quinta-feira, 25 de junho de 2026

Mark Ruffalo, o Hulk, sai em defesa de DiCaprio e critica Bolsonaro

Exame

 

Mark Ruffalo: "o que mudou recentemente no Brasil para que isso aconteça agora?" (Foto - Mike Coppola / Equipe/Getty Images

 

O ator Mark Ruffalo, que interpreta o herói Hulk nos filmes da Marvel, saiu em defesa do ator Leonardo DiCaprio acusado, sem provas pelo presidente Jair Bolsonaro, de ter dado “dinheiro para tacar fogo na Amazônia”.

 

Neste domingo (02), Ruffalo publicou em seu perfil no Twitter que “Bolsonaro e sua turma estão transformando em bode expiatório as pessoas que estão protegendo a Amazônia das queimadas que ele mesmo deixou acontecer”.

 

“Pergunte a si mesmo: o que mudou recentemente no Brasil para que isso aconteça agora? Bolsonaro e suas políticas (não) ambientais”, completou o ator.

 

A publicação de Ruffalo é mais um capítulo do conflito entre Bolsonaro e Dicaprio envolvendo as queimadas na Amazônia. Na semana passada, o presidente brasileiro declarou a apoiadores que “agora, Leonardo Dicaprio é um cara legal, né? Dando dinheiro para tacar fogo na Amazônia”.

 

Bolsonaro também ironizou suspeitas sobre envolvimento de ONGs em incêndios na região. “Quando eu falei que há suspeita de ONGs o que a imprensa fez comigo?”, afirmou o presidente, se dirigindo a jornalistas presentes.

 

Em agosto deste ano, Bolsonaro disse que os incêndios que ocorriam na região amazônica poderiam ter origem criminosa e que ONGs de proteção ao meio ambiente poderiam estar envolvidas. Não há até agora, no entanto, nenhuma evidência concreta de envolvimento de organizações da sociedade civil em queimadas.

 

As declarações de Bolsonaro foram feitas após uma apoiadora afirmar: “Os índios em Altamira (PA) falam francês. Lá o fogo foi criminoso”. Sem apresentar provas, o presidente já havia ligado o ator às queimadas na floresta durante transmissão nas redes sociais no dia anterior.

 

“Tira foto, manda para ONG, a ONG divulga, entra em contato com o Leonardo Dicaprio e ele doa US$ 500 mil para essa ONG. Leonardo DiCaprio, você está colaborando com as queimadas na Amazônia”, afirmou.

 

As declarações do presidente repercutiram internacionalmente. O próprio Dicaprio divulgou um comunicado dizendo que “embora certamente mereçam apoio”, ele não financia as organizações “que estão atualmente sob ataque”.

 

O ator, conhecido por sua defesa da causa ambiental, disse ter “orgulho de estar ao lado dos grupos que os protegem”. Ele também elogiou o “povo brasileiro que vem trabalhando para salvar suas heranças culturais e naturais”. “O futuro destes ecossistemas insubstituíveis está em jogo”, disse.

Pausa de Marília Mendonça expõe dificuldades com fama e turnês

G1

 

Quem vê os popstars do sertanejo brasileiro viajando de jatinho e levando chuva de like no Instagram acha que a vida deles é só alegria.

 

Mas desabafos recentes como o de Marília Mendonça, que anunciou pausa na carreira neste domingo (31) para se dedicar à maternidade, mostram que a situação é muito mais complexa.

 

Marília Mendonça chora no palco antes de falar de pausa na carreira para se dedicar à maternidade (Foto: Divulgação/Instagram da cantora)

 

“A estrada me amou, me aplaudiu, se fez minha amiga, me deu uma família, me deu condições de cuidar da minha, me deu um bocado de gente legal me amando sem me conhecer, realizou meus sonhos, me adoeceu, me cansou, me fez chorar, me feriu, me levou pro céu e jogou no chão muitas vezes”, escreveu Marília, em seu perfil no Instagram.

 

Na edição desta semana do G1 Ouviu, o podcast de música do G1, artistas desabafam sobre o lado bem menos glamouroso de ser um artista de sucesso.

 

Lucas Lucco, Gustavo Mioto e Marília relatam como a relação com os fãs, a correria das turnês e a ansiedade trazem um outro lado da fama.

 

“Estou dando uma pausa no meu AUGE, literalmente. O auge do meu amor, o auge da minha vida, o auge da minha felicidade, o auge do meu crescimento como mulher, o auge do meu amadurecimento. Pensou que eu tava falando de SUCESSO, né? Acertou. Como eu não seria bem-sucedida tendo em meu ventre o meu grande amor, que eu já escuto os sinais de chegada? Enfim, com lágrimas nos olhos, anuncio que, oficialmente, pausei a minha vida pra esperar a minha vida.”

 

Marília Mendonça em show do projeto 'Todos os cantos (Foto: Divulgação)

 

Mas por que eles começam a carreira fazendo tantos shows? São poucos os artistas que tomam conta de sua própria agenda. A maioria está “presa” a um escritório, que fica responsável por fechar os shows.

