quinta-feira, 28 de março de 2024

Período crítico de doações deixa os estoques do Hemosul em situação de alerta

Compartilhar

Todas as tipagens sanguíneas são bem-vindas (Foto: Edemir Rodrigues)

Hemosul alerta sobre o baixo estoque de sangue e convoca a população para praticarem o ato de doar. Fatores como frio, índices baixos da umidade relativa do ar e a pandemia são considerados como os principais causadores da diminuição nas doações. A queda pode chegar até 70%.

Outro fator que afasta as pessoas da consição de doadores, a vacinas contra o coronavírus também desabilitam, temporariamente, os doadores de sangue. “Nós sentimos essa queda nas doações todos os anos nesses meses de temperaturas mais baixas. Com a pandemia ficou ainda mais crítico, pedimos o apoio de toda a população do estado para que procurem os bancos de coleta e faça sua doação. A cada bolsa doada podemos salvar até quatro vidas e precisamos da ajuda de vocês para continuarmos ajudando aqueles que precisam” apela a Coordenadora Geral da Rede Hemosul Marli Vavas.

Todas as tipagens sanguíneas são bem-vindas, principalmente:  O+ que está apenas com 39% do estoque estratégico; O – com apenas 29% ; B + com 30% do estoque.

Critérios para doação de sangue:

– Comparecer ao Hemosul, munido de documento oficial com foto

– Estar em boas condições de saúde, não estar gripado, doenças respiratórias ou com infecções

– Estar descansado, bem alimentado e hidratado

– Ter entre 16 e 69 anos (menores entre 16 e 17 anos podem doar com acompanhamento e autorização do responsável legal)

– Pesar no mínimo 55 quilos

– Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.

– Vacinas contra covid-19:

Coronavac – esperar 48h para doar
Pssenfizer, Astrazeneca e Jan – esperar 7 dias para doar

 

Fonte: Portal do MS

 

Últimas notícias