quinta-feira, 25 de junho de 2026

Filhos de Gugu se despedem dele com textos comoventes: “Sempre em nossos corações”

MSN

 

A morte de Antônio Augusto Liberato, mais conhecido como Gugu, deixou o Brasil mais triste. O país perdeu um de seus maiores comunicadores e a dor intensa foi sentida não só pelos amigos e familiares do apresentador, como por todos os amantes de televisão.

 

© Reprodução/RecordTV Reprodução/RecordTV

 

O apresentador, que não resistiu às consequências de um acidente doméstico em Orlando, deixou três filhos: João, de 18 anos, e as gêmeas Marina e Sofia, de 15. Discretos nas redes sociais, os filhos de Gugu abriram uma exceção para prestar suas últimas homenagens ao pai em textos emocionantes.

 

A morte de Antônio Augusto Liberato causou uma grande comoção em todo o País, que foi pego de surpresa após um acidente doméstico sofrido pelo apresentador em sua casa em Orlando, nos Estados Unidos.

 

Na noite da última sexta-feira (22), a morte de Gugu Liberato foi confirmada pela família dele. Aos 60 anos, o comunicador deixou sua esposa, a médica Rose Miriam Di Matteo, e três filhos.

 

Ainda muito abalados, João, Marina e Sofia compartilharam homenagens emocionantes ao pai. “Meu pai foi uma pessoa abençoada, era meu herói e inspirador. Ele tinha um coração muito puro, ajudava pessoas e sempre fazia questão de manter a família unida”, relembrou o filho mais velho.

 

“Tenho certeza de que ele estará sempre conosco e em nossos corações. Agradeço por todas orações e suporte. Descanse em paz nos braços de Deus, papai, te amo infinitamente”, finalizou João.

 

Já Marina, uma das gêmeas, também publicou um texto comovente acompanhado de fotos inéditas de sua infância ao lado do apresentador. “Pai, meu amor por você é eterno e só tenho que agradecer por todos os momentos de felicidade e por estar ao meu lado sempre. Muito obrigada por ser esse pai que me enche e sempre encheu de orgulho”, escreveu.

 

“Hoje o céu ganhou a estrela mais brilhante e acredito que aí de cima, junto com o vovô, está nos guiando e iluminando nosso caminho, como sempre. Sou eternamente grata por você. Te amo”, finalizou a despedida.

 

Com mais fotos pessoais, Sofia compartilhou sua homenagem. “Pai, meu parceiro, meu melhor amigo, partiu deixando um vazio no meu coração, mas uma luz no meu caminho”, começou em seu texto.

 

“Muito obrigada por ser esse homem incrível que me proporcionou momentos inesquecíveis e oportunidades que mudaram minha vida. Acredito que ai de cima vc estará orando e cuidando de mim. Sou muito grata pela pessoa que você era e sempre será, te amo eternamente pai”, se declarou.

Partido de Bolsonaro e sigla militar disputam o “três oitão”

Terra

 

Presidente diz que escolheu o 38 como número de sua nova sigla (Foto - Divulgação)

 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nessa quinta-feira (21), que o número escolhido para o Aliança Pelo Brasil, seu novo partido, foi o 38. “Eu acho um bom número, tínhamos poucas opções, mas acho que o 38 é um número mais fácil de gravar”, afirmou o presidente em sua live semanal no Facebook.

 

O número, no entanto, já foi “escolhido” por outra sigla em formação: o Partido Militar Brasileiro, que está em fase final de criação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Não vamos abrir mão do número, quem conseguir homologar primeiro fica com o 38”, afirmou ao Estado o deputado Capitão Augusto (PL-SP), articulador da nova legenda. Augusto é o coordenador da bancada da bala na Câmara dos Deputados.

 

deputado explica que a escolha do número – uma referência ao calibre de um dos revólveres mais utilizados no Brasil, popularmente chamado de “três oitão” – foi feita através de uma enquete entre apoiadores. “Ganharam o 38 e o 64”, contou Augusto, dizendo que a outra opção de número foi uma homenagem a 1964, ano de instauração da Ditadura Militar (1964-1985) no Brasil, que o deputado chama de “revolução que salvou o País do comunismo”.

 

“Se o partido do presidente pegar o 38 primeiro, ficamos com o 64”, afirmou. O Partido Militar Brasileiro chegou a ser procurado, conforme mostrou o Estado, por emissários de Bolsonaro como possível destino do presidente e seus aliados em meio ao racha no PSL, pelo qual se elegeu em 2018. A sigla aguarda apenas o aval do TSE para ser homologada.

 

O pedido de criação foi protocolado em fevereiro de 2018. Segundo o tribunal, o PMB ainda se encontra na fase de coleta de assinaturas de apoio. Pela legislação eleitoral, um partido precisa atingir 491.967 assinaturas em, pelo menos, nove Estados diferentes.

 

Quanto ao número da legenda, o TSE explica que “é escolhido no momento em que, uma vez superada a fase de coleta de assinaturas, é protocolado no TSE o respectivo Requerimento de Registro de Partido Político”. “Esse número deve ser escolhido dentre os números de 1 a 99 que ainda não estejam sendo usados por outros partidos já registrados”, diz o tribunal.

