Em uma ação voltada à valorização e proteção de quem está na linha de frente do cuidado com a vida, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) realiza, no dia 24 de setembro, às 14h, a primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Profissionais da Saúde, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.
O encontro que reunirá autoridades e representantes do setor, marca o início de um espaço permanente de diálogo e construção de políticas públicas para combater a violência e fortalecer a valorização desses trabalhadores.
Os números mostram a urgência do debate: de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), em 2024, 995 médicos foram vítimas de agressões em Mato Grosso do Sul, uma média de quase três casos por dia.
O Estado ficou em segundo lugar no Centro-Oeste, atrás apenas do Distrito Federal. As unidades de pronto atendimento (UPA) concentram a maior parte dos episódios de violência.
Para Lia Nogueira, os dados refletem uma realidade que não pode ser ignorada.
“Esta Frente Parlamentar nasce para unir forças, ouvir quem está na linha de frente e buscar soluções efetivas. Precisamos garantir que os profissionais de saúde tenham segurança física, emocional e condições dignas para exercer seu trabalho”, destacou a deputada.
A reunião pretende fortalecer o compromisso institucional com os profissionais da saúde e dar início a um ciclo de ações estratégicas que envolvem parlamentares, gestores públicos e lideranças do setor, demonstrando que Mato Grosso do Sul não será omisso diante das agressões e do desrespeito.
A Prefeitura de Dourados concluiu as obras de acessibilidade na entrada da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Altos do Indaiá. O serviço, finalizado após o término do calçamento e do asfaltamento da região, garante rampa de acesso e calçada adequadas para pacientes com mobilidade reduzida.
O prefeito Marçal Filho esteve no local nesta segunda-feira (15) para vistoriar os trabalhos e conversar com moradores. “Esse era um problema antigo e alvo de muitas reclamações. No início do ano estive aqui e determinei que, junto com o asfalto, fossem feitas a calçada e a rampa de acesso. Agora conseguimos entregar essa melhoria”, afirmou.
Situada em um ponto elevado em relação à rua, o posto de saúde enfrentava sérias dificuldades antes da obra. Sem calçada, cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção precisavam ser carregadas para ter acesso ao posto.
Andrea Rocha, coordenadora da unidade, destacou a importância da intervenção. “O asfalto e a calçada acabaram com a poeira que atingia o posto e agora temos acessibilidade. É um ganho para toda a comunidade”, disse. A unidade atende cerca de 10 mil pessoas por meio de duas equipes de saúde da família.
O asfaltamento da via em frente ao posto e de ruas próximas foi concluído há 20 dias, enquanto a calçada e a rampa de acessibilidade foram entregues na última quinta-feira. As obras incluem também drenagem de águas pluviais, sinalização viária e a construção de calçadas em toda a região.
O posto de saúde enfrentava sérias dificuldades antes da obra
A aposentada Maria da Silva aprovou os serviços. Ela diz que o asfalto irá trazer melhorias para todos os moradores da região, principalmente com valorização dos imóveis e maior mobilidade de trânsito. “Essa parte do bairro [região do posto] estava abandonada e agora passa a ser valorizada”, avaliou.
A pavimentação na região abrange uma área de 16.429 m² e foi iniciada no começo do ano passado e interrompida em outubro, o que deixou as ruas em más condições e trouxe transtornos aos moradores. Ao assumir a gestão municipal, Marçal Filho determinou a retomada do projeto, com foco em planejamento e responsabilidade.
A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, apoia e participa da 2ª Caminhada “Passos pela Vida”, que será realizada no próximo dia 27 de setembro, data que marca o Dia Nacional do Doador de Órgãos. A ação busca sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos, reforçando o Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre o tema.
O evento é promovido pela Organização de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplantes (OPO), vinculada diretamente à Central Estadual de Transplantes e ao Sistema Nacional de Transplantes, com realização do Hospital da Vida e da Funsaud e conta com o apoio da Câmara de Vereadores de Dourados.
A concentração será em frente à Câmara Municipal, com saída em caminhada até a Praça Antônio João, no centro da cidade. Além da mobilização, o encontro busca fortalecer o debate sobre solidariedade e esperança que a doação representa e conta com diversos parceiros na sociedade civil, além da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.
Em 2024, cerca de 180 pessoas participaram da caminhada. Para este ano, a expectativa é reunir aproximadamente 300 participantes, ampliando a visibilidade da causa e destacando a importância de um gesto simples que pode salvar muitas vidas.
“A doação de órgãos é um gesto de solidariedade e amor ao próximo, que permite que muitas pessoas possam ter uma nova chance de vida”, afirma a coordenadora da OPO de Dourados, Ludelça Dorneles. Segundo ela, para ser doador, basta comunicar essa vontade aos familiares, pois a autorização para a doação deve ser feita pela família no momento oportuno. “Eventos como a Caminhada ‘Passos pela Vida’ são fundamentais para reforçar a importância dessa decisão”, disse.
