sábado, 27 de abril de 2024

Liandra comemora proposta de vaga de dentista para UTI do Hospital da Vida

Cargo pretende atender lei da vereadora Liandra da Saúde que prevê obrigatoriedade de assistência odontológica em UTIs

Compartilhar

Vereadora Liandra destaca proposta de criação do cargo pela Funsaud (Foto: Francielle Grott/CMD)

Em reunião na Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud), o Conselho Curador e Administração da Fundação apontou a necessidade da criação de um cargo de odontologista, com carga horária de 30 horas semanais e salário de R$ 5.674,09 para atender os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Vida. A vereadora Liandra da Saúde (PTB) comemora a proposta.

Segundo a ata da reunião, ocorrida na quinta-feira (17) e publicada no dia seguinte no Diário Oficial, a proposta foi apresentada pela diretora administrativa da Funsaud, Daniely Heloise Toledo, em consonância com a Lei Municipal 4.666/21, de autoria de Liandra, que prevê a criação do programa para prestação de assistência odontológica a pacientes internados em unidades hospitalares públicas e particulares. Na prática, a lei municipal exige a presença de um cirurgião dentista habilitado em odontologia hospitalar como parte do corpo clínico das unidades de saúde, em atendimento exclusivo aos pacientes internados em UTIs.

Para a vereadora Liandra, é alto o índice de pacientes que desenvolvem problemas de saúde bucal durante o período de internação em leitos de UTI. De acordo com a parlamentar, com falta de higienização bucal adequada, alguns casos poder evoluir para severas pneumonias. “A afirmativa de que a saúde começa pela boca não é somente um jargão, porque ela se conecta com órgãos vitais de um paciente. Durante o período que estive na Saúde, presenciei diversos agravamentos de quadro clinico por os pacientes entubados não terem tido higiene bucal pela saúde pública”.

Fonte: Assessoria

Últimas notícias