Carretas colidem, pegam fogo e motoristas morrem na região sul de MS (Foto: Reprodução)
Dois motoristas morreram após colisão entre duas carretas, na tarde desta quinta-feira (31), na MS-270, entre Dourados e o distrito de Itahum, região sul de Mato Grosso do Sul. Os dois veículos pegaram fogo.
Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMR), uma das carretas estava carregada com calcário. Equipes do Corpo de Bombeiros e da polícia foram até o local.
As carretas ficaram praticamente destruídas. Os dois motoristas ficaram presos às ferragens e morreram no local. De acordo com a PMR, um tinha 28 anos e era morador de Guarapuava (PR) e o outro era morador de Dourados.
A pista ficou interditada por aproximadamente uma hora.
Um homem de 40 anos foi esfaqueado pelo enteado, de 18, na noite de quarta-feira (30), no Jardim Ipê Roxo, em Dourados.
De acordo com informações do boletim de ocorrência, os dois discutiram, brigaram e então o rapaz esfaqueou o padrasto e fugiu. Tudo aconteceu na frente da mulher da vítima e mãe do suspeito.
O homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital da Vida. O caso foi registrado como tentativa de homicídio.
Outro caso
Também em Dourados, mas no Jardim Itália, no início da noite, um rapaz de 18 anos foi baleado de raspão na perna direita.
Ele contou à polícia que estava sentado às margens de uma rua quando um veículo se aproximou e um dos ocupantes atirou nele.
O jovem foi socorrido pelo Samu para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O caso foi registrado como tentativa de homicídio e a vítima disse não ter suspeitos.
Gaeco faz busca e apreensões na sede do Detran em Campo Grande (Foto: Graziela Resende)
Das 12 pessoas presas na operação Antivírus na terça-feira (29), em Campo Grande, oito foram soltas até a manhã desta quarta-feira (30). O ex-deputado estadual Ary Rigo continua preso temporariamente na 3ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande.
Além de Ary Rigo, continuam presos os sócios e ex-sócios da empresa Pirâmide Informática: José do Patrocínio Filho, Fernando Roger Daga e Anderson da Silva Campos.
Investigação
A operação Antivírus prendeu seis diretores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), além de servidor estadual, sócio e ex-sócios de empresas de informática e Ary Rigo.
A ação é do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que investiga a suposta existência de organização criminosa voltada à prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro, em 2015.
Foram analisados contratos celebrados entre empresas da área de tecnologia da informação e o Poder Público estadual.
Os 29 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos gabinetes dos diretores do Detran presos, residência e escritório dos demais presos, residência e gabinete de servidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), em três empresas de informática e duas casas de sócios dessas empresas.
Também foram apreendidos cerca de R$ 95 mil em posse de um dos investigados, milhares de documentos, computadores, notebooks, tabletes e celulares de todos os alvos.
Polícia cumpre mandado judicial na serra gaúcha (Foto: Divulgação/PF)
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (29), uma operação para desarticular um grupo criminoso responsável pela distribuição de drogas no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. São cumpridos sete mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão nas cidades de Caxias do Sul, na serra gaúcha, Ponta Porã (MS), e em Assunção, no Paraguai.
Conforme a PF, a organização comprava cocaína de um narcotraficante brasileiro que está preso no Paraguai. A droga entrava no Brasil por Ponta Porã, e depois era levada para ser comercializada na na serra gaúcha.
O traficante preso no Paraguai já foi investigado em quatro operações da Polícia Federal, e atualmente estão em tramitação três processos que pedem sua extradição.
Jarvis Pavão cumpre pena no país vizinho desde 2009, mas também foi condenado no Brasil a 17 anos de prisão por tráfico de drogas. Ele é apontado pela Justiça do Brasil como representante, na fronteira, de uma quadrilha paulista que atua dentro e fora dos presídios.
As investigações fora iniciadas em março, e apreenderam 4,6 toneladas de cocaína e maconha nas cidade de Veranópolis (RS), Maringá (PR) e Campo Grande (MS).
Foram apreendidos ainda dois caminhões e um veículo que eram usados para transportar as drogas, além de três prisões em flagrante.
Na Operação Coroa, deflagrada nesta terça, são cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois de prisão em Caxias do Sul. Em Ponta Porã são quatro ordens de prisão e cinco de buscas. É cumprida ainda uma ordem de prisão no Paraguai, conforme a PF.
A investigação apontou que a quadrilha movimentava uma grande quantidade de drogas, o que possibilitava uma vida de ostentação de um dos líderes do grupo. A Justiça determinou ainda o bloqueio das contas bancárias de seis dos investigados, além do sequestro de 13 veículos.
Disputa na fronteira
Ainda conforme a Polícia Federal, a operação visa diminuir a violência na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, onde facções disputam o controle pelo tráfico de drogas.
