sábado, 8 de novembro de 2025

Em três meses, Patrulha Maria da Penha faz mais de 500 atendimentos em Dourados

Preocupada com a segurança da população mais vulnerável, a Prefeitura de Dourados tem incentivado ações que contribuam para coibir a violência, principalmente a doméstica e familiar.

Com o propósito de incrementar essas ações, foi criada, no âmbito da Guarda Municipal de Dourados (GMD), a Patrulha Maria da Penha, com finalidade exclusiva de prestar serviço de prevenção e atendimento às mulheres e meninas vítimas de violência doméstica e familiar.

Criada pela Lei Municipal nº 5335 de 4 de abril de 2025, a Patrulha Maria da Penha da GMD realizou, no período de julho a outubro de 2025, um total de 555 atendimentos. Destes, 90,5% foram fiscalizações de medidas protetivas de urgência e 9,6% foram de denúncias e flagrantes referentes à violência doméstica, via Central de Comunicações (Cecom) da GMD pelos telefones 153 e 199.

Dados estatísticos do 1º trimestre dos serviços prestados pela Patrulha Maria da Penha revelam ainda que das fiscalizações de medidas protetivas de urgência (MPUs), que é a atuação principal da Patrulha, 68,1% estão sendo cumpridas pelos agressores (76 em julho, 71 em agosto, 102 em setembro e 92 em outubro).

Em 17,2% das fiscalizações as equipes não obtiveram êxito (10 em julho, 15 em agosto, 8 em setembro e 10 em outubro), por mudança de endereço ou do número de telefone. Já 6,2% das MPUs foram revogadas a pedido da vítima, respectivamente, 8, 7, 6 e 10, de julho a outubro, enquanto que em 8,6% os autores ainda não estavam cumprindo a decisão judicial (19, 23, 21, e 23, respectivamente, de julho a outubro), totalizando 502 fiscalizações. Já as denúncias feitas via Cecom (apoio, flagrantes e denúncias de violência doméstica) somaram 53, sendo 20 em julho, 8 em agosto, 17 em setembro e 8 em outubro.

EQUIPE

A patrulha Maria da Penha conta com ação direta de 13 servidores da Guarda Municipal e apoio de todos os demais servidores desta instituição. Atua em conjunto com o Promuse (Programa Mulher Segura) da Polícia Militar (PM-MS), Ministério Público Estadual, Polícia Civil de MS, Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher e outros órgãos que tratam da mesma causa. Cada equipe é composta por três agentes da GMD, sendo um deles, obrigatoriamente, do sexo feminino. As equipes trabalham em plantão 24 horas.

A sede da Patrulha Maria da Penha está localizada na Praça Antônio João e conta com uma servidora da Guarda Municipal para a realização de triagem das vítimas de violência doméstica, organização de documentos, cronograma de medidas protetivas, palestras e outras demandas das equipes de campo.

O atual diretor-geral da Guarda Municipal de Dourados, Jamil da Costa Matos considera que a violência no ambiente familiar é um problema grave e requer medidas urgentes e a criação da Patrulha Maria da Penha vem no sentido de auxiliar na resolução desse problema.

“A principal beneficiária dos nossos serviços são as vitimas e sua famílias, pois podem contar com as equipes da Guarda Municipal de forma ininterrupta, no que diz respeito à segurança e orientação”, enfatiza, ressaltando que “melhores resultados serão alcançados com trabalho de conscientização e união de todos os segmentos da sociedade”.

Fonte: Assecom

Lia Nogueira reforça pedido por asfalto em trechos críticos de Dourados

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a destinação de recursos para obras de pavimentação asfáltica em trechos urbanos de Dourados, atendendo a uma demanda antiga de moradores que convivem diariamente com ruas em condições precárias.

O pedido foi encaminhado ao governador Eduardo Riedel (PP), ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, e ao prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSDB), destacando a necessidade de obras nos seguintes locais: Rua Renê Miguel (antiga DA1) Residencial Deoclécio Artuzi; Rua Gelcy Maria Teixeira Marcondes Bairro Parque das Nações I; Rua Abílio de Matos Pedroso lateral do Clube Indaiá.

Segundo Lia, as vias se encontram em situação crítica, o que tem comprometido a mobilidade e a segurança de motoristas e pedestres, especialmente em dias de chuva.

“Essas comunidades aguardam há anos por melhorias. A pavimentação é uma questão de dignidade e de respeito com os moradores, que merecem viver em locais com infraestrutura adequada”, afirmou a deputada.

A parlamentar reforçou que o investimento em infraestrutura impacta diretamente na qualidade de vida, reduz a poeira e o risco de acidentes, além de valorizar os imóveis e impulsionar o desenvolvimento urbano de Dourados.

Fonte: Assessoria

Prefeitura inova e lança IPTU Digital com foco em economia, sustentabilidade e praticidade

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) lançou oficialmente nesta quinta-feira (06), durante coletiva de imprensa, o IPTU Digital, uma ferramenta inovadora que vai gerar praticidade para o cidadão, sustentabilidade para o meio ambiente e economia para os cofres públicos.

Por meio do site oficial da prefeitura e da assistente virtual “Doura”, a população contará com os serviços da Central do Cidadão na “palma da mão”, a partir de janeiro de 2026.

A secretária de Fazenda Suélen Nunes Venâncio, explicou que a decisão foi motivada após um levantamento realizado pela equipe técnica, que identificou um gasto de aproximadamente R$ 4 milhões nos últimos quatro anos apenas com a impressão dos carnês de IPTU e envio aos contribuintes através dos Correios.

Além disso, constatou-se que 60% dos contribuintes já realizavam o pagamento via PIX, diretamente pelo site da Prefeitura, sem utilizar o boleto físico. Outros 10% dos carnês eram devolvidos pelos Correios por problemas de endereço ou entrega.

A praticidade do IPTU Digital também é uma das vantagens para o cidadão. “A iniciativa vai substituir os carnês impressos com acesso prático e online às guias de pagamento, o que vai gerar economia aos cofres públicos, promover sustentabilidade e facilitar o acesso dos contribuintes aos diversos serviços”, explicou Suélen Nunes.