COMO FUNCIONA
A Organização de Procura de Órgãos (OPO) é um órgão executivo da Comissão Nacional de Transplantes de Órgãos e Tecidos, suas atividades estão estabelecidas em observância à legislação vigente sobre transplantes de órgãos e tecidos do corpo humano (vivo ou morto), com fins terapêuticos e científicos.
A OPO tem como objetivo exercer atividades de identificação, manutenção e captação de potenciais doadores para fins de transplantes de órgãos e tecidos no âmbito de atuação da OPO designada pela Secretaria de Estado da Saúde; divulgação da política de transplantes de órgãos e tecidos de modo a conscientizar progressivamente a comunidade interna e externa, sobre sua importância; interação permanente com as áreas potenciais de doação e equipes de transplantes, trabalhando sempre em parceria com a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTTs).
A Organização de Procura de Órgãos e Tecidos é uma instituição ligada à Central Estadual de Transplantes e à Central Nacional de Transplantes, que é a responsável por informar a viabilidade de doador à Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos (CNCDO, que realiza a distribuição dos órgãos, indicado à equipe transplantadora responsável pela retirada e implante do mesmo.
A captação de órgãos é feita após a confirmação da doação. Quando a equipe de transplante toma conhecimento de todas as informações do doador, ela avalia se o órgão é apropriado ao seu receptor. Assim sendo, em caso afirmativo, a equipe responsável envia seus cirurgiões até o hospital em que o doador se encontra.
O som dos cascos ecoando na pista, a tensão antes do salto e a vibração da plateia a cada percurso perfeito. Assim deve ser o clima nos dias 13 e 14 de setembro, quando a Hípica do Círculo Militar de Campo Grande – a mais tradicional do estado, com seus 41 anos de história, recebe a 6ª Etapa do Campeonato de Salto Estadual (CSE).
A competição é organizada pela FSMH (Federação Sul-Mato-Grossense de Hipismo), realizada pela Escola Hípica Campo Grande (EHCG), com apoio do 20º Regimento de Cavalaria Blindado, e deve reunir mais de 180 conjuntos, entre cavaleiros, amazonas e seus cavalos, tanto da capital, quanto de outros municípios, como Maracaju, Amambai, Dourados e Ponta Porã.
Com entrada gratuita, a expectativa é receber mais de 3 mil pessoas ao longo do fim de semana, em um evento que mescla esporte, lazer e um ambiente familiar, com praça de alimentação e atrações durante todo o dia.
Um esporte que conquista corações – O hipismo clássico sempre despertou fascínio pela elegância dos atletas, imponência dos cavalos e clima de respeito que envolve a modalidade. Não se trata apenas de vencer, mas de superar desafios e celebrar a conexão entre cavalo e cavaleiro.
As provas terão obstáculos de 40 cm a 1,30 m, contemplando desde iniciantes até atletas mais experientes. Uma das atrações mais aguardadas é a categoria Xizinho, dedicada às crianças que estão dando seus primeiros passos no esporte – algumas tão pequenas que mal aprenderam a andar, mas já revelam um vínculo especial com os animais. O público costuma se emocionar ao assistir essas apresentações que unem ternura e coragem.
Para o presidente da FSMH, Rafael Mendes, o hipismo é um esporte único justamente por essa relação. “A ciência já demonstrou a intensidade dessa conexão. Quando o cavaleiro monta, até a frequência cardíaca dele e do cavalo podem se alinhar. É inexplicável e absolutamente fantástico. Só quem convive com esses animais entende o tamanho desse vínculo”, destaca.
Amazonas em evidência – Se em muitos esportes a presença feminina ainda busca equilíbrio, no hipismo sul-mato-grossense as mulheres dominam as pistas. Mais de 90% dos atletas inscritos são amazonas, número que surpreende até os organizadores.
“Esse protagonismo é um dado curioso e muito bonito de se ver. Nacionalmente, a participação feminina também é maior, mas aqui em MS esse percentual é ainda mais expressivo. Nas categorias de obstáculos mais altos, a proporção se equilibra, mas o espaço conquistado pelas mulheres é evidente”, explica Mendes.
O hipismo também é um esporte de transformações pessoais. Prova disso é a trajetória da amazona Suely da Silva Silveira, que compete nesta etapa com sua égua Quimera. Mineira de origem e campo-grandense de coração desde 2004, Suely encontrou no esporte uma nova forma de viver após enfrentar um período de depressão.
“Comecei em 2009, quando meu médico sugeriu que eu buscasse algo que me fizesse bem. Sempre amei cavalos, então procurei uma escola e comecei a praticar. Desde então, nunca mais fiquei sem ter um cavalo meu. Já saltei 1,20m e continuo competindo porque é isso que me dá forças. Minha expectativa agora é entrar tranquila e curtir cada momento com a Quimera, que é minha parceira de vida”, relata.
Histórias como a de Suely refletem o quanto o hipismo vai além da competição: é uma prática que une saúde, disciplina, superação e paixão.
