terça-feira, 5 de julho de 2022

Após fazer ‘piada’ com criança com hidrocefalia, Léo Lins é demitido do SBT

Leo Lins foi demitido do SBT. Segundo informações do portal Em Off, o humorista teria sido desligado da emissora de Silvio Santos após ter feito uma ‘piada’ com uma criança com hidrocefalia durante um show de stand up.

No vídeo que viralizou nas redes sociais, Lins começa citando o “Teleton”, que arrecada fundos ajudando crianças com problemas de saúde, e comentou sobre a história de um menino que vive no interior do Ceará.

“Eu acho muito legal o Teleton, porque eles ajudam crianças com vários tipos de problema. Vi um vídeo de um garoto no interior do Ceará com hidrocefalia. O lado bom é que o único lugar na cidade onde tem água é a cabeça dele. A família nem mandou tirar, instalou um poço. Agora o pai puxa a água do filho e estão todos felizes”, disse Leo Lins.

Na tarde desta segunda-feira (04), o setor de recursos humanos da emissora convocou Lins para informa-lo sobre sua demissão. “Ele não tem mais contrato conosco”, diz a nota da emissora enviada ao site Metrópoles.

De acordo com o Em Off, a decisão do SBT, que foi autorizada por Silvio Santos e a alta cúpula da empresa, é irreversível, já que a família Abravanel é responsável pelo Teleton, arrecadação beneficente que mantém as unidades da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) abertas em todo o país.

Após a fala do ‘comediante’, alguns internautas detonaram ele na web: “Meu Deus, que vontade de chorar. Como pode isso gente? Como alguém ri disso?”, questionou uma seguidora. “Como pode chegar a esse ponto? Não tem lógica um tipo de ‘piada’ dessa… Deus do céu, toma conta porque tá cada dia mais sem noção e empatia esse mundo”, reagiu outra.

Hidrocefalia é uma condição que se caracteriza pelo acúmulo do líquido nas cavidades internas do cérebro. O fluido extra exerce pressão sobre o cérebro e pode causar danos cerebrais. É mais comum em crianças e idosos. A hidrocefalia é caracterizada pela dilatação da cabeça nos bebês.

Fonte: MSN

Filho de Faustão celebra bariátrica: “Perdi 80kg”

O apresentador João Guilherme Silva, de 18 anos, filho de Faustão, celebrou a realização da cirurgia bariátrica que fez em maio de 2020. De lá para cá, o rapaz perdeu 80kg. Para ele, a maior motivação para o procedimento era a saúde, e não a estética.

“Cheguei a 140k com 15, 16 anos. Muita gente na época criticou [eu ter feito a cirurgia], mas não existe você ficar assim. Não faz bem para a saúde. Foi a melhor decisão que eu tomei na minha vida. Hoje, eu sou outra pessoa. Nunca fui um cara que me sentia mal, sempre levei muito na zoeira. Eu era muito feliz, mas quando você está bem de saúde, você não tem noção de como é diferente”, disse ele ao Podcast Ticaracaticast.

Pesando atualmente 72kg, o filho de Faustão passou pelo processo de emagrecimento na Suíça, onde morou por dois anos para concluir o ensino médio. De acordo com ele, apenas voltou a gostar de comida seis meses após a operação. “A cirurgia corta o hormônio da fome e dá a sensação de saciedade”, explica.

João Guilherme Silva e Schynaider Moura
(Foto: Instagram / @joaosilva)

Fonte: Portal Terra

Recurso destinado pelo deputado Marçal garante televisores para escola Vilmar

No mundo onde crianças que mal começam a andar já deslizam o dedo para verem vídeos na tela do smartphone, a escola que tem somente o quadro e o giz para ensinar os alunos começa a ficar no passado. A pandemia acelerou esse processo e reforçou a necessidade de a sala de aula ser um ambiente digital, como a escola estadual Vilmar Vieira de Matos, em Dourados. Recurso destinado pelo deputado Marçal Filho garantiu a compra de 12 televisores de 50 polegadas para serem utilizados durante as aulas.

A partir de agora os professores vão poder usar a televisão, com acesso a internet, para lecionar aulas interativas, ferramenta com possibilidade de transformar a formação dos alunos por meio de tecnologias e mudanças na relação professor-aluno. Com isso, os estudantes ganham mais autonomia no processo de ensino-aprendizagem, enquanto os professores atuam como mediadores do conhecimento.

Para o diretor da escola Vilmar, o professor Ivan Ferreira, a aquisição dos aparelhos irá deixar as aulas mais lúdicas e interessantes aos alunos. “A partir de agora os professores vão utilizar os mais diferentes recursos audiovisuais para deixar as aulas mais dinâmicas, contribuindo para o aprendizado”, diz o diretor, que agradeceu o apoio do deputado Marçal ao destinar emenda parlamentar de R$ 40 mil para a compra dos televisores.

Marçal Filho esteve na escola e conferiu que há muitos benefícios para o uso de tecnologia em sala de aula, como tornar a aprendizagem mais prática e dinâmica. Além disso, permite o engajamento dos alunos com o conteúdo e desenvolvimento das habilidades criativas. Parceiro da educação, o deputado tem encaminhado recursos para as escolas.