IPTU Digital reduzirá o consumo de papel e o impacto ambiental (Foto: Divulgação)

“Perserguir a economia dos recursos municipais para investir em melhores serviços para a população é determinação do prefeito Marçal Filho e com essa medida vamos deixar de gastar com impressão e postagem”, enfatizou.

O lançamento do IPTU Digital é resultado de meses de trabalho da Secretaria Municipal de Fazenda. “Essa é a missão que o nosso prefeito Marçal me passou e juntamente a nossa equipe técnica foi possível essa inovação e que venha ter economia para o município para a gente aplicar em serviços que sejam revertidos à nossa população”, destacou.

Para garantir que todos os contribuintes tenham acesso e compreensão ao novo sistema, a Prefeitura elaborou um plano de atendimento descentralizado, que será divulgado em janeiro. Serão vários pontos de apoio distribuídos pela cidade e distritos, inclusive na própria Central do Cidadão, oferecendo orientação e impressão de boletos para aqueles que assim preferirem.

“Nosso objetivo é modernizar a gestão sem perder o atendimento humanizado”, destacou Jaime Ribeiro, gerente do Cadastro Familiar. “Vamos continuar próximos da população, oferecendo suporte e orientação em vários locais de Dourados”, completou.

Com o IPTU Digital, os contribuintes poderão emitir suas guias diretamente pelo site oficial da Prefeitura de Dourados (www.dourados.ms.gov.br), bem como as outras guias relacionadas a coleta de lixo e futuramente terão acesso a outros serviços.

A partir de janeiro de 2026, o município contará também com a assistente virtual “Doura”, baseada em inteligência artificial, ferramenta que permitirá solicitar e emitir boletos de forma rápida, por meio de mensagens, semelhante a assistentes utilizadas por grandes empresas.

SUSTENTABILIDADE

Além da economia financeira e da praticidade, o IPTU Digital reforça o compromisso da administração municipal com a sustentabilidade, pois reduzirá o consumo de papel e o impacto ambiental gerado pela impressão e transporte dos carnês. A substituição também busca evitar transtornos enfrentados em anos anteriores, como o extravio e danos causados pela chuva aos boletos.

O acesso ao IPTU Digital será disponibilizado a partir de janeiro de 2026 no portal oficial da Prefeitura de Dourados. Os pontos de atendimento presenciais e a assistente virtual Doura também entram em operação no mesmo período.

Fonte: Assecom

 

 

Elias Ishy solicita criação do Fundo e do Sistema Municipal de Esporte e Lazer

O vereador Elias Ishy (PT) encaminhou indicação ao prefeito Marçal Filho, durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Dourados, realizada na última segunda-feira (3), solicitando estudos para a criação do Sistema Municipal de Esporte e Lazer e do Fundo Municipal de Esporte e Lazer.

O documento, enviado com cópia à diretora-presidente da Funed (Fundação de Esporte de Dourados), Sandra Giselly Amaral, tem objetivo de atender determinações que constam nas diretrizes da Lei Geral do Esporte.

A indicação é fruto de audiência pública, proposta pelo próprio vereador e realizada no dia 23 de outubro, que contou com palestra do professor Rodrigo Terra, membro da Academia Brasileira de Educação Física (ABEF), ex-presidente da Fundesporte e ex-secretário de Estado de Juventude, Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul.

Elias Ishy enfatiza que a criação do Sistema Douradense de Esporte e Lazer credencia o município a receber recursos federais destinados ao setor, além de estruturar uma política de esporte como política de Estado.

Nesse sentido, a indicação encaminhada ao Poder Executivo pede providências para a constituição de uma comissão representativa, em articulação com o Conselho Municipal de Esporte, com a participação de diversos segmentos da sociedade, visando à elaboração de uma minuta de projeto de lei que institua o Sistema.

O documento recomenda ainda a realização de estudos para a criação imediata do Fundo Municipal de Esporte e Lazer, instrumento essencial para viabilizar o financiamento das ações e programas da área, considerando o período de discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA 2026) e do Plano Plurianual (PPA). “Essas iniciativas alinham o município às diretrizes nacionais, possibilitam a captação de recursos e fortalecem a estrutura de gestão pública do esporte e lazer em Dourados”, reforçou Ishy.

No Mato Grosso do Sul, Campo Grande se destaca como o único município que dispõe do Sistema Municipal, criado pela Lei Complementar em 2018, sendo pioneira na discussão e implementação desse modelo no Estado, servindo como referência e embasamento para novas propostas sobre o tema.

Fonte: Assessoria

Gleice Jane propõe “Disque Golpe” 24h para atendimento a vítimas de crimes digitais

A deputada estadual Prof.ª Gleice Jane (PT) protocolou o Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Enfrentamento a Golpes Digitais em Mato Grosso do Sul. O texto tem como objetivos principais prevenir e reduzir fraudes eletrônicas, apoiar vítimas com atendimento especializado e promover a reparação de danos nas relações de consumo.

Entre as medidas previstas, está a criação do canal 24h “Disque-Golpe”, onde consumidores poderão fazer denúncias e receber orientações sobre procedimentos de recuperação de valores, como o Mecanismo Especial de Devolução do Pix.

A deputada justifica o projeto devido ao crescimento expressivo de golpes no estado. “O poder público precisa oferecer uma ação efetiva para as vítimas que, além do prejuízo financeiro, também têm o prejuízo emocional”, alerta. O texto protocolado nesta quarta-feira (5) visa garantir um atendimento rápido, humanizado e articulado entre segurança pública, defesa do consumidor e instituições financeiras.

O Projeto de Lei também estabelece a criação de um Comitê Gestor Interinstitucional, integrando o Procon-MS, Secretaria de Segurança Pública, Procuradoria Geral do Estado, Ministério Público e Defensoria Pública.

