segunda-feira, 22 de junho de 2026

Em Naviraí, gerentes da Bello Alimentos destaca agilidade da gestão municipal

O avanço da atividade agroindustrial exige do poder público uma atuação integrada que combine agilidade administrativa e investimentos robustos em infraestrutura logística.

Para além dos números de produção já anunciados no início das operações do novo complexo avícola da Bello Alimentos, em Naviraí, o ato oficial de inauguração, realizado no sábado (20), foi marcado pelo reconhecimento da empresa sobre a eficiente e ágil ação do município no oferecimento da infraestrutura essencial para garantir o escoamento seguro de toda a produção do local.

Além do impacto direto na geração de postos de trabalho, a estrutura impulsiona de forma robusta o mercado agrícola da região. Para abastecer os oito novos núcleos aviários, o complexo demandará cerca de 12.500 toneladas de ração anualmente.

Esse consumo aquecerá o comércio de grãos em âmbito local, priorizando a compra de milho e soja produzidos pelos próprios agricultores do município e gerando um ciclo sustentável dentro do território adensado de Naviraí.

A velocidade com que o projeto de mais de R$ 18 milhões foi implantado no município decorre diretamente do bom andamento dos processos administrativos da prefeitura, em todas as gerências municipais.

“Naviraí nos atendeu com velocidade recorde desde as primeiras conversas. O município é excelente também em questão de status sanitário e isolamento biológico. Aqui é apenas o começo da expansão, que já inclui novos investimentos na área de suinocultura”, destacou o gerente de Operações Agropecuárias da Bello Alimentos, Dion Rebert Costa.

Prefeito Rodrigo Sacuno destacou o potencial do município (Foto: Divulgação)

“Sempre que acionamos a prefeitura de Naviraí, o atendimento foi imediato. Em outras localidades, as licenças travam por meses, o que bloqueia os financiamentos bancários e atrasa os projetos. A Bello Alimentos comemora duas décadas de atividades na região, processando uma média de 204 mil aves por dia, e Naviraí faz parte direta desse crescimento, fornecendo mais de 250 colaboradores que residem aqui e trabalham em nossa matriz, além de empresas locais de engenharia civil e redes elétricas que ergueram este complexo. Escolhemos o município por critérios estratégicos de isolamento sanitário, e o suporte ágil que recebemos da prefeitura e da *Câmara Municipal nos deu* a certeza de que este núcleo será uma referência de produtividade”, destacou o gerente da unidade da Bello Alimentos, Edson Carlos Block.

“Quando desburocratizamos a máquina pública e entregamos uma licença ambiental complexa em duas semanas, mostramos que nossa gestão é parceira de quem gera emprego. Essa infraestrutura avícola traz progresso real, impulsiona nossa economia e consolida Naviraí como um polo dinâmico pronto para receber também os futuros investimentos do setor”, declarou o prefeito Rodrigo Sacuno.

Com as operações iniciadas nos oito núcleos aviários e a articulação política consolidada para a modernização das estradas vicinais rurais, o município fixa as bases para novos saltos industriais no setor de carnes.

O alinhamento estratégico entre as gerências municipais, o respaldo parlamentar e a solidez do setor produtivo garantem que a expansão no campo se reverta em segurança logística, circulação de renda no comércio e estabilidade financeira para as famílias da cidade.

O ato oficial contou com uma ampla representação de autoridades e lideranças setoriais. Estiveram presentes o prefeito municipal de Naviraí, Rodrigo Sacuno, acompanhado da primeira-dama Naiza Capuci; o gerente de Unidade da Bello Alimentos, Edson Carlos Block; o gerente de Operações Agropecuárias da Bello Alimentos, Dion Rebert Costa; e o deputado estadual Renato Câmara, presidente da Frente Parlamentar da Avicultura.

O Poder Legislativo municipal foi representado pelos vereadores de Naviraí, Rosângela Sofa, Bruno Liuti e Sara do Castelão, além da participação da vereadora de Itaquiraí, Maria da Bello. A equipe técnica do Executivo contou com o gerente de Desenvolvimento Econômico, José Uemura (Mano), e demais gerentes municipais.

Também prestigiaram a cerimônia o representante da Casa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Abdul Salem; o diretor da UFMS, professor Daniel Lopes; o diretor do Sebrae, Luiz Cavalcante; e o presidente da ACEN, Natanael Silva.

Fonte: Assessoria

Colisão entre táxi e motocicleta do PY deixa casal ferido na Marcelino

Uma mulher ficou ferida após um acidente envolvendo uma motocicleta de fabricação paraguaia e um veículo Nissan Kicks utilizado como táxi, na manhã desta segunda-feira (22), em Dourados.

