Essa semana, o vídeo que mostra uma família abandonando um cachorro deficiente duas vezes no mesmo dia chocou os brasileiros. O fato aconteceu no último dia 2, em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Agora, o animal está disponível para adoção e Tatá Werneck está interessada. O cão, que têm deficiência nas duas patas dianteiras, foi recolhido pela Secretaria de Proteção Animal (Sempa) e aguarda adoção.
No Instagram da ONG Ampara Animal, que divulgou uma foto e o caso do cachorrinho no domingo (5), o post já conta com mais de 8,6 mil curtidas e mais de 500 comentários. “Eu também estou interessada!”, comentou Tatá sobre o apelo da instituição em achar alguém para adotar o anima
Eliana com o marido Adriano Ricco e os filhos Arthur e Manuela (Reprodução/Instagran)
Eliana está sendo processada pela ex-babá Rute da Costa Amorim, que alega não ter recebido horas extras e diárias em viagens internacionais. A informação é do colunista Ricardo Feltrin, do portal Uol. O valor pedido de indenização é de R$ 100 mil.
A babá trabalhou para a apresentadora do SBT por três anos em São Paulo. Ela alegou no processo que recebia “por fora” quando ficava com as crianças aos finais de semana e durante eventos que aconteciam fora da sua hora de trabalho.
Rute afirmou que seu horário de trabalho era de 8h às 18h, no entanto, alegou que entrava até antes das 7h e saía até depois das 22h. Eliana também teria cortado o plano de saúde da ex-funcionária. Inicialmente, a defesa de Rute pediu uma indenização de R$ 350 mil, mas ofereceu uma redução para R$ 100 mil, na tentativa de acordo. A defesa de Eliana fez uma contraoferta de R$ 40 mil, mas o valor foi rejeitado. O próprio juiz chegou a propor R$ 80 mil, mas o valor também não foi aceito. Com isso, a ação trabalhista segue a diante.
A advogada de Eliana responsável pelo caso disse que o processo corre em segredo de Justiça.
Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto (Foto: Reuters)
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira, 6, que o preço do combustível deve se estabilizar após alta causada por tensões internacionais. A preocupação sobre o valor se dá depois do ataque dos Estados Unidos no Iraque que matou o general iraniano Qassim Suleimani.
“Reconheço que o preço está alto na bomba. Graças a Deus, pelo que parece, a questão lá dos EUA e Iraque, do general lá que não é general e perdeu a vida, não houve… o impacto não foi grande. Foi 5%, passou para 3,5%; não sei quanto está hoje a diferença em relação ao dia do ataque. Mas a tendência é estabilizar”, disse o presidente em frente ao Palácio da Alvorada.
Bolsonaro afirmou que avalia participar de reunião na tarde desta segunda sobre a alta do combustível. “Está previsto hoje, por volta de 16h. Se eu tiver oportunidade, vou ver com Bento (Albuquerque, ministro de Minas e Energia), se é o caso de eu comparecer, dada a gravidade do assunto.”
Ele disse que tem orientado a sua equipe de governo a mostrar as razões do alto preço de combustível e citou que há impacto por impostos federais, ICMS, monopólio da distribuição, além de margem de lucro. “Porque cai tudo no meu colo. Parece que sou responsável por tudo.”
O presidente voltou a afirmar que não tabelará preços de combustível. “Políticas semelhantes no passado não deram certo”, disse.
Foi presa em Kansas, nos Estados Unidos, na noite da última terça-feira (31), Mollie Fitzgerald. A atriz e cineasta é acusada de matar a própria mãe, Patricia Fitzgerald, a facadas.
De acordo com o “USA Today”, o crime ocorreu na casa da família, no condado de Johnson.
À publicação, o irmão da vítima, Gary Hunziker, afirmou: “Ficamos chocados”.
A artista, para quem não sabe, teve um papel pequeno em “Capitão América: O Primeiro Vingador”, de 2011. Ela está detida e sua fiança foi estipulada em US$ 500 mil – mais de R$ 2 milhões.
Vale destacar que ainda não se sabe a motivação do crime.
Esposa de Rodrigo Faro posa de biquíni em praia particular e corpo sarado impressiona ( Reprodução / Instagram)
Vera Viel, esposa do apresentador Rodrigo Faro, arrancou suspiros nas redes sociais nesta semana. Em seu perfil no Instagram, a ex-modelo exibiu o corpão enquanto curtia um banho de piscina e impressionou os seguidores com sua boa forma.