 

Deus, armas e oposição ao comunismo

 

O ato de fundação da Aliança pelo Brasil, exigência legal para que a legenda seja registrada pela Justiça Eleitoral, foi marcado nessa quinta-feira por discursos em defesa de Deus e do uso de armas, além de ataques a movimentos de esquerda e a antigos aliados, como o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC).

Secretária de Saúde de Dourados destaca sensibilidade do governador

Assecom

 

Secretária Berenice Machado, da Saúde, diz que governo prometeu ajudar mais o Hospital da Vida (Foto - A.Frota)

 

A secretária municipal de Saúde, Berenice de Souza Machado informou nesta sexta-feira que o governo do estado quitou, nesta quinta-feira (21), 90% das pendências dos repasses devido ao Fundo Municipal de Saúde, referentes ao período de agosto a outubro, que chegavam a quase R$ 3 milhões. A secretária foi informada pelo governo que o restante das pendências está sendo depositado nesta sexta (22).

 

Berenice destacou a sensibilidade do governador Reinaldo Azambuja, com quem manteve audiência na quarta-feira, juntamente com a prefeita Délia Razuk, quando “percebemos a preocupação dele em relação aos repasses, principalmente para o Hospital da Vida”.

 

“O governador Reinaldo Azambuja foi muito atencioso e mesmo depois da audiência procurou nos ouvir um pouco mais. Expliquei a ele a importância de se manter em dia os repasses para o Hospital da Vida e, no dia seguinte, a situação foi solucionada”, diz a secretária, que nesta sexta-feira recebeu a informação de que o as pendências estariam sendo 100% quitadas.

 

Segundo Berenice Machado, o governador Reinaldo disse a ela que está estudando um pacote para ajudar o Hospital da Vida a superar as dificuldades.

 

Pulei, cantei, chorei: como vivi a despedida de Sandy e Jr.

Terra

 

Emoção. Não dá para não pensar no último show de Sandy e Junior e sentir algo diferente. Mas para quem é fã da dupla, a experiência de testemunhar a última apresentação dos irmãos Lima começou antes, a caminho do Rio de Janeiro.

 

Sandy e Junior, durante show da turnê 'Nossa História', que comemorou os 30 anos de carreira da dupla, no Estádio Allianz Parque, em São Paulo (Foto: Michelle Felippelli / Futura Press)

 

Já na rodoviária do Tietê, em São Paulo, era fácil reconhecer quem viajava até a Cidade Maravilhosa com o mesmo propósito que o meu. O 18º show da turnê Nossa História, que comemorou os 30 anos da carreira deles, pode ter sido no Parque Olímpico, mas cada sotaque diferente que eu ouvia deixava mais claro a grandiosidade do evento. Foram mais de 100 mil pessoas, unidas, emocionadas, para se despedir dos dois. E como elencar os momentos favoritos?

 

Pode ter sido na contagem regressiva que antecedeu todas as apresentações das 13 cidades que receberam a turnê. No começo de cada uma delas, faltando 30 minutos para Sandy e Junior subirem ao palco, vídeos de arquivo pessoal e do início da carreira eram mostrados nos telões. Um lembrete de como tudo começou, inclusive o amor.

 

Mas também pode ter sido na pausa intencional entre o primeiro e segundo verso de Não dá para não pensar, single do álbum Sandy & Junior, de 2001, que abriu todos os shows. Foi nela que toda a espera dos fãs se manifestou, em uníssono, continuando, no silêncio da dupla, o resto da música. Mas pra mim, o que vai ficar marcado mesmo é quando Junior retoma a música do segundo verso, cantando ‘tá cada vez mais difícil não poder te ver’, no seu próprio tempo. Foi como se eles dissessem: “calma, esse momento é nosso, vamos aproveitar cada instante”.

 

Acho que talvez pode ter sido quando eu olhei pra minha melhor amiga e vi que, como eu, os seus olhos estavam marejados; muitos olhares brilharam naquela noite. E a cada música, assim que tocada, me fazia pensar que era a minha favorita, apenas até a outra começar, que, no fim das contas, também era a minha preferida, e a seguinte, e a seguinte… E então perceber que era a última vez que estávamos todos, as mais de 100 mil pessoas, escutando a nossa música favorita ao vivo pela última vez, para só começar a se emocionar de novo.

 

Também é um dos meus momentos favoritos os solos do Junior. Libertar, do álbum Identidade, lançado em 2003, é uma das canções que mais me comove hoje em dia. É sobre o amor, é claro, mas é ainda sobre tanta coisa. E, claro, a música Enrosca, regravada em estúdio para Quatro Estações – O Show, em 2000, que esquentou tudo por lá, assim como o seu solo na bateria.

 

Também pode ter sido no momento acústico que, diferentemente do show de São Paulo que eu vi, levou a dupla para o meio da multidão, em uma espécia de “palco B”. Ou então quando os atores Paulo Vilhena, Karina Dohme, Camila dos Anjos, Bruna Thedy, Fernanda Paes Leme, Wagner Santistebam e Igor Cotrim encenaram, em uma animação, um reencontro em um grupo de WhatsApp, apenas como prelúdio para recebermos o single Eu acho que pirei, do álbum Sonho Azul, de 1997, que foi música tema do seriado Sandy & Junior, exibido na Globo entre 1999 e 2002.

