Prefeita Délia Razuk reunida com o secretário de Fazenda, Carlos Dobes, o procurador Sergio Henrique e o assessor Alexandre Mantovani (Foto - Marcos Pierry)
A prefeita Délia Razuk determinou nesta quarta-feira (29) que a folha salarial do mês de abril seja paga integralmente até sexta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador. Com a medida, a gestora garante que os servidores da administração municipal comemorem o dia do trabalhador com dinheiro no bolso.
De acordo com o secretário de Fazenda, Carlos Dobes Vieira, o pagamento será compensado na conta bancária do funcionalismo na noite de quinta-feira. Dobes ressaltou que a iniciativa da prefeita, de liberar o salário de abril antes do dia quinto dia útil do mês visa contemplar o funcionalismo em razão do feriado do Dia do Trabalhador.
“Quero cumprimentar todos os trabalhadores e trabalhadoras da prefeitura pela dedicação; por nos ajudar na missão de governar nossa cidade. O trabalho de cada servidor, de todas as secretarias, nos dá tranquilidade e a certeza de que Dourados estará cada dia melhor”, diz a prefeita.
Carlos Dobes ressalta que o pagamento antecipado da folha de abril é resultado de um trabalho de controle dos gastos públicos que tem proporcionado ao município o desejado equilíbrio financeiro, conforme determinação da prefeita Délia Razuk.
O nome do pastor André Luiz Mendonça para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública foi comemorado de forma intensa pelos parlamentares integrantes da Frente Parlamentar Evangélica, que divulgou nota em sua página cumprimentando-o pelo novo desafio.
Mendonça, que é funcionário de carreira da Advocacia Geral da União (AGU) e vinha ocupando o cargo número um da instituição desde a posse do presidente Jair Bolsonaro, foi escolhido pelo mandatário para substituir o ex-juiz Sérgio Moro, o que surpreendeu aos analistas políticos e rendeu elogios por parte de setores da imprensa.
Premiado no exterior por seu trabalho de combate à corrupção, André Luiz Mendonça foi bem recebido pelos deputados e senadores da Frente, popularmente chamada de bancada evangélica, que felicitaram “efusivamente” a escolha do presidente Bolsonaro.
“A Frente Parlamentar Evangélica no Congresso Nacional vem, por meio desta, felicitar efusivamente a decisão do Senhor Presidente da República de nomear, para o elevado encargo de ministro da Justiça e da Segurança Pública do Brasil, o Dr. André Luiz de Almeida Mendonça”, diz a introdução da nota.
O texto, em seguida, exalta as qualificações e carreira do pastor presbiteriano: “Advogado da União; especialista, mestre e doutor em Direito; professor universitário. Esses são alguns dos notórios predicados desse abnegado servidor público que se mostrou exemplarmente competente ao comandar a Advocacia Geral da União nos últimos 16 meses”.
Os parlamentares não deixaram de enfatizar o que esperam de Mendonça em sua passagem pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública: “Para além disso, Dr. André Mendonça é teólogo e pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, o que nos garante que os valores cristãos e da família – tão bem insculpidos pelo Constituinte Originário na Carta Magna brasileira – serão defendidos e respeitados”.
No 'Encontro', Thelma analisa participação no 'BBB20' — Foto: TV Globo
Thelma é a grande campeã do BBB20! A médica conquistou o R$ 1,5 milhão com 44,1% dos votos e participou do Encontro após a vitória. Em bate-papo com Fátima Bernardes, a dançarina relembrou a participação na casa mais vigiada do Brasil e comemorou o prêmio.
“Agora que está começando a cair a ficha. Foi muito emocionante. A gente estava em estado de choque, não saía nem lágrima. É uma sensação, uma coisa tão forte, que você tem vontade de gritar. Foi a maior emoção da minha vida”, disse a campeã sobre ganhar o reality.
Entrada no BBB20
Questionada, a médica contou por que decidiu entrar no reality show.
“Sou uma médica aparecida, tanto que me envolvo com artes. Sou bailarina, gosto de Carnaval, sou sambista na Mocidade Alegre. Sempre tive essa vontade e curiosidade de participar do jogo. Falei: ‘vou fazer meu investimento de risco esse ano'”.
“Dei uma pausa no trabalho. Falei para os meus chefes que ia mudar de cidade. Inclusive, pedi desculpas depois, porque não pode falar. O processo é todo sigiloso. Passei como inscrita e falei: ‘chegou a minha hora de mostrar minha história para o Brasil'”.
Thelma é a grande campeã do BBB20! (Foto - Divulgação)
Prova de resistência
Thelma também lembrou a prova de resistência que ganhou e contou por que ficou magoada quando Mari.
“A percepção foi totalmente diferente. Na prova deu para perceber que eu disse para ela que cada uma tinha que chegar no seu limite, porque a liderança naquele momento era uma coisa que eu não queria compartilhar com ela. Os meus objetivos como Líder eram totalmente diferentes.”
