um forte repúdio. “Eu sei que você vai dizer: ‘Quem é o Alexandre Frota para falar alguma coisa, para me julgar?’ Eu sou um cara que trabalha de mãos dadas com famílias e hospitais que combatem o câncer, principalmente o câncer infantil. Fica aqui o meu repúdio à sua piada.”

Fonte: Portal IG