 

Com certeza foi quando eu vi a emoção em Sandy e em Junior, quando suas vozes embargaram, ou quando se abraçaram, trocaram olhares, abraços e, sobretudo, carinho. Há 18 anos, eles contaram, subiram naquele mesmo palco para se apresentar em um dos maiores shows de suas vidas, dentro do Rock in Rio. Mas naquele sábado, dia 9 de novembro de 2019, eles fizeram um Rock in Rio só deles.

 

Foi também quando pulamos, todos juntos, para celebrar a despedida, e a cada momento que o talento do multi-instrumentista Junior e que a voz de Sandy nos tirava o fôlego. O último show de Sandy e Junior terminou com um gostinho de quero mais, que talvez nem o especial dos bastidores da turnê, que será exibido na Globoplay em 2020, possa satisfazer. Mas ele também nos deixou uma certeza que a dupla há muito tempo canta: o que é imortal, ah! o que é imortal, não morre no final.

Prefeita pede ao governador mais recursos para a Saúde de Dourados

Assecom

 

Prefeita Délia Razuk e o presidente da Câmara Alan Guedes foram recebidos pelo governador Reinaldo Azambuja no início da noite de quarta-feira (Foto - Marcos Pierry)

 

Melhorar os serviços prestados à população na saúde pública, solucionar a problemática da Rua Coronel Ponciano em relação a ocorrência de acidentes de trânsito e, ainda, estender às ruas transversais do quadrilátero central o recapeamento asfáltico foram as principais reivindicações da prefeita Délia Razuk ao governador Reinaldo Azambuja na audiência da noite desta quarta-feira (20), na abertura da agenda do programa Governo Presente em Dourados.

 

Na audiência, ocorrida na sede da Sanesul, onde o governo itinerante ficará instalado até esta sexta-feira (22) e vai atender prefeitos e lideranças de outros 16 municípios, a prefeita de Dourados deu as boas-vindas ao governador, secretários e assessores, cumprimentou pela iniciativa do programa que aproxima ainda mais o executivo estadual dos gestores municipais e agradeceu pela parceria das obras já realizadas no município.

 

Délia disse a Reinaldo Azambuja que as reivindicações de Dourados foram decididas em conjunto com o presidente da Câmara, Alan Guedes e demais membros do legislativo municipal, “para construirmos caminhos e buscarmos a atenção de três principais solicitações para intervenção do Governo do Estado junto ao nosso município”.

 

Nos ofícios que o governador recebeu, da prefeita e do presidente da Câmara, foram elencados como prioridades de Dourados no momento o aumento dos repasses na área da Saúde para Dourados, principalmente para a Média e a Alta Complexidade, considerando que é a Dourados que recorrem diariamente moradores de 33 municípios da macrorregião em busca de atendimento. O volume de recursos destinados ao município não tem sido suficiente para fazer frente a toda a demanda.

 

Executivo e legislativo também solicitaram ao governo do estado a execução da obra de duplicação da Rua Coronel Ponciano, com a construção de um viaduto na intersecção com a BR 163 e a MS 156, além de passarelas que possam prover a segurança necessária aos pedestres na travessia.

 

A Rua Coronel Ponciano teve um aumento considerável no fluxo de veículos a partir da expansão demográfica na região sul da cidade, com a inauguração de novos conjuntos habitacionais e, também, por ser uma via de acesso à rodovia BR 163 e onde está a Prefeitura de Dourados e outros órgãos públicos, como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o Detran, o DOF (Departamento de Operações de Fronteira), entre outros, além de dezenas de empresas comerciais.

 

Por fim, a prefeita reforçou ao governador o pedido para que, a exemplo do que foi feito nas avenidas Marcelino Pires, Weimar Torres e Joaquim Teixeira Alves, e vem sendo feito na Hayel Bon Faker, que o recapeamento asfáltico seja realizado também no quadrilátero central, desde a Rua Barão do Rio Branco, na zona oeste da cidade, até a Rua Brasil, na zona leste, num total de 50 ruas, entre as avenidas Weimar Torres e Joaquim Teixeira Alves.

 

Também foi solicitada a recuperação da pavimentação das vias que servem de rotas para as linhas do transporte coletivo urbano, além da adequação e modernização da iluminação pública nesses trechos.

 

 

Alan Guedes participa de cerimônia de inauguração de usina fotovoltaica do IFMS

Assessoria

 

Alan Guedes durante a inauguração das obras no IFMS (Foto: Filipe Prado)

 

O presidente da Câmara de Dourados, vereador Alan Guedes (DEM), participou nesta segunda-feira (18) da cerimônia de inauguração da usina fotovoltaica da IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) em Dourados. Além disso, foram entregues as obras de cobertura da quadra poliesportiva e a inauguração das salas modulares.

 

De acordo com o IFMS, foram investidos mais de R$ 1,5 milhão no campus de Dourados, com recursos provenientes de Termos de Execução Descentralizados (TED), viabilizados pelo Governo Federal por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

 

“A tecnologia para a energia solar está cada vez mais acessível. A unidade irá gerar economia na conta de luz, além de permitir atividades de ensino, pesquisa e extensão. Já a cobertura da quadra e as salas permitem fortalecermos nossa infraestrutura, que se soma ao nosso corpo de servidores, que é bastante qualificado”, assegurou o reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak.