 

Os dois lados precisam ganhar e, com isso, a agenda fica mais intensa. O G1 já havia explicado essa dinâmica que coloca os artistas em risco. Hoje, quando se pensa em artista que reclama da fama, um nome comum é o de Marília, cantora goiana de 24 anos conhecida por cantar letras sofridas.

 

Desde que começou a fazer sucesso, em 2016, ela diz que ser famosa é “como carregar uma cruz”. Já Mioto, cantor paulista de hits como “Solteiro não trai”, define a fama como “um cárcere privado”.

 

 

Na CPI, Marçal cobra da Energisa o motivo de MS ter umas das tarifas mais caras

Assessoria

 

Marçal apresentou requerimento em reunião da CPi cobrando explicações da Energisa (Foto: Gildo Tavares)

 

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) quer saber da Energisa os motivos de Mato Grosso do Sul ter uma das tarifas de energia elétrica mais cara do País. Conforme a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) o Estado ocupa a nona posição do ranking dos estados com tarifa mais cara, sendo 0,609 por quilowatt-hora. Marçal apresentou requerimento na CPI da Energisa cobrando uma série de respostas.

 

O parlamentar quer saber quem é o fabricante dos medidores de consumo de energia elétrica instalados pela empresa nas residências e indústrias de Mato Grosso do Sul e que critérios a Energisa empregou na escolha do fornecedor. Também pediu explicação da concessionária sobre em que momento é realizado o aferimento dos medidores de consumo pelos órgãos de controle, como Inmetro e Agência Estadual de Metrologia e qual o prazo de validade desse aferimento.

 

No documento entregue na CPI, Marçal Filho ainda questiona o percentual de confiabilidade dos medidores usados pela Energisa em Mato Grosso do Sul e como a empresa explica as diferenças apuradas por consumidores que instalaram medidores por conta própria para aferir o consumo.

 

Mesmo estando Mato Grosso do Sul localizado próximo à região Sudeste, cercado por hidrelétricas como a Sérgio Motta e Itaipu, dispondo ainda de fontes alternativas de geração de energia como a produzida pelas usinas de cana-de-açúcar, Marçal quer explicações sobre o motivo do Estado ter a nona energia mais cara do Brasil. O deputado também quer saber dos critérios estabelecidos pela Energisa para calcular o custo de distribuição da Energia aos consumidores, levando em conta que os linhões de transmissão já estão instalados e toda rede de distribuição está consolidada.

 

Apesar de não ser titular na Comissão formada por cinco parlamentares que vão conduzir os trabalhos na CPI, Marçal diz que vai contribuir para que as investigações sejam rigorosas. “Precisamos de respostas para questões que afetam diretamente a vida do consumidor sul-mato-grossense, como, por exemplo, por que o quilowatt-hora cobrado no Estado do Acre é mais barato que o de Mato Grosso do Sul. Enquanto os acreanos, que residem no extremo Norte do país pagam R$ 0,598 por quilowatt-hora, os sul-mato-grossenses pagam R$ 0,609 por quilowatt-hora que consumem”, diz o parlamentar.

Educação e Cultura realizam o 5º Festival de Bandas e Fanfarras de Dourados

Assecom

 

Festival de Bandas e Fanfarras será no final da tarde do dia 9 de dezembro, na Praça Antônio João (Foto - Divulgação/Semed)

A Prefeitura de Dourados, por meio das secretarias municipais de Educação e Cultura, vai realizar, no próximo dia 9 de dezembro, o 5º Festival de Bandas e Fanfarras de Dourados. Será a partir das 18 horas, na Praça Antônio João.

 

Segundo a coordenadora do evento, professora Mariza Araújo, sete corporações já confirmaram suas participações. Serão cinco fanfarras e duas bandas, entre elas a Banda João Lisboa de Macedo, da cidade de Ladário, que abrirá o Festival.

 

As demais apresentações terão, na sequência, as escolas municipais Coronel Firmino Vieira de Matos, Vereadora Albertina Pereira de Matos, Loide Bonfim Andrade e Prefeito Álvaro Brandão, além do Clube de Desbravadores Bandeirantes e Banda Asas da Paz Kotekitai do Brasil e Tayo Ongakutai BSGI.

 

Ainda de acordo com a professora Mariza, o objetivo do festival é divulgar a produção musical, fomentar a criação de bandas e fanfarras e promover o intercâmbio entre as corporações e seus integrantes.

 

Marçal diz que redução de pedágio na BR-163 é uma conquista da população

Assessoria

 

Deputado Marçal travava batalha para que a ANTT tomasse medida em prol aos usuários da BR-163/MS (Foto: Luciana Nassar)

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) comemorou a decisão da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) ao aprovar o pedido de redução do pedágio em 53,94% na BR-163 em Mato Grosso do Sul. A nova tarifa, com o desconto, será cobrada pela CCR MSVia a partir deste sábado (30).