A colisão ocorreu por volta das 8h, no cruzamento da Avenida Marcelino Pires com a Rua Mato Grosso. Segundo relatos, um casal seguia em uma motocicleta 100 cilindradas, de origem paraguaia pela Avenida Marcelino Pires, quando ocorreu a colisão com o táxi.

Com o impacto, a mulher que estava na garupa sofreu ferimentos. Duas equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionadas para prestar os primeiros socorros às vítimas. O casal foi encaminhado ao Hospital da Vida.

Agentes da Agetran e equipes da Guarda Municipal estiveram no local para organizar o trânsito e acompanhar os procedimentos da ocorrência.

Crédito: João Pires

Prefeitura de Naviraí lança o projeto EcoVerdinho na Feira do Galo

Com a participação de alunos das escolas Milton Dias Porto e José Carlos da Silva, escolhidas para receber a iniciativa, o EcoVerdinho 2026 foi lançado em Naviraí.

De posse da moeda social, obtida por meio da entrega de materiais recicláveis, os estudantes já fizeram as primeiras compras na feira que acontece nas manhãs de domingo, na Avenida Campo Grande.

O prefeito Rodrigo Sacuno, as vereadoras Rosângela Sofa e Sara Castelão, além de diretores das escolas envolvidas e do gerente de Educação e Cultura, André Santana, participaram de uma rápida cerimônia para mostrar à comunidade a importância de fazer a correta coleta e destinação do lixo doméstico.

O ato contou também com a presença de Fábio Schroeter, criador do Recicla Verdinho.

O Projeto EcoVerdinho é uma iniciativa da Prefeitura de Naviraí por intermédio da Gerência de Desenvolvimento Econômico, com o apoio da Gerência de Educação e Cultura e empresa Nilcatex e da cooperativa de recicláveis Recicla Naviraí, unindo educação ambiental, financeira e alimentar.

Ele funciona como uma moeda social, incentivando estudantes a trocarem materiais recicláveis por créditos para comprar alimentos frescos de produtores locais.

Os investimentos e o aprimoramento do projeto no município possibilitaram a consolidação de resultados de impacto ecológico e social. Entre 2023 e 2025, o volume recolhido praticamente dobrou, saltando de 28.243 para 55.504 itens recicláveis retirados do meio ambiente (alta de 96,5%).

O avanço reflete a expansão da rede, que fez o número de alunos atendidos crescer 113,1%, saltando de 175 para 373 estudantes. Com reflexos diretos na agricultura familiar, parceiros e a Gerência de Desenvolvimento Econômico projetam superar esses resultados em 2026.

A cada 10 embalagens recicláveis entregues nas escolas, o aluno recebe 1 “Verdinho” (moeda social) creditado em seu cartão educativo.

Os créditos são utilizados pelos estudantes para adquirir frutas, verduras e outros produtos da agricultura familiar diretamente na Feira do Galo. Todo o material reciclável arrecadado nas instituições é doado para a Cooperativa Recicla Naviraí, gerando renda para os cooperados.

Fonte: Assecom

Lia Nogueira dá visibilidade a uma das causas mais urgentes da saúde pública

A saúde mental, por muito tempo tratada como um tema invisível, tem se tornado uma das maiores demandas da saúde pública brasileira.

O aumento dos transtornos mentais, aliado aos desafios sociais e ao crescimento dos casos relacionados à dependência química, evidencia a necessidade de fortalecer instituições que atuam na linha de frente desse atendimento.

Em Campo Grande, o Hospital Nosso Lar é uma das principais referências nesse trabalho.

Fundado em 1966, o Hospital Nosso Lar foi pioneiro no atendimento especializado em saúde mental em Mato Grosso do Sul e, atualmente, mantém 70 leitos destinados ao SUS, atendendo cerca de 195 pacientes com o apoio de aproximadamente 200 colaboradores.

Para fortalecer essa estrutura, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) destinou uma emenda parlamentar de R$ 50 mil para a aquisição de equipamentos hospitalares, entre eles monitores, oxímetros, macas e estetoscópios.

Durante visita à instituição, Lia destacou a importância de conhecer de perto a realidade enfrentada por pacientes e profissionais da área. “Precisamos ampliar esse debate e fortalecer a rede de atendimento. Os transtornos mentais têm aumentado e impactam diretamente a vida das famílias. Não podemos fechar os olhos para uma realidade que precisa ser enfrentada com responsabilidade e investimento”, afirmou.

