quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Jornalista Dilermano Alves é homenageado pela Câmara de Caarapó

A Câmara Municipal de Vereadores de Caarapó homenageou na sessão de segunda-feira (18) o jornalista Dilermano Alves, assessor de Comunicação Social da prefeitura local.

O Poder Legislativo dedicou ao profissional uma Moção de Congratulação pelos serviços prestados ao município por quase 40 anos. De iniciativa do vereador Manoelito Bagaceira e subscrita pela dos integrantes do Parlamento, a honraria foi aprovada por todos os parlamentares.

BIOGRAFIA

DILERMANO ALVES DOS SANTOS nasceu na cidade de Campanário, em Minas Gerais, aos 5 de julho de 1962. Veio para o então Mato Grosso no ano de 1964, trazido pelos pais: Ermelindo Alves dos Santos e Maria Macêdo Alves (já falecidos), junto com os irmãos Vicentina Alves dos Santos e Generindo Alves dos Santos.

DILERMANO ALVES, como é conhecido, residiu com os pais e irmãos na zona rural de Caarapó, na conhecida fazenda do Pascoal – dos Crudi ou Crudo (Fazenda Santa Terezinha), onde iniciou os seus estudos (fim da década de 1960), na antiga Escola Duque de Caxias. Aprendeu a ler e escrever com a professora Santa Marta de Oliveira. Também residiu na propriedade da família Coutinho – especificamente do Sr. Zezé, como era conhecido. Nas duas propriedades, os pais de Dilermano Alves trabalharam como arrendatários – pequenos produtores.

No início da década de 1970, Dilermano Alves, seus irmãos e seus pais transferiram residência para uma propriedade pertencente a Oliveira Ladeia de Farias (pai do ex-prefeito Mateus Palma de Farias), nas proximidades da conhecida Fazenda Asa Branca, zona rural de Caarapó, onde continuaram como pequenos produtores. Nessa época – em 1971, Dilermano Alves, então com oito anos, estudava no antigo Grupo Escolar de Caarapó – onde hoje funciona o CMEI Rosely Alves de Brito. O grupo escolar era dirigido pela professora Loide Viegas Machado (Loide Machado de Carvalho, nome de casada). Ali, Dilermano Alves concluiu a 3ª série do antigo curso primário.

Já morando na cidade de Caarapó com a família – seu pai passou a trabalhar em algumas das muitas serrarias existentes na localidade -, Dilermano Alves passou a estudar na recém-construída Escola Joaquim Alfredo Soares Vianna, onde cursou a 4ª série. Era o ano de 1974. Nessa época, já trabalhava: era amarrador de ripas na serraria onde seu pai era operário, a antiga Itu.

Em 1975, Dilermano Alves, aos 12 anos, transferiu-se sozinho para a cidade de Rio Brilhante-MS, ingressando no Seminário Santo Antônio, dos franciscanos, onde cursou da 5ª à 8ª série do antigo ginásio. Em 1979, deu continuidade aos seus estudos no Seminário Santo Antônio, na cidade de Agudos, em São Paulo, onde ingressou no primeiro ano do antigo segundo grau. No fim do mesmo ano, aos 17 anos, retornou a Caarapó, desistindo da carreira sacerdotal, para a qual estudava.

Em Caarapó, no início da sua juventude, Dilermano Alves trabalhou como ajudante de serralheria, almoxarife na antiga Serraria Madral (depois denominada Lutral), boia-fria e diarista em fazendas. Ainda no início da década de 1980, lecionou como professor leigo em escolas da zona rural de Caarapó e na antiga Escola Narciso Menezes, na sede do município. Para chegar às escolas onde lecionava (Aldeia Indígena Te’yikue e Escola Clemente Mariani, nas proximidades da Fazenda Joá – Cotamarques), Dilermano Alves se deslocava de bicicleta, de Caarapó até as unidades escolares.

Dilermano Alves voltou aos bancos escolares em 1983, ingressando no segundo ano do antigo segundo grau na Escola Estadual Professor Joaquim Alfredo Soares Vianna, onde concluiu o Magistério em 1984, obtendo o título de professor.

Em 1985, atuou como professor convocado do Estado na Escola Joaquim Vianna. No ano seguinte, foi servidor temporário da União, atuando no IBGE. Foi apresentador de programa radiofônico musical e esportivo, além de comentarista esportivo em transmissões de jogos de futebol na antiga Rádio Difusora (hoje Jota FM). Também foi apresentador do programa Espaço Vip e Panorama Regional na TV Grann Dourados (TV a cabo em Dourados-MS).