 

No estado são nove praças de pedágio espalhadas de norte a sul. “Diante das constantes divergências entre a própria agência e a empresa CCR MSVia, que deixou de cumprir parte do contrato, como a duplicação da rodovia, nada mais justo que o valor do pedágio tivesse essa redução”, avalia o parlamentar.

 

A BR-163 está no centro de uma discussão entre o governo federal e a CCR, que deixou de duplicar a via há dois anos. Por causa da paralisação das obras, o deputado travava uma luta para que a ANTT tomasse medidas em prol aos usuários da rodovia. Desde quando assumiu o mandato de deputado estadual, no início deste ano, o deputado realizou inúmeras manifestações na Assembleia.

 

Marçal lembra que a empresa descumpriu uma série de medidas, deixando de implantar viadutos, passarelas e de realizar estudos técnicos para melhorias no trânsito onde a rodovia passa por áreas urbanas. O deputado já esteve reunido com a diretoria da CCR reivindicando, por exemplo, estudo de viabilidade para construção de viaduto na região do bairro Guaicurus em Dourados.

 

Como não obteve resposta positiva, coube a governador Reinaldo Azambuja assumir à frente dos trabalhos, pois a MS-156 faz entroncamento com a rodovia federal. “Vamos lutar para que a CCR mantenha os trabalhos essenciais, como manutenção da pista e o atendimento médico e mecânico aos usuários”, diz Marçal Filho. O governo federal já declarou a intenção de suspender a concessão com a concessionária e abrir uma nova licitação.

 

A concessão da BR-163/MS consiste em um trecho de 847,2 quilômetros de extensão, da fronteira com o Mato Grosso à divisa com o Paraná, passando por 20 municípios de Mato Grosso do Sul.

Renato Câmara diz que posição do MPF pela não taxação da energia solar é um estímulo a cadeia produtiva

Assessoria

 

Deputado Renato Câmara utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para se posicionar de forma contrária a taxação da energia (Foto - Toninho Souza)

 

O deputado estadual Renato Câmara (MDB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (28) para destacar a recomendação feita pelo MPF (Ministério Público Federal) contra a proposta a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) de tributar a energia solar no país.

 

Conforme o deputado emedebista, a proposta do governo federal é descabida e prejudicial a cadeia produtiva de Mato Grosso do Sul e aos consumidores de energia solar fotovoltaica, podendo, em última instância, paralisar, novos investimentos no mercado especializado na produção dessa fonte de energia, com enormes prejuízos econômicos e sociais para o desenvolvimento do Estado.

 

Em MS, Renato Câmara citou a suinocultura e a avicultura como alguns dos setores que seriam prejudicados com a possível criação de um imposto sobre a energia solar. “Esse posicionamento contrário a taxação, por parte do MPF, é de fundamental relevância para o desenvolvimento da nossa cadeia produtiva. Esse tipo de cobrança sobre as fontes de energias renováveis inibe novos investimentos e prejudica a competitividade dos nossos produtos no mercado interno e externo. No caso de MS, por exemplo, boa parte dos suinocultores e avicultores se tornaram nos últimos anos autossustentáveis na produção de energia, fazendo com que o produto agregue valor e se torne mais competitivo. Isso tem gerado mais renda para o produtor e estimulado o uso das fontes da energia limpa nas propriedades rurais do nosso Estado”, destacou o deputado.

 

Coordenador-presidente da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Suinocultura de Mato Grosso do Sul, Renato Câmara já havia adiantado nesta semana, durante reunião do grupo de trabalho, que a Assembleia Legislativa solicitará interferência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na discussão quanto à taxação sobre a energia produzida por suinocultores.

 

Atualmente, o produtor rural, que gera energia elétrica além do que consome, tem crédito, que é usado no abatimento da conta de luz. Esse benefício, no entanto, será, gradativamente, reduzido conforme proposta da Aneel, que está em consulta pública. Além disso, os produtores terão de pagar pelos custos da rede e encargos setoriais.

 

A energia gerada pelos produtores rurais é, comumente, a do tipo solar. Mas há outras formas, como a de biogás, derivada de dejetos de suínos. Com rebanho (entre matrizes, creche e terminação) de 3,21 milhões de cabeças, a suinocultura de Mato Grosso do Sul tem potencial de produção diária de 377.637 Quilowatt-hora (Kwh) de energia elétrica, conforme informou o presidente da Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores (Asumas), Alessandro Henrique Boigues.

 

Ele detalhou que o setor tem potencial de produção anual de 93,8 milhões de metros cúbicos de gás metano, usado na geração de energia. Os dejetos também são aproveitados na fertilização do solo. De acordo com Boigues, os suínos de Mato Grosso do Sul geram, anualmente, 6,54 milhões de metros cúbicos de dejetos, o que permite a adubação de 65.435 metros cúbicos por hectare.

