quinta-feira, 25 de junho de 2026

Com 20 frentes parlamentares, deputados buscam espaço político

Campo Grande News

 

Deputados estaduais durante sessão na Assembleia (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

A nova composição da Assembleia, com 11 deputados novatos, começou com a busca de espaço político nas comissões e depois na criação de novas frentes parlamentares, ao todo chegando a 20 grupos, apenas neste primeiro semestre. Cada um pode ter dez integrantes, fora a participação de entidades e da sociedade civil.

 

Como as frentes parlamentares possuem mais integrantes (10), e não ficam presas aos projetos apresentados na Assembleia, possuem mais espaço e liberdade para propor reuniões, encontros, audiências e até propostas para mudar leis estaduais. De outro lado amplia sua base eleitoral e assume “novas bandeiras” no mandato.

 

Entre as 20 frentes parlamentares estão temas de grupos específicos, como: Defesa da Mulher, dos Idosos, Juventude, dos animais, pessoas com deficiência, criança e adolescência. Assim como aquelas voltadas a segmentos, entre eles: Defesa da Pesca, cooperativismo, agronegócio, sobre a preservação dos rios de Bonito, assim como o desenvolvimento da Suinocultura.

 

Ainda tem temas que precisam de apoio junto ao poder públicos: Regularização fundiária, defesa da segurança alimentar, saúde mental e combate a depressão, assistência social, conservação ambiental, segurança pública na fronteira, recursos hídricos, enfrentamento a dengue e combate à corrupção.

 

As frentes parlamentares ganham espaço na Assembleia, porque é uma forma de ter contato direto com os segmentos e entidades, colocando inclusive representantes destes grupos na discussão dos temas propostos. As reuniões ocorrem no período da tarde.

 

Cargos – Quem preside os grupos também ganha destaque e espaço político para atuar no tema específico. Renato Câmara (MDB), por exemplo, está a frente de cinco grupos, com assuntos diferentes, como regularização fundiária, conservação ambiental, idosos, recursos hídricos e combate a dengue.

 

Já alguns deputados focam em áreas específicas, como Márcio Fernandes (MDB), que preside as frentes do agronegócio e defesa dos animais. Marçal Filho (PSDB) preferiu a defesa das mulheres e das crianças e adolescentes.

 

Outros parlamentares estenderam o trabalho que já realizam nas comissões da Assembleia, como Carlos Alberto David (PSL) que é presidente da comissão de segurança e criou uma frente parlamentar sobre “segurança na fronteira”. Lucas de Lima (SD) é presidente da comissão do meio ambiente e abriu frente sobre preservação dos rios de Bonito.

 

De acordo com os deputados, em ano que não tem eleição, eles têm mais tempo para assumir e se empenhar nas comissões e frentes parlamentares, o que não ocorre quando precisam priorizar as campanhas eleitorais, ou ajuda aos aliados nas disputas municipais.

 

 

Marçal garante duplicação de três avenidas em Dourados

Assessoria

 

Presidente da Agesul, Luis Roberto, em audiência com o deputado Marçal Filho (Foto - Divulgação)

 

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) definiu junto ao diretor da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), Luis Roberto Martins de Araújo, o recapeamento de algumas ruas na cidade de Dourados. Trechos de três importantes avenidas que fazem ligações entre bairros vão ganhar duplicação.

 

Uma delas é a José Roberto Teixeira, no Jardim Flórida. Trata-se de uma avenida que é a continuação da Weimar Gonçalves Torres. Ela inicia duplicada em frente ao Parque Antenor Martins e passa a ser pista simples num trecho de aproximadamente 700 metros, do Parque até a avenida Indaiá, no bairro Altos do Indaiá. Este trecho concentra escola e comércios, sendo de grande fluxo.

 

A partir da avenida Indaiá a José Roberto Teixeira volta a ser duplicada até o bairro Jardim Cristhais, passando pelo Hospital Universitário (HU). “Esses 700 metros, além de estar com a malha asfáltica comprometida, necessita de duplicação. Esse foi um estudo e entendimento, inclusive, da Agesul”, explica o deputado Marçal Filho.

 

Outro trecho a ser duplicado é o da Antônio Emílio de Figueiredo, da via Parque até a Lindalva Marques, aos fundos do Parque Antenor Martins, no jardim Clímax. Esse trecho faz ligações a bairros da região sul, com acesso a BR-463, saída para Ponta Porã, e a região oeste da cidade, que registra crescimento de lotes imobiliários. A duplicação terá como objetivo dar maior fluidez ao trânsito. Também vai ser duplicada a Rua Iguassu, entre os bairros Portal e Vila Rosa, para também assegurar mais segurança aos usuários daquela via.

 

Durante audiência com o presidente da Agesul, Marçal filho ainda apresentou um relatório com imagens e o percurso de ruas de vários bairros que possuem malha asfáltica em precárias condições. O deputado chegou a abrir consulta pública em suas redes sociais e após uma série de análises técnicas chegou-se a conclusão que as ruas de ligações de bairros que mais necessitam de recapeamento são a Via Parque (Grande Cachoeirinha), Manoel Santiago (Vila Tonani), Natal (Vila Industrial ao Monte Líbano), Alvaro Brandão (grande Maracanã), Fernando Ferrari/Filomeno João Pires (João Paulo II e Parque das Nações I); Azis Rasslen (Vila Popular), Rio Brilhante (Grande Água Boa), Raul Frost (Parque Nova Dourados/Terra Roxa), Eulália Pires (Jardim Climax/Cohab), Demeciano de Matos Pereira (Estrela Porã), Alameda dos Diamantes (Campo Dourado), e Belo Horizonte (Jardim Independência).