Tradição e futuro promissor – Com nove entidades filiadas, sendo cinco em Campo Grande, o hipismo cresce e se moderniza em Mato Grosso do Sul, tanto em infraestrutura quanto em qualificação de técnicos e instrutores. Hoje, o estado já revela atletas com destaque nacional e amplia o acesso ao esporte, que deixou de ser exclusivo para quem possui cavalo próprio, graças ao trabalho das escolas hípicas.
“Estamos em um momento de crescimento e amadurecimento. Além da tradição, temos instituições que investem em qualidade e atletas que representam bem o estado em competições nacionais. O futuro é promissor”, reforça Mendes.
A programação começa às 8h da manhã, tanto no sábado quanto no domingo, e segue até o final da tarde. A entrada é gratuita, e o público terá a oportunidade de acompanhar de perto um esporte olímpico que une emoção, beleza e disciplina em cada salto.
Mais que um campeonato, a 6ª Etapa do Estadual de Hipismo é um encontro entre tradição, paixão e superação, um espetáculo imperdível para toda a família.
O festival The Town, que acontece entre os dias 06 e 14 de setembro, no Autódromo de Interlagos (São Paulo), será palco de um momento histórico e de grande relevância cultural nesta sexta-feira (12).
O grupo Brô MC’s, reconhecido como o primeiro grupo de rap indígena do Brasil, sobe ao Palco Factory para uma apresentação que promete unir a batida urbana do hip-hop à ancestralidade dos povos originários.
O show começa às 14h45 e terá transmissão ao vivo pelo Globoplay, ampliando ainda mais o alcance da mensagem de resistência e valorização da cultura indígena.
Formado por Bruno, Charles, Kelvin e Clemerson, o quarteto nasceu na Aldeia Jaguapiru, em Dourados (MS), e utiliza a música como ferramenta de ativismo, identidade e luta. Através do rap, o grupo dá voz às histórias, desafios e conquistas dos povos indígenas, levando ao palco uma performance que combina arte e militância.
O The Town, considerado um dos maiores eventos de música e arte do país, é reconhecido por sua grandiosidade e diversidade de gêneros, transformando São Paulo em uma verdadeira “cidade da música”.
A presença do Brô MC’s não só amplia a representatividade cultural do festival, como também reforça a importância de dar visibilidade às vozes que defendem e preservam as tradições indígenas no cenário nacional.
A Prefeitura de Dourados realiza neste sábado (13), por meio do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), o drive-thru de vacinação antirrábica “Latemia”, uma iniciativa inovadora com foco em prevenção em saúde. A ação acontece das 9h às 16h e as equipes irão vacinar os cães e gatos, no interior do veículo dos tutores.
Dourados segue a mobilização estadual do Governo de Mato Grosso do Sul, que intensifica as atividades de vacinação antirrábica, com foco em ampliar o acesso às doses e proteger os animais e, os humanos, pois a raiva é uma doença fatal e além de contagiar os ‘pets’ é transmissível aos seres humanos.
Conforme a coordenadora do CCZ, Priscila da Silva, o drive-thru será uma maneira prática de imunizar os animais, gerando comodidade aos mesmos e aos tutores.
“ O objetivo é facilitar, dar mais agilidade a esse atendimento à população, para que os tutores dos ‘pets’ possam levá-los para vacinar com maior comodidade, deixando o seu animalzinho mais tranquilo, não precisando descer do carro”, destacou.
A indicação é vacinar cães e gatos, a partir de três meses de idade, anualmente. A vacina é segura e essencial, mas deve ser adiada em casos de doença, febre, infecção, diarreia intensa ou quando o animal estiver em tratamento com corticoides ou imunossupressores. Durante o “Latemia”, além das equipes do CCZ estarão presentes equipes da Guarda Municipal e da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) para orientar os condutores.
A coordenadora do CCZ, Priscila da Silva, destaca ainda que as equipes estão muito otimistas, diante da ação direcionada juntamente ao prefeito Marçal Filho, para atingir o maior número de animais vacinados possível.
“Nós estamos muito otimistas com esse diferencial estruturado na administração, com aval do prefeito Marçal Filho e é muito importante lembrar que a raiva, é uma doença letal, com 100% de letalidade, atinge os animais e os humanos e a gente precisa se prevenir possamos manter os índices em Dourados, que não casos registrados da doença”, ponderou.
Além do drive-thru “Latemia”, Dourados mantém pontos de vacinação ‘extramuro’, durante todo o mês de setembro, em pontos estratégicos do município como empresas, supermercados e instituições públicas. Acompanhe os canais oficiais da prefeitura e saiba detalhes da programação divulgada semanalmente.
ORIENTAÇÕES GERAIS Transporte e segurança. Leve seu animal com coleira. Gatos devem estar em caixas de transporte e, se possível, também com coleira e guia, para evitar fugas. Cães agressivos devem usar focinheira.
Regras – O tutor deve ser maior de 18 anos. Não é permitida a vacinação de animais com menos de 3 meses de idade. Não pode haver doação de doses de vacina a terceiros. Vacinadores não estão autorizados a vacinar fora do posto de atendimento.