 

O presidente da Asumas explanou, ainda, sobre o potencial da suinocultura relativa à energia fotovoltaica. Conforme Boigues, os produtores do setor têm o total de 2.865.247 metros quadrados de telhados disponíveis para colocação das placas. “Mas a questão que se faz agora é: vale a pena investir na produção de energia?”, perguntou, fazendo referência às mudanças pretendidas pela Aneel, que aumentam os custos aos produtores rurais.

 

 

Filho de Gugu exalta caráter do pai e afirma: ‘Vou honrar o que me ensinou’

MSN

 

Filho de Gugu Liberato, João Augusto falou sobre o pai durante velório do apresentador nesta quinta-feira (Foto - Divulgação)

 

Luiz Bacchi foi ao velório de Gugu Liberato na Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta quinta-feira (28). Em entrevista ao “Balanço Geral”, da RecordTV, o jornalista contou que conversou com Rose Miriam, responsável por detalhar acidente doméstico do companheiro. Segundo Bacchi, a médica pediu para que ele aconselhasse o primogênito, João Augusto, que carregou o caixão do pai e se emocionou. “Quando contei para a Rose como meu pai tinha virado um anjo na minha vida após sua morte, que me dá respostas quando eu preciso, ela pediu para que eu contasse isso para o João. Quando eu disse isso para ele, a resposta foi: ‘Bacci, vou honrar dia após dia o que meu pai me ensinou'”, comentou.

 

Apresentador afirma ter ido a velório com missão

 

Bacchi falou também que foi ao velório do Gugu como uma missão. Depois de ter visto o estado do filho do apresentador nas imagens da televisão, o jornalista disse que se reconheceu no jovem de 18 anos quando o seu pai morreu. “Eu tinha comentado com o Geraldo que não tenho preparo psicológico para ir em enterro, desde a morte do Marcelo Rezende. Tinha prometo para mim mesmo que não viria mais, porque não é a imagem que eu não queria guardar das pessoas. Mas eu vi a imagem do João Augusto chorando e lembrei de mim mesmo com meu pai. Então, vim aqui com uma missão”, afirmou.

 

Jornalista conversa com a mãe de Gugu

 

Luiz Bacchi relatou ainda que, durante uma conversa com a mãe de Gugu, dona Maria do Céu revelou que há exatos 10 anos, nesse mesmo dia, lamentava a perda do pai do apresentador. “A primeira coisa que a Dona Maria me falou foi: ‘hoje completa 10 anos que meu marido se foi’. Amanhã, quando o Gugu for enterrado, será o mesmo dia que aconteceu o enterro do pai”, lamentou. A morte de Gugu foi anunciada pela família oficialmente na sexta-feira (22), após o apresentador sofrer um acidente doméstico na quarta-feira (20), nos Estados Unidos. O corpo de Gugu será velado até amanhã na Alesp. O cortejo para o enterro, no Cemitério Gethsêmani, deve acontecer em carro do Corpo de Bombeiros a partir das 10h e passará por ruas de bairros das zonas oeste e sul da capital paulista.

 

Governador de São Paulo se despede do empresário

 

Governador de São Paulo, João Doria chegou para o velório e listou as qualidades de Gugu, cuja morte comoveu fãs e famosos. “Amigo que convivi por 38 anos desde que começou na televisão, uma pessoa apaixonada, sincera, dedicada, amorosa, que confiava nas suas orações. Exercia sempre o bem, sem publicidade, preferia ser discreto e fazia o bem de forma reservada. Ele ajudava pessoalmente com seu patrimônio, com seu prestígio, na televisão. Não pelo efeito da publicidade, fazia porque atendia o seu coração. Dedicado, aplicado, estudava os roteiros, não fazia as coisas mal feitas por preguiça, nunca dirigiu um palavrão a ninguém, nunca levantou a voz a nenhum funcionário. Deixa um legado como um dos melhores apresentadores da história da televisão brasileira”, declarou.

Mauricio Lemes pede abertura da Rua dos Missionários com acesso ao Anel Viário

Assessoria

 

Mauricio encaminhou diversas solicitações na Câmara Municipal (Foto: Thiago Morais)

 

O vereador Mauricio Lemes (PSB) encaminhou indicação na Câmara de Dourados, solicitando abertura da Rua dos Missionários com acesso aos bairros Jardim Mônaco, Porto Royale até a Perimetral Norte, incluindo pavimentação e drenagem. O pedido foi encaminhado à prefeita Délia Razuk (PTB), com cópias aos secretários municipais, Celso Schuch (Governo) e Marise Aparecida Bianchi (Obras), ao secretário de Estado e Infraestrutura, Murilo Zauith e ao diretor da Agesul, Luis Roberto Martins de Araújo.

 

Mauricio justifica o pedido, considerando a expansão de novos bairros e consequentemente o aumento do número de veículos e a necessidade do ordenamento no trânsito, além de interligar dois pontos estratégicos na cidade. “Com a realização da obra, haverá melhores condições para o tráfego, ligando esses bairros a centro da cidade proporcionando mais acessibilidade para a população residente naquela região”, justificou.