 

No entanto, Marçal Filho explica que ainda não foram definidas todas as ruas que vão receber recapeamento. “O recurso não conseguirá atender todas essas ruas, dessa forma, continua em análise pela equipe da Agesul quais serão as mais prioritárias”, diz o deputado. A Azis Raslem, em frente a Polícia Federal e de acesso à Cidade Universitária e aeroporto, a Manoel Santiago (acesso ao Parque Alvorada), e a Álvaro Brandão (Canaã I) são as definidas até agora a receber recapeamento.

 

A busca por recursos para obras de malha asfáltica começou assim que Marçal Filho iniciou o mandato de deputado estadual, em fevereiro deste ano. Presidente da Comissão de Obras na Assembleia Legislativa, Marçal bateu às portas do Governo do Estado em busca de verba. Grande parte da malha asfáltica em Dourados é antiga e o tapa-buraco não resolve o problema. Com isso, o deputado fez audiências com o governador Reinaldo Azambuja, que é de seu partido (PSDB), e apresentou estudo das principais ruas que precisam de recapeamento.

 

Devido ao bom relacionamento, Marçal já teve a garantia do governador de R$ 25 milhões para recuperar ruas de Dourados, no entanto, haverá destinação de mais recursos. Reinaldo Azambuja tem investido em recapeamento na cidade. As três principais avenidas – Joaquim Teixeira Alves, Weimar Torres e Marcelino Pires – receberam investimentos de R$ 22 milhões e a próxima a ser atendida nas próximas semanas, conforme Marçal Filho, será a Hayel Bon Faker. O investimento será de R$ 10,3 milhões para a realização de serviços de pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais, acessibilidade e sinalização viária na avenida, no trecho entre a BR-163 e a Marcelino Pires.

 

‘Vingadores: Ultimato’ se torna o filme com maior arrecadação da história

Terra

 

O presidente dos estúdios Marvel, Kevin Feige, (esq.) e o elenco de "Vingadores: Ultimato" em Hollywood, em 23 de abril de 2019 (Foto - GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/Arquivos)

 

O filme de super-heróis “Vingadores: Ultimato” se tornou o de maior arrecadação da história, confirmou a Disney neste domingo, pondo fim ao reinado de 10 anos de “Avatar”, de James Cameron.

 

“Vingadores: Ultimato”, que encerra um ciclo de 22 filmes do universo Marvel (MCU), arrecadou 1,5 milhão de dólares nos Estados Unidos e no exterior em sua 13ª semana, levando seu total a 2,790 bilhões de dólares.

 

“Avatar”, que estreou em 2009, arrecadou 2,789 bilhões.

 

O recorde de “Vingadores: Ultimato” foi anunciado coincidindo com a presença do presidente da Marvel, Kevin Feige, na Comic-Con de San Diego, o maior festival mundial de fãs de comics, cinema popular e séries.

 

“Quero cumprimentar James Cameron, que teve o título durante muito tempo”, declarou Feige. “Se for ajustado com a inflação, continua tendo esse título e provavelmente voltará a tê-lo assim que lançar outro filme. Mas por enquanto… ‘Vingadores: Ultimato’ é o maior filme de todos os tempos”.

 

Ambos os filmes são propriedade da Disney, desde que adquiriu a companhia 21st Century Fox.

 

“O Rei Leão”, também da Disney, teve uma estreia triunfal nas bilheterias dos Estados Unidos e Canadá, com uma arrecadação estimada em 185 milhões de dólares neste fim de semana, segundo dados da empresa Exhibitor Relations.

 

“O Rei Leão”, uma adaptação dirigida por Jon Favreau do desenho animado de 1994, teve o melhor lançamento nacional para filmes com conteúdos que poderiam não ser apropriados para crianças.

 

O filme teve também a melhor estreia histórica para um mês de junho, de acordo com o Hollywood Reporter. Em todo o mundo, superou a barreira dos 500 milhões de dólares.

 

O filme utiliza imagens geradas por computador muito realistas e conta com as vozes do ator Donald Glover como Simba, da cantora Beyoncé como Nala, e dos intérpretes Seth Rogen, Chiwetel Ejiofor e James Earl Jones.

 

Em segundo lugar estava “Homem-Aranha: longe de casa”, com 21 milhões de dólares arrecadados. O último filme da série começa onde “Vingadores: Ultimato” terminou.

 

O terceiro lugar foi para “Toy Story 4”, o último da Disney/Pixar, que obteve 14,6 milhões de dólares em sua quinta semana nos cinemas.

 

O filme “Predadores Assassinos”, um suspense em que um pai e sua filha devem escapar da ameaça de um rebanho de crocodilos famintos, ficou em quarto lugar com seis milhões de dólares arrecadados.

 

O quinto posto foi, portanto, para “Yesterday” com 5,1 milhões de dólares. Essa comédia romântica conta a história de um músico medíocre que, após um apagão global, se torna a única pessoa do planeta a lembrar da música dos Beatles.

 

Completam o top 10 do final de semana:

 

“Stuber” (USD 4 milhões)

 

“Aladdin” (USD 3,8 milhões)

 

“Annabelle 3: De Volta Para Casa” (USD 2,7 milhões)

 

“Midsommar” (USD 1,6 milhões)

 

“Pets 2: A Vida Secreta dos Bichos” (USD 1,5 milhões)

Renato Câmara fecha semestre com 6 novos projetos de lei e mais de 275 proposições

Assessoria

 

Renato Câmara fechou os trabalhos do primeiro semestre na Assembleia Legislativa como um dos deputados mais atuantes (Foto - