sábado, 27 de abril de 2024

Oficina regional do Programa de Equidade no SUS chega a Campo Grande nesta quarta

Objetivo é abrir diálogo com gestores e trabalhadores da saúde nas cinco regiões do Brasil

Compartilhar

Divulgação

Campo Grande recebe, nesta quarta (30) e quinta-feira (31), a oficina regional do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras no SUS. A capital sul-mato-grossense é a segunda a receber a oficina, que teve a sua primeira edição realizada em São Paulo. O evento tem o objetivo de prospectar as prioridades – com gestores, trabalhadores, universidades e movimentos sociais –, para o desenvolvimento de ações estratégicas e políticas públicas relacionadas à equidade nos estados e municípios.

Além de mapear as necessidades e prioridades regionais, as oficinas buscam constituir e fortalecer redes multiplicadoras de promoção de equidade vinculadas ao trabalho no SUS e discutir conjuntamente conceitos, ações, fluxos, discussões e identificação de estruturas de gestão e ações de comunicação e educação voltadas para a equidade na rede pública de saúde. As próximas cidades a receberem o projeto são Salvador (BA), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS).

A iniciativa do Ministério da Saúde é coordenada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A realização das oficinas também possibilitará a implementação, o monitoramento e a avaliação das ações estratégicas do Programa Nacional de Equidade. As informações levantadas subsidiarão o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas sobre a temática.

Lançado em março de 2023 pelo Governo Federal, o Programa Nacional de Equidade prevê o lançamento de chamadas públicas para seleção e execução de projetos; a criação de ofertas educacionais sobre o tema; formação de gestores e trabalhadores sobre equidade de gênero no âmbito do trabalho no SUS; disponibilização de aplicativo para 100% dos municípios brasileiros; e mostra nacional de experiências de enfrentamento das iniquidades na rede pública de saúde.

Fonte: Portal Gov.br

Últimas notícias