A participante contou que Manu e Rafa compraram sua briga e afirmou que a final com as duas foi a dos sonhos.
“A nossa relação do meio para o final ficou muito forte mesmo. Elas têm uma visão, uma sensatez… a gente se conectou de verdade. Elas falaram: ‘não estamos gostando do tom de como está sendo visto o fim dessa prova’. Então, eu fui tirar satisfação. Não é questão de soberba. Você fica 26 horas em pé e está disposta a ficar mais quantas horas forem necessárias para vencer a prova. Não houve acordo. […] E depois chega para mim uma coisa completamente ao contrário?”.
Planta?
Sobre ser chamada de “planta”, Thelma disse que buscou ser mais observadora no jogo.
“Na minha entrevista, eu falei que ia observar. Mas na hora que eu entrasse para me posicionar, eu não ia ter medo de me comprometer. Queria observar, queria saber quem era o manipulador do jogo, quem era o estrategista. […] Fui buscando me identificar com as pessoas que eu queria seguir no jogo. É vista como planta no começo do jogo… não, é uma estratégia.”
Thelma relembrou a briga com Flay no confinamento e assumiu arrependimento pelo tom usado na discussão.
“As nossas sensações são muito intensas. Para você perder a mão é muito fácil. O tom teria sido diferente, mas o que eu queria falar para ela naquele momento era exatamente isso. Nada contra a pessoa dela aqui fora.”
Representatividade
Através de vídeo, Tia Má mandou recado para Thelma e declarou que sua torcida sempre foi para a participante e para Babu.
“A gente assistiu a uma mulher preta se tornando milionária. Eu até brinquei que parecia que o prêmio era meu, e sei que não é. Mas é um prêmio que termina representando várias pessoas que se olham e se reconhecem. Por isso que é uma edição histórica. É a primeira vez que a gente tem uma mulher preta, retinta, milionária através de um programa de entretenimento”.
Thelma comemorou que pode ter sido uma figura que trouxe representatividade no reality show
“Sempre quis passar mensagem de superação. A vida não é fácil para ninguém. Mas quando você é mulher, preta, vem de uma classe social desfavorecida, as coisas se tornam mais difíceis. Nunca deixei nenhum empecilho dominar os meus sonhos. Se eu incentivasse uma pessoa que fosse, já estaria muito satisfeita. Ter tomado essa proporção… estou em estado de choque”.
Taís Araujo e Lázaro Ramos enviaram um vídeo para a campeã e falaram que torceram muito por sua vitória.
“Você é gigante, incrível, inteligente, elegante. É tudo que esse país merece. Muito obrigada, Thelma”, disse a atriz.
Momento mais difícil
Fátima quis saber qual foi o momento mais difícil para Thelma no confinamento e ela respondeu:
“É muito difícil conviver com pessoas tão diferentes durante 98 dias. É muito difícil. Não sei te dizer um momento, é um ciclo, são momentos de altos e baixos, que você se pergunta: ‘está valendo a pena mesmo?’. E, sim, valeu”.
Ela lembrou que o Monstro que ganhou foi muito difícil. Segundo a campeã, Daniel foi uma das pessoas que a decepcionou no reality show.
“Naquele momento, eu não teria dado o Monstro, se eu tivesse ganhado o Anjo. Ivy também. Monstro, nesse jogo, você não dá para amigo […] Nesse momento, falei: ‘não faço parte desse grupo e não vou fazer questão'”.
Quarentena
Médica, Thelma afirmou que ficou assustada com a quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus ao sair do programa.
“Quero mandar minha solidariedade a todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente. Eu fiquei bem assustada, porque lá dentro a gente tinha noção de que era uma coisa mais resolutiva, a curto prazo, que a gente ia sair, ia acabar a quarentena e tudo bem. Vida que segue. Nessa madrugada, tive a percepção que ainda estamos caminhando.”
Marçal diz que a violência doméstica é um problema social que precisa ser combatido (Foto: Luciana Nassar)
Deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (28) em primeira discussão, o Projeto de Lei 266/2019 de autoria de Marçal Filho (PSDB) que obriga os condomínios residenciais e comerciais de Mato Grosso do Sul a comunicar os órgãos de segurança pública quando houver em seu interior a ocorrência ou indícios de episódios de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos. O não cumprimento da obrigação vai gerar advertência ao condomínio e, na reincidência, multa que pode chegar a R$ 2,9 mil (100 Uferms).
Conforme o projeto, a denúncia deverá ser realizada de imediato, por ligação telefônica ou através de aplicativo móvel, nos casos de ocorrência em andamento, e por escrito, por via física ou digital, nas demais hipóteses, no prazo de até 24 horas após a ciência do fato, contendo informações que possam contribuir para a identificação da possível vítima e do agressor.