Usando um micro biquíni cor única, a morena, no momento do clique, estava na companhia de Helena, uma das três filhas que teve com o contratado da Record TV.
A propósito, um outro detalhe que também chamou bastante a atenção na postagem foi o fato da piscina da famosa se parecer com uma praia.
“Vera Viel cada dia mais bonita, olha esse corpo impecável!”, disse uma admiradora da artista. “Eita, que mulher! Que corpo”, derreteu-se outro fã.
“Olha essa piscina… parece uma praia particular. Meta de vida esse corpo e uma área de lazer igual a essa”, declarou ainda uma terceira pessoa.
Quem o brasileiro vê como maior adversário político de Bolsonaro (Foto - Divulgação0
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é considerado por 32% dos brasileiros como o principal adversário político do presidente Jair Bolsonaro até as eleições de 2022. Outros 15,6% apontam Ciro Gomes (PDT) como o maior contraponto ao presidente até o próximo pleito.
Os dados são de uma pesquisa encomendada pela Gazeta do Povo ao Instituto Paraná Pesquisas. O levantamento tem 95% de confiança e 2% de margem de erro para os resultados gerais.
Além de Lula e Ciro Gomes, a pergunta também incluía outros nomes da política, como João Doria (11,7%); Wilson Witzel (3%) e Rodrigo Maia (1,9%). O apresentador Luciano Huck aparece com 8,3%.
Quando considerado o gênero dos entrevistados, Ciro Gomes (16,1%) e João Doria (12,2%) são mais apontados pelos homens. Já Luciano Huck (8,6%); Wilson Witzel (3,3%); e Rodrigo Maia (2,2%) aparecem mais entre as mulheres. Lula tem o mesmo percentual de resposta entre os dois gêneros.
No que diz respeito à escolaridade, Ciro Gomes aparece mais entre os eleitores que têm Ensino Superior (18,6%), enquanto Luciano Huck (9%) e João Doria (13%) crescem entre os brasileiros com Ensino Médio. Mais uma vez, Lula permanece estável, sendo apontado por mais de 30% dos brasileiros independentemente do nível de escolaridade.
Já quando considerada a região em que moram os entrevistados, o ex-presidente é mais citado no Nordeste (40,6%) e menos mencionado no Sul (25,5%). Ciro Gomes também teve percentual maior no Nordeste (17,1%), mas foi menos citado no Sudeste (13,9%). Já João Doria, apesar de ser governador de São Paulo, aparece com maior percentual no Sul (15,2%) do que no Sudeste (13,7%).
No caso dos dados por região, a margem de erro varia: 3% para o Sudeste; 4% para o Nordeste; e 5,5% para Norte, Centro-Oeste e Sul.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa ouviu 2.222 cidadãos com 16 anos ou mais, por meio de entrevistas telefônicas. O levantamento foi realizado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, totalizando 166 municípios, entre os dias 14 e 18 de dezembro. O nível de confiança dos dados gerais da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 2%.
Câmara de Dourados somou mais de 4.300 proposições legislativas (Foto: Thiago Morais)
A Câmara de Dourados encerra as atividades legislativas de 2019 nesta semana, somando mais de 4.300 proposições legislativas em favor do município de Dourados. Além do atendimento ao público, os 19 vereadores ainda realizaram diversas atividades durante o ano, como sessões solenes, audiências e reuniões públicas e seminários.
De acordo com a secretaria legislativa da Casa de Leis, foram propostos 402 projetos de Lei Ordinária, 49 projetos de Lei Complementar, 123 projetos de Decreto Legislativo, três projetos de Resolução, além de três emendas a LOM (Lei Orgânica Municipal) e nove vetos a projetos. Os parlamentares ainda emitiram 656 requerimentos, 2713 indicações, 1432 ofícios e concederam 406 moções.
Ainda durante 2019, a Câmara de Dourados discutiu e aprovou a LOA (Lei Orçamentária Anual) para exercício financeiro 2020. O orçamento ficou fixado em, aproximadamente, R$ 1,110 bilhão, com anexo de 86 emendas, sendo 85 indicativas e uma modificativa, de autoria do vereador Alan Guedes (DEM), além das emendas impositivas que garantem a execução dos serviços e obras indicados pelos vereadores.