 

Em outra solicitação, Mauricio Lemes pede também a pavimentação asfáltica e drenagem na Rua Nelson Moraes de Mattos com início na Vila Nova Esperança até o Anel Viário Norte. “O pedido atende solicitação dos moradores da Vila Nova Esperança, proporcionando a comunidade melhor trafegabilidade e qualidade de vida”, citou.

 

Lombada Eletrônica

 

Em indicação encaminhada à prefeita Delia e ao diretor da Agetran, Carlos Fábio, o vereador Mauricio solicita a implantação de duas lombadas eletrônicas, sendo uma na Rua Gelcy Maria Teixeira Marcondes, avenida de acesso ao Potreirito e outra Via Parque, entre a Rua Cuiabá e a rotatória de acesso aos bairros Vila Toscana, Jardim Novo Horizonte, Altos do Alvorada, Estrela Porã, Roma I, II e III.

 

O vereador considera a necessidade de implantar os dispositivos nestas localidades, tendo em vista o número de veículos que transitam diariamente, onde já foram registrados inclusive acidentes de trânsito ocasionado por excesso de velocidade. “Nestes locais existem um grande fluxo de veículos. Sendo que com o atendimento do nosso pedido, haverá melhores condições para travessia de pedestres, além de ordenar o fluxo de veículos, proporcionando assim maior segurança”, justificou.

Circuito de palestras sobre gestão na propriedade rural chega à região

Assessoria

 

Palestrante Giandrei Basso

O Circuito de Palestras “A evolução da gestão na propriedade rural” chega em Mato Grosso do Sul na semana que vem, de 2 a 6 de dezembro, partindo da premissa de que a maior parte dos produtores rurais não dá a devida atenção à gestão da propriedade. Problemas financeiros, falta de tempo para gerir e organizar o patrimônio e, principalmente, a dificuldade para realizar novos e maiores investimentos são consequências da deficiência na gestão.

 

As palestras, gratuitas, acontecerão em Dourados, Rio Brilhante, Laguna Carapã, Amambai e Caarapó e é iniciativa das empresas Essent Agro (RS), que com mais de 30 anos mercado é referência no Brasil em inovação no segmento, e AgroEconomy (Dourados), com apoio de vários parceiros. Serão ministradas pelo engenheiro agrônomo e MBA em gestão empresarial Giandrei Basso.

 

“Educar o produtor para a importância da gestão é como investir em seu próprio negócio”, diz o empresário Sergio Lima da AgroEconomy. Ele lembra que orientado, “o produtor conquista mais solidez em relação ao patrimônio e à propriedade, sente mais segurança financeira e pode realizar mais investimentos”.

 

As palestras, que já foram assistidas por milhares de produtores rurais do Sul do País, abordarão o manejo do solo à genética, inovações no controle de pragas e doenças, evolução da gestão da propriedade, imposto de renda do produtor rural e a gestão agro na era digital.

 

O Circuito leva informação e apresenta uma solução inovadora para a gestão do produtor rural: uma plataforma online que, através de uma sistema desktop e aplicativo mobile, oferece um inédito robô de planejamento tributário e controle financeiro.

 

Com a plataforma, todas as compras relacionadas à propriedade são automaticamente cadastradas num banco de dados, com o pedido da nota fiscal eletrônica. A comercialização é localizada na Receita Federal, por meio do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do produtor. “Uma reclamação que recebemos frequentemente dos fazendeiros é de que guardar as notas fiscais é um problema. Muitas vezes, eles deixam em cima de uma caixa qualquer e perdem”, afirma Giandrei Basso.

 

Além de dispensar a utilização de papel, o robô da startup faz um cálculo dos gastos de cada mês, o que permite ao produtor saber quanto pagará à Receita Federal no ano seguinte e ter gestão apurada da propriedade, já que cada gasto é contabilizado na ferramenta.

 

PALESTRANTE

 

Giandrei Basso Engenheiro Agrônomo formado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), MBA Gestão Empresarial (FGV), Behavioral Analist, Professional e Self Coaching, Líder Coaching Training, Business Coaching. Consultor Empresarial, tendo atuado em propriedades rurais, cooperativas, empresas privadas e multinacionais. Professor do curso de pós graduação em Gestão de Pessoas da Unijuí, ministrando o módulo Business Coaching.

 

AGENDA

 

Na segunda-feira (02), a primeira palestra do Circuito acontece no Sindicato Rural de Dourados, a partir das 19 horas.

 

Na terça-feira (03), em Rio Brilhante, às 06h30, na Semen Barra.

 

Na quarta-feira (04), em Dourados, a palestra será ministrada às 16 horas, durante a Tecnosoja, no Campo Tecnológico Biorural.

 

Na quinta-feira (05), no Sindicato Rural de Laguna Carapã, às 7 horas. No turno da tarde, equipe e palestrante permanecerão à disposição dos participantes para um bate papo e orientações adicionais.