Os condomínios ainda deverão afixar, nas áreas de uso comum, cartazes, placas ou comunicados divulgando o disposto da Lei e incentivando os condôminos a notificarem o síndico ou administrador quando tomarem conhecimento da ocorrência ou de indícios de episódios de violência doméstica ou familiar no interior do condomínio.
Coordenador das frentes parlamentares em Defesa da Mulher e da Criança e do Adolescente, Marçal Filho justifica que o Projeto de Lei está baseado nos altos índices de homicídios dolosos de mulheres. “As autoridades de segurança pública reconhecem que a maioria desses acontecimentos poderia ser evitada se as brigas domésticas fossem denunciadas logo na primeira ocorrência”, considera o deputado. Para o deputado, a violência doméstica é um problema social que precisa ser combatido.
Outro projeto
Ainda nesta terça-feira foi aprovado outro Projeto de Lei de Marçal Filho que institui em Mato Grosso do Sul a Semana Estadual de Combate ao Trabalho Escravo ou Análogo. Ao menos 42 pessoas foram resgatadas do trabalho escravo em 2019 no Estado, média de 3,5 casos por mês, de acordo com o Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho no Brasil.
Conforme a proposta, na semana em que se inserir o dia 28 de janeiro, data em que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, deverão ser realizadas ações para sensibilizar a sociedade civil e poder público sobre a necessidade de vigilância e enfrentamento constantes ao problema.
Alan Guedes durante sessão ordinária (Foto: Thiago Morais)
O vereador Alan Guedes (Progressistas) destacou, durante a sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (22), o fim da vigência da Medida Provisória nº 905, de 11 de novembro de 2019, que instituía o Contrato Verde e Amarelo. Com isso, o registro profissional de jornalistas, e de outras 13 profissões, volta a ser obrigatório.
A Medida Provisória, que foi revogado pelo presidente da República Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (20), isentava os jornalistas do registro profissional, mantendo apenas dos profissionais que já atuavam no mercado. De acordo com a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), a MP sofrerá edições e voltará para discussão no plenário federal, porém eles esperam que a eliminação do registro não volte a pauta.
“Eu destaco o fim da vigência da medida provisória, que será editada para que novas regras sejam acrescentadas e, com isso, o registro profissional para jornalistas volta a ser obrigatório. Já sabemos que não há mais a necessidade do diploma para o exercício da profissão, mas a ausência do registro era uma temeridade. Agora esperamos que este quadro da ausência de registro não se configure novamente”, ressaltou o vereador.
“Cumprimento todos os jornalistas da Grande Dourados, através do Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados) e da sua presidente, a jornalista Karine Segatto”, finalizou Alan Guedes.
Contrato Verde e Amarelo
O Contrato Verde e Amarelo era um programa que beneficiava jovens de 18 a 29 anos, que ainda não tiveram emprego com carteira assinada. O contrato valia para salários de até R$ 1,5 mil, sendo que, para estimular as empresas, haveria redução de 30% a 34% do custo para a mão de obra, com desoneração na folha de pagamento, além da queda na contribuição do FGTS, de 8% para 2%, entre outros benefícios. O vereador ressalta que é esperada para os próximos dias a edição de uma nova MP com ações de estímulo à contratação de jovens no período da pandemia.
Vereador Bebeto apresentou indicação durante sessão remota da Câmara Municipal (Foto: João Pires)
Durante a segunda sessão virtual, realizada pela Câmara de Dourados, o vereador Bebeto (PTB) apresentou indicação solicitando a montagem de tendas da defesa civil em todas as UBS’s (Unidade Básica de Saúde) do município, para auxiliar nos atendimentos de triagens dos eventuais pacientes que apresentarem sintomas do coronavírus.
O vereador justifica o pedido à administração municipal, considerando o pouco espaço físico nos postos de saúde, sendo que em caso de um surto do vírus no município poderia ocorrer uma sobrecarga nestes locais. “É uma medida preventiva, a exemplo da UPA e Hospital da Vida onde foram disponibilizadas várias tendas dentro do plano de prevenção e combate ao contágio deste vírus”, justificou.
O documento foi endereçado a prefeita Délia Razuk (PTB), com cópias ao porta voz do Comitê Técnico de Gerenciamento de Crise do Coronavírus, Frederico Oliveira Weissinger e coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de Dourados, Ademir Martins.
Fiscalização
Em outra indicação endereçada a prefeita Délia e ao comandante da Guarda Municipal, Divaldo Machado Menezes, o vereador Bebeto solicitou maior fiscalização nas medidas de prevenção ao Covid-19, nos atendimentos realizados nas lotéricas, agências bancárias e comércios onde frequentemente existem filas nas calçadas.