Vacinação domiciliar – Pessoas com 10 ou mais animais em casa podem solicitar a vacinação em domicílio fora do período da campanha, por meio do WhatsApp 67 99960-9028.
Outras recomendações úteis – Evite levar mais de dois animais por pessoa, sempre que possível. Em dias quentes, leve água e mantenha seu pet hidratado durante a fila. Animais doentes ou em tratamento devem ser avaliados previamente por um médico veterinário antes da vacinação.
Música e esporte estarão juntos na noite deste sábado (13) em Dourados. Na Praça Antônio João, às 20h, será dada largada para a corrida noturna FESTOP “Rock & Run 5K”. Todas as 360 inscrições disponíveis foram preenchidas para a prova que termina no mesmo local e, após a premiação, atletas e todos demais presentes assistem ao show da banda Dagata e Os Pé Vermeio.
Para realização da prova, os organizadores contam com a supervisão de Luis Olmedo, presidente da Federação Sul-Mato-Grossense de Atletismo e especialista no esporte, além da colaboração de acadêmicos do curso de Educação Física das universidades de Dourados.
O percurso definido para a corrida corta o centro comercial da cidade. A largada acontece na Praça Antônio João, onde está montado o palco para o show que acontece em seguida, sentido Shopping Avenida Center. A ida e a volta acontecem pela avenida Marcelino Pires, com retorno na avenida Coronel Ponciano, onde haverá uma surpresa para os atletas.
“A corrida superou nossas expectativas em relação a quantidade de atletas inscritos. No início abrimos 300 vagas e depois conseguimos abrir outras 60, preenchidas com atletas de diversas cidades do Estado. A procura pelo evento está sendo muito grande e para o ano que vem já estamos pensando em dobrar esse número”, explica Olmedo.
Idealizador, coordenador geral do Festop e organizador da Corrida Noturna de rua FESTOP “Rock & Run 5K”, o músico e produtor cultural Fernando Castro Além, o Dagata, diz que a festa de encerramento, após a prova, é aberta ao público. “Vai ser um evento esportivo de muita música e integração entre os atletas e as pessoas que queiram curtir com a gente na Praça Antônio João. Todos estão convidados, vai ter muito rock, chopp e espetinhos”, completa.
A Corrida Noturna de rua FESTOP “Rock & Run 5K” tem o apoio da Prefeitura Municipal de Dourados, através da Funed, e suporte da Agetran, Semsur, Guarda Municipal de Dourados, Sanesul e UEMS.
O ex-governador Reinaldo Azambuja oficializa no próximo domingo, 21 de setembro de 2025, sua filiação ao Partido Liberal (PL), em evento marcado para as 9h no Ondara Buffet Palace, em Campo Grande.
A cerimônia contará com a presença do presidente nacional da sigla, Valdemar da Costa Neto, e do presidente estadual, Tenente Portela, além de prefeitos, deputados e lideranças de várias regiões do Estado.
Bolsonaro, claro, não poderá estar presente, uma vez que está em prisão domiciliar.
A movimentação ocorre poucos dias depois da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão, decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que abalou a base política do PL em nível nacional.
A filiação de Azambuja ganha, assim, um caráter estratégico: ao mesmo tempo em que busca fortalecer a legenda em Mato Grosso do Sul, sinaliza também para uma tentativa de rearticulação do partido em um momento de crise.
Impactos políticos
Com a saída de cena de Bolsonaro, que até então era a principal liderança do PL, o partido se vê diante da necessidade de construir novas referências regionais e nacionais.
Em Mato Grosso do Sul, Azambuja passa a ocupar um papel central, não apenas pela experiência de dois mandatos como governador, mas também pela capacidade de articulação com prefeitos e parlamentares. No entanto, há quem dia que ele teria perdido o “timing” da ida para o PL, uma vez que o ex-presidente vive seu pior momento.
Criada em 2018, a Romo (Ronda Ostensiva Motorizada) da Guarda Municipal de Dourados (GMD) vem se consolidando como um dos grupamentos mais estratégicos e respeitados da segurança pública estadual. Com treinamentos especializados, operações ágeis e presença marcante em eventos, a equipe desempenha papel fundamental no combate à criminalidade e na segurança da população.
No início, eram apenas 12 agentes divididos em quatro equipes, que operavam motocicletas de 300 cilindradas. Hoje, a Romo conta com 16 integrantes altamente capacitados, utilizando motos de 650 cilindradas, o que garante mais força, agilidade e eficiência nas ações. Para fazer parte do grupamento, o agente precisa passar pela Academia de Formação da GMD e ainda se voluntariar para o Treinamento Romo, um curso específico que ensina técnicas avançadas de motopatrulhamento, escolta e abordagens de alto risco. Esse nível de preparação tem colocado a Romo entre as equipes mais bem treinadas do Estado.
