Correios: estatal é a primeira da lista, segundo Bolsonaro (Divulgação/Divulgação)
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ontem que o governo deverá anunciar, nesta quarta-feira (21), 17 empresas públicas que serão incluídas na lista de privatização até o final do ano. Guedes não adiantou o nome das empresas, mas disse que o governo vai acelerar ainda mais as privatizações.
“As coisas estão acontecendo devagarzinho, vai uma BR Distribuidora aqui, daqui a pouco vem uma Eletrobras, uma Telebras, daqui a pouco vem também os Correios, está tudo na lista. Amanhã deve ser anunciado umas 17 empresas só para completar o ano. Ano que vem tem mais”, disse o ministro em um evento do jornal Valor Econômico, na capital paulista.
Guedes disse que o governo atingiu, em agosto, a meta de arrecadação de recursos com privatizações, de R$ 80 bilhões, estipulada para todo o ano de 2019. “Na privatização nós vamos acelerar. E nós achamos que vamos surpreender”, disse.
Começa com Correios
Nesta quarta, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que as privatizações anunciadas pelo ministro começarão pelos Correios e fazem parte do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI).
Para Bolsonaro, o processo de privatização deve ser “bastante longo” por depender do aval do Parlamento.
“A lista do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para o processo de privatização começa pelos Correios, o resto não lembro de cabeça”, afirmou Bolsonaro na saída do Palácio da Alvorada, pela manhã.
Indagado por jornalistas se considera que a privatização poderia ocorrer este ano, Bolsonaro respondeu que “a privatização dos Correios passa pelo Congresso”. “É um processo bastante longo”, avaliou.
O tucano Aécio Neves (Foto: ANDRÉ DUSEK / Estadão Conteúdo)
Depois do diretório municipal do PSDB, ontem foi a vez do diretório estadual tucano formalizar um pedido de expulsão do deputado Aécio Neves do partido. Os pedidos serão levados ao Conselho de Ética da sigla.
A decisão do diretório, que está na área de influência do governador João Doria, ocorreu às vésperas da reunião da executiva Nacional do PSDB, que ocorrerá nesta quarta-feira, 21, e que vai definir a admissibilidade dos pedidos de expulsão feitos pelos diretórios municipal e estadual de São Paulo.
O movimento para expulsar Aécio é parte do que Doria chamou de “faxina ética” no PSDB, que ano passado teve o pior desempenho eleitoral de sua história. Há o temor de que a permanência de Aécio no partido atrapalhe os planos eleitorais de Doria, para a Presidência em 2022, e de Bruno Covas, prefeito de São Paulo, que disputará a recondução ao cargo nas eleições do ano que vem.
O caso de Aécio é o mais emblemático, segundo tucanos, porque ele foi flagrado pedindo um empréstimo de R $ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, da JBS. Aécio é réu pelo episódio, desde abril de 2018, sob acusação de corrupção passiva e obstrução da Justiça. O tucano é alvo de ao menos mais oito inquéritos, abertos após delações da Odebrecht, da JBS e do ex-senador petista Delcídio do Amaral. Procurado pela reportagem, o deputado não quis se manifestar.
Se o pedido de expulsão for aceito, Aécio terá cerca de seis meses para se defender. O presidente da PSDB-SP, Marco Vinholi, defende que o rito seja encurtado.
O novo código de ética do PSDB, aprovado em maio, prevê que filiados que respondem a processos judiciais só serão punidos com expulsão após a condenação com trânsito em julgado por crime doloso contra a vida e a administração pública em geral ou por por prática de racismo, discriminação de gênero ou violência contra mulher, idosos, crianças e adolescentes.
Os ex-governadores Beto Richa (PR) e Eduardo Azeredo (MG) já foram condenados e presos. Richa, que já foi preso pela Polícia Federal duas vezes, ainda faz parte do quadro de filiados do partido e também sofre pressão por sua expulsão. Já Azeredo pediu desfiliação em maio deste ano. O ex-governador de Minas foi condenado a 20 anos e um mês de prisão por envolvimento no esquema conhecido como “mensalão mineiro”. Ele cumpre pena desde maio de 2018.