“Defendo a educação de qualidade e sei dos desafios da escola pública. Como deputado estadual, tenho destinado recursos para as escolas, seja na compra de materiais de tecnologia como computadores, projetores e televisores, bem como para aquisição de mobílias, ares condicionados e livros”, diz o deputado.

Várias escolas de Dourados e região já foram beneficiadas com recursos destinados por Marçal Filho. Os investimentos têm como objetivo garantir melhorias no processo ensino-aprendizado e deixar o ambiente escolar mais acolhedor e atrativo para os estudantes e professores.

Fonte: Assessoria

 

“Faria tudo de novo”, diz douradense que pedalou ida e volta do RJ com seu pet de estimação na bike

“Vou ali no Rio de Janeiro conhecer o Estádio do Maracanã e já volto…”.

Foi mais ou menos assim, que o ciclista douradense Elizeu Vargas, 48 anos, separado, decidiu pegar estrada junto com o seu fiel amigo, o cachorrinho Billy (7 meses), e fazer um pedal até o Rio de Janeiro, onde, como um bom flamenguista, aproveitou para conhecer o Maracanã.

Vargas, como é conhecido entre os ciclistas, aderiu ao esporte há aproximadamente 4 anos, quando começou pedalar sozinho na cidade, até se ‘enturmar’ em um grupo de ciclismo denominado ‘Bicicréticos’.

E foi nos pedais em grupo onde ele se apaixonou de vez pela modalidade, prova disto aconteceu no dia 10 de maio, quando embarcou com o Billy na garupa de sua bicicleta, com destino ao Rio de Janeiro, com aproximadamente 55 quilos de bagagem, entre os itens: uma barraca, um pequeno fogareiro, agasalhos, uma coberta, garrafa térmica e uma caixa plástica para transportar seu cãozinho de 8 quilos.

O carinho do ciclista ao seu companheiro durante 54 dias de aventura (Foto: João Pires)

Ao Estado Notícias, Vargas contou detalhes sobre a aventura, enquanto pedalava no retorno à Dourados, na tarde de sábado (2), acompanhado pelo seu grupo de ciclismo (incluindo este editor da matéria), que o encontrou em posto de gasolina, em Indápolis.

Ele relatou à reportagem (assista o vídeo no final da matéria), que para realizar o pedal até o RJ, a primeira coisa que fez foi pedir demissão do emprego, onde trabalhou durante anos em propriedades rurais de um conhecido pecuarista de Dourados. Outro detalhe, ele planejou tudo sem contar seus planos para ninguém, exceto as duas filhas, Raísa e a adolescente Talía, que atualizou as redes sociais do pai neste período.

“Não disse nada para ninguém, para não correr o risco de alguém me desanimar”, justificou.

Durante a viagem, Vargas contou que pedalava durante todo o dia e só parava a noite para descansar e se alimentar em algum posto de combustíveis à beira da estrada. “Só parava para comer em algum posto, onde eu sempre pedia autorização para armar a barraca”, afirmou.

Foto: João Pires

Ele também relatou alguns ‘perrengues’ no percurso, como o dia que seu cachorrinho pulou da caixa, após assustar com a buzina de um caminhão. Mas não passou de um susto, pois ele sempre deixava o fiel companheiro amarrado na própria caixa com uma cordinha. “O Billy saltou e logo puxei antes de cair no asfalto”, disse.

“A maioria dos caminhoneiros que buzinavam eram aqueles que já passaram por mim e estavam voltando, inclusive já aconteceu de motoristas passarem e dar a volta e trazer alguma coisa para mim”, completou.

Grupo Bicicretico´s recepcionou o ciclista no sábado (3), em Indápolis (Foto: João Pires)

MARACANÃ

Já no Rio de Janeiro, o ciclista e flamenguista disse que o principal objetivo foi visitar o estádio do Maracanã, onde, segundo ele, chegou “do nada”.

“Cheguei sem avisar ninguém e quando os funcionários do estádio me viram me chamaram para entrar, tiraram fotos, perguntaram de onde eu era e ainda me entregaram uma medalha”, afirmou.

Vargas relata ainda que no estádio foi entrevistado por uma equipe de reportagem, “mas não eram repórteres do flamengo, mas do fluminense”, comentou em tom de brincadeira.

E O CAPACETE?

Quem acompanhou Elizeu Vargas em sua página do Instagram, desde seu retorno partindo do RJ, notou que nos vídeos diários ele sempre estava sem capacete, que segundo o ciclista, esqueceu em uma lanchonete. “Parei para comer uma lanche e acabei esquecendo o capacete e daí não quis voltar para pegar, pois já estava longe”, justificou à reportagem.

EM CASA

Ao todo, Vargas ficou 54 dias longe de casa, retornando à Dourados no sábado, dia 3. Seus últimos 20 km entre Indápolis à Dourados, foi marcado por muita emoção, quando foi recepcionado pela sua filha Talía, que acompanhou o grupo Bicicrético’s durante todo o trajeto até encontrar o pai. “Meu pai mandava os vídeos e eu editava no TikTok para postar no Instagram”, disse. “Às vezes eu ficava preocupada, mas ele estava realizando um desejo dele”, completou a adolescente.