Bebeto considera que, com as medidas de prevenção ao contágio do Covid-19, por meio do Decreto Municipal 25.511, é necessário maior fiscalização nos locais onde frequentemente ocorrem filas no comércio da cidade, principalmente nas lotéricas e agências bancárias, onde as aglomerações mais ocorrem. “Sabemos que a maioria dos comerciantes está atento as determinações sugeridas pelo Comitê Técnico de Gerenciamento de Crise do Coronavírus, porém, em alguns locais é visível a formação de longas filas nas calçadas”, justifica o vereador.
O delegado de Polícia Federal Alexandre Ramagem (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil / Estadão Conteúdo)
O presidente Jair Bolsonaro rebateu, na manhã deste domingo (26) críticas à indicação do delegado Alexandre Ramagem, próximo da família, para o comando da Polícia Federal. Em resposta no Facebook a uma seguidora que observou que Ramagem foi indicado pelo filhos do presidente, Bolsonaro respondeu: “E daí?”. A nomeação do novo chefe da Polícia Federal ainda não foi oficializada no Diário Oficial da União.
Na publicação na rede social, o presidente justifica que conheceu Ramagem, atual chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), antes de seus filhos. “E daí? Antes de conhecer meus filhos, eu conheci Ramagem. Por isso deve ser vetado? Devo escolher alguém amigo de quem?”, questionou.
Outro seguidor postou uma foto em que Ramagem aparece em uma festa de réveillon ao lado do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos): “Está tudo em casa, né, Vossa Excelência?!”, escreveu o homem.
O presidente respondeu com uma montagem feita com fotos antigas por um apoiador, em que o ex-ministro da Justiça Sergio Moro aparece ao lado do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) e do apresentador Luciano Huck, cotado como um nome que pode concorrer à Presidência. “Entrou no Ministério da Justiça juiz e saiu político aliado da oposição, e se fazendo de coitadinho. Só se deixa enganar quem quer”, diz o texto da imagem republicada por Bolsonaro.
Nas redes sociais, bolsonaristas têm usado imagens antigas de Moro com diversos políticos para insinuar que o ex-ministro faz parte de um complô contra o governo.
Os comentários de Bolsonaro foram feitos em uma postagem dele próprio no Facebook. O presidente divulgou um vídeo da presidente do Sindicato dos Policiais Federais em São Paulo, Susanna Val Moore, em que ela fala que a PF “tem exercido um protagonismo no combate à corrupção e suas atribuições de forma independente”.
Juntamente ao vídeo, o presidente escreveu ainda que Moro mentiu. “Lamentavelmente o ex-ministro mentiu sobre interferência na Polícia Federal. Nenhum superintendente foi trocado por mim. Todos foram indicados pelo próprio ministro ou diretor geral. Para mim os bons Policiais estão em todo o Brasil e não apenas em Curitiba, onde trabalhava o então juiz”, escreveu na publicação.
Ao anunciar sua saída do governo, Moro relatou que Bolsonaro demonstrou preocupação com o andamento de inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF), como o que apura ameaças, ofensas e fake news disparadas contra integrantes da Corte e seus familiares. O ex-ministro também acusou o presidente de querer interferir politicamente na PF e ter acesso a relatórios de inteligência.
A saída de Moro ocorreu após Bolsonaro exonerar Maurício Valeixo do comando da Polícia Federal para nomear Alexandre Ramagem. O delegado da PF entrou para o rol auxiliares de confiança do Planalto com o apoio de Carlos Bolsonaro. A nomeação de Ramagem para a Abin, em julho do ano passado, é atribuída ao filho do presidente.
A aproximação entre Carlos e Ramagem, delegado da PF desde 2005, ocorreu durante a campanha eleitoral, em 2018. Na época, o policial assumiu a coordenação da segurança de Bolsonaro após a facada sofrida pelo candidato em Juiz de Fora (MG). Como chefe da Abin, Ramagem passou a frequentar o gabinete presidencial.
Diante das críticas, Carlos Bolsonaro também postou em seu perfil no Twitter uma outra montagem com fotos antigas de Moro. Em uma delas, o ex-ministro está conversando com o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) durante uma premiação da revista “IstoÉ”, em dezembro de 2016. Em outra imagem, Moro está ao lado de Joice e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em um café da manhã em março de 2019. O encontro ocorreu após Maia e o então ministro trocarem farpas por divergência na tramitação do pacote anticrime.
Na última terça-feira, o ministro Alexandre de Moraes abriu um outro inquérito para apurar “fatos em tese delituosos” envolvendo a organização de atos antidemocráticos, após Bolsonaro participar de protesto em Brasília convocado nas redes sociais com mensagens contra o STF e o Congresso e favoráveis a uma intervenção militar.
Outra apreensão do presidente é a apuração sobre o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) que trata de um esquema de “rachadinha” em seu antigo gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O caso foi revelado pelo Estado.
A influenciadora Gabriela Pugliesi pediu desculpas neste domingo (26) depois de receber amigos para fazer festa em casa neste sábado (25), durante a quarentena por causa da pandemia do novo coronavírus.