Lia Nogueira destinou emenda parlamentar de R$ 50 mil para a aquisição de equipamentos hospitalares

A direção do hospital ressaltou que a visita representa mais do que a destinação de recursos. Segundo a instituição, o contato direto com a rotina da unidade contribui para dar visibilidade a um trabalho que muitas vezes é pouco conhecido pela população, apesar da relevância social que exerce há décadas no Estado.

Além do atendimento especializado em saúde mental, os investimentos destinados por Lia Nogueira em Campo Grande têm contribuído para o fortalecimento da rede pública hospitalar, ampliação do atendimento a pessoas com deficiência, apoio a pacientes oncológicos e grupos vulneráveis, além de ações voltadas à inclusão social e ao reforço da estrutura de atendimento emergencial.

A parlamentar destaca que o acompanhamento da execução das emendas é fundamental para garantir que os recursos públicos gerem resultados concretos. “Investir em saúde mental é investir em dignidade, acolhimento e qualidade de vida. Nosso compromisso é continuar apoiando instituições que transformam vidas e prestam um serviço essencial à população”, concluiu.

Fonte: Assessoria

Brilho de Vênus ao lado da Lua chama atenção na noite de hoje

Quem olhar para o céu no início da noite de hoje (17) vai ter a oportunidade de acompanhar um espetáculo astronômico, onde o planeta Vênus aparece muito próximo da Lua crescente, formando um belo cenário no horizonte.

Conhecido como a “Estrela D’Alva”, embora seja um planeta, Vênus é um dos astros mais brilhantes visíveis da Terra e pode ser observado a olho nu.

Nesta quarta-feira, a proximidade aparente entre o planeta e a Lua proporcionou uma cena rara e de grande beleza, despertando a curiosidade de muitas pessoas.

O fenômeno faz parte de um alinhamento celeste observado em diversas regiões do planeta.

A aproximação visual ocorre porque os corpos celestes são vistos da perspectiva da Terra em posições aparentemente próximas no céu, embora estejam separados por milhões de quilômetros no espaço.

Além da Lua e de Vênus, observadores mais atentos também puderam identificar os planetas Júpiter e Mercúrio próximos ao horizonte logo após o pôr do sol, compondo um verdadeiro espetáculo para os amantes da astronomia.

Segundo astrônomos, eventos como este ajudam a despertar o interesse pela observação do céu e pela ciência. A recomendação para quem deseja acompanhar fenômenos semelhantes é observar o horizonte oeste logo após o pôr do sol, em locais com pouca poluição luminosa e céu limpo.

Estado Notícias

Projeto de Paulo Duarte beneficia transplantados em MS

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (17), o projeto de lei de autoria do deputado estadual Paulo Duarte (PSDB) que estabelece a equiparação de pessoas transplantadas às pessoas com deficiência no Estado.

A proposição foi uma reivindicação de Carlos Alberto Rezende, biólogo, biomédico e fundador do Instituto Sangue Bom. A organização atua há mais de dez anos e é reconhecida nacionalmente por promover a doação de sangue, medula óssea e órgãos, além de outras ações solidárias.

A proposta tem como objetivo ampliar a inclusão social e garantir o acesso a direitos já assegurados pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Federal nº 13.146/2015), reconhecendo as limitações permanentes que muitos pacientes enfrentam mesmo após a realização de um transplante.

Pelo texto, a equiparação será possível quando houver comprovação de que, em decorrência do transplante, a pessoa apresente impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que dificulte sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Para isso, será necessária a emissão de laudo médico, que deverá ser submetido à avaliação do órgão competente.

Paulo Duarte destaca que o transplante não representa a cura da doença, mas sim uma etapa do tratamento. Os pacientes transplantados permanecem sob acompanhamento médico contínuo, fazem uso permanente de medicamentos imunossupressores e convivem com riscos que podem persistir por toda a vida.

“Muitas vezes, as limitações enfrentadas pelos transplantados não são visíveis, o que acaba dificultando o reconhecimento de sua condição e o acesso a direitos fundamentais. O projeto busca corrigir essa distorção e assegurar mais dignidade, inclusão e qualidade de vida a essas pessoas”, afirma o parlamentar.

Além dos desafios relacionados à saúde, muitos transplantados enfrentam dificuldades de inserção no mercado de trabalho e situações de preconceito que restringem sua participação social. A proposta busca justamente garantir mecanismos legais que promovam maior proteção e assegurem condições mais justas para esse público.

Com a aprovação na CCJR, o projeto segue agora para análise das demais comissões e votação em plenário.