Questionado pelo Estado Notícias com relação a lição de vida após a aventura, afirmou: “Faria tudo de novo”.

ASSISTA:

Crédito: João Pires

Marcio Pudim diz que homenagem a Bombeiros é reconhecimento e gratidão

Atendendo proposição do vereador Marcio Pudim (PSDB), a Câmara Municipal de Dourados realizou na manhã de quinta-feira (30), sessão solene em homenagem a Semana Nacional do Bombeiros Militar e Semana de Prevenção e Combate a Incêndio.

A concorrida solenidade contou com a participação especial da banda da 4ª Brigada de Dourados, representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Guarda Municipal, lideranças políticas e comunitárias, professores da Escola Municipal Prefeito Ruy Gomes do distrito de Vila São Pedro, alunos do Projeto Bombeiros do Amanhã dos distritos de Vila São Pedro e Vila Vargas. A maioria dos vereadores prestigiou a sessão solene que prestou homenagens as profissionais da ativa e da reserva remunerada do Corpo de Bombeiros Militar.

“Foi um evento marcado pela emoção, do início ao fim, por meio do qual nós, enquanto representantes da sociedade douradense, pudemos manifestar nosso reconhecimento e gratidão a esses importantes profissionais, guerreiros, que diariamente se desdobram no cumprimento da missão que escolheram, que é salvar e preservar vidas”, disse o vereador Pudim.

Mais de 40 homenagens foram entregues a bombeiros da ativa e da reserva e, também, a professores e alunos do projeto Bombeiros do Amanhã. Homenagem especial foi feita ao 1° sargento BM Rinaldo, que se encontra com problemas de saúde e não pode comparecer à cerimônia.

“Estou muito feliz com essa homenagem em sessão solene que propomos ao nosso Corpo de Bombeiros Militar. Um momento ímpar de homenagearmos esses bravos guerreiros que diariamente proporcionam prevenção, socorro e assistência a todos os douradenses”, disse Márcio Pudim.

O vereador fez questão de agradecer ao tenente coronel Matos, comandante do 2° Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Dourados, que “atendeu a um pedido nosso e, pela primeira vez, oportunizou que o espetacular projeto social Bombeiros do Amanhã acontecesse nos distritos de Vila Vargas e Vila São Pedro”.

Por iniciativa do vereador Pudim, hoje mais de 70 crianças de 09 a 14 anos frequentam, semanalmente, as aulas e atividades do projeto, sob coordenação do subtenente Piveta e cabo BM Dos Santos, aprendendo noções de primeiros socorros, instruções militares, hierarquia, disciplina, além de práticas próprias do Bombeiro Militar.

Márcio Pudim agradeceu também ao coordenador da Comunidade Senhor Bom Jesus, de Vila Vargas, Valdir Ramos, e a coordenação da Escola Municipal Prefeito Ruy Gomes, do distrito de Vila São Pedro, que “não medem esforços para que o projeto ocorra de forma plena e tranquila, fornecendo estrutura física e materiais para as atividades”.

A DATA

Instituída por meio de decreto do Imperador Dom Pedro II, a semana que compreende o dia 2 de julho é marcada por dezenas de eventos nos quartéis do Corpo de Bombeiros do Brasil. No dia 2 comemora-se em todo o território nacional o Dia do Bombeiro Militar.

HOMENAGEADOS

Foram homenageados profissionais bombeiros militares e alunos do projeto social Bombeiros do Amanhã:

