sábado, 27 de abril de 2024

Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência: Quem vai falar com os meninos?, por Mariana Rocha

Compartilhar

Mariana Rocha (*)

Desde 2019,em razão da Lei nº 13.798 é promovida a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, tendo como marco inicial o dia 1 de fevereiro. A lei instituída pelo Governo Federal ainda é recente, mas o assunto é um velho conhecido da nossa sociedade, para a margem da gravidez na adolescencia, consideramos as gestações entre 10 a 20 anos.

Dados do DataSUS/Sinasc apontam que a cada dia ocorrem cerca de 1.150 nascimentos de filhos de adolescentes. O que chama atenção nesse movimento de promoção de políticas públicas é que a figura paterna é ausente e desabonada de responsabilidade. Perceba que em uma pesquisa rapida na internet, as imagens que aparecem na tela, como resultado, são em sua esmagadora maioria, meninas grávidas. A figura paterna não está la.

Imagine que, de um modo geral, uma jovem pode ter uma gestação a cada 9 meses, no entanto, um homem jovem pode fecundar inúmeras mulheres em uma mesma semana, cabe ressaltar que processo de produção de espermatozoides, chamado de espermatogênese, inicia na puberdade, por volta dos 12, 13 anos, e segue por toda a vida, diminuindo na velhice. Estudos realizados por pesquisadores dos Estados Unidos apontam que, entre os 20 e 30 anos, a produção de espermatozoide alcança seu pico.

Esse fluxo cultural que simplesmente afasta a responsabilidade de homens, inclusive adolescentes, de uma postura correta diante da paternidade sobrecarrega e distorce os niveis de responsabilidade que cada indivíduo tem sobre suas ações.

Não é difícil ver materiais de campanhas preventivas, no que tange a gravidez na adolescência, povoados com fotos de meninas, são raros os materiais que direcionam a atenção e a prevenção aos homens.

Quem vai falar com os meninos ? Quem vai desenvolver políticas focadas na responsabilidade sexual masculina? Como isso vai ser feito? Algumas perguntas como estas devem ser feitas exaustivamente em nossa sociedade e o tempo de resposta vai dizer muito sobre o quão comprometidos com uma sociedade equânime, nós estamos. A semana Nacional de Prevenção a Gravidez na adolescência chegou e é o momento correto de começarmos a discutir e aplicar estratégias de abordagem de homens jovens ao nosso redor.

(*) Gestora pública da Rede de Coordenadorias do município de Dourados, membro do IYD BRASIL ( https://www.diadajuventude.com.br/ ) e conselheira no Conselho Municipal de Juventude de Dourados – MS.