 

Somente nas usinas fotovoltaicas foram investidos R$ 282 mil na instalação de 220 painéis, com potência de 71,5 quilowatts-pico (kWp), e produção mensal de, em média, 9,567 megawatts-hora (MWh), o que corresponde a cerca de R$ 3.672 mil mensais. A previsão é de que gere uma economia de 30% a 40% nas contas de energia, ou seja, R$ 44 mil em um ano. Os painéis tem uma durabilidade de 20 anos. As placas também foram implantadas no campus de Ponta Porã.

 

“A previsão inicial é de 30% de diminuição na conta de luz. Esse recurso será reinvestido na forma de custeio para a manutenção do campus e instalação de novos condicionadores de ar”, apontou o diretor-geral do Campus Dourados, Carlos Vinícius Figueiredo.

 

“Eu fico muito contente com o investimento que está sendo realizado no IFMS de Dourados, porque trará mais condições estruturais para os alunos, com isso terão melhor qualidade de ensino e, consequentemente, sairão mais preparados para o mercado de trabalho”, comentou o presidente da Casa de Leis, Alan Guedes.

 

Os vereadores Braz Melo (PSC) e Cido Medeiros (DEM) também participaram da solenidade de inauguração do IFMS.

 

 

Bebeto destaca conclusão de obras de recapeamento na Monte Castelo

Assessoria

 

Bebeto acompanhou as obras de recapeamento na Monte Castelo, na manhã de segunda-feira (Foto: João Pires)

 

O vereador Bebeto (PL) esteve na segunda-feira (18), juntamente com sua assessoria, vistoriando as obras de conclusão do recapeamento completo da Rua Monte Castelo, executada pela Prefeitura de Dourados, com recursos próprios do município.

 

Bebeto destacou a qualidade dos serviços de recapeamento em outras vias, como na Rua Cuiabá, concluído recentemente e outras obras em parceria com o Governo do Estado, como nas principais avenidas da área central e a recuperação da tubulação de águas que destruiu parte do asfalto na Avenida Presidente Vargas. “Existem outros projetos de pavimentação e recapeamento, priorizando as vias coletoras e linhas de transporte coletivo. Agradeço a sensibilidade da prefeita Délia em atender umas das principais revindicações de nosso mandato, na Câmara de Dourados”, comemorou o vereador.

 

Para a reestruturação total da Rua Monte Castelo, recapeamento, recuperação, meio-fio e sinalização viária, está sendo investido R$ 1.346.216,21 milhão, recursos de convênio por permuta de área institucional. De acordo com a secretária de Obras Públicas, Marise Bianchi Maciel, no total, serão recapeados 20.643,94 m² da via. A empreiteira responsável é a HPR Assessoria e Gestão Empresarial Ltda.

 

Escrituras

 

Em indicação protocolada na Câmara Municipal, o vereador Bebeto encaminhou solicitação a prefeita Délia Razuk (PL) e aos secretários municipais Adriana Benicio (Planejamento) e Carlos Pimentel (Habitação), com relação a regularização das escrituras do loteamento localizado próximo a antiga cancha do Joquei Clube.

 

O documento cita que a área localizada nas proximidades da antiga cancha do Joquei Clube foi tomada já alguns anos, porém, na administração municipal passada foi feito um acordo que legitimou os moradores como proprietários de seus lotes, que compraram seus espaços. “No entanto, até o momento estes moradores não conseguiram suas escrituras, o que tem dificultado e causado insegurança, sendo que a grande maioria já construiu suas residências e constituíram famílias no local”, explica.

 

Legenda: Bebeto acompanhou as obras de recapeamento na Monte Castelo, na manhã de segunda-feira

Renato Câmara diz que MS avança para se tornar modelo de uso sustentável dos parques e unidades de conservação

Assessoria

 

Renato Câmara participou na semana passada do 1º do Simpósio de Uso Público em Parques no Mato Grosso do Sul (Foto - Toninho Souza)

 

Mato Grosso do Sul deve se tornar em breve modelo de gestão para promover o uso público e sustentável dos parques e unidades de conservação ambientais. Essa é a opinião do deputado estadual Renato Câmara (MDB), coordenador-presidente da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento das Unidades de Conservação de MS.

 

Na semana passada, o deputado participou do 1º do Simpósio de Uso Público em Parques no Mato Grosso do Sul, realizado pela WWF Brasil e pelo governo do Estado com o objetivo de conhecer e debater formas de uso público e concessões em parques e outras áreas protegidas no Estado, utilizando boas práticas que promovam o desenvolvimento sustentável das regiões onde se localizam essas unidades de conservação. O evento reuniu cerca de 200 participantes nos dois dias de realização, com programação intensa de palestras com especialistas que compartilharam as experiências em gestão de áreas protegidas no Brasil, Paraguai e Bolívia.

 

Durante o simpósio também foi apresentada a situação atual das Unidades de Conservação Estaduais (Parque Estadual do Prosa; Parque Estadual Matas do Segredo; Parque Estadual do Rio Negro; Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema; Parque das Nascentes do Rio Taquari; Estrada Parque Pantanal; Monumento Natural Rio Formoso; Monumento Natural Gruta Do Lago Azul; Apa Rio Cênico; Estrada-Parque Piraputanga; Estrada Parque Do Pantanal).