SD BM ADILSON DOMINGOS

3º SGT BM ALLINE SIMÕES DA SILVA AMARAL

CAP BM ANTÔNIO JOSÉ DOS SANTOS

AL CB BM ANTONIO SALDANHA DOS SANTOS JUNIOR

AL CB BM CARLOS ARRUDA DA SILVA

1º TEN DONIZETE FIGUEIREDO CAVALCANTE

2º SGT BM ÉDEN NASCIMENTO DA SILVA

MAJ QAO BM EDENILSON PEREIRA DOMINGOS

ST BM EDRAUDINO PEREIRA LUCIO

ST BM ELSON MACHADO DA ROCHA

AL CB BM ERICK FLORENCIANO DOS SANTOS

ST BM EVERALDO SARKIS DA SILVA

1º SGT RR BM FLAUZIO ALVES DOS SANTOS

3° SGT FLAUDEMIR CHAPARRO DE LIMA

TC BM HUMBERTO JOSÉ SEPA DE MATOS FILHO

CB BM ÍGOR ALEX GARROS

1º SGT BM JAIME NOGUEIRA

ST BM JOÃO BATISTA FERREIRA

ST BM JOÃO CARLOS FLORENCIO DOS SANTOS DE SOUZA

1º SGT BM JOÃO OLIMPIO FERREIRA MARTINS

ST BM JOAQUIM APARECIDO FERREIRA

CB BM JOEL APARECIDO ROCHA OLIVEIRA

SGT JOSÉ FERREIRA DA SILVA

CB BM JOSÉ JUNIOR SILVA ASSIS

3º SGT BM JOSÉ MORAES DE ALMEIDA

AL CB BM KELY PEREIRA LIMA

CB BM LEANDRO MOURA GONÇALVES

SD BM LIS THAYANE DACKAN DI BAPTISTA

CB BM LUAN CARLOS ASSUNÇÃO DOS SANTOS

CB BM LUCAS HENRIQUE GAIOFATO PIRES

ST BM LUIS CARLOS FERREIRA

ST BM ORIDES PIVETA JUNIOR

SGT PAULO AMARO FERREIRA

1º TEN BM PAULO MIGUEL DO NASCIMENTO

CAP BM PEDRO ALVES FERREIRA

1º SGT BM PRISCILA FERNANDES PINTO

3º SGT BM RAFAEL SEBASTIÃO MARÇAL SACAI

1º SGT BM VILMAR CÉSAR NASCIMENTO

3º SGT VILMAR DA SILVA BORBA

2º SGT BM WALTER MARTINS VAZ

CAP BM WILSON PEREIRA DE FREITAS

AL SD BM do Projeto Bombeiros do Amanhã LUIZ EDUARDO ZIMMER MORAIS

AL SD BM do Projeto Bombeiros do Amanhã JAINY VITÓRIA SILVA BEZERRA CEZARIO

Fonte: Assessoria CMD

Em jantar com Lula, pré-candidato Tiago Botelho fortalece seu nome para disputar ao Senado

Como representante do Grupo Prerrogativas em Mato Grosso do Sul, o professor e advogado Tiago Botelho, pré-candidato ao Senado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no estado, participou, neste domingo (26/06), de um jantar em apoio ao ex-presidente Lula, pré-candidato à presidência da República, também pelo PT.

O evento, realizado no restaurante Cantaloup, em São Paulo-SP, teve a presença de empresários, de advogados e de personalidades políticas, entre elas, Lula, o pré-candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o nome do PT para o governo de São Paulo, Fernando Haddad. Na ocasião, cerca de R$ 3 milhões foram voluntariamente arrecadados para a campanha presidencial.

Marco Aurélio de Carvalho, presidente do Grupo Prerrogativas, afirma que esse foi o primeiro de uma série de encontros a serem realizados em diversas capitais brasileiras com o intuito de apoiar a pré-candidatura de Lula e de angariar recursos para a corrida eleitoral. A organização, assim como no jantar deste domingo, será do Prerrogativas – o grupo, formado por advogados e jurista de todo o país, tem como foco a defesa do Estado Democrático de Direito.

APOIO SÓLIDO

O pré-candidato Tiago Botelho foi o único integrante do Prerrogativas em MS presente no evento. Ele diz que o que viu neste domingo foi um grupo de empresários e de advogados manifestando de forma explícita seu desejo em eleger Lula novamente, na busca por mudanças nos projetos econômico, jurídico e político impostos pelo atual presidente Jair Bolsonaro.

“Fiz questão de dizer ao Lula que boa parte das pesquisas em Mato Grosso do Sul configuram empate técnico na disputa presidencial, mas que, pela primeira vez na história, o PT ganhará no estado, pois o atual governo vem sendo muito ruim para o sul-mato-grossense”, conta Tiago.

Ele expõe que o ex-presidente Lula, na ocasião, disse estar ciente de seu projeto visando o Senado Federal e enfatizou a importância de novos quadros para o PT em MS.

“Lula deixou clara a necessidade de um Congresso Nacional que o ajude, não apenas a governar, mas a cuidar do Brasil. Garanti ao presidente que estou preparado para a missão de reconstruir o país, principalmente, o Mato Grosso do Sul”, relata o pré-candidato, revelando que Lula em breve cumprirá agenda no estado e manifestará apoio à sua pré-candidatura.

Fonte: Assessoria

 

Prefeitura atende pedido de Marcelo Mourão e poda árvores em escola do Jardim Maracanã

A Prefeitura de Dourados atendendo solicitação do vereador Marcelo Mourão (Podemos) promoveu a poda completa de árvores na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa, no Jardim Maracanã. O serviço foi realizado na quarta-feira (22).

A equipe da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) além de fazer a poda, retirou também todos os galhos que estavam caídos, proporcionando uma limpeza visual ao ambiente e a área onde está localizada a unidade.

Mourão esteve na escola na semana passada, acompanhado da secretária municipal de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes e do secretário municipal de Governo, Wellington Henrique Rocha de Lima. Na oportunidade, o vereador havia aproveitado para reforçar o pedido de limpeza e poda.

Para o diretor adjunto da escola, Sidiclei Roque Deparis, esse era um serviço necessário para garantir também a segurança dos alunos. Tanto ele quanto Mourão agradecem à Prefeitura pelo trabalho, lembrando que, quem ganha é a comunidade escolar.

Fonte: Assessoria

Prefeitura firma compromisso com Rogério Yuri para construção de passarela na BR-463

O vereador Rogério Yuri (PSDB) e representantes da diretoria da Associação de Moradores da Sitioca Campina Verde foram recebidos pelo prefeito Alan Guedes (PP) e foi firmado um compromisso para construção de uma passarela sobre a rodovia BR-463.