Em março deste ano Rony Pavão, irmão de Jarvis, foi morto a tiros no Centro de Ponta Porã quando saída da academia. A polícia investiga se o crime tem relação com a morte do traficante Jorge Rafaat sofreu uma emboscada e foi morto com tiros de uma metralhadora ponto cinquenta.
A morte teria sido parte da disputa pelo controle tanto da venda como da produção de drogas na região.
O nome da operação deflagrada nesta terça pela PF do Rio Grande do Sul foi inspirado na admiração de um dos investigados por coroas, o que era expressado por meio de tatuagens e imagens.
Segundo DOF, caminhonete estava com número do chassi apagado (Foto: DOF/Divulgação)
Uma caminhonete com placas de Brasília foi recuperada na manhã de quarta-feira (23), quando policiais do Departamento de Operação de Fronteira (DOF) abordou a condutora na MS-289, em Amambai. Enquanto isso, entraram em contato com o proprietário que, por telefone, disse que o veículo estava na garagem.
Segundo o DOF, além da motorista, havia outras duas mulheres na caminhonete que disseram aos policiais estarem de carona. Foi realizada uma vistoria no veículo, mas nada foi encontrado.
Depois do contato com o proprietário, a suspeita afirmou que pegou o veículo emprestado do irmão em Brasília para ir até Amambai e Coronel Sapucaia, municípios na região sul de Mato Grosso do Sul. Os policiais então encontraram a numeração do chassi do carro apagado.
A condutora, o veículo e as testemunhas foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai.
Um homem de 57 anos morreu na noite de quinta-feira (24), em um acidente de trânsito, após uma ultrapassagem proibida, na MS-156, em Tacuru, na região sul de Mato Grosso do Sul. Uma mulher de 40 anos ficou ferida.
De acordo com o boletim de ocorrência, por volta das 18h30 (de MS), o motorista e uma passageira de 40 anos seguiam pela rodovia no sentido Amambai a Tacuru.
No quilômetro 265 da rodovia, o carro ocupado por eles bateu de frente com outro veículo, que seguia no sentido contrário.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRF), o motorista de 44 anos teria provocado a batida ao tentar ultrapassar um caminhão bitrem em faixa contínua. Ele não ficou ferido e depois de fazer exames foi levado à delegacia.
O carro onde estavam o homem e a mulher capotou e parou ao lado da pista com as rodas para cima. As vítimas foram retiradas do veículo que na sequência foi destruído pelo fogo.
A mulher foi levada para o hospital de Amambai com ferimentos nos braços e nas pernas. O caso foi registrado na delegacia de Polícia Civil de Tacuru, como homicídio culposo na direção de veículo automotor.
Perito, Jones Regiore Borges, foi morto a tiros por PM em ônibus, em Naviraí (Foto: Reprodução/TV Morena)
Polícia Civil aguarda a conclusão do trabalho pericial e quer fazer a reconstituição da morte do perito papiloscopista, ocorrida durante confusão com um policial militar, em um ônibus intermunicipal, em Naviraí, a 350 quilômetros de Campo Grande.
De acordo com o delegado regional de Polícia Civil, Claudineis Galinari, existem algumas dúvidas sobre a dinâmica do caso. A expectativa é que após análise dos laudos, testemunhas e o policial militar envolvido no caso prestem novos depoimentos.
Ainda segundo o delegado, a simulação dos fatos deve ocorrer no início de setembro, quando a polícia já estiver com laudos periciais. “Essa reprodução simulada vai ser mais difícil para organizar. Temos que intimar testemunhas, o autor e a empresa responsável pelo ônibus. Mas isso é importante para esclarecer os fatos” explica Galinari.
O caso
Segundo o boletim de ocorrência, o policial militar contou que o papiloscopista pediu para sentar ao lado dele e como percebeu que estava alterado, negou. Um tempo depois teve uma discussão e o PM atirou três vezes.
Jones Regiore Borges, de 38 anos, era agente papiloscopista há dois anos e ia três vezes na semana a Naviraí, local onde trabalhava. Ele morava em Campo Grande. De acordo com a família, ele teria embarcado no ônibus por volta da meia-noite. O policial era casado havia 15 anos e tinha um filho.
O cabo da PM, de 30 anos, foi ouvido, teve a arma apreendida e foi liberado. Ele fez exame de alcoolemia, que não apontou consumo de bebida alcoólica.
O militar está afastado da função e vai responder a inquérito na corporação sobre a conduta dele. Ele é lotado na Guarda e Escolta da Penitenciária Estadual de Naviraí.
Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam na noite de quarta-feira (23), por volta das 20h40, um veículo VW Gol, de cor cinza e placas de Nova Andradina, MS carregado com 96 quilos de uma substância orgânica aparentando ser maconha.