Fonte: Assessoria

Lia Nogueira reforça trabalho que chega ao hospital, à feira e a projetos em Caarapó

“Só quem passa pelo que a gente passa é que sabe. A gente luta, a gente batalha todos os dias. A gente acorda cheio de esperança, com vontade de conquistar algo melhor para a nossa vida e para a nossa família.

” A fala é de Dirce Escolarte da Conceição, expositora na Feira dos Pequenos Empreendedores de Caarapó (FEPEC). Para ela, a feira passou a representar renda, trabalho e uma oportunidade concreta para melhorar o orçamento de casa. “Eu vou lá ganhar o meu pão de cada dia através daquele trabalho”, contou.

O relato de Dirce mostra o trabalho que a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) vem construindo em Caarapó desde o início do mandato.

Nesta quinta-feira (11), a parlamentar acompanhou entregas do Governo do Estado no município, mas sua presença já era sentida antes, em recursos destinados à saúde, emendas para projetos sociais e iniciativas voltadas ao acolhimento, à geração de renda e ao recomeço de quem mais precisa.

Ao todo, Lia Nogueira destinou R$360 mil para Caarapó e entre os compromissos da agenda do Governo, esteve a inauguração das instalações do Hospital Beneficente São Mateus, unidade que também recebeu atenção da parlamentar com recurso para aquisição de respiradores.

O reforço na saúde se soma a outras frentes de atuação no município. Uma delas é a Associação de Arte e Artesanato Vale da Esperança, responsável pelo Projeto Benjamim e pela FEPEC, que atua com acolhimento, capacitação e geração de renda, especialmente junto a mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade.

Conforme Zenilda Mazarão, presidente da associação, a emenda destinada por Lia Nogueira ajudou a ampliar o trabalho desenvolvido pela entidade. “O apoio da deputada contribuiu muito para o fortalecimento e aumento no alcance das mulheres atendidas pelo projeto e na criação da feira”, afirmou.

Foi no Projeto Benjamim que Dirce encontrou apoio para fortalecer a autoestima e cuidar da saúde emocional. Depois, por meio da FEPEC, também passou a complementar a renda. “Esse projeto trouxe para a minha vida autoconfiança, tranquilidade, uma paz de espírito que eu precisava”, relatou. Para ela, a feira tornou-se parte essencial da renda de casa.

Zenilda reforça que o apoio recebido alcança diferentes realidades dentro do município. “Temos exemplos de mãe solo e mulheres 60+ que cuidaram das emoções no projeto e hoje empreendem na feira, tendo uma melhor qualidade de vida financeira”, afirmou.

A presença de Lia Nogueira em Caarapó também chegou à Associação Beneficente Recuperando Vidas do Vício, Projeto Revivi. Com recurso viabilizado pela parlamentar, a instituição iniciou um trabalho que atualmente faz parte da rotina de pessoas em tratamento contra a dependência química.

“Hoje temos a piscicultura porque ela enviou esse recurso. Ela foi fundamental para nos ajudar”, afirmou o presidente da entidade, Ademir Alves Baratella. Ele complementa que para os participantes, a criação de peixes virou aprendizado, responsabilidade e estímulo dentro do processo de recuperação. “Todos os cuidados da piscicultura ficam na mão deles. Então eles têm uma laborterapia para desenvolver todo dia. Parece que dá um ânimo a mais para eles”, contou.

Para Ademir, o resultado do projeto também revela a importância de uma atuação próxima das entidades e das demandas do município.

“Eu acredito muito no trabalho da Lia, porque ela é uma pessoa que está no meio do povo. Ela está sempre antenada no que precisa, sempre pronta a atender”, afirmou.

A agenda da deputada em Caarapó integrou uma série de compromissos cumpridos na região e teve sequência no município de Maracaju, onde Lia Nogueira também acompanhou ações e entregas voltadas ao desenvolvimento local.

Fonte: Assessoria

Tráfego em meia pista começa nesta sexta na ponte sobre o Rio Paraguai

Quem passa diariamente pela ponte sobre o Rio Paraguai, na BR-262, em Corumbá, vai precisar redobrar a atenção a partir desta sexta-feira, 12 de junho de 2026. O tráfego no local passará a funcionar em meia pista para o início da recuperação estrutural da ponte, obra considerada estratégica para a mobilidade da população pantaneira, o transporte de cargas e o acesso à região.