O encontro aconteceu na quinta-feira (23). A passarela vai garantir aos pedestres e ciclistas que residem nas sitiocas Campina Verde, Campo Belo e Residencial Bonanza um acesso fácil e seguro até o bairro BNH IV Plano.

A reunião também teve a participação da diretora presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Mariana de Souza Neto e do secretário municipal de Planejamento, Romualdo Diniz.

Rogério Yuri destacou a importância desta obra que vai garantir segurança para centenas de pessoas. A indicação foi encaminhada pelo parlamentar durante sessão na Câmara Municipal no dia 13 de junho.

“Essa é mais uma conquista importante para os moradores. A travessia da rodovia é muito perigosa e se torna arriscada por vários motivos, entre eles a pouca visibilidade para os pedestres, a alta velocidade dos veículos e o grande fluxo de pessoas que precisam atravessar a pista. A maioria das crianças desta região estudam do outro lado da rodovia em bairros vizinhos e muitos trabalhadores dependem de deslocamento, o que torna a obra necessária e urgente”, apontou o vereador.

A presidente da Associação de Moradores da Sitioca Campina Verde, Cenira Pacheco, comemorou o compromisso firmado com a prefeitura. “Esta obra é reivindicada pela comunidade e agora temos uma garantia real de que ela será executada”.

O prefeito Alan Guedes também ressaltou a importância do investimento. “Esse é um pedido que preza pela segurança das pessoas que transitam naquela região e, por isso, vale todo o investimento, pois da segurança não podemos abrir mão. Nosso governo trabalha para as pessoas de nossa cidade e a segurança delas no trânsito sempre será uma prioridade para nós”.

Fonte: Assessoria

Hospital Regional, Hospital Universitário e PAI são conquistas de Marçal

O sonho do deputado Marçal Filho (PP) de ver Dourados, cidade onde nasceu, ganhar um moderno Hospital Regional está prestes a se tornar realidade, quando a primeira fase das obras deve ser concluída até o início do ano que vem. Foi por meio da iniciativa do deputado que a cidade tem o Hospital Universitário e o PAI (Policlínica de Atendimento Infantil), que estão em atividade.

“Da mesma forma que priorizei quando fui deputado federal no meu primeiro mandato, em 1996, a conclusão da Santa Casa de Dourados, que depois virou Hospital Universitário da UFGD, também não medi esforços para que Dourados viesse ter o Hospital Regional, que terá a missão de atender pacientes de mais de 33 municípios da região e reduzirá com a grave crise no setor hospitalar da nossa região”, enfatiza Marçal Filho.

Ele diz que sabe que prédios não vão solucionar a problemática da saúde pública, uma vez que os gargalos estão concentrados nas falhas de gestão, mas como parlamentar não pode fugir da obrigação de assegurar emendas para obras como essa, principalmente vendo pessoas nos corredores dos hospitais, sem atendimento por falta de leitos. Foi Marçal que teve a iniciativa de buscar a primeira emenda no valor de R$ 17 milhões para dar início às obras do tão esperado Hospital Regional.

Em construção às margens da BR-463, região do bairro Bonanza, o hospital tem previsão de entrega para o início do ano que vem. A unidade está sendo construída pelo Governo do Estado e será de alta complexidade, com leitos e serviços disponíveis à população da região da Grande Dourados. No total, vai ofertar 210 leitos, entre clínicos, de UTI’s adulto, neonatal e pediátricos, numa área de 10.706 metros quadrados.

Um dos pontos mais importantes destacados por Marçal Filho é que o Hospital Regional de Dourados permitirá melhor atendimento de média e alta complexidade ambulatorial, desafogando o Hospital da Vida e o Hospital Universitário.

O PAI, construído com recursos garantidos por Marçal, tinha como proposta inicial atender crianças e adolescentes de 0 a 15 anos em diferentes especialidades médicas, no período de 24 horas. No entanto, ao ser inaugurado em 2017, o espaço foi transformado em policlínica, para receber pacientes em horário comercial. Desde então, a unidade vem enfrentando uma série de problemas, principalmente quanto à falta de médicos especialistas, como neurologista pediatra, psiquiatra infantil e endocrinologista pediatra.

“As obras são garantidas para proporcionar à população atendimento especializado, mas o que vemos, muitas vezes, são problemas de gestão, como no caso do PAI, em que a prefeitura não contrata profissionais. Com isso, a unidade perde a sua referência, a função”, diz Marçal Filho.

O deputado diz que o DNA do seu mandato estará sempre nas estruturas do Hospital Regional, assim como está no Hospital Universitário e tantos outros projetos que beneficiam a população. Como deputado estadual ele é o parlamentar que mais tem destinado recursos para as áreas da saúde e educação em Dourados.

Com um mandato municipalista, Marçal também tem destinado emenda parlamentar para cidades da região sul do Estado.  “Os recursos são para atender entidades e prefeituras em projetos e ações com serviços à comunidade, seja nas áreas da saúde, educação, esporte e assistência social”, finaliza o deputado.

Fonte: Assessoria

Show de Bruno & Marrone abre Semana do Peão em Dourados no dia 30 de setembro

A abertura oficial da 38ª Festa do Peão de Boiadeiro de Dourados terá show de Bruno&Marrone, no dia 30 de setembro no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho. A programação prevê ainda rodeio em touros e cavalos de 06 a 09 de outubro.

As pré-vendas para mesas e camarotes do show começam no próximo 30 de junho, através dos telefones (67) 9 9225-0031 (Zero 67 Produções) e (67) 9 9938-2805 (Opa Marketing Digital/Valéria). A partir do dia 5 de julho a compra estará disponível também pelo site BaladAPP.

Troca de convites da Expoagro

Quem já comprou os convites para o show de Bruno&Marrone, que se apresentaria na 56ª Expoagro, poderá realizar a troca entre os dias 4 a 18 de julho, na Central de Atendimento do Shopping Avenida Center.

A 38ª Festa do Peão Boiadeiro de Dourados é promovida pelo Sindicato Rural de Dourados com produção de Daniel Freitas e Agência Zero 67 e organização da Opa Marketing Digital.

Programação

A programação vai de 30 de setembro a 09 de outubro. Na abertura haverá show de Bruno&Marrone. De 06 a 09 de outubro acontecem as provas de laço comprido, team hopping, prova de três tambores, Ranch Shorting e hipismo, a partir das 8h e o rodeio a partir das 19h.

O evento tem objetivo de resgatar a elegância do esporte e cultura sertaneja, que possui larga história de sucesso, obtido em todas as edições anteriores, e ainda, fomentar a economia local.

Voltado para todas as idades, a atração terá locutores nacionalmente reconhecidos como o Piracicabano, Sidney Correa, Fagner Rangel, além do comentarista Esnar Ribeiro.

Rodeio Legal

O evento segue todas as normas reguladoras da Confederação Nacional de Rodeio (CNAR) e da Federação de Rodeio de Mato Grosso do Sul (FRMS). O evento também é credenciado na Confederação Nacional do Rodeio, Federação de Rodeio do Estado de Mato Grosso do Sul, Seleção Brasileira do Cutiano e Liga Nacional de Rodeio.

As companhias de rodeios que integram o evento são: Tropa WR, Companhia de Rodeio Paulo Emilio, Companhia WF, Companhia de Rodeio Marca 90 e Companhia de Rodeio Célio França.

Fonte: Assessoria

Festa Junina de Dourados terá shows com Almir Sater e Henrique e Diego

A 43° Festa Junina de Dourados está chegando e terá grandes atrações este ano. A organização do evento já confirmou a apresentação da dupla Henrique e Diego, que se apresentará no primeiro dia da festa, quinta-feira, 30 de junho. Na sexta, 1 de julho será a vez do cantor e compositor, Almir Sater.

Outra novidade é que a festa será em um novo local. A Prefeitura de Dourados junto com a SEMC (Secretaria Municipal de Cultura) realizará o evento no estacionamento do Centro de Convenções, localizado na avenida Guaicurus, 2030 – Novo Parque Alvorada.

O retorno da festa junina da Prefeitura de Dourados é bastante aguardado por causa do período de pandemia, em que o evento não foi realizado. Este ano, os shows principais serão patrocinados pela Fundação de Cultura do Estado. A programação conta ainda com shows de artistas locais, barracas de comidas típicas, concurso de quadrilhas e apresentações culturais.

Para o secretário municipal de Cultura, Francisco Chamorro (Kinho), a expectativa é ter um recorde de público, superando a média dos últimos anos, de 9 mil pessoas. “Vamos promover um evento cultural que já é tradicional na cidade respeitando as orientações de biossegurança para a equipe e o público presente. Isso traz esperança e nos mostra que estamos no caminho certo para a retomada das atividades culturais no município”, disse Kinho.

Já o prefeito Alan Guedes afirma que a festa junina é tradição em Dourados e que as pessoas estão com saudades de se divertir depois de dois anos de pandemia. “Graças ao nosso time e aos parceiros, entre eles o governo do estado, estamos preparando uma grande festa para ficar marcada na história da nossa cidade”, disse o prefeito.

Fonte: Assecom

Lei de Marçal ajuda no diagnóstico precoce do câncer ocular

Mato Grosso do Sul passa a ter a Semana de Informação, Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma (câncer ocular). É o que prevê a Lei 5.907, de autoria do deputado Marçal Filho (PP), publicada na edição do Diário Oficial desta quarta-feira (22).

A campanha deve ser realizada, anualmente, na semana em que se inserir 18 de setembro, data em que acontece o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma., instituído pela Lei Federal 12.637, de 14 de maio de 2012.

A lei determina que a Semana Estadual seja incluída no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul. A nova norma pretende incentivar campanhas informativas para ampliar o conhecimento da população acerca do diagnóstico precoce e do tratamento do retinoblastoma e demais enfermidades oculares, especialmente, as detectáveis na primeira infância.

A ideia é divulgar os principais sintomas do retinoblastoma, que são: reflexo branco na pupila (leucocoria), sensibilidade à luz (fotofobia), dificuldade visual, estrabismo, proptose ocular, dor no olho e globo ocular maior que o normal.