Pugliesi foi uma das primeiras celebridades brasileiras a serem diagnosticadas com a Covid-19, na metade de março.
“Do fundo do meu coração, desculpa. Eu estou muito arrependida. Eu fui completamente imatura e irresponsável”, afirmou ela em vídeo no Instagram. “Fica meu pedido de desculpas para quem se sentiu ofendido.”
Gabriela Pugliesi publicou imagens de festa em casa, depois apagou e pediu desculpas — Foto: Reprodução/Instagram/gabrielapugliesi
Renato Câmara é um dos maiores defensores da implementação do Fundo Estadual do Idoso em MS (Foto - Toninho Souza)
Coordenador-presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, o deputado estadual Renato Câmara (MDB) destacou nesta quinta-feira (23) a importância do ato de regulamentação do FEDPI (Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa), realizado recentemente pelo governo do Estado, para a consolidação de políticas afirmativas em benefícios das pessoas da terceira idade em Mato Grosso do Sul.
Conforme o deputado, o ato de regulamentação, publicado no Diário Oficial do Estado de 10 de março de 2020, é um passo decisivo para que o Fundo do Idoso possa ser efetivamente colocado em funcionamento em MS, tendo em vista que estabelece critérios para a utilização dos recursos e normatiza o funcionamento do fundo.
O próximo passo agora é definir, junto ao governo do Estado, o modelo de dotação orçamentária que será utilizado para alocar recursos para o Fundo do Idoso em MS. Segundo o deputado, entre alternativas de financiamento discutidas pelas mais de 50 instituições que compõem a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa ao governo do Estado está a doação de recursos de empresas ou até percentual do imposto de renda de trabalhadores. Nesta situação, o contribuinte poderia fazer a doação de 1% a 6% de sua restituição do imposto de renda.
Outra opção segue o modelo de São Paulo, que segundo o parlamentar, já tem um fundo estadual (idoso) consolidado. “Lá existe o apoio do governo estadual para que empresas ligadas ao poder público possam colocar recursos neste fundo. Aqui poderia ser, por exemplo, a Sanesul e MSGás”.
A verba para mantê-lo também poderá ser proveniente de multas decorrentes de infrações administrativas em razão de desobediência ao atendimento prioritário ao idoso e do descumprimento, por parte de entidades, de regras relacionadas ao atendimento a este público.
A regulamentação do fundo representa uma grande vitória da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, criada em 2015 com a finalidade de acompanhar e propor matérias para atender a população acima de 60 anos, garantindo os direitos consagrados pelo Estatuto do Idoso, como a participação cultural, educacional, política, social, econômica e de cidadania.
Com o FEDPI, Mato Grosso do Sul irá dispor de recursos financeiros exclusivos para implantação, manutenção e desenvolvimento de programas e ações dirigidas à terceira idade. Os recursos serão utilizados para a realização de pesquisas e estudos sobre essa faixa etária no Estado, capacitações para a rede de atendimento, elaboração de guias de orientação de direitos, campanhas de prevenção de quedas e violências sofridas por essa população, entre outras ações preventivas e de promoção dos direitos humanos.
O médico Davi Infante falou sobre Covid-19 em ‘live’ ao lado do vereador Mauricio Lemes, presidente do diretório municipal do PSB (Foto - Reprodução)
Recém filiado no PSB (Partido Socialista Brasileiro), o médico oncologista David Rodrigues Infante Vieira é pré-candidato a prefeito de Dourados. Ele confirmou a intenção de disputar a eleição majoritária, após aceitar o convite do colega de profissão Ricardo Ayache, presidente do diretório estadual do PSB para ingressar e fortalecer o partido em Dourados.
Ao Estado Notícias, afirmou que pretende oferecer ao eleitor um perfil diferente considerando o quadro político atual, apresentando o seu nome como opção. “As principais pré-candidaturas que se apresentam hoje, são de políticos tradicionais. A nossa proposta é oferecer ao eleitor um nome sem vínculo antigo com a política no Estado”, disse.
QUEM É?
David Rodrigues Infante Vieira é natural de Maringá (PR) e reside em Dourados há 16 anos. É casado e pai de dois filhos. Também foi um dos diretores do Hospital do Câncer de Dourados e ex-professor da UFGD e da Unigran. Em 2014 disputou eleição como primeiro suplente ao senado ao lado do empresário Antonio João, pelo PSD.
Deputado diz que casa de apoio é fundamental para dar suporte a pacientes e acompanhantes (Foto: Luciana Nassar)
O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) sugeriu ao governador Reinaldo Azambuja e ao secretário de saúde Geraldo Resende a construção de casa de apoio para dar suporte ao Hospital Regional de Dourados, em obras às margens da BR-463. Referência para 34 municípios da região sul do estado, o Regional receberá pacientes e acompanhantes que irão depender de um espaço para se hospedarem durante período de tratamento.