Em 1986, Dilermano Alves foi convidado para assumir o cargo de assessor de Imprensa na prefeitura de Caarapó pelo então prefeito Takeioshi Nakayama, o João Nakayama. Em 1991, foi aprovado em concurso público para o cargo de tesoureiro – depois reclassificado para assistente administrativo. Na prefeitura de Caarapó, Dilermano Alves ainda exerceu o cargo de chefe de Gabinete nas gestões de João Nakayama, Elzo Cassaro (prefeito em exercício por afastamento de João Nakayama) e de Guaracy Boschilia. Dilermano Alves concluiu a sua trajetória no serviço público da prefeitura de Caarapó em 2024 na função de assessor de Comunicação – aposentando-se no último dia 1º de novembro.

Dilermano Alves é casado com Seila Marin Alves e é pai da psicóloga Geysianne Marquezolo Santos e do publicitário Allysson Fernando Marquezolo Santos.

Formação acadêmica – Dilermano Alves é bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário da Grande Dourados – Unigran. Também possui uma segunda graduação: é licenciado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário UniÚnica (Grupo Prominas), Ipatinga-MG.

Possui três pós-graduações (especializações): Comunicação e Marketing (Unigran); Gestão Pública (Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Campo Grande-MS); e Ciência Política (Faculdade Única – Grupo Prominas, Ipatinga-MG).

Sobre a homenagem prestada pela Câmara de Vereadores, Dilermano Alves agradeceu aos parlamentares pela iniciativa, especialmente ao vereador Manoelito Bagaceira, tendo os demais edis como signatários.

“Receber esse reconhecimento por tantos anos de dedicação é, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes da minha vida”, registrou o jornalista, acrescentando que, “ao longo desses anos, tive a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade, de servir à população com ética e profissionalismo. Foram muitas as alegrias, os desafios e as aprendizagens. Mas, acima de tudo, foram anos de muita realização pessoal e profissional”.

Dilermano Alves também fez questão de registrar agradecimentos aos prefeitos que assessorou ou com quem trabalhou: Nilson Lima (como professor na zona rural); Takeioshi (João) Nakayama, de saudosa memória (dois mandatos); Quinto Di Domenico (já falecido); Guaracy Boschilia (dois mandatos); Mateus Palma de Farias (dois mandatos); Mário Valério (por 6 anos); André Nezzi (por aproximadamente 6 anos) – ainda no cargo.

Fonte: Assessoria

 

Igreja Assembleia de Deus realiza bazar beneficente neste sábado em Caarapó

A UMADC (Grupo de Jovens da Igreja Assembleia de Deus – Belém)  vai promover neste sábado (09), a partir das 7h30 um Bazar Beneficente  com a finalidade de arrecadar fundos para o Congresso de Jovens.

O Bazar terá itens variados com custo a partir de 2,00 reais.  A estrutura começará a ser montada já na sexta-feira (08) para organização das mercadorias na Avenida Dom Pedro II – com a Rua Ezildo Marques, na esquina da casa do “Marretinha” na Vila Planalto  e iniciará as vendas  às 7h30 do sábado – 09 de novembro.

Vaner Matos, organizador do Bazar explicou ainda que as doações das mercadorias vieram de amigos, empresas da cidade e membros da igreja  que sensibilizados com o projeto  fizeram suas doações. Existem itens de boa qualidade, eletrodomésticos, botijão de gás, fogões, bicicleta e muita roupa.

“Nossa intenção não é apenas arrecadar, mas também ajudar as pessoas que precisam. No bazar teremos roupas a partir de R$ 2,00 calçados de boa qualidade a partir de R$ 5,00 o par, vários itens de cozinha, utilitários, botijão de gás, fogões, sofá etc…” disse.

Jornalista Vaner Matos se prepara para lançar ficção que aborda um polêmico experimento social

O jornalista caarapoense Vaner Matos organiza os últimos detalhes para o lançamento de seu primeiro livro. A obra literária de ficção, publicada pela Biblio Editora, com o título de “O Rapto: aborda um polêmico experimento social” cujo enredo gira em torno de um professor aposentado que raptava andarilhos e usuários de drogas com a finalidade de recuperá-los.

Em 278 páginas, o autor narra a saga de um homem que após perder seus dois filhos para as drogas e a esposa que, não suportando a dor da perda acabou cometendo suicídio. O escritor utiliza-se dessa fatalidade e dá um novo rumo à vida do professor solitário, que após ser premiado com um expressivo valor pela Mega Sena constrói um centro de recuperação clandestino e passa a raptar quem ele chama de “invisíveis da sociedade”.

O autor brinca com o choque de realidade e a ficção, deixando o leitor confuso. Pois de lado, aborda a fragilidade das políticas sociais para um grupo de pessoas que vive em vulnerabilidade social, do outro, a ficção, dando vida ao personagem principal que ferindo princípios, ética, normas e leis, rapta esses “invisíveis” das ruas e tenta provar que seu método de recuperação por meio da leitura funciona. Seu ponto de apoio para a façanha é: “O fim Justifica os Meios”.