Para aqueles que são réus, como Aécio e os ex-governador Marconi Perillo (GO), as sanções previstas no código são advertência verbal ou escrita e suspensão do exercício de cargo partidário por um ano.
Com seu grupo político hoje no comando da Executiva Nacional do partido, o governador João Doria também é réu. Ele foi condenado em agosto de 2018, pela juíza Carolina Martins Cardoso, da 11ª Vara da Fazenda Pública da Capital, por improbidade administrativa no âmbito de uma ação em que é acusado de suposta “promoção pessoal” com o uso do slogan “SP Cidade Linda”, durante sua gestão na Prefeitura da capital paulista. A condenação também impõe ao tucano a suspensão de seus direitos políticos por quatro anos.
Por ter sido condenado apenas na primeira instância, cabe recurso e o governador só passaria a cumprir a pena após esgotados os recursos na segunda instância, caso a condenação seja mantida. À época da condenação, Doria afirmou que recorreria da decisão e que estava confiante que seria revertida.
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Dourados, realiza a edição de 2019 do “Arraiá UEMS” nesta sexta-feira (23) e neste sábado (24), na Praça Antônio João, localizada na região central da cidade. O evento, que neste ano será em formato acústico, contará com apresentações de cantores e de bandas, além de quadrilha, e barracas com delícias típicas. A entrada é gratuita.
O Arraiá UEMS, que é promovido todos os anos pela Instituição, contará com a participação de alunos, servidores e colaboradores, além da população da cidade e da região.
Na sexta-feira (23), a animação da festa será garantida pela apresentação dos cantores “Louise e Gabriel” e “André Pantera e Banda”.
Já no sábado (24), o evento contará com a apresentação dos cantores “Reille e Tiago”, com a “Quadrilha dos Acadêmicos da UEMS” e com a banda “Terra Seca”, com o melhor do Forró e do Xote.
Nesta edição, o Arraiá UEMS conta com o patrocínio da Coperplan, Cantina Mato Grosso, DZM Eventos, Passeio Turismo e São Bento Incorporadora.
Concurso de Barracas e Comidas
O evento contará com barracas de comidas e bebidas típicas, que serão organizadas pelos alunos dos cursos de graduação da UEMS de Dourados, pelo Sindicato dos Técnicos Administrativos da UEMS (Sintauems) e pelo Diretório Central dos Estudantes da UEMS (DCE).
Será realizado o Concurso de Barracas e Comidas. A ação, que vai premiar a melhor barraca e o melhor prato do Arraiá, tem o objetivo de promover o talento, a cultura, a criatividade e incentivar a participação da comunidade acadêmica no evento.
No concurso de Barracas, serão avaliados quesitos como decoração, originalidade, criatividade e limpeza. Já no concurso de Comidas, serão avaliados aspectos como aroma, apresentação do prato e criatividade e originalidade na forma de servir.
Deputado Marçal diz que a medida busca aperfeiçoar a norma em vigor (Foto: Luciana Nassar)
O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) apresentou nesta terça-feira (20) na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei que prevê sanções para empresas que desrespeitarem a Lei 4.785, que proíbe locadoras de veículos que atuam em Mato Grosso do Sul a utilizarem veículos licenciados em outros Estados.
Em vigor desde 16 de dezembro de 2015, a lei estabelece que as empresas enviem, anualmente, ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) a relação de todos os automóveis disponíveis para locação, contendo marca, modelo, ano de fabricação, placas dos veículos e município de licenciamento. A inclusão e a exclusão de veículos na frota das empresas locadoras deverão ser comunicadas, no prazo máximo de cinco dias úteis, sob pena de multa.
O projeto prevê, sem prejuízo das demais sanções legais cabíveis, as seguintes penalidades: advertência com notificação dos responsáveis para a regularização no prazo máximo e improrrogável de 30 dias e aplicação de multa de 200 Unidades Fiscais Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul (Uferms). No caso de reincidência, o valor será de R$ 500 Uferms.
As sanções serão aplicadas de forma gradativa e proporcional, levando em conta a gravidade do fato e a capacidade econômica do infrator. Os veículos licenciados em outros Estados que forem flagrados em Mato Grosso do Sul serão apreendidos e, somente, liberados após o pagamento da multa.
O projeto ainda estabelece que a fiscalização da lei seja realizada pelos órgãos públicos nos respectivos âmbitos de atribuições. “A medida busca aperfeiçoar a norma em vigor, estabelecendo sanções para o caso do seu descumprimento. Pretendemos fortalecer a legislação, impondo consequências para as eventuais transgressões”, afirmou Marçal. O projeto vai para votação na Assembleia.
Aline usou a oportunidade para falar do amor de Deus (Foto - Divulgação)
Aline Barros foi convidada para a edição especial do programa Altas Horas que promoveu a campanha Criança Esperança, na TV Globo, e usou a oportunidade para falar do amor de Deus. E isso foi o suficiente para que uma onda de críticas fosse feita a ela nas redes sociais por pessoas que não aprovaram sua postura.
No último sábado, 17 de agosto, Aline fez um discurso sobre fé e generosidade, citando Jesus Cristo como “melhor referência” para a vida. Além disso, a artista gospel interagiu com os demais convidados, muitos dos quais são conhecidos por sua rejeição à fé cristã, de acordo com informações do portal Terra. Tudo isso serviu de combustível para críticas imediatas nas redes sociais.
Mesmo com a intensidade de críticas à cantora, houve quem saíssem em sua defesa, ressaltando que ela foi convidada por ser uma artista que fala sobre a fé em Deus, e que era natural que isso ocorresse.
“Queria dizer para todos que estão aqui que não existe coisa mais linda do que um coração generoso. Coração generoso reflete o próprio Deus, que foi tão generoso, né? Em dar tudo o que ele tinha, seu único filho a nós. Quem conhece a Deus sabe ser generoso, sabe amar de forma generosa. Não pensa em si mesmo, mas pensa em abençoar pessoas. Eu acho que com esse propósito que eu estamos aqui […] Que a cada dia a gente não venha a pensar somente em nós, mas a pensar em quem está do nosso lado, a pensar na necessidade de quem está do nosso lado. Porque Jesus é assim, o próprio Deus é assim. Então, que essa essência permaneça dentro de nós”, disse Aline Barros no início de seu discurso no Criança Esperança.
Em seguida, abraçando o apresentador do Altas Horas, Serginho Groisman, a artista gospel encorajou outras pessoas a se abraçarem: “Dê um abraço generoso, sabe? Faça tudo com generosidade, com amor, com excelência. Dê o seu melhor. Saiba que Deus vai retribuir de uma forma tão linda tudo o que você tem feito por amor a Ele e as pessoas. Que você possa olhar para Jesus, porque ele é a sua melhor referência. A nossa referência tem que ser ele todo o tempo, todos os dias da nossa vida. Olhe para Jesus. O autor da vida continua vivo. E se você pode, cante comigo essa canção e não perca tempo, não perca a oportunidade”, seguiu Aline Barros.
“Se você pode abrir o seu coração para Jesus abra agora mesmo. Você vai ver que a sua vida vai ser muito mais feliz, muito mais plena, muito mais linda. De todas as bênçãos que você tem buscado, você encontra n’Ele. Ele é a essência da vida. Ele é a própria vida. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Deus abençoe você”, concluiu, finalizando sua participação no Criança Esperança.
No Twitter, a postura de Aline Barros durante o programa em prol de doações para o Criança Esperança dividiu opiniões.
