terça-feira, 23 de junho de 2026

Prefeitura de Dourados convoca aprovados para suprir hora atividade e aposentadorias

Assecom

 

A Prefeitura de Dourados, em atendimento ao termo de assentada da audiência ocorrida no dia 08 de fevereiro passado, nos autos nº 0809414-80.2017.8.12.0002, publicou nesta segunda-feira (19) o Edital nº 001 para contratação, em caráter excepcional, de professores para suprir a demanda de vagas puras. As mesmas são decorrentes de hora-atividade e também de aposentadorias ocorridas no final de 2017.

 

Essas contratações serão pela ordem de classificação da lista de aprovados no concurso público, com prazo determinado até a posse dos candidatos, quando se dará a escolha definitiva de vagas.

 

A prefeitura destaca que essa contratação não significa posse definitiva no concurso, os candidatos aprovados que optarem por aguardar para assumir no dia da posse do concurso, poderão fazer a escolha de vagas de acordo com a classificação, no dia da posse estabelecido no edital de nomeação.

 

Também nesta segunda-feira, foi publicada a nomeação do concurso, edital nº 08 de 19/02/2018 e edital nº 13 de 19/02/2018 para avaliação médico-pericial e apresentação de documentos para posse.

 

De acordo com o referido termo, para preenchimento das 496 vagas puras, há funções onde se esgotaram a lista de espera, como Arte e Inglês e também de Educação Especial para o qual não houve concurso. Nesses casos haverá contratos nessas vagas puras na forma do decreto 727/2017 e dando-se preferência à suplência.

 

Considerando o espaço do auditório, os candidatos aprovados nas funções solicitadas serão divididos por área e horário, de forma que todos possam ser atendidos. É importante os candidatos observarem os horários no edital publicado no Diário Oficial do Município.

 

 

Ano letivo nas escolas municipais de Dourados começa hoje

Dourados News

 

Administração municipal garante o início do ano letivo, sem prejuízo do cronograma definido pela Secretaria de Municipal Educação (Foto - Divulgação)

O início do ano letivo em Dourados está garantido para esta quinta-feira, dia 15 de fevereiro. Em audiência realizada na semana passada com representantes da administração municipal, do Ministério Público Estadual, Juizado da 6ª Vara e do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), ficou acordado que o município deverá convocar professores para suprir a hora atividade na rede municipal de ensino.

 

De acordo com estudos feitos pela Secretaria de Educação de Dourados, junto a secretarias de Educação de outros municípios do Estado, constatou-se a necessidade de nomear cerca de 490 professores para suprir a hora atividade nas escolas da rede municipal, e estes profissionais vão ser chamados de acordo com a ordem de classificação do concurso público e terão prazo de até 60 dias para apresentar documentação e tomar posse dos cargos, conforme cronograma que será definido em edital.

 

Com isso, a administração municipal garante o início do ano letivo, sem prejuízo do cronograma definido pela Secretaria de Municipal Educação.

 

Conforme acordado na audiência, o município deverá contratar 496 professores aprovados em concurso público para as chamadas vagas puras, que são vagas a serem preenchidas apenas por servidores concursados.

 

Pelo entendimento mantido na audiência na 6ª Vara a prefeitura está autorizada a contratar, de forma temporária e excepcional, por 60 dias, os candidatos aprovados no concurso público, até que sejam oficialmente empossados após o período de apresentação de documentos e exames médicos.

UFGD abre seleção para 9 mestrados e 2 doutorados

A UFGD, por meio da PROPP (Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa), publicou ontem (14) o edital de abertura de inscrições visando a seleção de candidatos para os ppg (Programas de Pós-Graduação) stricto sensu da UFGD. Em nível de mestrado estão sendo oferecidos nove cursos e dois cursos em nível de doutorado, com ingresso já no primeiro semestre letivo de 2018.

 

As inscriões serão feitas até o dia 05 de março, pela home page https://cs.ufgd.edu.br/pos-graduacao e a seleção ser dará de 12 a 16 de março, com matrícula dos acadêmicos no dia 26 de março. Ao final da inscrição deverá ser gerada GRU referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00. As etapas e o detalhamento específico do Processo seletivo de cada PPG serão estabelecidos por Edital suplementar.

 

As vagas, de ampla concorrência e reservadas para as COTAS (pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência), de cada curso estão contidas no edital suplementar de cada PPG (Anexo I do Edital).

 

Conforme o PPG escolhido pelo candidato, listados no Anexo I, as etapas de seleção poderão compreender: Prova escrita de conhecimentos gerais; Prova de suficiência em língua estrangeira; Avaliação do Projeto de Pesquisa/Pré-projeto de pesquisa/Plano de trabalho ou Memorial e Pontuação do Curriculum Lattes.