O escritor afirmou que, embora seja um gênero literário de ficção a obra gera muitas discussões e reflexão no campo jurídico, social e da psicologia. “Por isso fiz questão de apresentá-la a profissionais dessas três áreas. Inevitavelmente e diga-se, de forma já esperada, houve muitas críticas técnicas quanto à abordagem e a forma como a trama acontece, pois realmente o desfecho do livro fere, diretamente, os princípios dessas três áreas. Mas o clímax do livro é exatamente este. Tem que ler para tirar as conclusões”, disse Vaner Matos.

O lançamento acontecerá no dia 6 de outubro, às 19h, na Câmara Municipal de Caarapó.

Fonte: Assessoria

Há oito anos, Igreja Assembleia de Deus em Caarapó recebia autonomia do patriarca Pr. Jeovah

Em 31 de agosto de 2014, pastor Paulo Bernardo da Silva recebia tripla homenagem; primeiro, a passagem do seu aniversário, segundo, a comemoração de13 anos na direção do então setor de Caarapó e  por último, a emancipação da igreja que se tornou Campo, ou seja, adquiriu autonomia.

Naquela data,  o Setor de Caarapó marcava 50 anos pertencente ao Campo de Dourados, cujo o presidente era o saudoso pastor Jeovah Alves da Silva.

Diversas lideranças religiosas, políticas e fiéis de Caarapó e de vários municípios de Mato Grosso do Sul, participaram daquele dia festivo comemorado pelo pastor Paulo Bernardo da Silva e por toda igreja.

Emancipação

Naquela ocasião, ainda muito lúcido e determinado, pastor Jeovah Alves da Silva com seus 82 anos de idade, dizia que dar autonomia à Caarapó, seria oportunizar o crescimento da obra de Deus.

De lá pra cá, o atual presidente pastor Paulo Bernardo da Silva vem honrando de forma fiel e incondicional   a vontade   do patriarca que já  dorme no senhor  – intensificando  a obra missionária e incentivando o crescimento da igreja em Caarapó.

Paulo Bernardo da Silva assumiu a igreja em Caarapó em agosto de 2001, das mãos do saudoso pastor Raimundo Alves Bezerra, que por 27 anos esteve a frente do trabalho no município. O mesmo é natural de Vicentina e antes de vir para o “Vale da Esperança”, foi pastor de congregações em Dourados por sete anos e depois por três anos em Juti.

Atualmente,  a Igreja Assembleia de Deus Ministério Belém de Caarapó,  está localizada na Avenida Sete de Setembro 198 – estão ligadas à mesma, as congregações da Avenida D. Pedro II, Vila Planalto, Capitão Viário, distritos de Nova América e Cristalina e Fazenda Jaguari.

Crédito: Vaner Matos

Com plenário lotado, Casa do Pão realiza palestra com tema: Saúde do homem

 

A Associação Beneficente Belém Casa do Pão, promoveu na última quinta-feira (23), uma palestra para cerca de 80 homens. O evento que aconteceu na Câmara Municipal de Caarapó, teve a participação voluntária do médico do trabalho Dr. Silvio Ueda, que falou sobre a saúde do homem.

Em uma palestra descontraída, linguagem simples e objetiva – Dr. Silvio Ueda falou sobre os exames de rotina, cuidados e equilíbrio da alimentação, necessidade de atividades físicas e o temido exame da próstata.  “A maior parte dos homens acha que o cuidado com a saúde dos homens se resume só em exame da próstata. Oriento vocês uma vez por ano [novembro] cuidar da próstata e os outros meses cuidar de outas áreas da saúde”, disse Ueda.

O palestrante se surpreendeu com o público que lotou o plenário da Câmara e a forma como participaram e interagiram com a palestra. “Foi um palestra produtiva e participativa”, disse.

Para o presidente da Casa do Pão Jessé dos Santos, o evento foi um sucesso, dado ao dia, quinta-feira, em que muitas pessoas trabalham, mesmo assim houve uma participação expressiva.  O presidente afirmou que a próxima palestra a ser realizada pela Casa do Pão será voltada para as mulheres com tema exclusivo.

“A Casa do Pão pretende intensificar ações, palestras e orientações para uma vida saudável, inclusive, já estamos alinhando uma mega palestra com um especialista cardiologista que em breve será divulgada”, disse o presidente.

No final da palestra a diretoria da associação fez a entrega de uma placa de homenagem ao médico Silvio Ueda, em reconhecimento à sua participação voluntária e parceria com a Casa do Pão.

Fonte: Assessoria