Também foi realizado ato de promulgação da Lei nº 4387/2019, referente ao Projeto de Lei nº 057/2019 da vereadora Daniela Hall (PSD), que garante a transparência nas vagas de Centros de Educação Infantil (Ceims) e bolsas de estudos nas creches conveniadas, e da Lei nº 4388/2019, referente ao Projeto de Lei nº 122/2019, da então vereadora Lia Nogueira (PL), que prevê a informatização de toda a relação de inscritos aos programas habitacionais.
Os vereadores ainda concederam diversas homenagens a personalidades, pelos seus relevantes serviços prestados ao município, como sessão solene pelo Dia Mundial do Desbravador, em alusão dos 23 anos da Guarda Municipal de Dourados, de entrega de títulos “Amigo da Criança”, “Advogado Destaque”, ao Dia do Administrador, aos 50 anos de regulamentação dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais e sessão anual de entrega de honrarias.
Como órgão fiscalizador, a Câmara ainda realizou diversas reuniões para prestações de contas, como da intervenção da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados). Foram três encontros, contando com a Casa de Leis, representantes da Funsaud, prefeitura, defensoria, MPE (Ministério Público Estadual), Comissão de Saúde da OAB (Ordem de Advogados do Brasil) – 4ª Subseção Dourados e Conselho Municipal de Saúde.
“Nós temos contribuído no cumprimento do papel institucional, fiscalizando os atos de gestão e legislando dentro da nossa competência, além de acompanhar a gestão financeira e orçamentária, acompanhar os atos do Executivo e discutindo os assuntos que são pertinentes à cidade. Vamos fechar o ano com 45 sessões ordinárias, mais uma série de reuniões e audiências públicas que trouxeram para dentro da Câmara grandes debates, por exemplo, a questão da Funsaud, que está sob intervenção há seis meses”, comentou o presidente da Casa de Leis, Alan Guedes.< /span> A Câmara de Dourados, durante o ano, se notabilizou, sobretudo, por abreviar as relações institucionais e facilitar a interlocução entre os demais Poderes. Além dos membros do MPE com propostas de estreitamento político, o Legislativo promoveu encontro com a presença do vice-governador Murilo Zauith (DEM) e a prefeita Délia Razuk (PTB) acompanhada de assessores e técnicos, para, entre outros assuntos, intermediar as obras de recuperação da Avenida Presidente Vargas.
A Casa também celebrou Termo de Cooperação com o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) e entregou 140 camisetas serigrafadas para padronização da vestimenta dos colaboradores envolvidos na revisão de eleitorado do município, visando a prestação de serviços de interesse público em apoio ao funcionamento da Justiça, principalmente no que se refere à fomentação da biometria.
“A cada cidadão douradense, gostaria de dizer que tenha na Câmara o sentimento da sua representação política, dizer que a Câmara e seus vereadores têm trabalhado muito para atingir seu objetivo de ajudar a encontrar alternativas para a sociedade, do ponto de vista administrativo, para resolução dos problemas”, ressaltou Alan Guedes. “A Dourados de nossos sonhos construímos com muito trabalho, cada um de nós, em sua respectiva área de atuação, fazendo nossa parte com dedicação e amor, com certeza nós vamos construir uma cidade maior para o futuro. Desejo que nossa cidade retome o protagonismo e desenvolvimento que j&aa cute; houve em outros momentos, sabendo que o momento nacionalmente é difícil e que estamos buscando soluções. A Dourados dos nossos sonhos nós construímos todos os dias”, finalizou.
Mion chora e homenageia Gugu Liberato em especial da Record (Foto - Divulgação)
Marcos Mion não segurou as lágrimas e ficou bastante emocionado ao receber presente póstumo de Gugu Liberato no tradicional amigo secreto da Record, exibido nesta terça-feira (17). O “Família Record” ainda exibiu uma antiga matéria em que o apresentador, morto aos 60 anos, diz ser fã do apresentador de “A Fazenda”.
“Saber que ele comprou esse presente pra mim… É muito a cara dele esse presente, engraçado que esse presente tem a ver comigo e também tem a ver com o Gugu. Eu queria receber das mãos do Gugu esse presente. Eu não sei o que falar. Desculpas”, iniciou, muito emocionado.