 

Detalhes da seleção, documentação exigida, cursos entre outros estão publicados no Edital, que pode ser acessado pelo link https://cs.ufgd.edu.br/download/Edital_04_PROPP_Vagas_remanescentes.pdf

 

Informções na PROPP (Rua João Rosa Góes, nº 1761- Caixa Postal 322 – CEP 79825-070 – Dourados – MS), pelo telefone 67-3410-2850 ou e-mail: propp@ufgd.edu.br

 

 

 

UFGD abre concurso docente com 39 vagas em diversas áreas

Assessoria

 

A UFGD, por meio do Centro de Seleção, publicou ontem (08) o edital de abertura de inscrições para a realização de Concurso Público de Provas e Títulos de Carreira no Magistério Superior da Universidade.

 

São 39 vagas em caráter efetivo, sendo 2 para deficientes (Lei 8.112/1990 e Decreto 3.298/1999) e 8 para pretos ou partos (Lei 12.990/2014), com salários que variam de R$ 3.377,45 a R$ 9.585,67, conforme as horas trabalhadas, dedição e titulação do docente. O concurso público terá uma única etapa dividida nas seguintes fases: Fase I: Prova Escrita; Fase II: Prova Didática e Fase III: Prova de Títulos.

 

A inscrição deverá ser feita exclusivamente via Internet pelo link https://cs.ufgd.edu.br/docentes/98 até o dia 09 de março. A taxa de inscrição é no valor de R$ 200,00, que deve ser paga somente nas agências do Banco do Brasil S/A.

 

Todos os outros detalhes, como data das provas, quadro de distribuição de vagas e área de formação por Unidade Acadêmica, exigências da seleção estão no edital, que pode ser acessado pelo link: https://cs.ufgd.edu.br/download/Edital_de_Abertura_CCS_n%C2%B0_04_de_08_de_fevereiro%20_2018.pdf

 

Mais informações no Centro de Seleção, pelo telefone: 67-3410-2840.

 

Prefeita destaca atendimento às escolas do campo na atual gestão

Assessoria

 

Prefeita Délia Razuk durante uma das ações de manutenção de escolas da zona rural desenvolvida no ano passado (Foto: A.Frota)

Em uma de suas primeiras falas após eleita prefeita de Dourados, Délia Razuk fez questão de deixar claro seu compromisso com o setor rural, ao afirmar que em sua gestão não seriam construídos muros e sim pontes. Ela se referiu ao atendimento sem diferenciação entre a sede do município e os distritos.

 

Nessa afirmação estão incluídos os serviços de limpeza, asfalto, recuperação de vias, apoio ao setor produtivo, programas de atendimento social, de geração de renda, manutenção de prédios e praças públicas, iluminação, investimentos em todos os segmentos da área de saúde e, ainda, na educação.

 

A área educacional conforme a prefeita tem hoje um atendimento digno e de respeito a toda a comunidade escolar. “Nossa gestão, por meio da Secretaria de Educação, tem se empenhado para que os alunos da rede municipal e suas famílias sejam atendidos com dignidade e, assim, possam ter orgulho de suas escolas”, disse Délia.

 

Como já citado em outras ocasiões pela secretária de Educação Denise Portollan, as escolas do campo tem participado de trabalhos pedagógicos por solicitação da própria direção das escolas. São palestras sobre temas variados, como de relação interpessoal e vocacional para administrativos, troca de experiências e dinâmicas.

 

Mas não são apenas as equipes de funcionários que recebem esse tipo de formação. Alunos também participam em outras áreas como a de segurança. Em várias escolas rurais representantes da Polícia Militar atenderam centenas de alunos com um ciclo de palestras abordando principalmente o uso de drogas.

 

Trata-se de um trabalho preventivo que, como relatam os próprios responsáveis pelas palestras, pode salvar vidas, já uma trajetória que parte para o mundo do crime pode tirar a expectativa de futuro dos próprios alunos. Ações como essa são muito bem recebidas pelos pais que, até solicitam a realização com maior frequência.

 

As escolas do campo também integram o projeto SOS Educação, que visa atender todas as unidades escolares do município com recuperação da estrutura, pintura, reparos na fiação e rede de água, recuperação de mobiliário e demais ajustes. São pequenos reparos que, se não corrigidos podem refletir diretamente no dia a dia da escola, causando uma série de transtornos.

 

Outro beneficio destacado pela prefeita Délia Razuk é o transporte escolar, que inclusive chegou a ser elogiado pela equipe do Tribunal de Contas, durante auditoria na Educação em Dourados. São mais de 5 mil alunos transportados diariamente com uma frota de quase 70 ônibus entre próprios e terceirizados, que percorrem aproximadamente 11 mil quilômetros por dia.