A apreensão ocorreu durante o policiamento itinerante para fiscalização na rodovia MS 156. Os policiais avistaram o veículo parado, com os faróis acesos e abandonado. O condutor não foi localizado.
O veículo e o entorpecente foram entregues na Delegacia de Polícia Civil de Amambai para os procedimentos legais.
A empresa agrícola, com domicílio jurídico em Iguatemi, foi autuada administrativamente e multada em R$ 5.000,00. (Foto:Divulgação)
Durante fiscalização nas propriedades rurais do município de Iguatemi, Policiais Militares Ambientais de Naviraí fiscalizaram ontem (23) uma fazenda e constataram a degradação ambiental devido a existência de erosões. Eram três vossorocas próximas e profundas dentro de uma plantação de cana-de-açúcar.
Os processos erosivos surgiram devido à remoção da vegetação sem ações de conservação do solo, que são obrigatórias pela legislação nas intervenções feitas para a produção em propriedades rurais.
A empresa agrícola, com domicílio jurídico em Iguatemi, foi autuada administrativamente e multada em R$ 5.000,00. Os responsáveis pela empresa também poderão responder por crime ambiental, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão.
A PMA determinou a interdição da área, para proteção e recuperação, com proibição de atividades agrícolas. A empresa infratora também foi notificada a apresentar projeto de recuperação de área degradada e alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental.
Mãe de um dos desaparecidos já foi encaminha para o presídio de Ponta Porã (MS) (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Rosimeire da Silva, mãe do jovem de 20 anos que desapareceu após abordagem de policiais do Departamento de Operação de Fronteira (DOF), em Ponta Porã, no dia 12 de agosto, foi presa na manhã desta terça-feira (22) por ter um mandado de prisão em aberto por causa de uma ação criminal sobre exploração de prostituição.
Segundo a polícia, Rosimeire foi levada na 1ª Delegacia de Polícia, mas ficou detida na 2ª Delegacia até ser transferida para o presídio da cidade.
A prisão foi efetuada pela Polícia Militar depois de uma denúncia anônima por causa da aparição na mídia em busca do filho. Ela tinha mandado de prisão em aberto por causa de um processo-crime de 2011. Na época, ela não foi localizada e chegou a ser citada por edital. Como não se apresentou à Justiça o processo foi suspenso em 2013.
O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Raul Ignatus Nogueira, da 2ª Vara Criminal de Maracaju, onde tramita o processo em segredo de justiça.
Conforme a nota da PM, Rosimeire acompanhou os policiais sem apresentar qualquer resistência.
Abordagem
Além do filho de Rosimeire, estava no veículo o irmão dele de 27 anos que também está desaparecido. Eles foram abordados em um posto de combustíveis por policiais do DOF que fizeram a revista e depois levou um para a viatura e o outro no próprio veículo, conduzido por dois militares.
Câmeras de segurança registraram toda a ação que durou cerca de 12 minutos. No mesmo dia, o carro onde os jovens estavam foi encontrado em município paraguaio.
O DOF afastou os policiais envolvidos na abordagem e a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídios (DEH) de Campo Grande também investiga o caso.
Dois homens foram presos na noite de domingo (20), no Jardim Colúmbia, região norte de Campo Grande, após simularem acidentes para cometer assaltos. Pelo menos três pessoas tentaram ajudar e foram rendidas pelos suspeitos.
As emboscadas foram montadas nas ruas Pindaré e Urarucaria. Segundo a polícia, os suspeitos deixavam a moto caída no asfalto para simular um acidente, o que fazia com que motoristas reduzissem a velocidade e até parassem para ver o que tinha acontecido. A dupla, então, saia de um mato fazendo menção de que estava com arma na cintura.
Pelo menos três vítimas foram identificadas pela polícia. Nenhuma delas chegou a ser assaltada, apenas abordadas.
Os suspeitos foram rendidos pelo segurança de um supermercado, no momento em que tentaram roubar a moto de um homem.
A dupla estava machucada. De acordo com a polícia, moradores teriam tentado linchar os suspeitos. Um deles ainda teria sido atropelado durante as tentativas de roubo.
Os assaltantes de 20 e 29 anos acabaram presos. Com eles não foram encontrados armas e nem objetos roubados. Na casa de um dos suspeitos os policiais apreenderam quatro tabletes de maconha.
Dos seis presos, três trabalham para a família do menino de 12 anos (Foto: Polícia Nacional do Paraguai)
Dos seis presos suspeitos de envolvimento no sequestro de Pedro Urbieta de Souza, 12, dois são funcionários em uma das empresas do pai do garoto e uma é empregada doméstica que trabalha na casa da família da vítima. As informações foram divulgadas na noite deste sábado (19) pela polícia paraguaia.