Em seguida, Mion elogiou o antigo colega de emissora e Xuxa Meneghel: “O Gugu, a Xuxa, são pessoas que fazem só o bem pela população. São pessoas que incentivam os seres humanos a serem melhores. Gugu deixou um amigo aqui. O Gugu plantou amor e que isso sirva de exemplo”.
Gugu Liberato morreu, aos 60 anos, depois de sofrer um acidente doméstico em sua casa em Orlando.
Carlito do Gás avaliou como positivo seu ano legislativo (Foto: Thiago Morais)
O vereador Carlito do Gás (Patriota) apresentou balanço dos trabalhos e destacou como positivo o ano de 2019. Afirmou que durante o ano em curso fez inúmeras indicações, requerimentos, homenagens e projetos em prol da comunidade, com a maioria dos pedidos atendidos pela Administração Municipal.
“Nosso mandato buscou soluções para os problemas que afligem nossa cidade”, destacou o parlamentar. Carlito do Gás faz questão de dividir com sua equipe e com os moradores as conquistas alcançadas na infraestrutura, cuidado com o meio ambiente, sinalização, troca de lâmpadas, bocas de lobo, boca de dragão, operação tapa buracos, campanhas, dentre outros.
Com a situação escolar, entrou com vários pedidos: faixa de pedestres e faixas elevadas em escolas da Reme e em cruzamentos perigosos. Atento à região do Grande Parque as Nações destaca a construção do Centro Infantil Municipal do Parque das Nações I. Ações nas áreas de saúde, lazer e entretenimento proporcionadas pelas equipes da Praça na Juventude no Parque I, pavimentação asfáltica na antiga Rua S 38, Canaã IV e na Rua do Potrerito e entre as ruas Guiana e Guatemala no Parque I, mas também atenção especial no Parque II, Jóquei Clube, Vilas Valderez, Mariana, Rincão, Estrela Verá, Jardim Santa Felicidade, Chácaras Califórnia, Vila São Braz, Sol Nascente antigo Cana& atilde; II, Castelo São Jorge, dentre outros.
Segundo Carlito do Gás, o ano 2019 foi bastante produtivo “tenho a certeza de ter contribuído com importantes votações para o desenvolvimento do nosso Município”.
“Vou continuar trabalhando para que Dourados siga no rumo do progresso e do desenvolvimento em todas as frentes”, assevera. O parlamentar aproveitou para agradecer também os secretários e servidores e desejou um excelente natal e ótimo ano novo a todos os douradenses.
A versão 'MasterChef: A Revanche' acabou perdendo fôlego e chega ao fim com audiência em baixa (Foto - Divulgação)
Termina nesta terça-feira (17) a sétima edição do MasterChef (Band) voltado aos amadores. Intitulado A Revanche, o programa colocou no jogo 20 ex-participantes para competir pelo prêmio de R$ 250 mil durante dez episódios. A final trará o paranaense Vitor Bourguignon e o paulista Estefano Zaquini.
A atração chega ao fim com ibope em queda. De acordo com dados consolidados da Kantar Ibope na Grande SP (cada ponto equivale a cerca de 73 mil domicílios), a média geral de audiência da atual temporada está em três pontos. É a menor dentre as sete edições. O MasterChef já chegou a dar mais de sete pontos na edição de 2015, a maior audiência até hoje.
Uma comparação com a última edição dos amadores, também em 2019, mostra a perda de fôlego do reality gastronômico. A edição que terminou em agosto e precedeu A Revanche teve Rodrigo Massoni como campeão e rendeu à Band 3,6 pontos. A atração foi exibida aos domingos. Nem mesmo a volta para as terças-feiras da edição atual fez a audiência responder.
A diretora, Marisa Mestiço, não entra no mérito do ibope. Ela avalia a temporada como positiva. “Tivemos uma temporada incrível e imprevisível. Foi muito emocionante rever o conteúdo de cada participante em sua edição. Imagino como foi para os fãs do programa. Esta temporada não teve rodeios, os desafios foram diretos e implacáveis para cada um”, define.
Segundo ela, o MasterChef: A Revanche foi usado para testar provas maiores e mais desafiadoras. “Foi lindo rever os participantes em momentos diferentes de suas vidas e trazendo à tona sua assinatura. Percebemos outra postura deles, todos com jeito de profissionais. Sofremos, nos emocionamos, foi especial para todos”, explica.
De acordo com a diretora, todas as provas foram pensadas para esse novo momento de carreira dos participantes e, por isso, foram muito difíceis. “Imaginamos que estar de volta na nossa cozinha tinha que ser por um esforço imenso. Extraímos dos participantes a sensação de uma maratona e assim foi a nossa primeira temporada de A Revanche”, conta.
Para a grande final, desta terça-feira, o anúncio do vencedor será feito ao vivo. “Está emocionante e com uma cozinha grandiosa”, finaliza. No programa, Vitor e Estefano terão de fazer um menu completo com entrada, prato principal e sobremesa que mostre quem eles são. Cada prato precisa refletir a história de cada um, suas preferências, e mostrar ao Brasil o que eles consideram o melhor de sua cozinha. Mas vão ter de incluir obrigatoriamente três ingredientes bem brasileiros nas suas receitas: jiló, pinhão e caju. Erick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça definem o melhor.
A Band ainda não bateu o martelo sobre quando e quais serão as próximas edições do MasterChef nem se há a chance de uma nova edição da versão para crianças acontecer em 2020. A primeira e única foi ao ar em 2015 e foi vencida por Lorenzo Ravioli.
Vereador Bebeto encaminha pedidos do setor produtivo, na Câmara de Dourados (Foto: Thiago Morais)
O vereador Bebeto (PL) reforçou pedido durante sessão, na Câmara de Dourados, apontando a necessidade de parceria entre a Prefeitura e Estado (através da Agesul) na recuperação emergencial das estradas vicinais do município. A indicação foi encaminhada a prefeita Délia Razuk (PTB) e ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com cópias ao diretor-presidente da Agesul, Luiz Roberto Martins de Araújo e à secretária municipal de obras, Marise Aparecida Bianchi Maciel.
De acordo com o vereador, a urgência na recuperação das vias vicinais se faz necessário, tendo em vista o volume de chuvas ocorridas nas semanas anteriores que consequentemente tem prejudicado a manutenção de estradas. “Por meio da Agesul solicitamos ainda projetos visando a manutenção destas vias, como a execução de serviços de caixas de captação de águas pluviais, além do patrolamento e cascalhamento”, reforçou.
Bebeto cobrou também durante a tribuna da Câmara, a aplicação dos recursos arrecadados por meio do Fundersul, tendo em vista que tanto o município como o Estado serão beneficiados. “A arrecadação deve ser revertida ao setor produtivo do município, pois além da região da Grande Dourados ser considerada um dos maiores polos de produção agrícola, também deve ser levado em conta o deslocamento do transporte escolar, sendo que em dias de chuvas a trafegabilidade destes veículos fica prejudicada”, enfatizou.
Em outras ocasiões o vereador também reforçou a necessidade de parceria entre o Governo do Estado, inclusive com o deslocamento dos maquinários que compõe o parque rodoviário de máquinas até os distritos. “Aguardamos providências, considerando que a Prefeitura de Dourados tem disponibilizado frequentemente estes serviços durante os três anos anteriores, não deixando de atender os produtores rurais que necessitam de manutenção constante das estradas para o escoamento da safra agrícola”, considera Bebeto.
Com quatro projetos na fila para votação na sessão ordinária desta terça e mais duas sessões extraordinárias previstas para hoje, os vereadores de Campo Grande destinaram pelo menos 1 hora do tempo para discutir moção de repúdio contra o canal de humor Porta dos Fundos e a Netflix, por causa do especial de Natal.
Antes da sessão ordinária e das extraordinárias, debate sobre especial durou cerca de 1 horas (Foto: Fernanda Palheta)
“A Primeira Tentação de Cristo”, disponível na Netflix, é o especial deste fim de ano do Porta dos Fundos: nele, José e Maria preparam festa supresa pelos 30 anos do filho, Jesus, que chega acompanhado do namorado Orlando.
O desagrado com o especial começou ainda na palavra livre, quando os vereadores tratam de assuntos gerais, antes da votação. André Salinero (PSDB) criticou o canal de humor, discussão que ganhou corpo com a réplica do vereador Eduardo Romero (Rede) e Lívio Leite (PSDB).