 

Conforme Renato Câmara, a realização do simpósio representa um avanço significativo para consolidação de políticas públicas voltadas para construção de modelos de gestão sustentável das unidades de conservação em MS. “Nossa grande bandeira com a implantação da frente parlamentar sempre foi transformar as unidades de conservação ambientais do Estado em espaços acessíveis, úteis e geradores de emprego, renda, conhecimento e educação ambiental à população sul-mato-grossense. Acredito que estamos avançando significativamente na consolidação de modelos de gestão que certamente vão promover o desenvolvimento sustentável destes espaços”, destacou o deputado.

 

No simpósio, a Semagro e o WWF Brasil firmaram acordo de cooperação para realização de projetos, estudos, pesquisas, capacitação de pessoal e outras atividades de interesse das partes, voltadas à conservação da biodiversidade.

 

“Nós temos agora mais elementos para identificar como deverá ser o modelo para as nossas Unidades de Conservação Estaduais. O emparceiramento com a iniciativa privada é fundamental, uma necessidade, pois o setor privado tem os recursos para fazer os investimentos necessários que permitam o uso público desses locais, que aumentem a visitação nesses parques, que promovam a conscientização e conservação ambiental e promovam o desenvolvimento sustentável”, avalia Ricardo Senna, secretário adjunto da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

 

FRENTE PARLAMENTAR

 

Criada no ano passado, a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento das Unidades de Conservação Ambiental tem o objetivo de implantar um modelo sustentável de desenvolvimento econômico e social para as unidades de conservação ambientais de Mato Grosso do Sul, potencializando a pesquisa, o turismo, o lazer, a produção local e a geração de emprego e renda.

 

O grupo de trabalho do legislativo estadual, que conta com a participação de aproximadamente 30 instituições públicas e privadas e representantes da cadeia turística do Estado, atua no debate e apresentação de propostas voltadas para o desenvolvimento de políticas públicas afins de organizar a exploração sustentável dos parques ambientais do Estado. O Estado tem 126 unidades de conservação ambiental. São 5,5 milhões de hectares, que podem ser melhor aproveitados para turismo, pesquisa, educação ambiental, entre outras finalidades de característica sustentável.

 

 

Ciclista ganha bike dos Bicicrético’s; “A gente não pode ter vergonha e devemos ser gratos pelo que temos”

Não ter uma bicicleta boa, aro 29, com câmbio Shimano e tudo mais, nunca foi motivo para Janete de Souza Ribeiro, conhecida como ‘Jajá’, deixar de frequentar as atividades do grupo de ciclismo “Bicicrético’s”, em Dourados.

A prova da determinação de Jajá está nos diversos ‘pedais’ em que ela e sua inseparável bicicleta aro 26, apelidada carinhosamente como “Jurema” já participou em menos de dois meses, como, a ‘Trilha do Samu até a Pedreira’, ‘Itaporã por terra’, ‘Trilha das Cachoeiras’, em Juti, além do reconhecimento da pista de prova do ‘1º Figth Marathon’.

Jajá e sua inseparável bike ‘Jurema’ em dois pedais em que participou com o grupo (Foto – Arquivo/Janete)

Ao Estado Notícias ela contou que o interesse pelo esporte começou sozinha quando decidiu tentar fazer o trajeto de sua casa até ao aeroporto de Dourados, onde conheceu um membro do Bicicrético’s que a aconselhou a entrar no grupo, por segurança. “No primeiro dia eu fiquei sem graça, pois quando eu tinha vindo antes pegar a camiseta do grupo vi que todo mundo tinha as bikes bem massa. Eu fiquei desconfiada e pensei, bom eu vou lá e se eu sentir que eu fui rejeitada e eles me tratarem mal eu não volto mais”, relatou.

Para surpresa de Jajá e sua bike ‘Jurema’ ela foi bem recebida e, claro, algumas brincadeiras foram inevitáveis, mas levou na esportiva. “No primeiro pedal eu não consegui acompanhar a turma, pois não tinha muito preparo, mas aos poucos eu comecei ir e eles foram me incentivando”, contou.

BIKE NOVA

E para completar sua alegria, 52 integrantes do grupo fizeram uma ‘vaquinha’ via WhatsApp, para comprar uma bicicleta nova para Jajá, já batizada como ‘Judite’ e entregue justamente em uma das principais atividades do grupo; o ‘Pedal da Madrugada’, percurso noturno que aconteceu no feriado do dia 15 de novembro. “Com a bike nova eu fiz os meus primeiros 100 quilômetros no pedal e coincidentemente ou não, no dia 16 completaram dois meses que eu pedalei a primeira vez com o grupo”, afirmou.

Com a bike nova ‘Judite’, a ciclista promete intensificar as atividades no ciclismo e aconselha os iniciantes (Foto – João Pires)

MUDOU TUDO!

Janete é casada há 15 anos e mãe de dois filhos, um de dois e outro de sete anos. Emocionada, ela fala da mudança de vida após integrar no grupo de pedal. “Eu cuidava somente da minha casa e dos meus filhos e quase não saia, pois não tinha muitos amigos. Hoje eu tenho mais contato com as pessoas para conversar e dar risada. Comecei a me sentir melhor”, comemorou.

Aos que pensam em começar no ciclismo ou já são iniciantes, ela aconselha ingressar num grupo de pedal e superar qualquer preconceito. “A gente não pode ter vergonha e devemos ser gratos pelo que temos. Independente se a gente tem muito ou pouco, devemos acordar todos os dias e querer ser uma pessoa melhor e agradecer a Deus”, disse.