Durante o Desfile Cívico de 7 de Setembro, que reuniu 134 instituições, a Romo atraiu os olhares do público com uma apresentação de maneabilidade sobre motocicletas, mostrando precisão, disciplina e domínio técnico. A equipe repetiu diversas vezes as demonstrações para que toda a extensão da Avenida Marcelino Pires pudesse acompanhar de perto a performance dos agentes, que foram aplaudidos pela multidão presente.
Além da Romo, a Guarda Municipal de Dourados mantém outros grupamentos especializados que atuam de forma integrada na proteção da população. A Guarda Municipal Ambiental é responsável por fiscalizar e preservar o meio ambiente; a Ronda Escolar dedica-se à segurança de estudantes, professores e do patrimônio público nas unidades de ensino; e a recém-criada Patrulha Maria da Penha atua diretamente na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica.
De acordo com o comandante da GMD, Jamil Matos, a atuação da Romo é estratégica para garantir respostas rápidas e atendimento de ocorrências de alta complexidade. Ele explica que a Romo tem um papel fundamental em dar celeridade e resposta rápida às ações mais delicadas, mas a GMD, como um todo, atua na proteção do patrimônio público, na prevenção da criminalidade e no apoio à segurança urbana. “Nossas equipes trabalham de forma integrada com outros órgãos e isso potencializa nossa capacidade de proteger a população”, afirma.
A Guarda Municipal de Dourados também investe em tecnologia para reforçar suas operações. Através da central de monitoramento com câmeras, a GMD compartilha imagens em tempo real com outros órgãos de segurança, auxiliando na identificação de veículos com alerta de furto ou roubo, no acompanhamento de ocorrências e no suporte a investigações. Essa integração entre forças aumenta a eficiência das ações e amplia a segurança da população.
Com atuação cada vez mais especializada e o apoio de recursos tecnológicos, a Guarda Municipal de Dourados se consolida como um dos principais pilares da segurança pública no município, garantindo agilidade, eficiência e maior proximidade com a comunidade. Reconhecida nacionalmente, a GMD tem se destacado pela sua estrutura e pelo alto nível de atuação, atraindo o interesse de outros municípios que buscam conhecer de perto suas práticas de sucesso. Diversas cidades já enviaram agentes para conhecer a corporação e compreender seu modelo de gestão, considerado referência em todo o país.
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), recebeu nesta quarta-feira (10) parte dos materiais e equipamentos esportivos utilizados nos eventos promovidos pelo município.
A solenidade de entrega ocorreu na sede da Funed e contou com a presença do prefeito Marçal Filho, da diretora-presidente da Fundação, Giselly Amaral, além dos proprietários de quatro empresas locais responsáveis pelo fornecimento dos materiais, todas selecionadas de forma transparente e por meio de chamamento público.
Segundo Giselly Amaral, os equipamentos entregues vão atender diversas modalidades esportivas e competições que fazem parte do calendário deste ano.
“Recebemos bolas para diferentes modalidades, macarrões para piscina, colchonetes, redes de gol, cones, coletes, raquetes de tênis de mesa, entre outros itens que vão contribuir para melhorar a estrutura dos eventos”, explicou a diretora-presidente da Funed.
O prefeito Marçal Filho destacou a importância do investimento e ressaltou que as aquisições foram feitas com fornecedores da própria cidade.
“Nós compramos de empresas de Dourados, como Camisa 10, Camguru Esportes, Esporte.com e Salin Esportes, valorizando o comércio local e movimentando a economia”, explicou o prefeito. “Além disso, todos os equipamentos são de marcas reconhecidas e de alta qualidade, o que vai garantir melhores condições para os eventos esportivos”, afirmou.
O investimento tem possibilitado a realização de 13 eventos esportivos do calendário municipal
O investimento tem possibilitado a realização de 13 eventos esportivos do calendário municipal da cidade, entre eles os Jogos Escolares de Dourados (JED), os Jogos da Juventude (JOJUD), o Campeonato Interdistrital de Futebol, a Meia Maratona do Fogo e festivais de judô, karatê, natação e outras modalidades. O objetivo é estimular a prática esportiva, promover integração social e fortalecer o calendário esportivo da cidade.
Para a aquisição dos equipamentos esportivos, a Prefeitura de Dourados abriu o Chamamento Público nº 01/2025, conforme prevê a Lei Federal nº 13.019/2014, que estabelece o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). O processo, realizado com base em critérios de transparência, legalidade e competitividade, tinha como objetivo selecionar uma organização com capacidade técnica e experiência comprovada na execução de eventos esportivos.
Após a análise das propostas, o Instituto Ginasloucos foi o selecionado para firmar o Termo de Colaboração com o município, ficando responsável pela gestão e aquisição dos materiais, além do suporte logístico para a realização dos 13 eventos esportivos no calendário 2025. “Estamos priorizando a transparência nas aquisições de bens e serviços na nossa gestão, sempre pautados pela legislação, pela livre concorrência e pelo melhor interesse da Administração”, ressalta Marçal Filho.
Para a aquisição dos materiais a Fundação de Esportes de Dourados selecionou Organizações da Sociedade Civil (OSCs) qualificadas, com experiência comprovada na gestão de eventos esportivos. Elas atenderam os requisitos do chamamento público, garantindo transparência, isonomia e a competitividade. A utilização de OSCs é um mecanismo de gestão que permite maior flexibilidade e inovação na execução de atividades esportivas, respeitando os princípios da administração pública e possibilitando a otimização dos recursos públicos.
A parceria com as OSCs fortalece o relacionamento com a sociedade civil organizada, ampliando o acesso à prática esportiva e criando oportunidades para o desenvolvimento de projetos sociais que beneficiem a população em diversos aspectos, como saúde, bem-estar, educação e cidadania.
“A contratação de OSCs, por meio do chamamento público, assegura a gestão técnica e especializada, oferecendo um serviço de qualidade à comunidade”, ressalta Giselly Amaral. “Com isso, a Fundação de Esportes está promovendo a eficiência na administração de eventos esportivos, a capacitação e o estímulo à participação da comunidade e a celebração de valores como a inclusão, a cidadania e o espírito esportivo”, completa a diretora-presidente da Funed.
Uma mulher de 55 anos irá receber remédio à base de canabidiol, de graça, para seguir seu tratamento de fibromialgia, conforme recomendação médica. O medicamento será fornecido pelo governo estadual após a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul auxiliar a paciente, que não tem condições de pagar quase R$ 2 mil por mês pelo tratamento.
Apesar de a Defensoria já ter conseguido tutela antecipada na 2ª Instância, o Estado ainda não forneceu o remédio. Por isso, a Defensoria pediu à Justiça, nesta semana, cumprimento da decisão e, caso o governo continue a descumpri-la, também solicitou o sequestro de verbas públicas, ou seja, quando a Justiça força a Administração Pública a pagar algo a que já está obrigada.
“Em virtude da gravidade da doença, é necessária a intervenção do Poder Judiciário para que a paciente tenha assegurado seu direito líquido e certo a todos os meios que lhe garantam a possibilidade de tratamento para, com isso, obter abrandamento dos sintomas e viabilidade de qualidade de vida”, expõe Hiram Nascimento Cabrita de Santana, um dos defensores do caso, titular da 1ª Defensoria Pública de Atenção à Saúde de Campo Grande.
O laudo médico presente nos autos aponta que o remédio à base de canabidiol deve ser usado continuamente pela assistida porque ela não apresentou melhora clínica com as alternativas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O laudo médico também relata que a moradora de Campo Grande corre até risco de morrer caso não tome o medicamento diariamente.
“Exigir que a assistida continue a fazer uso de medicamentos que são comprovadamente ineficazes para o seu quadro clínico, além de ser contraproducente, representa verdadeira pena de tortura”, protesta Nilton Marcelo de Camargo, da 4ª Defensoria de Atenção à Saúde e também defensor do caso.
Atuaram no caso, ainda, os defensores públicos Arthur Demleitner Cafure, da 3ª Defensoria Pública de Atenção à Saúde, e Francisco José Soares Barroso, titular da 8ª Defensoria Pública Cível de 2ª Instância.
Inaugurada em 9 de agosto de 2025, a primeira unidade do Samu Indígena do Brasil (Samui) melhorou substancialmente o atendimento aos indígenas das etnias Guarani, Terena e Caiuá que vivem na Reserva Indígena de Dourados, encurtando o tempo resposta e, inclusive, dobrando o número de atendimentos diários nas aldeias Jaguapiru e Bororó.
Nos primeiros 30 dias de funcionamento do Serviço na reserva indígena, foram 150 ocorrências atendidas pela equipe, uma média diária de cinco ocorrências, o que equivale a um aumento de 150% em relação à média anterior, que era de duas ocorrência por dia.
Com base própria na área do Hospital da Missão Evangélica Kaiowá, na Aldeia Jaguapiru, o serviço é exclusivo para atendimento da população indígena da maior aldeia urbana do país, com população estimada em 13,5 mil habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE.
O serviço funciona 24 horas e conta com 14 profissionais, incluindo cinco técnicos de enfermagem, cinco enfermeiros e quatro condutores-socorristas. Metade da equipe é formada por indígenas fluentes em português e guarani, o que facilita a comunicação e garante um atendimento culturalmente adequado.
O coordenador regional do Serviço Móvel de Urgência em Dourados, o médico Otávio Miguel Liston, explica que, agora, o tempo médio de resposta do Samu Indígena após receber a ligação é de 7 minutos, o que representa uma melhora significativa em relação ao cenário anterior, quando as equipes partiam da região central da cidade e levavam mais tempo para chegar às aldeias Jaguapiru e Bororó.
Samu Indígena conta com 14 profissionais, incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiros e condutores-socorristas
SAÚDE NA COMUNIDADE
A coordenação do Samu lançou nesta terça-feira (9) o projeto Saúde na Comunidade, que consiste em ações de promoção da saúde, educação e conscientização que o SAMU 192 realiza nas comunidades. A ação teve início com visita à unidade básica de saúde da aldeia Jaguapiru, onde conversaram com a equipe de enfermagem e demais profissionais, passando orientações sobre o Serviço e esclarecendo dúvidas.
“Conversamos com o enfermeiro, com a técnica de enfermagem, toda a equipe de enfermagem e recepção, mostrando como funciona o serviço, como é o acionamento, enfatizando a importância do chamado ser passado por uma regulação médica para que o médico possa definir qual o recurso de empenhar na ocorrência”, explica o coordenador Otávio Miguel.
Segundo ele, a visita foi também uma oportunidade para a troca de ideias e “isso é importante para que o Serviço esteja cada vez mais próximo da comunidade, para que o pessoal conheça o nosso trabalho e a importância do Samui e que estamos sempre à disposição deles”. A ação será estendida às demais unidades de saúde da reserva indígena, como forma de agregar em qualidade de serviço prestado para à comunidade.
O vereador Elias Ishy (PT), participou na segunda-feira (8), da reabertura do Aeroporto Francisco de Matos Pereira, em Dourados, que estava fechado para voos comerciais desde maio de 2021. O evento marcou o voo inaugural da aeronave Latam – Airbus A319, com capacidade de 144 passageiros, que fará o trajeto de Dourados à Guarulhos (SP), em três voos semanais.
Durante a sessão ordinária, na Câmara Municipal, citou os investimentos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), lançado em 2012, pela ex-presidente Dilma Rousseff, para impulsionar a infraestrutura aeroportuária em todo o país, com anúncio do aporte de R$ 7,3 bilhões em 270 aeroportos regionais.
Destacou ainda os investimentos através do Programa de Aviação Regional (PAR), com anúncio de recursos de R$ 49 milhões, em melhorias da infraestrutura aeroportuária de Dourados. O compromisso fez parte de um pacote maior que totalizou R$ 212,4 milhões, distribuídos entre 11 aeroportos regionais em sete estados, cadastrados no programa do Fundo Nacional de Aviação Civil.
Por fim, destacou a vinda do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em março deste ano, onde inaugurou a conclusão das obras de infraestrutura no aeroporto Regional, por meio dos investimentos somados em R$97 milhões de recursos do Novo PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. Com este valor, foram revitalizadas e ampliadas a pista de pouso e decolagem e construídos um novo pátio para decolagem e uma taxiway, ou pista de táxi.
No evento, o ministro ainda lançou o edital de licitação para construção do novo terminal de passageiros, já com a obra iniciada, além da seção contra incêndio e estação prestadora de serviço de telecomunicação e tráfego aéreo (EPTA), incluindo serviços auxiliares, no valor de R$ 38 milhões. Desses, R$ 5 milhões são uma contrapartida do estado.
Para o vereador Ishy, os recursos aplicados na conclusão da primeira etapa de ampliação do Aeroporto regional de Dourados, demonstra o compromisso do Governo Federal com obras importantes para o desenvolvimento econômico do município e da região.
“Passados quase 15 anos após o primeiro anúncio de investimentos do Fundo Nacional de Aviação Civil, e após 4 anos e 4 meses e 7 dias de aeroporto fechado, hoje retornamos com os voos comerciais. A obra foi executada pelo exército brasileiro com recursos do governo federal. Mesmo com a morosidade é importante dar o crédito necessário para aqueles que têm o crédito por direito”, considerou.
No próximo sábado (13), das 15h às 17h, a Praça Antônio João será palco de uma grande celebração da cultura afro-brasileira: o ‘II Encontro Gingar para Educar’, em homenagem ao Dia do Capoeirista, comemorado no dia 03 de agosto.
O evento é gratuito, com o propósito de reunir crianças, jovens e adultos em um aulão coletivo de capoeira no coração de Dourados.
Mais do que uma atividade cultural, o encontro tem o objetivo de apresentar à sociedade o Projeto de Capoeira Gingar para Educar, iniciativa que atua em escolas públicas e comunidades da periferia da cidade, levando a capoeira como instrumento de educação, inclusão social e cultural, respeito, pertencimento, cooperação, cidadania e prevenção à violência.
Idealizado por Liandro Moreira, o Mestre Macaúba, fundador do Instituto Cultural Malungo Capoeira, o projeto integra ações de extensão da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e é coordenado pela técnica Luci Ana L. Souza.
Atualmente, desenvolve-se em parceria com a FUNAEPE, o Centro Cultural Quintal de Palmares, a PROEC-UFGD e o CAADIP-UFGD, além de contar com o apoio de emendas parlamentares das deputadas Camila Jara (Federal) e Gleice Jane (Estadual).
As aulas do Projeto Gingar para Educar acontecem semanalmente em diferentes locais, como; nas Escolas Municipais Arthur Campos Mello e Profa. Clori Benedetti de Freitas, SIMTED e o IFMS- Campus Dourados, sempre com o propósito de fortalecer vínculos comunitários e valorizar os saberes tradicionais da capoeira e da cultura afro-brasileira.