Frota aproveitou para atacar Jair Bolsonaro, dizendo que ele tem uma “milícia” (Foto - Divulgação)
O deputado Alexandre Frota confirmou nesta sexta-feira que é um novo integrante do PSDB. João Doria fará uma cerimônia para sacramentar a filiação no fim desta tarde.Continua depois da publicidade
Frota aproveitou para atacar Jair Bolsonaro, dizendo que ele tem uma “milícia”.
“Estou aliviado de não ter mais o peso Bolsonaro nas minhas costas. Isso não é ser Judas, como a milícia dele tenta pintar”, disse Frota em conversa com a coluna, emendando: “Ele fala que tem que fazer cocô dia sim, dia não, para preservar a natureza. Melhoraria nossas vidas ele não fazer cagada todos os dias”.
Depois de passar três dias com sua família, indo ao cinema e levando seu filho ao futebol, Frota se lembrou do “sacrifício” que fez para Bolsonaro desde 2013. E disse que Bolsonaro se amedrontava com movimentos de esquerda.
Rodrigo Bocardi foi bastante criticado ao assumir o “Bom Dia São Paulo”, da Globo, em 2013. Contudo, inovou o matinal e conquistou público. Atualmente, além do noticiário, o jornalista está no seleto time de apresentadores do “Jornal Nacional” (Foto - Divulgação)
Rodrigo Bocardi foi confundido com Ricardo Boechat durante o “Bom Dia SP”, da Globo, nesta sexta-feira (16). O comunicador, porém, não se incomodou nem um pouco com a comparação.
“Vamos ver o Ricardo Boechat”, disse uma entrevistada na reportagem de Filippo Mancuso. O jornalista logo a corrigiu e devolveu a transmissão ao apresentador.
“Virei Ricardo Boechat aqui. Que honra!”, respondeu Bocardi.
Vale lembrar que o veterano, que foi âncora do “Jornal da Band”, morreu em fevereiro deste ano. Ele sofreu um acidente de helicóptero, em São Paulo, que causou grande comoção.
Bebeto citou os constantes acidentes de trânsito na Coronel Ponciano (Foto: Thiago Moraes)
O vereador Bebeto (PL) cobrou novamente a destinação de recursos visando a duplicação da Rua Coronel Ponciano e implantação de um viaduto no trevo de acesso à rodovia MS-156, no conhecido “Trevo do DOF”. O cruzamento, localizado entre a Rua Coronel Ponciano e a BR-163, serve de acesso ao Distrito Industrial, Chácara Cidélis aos bairros Jardim Guaicurus e aos conjuntos habitacionais Harrison de Figueiredo e Dioclécio Artuzi.
Durante a sessão de segunda-feira (12) ele apresentou indicação à prefeita Délia Razuk, ao governador Reinaldo Azambuja, aos deputados da bancada federal e estadual e as senadores que representam o Estado, apontando a necessidade urgente de verbas destinadas à duplicação da Rua Coronel Ponciano, partindo do Cemitério Municipal Santo Antonio de Pádua ao Distrito Industrial de Dourados e a construção de um viaduto substituindo a rotatória localizada no cruzamento com a BR 163.
Bebeto cita os recentes casos de acidentes com vítimas fatais na via, como exemplo a morte do mototaxista Francisco de Assis Silva, conhecido “Amarelo”, ocorrida no dia 9. “Apesar dos inúmeros acidentes ocorridos, poucas ações efetivas aconteceram no intuito de aumentar a segurança desta da Rua Coronel Ponciano como no Trevo do DOF, sobretudo na preservação de vidas”, alertou.
O vereador ressalta ainda outra dificuldade enfrentada pelos motoristas no período noturno, principalmente para quem segue ao Distrito Industrial, como rodovia mal sinalizada e escura, dificultando o acesso aos dois lados da via. “Como se não bastasse o perigo na travessia da rodovia, no período noturno ainda é pior, considerando a falta de iluminação neste cruzamento, reforçando ainda mais nossa solicitação”, enfatizou.