“Quando a gente agradece e quer fazer o bem, por pequeno que seja, o universo e Deus retribui pra gente. Qualquer gesto que você faz para alegrar alguém e deixar alguém bem, quer seja um abraço, uma comida gostosa, faça! E se tem um pau velho igual a Jurema, venha, não é desculpa, é só querer”, completou.

“No grupo Bicicrético´s você vai ser bem recebido, pois aqui não tem discriminação e ninguém fica pra trás, além de ter bastante gente bacana para incentivar a gente”, completou.

LEIA TAMBÉMGRUPO REÚNE MAIS DE 100 CICLISTAS EM ÚNICA ATIVIDADE EM DOURADOS

 

Crédito: João Pires

 

 

Câmara aprova regulamentação de feiras livres em Dourados

Assessoria CMD

 

Os projetos foram aprovados durante sessão ordinária (Foto: Thiago Morais)

 

A Câmara de Dourados aprovou, durante sessão ordinária desta segunda-feira (18), o Projeto de Lei nº 220/2019 (018), que dispõe sobre a regulamentação das feiras livres no município. De autoria do Poder Executivo, o projeto foi aprovado em 2ª discussão e votação.

 

Os vereadores ainda aprovaram o Projeto de Lei nº 240/2019 (021), também de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivos na Lei nº 2717, de 29 de novembro de 2004 que dispõe sobre a Política Municipal da Pessoa Idosa e Cria o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Município.

 

De Madson Valente (DEM), foi aprovado Projeto de Lei nº 228/2019, que dispõe sobre a obrigatoriedade das escolas públicas e privadas de disponibilizarem cadeiras em locais determinados aos portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, no âmbito do município, e projeto que denomina como “Rua Francisco Cândido Pereira (Chico Mineiro)” a Rua C, localizada no Residencial Martineiz Alves da Silva, no distrito de Vila Vargas.

 

Do vereador Mauricio Lemes (PSB), foram aprovados projetos que denominam como “Rua Rusque Bianchi (Reynaldo Luiz Bianchi dos Santos)”, “Rua Maria Aparecida Miranda de Oliveira (Dona Cidinha)” e “Rua José Francisco Moreira” as ruas GV 2, GV 3 e GV 7, respectivamente, localizados no Loteamento Greenville, e como “Rua Júlio César Cerveira Filho” a Rua Projetada 02, do Bairro Vila Rubi.

 

Em 1ª discussão e votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 224/2019 (022), de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a desafetação de parte do Corredor Público localizado no Jardim Murakami.

 

O Projeto de Lei nº 354/2019 (026), de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei nº 4.287/2019, que institui a Campanha “Nota Dourada” e dispõe sobre a concessão de créditos fiscais e sorteio de prêmios, foi aprovado por unanimidade.

 

Do vereador Mauricio Lemes, foi aprovado os projetos que denominam como “Rua Djalma José da Silva”, “Rua Maria Lurdes de Melo Gonçalves”, “Rua Helmon de Almeida”e “Rua Luis Augusto Almeida Marra (Guto)” as ruas GV 9, GV 10, GV 13 e GV 10 A, localizados no Loteamento Greenville.

 

Foi o Projeto de Lei nº 356/2019, de autoria do vereador Romualdo Ramim (PDT), que denomina como “Rua Adriano Cantero” a Rua GV 6 A, no Loteamento Greenville.

 

Ainda foram aprovados decretos legislativos, de autoria de Juarez de Oliveira (MDB), que concedem Título de Cidadão Douradense ao padre Jander da Silva Santos e Diploma de Honra ao Mérito a Alexandre Mantovani, pelos relevantes serviços prestados a sociedade.

 

De autoria do vereador Elias Ishy (PT), foi concedido Diploma de Jubileu de Estanho ao Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), pelos 10 anos de existência. Ainda foi conferido Título de Cidadã Douradense, de autoria do vereador Braz Melo (PSC), à Idalina Maria Provensi Gabbiatti, pelos relevantes serviços prestados a sociedade.

 

De Silas Zanata (Cidadania), foi aprovado decreto legislativo que atribui Diploma de Jubileu de Vinho ao Colonial Esporte Clube, pelos 70 anos de fundação. Ainda foi conferido Título de Cidadão Benemérito a Nicacio Pereira Canteiro, pelos relevantes serviços prestados a sociedade, de autoria de Romualdo Ramim (PDT).

 

De Braz Melo (PSC), foram conferidos Título de Cidadã Douradense a Lia Oliveira e Silva, Título de Cidadão Benemérito a Leonardo Lúcio Amorim Mussury e Diploma de Jubileu a Escola Municipal Fazenda Miya, pelos 40 anos de sua fundação.

 

Também foi aprovado decreto, de Jânio Miguel (PL), que concede Diploma de Jubileu de Pérola ao Grupo Amigos do Futebol (G. A. F.), pelos 30 anos de Fundação.

Marçal quer apuração rigorosa na CPI da Energisa

Assessoria

 

Marçal Filho tem apresentado projetos que beneficiam o consumidor em relação às contas de energia (Foto: Luciana Nassar)

 

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) está elaborando uma série de requerimento de informações para investigar o aumento nas contas de energia elétrica em Mato Grosso do Sul. A CPI da Energisa foi aberta na semana passada na Assembleia Legislativa e apesar de não ser titular na Comissão formada por cinco parlamentares que vão conduzir os trabalhos, Marçal diz que vai contribuir para que as investigações sejam rigorosas.