 

Para garantir a segurança dos estudantes que utilizam o transporte oferecido pelo poder público municipal, a prefeitura ainda faz a manutenção das estradas rurais com nivelamento, cascalhamento, levantamento do leito das vias em pontos críticos e, uma série de outros trabalhos que possam permitir o tráfego com tranquilidade.

 

Finalizando, a prefeita esclareceu que esses são apenas alguns investimentos feitos na educação em geral, já que existe muito mais em execução, como no setor esportivo, na merenda (também elogiada pelo Tribunal de Contas) e em projeto, principalmente no que diz respeito à qualidade de ensino.

 

 

Dourados adere a programa nacional e garante kit escolar do MEC a alunos

Assecom

 

o Kit escolar atende a educação infantil e pré-escola, anos iniciais do ensino fundamental e anos finais do ensino fundamental (Foto - Assecom)

 

A Prefeitura de Dourados começa o ano letivo de 2018 com uma inovação: o kit de material escolar aprovado pelo Ministério da Educação. A prefeita Délia Razuk, que passou parte da tarde de ontem na Semed (Secretaria Municipal de Educação), disse que é mais um investimento na qualidade do ensino público, em respeito aos pais que confiam a responsabilidade de educar seus filhos às escolas do município.

 

Diferenciado para várias etapas, o Kit escolar atende a educação infantil e pré-escola, anos iniciais do ensino fundamental e anos finais do ensino fundamental. As três modalidades são compostas por mais de 10 itens cada, incluindo apontador, borracha, canetas, lápis, caderno de desenho, lápis de cor, tesoura sem ponta e outras itens que vaiam de acordo com a necessidade de cada etapa.

 

Claudia Marinho Cordeiro Noda, coordenadora do Núcleo de Educação Infantil afirmou que se trata de um material de excelente qualidade e que já foi adotado por diversos municípios e até mesmo pelo Governo do Estado de Mato Groso do Sul. Ela explicou que a opção por esse kit aconteceu depois de muita pesquisa. “Nós pesquisamos e passamos para a prefeita Délia, que aprovou a adesão”, disse a coordenadora.

 

Já a coordenadora do Núcleo de Anos Iniciais da Semed, Walgistela Ponce Aguiar Blanco, entende que a entrega do kit escolar, com todos os itens apresentados, é um grande estímulo ao aluno. “A prefeitura está inovando em termos de qualidade e de quantidade de produtos, o que, além de tudo, representa uma grande economia para os pais de alunos”, comentou Walgistela.

 

Para a prefeita Délia Razuk que fez questão de conferir todos os itens do kit escolar, esse investimento é o diferencial da atual gestão do município. “Estamos avançando a cada dia e sempre com foco na qualidade do ensino, porque cabe ao município a responsabilidade dos primeiros passos na formação de um cidadão e, temos a certeza que estamos no caminho certo”, finalizou Délia.

 

 

 

UFGD divulga resultado do Vestibular 2018

Assessoria 

 

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) divulgou, na noite desta segunda-feira, o resultado final com lista dos candidatos classificados no Vestibular 2018. Também já está publicado o edital com a convocação para matrícula dos aprovados em primeira chamada, que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de janeiro.

 

Os candidatos aprovados devem ficar atentos aos documentos necessários tanto para matrícula quanto para análise e comprovação da renda familiar per capita. Outro detalhe importante é que os aprovados em Direito e Relações Internacionais deverão realizar a matrícula na Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR), localizada na rua Quintino Bocaiúva, 2100 – Jardim Figueira; para os demais cursos, as matrículas serão efetuadas no Anfiteatro da Unidade II, que fica na rodovia Dourados – Itahum, km 12, Cidade Universitária. Nos dois locais, o horário de atendimento é das 7h30 às 11h e das 12h às 16h.

 

A lista com os candidatos classificados está disponível em: https://cs.ufgd.edu.br/download/Edital_Homologacao_CCS_03_PSV2018_Anexo%20I.pdf.

 

Já o edital com a convocação para matrícula dos aprovados em primeira chamada pode ser acessada pelo link: https://cs.ufgd.edu.br/download/Edital_PROGRAD_04-2018_Convoca%C3%A7%C3%A3o_Primeira_Chamada%20PSV-2018%20%28Sem%20formata%C3%A7%C3%A3o%291.pdf.

 

Matrículas

 

Todos os aprovados, para realizarem a matrícula, deverão apresentar os seguintes documentos:

 

1. Documento de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (Diploma/Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificado de Conclusão do EJA ou Certificado de Conclusão de Educação Profissional de Nível Técnico ou equivalente). O candidato que não apresentar esse documento não realizará a matrícula.

