terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Reforma da Previdência e terceirização são temas de debate em Dourados

Diálogo com entidades alerta sobre o perigo da terceirização e reformas do governo Temer.

Compartilhar

Assessoria/simted

 

Profissionais da Educação paralisaram as atividades nas unidades de ensino da cidade (Foto - Divulgação)

O SIMTED se reuniu a diversos sindicatos e movimentos sociais de Dourados em mais uma mobilização contra a terceirização e as reformas do governo considerado ilegítimo de Michel Temer, na sexta-feira(31).

 

Profissionais da Educação paralisaram as atividades nas unidades de ensino da cidade para participar de mais um luta contra a retirada de direitos. Estudantes também se uniram aos trabalhadores em passeata e panfletagem no bairro Jardim Água Boa. Moradores, comerciantes e funcionários do comércio demonstraram apoio ao movimento.

 

Sindicatos de diversas categorias e movimentos sociais – professores e alunos da UEMS, UFGD e IFMS, trabalhadores sem-terra, bancários e servidores públicos –dialogaram com a população, alertando sobre as consequências negativas dos projetos que retiram direitos sociais e trabalhistas.

 

Lideranças denunciaram que a Terceirização é a precarização do trabalho e desmonte do serviço público. Já a Reforma da Previdência quer evitar que o/a trabalhador/a se aposente e tenha acesso aos benefícios. Outro projeto que deve tramitar em breve no Congresso é o da Reforma Trabalhista, que retira mais direitos do/a trabalhador/a, como 13º salário, férias entre outros benefícios. O projeto possibilita que o empregador imponha regras na relação e contrato de trabalho ao empregado, retirando a segurança jurídica do/a trabalhador/a.

 

Mais ações

 

Também pela manhã, representantes do SIMTED estiveram participando de uma palestra sobre os 10 anos do PREVID (Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Dourados) e buscando entender os prováveis efeitos na seguridade dos servidores de Dourados caso a reforma da previdência seja aprovada.

 

Escolas e Ceims de Dourados não funcionaram nesta sexta-feira. Estudantes e profissionais da Educação estiveram mobilizados durante a manifestação.

 

Agências bancárias só abriram as portas ao meio dia, em apoio às manifestações.

 

Em Mundo Novo, trabalhadores/as de MS se uniram às entidades sociais do Paraná para um grande ato conjunto na fronteira. Um ônibus com educadores do SIMTED foi para o Sul do Estado participar da manifestação.

 

Em outros municípios do Mato Grosso do Sul também houve bloqueios de rodovias, em conjunto com trabalhadores/as do Paraná contra os retrocessos do Governo Temer.

 

Últimas notícias