quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Você sabia que Axé é uma saudação religiosa?

Curiosidades sobre o Axé; Confira;

Compartilhar

Foto: Instagram/@ivetesangalo / Reprodução

O axé é um ritmo musical contagiante, com letras que grudam na cabeça que nem chiclete e coreografias que mexem o corpo todo! E como outros ritmos, ele é cheio de histórias e fatos, sabia? Até o nome dele tem um significado especial! Confira curiosidades sobre o axé!

Tudo começou com Luiz Caldas – A primeira música de axé chegou na década de 1980 e falava sobre uma mulher que não gostava de pentear o próprio cabelo. Com ela, vieram mais canções com letras divertidas e coreografias engraçadas, sabe?

Axé é uma saudação religiosa – Agora, a palavra axé vem do candomblé e da umbanda e significa energia positiva. Quando as pessoas desejam axé para as outras, esse é um jeitinho de mandar boas vibrações para o dia e para vida! Legal!

Axé pelo Brasil – O axé se espalhou pelo Brasil durante a década de 1990 e passou a tocar em festas durante o ano todo! A cantora Daniela Mercury foi uma das primeiras a tocar nas rádios com a música O Canto da Cidade, e depois, a Banda Eva, que lançou a Ivete Sangalo, que também se tornou muito conhecida. Dá vontade de dançar só de lembrar, né?!

Auge das coreografias – Em 1993, surgiu o grupo É o Tchan!, que tocava músicas de axé com letras engraçadas e coreografias que até hoje são lembradas em festas de formatura, casamentos ou mesmo durante o Carnaval. Carla Perez, Débora Brasil, Sheila Carvalho e Sheila Mello, além do cantor Jacaré, foram alguns dos nomes mais famosos da época!

O trio elétrico veio antes – Agora, quando se pensa em axé, logo vem a imagem do trio elétrico na cabeça, né? Mas esse palco com rodas nasceu bem antes do ritmo musical, lá pelos anos 1950. Tudo começou com os artistas Dodô e Osmar, que tocavam guitarra elétrica em cima de um carro velho e chamavam foliões que iam atrás!

Crédito: Ana Karla Souza

Últimas notícias