O Procon-MS deverá instituir atendimento especializado a vítimas, com procedimentos simplificados para registro e tratamento de reclamações. O texto também empodera a Procuradoria Geral do Estado (PGE) a adotar medidas judiciais, como a propositura de Ação Civil Pública, em casos sistêmicos de fraudes digitais que afetem os direitos do consumidor.

Cenário preocupante

Dados oficiais de Boletins de Ocorrência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP/MS) apontam uma escalada nos crimes virtuais. Números mostram que houve um aumento de 45% nos B.Os relacionados a fraudes eletrônicas em Campo Grande no ano de 2024. Dourados, Três Lagoas e Corumbá são outras grandes cidades que também apresentam crescimento nesse tipo de crime no estado.

Essa realidade acompanha a tendência nacional, onde aproximadamente 24% dos brasileiros afirmaram ter sido vítimas de golpes digitais em 2024, de acordo com Pesquisa Nacional sobre Crimes Digitais do DataSenado.

Além dos graves prejuízos financeiros e patrimoniais, os golpes digitais causam um impacto intenso na saúde mental das vítimas, que frequentemente apresentam elevados níveis de estresse, ansiedade e sintomas depressivos, associados a sentimentos de vergonha, culpa e desamparo.

Há também um grande número de subnotificações, devido às vítimas que deixam de registrar ocorrência por medo de estigmatização, o que prolonga o sofrimento psicológico e dificulta a apuração dos crimes.

Fonte: Assessoria

Prefeitura de Dourados alerta para aumento de casos de diabetes e amplia o atendimento

Em 14 de novembro acontece o Dia Mundial do Diabetes, data dedicada à conscientização sobre uma das doenças crônicas que mais cresce no mundo. Em Dourados, o número de pessoas diagnosticadas reforça o alerta, atualmente, 9.215 moradores convivem com diabetes, contra 7.121 em 2022. O aumento de 29% no diagnóstico da doença no período de três anos segue a tendência observada em todo o país.

No Brasil, mais de 10% da população adulta tem diabetes, segundo o Ministério da Saúde. Em Mato Grosso do Sul, são mais de 216 mil pessoas diagnosticadas, representando 7,6% da população. O crescimento está ligado a fatores como envelhecimento, sedentarismo e hábitos alimentares inadequados, especialmente no caso do diabetes tipo 2.

A Prefeitura de Dourados destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, que podem evitar complicações como doenças cardiovasculares, amputações e insuficiência renal. Nas unidades de saúde do município, a população encontra acompanhamento gratuito, incluindo consultas, exames e orientação nutricional.

Para ampliar o cuidado aos pacientes com diabetes descompensada ou de difícil controle, a Secretaria Municipal de Saúde implantou o Programa Ambulatorial de Serviços de Atendimento Especializado. Desde 2023, o serviço oferece acompanhamento multiprofissional com médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, farmacêutico e assistente social, visando estabilizar os níveis glicêmicos e reduzir riscos graves. “O aumento dos casos em Dourados reforça a importância da prevenção. O diabetes é silencioso, mas seu controle é possível com acompanhamento regular e hábitos saudáveis”, ressalta Glaucia Eberhardt, gerente da Rede de Doenças Crônicas.

PROJETO LIBERTE

Desde outubro de 2024, Dourados também conta com o Projeto Liberte, que oferece monitoramento contínuo e de alta precisão para pacientes com diabetes tipo 1, garantindo mais autonomia e qualidade de vida, principalmente para crianças e adolescentes.

Para participar, o paciente deve apresentar, comprovante de residência em Dourados; laudo médico com diagnóstico de diabetes tipo 1; exames recentes (até 6 meses) de glicemia de jejum e hemoglobina glicada; documento com foto e cartão SUS e termo de consentimento assinado. O atendimento é realizado na URMI – Unidade Reguladora de Medicamentos e Insumos, na Rua Santos Dumont, 105, Jardim Paulista, próximo ao Shopping Avenida Center.

A secretária adjunta de Saúde, Terezinha Picolo, reforça o compromisso da gestão com o cuidado integral. “Manter os exames em dia e adotar hábitos saudáveis é fundamental. O diagnóstico precoce e o acompanhamento contínuo são essenciais para evitar complicações e garantir mais qualidade de vida”, enfatizou.

CONSCIENTIZAÇÃO

Na sexta-feira (7), das 7h ao meio-dia, será realizada uma ação no Terminal de Transbordo com aferição de pressão, testes de glicemia, orientação nutricional e orientação sobre os cuidados com os pés do diabético. Já no dia 28 de novembro, das 7h ao meio-dia, na Prefeitura Municipal a rede de atenção à saúde das pessoas com doenças crônicas promove uma manhã de conscientização voltada especialmente aos servidores municipais, com alongamento, material educativo, orientação nutricional e testes rápidos.

Fonte: Assecom

Prefeitura define critérios de classificação de inscritos em programas habitacionais

A Prefeitura de Dourados, por meio do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social publicou no Diário Oficial do Município, edição desta terça-feira (4), Resolução que define critérios de renda, classificação e seleção de beneficiários para quatro empreendimentos habitacionais no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida – Modalidade Cidades/Terrenos, em áreas doadas pelo Município.

Ficou estabelecido, conforme deliberação unânime dos conselheiros, que poderão participar da seleção quatro empreendimentos, num total de 256 unidades habitacionais: Nos empreendimentos Vival do Castelo (66 unidades habitacionais) e Flor de Lis (26 unidades habitacionais), poderá participar pretendente cuja renda familiar seja de R$ 1.500,00 até R$ 2.850,00, sendo o valor dos imóveis de R$ 220.000,00.

Já nos empreendimentos Parque Alvorada (44 unidades habitacionais), Monte Sião I (60 unidades habitacionais) e Monte Sião II (60 unidades habitacionais), poderá participar o pretendente cuja renda familiar seja de R$ 2.850,01 até R$ 7.590,00, sendo o valor dos imóveis de R$ 290.000,00.