A indicação protocolada na Câmara Municipal foi encaminhada a prefeita Délia Razuk (sem partido), com cópias ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), aos deputados estaduais, Neno Razuk (PTB), Renato Câmara (MDB), Zé Teixeira (DEM), José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM), e Marçal Filho (PSDB), aos deputados que compõe a bancada federal do NS e aos senadores Nelsinho Trad (PTB), Soraya Thronicke (PSL) e Simone Tebet (MDB).
Alan Guedes quer mobilização a favor da Coronel Ponciano (Foto: Thiago Morais)
O vereador Alan Guedes (DEM) defendeu na sessão desta segunda-feira (12), da Câmara de Dourados, a mobilização de todos os colegas em favor da proposta feita pelo deputado Marçal Filho (PSDB) visando a enfrentar a problemática verificada na Rua Coronel Ponciano, principalmente no trecho que demanda do centro da cidade e dos bairros populosos daquela região no sentido Distrito Industrial, ao chamado ‘trevo do DOF’.
Alan Guedes lembrou os esforços que vem sendo realizados, na Assembleia Legislativa, pelo ex-colega de Câmara, deputado Marçal Filho (PSDB), e considerou que essa preocupação aumenta de acordo com a gravidade do problema, “à medida que várias mortes, apenas nos últimos 30 dias, ceifaram vidas e tornaram essa situação muito séria”.
De acordo com o vereador, a Câmara de Dourados já mostrou esse comprometimento com causas de relevante interesse público quando aprovou, em 2017, a autorização para que a Prefeitura possa dispor da contrapartida pela isenção em obras executadas em condomínios fechados com a realização de serviços públicos. Nesse sentido, trabalhos de recapeamento e de tapa-buracos já atenderam trechos críticos das ruas Cuiabá e Monte Castelo, por exemplo.
“É bem verdade que o problema da rua Coronel Ponciano é bem mais grave, trata-se de uma importante via de ligação a vários órgãos públicos [a sede da Prefeitura, das Secretarias de Saúde e de Educação, a UPA 24h, o Detran e o DOF estão localizados nessa rua] e a grandes empresas, como supermercado, indústrias, sem contar o acesso a bairros densamente povoados, como o Guaicurus, Dioclécio Artuzi, Harrison Figueiredo; por isso mesmo, deve ser feita uma ampla mobilização”, disse Alan Guedes.
O vereador afirmou ainda que, enquanto presidente da Câmara de Dourados, se comprometeu a apoiar essa ação do deputado Marçal, e pediu o apoio dos colegas da Casa no sentido de estender essa campanha aos membros da bancada na Assembleia, e às bancadas da Câmara e do Senado, para que também “possamos envolver a concessionária CCR e sensibilizar autoridades da importância de encontrar uma solução”.
Projeto de Resolução apresentado por Renato Câmara pretende homenagear às pessoas que prestam ou prestaram relevantes serviços na área de transplantes de órgãos no Estado (Foto - Toninho Souza)
Em homenagem àqueles que prestam ou prestaram relevantes serviços à população sul-mato-grossense na área de transplantes de órgãos, o deputado estadual Renato Câmara (MDB) apresentou o Projeto de Resolução 34/2019, nesta terça-feira (13). A proposta pretende criar o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo “Amigo do Transplante”, a ser conferido anualmente pela Assembleia Legislativa.
A honraria é destinada a homenagear pessoas físicas ou jurídicas. “Trata-se de mais uma oportunidade para que a sociedade possa reconhecer e estimular pessoas ou instituições que notoriamente empreenderam ou empreendem esforços em favor da realização de transplantes de órgãos no âmbito de Mato Grosso do Sul”, justificou o autor.
