quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Elias Ishy reforça necessidade da criação do Sistema Municipal de Esporte e Lazer

Com o propósito de contribuir para o fortalecimento das políticas públicas estruturantes no setor de Esporte e Lazer, o vereador Elias Ishy (PT) esteve, na quarta-feira (3), com a diretora-presidente da Funed (Fundação de Esporte de Dourados), Sandra Giselly Amaral, para reforçar a importância da criação do Fundo Municipal e do Sistema Municipal de Esporte e Lazer.

Durante a visita, Ishy entregou indicação de sua autoria solicitando estudos e providências para a criação do Sistema, alinhado às diretrizes estabelecidas pela Lei Geral do Esporte, incluindo a implantação do Fundo Municipal de Esporte e Lazer, instrumento fundamental para garantir o financiamento de ações e programas da área.

O vereador destaca que a instituição do Sistema Douradense de Esporte e Lazer credencia o município a captar recursos federais destinados ao setor, além de estruturar uma política de esporte como política de Estado.

“Essas iniciativas alinham o município às diretrizes nacionais, possibilitam a captação de recursos e fortalecem a estrutura de gestão pública do esporte e lazer em Dourados”, reforçou Ishy.

No Mato Grosso do Sul, Campo Grande é atualmente o único município que possui um Sistema Municipal de Esporte e Lazer, criado por Lei Complementar em 2018, sendo pioneiro na discussão e implementação desse modelo no Estado e servindo como referência para propostas semelhantes.

A indicação encaminhada ao Executivo é fruto da audiência pública realizada em 23 de outubro, proposta pelo vereador, que contou com palestra do professor Rodrigo Terra, membro da Academia Brasileira de Educação Física (ABEF), ex-presidente da Fundesporte e ex-secretário de Estado de Juventude, Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Assessoria

Primeira etapa do Programa de Aquisição de Alimentos é entregue na Reserva Indígena

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, realizou ontem (3) a primeira entrega de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) voltado exclusivamente para a Reserva Indígena de Dourados.

A ação é executada em parceria com a Agraer e integra o investimento de R$ 1,3 milhão destinado pelo Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social. Ao todo, 224 famílias indígenas estão cadastradas para fornecer legumes, frutas, hortaliças e produtos caseiros, como pães.

O prefeito Marçal Filho acompanhou o início das entregas, ao lado do secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontim. A primeira escola beneficiada foi a Escola Indígena Agustinho, na aldeia Bororó, onde equipes da Agraer e da Secretaria receberam a produção dos agricultores e repassaram os alimentos para uso na merenda escolar e distribuição aos estudantes.

Entre os itens cultivados e entregues pelas famílias estão maxixe, quiabo, banana, mamão, pães caseiros, cebolinha, salsinha, couve, beterraba, milho verde, mandioca e abóbora. Na primeira manhã de execução do Programa, a escola recebeu mandioca e abóbora do tipo menina.

A produtora Juciane Freitas Valeria levou 500 quilos de mandioca, colhidos em sua área de um hectare. Ela destaca que parte da produção é vendida dentro da aldeia, mas o PAA garante a compra da maior parcela. “Sem o programa, dificilmente conseguiríamos destinar tudo o que produzimos. O PAA é o que mantém nossa renda”, afirmou.

Já Cíntia Freitas, da aldeia Jaguapiru, entregou 400 quilos de abóbora menina. Ela, a mãe, o pai e a irmã cultivam quatro hectares. “Produzimos de tudo, mas o PAA é nosso principal comprador. Antes, já tivemos que doar alimentos para não perder. Hoje nossa renda vem do programa”, relatou.

A entrega desta quarta marcou o início de uma série de ações

Durante a entrega, o prefeito Marçal Filho destacou o impacto social e produtivo da iniciativa.

“É uma união de esforços entre governo federal, governo estadual e Prefeitura. Aqui valorizamos a produção da própria comunidade, e esses alimentos permanecem na Reserva, chegando às escolas, aos CRAS e às famílias. É um programa essencial, e a Prefeitura continuará apoiando para que siga crescendo”, afirmou.

Além de fortalecer práticas agrícolas tradicionais, o PAA garante segurança alimentar e impulsiona a agricultura familiar indígena, que ganha estabilidade para produzir e renda para manter as atividades.

O secretário Bruno Pontim explica que o PAA tem transformado a dinâmica agrícola nas aldeias, pois compra direta e simultaneamente doa os alimentos para quem mais precisa, priorizando indígenas em situação de vulnerabilidade. “Nos próximos dias, outras escolas serão beneficiadas, totalizando sete, além do CRAS. O programa seguirá ativo em 2026 até completar o volume previsto de R$ 1,3 milhão em aquisições”, informou.

A entrega  marcou o início de uma série de ações que, além de garantir merenda escolar de qualidade, impulsionam a economia interna da Reserva e reforçam a autonomia dos agricultores indígenas.

Fonte: Assecom

Prefeitura leva brinquedo bate-bate grátis e Casa do Papai Noel para crianças no Natal Encantado

Magia, diversão e encantamento estão garantidos no Natal Encantado Dourados que a Prefeitura realiza na Praça Antônio João. O evento começou oficialmente nesta terça-feira (02) e segue até o dia 30, com diversas atrações e, para as crianças aproveitarem ao máximo, o parque de diversões com o brinquedo “bate-bate” está disponível gratuitamente e a Casa do Papai Noel recebe todos com muito carinho e encanto.

O brinquedo bate-bate está disponível de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h, sexta e sábado, das 18h às 22h e domingo, das 17h às 22h. A indicação é para crianças acima de três anos. Na faixa etária de três a oito anos, é necessário estar acompanhada com um adulto. A fila que se forma para curtir os carrinhos comprova o sucesso da iniciativa, já que as crianças ganharam a oportunidade de se divertir totalmente de graça.

Praça ganhou decoração especial de Natal e leva o clima de fim de ano e muitas atrações para as famílias douradenses

Para quem quer simplesmente aproveitar o momento ou registrar cliques com o bom velhinho, o Papai Noel estará na Casa do Natal Encantado entre os dias 05 a 08, 12 a 14 e 19 a 23 de dezembro, no horário das 18h às 22h. Nos demais dias, a Casa estará aberta para visitação, surpreendendo o público com uma decoração encantadora e com riqueza de detalhes.

A gigantesca árvore de Natal de LED que muda de cor é destaque do evento já nas proximidades da Avenida Marcelino Pires. Durante toda extensão da praça, túneis de LED e diversos enfeites chamam a atenção. Uma praça de alimentação diversificada torna o momento mais especial. Comerciantes expõem os produtos para os visitantes, o que impacta também positivamente na economia local.

A gigantesca árvore de Natal de LED que muda de cor é destaque do evento

Em breve, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Semc) que está a frente do evento, vai divulgar o cronograma de apresentações artísticas, bem como outras novidades. Os shows regionais, que valorizam os artistas locais remunerando aqueles que foram selecionados por edital da Secretaria Municipal de Cultura, seguem uma determinação do prefeito Marçal Filho, que incentivar o talento de Dourados, abrindo espaço para suas apresentações.

Todas as secretarias municipais estiveram empenhadas para construir essa grande festa para as famílias douradenses e os visitantes de toda a região. A ação contou ainda com apoio da governo do Estado, por meio do secretário de Cultura, Marcelo Miranda, e da senadora Soraya Thronicke.

Fonte: Assecom

Homenagens celebram os 45 anos da Escola SEI e reconhecem a trajetória da professora Ezir

A Câmara Municipal de Dourados realizou, na noite desta quarta-feira (3), uma Sessão Solene proposta pelo vereador Dalton Ribeiro (PL), em homenagem aos 45 anos de fundação da Escola SEI – Serviço de Educação Integral para Pré-Escolar e 1º Grau.

O evento ocorreu no auditório da própria instituição e reuniu autoridades, educadores, familiares e a comunidade escolar em uma noite marcada por forte emoção.

Fundada em 5 de setembro de 1980 pela professora Ezir Bomfim Estremera Gutierre e por seu esposo Jesus Estremera Gutierre, a Escola SEI construiu uma trajetória sólida na educação douradense, formando gerações desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental.

Sua atuação ao longo de mais de quatro décadas consolidou o colégio como referência em ensino, valores e cidadania.

Durante a solenidade, o vereador Dalton entregou à instituição o Título de Jubileu Safira, em reconhecimento à sua contribuição histórica para o município e de Honra ao Mérito a professora Ezir, fundadora e diretora,  como forma de celebrar seu legado educacional e sua dedicação incansável.

Vereadores Dalton, Liandra e Ishy parabenizaram a instituição e destacaram a importância de seu trabalho para a comunidade (Foto: F.Grott)

A solenidade contou com a presença da presidente da Câmara, Liandra da Saúde,  a vice-prefeita Gianni Nogueira, o vereador Elias Ishy e de outras autoridades municipais, que parabenizaram a instituição e destacaram a importância de seu trabalho para a comunidade.

Em seu discurso, Dalton ressaltou o papel transformador da Escola SEI e exaltou a trajetória da professora Ezir, que, mesmo com mais de 90 anos, segue atuante na rotina da instituição, acompanhando atividades, orientando a equipe e inspirando alunos e profissionais.

Dalton aproveitou a ocasião para agradecer ao Deputado Estadual Lídio Lopes, propositor do título de Cidadã Sul-Mato-Grossense recentemente concedido à professora Ezir, reconhecimento que ampliou ainda mais a justa homenagem à sua vida e obra.

A noite foi descrita pelos presentes como memorável, marcada por depoimentos emocionantes, homenagens calorosas e expressões de gratidão àqueles que dedicaram suas vidas à formação de crianças e jovens douradenses.

O evento reafirmou a importância da Escola SEI na história da educação do município e celebrou o legado de uma educadora cuja visão e empenho continuam inspirando gerações.

Fonte: Assessoria CMD

Na abertura do Natal Encantado, prefeito destaca o orgulho de ser douradense

O prefeito Marçal Filho destacou na noite de terça-feira (2), durante a rápida solenidade de abertura do “Natal Encantado Dourados”, o trabalho que a gestão municipal vem realizando para resgatar a autoestima da população e o orgulho da cidade ondem vivem.

Num pequeno palco e acompanhado pela primeira-dama Patrícia Leite, a pela vice-prefeita Gianni Nogueira, pela presidente da Câmara Municipal, Liandra Brambilla, pela secretária municipal de Cultura, Gisella Melo, pelo deputado Renato Câmara, pelo vereador Márcio Pudim e pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial, Everaldo Leite Dias, o prefeito Marçal Filho ressaltou o momento importante que Dourados está vivendo, enalteceu as parcerias e enfatizou a relação republicana que o Executivo construiu com a Câmara de Vereadores.

Diante do maior público já registrado em uma abertura de festejos natalinos em Dourados, o prefeito não conseguiu disfarçar a emoção. “É uma satisfação estar aqui nessa noite maravilhosa, nessa noite tão esperada, nessa noite tão especial, nessa noite que a gente trabalhou muito para que esse evento acontecesse”, ressaltou.

“Quero agradecer todos que contribuíram para que esse momento acontecesse, agradecer à diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Dourados, aos vereadores que têm sido muito parceiros e só não estão aqui neste palco por questão de segurança, mas estão caminhando entre vocês”, completou. “Quero agradecer a parceria com o governo do Estado, através do secretário de Cultura, Marcelo Miranda e com a senadora Soraya Trhonicke, que estão ajudando a gente a fazer essa festa para vocês”, concluiu Marçal Filho.

O prefeito falou sobre os desafios da gestão. “Quero dizer para vocês que neste ano de 2025, nosso primeiro ano de mandato, minha primeira vez como prefeito de Dourados, nós trabalhamos muito, nos dedicamos muito para que Dourados fosse outra e todo mundo está percebendo a diferença, está percebendo uma cidade bem cuidada, uma cidade amada, uma cidade que a cada dia se transforma para dar orgulho a todos nós que somos douradenses, que temos paixão e amor pela nossa cidade”, enfatizou.

Na sequência, o prefeito fez um breve relato sobre os cuidados que o município está tendo com a saúde das pessoas, citando como exemplo o programa “Melhor em Casa”, que atende pacientes em recuperação na própria residência. “Quando penso em administrar, em fazer gestão, eu penso sim em levantar paredes, como estou fazendo, construindo o posto de saúde, construindo novas salas de aula, mas o que eu quero mesmo levantar é a esperança dos douradenses”, afirmou.

“É isso que eu quero fazer, levantar a esperança por uma cidade muito melhor, para que você possa dizer que vale a pena ser douradense, vale a pena morar nessa cidade”, continuou Marçal Filho. “E é esse trabalho que nós estamos fazendo constantemente, a cada dia”, completou.

O prefeito prosseguiu destacando a força feminina da equipe

A beleza da decoração natalina também ganhou destaque na fala do prefeito. “A decoração de Natal dessa festa que vocês verão é a mais linda de todos os tempos”, anunciou. “Será inesquecível e por isso que eu escolhi o nome de Natal Encantado, porque vocês vão se encantar com esse Natal”, ressaltou. “A prefeitura não poderia gastar muito dinheiro para fazer essa festa, porque a situação foi terrível esse ano todo, então nós tivemos que nos virar para fazer a transformação que Dourados merece e conseguimos através do trabalho de todos e das parcerias”, enfatizou Marçal Filho.

HOMENAGENS

Antes de iniciar a contagem regressiva para o acendimento das luzes de Natal, o prefeito homenageou a primeira-dama Patrícia Leite e a secretária Gisella Melo pela dedicação e trabalho na decoração da Praça Antônio João. “A primeira-dama de Dourados é uma mulher mulher diferenciada. Essa roça mato quando precisa. Pinta a quadra quando tem que pintar a quadra. Não fica em sala com ar-condicionado só tirando fotos, não”, enfatizou Marçal Filho.

Fonte: Assecom

Abertura do ‘Natal Encantado’ atrai multidão e público elogia qualidade da decoração

Uma multidão, estimada pela Guarda Municipal em 25 mil pessoas, ocupou todos os espaços da Praça Antônio João e do calçadão da Catedral Imaculada Conceição na noite desta terça-feira (2) para acompanhar a abertura oficial do Natal Encantado Dourados.

Famílias inteiras se reuniram na Praça Antônio João para prestigiar o início da programação natalina organizada pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, e com a Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced).

O empresário Eraldo Leite Dias, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), que é parceira na realização do evento, fez a saudação inicial ao público e, em nome dos lojistas da cidade, homenageou a primeira-dama Patrícia Leite com um ramalhete de flores, pela dedicação e entrega na organização da festa de natal. “Nossa cidade merecia uma festa de Natal como essa e a decoração está encantando todo mundo, fazendo jus ao Natal Encantado Dourados”, enfatizou Everaldo.

As crianças eram as mais empolgadas com todas as luzes e decoração, sobretudo com a gigantesca árvore de Natal feita com painéis de LED e medindo mais de 8 metros de altura. “Nunca imaginei que ficaria tão lindo assim”, ressaltou a comerciária Ivonete Lima do Nascimento, que fez questão de levar as duas filhas para acompanhar a solenidade. “Nossa cidade está linda, as pessoas estão felizes com essa festa”, completou.

Crianças se aglomeram para fotos na Casa do Papai Noel

Para o representante comercial Abdom Moreira da Silva a decoração natalina é a mais linda de todos os tempos. “O mês do Natal para mim é especial, não apenas pela festa, mas pelo simbolismo religioso, do nascimento de Jesus Cristo”, revelou ao deixar a Igreja Imaculada Conceição onde participou da missa celebrada antes da abertura do Natal Encantado. “A Prefeitura de Dourados está de parabéns por essa festa, por ter se preocupado em proporcionar uma decoração tão rica em detalhes para a população”, completou.

Famílias inteiras foram para a Praça Antônio João aguardar o momento mágico de acendimento das luzes de Natal. Muitas levaram suas cadeiras, kits de tereré, garrafas de água, enquanto outras preferiram se acomodar nas dezenas de bancos espalhados pela praça. No rosto de cada pessoa, independente da idade, dava para ver a expressão de felicidade, de satisfação, de orgulho pela festa que a cidade ganhou e que seguirá durante todo mês de dezembro.

O prefeito Marçal Filho fez a abertura oficial, interagiu com o público, discorreu sobre realização da gestão municipal e determinou o acendimento da iluminação natalina que deu um brilho especial e emocionou as pessoas presentes à Praça Antonio João.

O momento mais aguardado da noite foi a chegada do Papai Noel, que surpreendeu o público ao descer de rapel

O momento mais aguardado da noite foi a chegada do Papai Noel, que surpreendeu o público ao descer de rapel, arrancando aplausos e encantamento das crianças. A Praça, totalmente iluminada e decorada, tornou-se cenário perfeito para a celebração, reforçando o clima festivo que vai marcar todo o mês de dezembro na cidade.

A abertura do Natal Encantado consolida a Praça Antônio João como ponto de encontro das famílias douradenses, reunindo milhares de pessoas em um evento que promete movimentar a região central com atrações culturais, apresentações artísticas e visitas à Casa do Papai Noel para fotos com o bom velhinho.

O “Natal Encantado Dourados” tem ampla programação, que se estenderá até o dia 30 de dezembro, na Praça Antônio João. No local estão instalados brinquedos para as crianças e diversos túneis de luzes de LED. A árvore de Natal é uma das atrações, com mais de 8 metros de altura e toda construída com painéis de LED que mudam de cor numa velocidade impressionante.

Para garantir comodidade do público e oportunizar renda para os setores de alimentação e artesanato, o local conta com praça de alimentação e pontos de comercialização de artesanato. Também foi montado esquema de segurança especial com a Guarda Municipal e apoio da Polícia Militar.

Já na noite do dia 17, o Natal Encantado Dourados ganhará um toque especial com a chegada à cidade da Caravana de Natal Coca-Cola. As avenidas centrais vão receber o comboio de caminhões que iluminam ruas e envolve crianças, jovens e adultos com o tema “Pegue uma Coca-Cola e Viva o Natal”.  A Caravana de Natal vai percorrer diversas ruas de Dourados, com rotas que incluem pontos de referência como shopping, supermercados e praças públicas.

Fonte: Assecom

Dourados supera 78 municípios com maior saldo na geração de novos empregos

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho aponta que Dourados superou os outros 78 municípios de Mato Grosso do Sul com saldo positivo de 338 novas vagas formais no mercado de emprego, seguido por Três Lagoas, que criou 327 novas vagas; Inocência, com 172; Nova Alvorada do Sul, com 112 novas vagas e Ribas do Rio Pardo, com 108. No outro extremo, Nova Andradina fechou 208 postos de trabalho, sendo o município que mais perdeu vagas formais no mercado, seguida por Costa Rica, com fechamento de 110 vagas; Corumbá, com 102 vagas a menos; Paraíso das Águas, com saldo negativo de 89 vagas; e Campo Grande, que fechou  76 postos de trabalho no período que foi de novembro de 2024 a outubro de 2025.

No geral, Mato Grosso do Sul encerrou outubro de 2025 com a criação de 880 novas vagas formais de trabalho e acumulou, nos últimos doze meses, saldo positivo de 16.989 empregos com carteira assinada. O levantamento foi divulgado pela Assessoria Especial de Economia e Estatística da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, com base no Painel de Informações do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Foram 421.099 admissões e 404.113 desligamentos no período. Com isso, o estoque total de postos formais atingiu 702.030 em outubro. A taxa de rotatividade permaneceu em 33,02% nos últimos 12 meses. O desempenho mensal foi impulsionado pelos setores de comércio, construção e indústria. O comércio liderou a geração de vagas, com saldo de 432 novos postos formais, seguido da construção civil, com 412 vagas, e da indústria, com 203. Agropecuária (-72) e serviços (-95) registraram retração pontual no mês. No total, foram 34.640 contratações e 33.760 desligamentos em outubro.

O Governo do Estado celebra os números. “O resultado de outubro tem o impacto das contratações no setor de comércio. Muitas das vagas são temporárias e deveremos ter, entre janeiro e fevereiro do ano que vem, o retorno de algumas dessas pessoas ao mercado de trabalho”, ressaltou o secretário Jaime Verruck, titular Semadesc. “Importante lembrar os feirões de emprego que temos realizado por meio da Funtrab, onde temos oferecido uma diversidade de vagas e ressaltar a importância da nossa plataforma online de encaminhamento para o mercado de trabalho, que é o MS Qualifica Digital”, completou Verruck.

Sobre o MS Qualifica Digital, o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar, reforça a importância de jovens e adultos, que estejam fora do mercado de trabalho, cadastrarem suas informações pessoais e habilidades profissionais na plataforma, a fim de “ficarem visíveis para todas as empresas que já disponibilizaram vagas na plataforma. E é por meio do MS Qualifica Digital que estão sendo oferecidas as vagas de trabalho para as novas indústrias e outros empreendimentos, que já estão se instalando no Estado”.

A plataforma de oferta de emprego e qualificação do Governo do Estado está disponível no endereço www.msqualifica.ms.gov.br e também pelo aplicativo MS Digital (Android e iOS). O MS Qualifica Digital foi criado para facilitar e agilizar a conexão entre trabalhadores e empresas, com oferta permanente de oportunidades de capacitação e de contratação. “É a nossa vitrine de vagas de emprego e de pessoas em busca do primeiro emprego ou de mudanças de carreira. Um serviço gratuito, com um sistema de navegação simples e inclusivo, garantindo que todos possam utilizar a ferramenta”, finalizou o secretário-executivo Esaú Aguiar.

Fonte: Assecom

Deputada Lia Nogueira solicita rotatória na BR-163

Em mais uma ação voltada à proteção da população e à melhoria da mobilidade, a deputada Lia Nogueira (PSDB) apresentou uma indicação à direção da Concessionária Motiva Pantanal, empresa responsável pela administração da BR-163.

A parlamentar solicita a construção de uma rotatória no trecho que dá acesso à Sitioca Ouro Fino, em Dourados, medida que, segundo ela, é urgente para reduzir riscos e garantir mais segurança a motoristas e pedestres.

A demanda, segundo a parlamentar, nasceu da escuta constante de moradores e motoristas que utilizam diariamente o local um ponto marcado pelo intenso fluxo de veículos, inclusive caminhões de carga pesada, o que torna qualquer manobra mais arriscada, principalmente nos horários de pico ou em períodos de baixa visibilidade.

Lia destaca que a rotatória não é apenas uma obra de engenharia, mas uma medida urgente de segurança. “Trata-se de uma intervenção simples, mas que pode evitar acidentes, organizar o trânsito e, acima de tudo, salvar vidas”, ressaltou.

A proposta prevê que a rotatória seja instalada em frente à Estação de Tratamento de Água da Sanesul, área onde o movimento é constante e onde já foram registradas diversas situações de risco. Com a adequação, será possível reduzir a velocidade dos veículos, minimizar conflitos de cruzamento e oferecer melhores condições de tráfego tanto para motoristas quanto para pedestres.

Para a deputada, cuidar da infraestrutura viária é também cuidar das pessoas. “A população merece transitar com segurança. Estamos atentos e seguiremos atuando para garantir que essas melhorias sejam prioridade”, afirmou.

A expectativa é de que a concessionária analise a solicitação e adote as providências necessárias para que a obra seja incluída no planejamento e executada o quanto antes, trazendo mais segurança e fluidez ao trecho da BR-163 em Dourados.

Fonte: Assessoria

Golpe da falsa compra cresce nas redes sociais no período de Natal

Os golpes praticados por meio de sites falsos, páginas clonadas e lojas inexistentes, geralmente divulgados nas redes sociais com ofertas muito abaixo do preço de mercado, estão se consolidando como a forma mais comum de fraude em compras online no Brasil.

Segundo pesquisa da plataforma SOS Golpe em parceria com a CloudWalk, cerca de 45,1% das denúncias registradas em 2025 estão relacionadas a compras digitais, principalmente em páginas que imitam visualmente grandes e-commerces.

Com a aproximação do Natal e do fim de ano, período em que cresce naturalmente a busca por presentes e promoções, especialistas reforçam que consumidores precisam ficar ainda mais atentos. O maior fluxo de anúncios e ofertas na internet facilita a circulação de páginas fraudulentas que simulam o ambiente de lojas reais, ampliando o risco de engano.

Nesses esquemas, criminosos utilizam logotipos, fotos profissionais e avaliações fictícias para transmitir credibilidade e estimular que o consumidor finalize a compra rapidamente. As páginas são estruturadas para reproduzir fielmente o layout de marcas reais, o que torna a identificação de sinais de fraude ainda mais difícil.

Um mapeamento da área de Prevenção a Fraudes do Banco Mercantil, instituição voltada ao público 50+, aponta que esse tipo de golpe tem ampliado também a demanda por suporte aos clientes. “Muitos consumidores só percebem o golpe depois que a transação é concluída, o que eleva o volume de análises e solicitações recebidas pelas instituições”, destaca Lívia Silva, gerente de Prevenção a Fraude do Mercantil.

A especialista reforça que a orientação ao consumidor continua sendo a forma mais eficaz de proteção e recomenda cuidados simples. “Sempre verifique o CNPJ e a razão social da loja, cheque a reputação da empresa nos sites de busca, digite o endereço diretamente no navegador, evitando clicar em links diretos, e observe se o site apresenta conexão segura”, explica.

A checagem prévia das informações pode evitar prejuízos financeiros e, em caso de suspeita de golpe, é fundamental interromper a compra e acionar imediatamente a instituição financeira pelos canais oficiais para análise da transação.

“Nosso alerta principal é que o consumidor adote uma postura mais cautelosa antes de finalizar qualquer compra online. Observar detalhes como preço muito abaixo do mercado, falta de informações sobre a loja ou comentários suspeitos já é um sinal para redobrar a atenção”, reforça a executiva.

Sobre o Mercantil

O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4) vive uma transformação consistente, impulsionada por inovação, tecnologia, dados e pessoas. Com mais de 9,5 milhões de clientes e foco no público 50+, o banco tem como propósito oferecer uma experiência única a essa população.

Esse movimento tem gerado reconhecimento: o Mercantil está entre as melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais e figura como o quinto maior pagador de benefícios previdenciários do país.

A excelência também se reflete na alta pontuação contínua no NPS (Net Promoter Score), indicador que mede a satisfação e a fidelidade dos clientes. Com mais de 300 pontos de atendimento em quase 250 cidades, o banco consolida sua presença nacional com proximidade e eficiência.

Fonte: Assessoria

Câmara aprova projeto de Liandra que institui o Código Municipal da Mulher

A Câmara Municipal de Dourados aprovou, nesta segunda-feira (1º), o Projeto de Lei nº 212/2025, de autoria da presidente da Casa, vereadora Liandra da Saúde (PSDB), que institui o Código Municipal de Leis da Mulher Douradense.

A iniciativa consolida, em um único instrumento normativo, toda a legislação municipal voltada à promoção, proteção, valorização e garantia dos direitos das mulheres, reunindo normas editadas entre 1986 e 2025.

O Código organiza e sistematiza leis já aprovadas pelo Legislativo, abrangendo áreas essenciais como saúde da mulher, prevenção e enfrentamento à violência doméstica, igualdade de oportunidades, proteção social, participação política, maternidade segura, valorização profissional, combate ao assédio e à discriminação, entre outras políticas públicas que impactam diretamente a vida das mulheres douradenses.

Para a presidente Liandra da Saúde, a consolidação representa um avanço institucional importante ao dar mais clareza e visibilidade ao conjunto de leis existentes.

“Este Código facilita o acesso das mulheres, dos gestores e das entidades às políticas já instituídas. Fortalece a transparência, aprimora a fiscalização social e reúne décadas de avanços que agora poderão ser consultados de forma simples e objetiva. Assim, garantimos que esses direitos sejam preservados, conhecidos e continuamente aperfeiçoados”, destacou.

A proposta também organiza o conteúdo por décadas, permitindo acompanhar a evolução histórica das políticas públicas destinadas às mulheres e evidenciando o compromisso permanente do Poder Público com uma cidade mais justa, igualitária e segura.

Liandra ressalta ainda que o Código não cria novas obrigações, mas preserva integralmente o conteúdo das leis originais, conforme estabelece o art. 3º do Projeto de Lei. O texto também autoriza que novos atos normativos sejam incorporados pelo Poder Executivo, garantindo a atualização permanente do conjunto legal e fortalecendo a efetividade das políticas públicas voltadas às mulheres.

Fonte: Assessoria

Vereadores garantem incremento de R$ 1,26 milhão para ações e serviços de saúde em 2026

A Câmara Municipal de Dourados aprovou, nesta segunda-feira (1º), em primeira discussão e votação, o Projeto de Emenda Substitutiva à Lei Orgânica nº 001/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivos do Art. 134 da Lei Orgânica do Município e estabelece novas regras para a destinação das emendas impositivas.

A medida vai garantir um incremento de R$ 1,26 milhão em investimentos exclusivos para ações e serviços públicos de saúde a partir de 2026.

A proposta aprovada por unanimidade pela Casa prevê que 40% do valor das emendas impositivas apresentadas por cada um dos 21 vereadores deverão ser destinados à saúde pública.

Como o montante individual dessas emendas será reajustado de R$ 100 mil para R$ 150 mil no próximo ano, cada parlamentar aplicará R$ 60 mil diretamente em ações e investimentos na área, totalizando a ampliação do aporte financeiro ao setor.

Os outros R$ 90 mil por vereador poderão ser direcionados a áreas essenciais como assistência social, educação, segurança pública, cultura, esporte, defesa civil e proteção de animais, conforme as prioridades definidas por cada gabinete. As emendas impositivas à Lei Orçamentária Anual de 2026 serão analisadas e votadas nas próximas sessões deliberativas da Câmara.

Para o líder do prefeito na Casa, vereador Márcio Pudim (PSDB), a medida representa um avanço concreto na garantia de políticas públicas mais eficientes na área da saúde.