2. Histórico Escolar do Ensino Médio;

3. Certidão de Nascimento ou Casamento;

4. Documento de Identidade. No caso de candidato estrangeiro, deverá apresentar a cópia do Registro Nacional de Estrangeiro;

5. Cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

6. Certificado de Reservista ou prova de que está em dia com as obrigações militares (para o candidato do sexo masculino e com mais de 18 anos);

7. Título Eleitoral (obrigatório para o candidato com, no mínimo, 18 anos e facultativo para o candidato com 16 ou 17 anos);

8. Certidão de Quitação Eleitoral (obrigatório para o candidato com, no mínimo, 18 anos e facultativo para o candidato com 16 ou 17 anos);

9. Uma fotografia 5x7cm frontal e com data (2017 ou 2018).

 

Essa lista de documentos pode ser conferida no Anexo I do Edital de Abertura.

 

Comprovação de renda

 

Os candidatos convocados às vagas reservadas aos oriundos da rede pública de ensino, com renda igual ou inferior a 1,5 salários mínimos, devem trazer, para análise e comprovação de renda, os documentos listados no edital disponível em: https://cs.ufgd.edu.br/download/EDITAL_DE_DIVULGACAO_PROGRAD_21_Analise_Renda.pdf.

 

Vestibular 2018

 

Mais de 10 mil candidatos inscritos concorreram a 962 vagas em 32 cursos de graduação presenciais. A seleção foi realizada em 26 de novembro nas cidades de Dourados e Campo Grande e os candidatos responderam 60 questões sobre Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática, além da Redação.

 

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Acadêmica, pelo telefone (67) 3410-2826.

Pré-matrícula nas escolas estaduais de tempo integral em MS termina no próximo domingo

G1 MS

Escola estadual Lúcia Martins Coelho, na região central de Campo Grande, oferece ensino médio de tempo integral (Foto: Anderson Viegas/G1 MS/Arquivo)

A pré-matrícula nas escolas de ensino fundamental e médio em tempo integral da rede estadual de Mato Grosso do Sul termina no próximo domingo (31). A Secretaria de Estado de Educação (SED) publicou no Diário Oficial desta terça-feira (26) a resolução que trata implantação, estrutura e funcionamento da educação integral.

 

Segundo a resolução, as 29 escolas deverão ter jornada integral diária de, no mínimo, nove horas de efetivo trabalho escolar e cumprimento de 200 dias letivos. Por dia, serão 11 tempos de aprendizagens com duração de 50 minutos cada.

 

O currículo é composto de componentes da Base Nacional Comum, da parte diversificada e das atividades integradoras, com estudo orientado, atividades eletivas e práticas de convivência e socialização.

 

A pré-matrícula deve ser realizado pelo site da Matrícula Digital. Mais informações pelo 0800-6470028.

 

Confira abaixo os 19 municípios onde terão escolas de tempo integral:

 

Ensino Fundamental

 

Aquidauana: E. E. Felipe Orro

 

Bodoquena: E. E. Joaquim Mário Bonfim

 

Campo Grande:

 

E. E. Antônio Delfim Pereira E. C. Cult. Ed. Tia Eva

E. E. Dr. Arthur de Vasconcellos Dias

E. E. João Carlos Flores. E. E. José Ferreira Barbosa

E. E. Luisa Vidal Borges Daniel

E. E. Manoel Bonifácio Nunes da Cunha*

E. E. Prof. Henrique Ciryllo Corrêa

E. E. Prof. Henrique Ciryllo Corrêa – extensão educandário Getúlio Vargas

E. E. Prof.ª Delmira Ramos dos Santos

E. E. Prof.ª Joelma de Almeida Xavier

E. E. Prof.ª Neyder Suelly Costa Vieira

E. E. Thereza Noronha de Carvalho

E. E. Sebastião de Oliveira

Cassilândia: E. E. Hermelina Barbosa Leal*

 

Corumbá:

 

E. E. Dr. Gabriel Vandoni de Barros

E. E. Dr. João Leite de Barros

Coxim: E. E. Sivio Ferreira

 

Dourados: E. E. Rita Angelina Barbosa Silveira*

 

Fátima do Sul: E. E. Vila Brasil*

 

Jaraguari: E. E. Zumbi dos Palmares

 

Miranda: E. E. Carmelita Carnale Rebuá

 

Nova Andradina: E. E.Austrilio Capilé Castro*

 

Paranaíba: E. E. Dr. Ermírio Leal Garcia

 

Ponta Porã: E. E. João Brembatti Calvoso*

 

Taquarussu: E. E. Dr. Martinho Marques

 

Terenos: Antônio Valadares

 

Três Lagoas: E. E. Padre João Tommes

 

Ensino Médio

 

Anastácio: E. E. Roberto Scaff

 

Campo Grande:

 

E. E. Amélio de Carvalho Baís

E. E. Dona Consuelo Muller

E. E. José Barbosa Rodrigues

E. E. Lúcia Martins Coelho

E. E. Manoel Bonifácio Nunes da Cunha*

E. E. Maria Constança Barros Machado

E. E, Prof. Emygdio Campos Widal

E. E. Prof. Severino de Queiroz

E. E. Prof.ª Clarinda Mendes de Aquino

E. E. Vespasiano Martins

E. E. Waldemir Barros da Silva

Cassilândia: E. E. Hermelinda Barbosa Leal*

 