Neste primeiro momento, não haverá interdição total da ponte. A operação será em sistema de pare e siga, em tempo integral, com apoio de plataformas metálicas para a passagem dos veículos. A sinalização para orientar os motoristas sobre o funcionamento do sistema pare e siga já começou a ser instalada em pontos estratégicos para quem segue em direção a Corumbá ou retorna do município.

Faixas informativas e painéis de LED serão posicionados em locais de grande circulação e acesso, como a entrada de Miranda, o acesso ao Lampião Aceso, o Anel de Corumbá, as proximidades do pedágio e a entrada de Porto Esperança, com o objetivo de alertar os usuários com antecedência, organizar o fluxo de veículos e garantir mais segurança durante a execução dos trabalhos.

Com investimento de mais de R$ 11,7 milhões, a intervenção será executada pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), por meio de termo de cooperação técnica com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O trabalho prevê a recuperação completa dos elementos estruturais da ponte, com correção de falhas e reforço da estrutura para garantir mais segurança, durabilidade e confiabilidade a uma das principais ligações de acesso a Corumbá e ao Pantanal.

A previsão é de que, sejam necessárias interdições programadas ao longo da execução, em média a cada 21 dias, preferencialmente aos fins de semana e no período noturno. Sempre que isso ocorrer, a população será comunicada com antecedência para que possa se programar.

A ponte já havia recebido uma intervenção emergencial promovida pelo Governo do Estado, com reparos iniciais para estabilização da estrutura. Agora, com a nova etapa, a proposta é consolidar uma solução definitiva para um corredor essencial à integração regional, ao escoamento da produção, ao turismo e ao deslocamento de quem vive e trabalha em Corumbá e na região pantaneira.

Fonte: Portal do MS

Câmara projeta nova sede em área pública e antigo prédio poderá ser cedido ao Previd

A Câmara Municipal de Dourados estuda construir a futura sede em uma área pública localizada no Parque Arnulpho Fioravante e para isso busca dar uma nova destinação ao prédio em reforma na Avenida Marcelino Pires.

A medida tem como principal objetivo avaliar alternativas que proporcionem maior eficiência administrativa e melhor aproveitamento dos recursos públicos, considerando que estudos preliminares indicam a necessidade de futuras adequações e ampliações da estrutura atualmente em reforma para atendimento integral das demandas institucionais.

A nova sede poderá ser construída na esquina das ruas Joaquim Teixeira Alves e Coronel Ponciano, em área pertencente ao município, próxima à Guarda Municipal. A proposta, segundo a presidente da Câmara, vereadora Liandra Brambilla (PSDB), é investir em uma estrutura planejada para atender de forma definitiva a demanda da Casa de Leis, evitando futuras ampliações e adequações.

“Os estudos técnicos desenvolvidos até o momento apontam que a mera conclusão da obra da antiga estrutura não representaria uma solução definitiva para as necessidades futuras da Câmara Municipal. Mesmo após a finalização, seriam necessárias adequações e ampliações estruturais para comportar, de forma adequada, a expansão das atividades legislativas, administrativas e de atendimento ao cidadão, circunstância que motivou a análise de alternativas mais eficientes sob os aspectos técnico, operacional e econômico”, considera.

Presidente Liandra Brambilla acompanha visita técnica de representantes do Previd ao prédio da antiga sede da Câmara Municipal (Foto: Assessoria)

Paralelamente, a Câmara busca uma solução para que o imóvel da Avenida Marcelino Pires continue cumprindo a função pública. Na terça-feira, a presidente acompanhou uma visita técnica realizada por representantes da diretoria e do Conselho Curador do Previd (Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Dourados), que estudam a possibilidade de utilizar o espaço como futura sede própria da instituição.

As obras no local encontram-se paralisadas desde abril de 2025 em razão de questões técnicas, administrativas e contratuais que vêm sendo objeto de avaliações e análises pelos setores competentes.

Caso a proposta avance, o Previd poderá aproveitar toda a estrutura existente ou desenvolver um novo projeto, adequado às necessidades do Instituto.

Para Liandra Brambilla, a iniciativa busca conciliar eficiência administrativa, responsabilidade fiscal e preservação do patrimônio público, permitindo a avaliação de uma estrutura planejada para atender as demandas futuras da Câmara Municipal, ao mesmo tempo em que possibilita o aproveitamento da edificação atualmente em reforma por outro órgão da Administração Pública.

 “Estamos buscando uma alternativa que preserve o patrimônio público e evite desperdícios. O prédio possui uma estrutura física em boas condições e pode ser aproveitado para outra finalidade administrativa, reduzindo custos com futuras instalações do Previd”, destaca.