Se o projeto for aprovado, a concessão do diploma poderá será feita por iniciativa de qualquer parlamentar da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) – tendo em vista que a Casa de Leis terá competência exclusiva sobre a matéria – e será entregue em sessão solene. “Essa proposta reforçará os trabalhos realizados pelo Central Estadual de Transplantes, ao estabelecer, em um evento solene, o reconhecimento social que é merecido por aqueles que diariamente trabalham para salvar vidas e também para chamar a atenção da sociedade acerca da importância da doação de órgãos como um ato de amor e solidariedade”, reforçou o deputado.
De acordo com a CET/MS, no ano passado foram feitos 175 transplantes de córneas, 17 de rins e seis de ossos. Foram aproximadamente 50 doadores de órgãos efetivos, sendo encaminhados para outros Estados 10 corações, 40 córneas, 31 fígados, cinco pâncreas, dois pulmões e 75 rins.
No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, 25.396 pessoas estão na fila a espera de um transplante de órgão e 8.825 na fila a espera de córneas – que são tecidos. O órgão mais doado no Estado é o que tem a maior fila de pessoas na espera no Brasil, o rim. São 23.223 aguardando um transplante.
APOIO
Renato Câmara tem trabalhado na Assembleia Legislativa para estimular as atividades de promoção e apoio à doação de órgãos e tecidos para fins de transplantes e sensibilizar a população sobre a importância do tema. No primeiro semestre deste ano, o deputado apresentou o projeto de lei instituindo a Semana de Incentivo a Doação de Órgãos Humanos para Transplantes, que será comemorada de 21 a 27 de setembro. “É uma forma de ajudarmos milhares de pessoas que lutam para salvar suas vidas”, salientou.
A Lei 10.211, de 23 de março de 2001, dispõe que a retirada de órgãos e tecidos de pessoas falecidas para a realização de transplante depende da autorização da família. “A recusa pode estar ligada à falta de informação. Por isso, a necessidade de esclarecimentos”, acrescentou Câmara.
Vereador Mauricio e o diretor da Associação, sensei Alexandre Cano (Foto: Thiago Morais)
Foi aprovado por unanimidade, na Câmara de Dourados, o Projeto de Lei nº 113/2019, de autoria do vereador Mauricio Lemes (PSB), que declara Utilidade Pública Municipal a Associação de Pais Cano de Judô (APCJ). A votação aconteceu na segunda-feira (13), durante a sessão ordinária, acompanhada pelos senseis e alunos atendidos nos projetos sociais desenvolvidos pela Associação.
Para o vereador Mauricio, a declaração de Utilidade Pública oportuniza as associações expandirem suas ações já desenvolvidas no município, como exemplo a Associação Cano de Judô. “Toda associação devidamente regularizada, com pelo menos um ano de funcionamento e que comprove que não tem fins lucrativos está apta para declaração de utilidade pública, permitindo assim angariar recursos e consequentemente ampliar seus projetos”, explicou durante o uso da Tribuna da Câmara.
A Associação de Pais Cano de Judô foi fundada em 25 de setembro de 2017, e fica localizada na Rua Eduardo Cerzósimo de Souza, nº 1083, Parque Alvorada. De acordo com o vice-presidente da Associação, Evandro José de Matos, aproximadamente 800 crianças e adolescentes são atendidos pela Associação, distribuídos e em quatro projetos sociais, sendo, na Escola Municipal Aurora Pedroso, na Igreja Nossa Senhora Aparecida (4º Plano), Casa Criança Feliz e no Caic (Parque dos Coqueiros). A entidade tem como diretor o sensei Alexandre Cano.
Evandro destaca a aprovação do projeto de Lei do vereador Mauricio Lemes, como de fundamental importância, tendo em vista que o trabalho social desenvolvido pela entidade. “Com isso vamos fomentar ainda mais o judô no município de Dourados, trazendo inclusive campeonatos locais que antes teríamos que nos deslocar para outros estados para participarmos. Estamos gratos pelo apoio do vereador”, agradeceu.