Já durante a sessão, Salinero apresentou a moção de repúdio contra o Porta dos Fundos e a Netflix, assinada por Roberto Santana (Republicanos), Junior Longo (PSB), Eduardo Cury (sem partido), Gilmar da Cruz (Republicanos) e Wilson Sami (MDB).
Moção apresentada por vereador (Foto/Reprodução)
No texto, o vereador diz que o grupo e a empresa demonstram “profundo desrespeito com a fé cristã e com os valores judaicos-cristão, desprezando a cultura que foi e continua sendo fundamental para a construção da civilização ocidental, pois a liberdade, a família e a fé são nossos alicerces (…)”.
Romero voltou a ocupar a tribuna, dizendo que respeita a argumentação do colega. “Mas a liberdade de expressão ainda é direito garantido pela Constituição”. Também questionou se os vereadores que assinaram a moção assistiram o episódio e, ainda, pediu votação nominal.
Em resposta, Salinero rebateu que há limite para a liberdade de expressão para que não se torne “escudo para afrontar a fé”.
Durante a votação, a maioria dos vereadores não respondeu se assistiu ou não. Foram 15 votos favoráveis: Salinero, Antonio Cruz (PSDB), Valdir Gomes (PP), Junior Longo, Francisco Carvalho (PSB), Wilson Sami, Carlos Borges (PSB), Ademir Santana (PDT), Dharleng Campos (PP), Gilmar da Cruz, Jeremias Flores (Avante), William Maksoud (PMN), Cida Amaral (Pros), Vinícius Siqueira (DEM) e Ayrton Araújo (PT).
Votos contrários foram apenas Lívio Viana, Hederson Fritz (PSD), Otávo Trad (PTB) e Eduardo Romero.
Na declaração de voto, alguns apresentaram justificativa: Lívio Viana argumentou que nunca vota a favor de moção e, neste caso específico, salientou: “Se não concordar, é só não assistir”.
O vereador Hederson Fritz defendeu a pluralidade de ideias. Gilmar da Cruz confessou não ter assistido ao episódio, apenas um “flash na internet”, mas avaliou que o canal de humor fez “sátira a Jesus, aos discípulos e a fé cristã”.
Depois de quase uma hora de discussão, a sessão prosseguiu. Mais duas sessões extraordinárias estão previstas para votação da LOA (Lei Orçamentária Anual).
Assembleia – na semana passada, os deputados também aprovaram moção de repúdio apresentada pelo deputado Antônio Vaz (Republicanos), alegando que o grupo está “humilhando a imagem de Jesus”.
Kamaru Usman derrota e quebra mandíbula de lutador racista e fã de Trump (Foto - Divulgação)
A derrota do americano Colby Covington para Kamaru Usman na luta principal do UFC 245, em Las Vegas, neste fim de semana, foi comemorada por muitos brasileiros. Conhecido por ser um apoiador de Donald Trump e por suas polêmicas declarações racistas, Covington criou polêmica em 2017, no UFC São Paulo, ao dizer que o Brasil era um “chiqueiro” e que seu povo era de “animais imundos”.
Durante o confronto, Kamaru Usman chegou a quebrar a mandíbula de Covington no terceiro round. O rival ainda aguentou mais um tempo em pé, até ser nocauteado aos 4m10s do quinto round. Nascido em Auchi, na Nigéria, Usman tinha dito antes da luta que iria representar “a fúria de todos os imigrantes dos EUA”.
“E aí, Brasil! Isso é para vocês também, é pelo mundo inteiro”, disse o dono do cinturão dos meio-médios após sua vitória. “Esta vitória não é só para mim, é para o mundo inteiro. Eu esperei o mês inteiro, desde que assinei o contrato. O motivo de eu ser o campeão é porque minha mente é mais forte do que a de todo mundo na divisão. Cometi alguns erros hoje, mas sei que bato mais pesado que ele e queria mostrar a vocês que posso vencer em pé também”, disse.
Marçal diz que projeto Oncodia monitora a condição clínica do paciente (Foto: Luciana Nassar)
Foi aprovado em segunda votação nesta quinta-feira (12) na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei do deputado Marçal Filho (PSDB) que institui em Mato Grosso do Sul o “OncoDia de prevenção e atendimento aos pacientes de câncer”. Agora a matéria segue à sanção do Poder Executivo.