A presidente ressalta ainda que os estudos técnicos realizados apontam que, diante das necessidades atuais e futuras do Poder Legislativo, a estrutura atualmente projetada poderá demandar adequações e ampliações complementares para acomodar, de forma plena, gabinetes parlamentares, plenário, setores administrativos e áreas destinadas ao atendimento da população.

“A eventual destinação futura do imóvel atualmente em reforma dependerá da conclusão dos estudos técnicos, jurídicos, patrimoniais e orçamentários em andamento, observando-se sempre o interesse público, a preservação dos recursos já investidos e a busca pela solução mais vantajosa para a administração municipal”, afirma Liandra.

A construção da nova sede em área pública deverá gerar economia a longo prazo, já que o projeto será desenvolvido de acordo com as necessidades atuais e futuras da Câmara, reduzindo gastos com adaptações estruturais e ampliando a capacidade de atendimento aos cidadãos.

A Câmara Municipal também promove levantamentos técnicos e orçamentários para subsidiar a análise de viabilidade da futura sede, garantindo que qualquer decisão seja tomada com base em critérios de economicidade, planejamento e responsabilidade na gestão dos recursos públicos.

Fonte: Assessoria CMD

Prefeitura de Naviraí vai recuperar trajeto NV-32 da 487 ao Porto Caiuá

A Prefeitura de Naviraí deve iniciar ainda neste mês de junho a recuperação de cerca de 15 km da estrada vicinal NV-32, no trecho que liga a BR-487 ao Porto Caiuá.

Os serviços incluem o controle de erosão, a estabilização da base, cascalhamento, limpeza de drenos laterais e elevação do leito da via para evitar alagamentos.

No início da semana, a equipe da Gerência de Obras, por meio do Núcleo de Serviços Rodoviários e Manutenção, esteve no local realizando um levantamento técnico para identificar os pontos críticos que receberão as melhorias e para definir as ações necessárias à execução dos serviços.

“A recuperação contempla a correção de pontos críticos, implantação de sistemas de drenagem, controle de erosão e cascalhamento, proporcionando mais segurança aos usuários e melhores condições para o transporte da produção rural”, destacou o gerente de Obras, Fabiano Costa.

A manutenção da NV-32 reforça o compromisso da administração municipal com a melhoria da infraestrutura rural, o que facilita o acesso às propriedades, reduz os custos com manutenção e fortalece essa importante rota de ligação entre Naviraí e o Porto Caiuá.

Fonte: Assessoria

Servidores da Câmara de Dourados recebem capacitação em primeiros socorros

Com o propósito de capacitar os servidores para a atuação inicial em situações de emergência e promover um ambiente de trabalho mais seguro, a Câmara Municipal de Dourados, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, realizou nesta terça-feira (09), um treinamento de primeiros socorros voltado aos profissionais que atuam no atendimento ao público.

A capacitação foi ministrada pelo cabo Peterson, do 2º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar).

Durante o treinamento, foram abordadas diversas situações de emergência, como engasgo, parada cardiorrespiratória, técnicas de compressão torácica e ventilação, além de ocorrências neurológicas, como crises convulsivas e desmaios. Os participantes também puderam esclarecer dúvidas sobre AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto, crises de asma e episódios de ansiedade.

Treinamento foi ministrado pelo cabo Peterson, do 2º Grupamento de Bombeiros

A capacitação contou ainda com atividades práticas e simulações realistas. Os servidores aprenderam técnicas de desobstrução das vias aéreas, como a manobra de Heimlich, e participaram de exercícios de reanimação cardiopulmonar em manequins utilizados para treinamento, simulando situações reais de atendimento.

“Nós trabalhamos algumas emergências e situações que exigem uma atuação rápida, aumentando as chances de sobrevida da vítima e reduzindo possíveis sequelas”, destacou o cabo Peterson.

Para a servidora Piedra dos Santos Roza, o treinamento é essencial, especialmente para quem atua diretamente no atendimento ao público. “Com conhecimento técnico e treinamento adequado, os servidores podem prestar auxílio imediato em situações de emergência, porque a vida não espera”, afirmou.

Uma nova etapa da capacitação será realizada na próxima quinta-feira (11), com o objetivo de oportunizar a participação do maior número possível de servidores do Poder Legislativo.

Fonte: Assessoria CMD

Prefeitura de Naviraí fará revitalização da Praça Euclides Antônio Fabris

A Gerência de Obras da Prefeitura de Naviraí trabalha para iniciar, nos próximos dias, as obras de revitalização e melhor estruturação de um dos cartões postais da cidade: a Praça Prefeito Euclides Antônio Fabris.

