quinta-feira, 28 de março de 2024

SES registra mais 947 infecções por Covid em Mato Grosso do Sul

Compartilhar

O aumento no número de casos da doença são atribuídos as confraternizações de final de ano (Foto: Saul Schramm/ arquivo)

Boletim epidemiológico apresentado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde ) nesta sexta-feira (07) traz a confirmação de 947 novas infecções por Covid em Mato Grosso do Sul. A média móvel indica 315,4 confirmações diárias na última semana.

Só nos seis primeiros dias de janeiro, já foram 2.208 novos casos confirmados, conforme dados apresentados no boletim. O número já é maior que todo o mês de dezembro, que encerrou com 1.603.

Os cinco municípios com maior numero de novos casos confirmados são Campo Grande (323), Dourados (149), Três Lagoas (55), Corumbá (32) e Nova Andradina (32).

“Estamos olhando o aumento desses casos através não só dos testes RT-PCR mas também dos testes rápidos. No dia 3 nós tínhamos 138 casos, no dia 5 tínhamos 25 casos novos, no dia 6 tínhamos 821 casos novos. É claro que aumentou a testagem, as pessoas que voltaram das férias, e aumentou a disseminação da doença. Ou seja, em quatro dias nós pulamos de 138 para 947”, pontuou a secretária adjunta da SES, Christinne Maymone.

O aumento no número de casos da doença são atribuídos as confraternizações de final de ano. “Nós temos uma variante que é muito mais transmissível e muito mais contagiosa. Com as confraternizações e festas de final de ano, e com as quedas de casos que vinham acontecendo as pessoas relaxaram as medidas que são essenciais. Precisamos usar a máscara, nos vacinar e mais que tudo, evitar nos colocar em risco. O momento agora é de prevenção”.

A SES também confirmou mais 3 óbitos, que elevam o total de vítimas da doença no Estado para 9.740. Dos óbitos registrados nesta sexta-feira, dois ocorreram no mês de janeiro, sendo um no dia 5 em Campo Grande e outro no dia 6 em Dourados. A outra morte é do dia 30 de dezembro de uma paciente do município de Aral Moreira.

De 2.738 casos ativos no Estado atualmente, 60 são pacientes internados em leitos clínicos (44) e de UTI (16), e os demais 2.678 em isolamento domiciliar.

A taxa global de ocupação de leitos UTI SUS está abaixo de 65% em todas as macrorregiões, sendo  a maioria pacientes não Covid conforme boletim. A ocupação por casos confirmados de Covid na macrorregião de Campo Grande é de 2%, em Dourados 6% e Corumbá 12%. Nos casos suspeitos, Campo Grande tem 2%, Dourados 4%, Três Lagoas 14% e Corumbá 12%.

Existem 471 amostras em análise pelo Lacen e laboratórios parceiros, e não há nenhum caso aguardando encerramento pelos municípios.

Fonte: Portal do MS

Últimas notícias