Corumbá: E. E. Júlia Gonçalves Passarinho

 

Coxim: E. E. Viriato Bandeira

 

Dourados:

 

E. E. Antônio da Silveira Capilé

E. E. Rita Angelina Barbosa Silveira*

Fátima do Sul: E. E. Vila Brasil*

 

Maracaju: E. E. Padre Constantino de Monte

 

Naviraí: E. E. Pres. Médici

 

Nova Andradina: E. E. Austrilio Capilé Castro*

 

Ponta Porã: E. E. João Brembatti Calvoso*

 

Terenos: E. E. Antônio Valadares – extensão Jamic Polo

 

*Escola que oferece educação de tempo integral para ensino fundamental e médio.

Aluno reprovado em até 3 matérias poderá passar de ano com ‘dependências’ na rede estadual

G1 MS

Secretaria estadual de Educação de Mato Grosso do Sul instituiu o regime de progressão parcial para alunos do 8º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio (Foto: Chico Ribeiro/Subsecom)

Alunos do 8º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, que foram reprovados em no máximo três matérias poderão passar de ano, levando para o próximo período essas disciplinas como dependências.

 

A chamada progressão parcial foi instituída por resolução da secretaria estadual de Educação (SED) publicada nesta quarta-feira (6). O texto aponta que o procedimento pedagógico e administrativo tem por finalidade propiciar ao estudante, reprovado por aproveitamento, novas oportunidades de aprendizagem.

Não poderão obter o benefício os estudantes que forem reprovados por falta e os alunos do último ano do ensino médio.

 

A emissão do certificado de conclusão/histórico escolar do ensino fundamental e ensino médio fica condicionada à aprovação do estudante em todas as disciplinas.

 

Conforme a SED, o regime de progressão parcial não se vincula aos dias letivos, à carga horária anual e a frequência mínima de 75% para aprovação. O estudante que tiver dependências receberá um plano de estudo que deverá cursar para o cumprimento da disciplina. No fim de cada semestre, o estudante será submetido à avaliação.

​Universidades e agentes públicos buscam fortalecimento profissional do Conesul

Assecom

 

Segundo a prefeita de Dourados, o Município precisa estar preparado o suficiente para oferecer os serviços que a população (Foto - A.Frota)

 

“Os números mostrados nos ajudam a entender mais claramente os motivos da realização deste Seminário. É a oportunidade que temos de destacar o nível de capacitação dos professores das nossas universidades e o trabalho que realizam para preparar os jovens de toda a região”. Assim, a prefeita Délia Razuk saudou a participação de autoridades políticas e educacionais e agentes públicos de 15 cidades do entorno, na abertura do 1º. Seminário Univer Cidades, realizado nesta sexta-feira (10) no Centro de Convenções ‘Antônio Tonanni’, em Dourados.

 

Levantamento realizado pela Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, organizadora do seminário, indica que as quatro universidades e o Instituto Federal que funcionam atualmente em Dourados oferecem 202 cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e EaD (Ensino à Distância) e reúnem mais de 25 mil alunos. São 79 cursos de graduação presencial, 26 de graduação pelo sistema EaD, 18 cursos de pós graduação na modalidade doutorado, 22 de pós (mestrado) e outros 22 pós (latu sensu). Apenas na modalidade pós (latu sensu) pelo EaD são oferecidos 35 cursos pelas quatro universidades.

 

A prefeita Délia recepcionou o colega prefeito de Douradina, Jean Sergio Fogaça, o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e presidente do Crie-MS (Conselho de Reitores do Estado), Fábio Edir dos Santos, além de representantes da UFGD, a pró-reitora Julie Anne; da Unigran, o diretor de Ensino a Distância Marcelo Koch, da Anhanguera, o pró-reitor Fernando Frosa, e do Instituto Federal, Danilo Sanches Dantas, que representou o diretor Carlos Vinicius. O vice-prefeito de Nova Andradina, Milton Luís de Oliveira e secretários municipais de Maracaju, Naviraí, Juti, Aral Moreira, Jateí, Novo Horizonte do Sul, Caarapó, Glória de Dourados, Amambai, Fátima do Sul e Itaporã prestigiaram o ato, juntamente com a diretora-regional do Sebrae/MS, Flávia Rosa dos Santos.