Os recursos já estão alocados e, segundo o gerente Fabiano Costa, os trabalhos devem contemplar a reforma do calçamento no entorno, a cobertura do palco (coreto) e a construção de sanitários.

“São ações que objetivam mudar a realidade da praça, melhorando o ambiente para receber a população em eventos e acolhendo quem passa diariamente pelo local”, afirma Fabiano.

Construída no ano da emancipação do município (1963), a praça recebeu, à época, a denominação de Praça Vera Cruz, em homenagem à colonizadora da cidade.

Em 20 de novembro de 1973, por meio da Lei nº 93/73, o nome foi alterado para Praça Filinto Müller, em homenagem ao senador que representou o antigo Estado de Mato Grosso por quatro mandatos e presidiu o Senado Federal em 1973. Posteriormente, em 2004, a Lei Municipal nº 1.172, de 15 de setembro, modificou a nomenclatura para Praça Prefeito Euclides Antônio Fabris.

A praça tem formato circular, sendo circundada por uma única rua, a partir da qual se inicia o modelo de traçado radial urbano de Naviraí. Esse sistema conta com vias de circulação amplas e largas que se dirigem do centro para a periferia.

Esse desenho, em forma de teia de aranha, evidencia um bem-sucedido modelo de planejamento, que confere a Naviraí o título de melhor traçado urbano de Mato Grosso do Sul e um dos melhores do Brasil.

Fonte: Assessoria

Mais de 4,3 mil tênis falsificados são apreedidos em Campo Grande

Equipes do Procon Mato Grosso do Sul e da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) apreenderam, na segunda-feira (8), mais de 4,3 mil pares de tênis com indícios de falsificação em duas lojas de Campo Grande.

Na região central, uma empresa varejista teve 2.648 pares de tênis apreendidos. Os produtos imitavam características de marcas consolidadas no mercado e não apresentavam dados obrigatórios, como numeração e identificação do fabricante. O local já havia sido alvo de outras operações.

Fotos: Kleber Clajus/Procon/MS

Já no Jardim Bálsamo, outro estabelecimento teve 1.678 pares de calçados recolhidos, além de 347 peças de vestuário (incluindo camisas de times, bermudas, camisetas e roupas íntimas), 39 copos e canecas térmicas, além de perfumes nacionais e importados que não possuíam as caixas originais ou informações em português sobre a composição.

Ambos os locais foram denunciados por meio dos canais de atendimento ao consumidor do Procon Mato Grosso do Sul, como o site www.procon.ms.gov.br e o Disque Denúncia 151.

Todos os itens foram apreendidos após representação das marcas e serão encaminhados à Receita Federal. A ação também contou com a participação de agentes da Polícia Científica.

Fonte: Assessoria

Lia defende atendimento 24 horas para mulheres durante lançamento da Sala Lilás

“Nenhuma mulher deve morrer por dizer não.” Foi com essa mensagem que a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) reforçou, em Fátima do Sul, a importância de ampliar a rede de proteção às mulheres vítimas de violência.

A fala ocorreu durante o lançamento da Sala Lilás, espaço criado para acolher vítimas com mais privacidade, escuta e encaminhamento dentro da rede de atendimento do município.

A Sala Lilás oferece um ambiente reservado para o primeiro atendimento, justamente quando a mulher precisa falar sobre o que viveu, muitas vezes ainda tentando vencer o medo, a vergonha e a culpa que acompanham tantas situações de violência.

Em vez de relatar essa dor em um espaço comum, ela passa a contar com um local preparado para ouvir, orientar e encaminhar com mais cuidado.

Para Lia Nogueira, a entrega representa um avanço para Fátima do Sul e reforça a importância de uma rede cada vez mais preparada para acolher a vítima no momento em que ela decide pedir ajuda.

A deputada também destacou que essa proteção precisa avançar em outras frentes, entre elas a ampliação do atendimento especializado 24 horas para mulheres nas principais cidades do interior.

A parlamentar lembrou que lutou pelo atendimento em regime permanente na DAM, Delegacia de Atendimento à Mulher de Dourados, e defende que o modelo deve avançar para outros municípios estratégicos de Mato Grosso do Sul.

Segundo Lia Nogueira, a violência contra a mulher não escolhe horário, por isso o Estado precisa garantir resposta também à noite, nos fins de semana e feriados.

“Assim como batalhamos pelo atendimento 24 horas em Dourados, estamos batalhando por outras cidades. Não estamos falando de custo, mas de investimento na vida, de salvar mulheres”, afirmou Lia Nogueira.

