terça-feira, 16 de abril de 2024

Prefeitura de Dourados convoca público alvo para vacinação contra Influenza

Cerca de 19 mil doses foram aplicadas, que representa apenas 18% da meta estabelecida

Compartilhar

Vacinação drive thru na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), zona norte do Rio. A cidade do Rio de Janeiro retoma hoje (25) sua campanha de aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em idosos da população em geral. Hoje serão vacinados os idosos com 82 anos.

A Prefeitura de Dourados já aplicou mais de 19 mil doses do imunizante contra a Influenza, porém, esse montante representa apenas 18% da população do público alvo municipal contemplado pelo PNI (Programa Nacional de Imunização). A expectativa é vacinar até o fim da campanha cerca de 104.486 pessoas. A imunização teve início no dia 10 de abril e a procura está abaixo do esperado pelo município.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunização, Maura Barroso, um número maior de vacinados era esperado. “A procura nos postos tem estado abaixo do esperado e com a pandemia, a imunização contra a Influenza é ainda mais importante, já que a vacina deixa o sistema imunológico 80% protegido contra cepas do vírus influenza”, aponta.

Isso porque a vacina da gripe evita que o vírus influenza sobrecarregue o sistema respiratório, o que reduz o risco de contágio por coronavírus. O secretário municipal interino de Saúde, Edvan Marcelo Marques, aponta ainda que a vacinação é de extrema importância no momento devido a pandemia e caso seja contemplada a pessoa deve tomar os dois imunizantes.

“A população precisa buscar o posto mais próximo de sua casa que realize a vacinação. Muitos dos que estão sendo contemplados pela Influenza, também são contemplados pela vacina contra a Covid, mas nestes casos é importante cumprir o intervalo de 14 dias entre as doses”, destaca.

Nas três fases da campanha, a meta é aplicar 104.486 doses. A primeira fase, que teve como alvo as crianças (6 meses até menores de 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Quem está no grupo e não se vacinou, ainda pode procurar uma unidade de saúde para tomar a vacina.

Os grupos prioritários são definidos pelo Ministério da Saúde com base na vulnerabilidade de cada um. A próxima fase, que acontece entre 9 de junho e 9 de julho, abrangerá integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

Onde encontrar a vacinação contra Influenza

As unidades de saúde urbanas, que estão vacinando contra influenza, são: Novo Horizonte, Seleta, Cuiabazinho, Vila Hilda, Campo Dourado, Carisma, Piratininga, Chácara dos Caiuás, Maracanã, Cabeceira Alegre, Parque das Nações II, Jockei Clube, Guaicurús e no Bem Te Vi.

Últimas notícias