A ideia do projeto é semelhante ao programa Hiperdia desenvolvido pelas unidades básicas de saúde, que destina-se ao cadastramento e acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial ou diabetes. Conforme o Projeto, o objetivo do OncoDia é o de estabelecer um dia na semana para o atendimento ambulatorial, acompanhamento, orientação, assistência e promoção da saúde de pacientes do câncer cadastrados e vinculados à rede básica de saúde.
Por meio do OncoDia será possível realizar um monitoramento contínuo da qualidade clínica e o controle de agravos dos pacientes; possibilitar o fornecimento de informações gerenciais que permitam subsidiar os gestores públicos para tomada de decisão na adoção de estratégias de intervenção gerais ou pontuais, como estimar acesso aos serviços de saúde, planejar demanda para referenciamentos; e fornecer informações que subsidiem a gerência e gestão da Assistência Farmacêutica.
Para colocar em prática o OncoDia, o atendimento será realizado por equipes interdisciplinares formadas por médico, psicólogo, assistente social e enfermeiro, vinculados à atenção básica, sendo destinado às pessoas com câncer que realizem o tratamento em seu convívio familiar, sem estágios que incidam em internação hospitalar.
“O Oncodia é o dia de prevenção e atendimento a pessoas com câncer que estão sendo tratados em seu convívio familiar, seja no inicio (descoberta) da doença, ou no meio de seu tratamento, porém, sem estágios que incidam em internação hospitalar”, justificou Marçal Filho.
Educadores
Também foi aprovado nesta quinta-feira (12), em primeira votação, o projeto “Dia Estadual em Atenção à Saúde Mental dos Profissionais de Educação”, a ser comemorado, anualmente, no dia 30 de setembro. Também de autoria de Marçal Filho, o projeto tem como proposta chamar a atenção para o desafio diário e intenso dos educadores.
“Em meio ao desgaste mental que a profissão proporciona a esses professores, campanhas como esta são fundamentais para que o educador seja instruído a procurar ajuda de um profissional de saúde mental quando sentir sofrimento psíquico, ansiedade e quando a desmotivação estiver atrapalhando seu desempenho profissional e até mesmo interferindo na sua vida pessoal”, justificou o deputado.
Segundo dados publicados pela Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul (Fetems), mais de 60% das licenças médicas concedidas no Estado são para professores, sendo que 38% estão relacionadas a transtornos mentais, como depressão e ansiedade.
O ator e apresentador Fábio Porchat fez uma publicação no Twitter nesta quarta-feira, 11, em que falou sobre as críticas que a produção Especial de Natal Porta dos Fundos 2019: A Primeira Tentação de Cristo tem recebido. Um abaixo-assinado online pedindo a retirada do especial da Netflix possui quase um milhão de assinaturas.
A produção tem sido criticada pela forma como retrata Jesus, interpretado por Gregório Duvivier, que estaria em um relacionamento com outro homem. No especial, o personagem é surpreendido por uma festa, em que é revelado que ele é filho de Deus e foi adotado por José e Maria.
Em resposta às críticas e ao abaixo-assinado pela retirada do filme, Porchat defendeu que as pessoas deveriam focar em outros problemas do País.
“Gente, pode deixar que eu me resolvo com Deus, tá de boas, não precisa se preocupar não. Agora pode voltar a se indignar com a desigualdade que destrói nosso País. Mas tem que se indignar com o mesmo fervor, tá?”, disse.
Respondendo a alguns internautas no próprio post, o ator chegou a ressaltar que o Porta dos Fundos já ironizou outras religiões, como o islamismo e o candomblé. O grupo humorístico ganhou o Emmy Internacional de 2019 pelo seu especial de Natal de 2018, que também apresenta Jesus, mas é focado na Santa Ceia.
Em meio a pedidos por parte de políticos e líderes religiosos para que as pessoas cancelem suas assinaturas da Netflix, o Estado entrou em contato com a empresa, que disse que “valoriza e aprova a liberdade criativa dos artistas com quem trabalha, e reconhece também que nem todas as pessoas vão gostar desse conteúdo. Daí a liberdade de escolha oferecida pela empresa, em seu cardápio variado de opções, que inclui, por exemplo, novelas bíblicas”.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.