A lei visa ainda aperfeiçoar as políticas públicas estaduais sobre o tema e fomentar a pesquisa, a ciência e a inovação, no âmbito da saúde, com vistas a identificar e desenvolver novos tratamentos, bem como melhorar aqueles já existentes.

Durante a Semana Estadual poderão ser desenvolvidos procedimentos informativos, educativos, palestras, audiências públicas, seminários, conferências e a produção de material explicativo, digital e/ou impresso.

Fonte: Assessoria

Márcio Pudim solicita limpeza e sinalização em trecho da Rua Josué Garcia Pires

Durante a 20ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados, dentre os requerimentos e indicações que o vereador Márcio Pudim (PSDB) protocolou na Casa de Leis, destaca-se indicação ao prefeito Alan Guedes (PP), por meio da qual solicita a limpeza, sinalização e possibilidade de colocação de Guard Rail da Rua Josué Garcia Pires, antiga W 11, no trecho entre a Rua 20 de Dezembro, no Jardim Água Boa, e a Rua Z Três, no Parque Dos Coqueiros.

Pudim justifica que a via, que liga duas regiões importantes da cidade, é bastante movimentada, além de ser o trajeto de muitos pais e alunos que estudam na Escola Municipal Neil Fioravanti (CAIC) e que também frequentam o CEIM Kátia Marques.

Menciona também que na escola CAIC, que funciona nos períodos matutino e vespertino, são cerca de 1.250 alunos matriculados e no CEIM Kátia Marques mais 280 crianças matriculadas, ou seja, são mais de 1.500 crianças, adolescentes e pais que, diariamente, transitam pelo local. “É comum ao passarmos pelo local nos períodos de entrada e saída de alunos, verificarmos que na Rua Josué Garcia Pires, principalmente, alunos e pais transitam, por um motivo ou outro, sobre a pista de rolamento, o que potencializa e muito riscos de acidentes”, explica o vereador.

Galhadas na calçada lateral prejudica pedestres na rua Josué Garcia Pires (Foto: Assessoria)

Márcio Pudim ´menciona ainda que existe nesse trecho da Rua Josué Garcia Pires uma calçada nos dois lados da via, “porém as condições de trafegabilidade não são as mais adequadas, pois a calçada está tomada pelo mato, além da falta de sinalização e, quando chove, existe um acúmulo de água sobre via, além da inexistência de Guard Rail, o que poderia funcionar como um corredor seguro para alunos, pais e demais pedestres”.

“Não só tenho presenciado, como também tenho recebido cobranças de dezenas de usuários que trafegam pela via, pedestres, moradores do Jardim Água Boa, Jardim Dos Coqueiros e do Canaã III, além de funcionários da escola CAIC e do CEIM Kátia Marques, que inclusive já presenciaram acidentes no local e cobram a adoção das medidas acima que, de forma simples, certamente, proporcionará mais segurança a todos os grupos que transitam pelo local”, argumenta Márcio Pudim, sustentando que “temos recebido pedidos de ajuda de muitos setores e grupos, e este é apenas mais um pedido de intervenção que nos foi feito e que, à princípio, uma vez sendo atendido pelo executivo municipal, certamente, proporcionará segurança viária e de locomoção a todos os munícipes”.

Fonte: Assessoria

 

UFGD apresenta ‘Viúva, Porém Honesta’ com entrada gratuita até sábado

A XI Turma do Curso de Artes Cênicas da UFGD apresenta a comédia “Viúva, Porém Honesta” de Nelson Rodrigues no Núcleo de Artes Cênicas com início hoje (22) até sábado (25 ).

O espetáculo, que é resultado de um ano de pesquisa nas disciplinas de Encenação I e II do curso, é gratuito e aberto para todo comunidade douradense.

O Curso de Artes Cênicas da UFGD – Bacharelado e Licenciatura foi criado no ano de 2009 e propõe a formação de artistas, artes educadores e pesquisadores na área. Desde sua criação, o curso além de formar bacharéis e licenciados das Artes Cênicas, todos os anos oferece a cidade de Dourados espetáculos teatrais gratuitos e abertos ao público. Estes espetáculos, em geral, são frutos das disciplinas do curso, de projetos de pesquisas de professores e alunos, de projetos de extensão e trabalhos de conclusão de curso.

Este ano a XI Turma irá apresentar o espetáculo escrito por Nelson Rodrigues “Viúva, Porém Honesta” uma calamidade em 25 atos e 32 apoteoses. O espetáculo nasceu nas disciplinas de Encenação I e II que preveem a elaboração e criação de uma montagem teatral coletiva com base em algum texto dramático.

A hisória gira em torno da família Albuquerque Guimarães e sua mania por especialistas. JB de Albuquerque Guimarães é o diretor do jornal A Marreta, e apesar de nomear ministro pelo telefone, não consegue lidar com a viúves de sua única filha Ivonete, que depois da morte do marido resolve virar uma mulher “honesta” e manter-se fiel a memória do morto. Preocupado, o pai da jovem convoca conceituados especialistas para solucionar o problema da filha.