Dourados possui uma casa de apoio para pacientes em tratamento de câncer e seus acompanhantes. Como o município é referência em saúde, o espaço sempre está lotado. Com a finalização da primeira etapa do Hospital Regional, prevista para o final de 2021, atendimentos e procedimentos cirúrgicos poderão ser iniciados. “Teremos que ter essa casa de apoio, pois sabemos o quanto será fundamental”, justifica o deputado.
Nas casas de apoio o paciente e seus acompanhantes têm à disposição café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar. Aqueles que recebem uma dieta diferenciada em virtude do tratamento são supervisionados pelo próprio hospital.
Com investimentos de aproximadamente R$ 53 milhões, o Hospital Regional de Dourados é aguardado pela sociedade para desafogar os serviços represados e que provocam superlotação no Hospital da Vida. A unidade está sendo construída devido a uma luta de Marçal Filho que destinou recursos quando era deputado federal. Como a verba ficou garantida, coube ao governo do estado entrar com contrapartida financeira para tirar o hospital do papel.
O Regional vai contar com 210 leitos, 10.706 m² de área e quando estiver pronto será referência para todo o sul do estado. Anexo à unidade, o governo vai construir também um Centro de Diagnóstico Médico e um Centro de Especialidades, que envolverão investimentos da ordem de R$ 11,7 milhões. Para melhor atender os pacientes, Marçal agora busca alternativa para construir a casa de apoio.
Projeto de lei de Renato Câmara prevê a fixação de cartazes em farmácias e estabelecimento de saúde para informar sobre a ampliação do prazo de validade das receitas médicas em MS (Foto - Toninho Souza)
O deputado Renato Câmara (MDB) apresentou nesta quarta-feira (22) o Projeto de Lei 70/2020, que dispõe sobre medidas de conscientização sobre a ampliação do prazo de validade das prescrições de medicamentos. Em Mato Grosso do Sul, as prescrições médicas, inclusive as relativas a medicamentos sujeitos ao controle especial, agora são válidas por seis meses, conforme o decreto publicado no começo de abril pelo governo do Estado. Antes, as prescrições médicas tinham validade de apenas 30 dias.
O projeto de lei do emedebista prevê que, enquanto perdurar a situação de emergência devido à pandemia do coronavírus, ficam as farmácias, postos de saúde, hospitais, casas de saúde e clínicas médicas e odontológicas obrigadas a afixarem em suas dependências cartazes conscientizando a população sobre a ampliação do prazo.
Conforme a proposta, nestes locais será obrigatória à fixação de cartazes em tamanho que permita sua fácil visualização e leitura, contendo a seguinte redação: “Em razão da situação de emergência causada pela pandemia do Covid-19, o prazo de validade das prescrições médicas e odontológicas foi ampliado para 6 (seis) meses”.
De acordo com Renato Câmara, o projeto de lei tem o objetivo de o objetivo de facilitar o acesso da população aos medicamentos prescritos pelos profissionais, durante o período de pandemia de COVID-19. “Chegou ao nosso conhecimento que a grande maioria da população ainda desconhece a determinação do Estado que ampliou a validade dos receituários médicos para 180 dias e continua a quebrar o distanciamento social, temendo descontinuar seu tratamento médico, para buscar atendimento médico visando renovar receitas médicas, colocando-se em risco de contaminação”, justificou Câmara.
A 9ª sessão ordinária foi realizada remotamente, através de plataforma virtual (Foto - Thiago Morais)
A Câmara de Dourados realizou, na noite desta segunda-feira (20), a 1ª sessão virtual da história de Dourados. A sessão, realizada através de plataforma digital, foi efetivada conforme Resolução nº 151 de 13 de abril, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre as sessões plenárias no formato virtual, e também de acordo com as recomendações de distanciamento social, devido a pandemia da Covid-19 (Coronavírus).
O presidente da Casa de Leis, vereador Alan Guedes (Progressistas), ressaltou que a sessão virtual foi idealizada como medida de prevenção aos servidores e parlamentares, por conta da Covid-19, que tem se espalhado pelo mundo. Ainda apontou que a Câmara continuará com estas medidas até que o problema seja amenizado.
“A Câmara, por exemplo, irá adquirir máscaras para atender todos os servidores e vereadores e exigir que as usem nos lugres comuns da Casa. Não podemos perder o foco da prevenção e segurança, que são fundamentais neste período”, comentou o presidente.
Durante a sessão, os vereadores receberam o médico e membro do comitê de Gerenciamento de Crise de Dourados, Frederico Weissinger, que discorreu sobre a incidência do Coronavírus no município.
Com 11 casos confirmados na cidade, o médico apontou que o comitê tem feito um bom trabalho em Dourados, fazendo o possível para que a incidência da doença não aumento no município. “Mantemos nosso plano de contingência e continuamos com a ampliação para 100 de leitos para casos confirmados. Estamos trabalhando dentro de todas as esferas, reunindo com lideranças religiosas, com donos de academias, avaliando todas as situações, tentando gerenciar da melhor forma possível, com base técnica”, apontou.
