quarta-feira, 24 de abril de 2024

Neno cria campanha para incentivar doação de IR para a AMA-CG, AAGD e Associação Juliano Varela

Compartilhar

Deputado estadual Neno Razuk (Foto: Divulgação)

Para incentivar a doação de parte do imposto de renda para entidades que atendem as crianças e adolescentes com espectro autista em Mato Grosso do Sul o deputado estadual Neno Razuk (PL) lançou o projeto “Colabora com Amor MAS” que vai estimular os contribuintes a fazerem a doação por meio do IR conforme preconiza a legislação que permite a doação da receita de 3% a 6% aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente direcionando para a AMA-CG (Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campo Grande), AAGD (Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados) e também a Juliana Varela, que atende pessoas com espectro autista, microcefalia e outras deficiências intelectuais.

“Muitos contribuintes não sabem, mas é possível fazer essa doação por meio do programa do IR 2022 e o imposto devido é calculado pelo próprio programa da Receita Federal com base nos rendimentos tributáveis e nas deduções informadas na declaração. Nesse caso, quando for preencher a declaração do imposto de renda pessoa física o contribuinte que optar pela tributação por deduções legais, consegue destinar até 3% do imposto devido para os fundos da criança e do adolescente e até mais 3% para os fundos do idoso. Além disso, também podem destinar tanto quem tem saldo de imposto a pagar quanto quem tem saldo de imposto a restituir, e muitas pessoas não sabem disso, por isso nossa campanha para desmistificar o IR e as doações”, explicou Neno sobre a campanha que foi idealizada inclusive para mostrar a importância das entidades. O parlamentar lembra que tudo que for arrecadado não passa por intermediários.

Sobre as entidades

AMA – Associação De Pais E Amigos Do Autista foi fundada em 26 de abril de 1990, quando um grupo de acadêmicos do curso de Psicologia da FUCMT, juntamente com pais de crianças autistas e profissionais fundou a Associação de Pais e Amigos do Autista de Campo Grande/MS – AMA. São 30 anos de história de lutas e conquistas. Por se tratar de uma organização não governamental e sem fins lucrativos, oferece gratuitamente assistência à crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), cujo objetivo é proporcionar atendimento terapêutico e educacional especializado, em conformidade com as necessidades da pessoa com TEA, viabilizando sua integração na sociedade.

AAGD – Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados, foi fundada em 24 de junho de 2010, por um grupo de mães, pais e familiares que se viram na situação de um diagnóstico de autismo para seus filhos, sem encontrarem respaldo de terapias especializadas ou amparo social e legal na cidade de Dourados-MS. É uma organização constituída sob forma de associação, de pessoa jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, desenvolvendo suas ações em sede própria, visando promover o apoio psicossocial, o bem-estar e melhoria da qualidade de vida das pessoas com autismo e suas famílias. Para isso oferece atendimento em psicoterapia individual ao público alvo mediado por psicólogos na área comportamental, atendimentos às famílias com a equipe técnica (assistente social e psicóloga), bem como os projetos complementares, sendo eles: Equoterapia, Ginástica, Musicalização e Apoio pedagógico.

ASSOCIAÇÃO JULIANO VARELA – trabalha com o desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down, foi fundada em 28 de janeiro de 1994, com o objetivo de promover programas para o pleno desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down. Hoje, após 27 anos de experiência no cuidado de pessoas especiais, atendemos usuários com espectro autista, microcefalia e outras deficiências intelectuais.

Fonte: Assessoria

Últimas notícias