O texto, apesar de ter sido escrito em 1957 permanece atual e retrata, de forma cômica, a hipocrisia da sociedade ao discutir questões como a família, a imprensa, a política, a arte e as falsas moralidades por traz destas instituições. Nelson Rodrigues classifica seu texto de uma farsa irresponsável e nos apresenta personagens tão corruptos quanto carismáticos que continuamente fingem ser o que não são. A partir de situações absurdas que nos fazer rir, a peça exibe e critica as fraquezas do ser humano e sua tendência para corromper ou se deixar corromper.

SINOPSE

A peça traz a história da jovem Ivonete, filha do Dr. JB de Albuquerque Guimarães, diretor de um dos jornais mais influentes do país: A Marreta. Ivonete, ao ficar viúva de Dorothy Dalton, o crítico de teatro do jornal do seu pai, recusa-se a sentar e fecha-se em um terrível luto em memória de seu falecido marido.

Preocupado com o estado da filha, o pai convoca uma comissão de “especialistas” em sexo (todos charlatões) a fim de resolver o caso: Dr. Lupicínio (o psicanalista); Madame Cricri (a ex-cocote); Dr. Sanatório (o otorrino). Somando-se, inesperadamente, a essas três personalidades, surge o Diabo da Fonseca que vindo das profundezas do inferno irá seduzir, perverter e criticar uma sociedade e suas hipocrisias no âmbito familiar, do trabalho, da arte, do amor e do sexo.

Ficha Técnica:

Direção: Flávia Janiaski

Elenco:

Dr. JB – Kaio Ramos e Mykael Poloni

Pardal – Geovanna Souza e Pietro Bonfim

Dr. Sanatório – Guilherme Ranzi

Dr. Lupicínio – Gabriel Silva

Dr. Lambreta – Nega Carolina

Dorothy Dalton – Thi Oliveira e Mykael Poloni

Diabo da Fonseca – Natalie Melody e Nórton Marchewicz

Ivonete – Larissa Hayashida e Viviane Rassa

Madame CriCri – Laís Romão e Thi Oliveira

Tia Assembléia – Nicole Paiva

Tia Solteirona – Amanda Moreira

Padre – Pietro Bonfim e Natalie Melody

Enfermeiros – Geovanna Souza, Kaio Ramos e Nórton Marchewicz

Produção: Caroline Alves

Preparação Corporal e colaboração de cena: Ariane Guerra e Gina Tocchetto

Trilha Sonora: Natalie Melody

Cenografia: Gil Esper e Rodrigo Bento

Iluminação: Gil Esper e Rodrigo Bento

Figurino: Guilherme Ranzi, Thi Oliveira e Viviane Rassa.

Design Gráfico: Bruno Augusto

Maquiagem: Kaori Honda e Loren Lopes

Confecção de adereços: Luci Ana

FONTE:  Assessoria

Liandra comemora benefícios aos caminhoneiros durante visita do ministro Ronaldo Bento

A vereadora Liandra (PTB) acompanhou na manhã de segunda-feira (20), a visita do ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, em Dourados, onde entregou diversos benefícios do Governo Federal, aos caminhoneiros autônomos e cooperados da região.

A solenidade ocorreu na Douracoop (Cooperativa de Transportes), localizada na BR-163, saída para Campo Grande, que foi uma das três cooperativas do Mato Grosso do Sul, beneficiadas com os incentivos do ‘Programa Roda Bem Caminhoneiro’, que oferece toda logística e apoio necessário para que as cooperativas comecem seus trabalhos e consigam se beneficiar pelas demais redes instaladas no país.

De acordo com o ministro Ronaldo Bento, o programa do Governo Federal visa fomentar o cooperativismo fazendo que o trabalhador autônomo ganhe também escala por conta das associações. “Como é uma rede de cooperativas, todas se interligam e com isso, o caminhoneiro que sai daqui do MS para levar um frete no Paraná, por exemplo, ele pode se beneficiar destas redes ao longo do caminho”, ressaltou.

Em Dourados foi disponibilizado à cooperativa local, um ‘escritório container’, composto com ar-condicionado, notebook e smartphone e também um reservatório de óleo diesel com bomba de abastecimento e, ainda, 15 mil litros de combustível, disponível com valor reduzido aos 50 caminhoneiros cooperados.

Para o presidente da Douracoop, Luciano Alberto da Silva, além da estrutura física disponibilizada pelo Programa Roda Bem Caminhoneiro, o principal benefício é o incentivo fiscal oferecido as cooperativas visando a compra coletiva de insumos e do óleo diesel mais barato. “O preço combustível é o nosso maior vilão, e, através destes incentivos as cooperativas teremos um impacto grande na rentabilidade anual do caminhoneiro”, frisou.

Já a vereadora Liandra considera os benefícios importantes para o suporte aos 50 cooperados do município que terão acesso ao óleo diesel mais em conta. “Somente na Douracoop são aproximadamente 35 caminhões cadastrados, que englobam além de Dourados, também Fátima do Sul, Deodápolis e Douradina”, enfatiza.

Também participaram do evento, a ministra da Agricultura Tereza Cristina, prefeito Alan Guedes (PP), presidente da Câmara Municipal, Laudir Munaretto (MDB), deputado estadual Neno Razuk (PL) e outras lideranças políticas.

Fonte: Assessoria