 

Ainda na quinta-feira (05), a partir das 19 horas, no Sindicato Rural de Amambai.

 

Na sexta-feira (06), às 8 horas, na AgroMarques, em Caarapó. À tarde, equipe e palestrante permanecerão à disposição dos participantes para um bate papo e orientações adicionais.

Reginaldo Leme deixa Globo após 41 anos e não comenta GP de Abu Dhabi

Terra

 

Reginaldo Leme deixa a TV Globo em 2019 (Foto: Duda Bairros/Stock Car)

 

Reginaldo Leme não vai seguir nos comentários das corridas da Fórmula 1 na TV Globo. Desde 1978 na casa, o jornalista deixa a emissora antes mesmo do fim da atual temporada, tendo feito a despedida da F1 no GP do Brasil e, das transmissões, na etapa de Goiânia da Stock Car, realizada no último final de semana.

 

Leme enviou um e-mail em tom de agradecimento e lamentação para a redação de esportes da Globo nesta terça-feira (26) e revelou que sequer vai participar da transmissão do GP de Abu Dhabi. A informação é do site Yahoo Esportes, confirmada pelo GRANDE PRÊMIO.

 

O GP apurou que Reginaldo estava descontente com as mudanças de caráter trabalhista que o Grupo Globo tem aplicado a seus funcionários. O primeiro contrato do jornalista era com registro e carteira assinada (CLT); depois, foi modificado para PJ, em que o profissional emite uma nota fiscal para recebimento dos provimentos sem ter todos os benefícios; de uns tempos para cá, a emissora resolveu retornar ao regime CLT. Leme era um dos únicos que não havia aceitado a mudança.

 

Ao GP, Leme negou a informação e disse que ainda está em processo de negociação com a Globo. Questionado sobre a mensagem que enviou à redação, retrucou. “É mentira. Mandei esse e-mail para quem?”, tornou a dizer. Quatro fontes, da emissora e familiares ao caso, confirmaram, no entanto, a existência do correio eletrônico.

 

Reginaldo foi parceiro de Galvão Bueno por muitos anos e, mesmo na ausência do narrador, seguia como titular das transmissões ao lado de Luciano Burti e, na Stock Car, com Sergio Maurício e Felipe Giaffone.

 

A trajetória de Leme na cobertura de F1 começa ainda na década de 1970. Mais precisamente em 1972, quando cobriu um Grande Prêmio pela primeira vez, trabalhando para o ‘Estado de São Paulo’. A passagem pela TV Globo, por sua vez, começou seis anos depois, em 1978. Foi através da emissora carioca que o jornalista se consolidou como grande referência na cobertura de automobilismo no Brasil.

 

A chegada do narrador Galvão Bueno às transmissões de F1 da Globo, em 1981, formou uma dupla das mais icônicas. Os dois, lado a lado, cobriram títulos de Nelson Piquet e Ayrton Senna, nos anos dourados do Brasil no automobilismo mundial.

 

Os mais de 40 anos de envolvimento com a F1 colocaram Leme em uma posição privilegiada. O jornalista já cobriu mais de 500 GPs, sendo recentemente homenagem pela própria categoria. Reginaldo, entretanto, teve o azar de não participar da cobertura do 1000º GP, o da China de 2019, por conta de problemas de saúde.

 

O ‘furo’ do ‘Singapuragate’, escândalo em que Nelsinho Piquet bateu de propósito no GP de Singapura de 2008 para atender pedido da Renault, pode ser considerado o ponto alto da carreira de Leme. O jornalista foi o primeiro a divulgar que o brasileiro agiu de má fé, abrindo investigações daquele que se consolidaria como um dos maiores escândalos da história da F1.

 

Com a saída de Leme, a tendência é que a Globo coloque Felipe Giaffone ao lado de Luciano Burti para comentar o GP de Abu Dhabi.

 

Procurada, a Globo não se manifestou até o fechamento desta matéria.

Marçal propõe debate sobre reestruturação de escolas do Estado

Assessoria

 

Deputado diz que as escolas públicas não podem vistas como empresas (Foto: Luciana Nassar

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (26) para falar sobre o projeto da Secretária de Estado de Educação de restruturação de escolas. Em Dourados está cogitado encerrar o período noturno da escola estadual Reis Veloso e de municipalizar a escola Nelson de Araújo. No Estado, 13 escolas devem passar por reordenamento no ano que vem.

 

Como forma de contenção de gastos, a Secretaria tem feito uma série de mudanças em escolas estaduais. Somente este ano, sete unidades foram fechadas no Estado e os alunos transferidos. De acordo com o deputado, uma escola pública não pode ser vista como uma empresa, no sentido de se identificar demandas, viabilidade. “A escola não é para dar lucro, temos que considerar a história dessas instituições, que formaram e formam gerações”, disse Marçal Filho.