Essa resposta, defendida por Lia Nogueira, começa no acolhimento feito no município. Para Paula Beatriz Nunes da Costa, coordenadora municipal do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) a Sala Lilás ajuda a vítima a encontrar segurança em uma situação delicada. “É um momento tão difícil e não precisa ser enfrentado sozinha”, afirmou. Segundo Paula, o espaço permite que a mulher “se sinta segura para falar sobre o que está vivendo.”

A partir desse acolhimento, a vítima pode ser encaminhada para apoio psicológico, orientação social, acompanhamento pelo CRAM, atendimento na saúde, suporte jurídico e órgãos de segurança pública, conforme a necessidade de cada caso. O objetivo, segundo Paula, é “construir junto com ela um plano de enfrentamento à violência.”

O delegado Cristiano André Hein, titular da Primeira Delegacia de Polícia de Fátima do Sul, também reforçou a importância de um atendimento que preserve a vítima. “A diferença está principalmente na privacidade, numa escuta mais qualificada e no cuidado para que a mulher não se sinta exposta, julgada ou obrigada a reviver a violência.”

Conforme Cristiano, a forma como a mulher é recebida pode fazer diferença no caminho que ela decide seguir. “Muitas chegam com medo, vergonha e culpa. Um atendimento frio pode fazer com que ela desista. Um atendimento humanizado pode ser decisivo para que ela confie na polícia e siga com a denúncia.”

Os dados mostram a urgência dessa rede. Em 2025, Mato Grosso do Sul registrou 39 feminicídios e mais de 21,9 mil ocorrências de violência doméstica. Neste ano, já são 12 feminicídios e mais de 9 mil registros de violência doméstica no Estado.

Para Lia Nogueira, cada caso mostra que a proteção precisa chegar antes do pior desfecho. “Quando uma mulher é assassinada pelo fato de ser mulher, significa que, por mais que Estado e sociedade tenham avançado, ainda estamos falhando”, afirmou.

Fonte: Assessoria

Em 1º votação, vereadores de Dourados aprovam a LDO para 2027

A Câmara de Dourados aprovou, em primeira votação, durante a 19ª Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (08), o Projeto de Lei nº 063/2027, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício de 2027.

A peça orçamentária aprovada pelos vereadores ainda deverá passar por mais duas votações antes do recesso parlamentar semestral. O projeto também receberá emendas dos parlamentares, que deverão ser encaminhadas e apreciadas em segunda votação, já na próxima sessão, dia 15.

O texto da LDO 2027 estabelece prioridades e metas específicas para diversas áreas da administração pública. Na Educação, prevê apoio ao ensino infantil e ações voltadas à redução da evasão escolar no ensino fundamental. Na Saúde, contempla ações de vigilância epidemiológica, assistência farmacêutica e atendimento em todos os níveis de complexidade. Já na área de Infraestrutura, estão previstas a manutenção da iluminação pública, a execução de obras de pavimentação e drenagem, além da conservação de estradas vicinais da zona rural.

ORDEM DO DIA

Também durante a 19ª Sessão, o vereadores aprovaram em 2ª votação, o Projeto de Lei Complementar nº 010/2026, de autoria do Poder Executivo, que cria e extingue cargos efetivos na Lei Complementar nº 310, de 29 de março de 2016 que dispõe sobre Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração da Prefeitura Municipal de Dourados (PCCR dos Servidores da Administração Geral do Município) de Dourados, fixa vencimentos, e extingue cargos em comissão na Lei Complementar 442 de 15 de setembro de 2022 e dispõe sobre a estruturação organizacional e administrativa da Prefeitura de Dourados.

Ainda recebeu 2ª votação o Projeto de Lei nº 075/2026, de autoria da vereadora Liandra da Saúde (PSDB), que denomina José dos Reis Filho a atual rua Projetada F, localizada no loteamento Social Hory.

ÚNICA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

Já em única votação, os vereadores aprovaram dois Projetos de Decreto Legislativo; O primeiro projeto de nº 063/2026, de autoria da vereadora Karla Gomes (Podemos), concede o Título de Cidadão Douradense ao Senhor Thiago Leite Fraga, em reconhecimento aos excelentes e relevantes serviços prestados ao município. Outro Projeto de Decreto nº 064/2026, de autoria dos vereadores Ana Paula, Laudir Munaretto (MDB) e Jânio Miguel (PP), que concede Diploma de Cereja ao Clube Indaiá, alusivo aos 59 anos de sua fundação.

Fonte: Assessoria CMD