 

Para o diretor do Instituto Federal, o Seminário é importante “pela necessidade de qualificarmos, cada vez mais, as equipes de atendimento”. O diretor da Anhanguera considerou “brilhante” a iniciativa da Prefeitura, manifestando a expectativa de otimismo com “um cenário que já começa a dar sinais de melhora” e onde, segundo ele, “aumentam as chances de crescer para quem tem formação superior”, apontando Dourados como centro de ensino superior consolidado. O diretor da Unigran disse que o desafio é “ajudar a melhorar, e tornar o Conesul mais preparado” e o reitor da Universidade Estadual disse que, juntas, as instituições “podem fazer a diferença”, com a responsabilidade de levar conhecimento, “reiterando o compromisso das Universidades com Dourados e os 33 municípios que precisam de mão de obra qualificada”.

 

Presidente da Comissão de Educação da Câmara de Dourados, o vereador Idenor Machado representou os demais colegas presentes no Seminário e fez uma retrospectiva das dificuldades enfrentadas na década de 70, quando chegou na cidade com um grupo de outros 11 formandos do magistério no interior de São Paulo e já assumiu como diretor na escola Dom Aquino Corrêa, no distrito de Panambi. “Dourados inteira tinha 69 professores e muitos municípios da região eram distritos daqui”, lembrou. “Hoje a realidade é outra, por isso temos que reconhecer a proposta de estimular jovens a cursarem uma universidade”.

 

ENCURTAR CAMINHOS

 

Segundo a prefeita de Dourados, o Município precisa estar preparado o suficiente para oferecer os serviços que a população da região procura quando faz a opção por um dos cursos oferecidos na estrutura educacional local. “Precisamos estar antenados no tempo, temos professores capacitados, alunos que vem buscar o melhor em conhecimento e, com isso, a responsabilidade de oferecer a infraestrutura necessária para essa população”, disse Délia Razuk. Antes dela, o prefeito de Douradina lembrou que foi acadêmico da ex-UFMS, hoje UFGD em Dourados, e que reconhece o trabalho da colega gestora para “transformar Dourados realmente em um polo regional de desenvolvimento”.

 

“Buscar conhecimento de todas as formas, encurtar caminhos, fortalecer parcerias, é isso o que estamos fazendo como gestora. Esta semana ainda tratamos, com o Instituto Federal, da implantação de um aplicativo de trânsito que vai ajudar a identificar ruas e conhecer nossa cidade melhor; estamos incrementando as parcerias governamentais, como fizemos ao oferecer a nossa produção para o governador Beto Richa, que ampliou e reformou, através da Ferroeste, todo o porto de Paranaguá, mas precisava da nossa produção para dar esse ‘up’. Então, a partir deste Seminário, vamos mostrar que aqui se faz Educação de qualidade, atrair parceiros das cidades e oferecer qualidade de vida, segurança, infraestrutura, e a nossa hospitalidade aos municípios do entorno”.

Diretoria do SIMTED é eleita para triênio 2018/2020

Assessoria

 

Professores e administrativos participaram da eleição do sindicato dos educadores de Dourados que também elegeu o Conselho Fiscal (Foto: SIMTED)

A chapa “Compromisso e Luta” foi eleita para o triênio 2018/2020 da Direção e Conselho Fiscal do SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados-MS). A eleição foi realizada nesta quinta-feira (09).

 

A chapa obteve 91,43% dos votos válidos. Ao todo, 1566 filiados(as) estavam aptos(as) a votar nas eleições gerais do SIMTED. 871 (55,62%) associados participaram do pleito. Foram contabilizadas 695 abstenções.

 

As únicas chapas concorrentes obtiveram 816 votos para a Direção e 747 votos para o Conselho Fiscal. Para a Direção foram contabilizados 36 votos em branco e 19 votos nulos. Já para o Conselho Fiscal houveram 100 votos em branco e 24 votos nulos.

 

A chapa “Compromisso e luta” tem como membros: Para Direção Geral, Presidente – Juliano Meneghetti Mazzini; Vice-Presidente – Gleice Jane Barbosa; Secretaria Geral – Márcia Regina Xixa de Santana; Secretaria Adjunta – Jorcilei Lima; Secretaria de Finanças; Secretaria de Administração e Patrimônio – Sirlei de Fátima Marcomini; Secretário de Finanças – José Carlos Brumatti; Secretário Adjunto de Finanças – Peres Antonio Mello de Souza; Secretaria de Comunicação – Daniele Alves Craveiro; Secretaria de Formação Sindical – Enio Ribeiro de Oliveira; Secretaria de Políticas Educacionais – Neide Augusto Pereira Guedes; Secretaria dos Especialistas de Educação – Célia Reginaldo Faustino; Secretaria dos Educadores Administrativos – Jeanice Maia Mendes da Silva; Secretaria de Assuntos Jurídicos – Eliza Cristaldo Romero Ogima; Secretaria de Políticas Sociais – Reinaldo Antonio Valentin; Secretaria dos Trabalhadores Anti-racismo e defesa da diversidade – Thiago Coelho Silva; Secretaria da Mulher Trabalhadora – Adélia Garcia Martins; Secretaria dos Trabalhadores em Educação Indígena – César Fernandes Riquerme Benites; Secretaria de Políticas Municipais – Alexandre Soares Gonçalves; Secretaria de Aposentados e Assuntos Previdenciários – Sideril Estevam Gomes; Secretaria de Cultura, Esporte e Meio Ambiente – Marcos Falco de Lima; Secretaria de saúde do trabalhador – Elizabete Ferreira Ramos.