 

Aluno de escola pública, ele se lembra do ensino médio que cursou na escola estadual Reis Veloso, presente em Dourados há 46 anos. A nova medida da Secretaria é a de fechar o período noturno. “E para aqueles que trabalham e só podem estudar a noite”, indagou o deputado.

 

Já a escola estadual Rotary Doutor Nelson de Araújo, com 51 anos de fundação, voltou a estar na lista das escolas que podem fechar. Pela legislação vigente, a educação infantil e ensino fundamental, anos iniciais, é responsabilidade do município e, ao estado, cabe o ensino fundamental anos finais, ensino Médio e técnico. Como a Nelson de Araújo oferece o fundamental, a Secretaria sugeriu a municipalização da unidade, para evitar que seja fechada.

 

Marçal lembra que as escolas possuem um vínculo importante com uma comunidade, que muitas vezes não possui área de lazer, e os moradores utilizam-se das quadras para a prática de esporte. O deputado propôs a convocação da secretária de estado de educação Maria Cecília Amendola para dar explicações em plenário sobre a proposta de reordenamento de 13 unidades de ensino, na Capital e no interior, em 2020.

Famosidades Faro minimiza críticas após perguntar audiência: ‘São haters’

MSN

 

Procurado pelo jornalista Leo Dias, Faro minimizou a repercussão do caso (Foto - Divulgação)

 

Rodrigo Faro foi duramente criticado nas redes sociais depois de homenagear Gugu Liberato em seu programa da Record, neste domingo, 24/11. Isso porque, sem saber que sua imagem estava sendo exibida no programa, perguntou à produção como estava a audiência.

 

Na web, internautas acusaram o apresentador de ter sido insensível e ter se aproveitado da imagem de Gugu para ganhar Ibope.

 

Procurado pelo jornalista Leo Dias, Faro minimizou a repercussão do caso: “São haters do Twitter. Já passei por coisa pior nesses 40 anos”.

 

Aos 60 anos, Gugu Liberato faleceu nesta sexta-feira, 22/11, depois de sofrer um acidente doméstico em sua casa nos Estados Unidos. A família autorizou a doação de órgãos do apresentador. O velório deve acontecer nesta quinta-feira, 28/11, em São Paulo.

Câmara de Dourados entrega Prêmio Marçal de Souza Tupã’Y e Diploma Zumbi dos Palmares

Assessoria CMD

 

Na área da Política, a homenagem foi concedida à Luhara de Souza Arguelho,entregue pelos vereadores Bebeto e Carlito (Foto - Thiago Morais)

 

A Câmara de Dourados entregou ontem (25), durante sessão ordinária, o Prêmio Marçal de Souza Tupã’Y e o Diploma Zumbi dos Palmares. As homenagens são destinadas a pessoas ou entidades com destaque na produção jornalística, artística, literária ou científica com temas voltados à problemática indígena e que tenham oferecido contribuição relevante, reconhecida e pública atuação em prol da comunidade negra, respectivamente.

 

O Prêmio Marçal de Souza Tupã’Y foi entregue à educadora Fabiana Assis Fernandes, sendo que o diploma Zumbi dos Palmares foi entregue para cinco homenageados, em diferentes categorias.

 

Na área da Política, a homenagem foi concedida à Luhara de Souza Arguelho; na categoria Social, o diploma foi concedido ao Projeto SER (Subjetividade, Educação e Representatividade); a educadora Maria José de Jesus Alves Cordeiro foi homenageada na área Educacional; na área Religiosa a professora e cantora Izabel Cristina de Oliveira foi conferida com o diploma; o Instituto Cultural Malungo de Capoeira foi homenageado na área Cultural.

 

“É um prazer conceder este prêmio a Fabiana. Eu não a conhecia, mas fiquei encantado com a sua história e como ela conta sobre a mulher Guarani e Kaiowa. É importante que sociedade tenha conhecimento deste reconhecido e premiado trabalho, que é o da Fabiana. Esta Casa de Leis fica honrada com o seu trabalho”, comentou o vereador Braz Melo (PSC).

 

O vereador Elias Ishy (PT), vice-presidente da Comissão Indígena e Afrodescendente, exaltou os a escolha dos homenageados, apontando que foram escolhidos pela luta por seu povo. “Esta sessão é uma homenagem às pessoas que lutam por seu povo, que buscam maior dignidade para seu povo, como era a luta de Marçal e de Zumbi”, finalizou.

 

Ordem do Dia

 

Durante a sessão ordinária, ainda foi aprovado em 2ª discussão e votação o Projeto de Lei nº 224/2019 (022), de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a desafetação de parte de Corredor Público, localizado no Jardim Murakami.

 

Do vereador Mauricio Lemes, foi aprovado os projetos que denominam como “Rua Djalma José da Silva”, “Rua Maria Lurdes de Melo Gonçalves”, “Rua Helmon de Almeida”e “Rua Luis Augusto Almeida Marra (Guto)” as ruas GV 9, GV 10, GV 13 e GV 10 A, localizados no Loteamento Greenville.

