sexta-feira, 26 de abril de 2024

Guarda Mirim conclui obra e aguarda convênio com Município para retomar atividades

Compartilhar

Audiência de diretores da Guarda Mirim com o prefeito Alan e o vereador Cemar Arnal, para novo convênio (Foto: Divulgação)

Após mais de um ano com as atividades presenciais interrompidas por conta das medidas de biossegurança adotadas pela diretoria no sentido de conter a propagação do coronavírus, a Guarda Mirim de Dourados começa a estruturar o retorno das ações na modalidade presencial que devem ocorrer até meados de setembro, afim de que seja possível concluir, ainda este ano, a formação da 5ª. Turma de adolescentes que participam do curso de formação em cidadania oferecido pela instituição.

Embora sem desenvolver o calendário de aulas, conforme a grade definida pela Diretoria de Ensino, a Guarda Mirim passou os últimos meses com muito trabalho. A liberação, no meio do ano passado, de recursos da ordem de R$ 305 mil, fruto da emenda parlamentar indicada pelo deputado Barbosinha ao Governo do Estado, proporcionou a mobilização de um grupo de voluntários e dos trabalhadores que promoveram a reforma de parte das atuais instalações e construção de novas dependências no espaço cedido em comodato por 20 anos pela Prefeitura, no bairro João Paulo 2º.

Agora, segundo o presidente da diretoria, João Frazão, a Guarda espera apenas pela formalização de novo convênio, já encaminhado com o Município, para a retomada das atividades plenas. “Ainda não podemos nos descuidar, mas nesse momento é importante retomar o convívio das aulas, porque nossos jovens e adolescentes querem concluir essa etapa para buscarem as oportunidades que o mercado de trabalho oferece a esse pessoal qualificado”, define Frazão.

No começo do mês, João Frazão e o vice-presidente da Guarda Mirim, Ildemar Bebert de Oliveira, acompanhados pela diretoras Maria de Lourdes e Tatiana Azambuja, foram recebidos pelo prefeito Alan Guedes, em audiência intermediada pelo vereador Cemar Arnal, e desse encontro deve resultar um novo termo de colaboração entre a instituição e o Município, com a cedência de pessoal para as atividades administrativas e aporte financeiro para o custeio das despesas decorrentes da retomada das atividades, envolvendo custos com alimentação, energia elétrica, serviços hidráulicos e de manutenção.

A Guarda Mirim de Dourados, criada em março de 2015, passou por um período de grandes transformações nesse intervalo. Com a colaboração do prefeito Murilo Zauith, conseguiu recuperar a área que estava praticamente depredada pela antiga Patrulha Mirim, promoveu eleições para a nova diretoria, atualizou a documentação legal que a torna apta a receber recursos por meio de convênios com o Estado e o Município e firmar parcerias com o Poder Judiciário, Ministério Público do Estado e do Trabalho, celebrando a capacitação de mais de 400 jovens nesse período e em breve a primeira turma do segmento ‘Bombeiros do Amanhã’, que reúne 50 inscritos.

Fonte: Douranews

Últimas notícias