O Cenário político das eleições 2020 é o principal tema a ser abordado pelo PDT na próxima sexta-feira (16), durante a visita do vice-presidente nacional do partido, Ciro Gomes em Campo Grande. No início da manhã Ciro irá participar da coletiva de imprensa com os jornalistas no diretório do PDT às 8 horas na rua Abrão Júlio Rahe, 2399 no bairro Santa Fé.
No período da tarde, Ciro se reúne com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, membros dos Diretórios e filiados para discutir os projetos políticos do PDT para Mato Grosso do Sul. A reunião está marcada para às 14 horas no auditório da ANOREG em Campo Grande.
Entre encontros políticos, Ciro visita Universidades para dar palestras, pela manhã irá participar da V Semana de Economia da Universidade Federal (UFMS) onde abordará “As Reformas Econômicas e Sociais e a Retomada do Crescimento” e finaliza a noite na Universidade Estadual (UEMS) com a palestra sobre “Universidade e desenvolvimento social e político”.
O Prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva 2019 será entregue ao poeta e escritor Marcos Coelho Cardoso (Foto: Divulgação)
O poeta e escritor Marcos Coelho Cardoso foi o escolhido para receber o Prêmio ‘Ildefonso Ribeiro da Silva’ deste ano, contemplado pela publicação do livro “Gotas de Poesia de um Jovem Poeta”. Ele concorreu com outros seis indicados e foi selecionado por uma comissão formada por instituições e entidades ligadas ao meio acadêmico em Dourados. A entrega da premiação, em forma de troféu, vai ocorrer antes da sessão ordinária de segunda-feira (12), às 18h, quando os demais participantes do Prêmio receberão uma placa comemorativa.
O Prêmio ‘Ildefonso Ribeiro da Silva’, dedicado ao professor Ildefonso Ribeiro da Silva, pernambucano da cidade de Exu, onde nasceu em 1934, contempla a produção literária regional e é concedido, uma vez por ano, ao escritor que tem se destacado nesse quesito. Ildefonso é membro fundador da ADL (Academia Douradense de Letras), entidade que presidiu por duas vezes, nos biênios 2000/2002 e 2004/2006. Ele morreu em 21 de abril de 2008 em Dourados.
Criado em 2008, a partir de proposição da vereadora Margarida Gaigher, visando agraciar escritores do Município que tenham se destacado na produção literária regional sul-mato-grossense, o escolhido anualmente passa pelo crivo de uma comissão formada por representantes de universidades e instituições literárias, conforme decreto legislativo atualizado pelos vereadores José Carlos Cimatti e Délia Godoy Razuk, de 2011.
Marcos Coelho
O vencedor da edição 2019 do Prêmio ‘Ildefonso Ribeiro da Silva’ possui graduação em Letras – Licenciatura Português/Literatura, pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em 2004 e experiência na área com ênfase em ‘Letras: Língua Portuguesa, Literatura e Redação, Revisão Gramatical de Textos’, Especialização em Educação Especial (2005) e Especialização em Língua Portuguesa, Literatura e Artes (2008), pela Faculdade Iguaçu (do Paraná). Já atuou como monitor de Ensino em Graduação da disciplina Fundamentos Gramaticais, Educador Ambiental por três ano s na Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), onde recebeu o Prêmio Marco Verde 2014 e o X Prêmio de Gestão Pública na Área do Meio Ambiente.
Membro titular da Academia Douradense de Letras, ocupa a cadeira nº 06, tendo como Patrono o Marechal Cândido Rondon. É, também, Membro Correspondente na Academia de Letras de Teófilo Otoni (de Minas Gerais). Autor e escritor, atua de forma efetiva a dar relevo a atividades culturais e literárias no país e no exterior. Presidiu a Academia Douradense de Letras durante dois mandatos.