Dourados viveu nesta segunda-feira (8) um momento histórico. Após mais de quatro anos de espera, o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira voltou a receber voos comerciais regulares e o melhor: ligando o município aos principais destinos do Brasil e do mundo.
O primeiro pouso da Latam Airlines ocorreu às 8h25, com cerca de 90% de ocupação. A aeronave Airbus A319, com capacidade para 144 passageiros, decolou de volta para o Aeroporto Internacional de Guarulhos às 9h40, conectando novamente a cidade ao maior hub aéreo da América Latina.
No voo inaugural de chegada estiveram presentes o prefeito Marçal Filho, as vereadoras Liandra Brambila, presidente da Câmara Municipal, e Karla Gomes, além do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), Everaldo Leite, secretários municipais e empresários locais. Os passageiros foram recepcionados pelo vice-governador José Carlos Barbosinha, que destacou a importância da retomada dos voos e a parceria entre município e Estado para tornar real esse momento importante.
Gerente de aeroportos da Latam, Elisa Pereira, disse que a companhia irá estudar a possibilidade de ampliação de voos em Dourados
Visivelmente emocionado, o prefeito Marçal Filho destacou o simbolismo da retomada dos voos e afirmou que o momento representa uma virada histórica para a cidade. “Nossa economia sofreu por conta do aeroporto fechado, mas agora vivemos uma nova fase para comemorar”, afirmou.
“É uma alegria imensa”, enfatizou o prefeito. “Não existem nem palavras para descrever o que estou sentindo neste momento, porque, em apenas oito meses de gestão, conseguimos o que não haviam conquistado em anos, retomar os voos comerciais do nosso aeroporto”, completou o prefeito.
Marçal Filho destacou os esforços conjuntos para recolocar Dourados na malha aérea nacional com a reabertura comercial do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. “Isso sempre foi um objetivo pessoal e da nossa administração, porque nos envergonhava muito ver a segunda maior cidade do estado sem voos regulares”, afirmou. “Hoje, viramos essa página”, disse Marçal, que desceu do Airbus A319 envolto na bandeira de Dourados.
O prefeito lembrou os desafios enfrentados para viabilizar a operação. “Antes de ser prefeito, eu sempre me perguntava, como Dourados pode ficar sem voos comerciais regulares?”, questionou. “Por isso, desde o início do mandato, colocamos isso como prioridade”, explicou.
Primeira dama Patricia e o prefeito Marçal comemoram retomada dos voos
“Tivemos reuniões com a Agência Nacional de Aviação Civil, com o Ministério de Portos e Aeroportos, fizemos obras de infraestrutura, conversamos com várias companhias aéreas e a Latam topou o desafio”, prosseguiu. “Esse é o primeiro jato da Latam a pousar aqui, mas tenho certeza de que outras companhias virão. Nossa região é enorme, há muita demanda e acredito que, em breve, teremos voos diários”, declarou em coletiva à imprensa.
A Latam Airlines celebrou o início da operação em Dourados. A gerente de aeroportos da companhia, Elisa Pereira, ressaltou a importância estratégica da cidade para os planos de expansão da empresa. “Operar em Dourados pela primeira vez tem muita representatividade para nós”, afirmou.
“Estamos buscando novos mercados e, com essa abertura, passamos a operar em 58 aeroportos no Brasil, um recorde histórico”, prosseguiu. “Este é um passo importante para o crescimento da Latam e também para estimular o desenvolvimento econômico de toda a região sul-mato-grossense, com destaque para Dourados”, relatou Elisa Pereira.
Elisa disse ainda que a empresa fará estudos de análise quanto a ampliação do número de voos semanais. “Estamos operando com três voos semanais, às segundas, quintas e sextas-feiras, mas acompanhamos constantemente os índices de ocupação e a demanda. Atualmente, por exemplo, atingimos 90% de ocupação dos demais voos, um resultado excelente”, explicou.
Com a retomada, Dourados volta ao cenário nacional de transporte aéreo e reforça sua posição estratégica como polo econômico e logístico do interior do país. O prefeito Marçal Filho já manteve conversas com as companhias Azul e Gol, que já operaram na cidade, e disse que o objetivo é ampliar a concorrência e opções de destinos.
Além disso, o novo terminal de passageiros, cuja construção começou no mês passado, terá um investimento significativo e deve ser concluído em dois anos. Para o prefeito, a obra mudará o patamar do aeroporto e consolidará Dourados como ponto de conexão para toda a região sul de Mato Grosso do Sul. “O retorno dos voos é apenas o primeiro passo”, afirmou. “Dourados agora entra em um novo patamar de desenvolvimento”, argumentou. “Nossa expectativa é que essa retomada seja um marco de crescimento econômico, geração de empregos e fortalecimento do turismo. Estamos construindo uma cidade mais conectada e preparada para o futuro”, finalizou Marçal Filho.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.ACEITARRejeitar