“Ao direcionarmos 40% das emendas impositivas para a saúde, estamos atendendo uma demanda histórica da população e fortalecendo um setor que exige resposta rápida, investimento contínuo e sensibilidade. Essa mudança vai trazer mais resultados e ampliar a capacidade do município em oferecer um atendimento digno e de qualidade”, destacou.

Outra mudança aprovada pelos parlamentares no projeto foi a inclusão do meio ambiente e da agricultura familiar como setores habilitados a receber recursos por meio de emendas impositivas. A medida amplia o alcance da política e possibilita investimentos diretos em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do município.

Em função do feriado da próxima segunda-feira (8) dia da padroeira Imaculada Conceição, a Câmara realizou hoje a 43ª e a 44ª sessão ordinária do ano. Além da proposta que estabelece novas regras para a destinação das emendas impositivas, os vereadores analisaram e aprovaram outros 47 projetos.

43ª SESSÃO ORDINÁRIA

Durante a 43ª sessão ordinária, a Casa apreciou, em primeira discussão e votação, o Projeto de Lei Complementar nº 023/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivos da Lei Complementar Nº 439 de 22 de agosto de 2022 e redefine a estrutura organizacional do Imam (Instituto do Meio Ambiente de Dourados) e o Projeto de Lei nº 148/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Executivo Municipal a transferir os imóveis que indica de propriedade do Município de Dourados a Luiz Targas Trota e Luiz Camilotti.

Ainda em primeira discussão e votação, os parlamentares também apreciaram o Projeto de Lei nº 208/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Executivo Municipal a abrir Crédito Especial; o Projeto de Lei nº 230/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui, a denominação oficial “Natal Encantado Dourados” para a festa e programação natalina realizada anualmente pela administração municipal; Projeto de Lei nº 231/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo Municipal a fazer repasse de recursos à Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados); Projeto de Lei nº 196/2025, de autoria de Márcio Pudim (PSDB), que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Dourados o Dia do Diretor Escolar e do Coordenador de Centro de Educação Infantil.

Os vereadores aprovaram ainda o Projeto de Lei nº 200/2025, de autoria do vereador Inspetor Cabral (PSD), que denomina a Rua Manoel Guilherme de Souza a atual Projetada 12 C, localizada no Loteamento Social Canaã I; Projeto de Lei nº 210/2025, também de autoria de Inspetor Cabral, que denomina a Rua José Gonçalvez Torres a atual Projetada O, localizada no Loteamento Marque Rincão 2; Projeto de Lei nº 223/2025, de autoria do Vereador Laudir Munaretto (MDB), que denomina a Rua Padre Alexsandro da Silva Lima a atual Projetada F, localizada no Loteamento Social Hory.

Já em segunda discussão e votação, o Poder Legislativo aprovou 14 projetos de decreto legislativo que concede título de cidadão douradense a Diogo Ferreira de Moraes, Jailza Ramos dos Santos Marques, Paulo Roberto Carrer, Benjamim Barbosa, Durval Araújo Santos, Tiago Henrique Heideriche Garcia Stroppa, Eli Coelho Pereira, Luigi Palombo, Mário Sérgio Pereira, Sérgio de Paula, Maria Izabel de Aguiar, Maria Lúcia Martins Esmerio, Simone Tebet e Andrea Becker.

Também foram aprovados outros 12 projetos de decreto legislativo que concedem Diploma de Jubileu de Cristal a Rudney de Souza, Diploma de Honra ao Mérito a Amelino de Oliveira Borges, Osmar Holtz, Paulo Alves Bezerra Morais, Natália Ramos do Nascimento, Carlos Alberto Carvalho da Rocha, ao Padre Cristiano dos Santos, Ana Cristina da Costa Barbosa, Willian Utida, Nélio Shigueru Kurimori, CNBB Regional Oeste 1 e Diploma de Jubileu de Prata ao BEEF & BEEF Boutique de Carnes.

44ª SESSÃO ORDINÁRIA

Já na 44ª sessão ordinária, os vereadores de Dourados analisaram e votaram 11 projetos de lei. Em segunda discussão e votação, a Casa aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 023/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivos da Lei Complementar Nº 439 de 22 de agosto de 2022 e redefine a estrutura organizacional do Imam (Instituto do Meio Ambiente de Dourados), o Projeto de Lei nº 148/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Executivo Municipal a transferir os imóveis que indica de propriedade do Município de Dourados a Luiz Targas Trota e Luiz Camilotti; Projeto de Lei nº 208/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Executivo Municipal a abrir Crédito Especial; Projeto de Lei nº 230/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui, no âmbito do Município de Dourados/MS, a denominação oficial “Natal Encantado Dourados” para a festa e programação natalina realizada anualmente pela Administração Municipal; Projeto de Lei nº 231/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo Municipal a fazer repasse de recursos à Fundação de Serviços de Saúde de Dourados e o Projeto de Lei nº 196/2025, de autoria do vereador Márcio Pudim, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Dourados o Dia do Diretor Escolar e do Coordenador de Centro de Educação Infantil; além Projeto de Lei nº 212/2025, de autoria da vereadora Liandra da Saúde, que institui o Código Municipal de Leis da Mulher Douradense.

Concluindo a 44ª sessão, os vereadores apreciaram também em segunda discussão e votação o Projeto de Lei nº 200/2025, de autoria de Inspetor Cabral, que denomina a Rua Manoel Guilherme de Souza a atual Projetada 12 C, localizada no Loteamento Social Canaã I; Projeto de Lei nº 210/2025, também de autoria do Inspetor Cabral, que denomina a Rua José Gonçalvez Torres a atual Projetada O, localizada no Loteamento Marque Rincão 2; e o  Projeto de Lei nº 223/2025, de autoria de Laudir Munaretto, que denomina a Rua Padre Alessandro da Silva Lima a atual Projetada F em toda sua extensão, localizada no Loteamento Social Hory.