“Neste primeiro período a nossa cidade está preparada e, para os próximos, o plano já está traçado. E, se chegar no período onde a pico da doença será mais elevado, de acordo com as projeções, que eu espero que demore ou não chegue, a nossa cidade está pronta para oferecer uma pronta resposta aos doentes que precisarem de auxílio da nossa saúde pública”, completou Alan Guedes.
A 10ª Sessão Ordinária do Poder Legislativo ocorrerá nesta quarta-feira (22), às 18h30, também em plataforma digital, sendo transmitida pelo site camaradourados.ms.gov.br e pelo canal da Câmara Municipal de Dourados no YouTube.
Ordem do Dia
Em 2ª discussão e votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 233/2019, do vereador Braz Melo (MDB), que altera dispositivos da Lei nº 3.442, de 29 de abril de 2011, que dispõe sobre a isenção do preço público de estacionamento regulamentado no Município, para o cidadão acima de 60 anos.
Ainda foi aprovado, em 1ª discussão e votação, o Projeto de Lei Complementar nº 11/2020 (06), do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a conceder isenção da contribuição para custeio de Iluminação Pública (COSIP) aos contribuintes vinculadas as unidades consumidoras enquadradas na Tarifa Social.
Também do Poder Executivo, foi aprovado o Projeto de Lei nº 027/2020 (07), que altera dispositivo na Lei nº 2717/2004, que dispõe sobre a Política Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Dourados, inserindo representante da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) na membresia do conselho.
Foi aprovado o Projeto de Lei nº 123/2019, do vereador Carlito do Gás (MDB), que cria o Passe Criança e institui a gratuidade no transporte coletivo do município às crianças com até cinco anos de idade.
De autoria do vereador Maurício Lemes (PSB), foram aprovados os projetos de Lei nº 013/2020 e nº 014/2020, que denominam como “Olten José Nunes da Cunha” e “Algacir Pereira de Matos” as pontes localizadas, respectivamente, Rua Visconde de Taunay, entre as ruas Montese e Adelina Rigotti, no Jardim Londrina, e na Rua Aurora Augusta de Mattos, no Bairro Chácara Flora.
Rita Lee durante a estreia da peça Se Eu Fosse Você, O Musical, no Teatro Cetip. (Foto: IARA MORSELLI / Estadão Conteúdo)
Há oito anos, Rita Lee anunciou sua aposentadoria dos palcos e passou a viver em contato mais próximo com a natureza. Aparições públicas foram raras, apenas para lançamento de seus livros ou para ver musicais que a tivessem como personagem. Durante a quarentena contra a pandemia do novo coronavírus, porém, Rita, aos 72 anos, despontou diversas vezes na redes sociais, para espanto e alegria dos fãs.
Em uma live, ela falou sobre o Dr. Alex, personagem de uma série de livros infantojuvenis publicada pela Globo Livros — neste ano, aliás, chegam mais dois volumes. Rita ainda gravou um vídeo mostrando como se deve lavar as mãos e conversou com Fábio Porchat no programa online dele e, máxima aparição, cantou um de seus grandes sucessos, Saúde, ao lado do marido Roberto de Carvalho, post que, só no Facebook, teve mais de 1,2 milhão de views.
Sobre o atual momento, Rita respondeu por e-mail às seguintes questões do Estado:
Nos últimos meses, você postou vídeos com dicas sobre como usar o álcool em gel, deu entrevistas, cantou ‘Saúde’ com o Roberto de Carvalho. Por que a reclusão a que todos devemos observar agora a animou a se comunicar dessa forma?
Me deu vontade de dar as caras para trocar figurinhas amorosas com quem está preso em casa buscando companhia. Estou pensando em ler alguns contos que escrevi no livro Dropz (lançado pela Globo Livros, em 2017), para um público infantojuvenil.
Aliás, você surpreendeu os fãs ao publicar o vídeo de ‘Saúde’ nas suas redes acompanhada de Roberto. Como vocês tiveram a ideia de cantar essa música neste momento?
A ideia bateu de repente e lá fomos, Roberto e eu, para o estúdio da garagem improvisar um pedacinho da música Saúde que, aliás, vem bem a propósito.
Depois do vídeo de Saúde, muita gente tem pedido para você postar outros vídeos ou fazer lives musicais. Você tem considerado fazer isso?
Se Rob e eu estivermos de bobeira, podemos fazer mais serenatas, sim.
O vídeo de Saúde, de certa forma, mostra você cantando novamente depois de muito tempo. Não despertou a vontade em você de fazer algum projeto musical, um álbum?
Foi apenas a vontade de fazer um agrado aos fãs. E mostrar um pedacinho para quem nunca assistiu a um show nosso.
O coronavírus tem sido inspirador para você? Compôs algo pensando nele?
