quinta-feira, 28 de março de 2024

Metade das vagas do Vestibular 2022 da UFGD são para estudantes de escola pública

Compartilhar

Fachada da Reitoria - Unidade 1

Quem cursou o Ensino Médio integralmente em escola pública pode concorrer às vagas  reservadas (cotas) no Vestibular 2022 da  UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), que está com inscrições abertas até 14 de janeiro. Em todos os 33 cursos de graduação ofertados, metade das vagas são destinadas para esse grupo, de forma a cumprir o direito conquistado há nove anos pela Lei n.º 12.711/2012. заявка на ипотеку во все банки

Ao escolher o sistema de ingresso por reserva de vagas, o candidato também deverá escolher a faixa de renda per capita em que se enquadra e, em seguida, declarar a sua  opção para o item cor/raça, além da possibilidade de informar, se for o caso, se é pessoa com deficiência.

Dessa forma, a distribuição das vagas entre os estudantes que vieram de escola pública buscará garantir acesso para quem tem renda menor que um salário mínimo e meio por pessoa da família (outra parte das vagas será para quem tem renda maior) e também respeitará a proporção do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de que a soma de indígenas e negros (pretos/pardos) da população de Mato Grosso do Sul, é de 51,95%, e de pessoa com deficiência que é de 21,48%.

De modo que, das 27 vagas para o curso de Direito, por exemplo, 11 são para ampla concorrência e 16 para estudantes oriundos de escolas públicas, sendo que dessas 16 vagas, oito são para negros e indígenas e quatro são para vestibulandos com deficiência (duas para negros e indígenas), de acordo com o quadro de distribuição de vagas no edital de abertura do Vestibular 2022.

 COMPROVAÇÃO NA HORA DA MATRÍCULA

Para evitar fraudes na política de cotas, na hora da matrícula (maio de 2022), quem for convocado para ocupar as vagas para negros pelo sistema de reserva de vagas, terá sua autodeclaração confirmada pela Comissão Geral de Heteroidentificação da UFGD. Esse  procedimento levará em conta características fenotípicas do candidato (como a cor de sua pele e demais traços comuns a pessoas pretas e pardas) não sendo analisadas  características genotípicas (descendência) ou informações de documentos (como certidão de nascimento). Fenótipo são as características observáveis em um indivíduo como cor da pele, aspecto do cabelo, nariz e boca. Essa verificação poderá ser feita presencial ou remotamente, segundo o que for determinado na chamada para matrícula.

Já os indígenas aprovados no vestibular deverão apresentar o RANI (Registro Administrativo de Nascimento de Indígena) ou a declaração da liderança indígena atestando o seu pertencimento ao povo e/ou comunidade indígena.

Os candidatos convocados para ocupar as vagas de pessoa com deficiência pelo sistema  de reserva de vagas terão sua documentação verificada por comissão específica, que fará  a análise dos documentos comprobatórios da condição do candidato, seguindo toda a legislação citada no edital do vestibular.

Quanto à renda, somente quem se inscrever como membro de família com renda per capita menor que um salário mínimo e meio precisará apresentar documentos que confirmem sua situação econômica e como os comprovantes variam muito de acordo com as profissões dos membros da família, a lista está em outro edital, publicado na página do vestibular e intitulado: Edital de Divulgação PROGRAD n.º 98, de 27 de  outubro de 2021.

 VESTIBULAR 2022

São 962 vagas para os 33 cursos do Vestibular 2022, destes, 32 são presenciais e um é na modalidade a distância: o Letras-Libras – Bacharelado, curso com habilitação em Tradutor/Intérprete em Libras. Todos os cursos são gratuitos, ou seja, não é necessário o pagamento de nenhuma mensalidade. Para entrar na UFGD, a única cobrança feita é a taxa de inscrição no vestibular, no valor de R$ 100 e pode ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU-COBRANÇA), em qualquer agência bancária, durante o expediente do banco.

As provas de redação e objetiva (60 questões) acontecerão em 20 de março de 2022, no período vespertino, das 13h às 18h30, nas cidades de Dourados e Campo Grande (PSV 2022).

Para maior segurança do candidato, as informações sobre o PSV-2022/UFGD deverão ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção pelo e-mail: vestibular@ufgd.edu.br ou pelo whatsapp (67) 99332-4046.

Página do Vestibular 2022: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/processo-seletivo-vestibular-psv/psv-2022

Área do Candidato para Inscrição: https://selecao.ufgd.edu.br/

Como funciona a Comissão de Heteroidentificação: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/LICENCIATURA-EM-EDUCACAO-DO-CAMPO-PSLEDUC/PSLEDUC%20-%202021/Infogr%C3%A1fico%20-%20Informa%C3%A7%C3%B5es%20cotas%20para%20negros%20DEFINITIVO.pdf 

Fonte: Assessoria
 

Últimas notícias