Fonte: Assessoria CMD

Prefeitura abre “Natal Encantado Dourados” hoje na Praça Antônio João

Prefeitura de Dourados abre oficialmente na noite desta segunda-feira (1º), às 20h15, os festejos de final de ano. O “Natal Encantado Dourados” tem ampla programação, que se estenderá até o dia 30 de dezembro, na Praça Antônio João.

O prefeito Marçal Filho vai acender as luzes da decoração de Natal que está instalada na praça e, na sequência, vai receber o Papai Noel, que promete uma chegada apoteótica. No local também terá brinquedos para as crianças e diversos túneis de luzes de LED. A grande atração será uma árvore de Natal com mais de 8 metros de altura e toda construída com painéis de LED que mudam de cor numa velocidade impressionante.

O “Natal Encantado Dourados” é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, e da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced). O prefeito Marçal Filho destaca as parcerias com com o Governo do Estado e com a Aced, o que possibilita fazer uma bela decoração com gastos bem inferiores aos de anos anteriores.

Nesta primeira edição do “Natal Encantado Dourados” a população poderá viver toda magia e encanto do período natalino através de uma decoração temática.

Para garantir comodidade ao público e oportunizar renda para os setores de alimentação, artesanato, a prefeitura selecionou foodtrucks que serão instalados no entorno da praça e ambulantes, que poderão vender seus produtos diretamente ao público.

Também será montado um esquema de segurança especial com a Guarda Municipal e apoio da Polícia Militar. A Agência Municipal de Transporte e Trânsito vai coordenar o tráfego no local para garantir a mobilidade das pessoas que forem à Praça Antônio João durante o período de festividades natalinas.

CARAVANA COCA-COLA

O Natal Encantado Dourados ganhará um toque especial na noite de 17 de dezembro, quando a cidade receberá a magia natalina com a Caravana de Natal Coca-Cola. As avenidas centrais vão receber o comboio de caminhões que iluminam ruas e envolve crianças, jovens e adultos com o tema “Pegue uma Coca-Cola e Viva o Natal”.

A Caravana de Natal da Coca-Cola transforma ruas, praças e centros comerciais em um cenário mágico, cheio de luzes, estrelas e a presença icônica do Papai Noel da Coca-Cola, em um fundo vermelho que já é sinônimo de festa.

A Caravana de Natal vai percorrer diversas ruas de Dourados, com rotas que incluem pontos de referência como shopping, supermercados e praças públicas. O evento oferece uma experiência visual especial, com carros iluminados e decoração natalina, incentivando a interação das crianças e registrando momentos especiais em família.

Fonte: Assecom

Brô MC’s recebe Comenda Tom do Pantanal na Alems por indicação de Lia Nogueira

O grupo Brô MC’s, referência nacional e internacional no rap indígena, recebeu a Comenda Tom do Pantanal Arara Azul durante a Sessão Solene do Dia do Músico na Assembleia Legislativa.

A homenagem, concedida por indicação da deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), reconheceu a trajetória pioneira dos artistas que transformaram a música em instrumento de identidade, resistência e afirmação cultural.

Formado por Bruno Veron, Clemerson Batista, Kelvin Mbaretê e Charles Peixoto, o Brô MC’s surgiu em 2009 nas aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados. Suas composições misturam rap, língua indígena e denúncia social, abordando temas como luta por território, preconceito e desafios vividos por comunidades indígenas no país.

O grupo ganhou visibilidade nacional em 2010 com o videoclipe Eju Orendive, marcado pelo lema “Aldeia unida, mostra a cara”, e desde então circulou por festivais no Brasil e no exterior, além de participar do Rock in Rio em 2022.

A entrega da comenda teve significado especial por ser o primeiro reconhecimento oficial recebido pelo grupo em seu próprio Estado.

Durante a cerimônia, os artistas indígenas Guarani e Kaiowá apresentaram Jarahá, parceria com o DJ Alok, reforçando a história do Brô MC’s ao longo de 16 anos.

Para Clemerson Batista, o momento simboliza um retorno às raízes. “A gente está muito feliz por esse reconhecimento. Foram anos levando nossa cultura e nossa língua para o Brasil e para outros países, e receber essa honra aqui mostra que o nosso trabalho tem valor”, comemorou.

A homenagem também reforçou o compromisso do grupo com as novas gerações. Para Charles Peixoto, a música ajuda a manter vivas as raízes e a aproximar diferentes públicos.

“Queremos que os jovens reconheçam sua história e que mais pessoas tenham acesso à nossa cultura e ao que produzimos nas aldeias. Estamos sempre de portas abertas para esse diálogo”, destacou, ao defender que os caminhos entre aldeia e cidade se tornem cada vez mais acessíveis.

Para o grupo, a mensagem alcança crianças e jovens indígenas que sonham com a arte. Para Kelvin Mbaretê a comenda reafirma pertencimento e identidade.

“Eles também podem chegar longe sem abandonar quem são. Nossa tradição, nossa língua e nossa ancestralidade fazem parte de nós.” Kelvin destacou ainda o impacto coletivo do reconhecimento. “É como ter o coração do nosso povo respeitado. Mesmo com tanta dor vivida ao longo da história, a nossa cultura continua viva e resistente”, afirmou.

A deputada Lia Nogueira enalteceu a importância da homenagem e da representatividade do Brô MC’s para Mato Grosso do Sul. “É um privilégio ver o Estado reconhecer um grupo que leva sua língua, sua arte e sua história para o mundo. Eles inspiram jovens, fortalecem identidades e ampliam a presença da cultura indígena onde muitas vezes ela não chega.”

Com a entrega da Comenda Tom do Pantanal Arara Azul, o Brô MC’s passa a integrar o conjunto de artistas oficialmente reconhecidos pela Assembleia Legislativa, reforçando o papel da arte indígena como parte essencial da cultura sul-mato-grossense.

Fonte: Assessoria

Prefeitura entrega mais de R$ 1 milhão em emendas impositivas para entidades sociais

A Prefeitura de Dourados entregou, na manhã desta sexta-feira (28), R$ 1.180.000 em emendas impositivas federais destinadas às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do município.