 

“O empenho de todos os deputados pode garantir um bom resultado a toda população, por isso irei contribuir e colaborar, pois devemos respostas ao povo de Mato Grosso do Sul. Ajudarei nos trabalhos desta CPI, da forma que eu puder”, argumenta.

 

Marçal Filho acredita que os deputados federais e senadores deveriam abrir uma CPI que apurasse todo o sistema elétrico do País. “A Agência Nacional de Energia Elétrica [Aneel] deveria também ser investigada. Ela é a responsável pelo custo das tarifas de cada Estado da federação. A agência é que estipula o custo do Kilowatt hora (Kwh), e isso sem contar os impostos que incidem nas contas ou nas bandeiras diferenciadas a cada período do ano”, analisa o deputado.

 

O constante aumento nas contas de energia dos consumidores tem se intensificado desde o final do ano passado. Em alguns casos foi constatada alta superior a 500%. Marçal Filho tem acompanhado o caso e já realizou audiência na Assembleia com a presença de diretores da Energisa. No entanto, as explicações sobre o aumento não convenceu os deputados. A Energisa tem alegado que a onda de calor faz os consumidores gastarem mais energia.

 

Marçal Filho já apresentou projetos que beneficiam o consumidor em relação às contas de energia, um deles proíbe a cobrança do valor da conta mensal junto a parcelamento de débitos, multas e fraudes. Recentemente o governador sancionou projeto de Marçal que obriga as concessionárias de energia elétrica, a especificar nas faturas os valores cobrados a cada consumidor final, referentes à compensação aplicada em razão do furto de energia e suas perdas. O deputado está finalizando um terceiro projeto que versa sobre o valor cobrado retroativamente na leitura quando as últimas três anteriores foram feitas pela média em períodos mais frios, e não na residência do consumidor.

 

 

Solteira, Paolla Oliveira está saindo com funcionário da Globo

MSN

 

© Instagram

 

Paolla Oliveira parece estar em busca de um novo romance. Após romper com Rogério Gomes, a famosa tem investido em um novo funcionário da Globo.

 

Segundo a colunista Fábia Oliveira, do jornal “O Dia”, trata-se de Douglas Maluf. Ele atua como coach de comportamento nos estúdios da emissora dos Marinho.

 

Por enquanto, de acordo com a publicação, eles estão apenas se conhecendo. Os fãs da musa apontam um possível namoro, mas ainda não há nada oficial entre os dois.

 

A artista, vale lembrar, está no ar como Vivi Guedes em “A Dona do Pedaço”, a novela do horário nobre.

Direitos da criança estar em família foi tema de seminário em Dourados

Assessoria ]

 

A psicóloga Caroline Velasco foi a palestrante do Seminário proposto pelo vereador Mauricio. (Foto Thiago Morais)

 

Por iniciativa do vereador Mauricio Lemes (PSB), a Câmara de Vereadores de Dourados, realizou na terça-feira (12), seminário com a temática “Acolhimento Familiar: O Direito de Estar em Família”. O evento reuniu acadêmicos, professores, psicólogos e representantes de segmentos relacionados aos direitos da criança e do adolescente, durante duas etapas, divididos nos períodos da tarde e noite.

 

No primeiro momento que aconteceu às 15h30, os participantes previamente inscritos receberam orientações e capacitação quanto aos procedimentos e regulamentação às famílias acolhedoras e aos interessados de como se tornar uma família acolhedora. A ação contou o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

 

Já às 19 horas, foi realizada palestra com a doutora em Análise do Comportamento Humano pela PUC/SP, professora e psicóloga Caroline Buosi Velasco. Ela destacou os direitos da família e deveres do Estado em assegurar o desenvolvimento da criança e do adolescente na convivência familiar, previstos na DF (Constituição Federal) e no ECA (Estatuto da Criança e Adolescente). “Conforme prevê no ECA, enquanto não localizada pessoa ou casal interessado em sua adoção, a criança ou o adolescente, sempre que possível e recomendável, será colocado sob guarda de família cadastrada em programa de acolhimento familiar”, destacou.

 

Caroline Buosi explanou ainda com relação as vantagens do acolhimento familiar em comparação coma a adoção convencional, como o espaço familiar, a convivência com a comunidade, o desenvolvimento de relações estreitas com a família de acolhimento, a permissão da criança continuar vinculada e identificada com a família biológica e sua inclusão na vida da criança, além de propiciar apoio na transição para a vida adulta.

 

Para o vereador Mauricio, o seminário atingiu o propósito de despertar a sociedade incentivar o acolhimento provisório pelas famílias douradenses. “Dentro do acolhimento familiar estas crianças que esperam por um lar, são recebidas com todas as garantias previstas no Eca e por famílias aprovadas após diversos procedimentos pelos setores responsáveis”, enfatizou o vereador.

 

Durante o seminário foram entregues homenagens a sete famílias acolhedoras em Dourados. Também participou do evento, o presidente do Legislativo, vereador Alan Guedes (DEM).