Concorreram com Marcos Coelho ao prêmio literário o poeta Adail Alencar (poema ‘O Complô’), e os escritores Brígido Ibanhez (‘Martí; Sem a luz do teu olhar’), Graciela Chamoro (‘Povos indígenas de Mato Grosso do Sul’), José Alberto Vasconcellos (‘O choro dos anjos’), José Laerte Cecílio Tetila (‘Marçal de Souza Tupã’Í, um Guarani que não se cala’) e Paulo Henrique Pressoto (‘Aleia Sangue’).
Padre Fábio de Melo pregou sobre o amor de Deus e o amor com o próximo. (Foto: Thiago Gadelha/ Sistema Verdes Mares)
Após conquistar sete milhões de fãs, o Padre Fábio de Melo decidiu abandonar o Twitter nesta sexta-feira (9). Ele recebeu muitos comentários negativos após criticar a “saidinha” de Dia dos Pais de Alexandre Nardoni.
Segundo declarou, a decisão é para preservar sua saúde mental. “Tenho uma saúde emocional a ser cuidada. Sei o quanto já provei a solidão provocada pela depressão, pelo pânico. Tomar remédios só faz sentido quando evitamos os gatilhos dos desconfortos. Este lugar deixou de ser saudável pra mim.”
Desde 2017, Fábio de Melo fala sobre o tratamento a depressão e síndrome do pânico. Ele é um dos personagens da nova série do Fantástico sobre o tema, comandada pelo médico Dráuzio Varella.
Reprodução
O padre ficou muito famoso na rede social por piadas e memes, mas também por pequenas mensagens de conforto deixadas para os seguidores.
Ele deixou claro, nas mensagens de despedida, que não se incomoda com as divergências de pensamento. “Nunca tive dificuldade com as diferenças. Aliás, o meu ministério sempre foi exercido entre elas. Mas a dialética, um dos movimentos que nos permitem o acesso à verdade, vem gradativamente sendo substituída por acusações e julgamentos.”
E também se defendeu das críticas. “Desde ontem, quando expressei minha indignação sobre a “saidinha”, estou sendo acusado de justiceiro, desonesto, desinformado, canalha e outros nomes impublicáveis. Só reitero. Já atuei na pastoral carcerária. Sei sobre a necessidade da ressocialização dos presos.”
O locutor participou de entrevista coletiva, na tarde de ontem (08), no Parque de Exposições (Foto - Divulgação)
O locutor Marco Brasil, principal nome da locução de rodeios no Brasil, acaba de chegar a Dourados e disse ter uma relação de amor com o município, sua gente e toda a região. Ele faz faz a abertura do Dourados Rodeio Festival, que acontece no parque de exposições no período de 8 a 11 de agosto. Em entrevista coletiva a imprensa no escritório central do rodeio, Marco Brasil agradeceu os organizadores e fez uma citação especial aos trabalhadores do rodeio e dos meios de comunicação. “A festa é de todos e o rodeio não pode morrer. Ele representa de um povo trabalhador que ajuda a alimentar o mundo”, afirmou.
Ao citar Dourados, ele fez questão de falar com sua ligação com a cidade. “Em 1.987 eu morei aqui, na Avenida Marcelino Pires, 374”, relembrou o renomado locutor. Nessa época, funcionava neste endereço a república de um clube de futebol da cidade e ele era goleiro reserva do time. Depois disso, ele passou num concurso para a Polícia Militar de São Paulo, carreira que deixou para se dedicar ao mundo artístico, alavancado com o sucesso de sua locução nos rodeios.
Marco Brasil também destacou a iniciativa dos organizadores do Dourados Rodeio Festival em promover a inclusão e a solidariedade, por meio de ingresso solidário e parcerias com entidades assistenciais do município. “Além de ajudar ao próximo, este tipo de iniciativa faz o bem e também traz mais gente para o mundo do rodeio”, observou o artista.
O Dourados Rodeio Festival abre a bilheteria às 19h e a abertura oficial está programada para às 20h30m.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.