 

Foi o Projeto de Lei nº 356/2019, de autoria do vereador Romualdo Ramim (PDT), que denomina como “Rua Adriano Cantero” a Rua GV 6 A, no Loteamento Greenville.

 

Em 1ª discussão e votação, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar nº 038/2019 (023), de autoria do poder Executivo, que dispõe sobre a outorga de concessão de exploração publicitária em mobiliário urbano e espaços em imóveis do patrimônio municipal, de forma não onerosa ao Poder Público concedente.

Junior Rodrigues solicita fiscalização em caçambas que ocupam vaga de deficientes e idosos

Assessoria

 

Junior Rodrigues solicitou a fiscalização de caçambas de lixo (Foto: Assessoria)

 

O vereador Junior Rodrigues (PL) solicitou à Prefeitura Municipal providências em relação às caçambas coletoras de entulhos que estão “estacionadas” em vagas destinadas aos portadores de deficiência e idosos.

 

Por muitas vezes as caçambas coletoras de entulho continuam sendo um problema para quem precisa de uma vaga destinada a portadores deficiência pelas ruas de Dourados. A Lei Municipal que regula a utilização de coletores estabelece que elas precisam estar instaladas a uma distância mínima de dez metros da calçada, em local apropriado e devidamente alinhadas ao meio-fio, e que fiquem debaixo do poste de luz que é afixado na mesma metragem, para que sejam corretamente iluminadas, mas não é isso que acontece.

 

De acordo com Junior, em diversos locais são encontradas caçambas estacionadas irregularmente. Sendo que é proibido posicionar caçambas em vagas para idosos e/ou deficientes, sendo permitido em vagas comuns.

 

“Juntamente com a acessibilidade, esta é mais uma das complicações encontradas no dia-a-dia pelo douradense”, destaca Junior. “Desta forma se faz necessário que a administração tome providências em relação a fiscalização das caçambas no centro da cidade”, completou.

Câmara de Dourados entrega homenagens nesta segunda-feira

Assessoria CMD

 

Em 2018 o prêmio Marçal de Souza Tupã'Y foi entregue ao grupo de rap Brô MCs (Foto: Assessoria)

 

A Câmara de Dourados realiza nesta segunda-feira (25), às 18h, sessão solene de entrega do prêmio Marçal de Souza Tupã’Y, que é destinado à pessoa que tenha se destacado na produção jornalística, artística, literária ou científica com temas voltados à problemática indígena. Também será realizada a 1ª edição do Diploma Zumbi dos Palmares, concedido a personalidades ou entidades que tenham oferecido contribuição relevante, reconhecida e pública atuação em prol da comunidade negra.

 

A educadora Fabiana Assis Fernandes será a homenageada com o prêmio Marçal de Souza Tupã’Y. Natural de Dourados, ela atua nas áreas de produção e gestão cultural, arte-educação e produção audiovisual intercultural no município desde 2008. É fundadora da Rede Cultural e Ecológica Casa dos Ventos e promove ações sócio-educativas de artes integradas e colaborativas no Estado, além de ser colaboradora da Cátedra da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)/UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), ONU (Organização das Nações Unidas) Mulheres, membro do Fórum de Cultura de Dourados e do GT (Grupo de Trabalho) de Pa trimônio Cultural Indígena de MS, instituído pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

 

O Diploma Zumbi dos Palmares terá cinco categorias, sendo um homenageado para cada uma delas. O Instituto Cultural Malungo de Capoeira, que tem o objetivo de coordenar ações de inclusão social, por intermédio da arte e cultura, tendo a capoeira como instrumento de educação para a cidadania, com foco no resgate histórico das matrizes africanas, será conferido na área Cultural.

 

Na área da Política, a homenagem será concedida a Luhara de Souza Arguelho, presidente do Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento de Direitos dos Afro-brasileiros (Comafro).

 

O projeto SER (Subjetividade, Educação e Representatividade), que tem o intuito de promover formações continuadas para professores e educadores e diálogo com alunos e sociedade sobre Relações Raciais e Diversidade, será homenageado na categoria Social.

 

A educadora Maria José de Jesus Alves Cordeiro, homenageada na área Educacional, é graduada em Pedagogia e mestre/doutora na área de Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero, Raça e Etnia (GEPEGRE/CNPq/UEMS), coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE/UEMS) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior/Mariluce Bittar (GEPPES/MB) e do Coletivo de Mulheres Negras “Raimunda Luzia de Brito” (CMNEGRAS/MS).

 

Na área religiosa, o diploma será conferido a professora e cantora Izabel Cristina de Oliveira. A homenageada é colaboradora e participante do Grupo Afro-Axé, sendo organizadora das celebrações Afro-Axé da Igreja Católica, desde 2002, e integrante do grupo “Divina Providência” da Comunidade Santo Antônio na Paróquia Santa Terezinha. Ela ainda é apresentadora do concurso Beleza Negra Dourados MS e do Encontro Cacheia Dourados 2019.