Os detidos são: os funcionários do pai do menino, Felipe Luis Samúdio e Gustavo Alberto Iturbe Valdez, a empregada da família, Eunice Ojeda Sanchez, Vicente Ramon Pereira Arce, Américo Sanchez e Cesar Sebastian Ojeda Sanchez, um dos mentores do grupo.
A operação foi chefiada pela polícia nacional do Paraguai e teve participação de equipe do Garras (Delegacia Especializada de Repreensão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros) e policiais civis de Ponta Porã.
Pedrinho é filho de Alexandre Reichardt de Souza, dono de uma loja de materiais de construção em Ponta Porã. O menino é sobrinho do ex-prefeito da cidade, Bruno Reichardt, e do ex-ministro do Paraguai Paulo Reichardt. As famílias são tradicionais na região.
Caso – O menino foi levado na manhã da quinta-feira (17), por três homens encapuzados que o abordaram na Rua Tiradentes, Centro de Ponta Porã, o colocaram em um carro e fugiram.
O delegado que conduz as investigações sobre o sequestro, Rodolfo Daltro, disse que, após ser sequestrado, Pedrinho foi levado para um matagal no perímetro urbano de Pedro Juan Caballero, onde ficou na companhia dos três sequestradores, que conversavam entre si em guarani e o tempo todo falavam com outras pessoas por telefone.
Após o último contato, os sequestradores levaram Pedrinho até outro matagal, onde o deixaram. O garoto saiu caminhando e na rua pediu carona. Ele foi levado até a sede regional da Polícia Nacional em Pedro Juan Caballero e logo em seguida entregue aos policiais brasileiros.
Os sequestradores pediram R$ 1 milhão para libertar o garoto. mas o delegado afirmou que Pedrinho foi liberado sem o pagamento de resgate. Segundo ele, os sequestradores se sentiram pressionados pela mobilização de forças policiais e decidiram libertar o estudante. “Todas as polícias se mobilizaram, inclusive no Paraguai”, afirmou.
Dois homens paraguaios mortos foram encontrados na noite de sábado (19) dentro de um veículo abandonado perto do Posto Divisa, em Ponta Porã, município que faz fronteira com o Paraguai. Segundo o registro policial, as vítimas têm 32 e 42 anos.
Uma das vítimas estava no banco de trás e a outra no porta-malas do carro com placas paraguaias. A perícia criminal e papiloscópica foram acionadas para os levantamentos no local. O veículo foi encaminhado ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) após ser periciado.
O caso foi registrado como homicídio qualificado pela traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido na 1ª Delegacia de Polícia de Ponta Porã.
Jovem é morta a tiros após revidar cantada com um tapa em MS (Foto: Reprodução/Facebook)
Tatiane Dias da Silva, de 20 anos, que foi morta a tiros depois de revidar uma cantada com um tapa, estaria grávida de um mês, segundo a amiga e vizinha Bianca Gonçalves Nunes. O crime ocorreu neste sábado (19) em Prudêncio Thomaz, distrito de Rio Brilhante (MS), na casa onde a vítima morava.
A jovem estava bebendo com amigos e o namorado na varanda da residência. Quando a bebida acabou, o casal foi buscar mais no bar que fica bem em frente a casa. O dono do estabelecimento, Jorge Luiz Lopes, relatou como tudo aconteceu. “O autor esteve lá e mexeu com ela, inclusive acho que passou a mão nela. Foi onde ela efetuou um tapa cara dele.”
Depois de atirar o homem fugiu. Como o delegado de Rio Brilhante está em férias, o responsável pelo caso é o delegado Roberto Faria, de Nova Alvorada do Sul (MS). Ele disse que o homem não tinha passagem pela polícia e que agora é considerado foragido.
“Ele demonstra ser uma pessoa perigosa. Mas eu chamo atenção que sempre está ocorrendo de termos bebida alcoólica por trás desses crimes”, afirmou o delegado.
Bianca disse que não consegue entender tamanha crueldade. “Ninguém imaginava isso dele, porque sempre conversava com a gente de boa, nunca fez essas coisas e pra faz isso agora.”
A polícia ainda faz buscas atrás do suspeito. O núcleo regional do Instituto de Medicina Legal de Dourados disse que o corpo de Tatiane foi liberado para a família na tarde deste sábado.
A polícia prendeu, neste sábado (19), os suspeitos do sequestro de um menino de 12 anos em Ponta Porã (MS). A prisão ocorreu no Paraguai em ação conjunta entre as forças de segurança brasileira e paraguaia. O sequestro foi na quinta-feira (17).
O carro onde estava o garoto foi parado por um outro veículo durante o trajeto para a escola. Dois homens armados retiraram o menino enquanto o motorista da família fugiu. À noite, o adolescente foi libertado.
Os suspeitos, quatro pessoas, são todos paraguaios. O chefe da quadrilha elaborou o plano de dentro de um presídio. O cativeiro foi em uma casa na periferia de Pedro Juan Caballero.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.