A Resolução estabelece, também, a pontuação para hierarquização e classificação dos pretendentes, ou seja. mulher chefe de família, comprovada por autodeclaração: 1 ponto; idade do pretendente proponente (titular ou cônjuge), comprovada por meio de certidão de nascimento ou RG: a partir de 46 anos: 2 pontos; de 26 a 45 anos: 1 ponto; tempo de residência no município, comprovado por autodeclaração: a partir de 8 anos: 2 pontos; de 4 a 7 anos: 1 ponto; e, famílias com filho(s) em idade inferior a 18 anos, comprovada por meio de certidão de nascimento: 2 pontos.

De acordo ainda com os critérios estabelecidos, constarão da relação de seleção apenas os interessados residentes no município de Dourados, que estejam inscritos no banco de dados do sistema ‘Habix’, cedido pela Agehab/MS à Agência Municipal de Habitação de Interesse Social de Dourados, nos 36 meses que antecedem à data da respectiva seleção.

No caso de empate na pontuação, os critérios de desempate serão aplicados na seguinte ordem: maior número de dependentes, maior idade e maior tempo de residência no município.

A Agehab/Dourados chama a atenção dos interessados que a seleção municipal constitui apenas uma das etapas do processo, e que a efetiva contratação e aprovação final dos beneficiários dependem da análise e validação pelo agente financeiro responsável, que verificará os critérios de elegibilidade, capacidade de pagamento e demais exigências estabelecidas pelas normas do Programa Minha Casa Minha Vida e pelas instituições financeiras credenciadas.

A aprovação final dos cadastros é de competência exclusiva do agente financeiro, podendo ocorrer indeferimentos, mesmo após seleção municipal, caso o proponente não atenda aos requisitos de crédito e documentação exigidos.

 Fonte: Assecom

Audiência pública cobra responsabilidade do Estado por falta de vagas nas escolas

Audiência pública realizada pela Comissão de Educação da Câmara de Dourados, em parceria com a Prefeitura Municipal e com a participação do Simted e da Fetems, na quinta-feira (30), cobrou do Governo do Estado responsabilidade diante da falta de vagas e da superlotação nas escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme).

O debate foi mediado pelo vereador Elias Ishy (PT), presidente da Comissão de Educação, e contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, entre elas o secretário municipal de Educação Nilson Francisco, a deputada Gleice Jane (PT), o deputado Renato Câmara (MDB) e o coordenador-geral de Planejamento e Avaliação Educacional da SED/MS, Alciley Lopes, representante do secretário estadual de Educação, Hélio Queiroz Daher.

Durante o encontro, o presidente do Simted, Tiago Coelho, apresentou dados que mostram que, em 2024, a rede municipal atendeu 32.583 alunos, com projeção de mais de 37 mil matrículas para 2025. Atualmente, 120 unidades da rede municipal atende 84% dos estudantes, enquanto a rede estadual, com apenas 24 escolas, responde por 16% do total. Segundo levantamento, mais de 300 crianças permanecem fora das salas de aula.

Representando a SED/MS, Alciley Lopes reconheceu a redução de turmas do 1º ao 5º ano na rede estadual, mas anunciou a abertura de cinco salas modulares em escolas municipais, totalizando 20 novas turmas para atender cerca de 700 alunos.

O vereador Elias Ishy destacou a importância do diálogo entre os diferentes setores da sociedade e os governos municipal e estadual, defendendo ações imediatas e estruturantes.

“Não podemos encerrar o ano com o mesmo problema. Precisamos garantir o direito das crianças a um ensino público de qualidade. A responsabilidade é de todos, cada um na sua cadeira”, afirmou.

Audiência contou com a presença de autoridades municipais e estaduais

Encaminhamentos

Entre as deliberações, foi aprovada a criação de um Grupo de Trabalho (GT), com representantes de todas as instituições presentes, para aprofundar a análise dos dados e encaminhar propostas ao Governo do Estado.

Com base em assembleias escolares realizadas anteriormente, foi apresentada uma Carta Aberta destinada ao Governo do Estado, solicitando que a Secretaria de Estado de Educação estabeleça um Regime de Colaboração, conforme previsto no artigo 211 da Constituição Federal, compartilhando a responsabilidade pelo ensino fundamental e priorizando o atendimento do 1º ao 5º ano no município. O documento está disponível para assinaturas da população e de entidades e deve ser protocolado nos próximos dias.

Também foi proposta a criação de uma Frente Parlamentar específica para tratar da falta de vagas nas escolas de Dourados, composta por vereadores da Câmara.

A Comissão de Educação é formada pelos vereadores Elias Ishy (PT), Sergio Nogueira (PP) e Rogério Yuri (PSDB). Compuseram ainda a mesa o vereador Franklin Schmalz (PT), o professor Ataulfo Stein Neto (Fetems), o defensor público Lucas Colares Pimentel, a conselheira Alice Rocha (Conselho Tutelar) e o professor Bruno Alves Moreira (Fórum Municipal de Educação).

Fonte: Assessoria

Campanha “Passos que Salvam” mobiliza comunidade pela conscientização do câncer infantojuvenil

No dia 9 de novembro, próximo domingo, o Parque dos Ipês, em Dourados, será o ponto de encontro de famílias, amigos, colaboradores e apoiadores da causa do Hospital de Amor, em mais uma edição da Campanha Passos que Salvam — uma mobilização nacional que convida a sociedade a dar passos concretos pela vida e pela conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

Promovida pelo Hospital de Amor Infantojuvenil de Barretos, a campanha tem como principal objetivo alertar a população sobre a importância de reconhecer os sinais e sintomas da doença. Em Dourados, a mobilização é conduzida pela Associação de Apoiadores do Hospital de Amor, que convida toda a comunidade a participar da caminhada e fortalecer essa corrente de amor e solidariedade.

Em 2025, o evento ganha significado especial em Dourados, que vive um momento histórico com a construção do Hospital de Amor no município — fruto da parceria com a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS/BA e do engajamento de diversos setores da sociedade civil.