Fiz uma música punk, sobre uma garota que vive no mundo virtual sob o codinome #bloodymary e que está torcendo para que a raça humana suma do mapa de vez.
E você está escrevendo algum novo livro?
Este ano ainda lanço dois infantis (Dr. Alex e os Reis de Angra e Dr. Alex e o Phantom). Também escrevi um livro sobre o ano de 2019, que até agora não sei se é um diário ou citações nonsenses ou autoajuda a mim mesma… Ainda nem sei se vou lançar.
Você está confinada há 8 anos. Sua rotina mudou com a quarentena do coronavírus ou continua a mesma? Como tem sido?
Estou há 8 anos brincando de dona de casa, coisa que nunca havia feito na vida… Só estava saindo de casa para ir ao dentista, visitar meu netinho, fazer supermercado e me abastecer de ração para meus bichos… Agora, faço tudo pela internet e estou cuidando para não quebrar nenhum dente.
Como você tem feito para aplacar a saudade de seus filhos e netos?
Essa é a pior parte… Haja Skype todo dia.
O que você pensa da atitude de governantes que, em muitos países, têm contrariado a recomendação da OMS de se manter o isolamento?
Percebo que ainda não caiu a ficha para a raça humana de que este vírus-vudu atingiu o planeta Terra com um propósito divino, para que a humanidade aprenda a respeitar todas as formas de vida e mude na marra as cabeças malucas dos que estão no poder do mundo inteiro. O momento é de ficar em casa, meditando e rezando.
Como você acha que ficaremos depois de tudo isso? Haverá transformações de comportamento?
A raça humana tem sido o parasita do planeta. Quando essa pandemia acalmar, seremos obrigados a mudar, por nossa saúde física, mental, psicológica e espiritual.
A natureza, de alguma forma, tem sido beneficiada com esse isolamento global – o nível de poluição, por exemplo, baixou. Você acredita que isso ajudará a mexer com a cabeça das pessoas e, quem sabe, mudar a orientação? Ou tudo voltará a ser como antes?
Nada voltará a ser como antes e isso é bom, os donos do poder vão ser obrigados a cair na real de que não somos tribos isoladas, somos uma raça só. Vamos lembrar que o Homo sapiens continua investindo em aparatos nucleares e que ninguém no mundo estava preparado para uma já anunciada possibilidade de guerra biológica.
Em recente entrevista ao ‘Estado’, a atriz Christiane Torloni disse: “Você acha que pararam o desmatamento e as queimadas na Amazônia? Você acha que quem é do mal fica na quarentena?”. Como você acha que ficam as questões ambientais e de proteção animal durante este período de quarentena?
Como disse antes: ou os humanos passam a respeitar todas as formas de vida do planeta ou bye bye humanidade. Ficou evidente que a Terra, sem a nossa presença, percebeu um grande alívio. A Terra não precisa de nós para existir, principalmente porque a temos maltratado já há muito tempo. É o fim da picada, por exemplo, como os sapiens desrespeitam o direito dos animais de viver com dignidade, e não sendo abatidos com crueldade, em confinamento a vida inteira em zoos, circos, aviários, matadouros… Fora tantos outros tipos de maus-tratos em rodeios, vaquejadas, touradas, rinhas de galos e cachorros, além da ganância dos criadores de pets.
Mauricio considera resultado positivo o trabalho do Comitê de Gerenciamento do Covid-19 (Foto: Thiago Morais)
O vereador Mauricio Lemes (PSB) destaca a atuação do Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus, nas ações de prevenção ao contágio do Covid-19, em Dourados.
Para o vereador o número reduzido de casos apresentados até o momento demonstra o trabalho positivo do Comitê. “Tenho acompanhado os boletins diários através do doutor Frederico Oliveira Weissinger, onde com transparência tem informado a população quanto à situação real enfrentada no município”, considera.
Diariamente os membros do Comitê de Gerenciamento do Covid-19 se reúnem com técnicos da área da Saúde, onde são analisadas e tomadas decisões referentes às ações de combate ao contágio do coronavírus. Também por meio das redes sociais, a Prefeitura de Dourados tem informado a população os dados diários, em dois boletins transmitidos em sua página do Facebook.
Mauricio exemplifica o boletim divulgado na manhã desta segunda-feira (20), onde 11 dos residentes em Dourados que tiveram casos confirmados da doença, oito já finalizaram a quarentena e estão sem sintomas, dois em isolamento domiciliar e somente um internado em leito de um hospital privado.
Serviços
Através de indicações encaminhadas na Câmara Municipal, o vereador Mauricio também destaca alguns serviços executados pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, entre eles, a implantação de um redutor de velocidade na Rua Filinto Muller no Jardim Marcia e a limpeza e roçada na rotatória da Via Parque, no trecho que liga diversos bairros ao centro da cidade com a Vila Toscana, Altos Alvorada, Roma e adjacências.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.