A solenidade realizada no anfiteatro do Centro Administrativo Municipal (CAM) reuniu autoridades, servidores, representantes das entidades e convidados, celebrando um momento de fortalecimento da rede socioassistencial que atende milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Os recursos, encaminhados pelo deputado federal Luiz Ovando e pela senadora Soraya Thronicke, contemplam instituições que desenvolvem ações essenciais no cuidado com crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, idosos e famílias em situação de risco social.

Durante a cerimônia, o prefeito Marçal Filho destacou o papel fundamental das entidades no acolhimento a quem mais precisa e o trabalho, por vezes, ininterrupto de quem comanda estas.

“Os representantes das instituições desempenham um papel muito importante, principalmente essa abnegação, esse amor às outras pessoas,isso pelo fato de que vocês já concluíram aquilo que todos deveriam saber: que para estar completo neste mundo precisamos estender a mão às outras pessoas”, afirmou.

Marçal reforçou ainda que a entrega das emendas só é possível devido ao compromisso conjunto da classe política. “Isso só acontece graças ao trabalho de muitas pessoas – vereadores, deputados, senadores, independentemente de partido – que olham por Dourados”, completou.

A secretária municipal de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, comemorou a chegada dos recursos em um período estratégico para as instituições. “Entregar essas emendas no final do ano, quando as entidades precisam pagar seus servidores e fechar suas contas, se programarem para o próximo ano”, disse ao frisar que “executam um trabalho de excelência”.

Shirley também agradeceu o apoio da gestão municipal e o empenho de toda a equipe na causa. “Prefeito, é com muita gratidão que agradeço pelo seu empenho e sensibilidade ao apoiar nossa equipe para garantir que esses recursos chegassem ainda este ano e, claro de toda equipe da Semas e da gestão que trabalharam para direcionar tudo isso”, ponderou.

O vereador Sérgio Nogueira, representando o deputado Luiz Ovando, reforçou o empenho do parlamentar em contribuir com o desenvolvimento social do município. “O desejo é que essa parceria continue até o final do seu governo [prefeito Marçal Filho] e fico feliz de poder ser essa ponte”, disse ao complementar enfatizando que ver a necessidade das pessoas é uma das principais funções da classe política.

Já o vereador Márcio Pudim, que representou a senadora Soraya Thronicke, lembrou a atuação constante da parlamentar pela segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. “A senadora acolheu a equipe, ouviu as demandas e se preocupa profundamente com a causa social daqui”, destacou.

INSTITUIÇÕES CELEBRAM

A presidente da Associação Pestalozzi, Dorca Soares, emocionou-se ao explicar o impacto direto da verba. “A nossa instituição vive um momento financeiro difícil. Tivemos que vender nosso ônibus e 40% dos alunos ficaram sem frequência por falta de transporte”, enfatizou. “Com os R$ 100 mil da senadora Soraya, vamos alugar um ônibus em 2025, já o recurso do deputado Ovando permitirá criar um projeto de dança para adolescentes e adultos e um projeto integrado com as famílias, isso vai somar de forma significativa”, afirmou.

A coordenadora da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AAGD), Ana Cláudia Brito, destacou que o recurso permitirá manter e ampliar os atendimentos.

“Esses valores serão essenciais para manutenção da entidade e para projetos que atendem famílias e crianças”, ressaltou. “Hoje temos 350 famílias atendidas e uma fila de espera com 500 crianças autistas. Entraremos em 2026 mais tranquilos graças a essa verba, e somos muito gratos por isso”, completou.

O deputado federal Luiz Ovando destinou emendas para a Ação Familiar Cristã, R$ 60 mil, Casa Criança Feliz, R$ 30 mil, Centro de Integração do Adolescente (Ceia) Dom Alberto, R$ 60 mil, Associação Pestalozzi, R$ 50 mil, Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados (AAGD), R$ 50 mil, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), R$ 50 mil, Lar Ebenezer, R$ 40 mil, Lar do Idoso, R$ 40 mil, Toca de Assis, R$ 50 mil.

A senadora Soraya Thronicke destinou emendas para a Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados (AAGD), R$ 100 mil, Associação Pestalozzi, R$ 100 mil, Lar Ebenezer, R$ 100 mil, Toca de Assis, R$ 100 mil, Lar de Crianças Santa Rita, R$ 250 mil e Lar do Idoso, R$ 100 mil.

Fonte: Assecom

Prefeitura de Dourados apoia espetáculo de dança e teatro que acontece neste sábado

Por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), a administração municipal é parceira da Associação Beneficente Salvare na realização de seu primeiro espetáculo de artes, que acontece neste sábado.

De acordo com a gerente executiva e professora Aline Brasileiro, haverá apresentações de dança e teatro. “Serão ao todo mais de 20 apresentações”, diz ela, enfatizando o apoio que a Prefeitura de Dourados e Funed dão à associação, que ocupa um espaço no estádio Douradão.

Aline Brasileiro conta que desde 2009, a Associação Salvare realiza projetos sociais em Dourados, principalmente na aldeia indígena, com capacitação aos professores, além do trabalho de prevenção a todo tipo de violação de direito com crianças, adolescentes e mulheres.

Ela ressalta que através dessa parceria com o município é possível oportunizar essas atividades de forma gratuita para toda a população douradense, e agradece ao prefeito Marçal Filho e à diretora-presidente da Funed Sandra Giselly Amaral, “pela renovação do termo de cedência para que a Salvare permaneça com suas atividades gratuitas à população”.

O espetáculo “O Regular das Emoções” será apresentado às 18h30, na sede da Comunidade Vinhedo, que fica na Rua Josué Garcia Pires, nº 2410 (antiga W-11), Jardim dos Coqueiros, próximo à Escola CAIC. A entrada tem valor social – R$ 25,00 – para a manutenção da Associação e , também, para pagar o custo do vestuário dos alunos.

MATRÍCULAS PARA 2026

A direção da Associação Beneficente Salvare informa que a partir da primeira semana de dezembro estarão abertas as inscrições para as atividades de 2026. Serão ofertadas, dança criativa com foco nas modalidades clássica, contemporânea e danças urbanas, além de teatro, alongamento e fortalecimento para mulheres. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (67) 9 9972 1614. A página no Instagram é @absalvare .

Fonte: Assecom