Marçal espera que CPI da Energisa seja aberta esta semana

Assessoria

Deputado Marçal é coautor do pedido de CPI da Energisa na Assembleia Legislativa (Foto: Luciana Nassar)

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) espera que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul abra esta semana a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a concessionária de energia elétrica Energisa. Assinada de forma unânime pelos deputados, o requerimento que pede a abertura da Comissão voltará em debate a partir desta terça-feira (12) na Casa de Leis.

 

Após encontrar um fator determinante que pudesse sustentar a abertura da CPI, o deputado Felipe Orro (PSDB) apresentou o requerimento pedindo a criação da Comissão. Marçal Filho é coautor do pedido. Uma empresa particular fez medições em padrão de energia e apurou divergência em relação à medição feita pela Energisa, responsável por atender 74 das 79 municípios sul-mato-grossenses. Uma outra CPI havia sido apresentada na Assembleia, há três semanas, mas como não havia fator determinante (indício de irregularidade), não foi acatada pela maioria dos parlamentares.

 

“Agora que temos esse indício podemos iniciar os trabalhos da Comissão”, explica Marçal Filho. O requerimento com pedido de criação da CPI foi entregue ao presidente da Assembleia, Paulo Corrêa, juntamente com a assinatura dos deputados. Agora, o próximo passo será o de definir os titulares e suplentes da Comissão (cinco de cada), bem como definir o presidente e o vice da CPI. Concluído esse processo, as reuniões poderão ser agendadas.

 

Pelo menos duas CPIs sobre empresas de energia elétrica acontecem no País. Uma delas no estado de Roraima, também atendido pela Energisa, e outra em Goiás, que tem a concessionária Enel como responsável por levar energia elétrica aos moradores. Em Roraima há indícios de irregularidades na aferição da energia consumida, caso semelhante ao de Mato Grosso do Sul. Em Goiás a investigação decorre sobre a deficiência de se levar energia para a área rural.

 

O constante aumento nas contas de energia dos consumidores tem se intensificado desde o final do ano passado no Estado. Em alguns casos foi constatada alta superior a 500%. Marçal Filho tem acompanhado o caso. No ano passado, quando ainda era vereador em Dourados, esteve na Energisa com dezenas de consumidores e a Defensoria Pública, em reunião com a diretoria da concessionária.

 

No início deste ano, ao ocupar uma vaga como deputado estadual na Assembleia Legislativa, promoveu audiência onde a diretoria da Energisa apresentou uma série de abordagens técnicas sobre o possível aumento das contas de energia. A resposta foi a de que, com o calor intenso, os aparelhos eletrônicos se sobrecarregam, aumentando o consumo. A resposta não convenceu Marçal.

 

O deputado questiona a autorização dada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) as concessionárias, para estimarem a fatura por até três meses consecutivos, e no quarto mês, terem a oportunidade de cobrar o que foi consumido, incluindo eventuais diferenças não contabilizadas anteriormente. “Isso precisa ser corrigido, inclusive vou propor um projeto de lei para que todos os meses ocorra a leitura presencial”, informou o deputado. Outra problemática apontada pelo parlamentar é sobre a tecnologia antiga presente na rede elétrica em todo o Estado e na casa dos consumidores.

 

Esposa quebra silêncio e revela que Schumacher pediu segredo sobre saúde

Terra

 

Corinna e Michael (Foto: Reprodução)

 

Corinna Betsch quebrou o silêncio sobre o estado de Michael. A esposa do heptacampeão falou em entrevista sobre os cuidados com o ex-piloto e como estão respeitando sua privacidade.

 

O sete vezes campeão de Fórmula 1 sofreu um grave acidente no dia 29 de dezembro de 2013. Na época, esquiando em Meribel, na França, acabou caindo e bateu sua cabeça. Desde então, tem travado uma batalha pela vida.

 

Pouco se sabe o atual estado do ex-competidor. Notícias esporádicas acabam surgindo na mídia, muitas vezes trazidas por amigos próximos como Jean Todt, que costuma visitar Michael.

 

Entretanto, em uma entrevista a publicação ‘SHE’, Corinna quebrou o silêncio. “Ele fez tudo por mim. Nunca vou esquecer quem eu tenho que agradecer, e esse seria meu marido Michael. Neste momento, está nas melhores mãos possíveis e nós estamos fazendo todo o possível para ajudá-lo, disso podem ter certeza”, disse.

 

“Tentem entender somente que estamos seguindo a vontade de Michael de manter em segredo seu estado de saúde. Ao mesmo tempo, agradecemos muito por todos os desejos de saúde e um ano feliz”, completou.

 

Os filhos de Michael e Corinna também foram assunto da entrevista. Enquanto Mick atualmente disputa a Fórmula 2 e é membro da Academia de Pilotos da Ferrari, Gina Maria é campeã de equitação, paixão herdada de sua mãe.

 

“Um dia ele me disse que Gina seria melhor do que eu e não gostei muito, mas tinha razão. Eu trabalhava dia e noite com os cavalos tentando entender tudo. Ele dizia que eu era muito amável, enquanto minha filha é mais dura. Michael havia entendido que Gina tinha caráter”, encerrou.

 

A última notícia que circulou sobre Schumacher foi uma ida do alemão a um hospital em Paris. Na capital francesa, o heptacampeão foi submetido a um tratamento secreto, com poucos detalhes divulgados.