“A Campanha Passos que Salvam é um gesto de amor coletivo. Cada passo representa um movimento de conscientização para que possamos chamar atenção para a vida de crianças e adolescentes. Estamos mobilizando vários setores e convidando todos e todas a caminharem conosco no próximo domingo, dia 9 de novembro” , destaca Cláudia Noda, coordenadora municipal da campanha e membro da Associação de Apoiadores do Hospital de Amor em Dourados.

A mobilização também conta com o apoio dos diretores da AApoiadores, Juliano Azambuja e Irma Lupinetti, que estão à frente da logística e da mobilização de voluntários e participantes.

Concentração no Parque dos Ipês e atrações

A concentração está marcada para as 7h da manhã, no Parque dos Ipês, com participação gratuita e aberta a todas as idades — incluindo pessoas com deficiência (PCD).

O convite é para que todos tragam suas famílias, amigos e até os pets, em uma manhã de alegria e solidariedade. Bicicletas, carrinhos de bebê, faixas e banners de empresas são bem-vindos para simbolizar o apoio coletivo à causa.

Além da caminhada, a manhã contará com uma série de atividades culturais, recreativas e de bem-estar, incluindo:

* Trio Elétrico / Busão da Alegria e seus personagens;
* Distribuição de balões para colorir o percurso.
* Grupo de animação com personagens da Disney;
* Show ao vivo com a cantora Gabi Andrade;
* Pintura facial para as crianças;
* Aquecimento com equipe de corrida e aula de Zumba;
* Distribuição de flores do projeto “Dê Flores em Vida”;
* Exposição de carros antigos;
* Tendas de parceiros e apoiadores com ações promocionais;
* Premiações especiais: bicicleta mais decorada, carrinho de bebê mais criativo, sorteio de passeio na Combi Rosa da Gabi Rincos, além de sorteios exclusivos para PCDs e pets;

Como ajudar a Campanha Passos que Salvam?

As camisetas oficiais da campanha estão disponíveis por R$ 30,00 nos pontos de venda da ACED, Instituto de prevenção do Hospital de Amor e na sede da AApoiadores que fica na Rua Major Capilé, 1885, sala 7, na galeria Weimar Junior, no centro de Dourados.

Empresas e grupos que adquirirem a partir de 10 unidades podem optar pela personalização com logomarca, no valor de R$ 40,00 cada.

Mais do que uma caminhada, a Campanha Passos que Salvam é um movimento de esperança e solidariedade — um convite para que toda Dourados vista a causa e caminhe junto pelo futuro das nossas crianças e adolescentes.

Fonte: Assessoria

Prefeito empossa presidente da Agetran e aponta desafios para o trânsito de Dourados

O prefeito Marçal Filho empossou na manhã desta terça-feira (04) a nova diretora-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte, Rosana Fátima Ramos Gonçalves, e falou sobre os desafios que ela vai enfrentar na missão de tornar o trânsito de Dourados mais seguro e humanizado. A nomeação da diretora-presidente foi publicada em edição suplementar do Diário Oficial do Município, na tarde de segunda-feira (03), logo abaixo do decreto que a exonerou da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) onde estava lotada e desenvolvia função estratégica.

Ao empossar Rosana Fátima Ramos Gonçalves, o prefeito Marçal Filho agradeceu a dedicação e o empenho do antecessor Juscelino Cabral, que ontem também foi nomeado e diretor de Administração Geral da Câmara Municipal de Dourados, em ato assinado pela presidente da Câmara, Liandra Brambilla.

“O Juscelino agora é diretor da Câmara e nós precisamos dele lá, pela experiência que ele tem, que já foi vereador, e a Liandra necessitava de uma pessoa com perfil dele, que já foi vereador, tem experiência e assumiu esse novo desafio na carreira”, ressaltou Marçal Filho.

Na sequência, falando para os servidores, o prefeito enfatizou a missão da Agetran. “Quero dizer para vocês que essa Agência é muito importante porque cuida de uma coisa muito sensível na vida de todos, que é o trânsito” destacou Marçal Filho. “É algo bastante complexo, sempre digo que todo mundo entende trânsito, é igual o futebol, onde todo mundo quer ser técnico da Seleção Brasileira”, exemplificou. “Sobre o trânsito, muitas pessoas costumam pensar assim também, mas, na realidade, é uma área muito técnica e nós temos que melhorar muito essa questão do trânsito em Dourados, porque a gente não pode pensar o trânsito só agora, só em 2025, temos que pensar para daqui 20, 30 anos”, completou o prefeito.

Servidores da Agetran participaram da solenidade de posse da nova diretora-presidente

Marçal Filho ressaltou que Dourados está crescendo muito, tem um grande volume de veículos e já sofre com engarrafamento. “Isso era inimaginável algum tempo atrás, mas hoje o horário de pico é uma loucura, tem engarrafamento em diversos pontos”, ressaltou. “Então, a missão de vocês aqui é uma missão muito importante e muito difícil, muito complexa, porque tem que pensar Dourados numa visão macro”, enfatizou o prefeito. “E pensar macro, não é instalar um semáforo aqui, um quebra-molas ali, porque você pode resolver um problema naquele local, mas pode estar criando outro se você não faz um estudo maior”, argumentou.

Acompanhado pelo secretário municipal de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins de Araujo, o Beto, o prefeito deixou claro aos servidores e à nova diretora-presidente, o modelo de gestão que ele espera da Agetran. “Então, eu vim aqui pra dizer que a partir de agora vai ter essa responsabilidade, de tocar essa Agência de Trânsito em sintonia com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, mesmo porque a Semsur tem muito a ver com o trânsito”, anunciou. “As funções da Secretaria do Beto se confundem muito com o trânsito, porque tem a questão do trânsito, que é a segurança viária”, completou.

O secretário Luis Roberto Martins de Araújo deixou claro que Agetran e Semsur tem sintonia e precisam trabalhar juntas. “Precisamos pensar nossa cidade e pensar a longo prazo, como o prefeito disse”, enfatizou. “Então, nós temos que trabalhar em duas linhas, uma é cuidar o hoje, que é cuidar da pintura, da sinalização, da questão semafórica, e temos que pensar a longo prazo num projeto bem estruturado e será assim que faremos”, completou. “Conheço bem a Agetran, conheço o trabalho que vocês fazem e quero participar, quero trabalhar unido com vocês”, prosseguiu. “A Agetran foi criada vinculada à Secretaria de Serviços Urbanos, com o passar do tempo foi desvinculada, mas precisamos trabalhar juntos por Dourados”, finalizou Beto.

NOVA DIRETORA

A nova diretora-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte, Rosana Fátima Ramos Gonçalves, falou do desafio da nova função. “Temos excelentes talentos aqui na Agetran, muita gente comprometida com o trabalho e sei que a gente pode fazer uma administração de excelência, que é aquilo que o prefeito deseja”, afirmou. “Eu quero agradecer o prefeito por ter me dado essa oportunidade e quando o Beto me convidou eu vi a possibilidade de a gente voltar a reconstruir um sonho que a gente tinha lá atrás, quando ajudamos na criação do Departamento de Trânsito, que hoje é um Agência estruturada”, completou.

Rosana Fátima Ramos Gonçalves ressaltou o potencial da Agetran e de Dourados. “Eu tenho orgulho do trabalho que já realizei como servidora e quero ter muito mais orgulho daqui pra frente, de poder trabalhar com vocês”, afirmou. “Tenho certeza que juntos vamos cuidar com amor e construir com trabalho a Dourados que todos merecem, com um trânsito organizado, seguro, humanizado”, finalizou a nova diretora-presidente da Agetran.

Fonte: Assecom

Gleice Jane cobra governo Riedel pela abertura de novas escolas em Dourados

A Deputada Estadual Profª Gleice Jane (PT) demonstra mais uma vez sua preocupação com a gestão de Eduardo Riedel (PP) na Educação para as famílias de Dourados. A professora esteve presente na audiência pública sobre a Falta de Vagas nas Escolas da cidade, realizada na última quinta-feira (30/10) na Câmara Municipal. Durante sua fala, a deputada reforçou que o direito garantido pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) de todas as crianças estudarem na mesma escola de seus irmãos é desrespeitado em Dourados.

“A escola tem que estar perto de casa para a criança e para os irmãos dela”, defendeu a deputada. Em visitas às famílias de Dourados, Gleice ouviu relatos de crianças que se atrasam para as primeiras aulas devido à locomoção por diferentes escolas, fruto de um desequilíbrio na oferta de vagas em escolas do município e do estado. “A mãe que tem filhos de idades diferentes, precisa passar por duas ou três escolas todos os dias”, alerta.

De acordo com os resultados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica de 2025, a Rede Municipal de Ensino atende mais que o dobro de alunos em comparação à Rede Estadual. O documento elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) aponta a má distribuição de vagas entre os diferentes níveis de ensino. No Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), a rede estadual (sob responsabilidade do governo Riedel) atende apenas 5% dos alunos de Dourados. Gleice analisa que essa disparidade é um dos fatores que causam o sufocamento das escolas municipais e resulta na falta de vagas para a educação infantil, que é de responsabilidade exclusiva do município.

Essa configuração atual na disposição das vagas gera outro problema: “Nossas crianças são obrigadas a trocar de escola diversas vezes durante a formação. Isso está errado!”, alerta a prof. Gleice Jane. Para a deputada, o acompanhamento das crianças a longo prazo é fundamental para o entendimento da escola e dos profissionais da educação sobre a criança. “Como que eu vou saber que tipo de abordagem eu vou ter com uma criança que estou vendo pela primeira vez? Que veio de outra escola? Se já é difícil fazer esse exercício pensando em uma criança, imagina em uma turma inteira de 6º ano que veio de outra escola? E o que acontece com o psicológico dessas crianças que têm suas relações de amizades e com antigos professores desfeitas?”, questiona.

Quantas escolas o governo Riedel inaugurou em Dourados?

Rumo ao último ano de seu mandato como governador do estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP) inaugurou um total de zero escolas novas para a população de Dourados (MS). Após três anos de Riedel como chefe do executivo estadual, as mães douradenses têm sofrido para encaixar em suas rotinas uma locomoção para até três escolas diferentes. O resultado é o cenário de escolas que ofertam vagas insuficientes do 1º ao 5º ano, e outras escolas que ofertam do 6º ao 9º.

“A última escola inaugurada pelo município foi a Luiz Antônio, em 2010. Já o estado, inaugurou a Djalma Barros, em 2018. Desde então, Dourados teve um aumento de cerca de 40 mil pessoas em sua população, e nenhuma escola foi inaugurada”, alerta a professora Gleice Jane.

Para a deputada, a situação em Dourados é reflexo da ausência de diálogo e planejamento conjunto entre estado e município para a construção de um plano educacional de longo prazo. Sem esse plano, cada poder age isoladamente, e a educação pública é tratada de forma improvisada, com equívocos sobre a responsabilidade de cada esfera.

“Existe uma prioridade, que muitas vezes é confundida como ‘exclusividade’, sobre quem deve oferecer os diferentes ensinos. Essa confusão vem causando o sufocamento do ensino de Dourados e superlotação nas escolas do município, enquanto o governador Riedel não inaugurou nenhuma escola na cidade”, explica.

O que diz a lei? 

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), os municípios possuem prioridade (e não “exclusividade”) na oferta do ensino infantil e fundamental. O mesmo documento aponta que cabe aos estados assegurar o ensino fundamental, segundo o inciso VI do artigo 10.

A legislação também estabelece o direito da criança o acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, com garantia de vagas para seus irmãos, segundo o V do artigo 53, do Estatuto da Criança e do Adolescente.

A Deputada Professora Gleice Jane (PT) reforça que seguirá com as exigências para que as famílias e crianças de Dourados tenham o seu direito respeitado, e para que o governador Riedel inicie imediatamente um plano de construção e expansão de escolas na cidade de Dourados.

Fonte:  Assessoria

Família Mattos fará 34º Encontro em 15 de novembro

Uma das mais tradicionais famílias de Dourados e do Mato Grosso do Sul, a Mattos, já está mobilizada para mais um encontro de parentes. Está marcado para o dia 15 de novembro, no salão do Clube Indaiá de Dourados, a 34ª edição do Encontro Internacional da Família Mattos.

“O encontro se constitui em oportunidade de aproximação entre os parentes de diferentes troncos, reunindo gerações num clima de alegria, boas lembranças, ocorrendo a manutenção de nossas tradições, preservando a história de nossos ancestrais”, segundo define a presidente da Amattos, a Associação da Família Mattos, responsável pela organização e realização da festa familiar, Lourdinha Mattos.

A presidente recorda que o primeiro Encontro aconteceu em 1996 “e de lá para cá foram 33 eventos anuais, momentos de confraternização, de ouvir e contar causos, de matar saudades e, também, de conhecer parentes que moram distantes”.

Ela diz que estão sendo aguardadas para o Encontro, caravanas de várias cidades de Mato Grosso do Sul e, também de outros estados, como Mato Grosso, São Paulo, Paraná e do Rio Grande do Sul, notadamente do município de São Luiz Gonzaga, berço dos Mattos em terras brasileiras. Os Mattos têm origem em Portugal.

A diretoria da Amattos disponibilizou os telefones 67 99972-2307 e 67 99612-6206, além do e-mail: amattosdourados@hotmail.com para os descendentes que queiram mais informações a respeito do evento.

HISTÓRICO

Em 15 de agosto de 1995, no escritório de contabilidade de Beto Mattos, ocorreu a primeira reunião do então denominado Projeto Família Mattos, cujo objetivo era a integração da Família por meio de reuniões periódicas e encontros anuais. Dois anos depois, com uma grande reunião, dois encontros e mais de três mil Mattos cadastrados, foi criada a Amattos – Associação da Família Mattos, que ao longo desses 30 anos tem realizado encontros memoráveis, não só em Dourados como também em Ponta Porã, Campo Grande, São Luiz Gonzaga-RS e, ainda, na Província de Posadas, Argentina, onde também vive número representativo de membros da Família Mattos.

PROGRAMAÇÃO

15/11/2025 – Sábado

9h – Recepção e Roda de Mate e Tereré

9h30 – Momento Ecumênico

10h – Abertura do Evento

10h30 – Apresentação Cultural

11h – Homenagem aos Mattos com mais de 80 anos

12h – Almoço, seguido de baile

12h – Início da votação para eleição da no Diretoria da Amattos

14h – Término votação, proclamação e posse dos eleitos

17h – Carreteiro e encerramento

Fonte: Assessoria

Termina nesta terça-feira prazo para inscrição de chapas à presidência do PreviD

Termina nesta terça-feira, às 13h30, o prazo de inscrição para os candidatos que pretendem disputar a presidência do Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Dourados (PreviD).

Os servidores interessados devem protocolar a Ficha de Inscrição (Anexo I do Edital) na Secretaria Municipal de Governo até às 13h30 e o prazo não será prorrogado pela Prefeitura de Dourados e nem pelo Conselho Curador do PreviD.

O envio das lista tríplice do Executivo aos Sindicatos e Comissão Eleitoral será feito na quarta-feira, dia 5 de novembro, e a divulgação dos inscritos habilitados ocorrerá no dia 6 de dezembro, com o prazo de recursos sendo aberto no dia 7 de novembro.

O julgamento dos recursos ocorrerá até o dia 10 de de novembro e a publicação da lista tríplice oficial será no dia 11 de novembro, quando os candidatos poderão iniciar a campanha eleitoral.

O encerramento do período de campanha e prestação de contas será em 11 de dezembro, com a eleição acontecendo no dia 12 de dezembro, das 8h às 17h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM).

A resolução que anulou a eleição anterior e convocou uma nova eleição é assinada pela Comissão Eleitoral e tem como base a recomendação da 16ª Promotoria de Justiça de Dourados.

O PreviD é o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do município, responsável por garantir aos servidores efetivos os benefícios de aposentadoria e pensão por morte, conforme previsto na Constituição Federal.

Podem concorrer ao cargo de diretor-presidente servidores efetivos e estáveis do Município de Dourados que atendam cumulativamente vários requisitos divulgados no Diário Oficial, como ter no mínimo cinco anos de exercício em cargo público municipal, possuir curso superior completo e/ou tecnólogo, não ter sofrido condenação criminal, entre outros.

A ausência dessa certificação até o prazo determinado implicará perda do mandato, sendo convocado o próximo classificado na eleição.

A campanha eleitoral será permitida de 11 de novembro a 11 de dezembro, devendo respeitar os princípios éticos e de moralidade administrativa.

Fica proibida a utilização de bens e recursos públicos, bem como a veiculação de propaganda paga, uso de camisetas, bonés, outdoors, carros de som ou apoio político-partidário. Também é vedada a divulgação de informações falsas ou difamatórias, sujeita à responsabilização civil, criminal e eleitoral.

A campanha eleitoral poderá ser realizada de 11 de novembro a 11 de dezembro, prazo que também marca a entrega da prestação de contas. O resultado final será publicado no Diário Oficial do dia 15 de dezembro, e o novo diretor-presidente tomará posse em 1º de janeiro de 2026.

Conforme a resolução, todos os atos do processo eleitoral serão acompanhados pela Controladoria-Geral do Município e pelo Procurador-Geral, garantindo o cumprimento das recomendações do Ministério Público e das legislações vigentes.

Com a publicação da nova regulamentação, a Prefeitura de Dourados reforça o compromisso de assegurar transparência, legalidade e ampla participação dos servidores municipais na escolha da futura gestão do PreviD.

Além da diretoria executiva, eleita por voto direto, o PreviD conta com dois colegiados: o Conselho Curador e o Conselho Fiscal. O Conselho Curador é formado por 18 conselheiros, sendo nove titulares e nove suplentes, e representa diferentes categorias, sendo quatro representantes do Poder Executivo Municipal; dois representantes do Poder Legislativo Municipal; oito representantes dos servidores ativos; e quatro representantes dos inativos segurados pelo PreviD, eleitos em assembleia geral.