 

O Conselho Fiscal será composto pelos seguintes membros: 1 – Ivo Campos da Silva; 2. José Antonio Baena Jaconeli; 3 – Kenia Silveira Milan; 4 – Rosane Francioli de Carvalho e 5. Sandra Regina Piesanti de Matos.

Projeto Florestinha de Dourados recebe certificado especial em menos de um ano de criação

Assessoria

O Projeto Florestinha de Dourados foi criado em fevereiro de 2017 e já recebe seu primeiro reconhecimento. (Foto: Divulgação/PMA)

O Projeto Florestinha de Dourados recebeu da Prefeitura Municipal da cidade ontem (26) um certificado especial pelos trabalhos realizados. Os agradecimentos são pelos atendimentos sociais efetivados em parceria com a própria prefeitura às crianças e adolescentes carentes e, ainda, pelos trabalhos de Educação Ambiental que têm sido executados pelas crianças do Projeto e Policiais em escolas do município, incluindo, as escolas rurais.

 

Em complemento agradece a participação do projeto no desfile da Semana da Pátria. O Projeto Florestinha de Dourados foi criado em fevereiro de 2017 e já recebe seu primeiro reconhecimento. Na cidade são atendidas 60 crianças e adolescentes carentes.

 

O Projeto florestinha é o Projeto Social mais antigo da Polícia Militar. Em 23 de novembro deste ano, fará 25 anos de criação, sendo sua primeira Unidade iniciada no Parque Estadual Matas do Segredo na Capital. Atualmente em Campo Grande são atendidas 120 crianças e adolescentes em duas Unidades.

 

O Projeto atende atualmente um total de 570 crianças em mais sete municípios, além de Dourados e a Capital. São eles: Três Lagoas, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Anastácio, Aquidauana, Costa Rica e Bataguassu. Todos os projetos funcionam em parcerias com as prefeituras municipais.

UFGD participa de reunião estratégica com foco em assuntos prioritários

Assessoria

 

Durante toda a tarde desta última segunda-feira, 16 de outubro, dirigentes do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior do Mato Grosso do Sul (CRIE-MS) reuniram-se na sede da Uniderp, em Campo Grande, para dar continuidade às metas de fortalecimento da educação superior e propor ações que subsidiem o desenvolvimento do Estado, através do conhecimento produzido nas universidades.

 

Este foi o quarto encontro oficial do Conselho desde a sua criação, em agosto deste ano. Além de Liane Calarge, reitora da UFGD, estavam presentes: o presidente do comitê, Fabio Edir dos Santos (UEMS); o vice-presidente, Pe. Ricardo Carlos (UCDB) e os demais reitores e representantes da UFMS; IFMS e Uniderp. A reunião contou também com a participação de dirigentes responsáveis pelos setores de pesquisa, ensino e extensão e representantes das áreas de comunicação das instituições.

 

Os conselheiros, divididos em grupos de trabalho, se reuniram em salas individuais e discutiram sobre o tema proposto ao seu grupo, dentro dos cinco eixos de atuação definidos em reuniões anteriores, como áreas prioritárias: ciência, tecnologia e inovação; internacionalização e mobilidade acadêmica; turismo e cultura; excelência na educação básica superior; e comunicação científica. Ao término desta primeira etapa, os grupos retornaram à sala de reunião para expor aos demais, as propostas e metas de viabilização definidas em cada aliança de trabalho.

 

A primeira a falar sobre o seu eixo de atuação, “internacionalização e mobilidade acadêmica” foi a Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFGD, Kely Picoli. Ela falou sobre as ações do grupo, entre elas, a criação de áreas temáticas que estão em consonância com tudo o que tem sido discutido, nos últimos dez anos no Brasil sobre o assunto, como: alimentos, fronteira, segurança e desenvolvimento regional, infraestrutura e logística, entre outros. Já sobre as ações em curto prazo, salientou a importância do apoio ao “Dia C da Ciência” e da participação no “I Seminário da Rede de Universidades da RILA – Rota de Integração Latino-Americana”, ambos no final de outubro. Estas atividades têm o objetivo de aproximar a ciência da população e mostrar a necessidade das pesquisas para o desenvolvimento do estado.

