domingo, 28 de abril de 2024

Grupos prioritários podem se vacinar com imunizante bivalente contra covid-19

As doses estão disponíveis normalmente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) assim como os outros imunizantes, das 7h às 11h e das 13h às 17h

Compartilhar

As doses estão disponíveis normalmente nas UBSs (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo Municipal de Imunização, segue com a campanha de vacinação contra a covid-19 2023. A imunização, iniciada em 27 de fevereiro, acontece com as novas vacinas bivalentes distribuídas pelo Ministério da Saúde. De acordo com esquema de escalonamento, definido na “Nova Estratégia de Intensificação da Vacinação”, o público considerado prioritário é o primeiro a ser vacinado.

Quem pode se vacinar com a bivalente?

– Pessoas de 60 anos ou mais;

– Gestantes e puérperas;

– Trabalhadores da saúde;

– Pessoas acima de 12 anos com deficiência permanente;

– População acima de 18 anos privada de liberdade;

– Adolescentes, entre 12 e 18 anos, cumprindo medidas socioeducativas;

– Funcionários do Sistema Prisional;

– Pessoas a partir de 12 anos vivendo em instituições de longa permanência;

– Imunocomprometidos;

– Indígenas, ribeirinhos, e quilombolas.

A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do coronavírus e contra as cepas que surgiram posteriormente.  O coordenador do Núcleo Municipal de Imunização, Edvan Marcelo Marques, explica que o imunizante é destinado para quem está apenas para as pessoas com o ciclo básico vacinal concluído. Ou seja, aquelas que tenham tomado, no mínimo, as duas doses iniciais.

“Recebem os imunizantes bivalentes pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. Além disso, a dose só será aplicada após um período mínimo de quatro meses após a última dose de reforço ou última dose do esquema primário”, comenta.

As doses estão disponíveis normalmente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) assim como os outros imunizantes, das 7h às  11h e das 13h às 17h.

Vale lembrar que as vacinas monovalentes também continuam disponíveis para continuidade ou início do ciclo vacinal de acordo com a faixa etária do público. Elas apresentam alta eficácia contra a doença, garantindo grau elevado de imunidade, evitando casos leves, graves e óbitos pela doença.

Fonte: Assecom

Últimas notícias