Já o Conselho Fiscal, composto por 12 conselheiros (titulares e suplentes), é indicado pelo Executivo, Legislativo e sindicatos municipais. O colegiado é formado exclusivamente por servidores efetivos com mais de cinco anos de carreira no município.

Fonte: Assecom

Guarda Municipal lança campanha para arrecadar brinquedos para crianças carentes

Em clima de solidariedade e ao espírito natalino, a Guarda Municipal de Dourados (GMD) deu início à campanha “Sorrisos de Natal – Faça sua parte, doe um brinquedo”, que começa neste sábado (1º) e segue até o dia 5 de dezembro.

A ação busca arrecadar brinquedos novos e usados (em bom estado) que serão distribuídos a crianças em situação de vulnerabilidade social do município. A iniciativa mobiliza os agentes da corporação, além das Secretarias Municipais da Prefeitura de Dourados, empresas solidárias e a comunidade.

Os pontos de coleta estão espalhados pelos postos de arrecadação, para facilitar a participação da população. As doações podem ser entregues na sede da Guarda Municipal, localizada na Rua Joaquim Teixeira Alves, no Parque Arnulpho Fioravanti, aos fundos do terminal rodoviário, das 7h às 13h.

Também há postos de coleta na Praça Antônio João, das 7h às 19h, e nos Parques Antenor Martins (Jardim Flórida) e Rego D’Água (região do Grande Água Boa), que podem ser entregues 24 horas por dia.

De acordo com o diretor-presidente da Guarda Municipal, Jamil Matos, a campanha reforça o papel humano e solidário da instituição. “Mais do que zelar pela segurança, nossos agentes têm o compromisso de estar próximos da comunidade”, enfatizou.

“O Natal é tempo de esperança e queremos levar alegria, amor e sorrisos às crianças que mais precisam”, prosseguiu. “Cada brinquedo doado representa um gesto de carinho e pode transformar o Natal de uma família”, destacou Jamil Matos.

A ação integra os trabalhos sociais desenvolvidos pelos agentes da Guarda Municipal, que ao longo do ano realizam iniciativas voltadas à cidadania e à inclusão social. A campanha “Sorrisos de Natal” reforça o verdadeiro espírito das festas de fim de ano, de compartilhar e cuidar do próximo.

“Seguindo orientação do prefeito Marçal Filho, a Guarda Municipal de Dourados está cada vez mais integrada à sociedade douradense, tanto que durante o inverno nossos agentes distribuiram centenas de cobertores para pessoas em situação de rua e para moradores em situação de vulnerabilidade social”, explica Jamil.

A Guarda Municipal convida a população douradense a participar e a fazer parte da corrente do bem. “Fazer uma criança sorrir é o maior presente que alguém pode dar neste Natal”, resume o comandante Jamil Matos, ressaltando que cada brinquedo entregue será transformado em um gesto de esperança para meninos e meninas de Dourados.

Fonte: Portal do MS

Obra na boca de dragão da Avenida Indaiá é ampliada e rua ficará interditada

A Prefeitura de Dourados ampliou a intervenção na boca de dragão da Avenida Indaiá, no bairro Altos do Indaiá, após a constatação de que seria necessário um trabalho mais profundo e estrutural para resolver de forma definitiva os problemas de drenagem e infiltração no local. Com isso, o trânsito na via ficará interditado de forma parcial por cerca de um mês, conforme informou a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

O serviço será realizado em duas etapas. Neste momento, a equipe atua em uma das pistas, com previsão de conclusão em duas semanas. Em seguida, os trabalhos serão executados na pista oposta, o que deve levar mais 15 dias, totalizando aproximadamente 30 dias de interdição parcial da avenida.

Com o andamento da obra, iniciada na última sexta-feira, foi constatado desmoronamento da estrutura da rede pluvial e acúmulo crônico de água da chuva, exigindo uma intervenção de maior porte. Segundo o secretário-adjunto da Semsur, Ângelo Augusto Gomes dos Santos, o modelo da nova estrutura seguirá o padrão adotado recentemente no bairro Parque Alvorada, onde ações semelhantes eliminaram antigos alagamentos.

Ao concluir o serviço em uma das pistas, trabalho migrará para via oposta

“A boca de dragão da Avenida Indaiá não suportava o volume de água e transbordava em dias de chuva forte. Agora estamos fazendo um trabalho completo, com estrutura reforçada e maior capacidade de vazão”, afirmou.

A antiga grelha, de 30 centímetros de largura, será substituída por uma nova de 1,20 metro, com duas caixas de contenção para ampliar o escoamento das águas pluviais. A estrutura receberá reforço total em barras de ferro, substituindo os vergalhões antigos que se deformavam com o peso de veículos e causavam rachaduras e infiltrações.

“Por determinação do prefeito, o serviço está sendo feito para durar, com material de qualidade e estrutura sólida. Não é um simples conserto, mas uma reconstrução completa que vai encerrar o problema”, explicou Ângelo. O serviço está sendo executado diferente de gestões anteriores, que realizaram apenas reparos paliativos.

Na semana passada, o prefeito Marçal Filho acompanhou o início dos trabalhos e determinou que a execução siga critérios técnicos rigorosos. “O objetivo é garantir eficiência no escoamento das águas pluviais e segurança para quem transita pela avenida, especialmente em dias de chuva intensa”, reforçou o prefeito.

Paralelamente, a Prefeitura executa a pavimentação asfáltica de um trecho de 150 metros da Rua A1, ao lado do Clube Indaiá, uma demanda antiga dos moradores. “Sabemos dos transtornos que a falta de asfalto causa, com poeira no período seco e lama em dias de chuva. Essa obra traz valorização aos imóveis e mais qualidade de vida à comunidade”, destacou Marçal Filho. “Determinei que o serviço seja feito com agilidade e dentro do padrão técnico que adotamos em toda a cidade”, finalizou.

Fonte: Assecom