 

Em seguida, os representantes das demais instituições falaram sobre as ações de seus grupos e discutiram as principais iniciativas a serem realizadas em parceria, entre elas, a divulgação de editais de mestrado e doutorado, maior difusão da produção científica das Instituições e a criação de um corredor cultural, uma vez que “a base do projeto cultural, já existe em muitas instituições de ensino. O que falta é articular”, segundo Liane Calarge, reitora da UFGD.

 

Ao final, o vice-presidente do Conselho e reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, se pronunciou sobre a reunião que considerou bastante produtiva – “tivemos uma tarde de muito aprendizado e queremos levar oficialmente ao governo do estado, as ações do CRIE-MS, para cumprir com a nossa missão” – disse.

 

A UFGD será a anfitriã da próxima reunião do Conselho, que acontecerá no dia 11 de dezembro.

Associação dos professores da UEMS critica descaso do governador Reinaldo com a instituição

Assessoria

 

ADUEMS Alerta contra o desmonte de Universidade Estadual em Mato Grosso do Sul (Foto - Divulgação)

A Aduems (Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul  veio a público no sábado (07), manifestar sua indignação com o tratamento que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) tem dispensado à UEMS.

 

A precariedade das finanças da UEMS, segundo a Associação é grave e já compromete o pagamento de despesas básicas. Ao largo da autonomia universitária, o Reitor da UEMS até o momento não convocou o COUNI (Conselho Universitário) para votar a proposta de orçamento de 2018.

 

Vencido o prazo para cadastrar a proposta de orçamento da UEMS no SPF (Sistema de Planejamento e Finanças), a ADUEMS está decidida a fazer o enfrentamento necessário e conta com apoio do DECE (Diretório Central de Estudantes) para envolver a comunidade na defesa da Educação Pública.

 

A ADUEMS registra sua preocupação com o filho do trabalhador, que a Associação alega ser o maior prejudicado eom o descaso d Governo de MS para com a UEMS, com a insegurança que atinge a comunidade acadêmica como um todo: estudantes, técnicos e professores.

 

No Comunicado a Associação adverte: “Que este alerta sirva para informar a sociedade de que a política de desmonte da UEMS, imposta pelo Senhor Governador, condenará sua missão Institucional ao fracasso. Aliás, tirar dinheiro da UEMS tem como efeito matar nossa Universidade por asfixia! É o mesmo que condenar milhares de jovens à inanição Intelectual e Social, impedindo que exerçam a cidadania na plenitude do significado desta palavra.

 

“Em razão disso, o Senhor Governador estará reunido no dia 17 de outubro com representantes de todos os segmentos da universidade, que defenderão a proposta de condução do limite orçamentario da UEMS ao patamar que a permita cumprir seu papel social.”

 

Conselho de Educação em Dourados é empossado pela prefeita Délia

Assessoria

 

Foram empossados três conselheiros e os respectivos suplentes, representantes do Sinsemd, Simted e da Secretaria de Educação (Foto - A.Frota)

 

Membros do Conselho Municipal de Educação (Comed) foram empossados pela prefeita Délia Razuk na manhã desta quinta-feira (28), em cerimônia realizada na Sala de Reuniões do Gabinete, na Prefeitura de Dourados. O exercício dos conselheiros será para o período de 2017 a 2021.

 

Foram empossadas as professoras Deborah Salette Fernandes Cruz e a suplente Anderci da Silva, representantes do Simsend (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Dourados); as professoras Ana Aurélia Saldivar Cristaldo Barros e a suplente professora Ângela Ferreira dos Santos Rossin, do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), e Cleberson Lopes dos Santos e a suplente Sintia Fabiana Alves de Melo Câmara, representantes da Semed (Secretaria Municipal de Educação).

 

A prefeita Délia assinou o termo de posse e agradeceu a importante participação dos conselheiros, demonstrando o compromisso com a educação. Délia desejou um mandato abençoado. “Gostaria de ressaltar que a administração tem buscado fazer o melhor para elevar de patamar a educação em Dourados e, com a contribuição do Conselho, que caminha junto com a Semed, vamos conquistar muitos objetivos”, disse a prefeita, lembrando que a Prefeitura de Dourados já tem recursos alocados para a construção da sede própria da Secretaria de Educação.

 

A secretária de Educação, Denize Portollan, destacou o trabalho desempenhado até então como ações para “retomada consistente de ações na educação”. “Chegamos e encontramos muita coisa fora do lugar. Aos poucos estamos retomando as diretrizes na busca de uma educação cada dia melhor”, disse.

 

Com as finalidades de garantir uma política educacional que proporcione uma educação de qualidade, propor metas setoriais para a Educação, buscando a democratização do acesso e permanência do aluno na escola e na eliminação do analfabetismo e adequar as diretrizes gerais curriculares estabelecidas pelos Conselhos Nacional e Estadual de Educação, às características locais, o Comed atua para que a educação municipal cresça no sentido de atender a demanda.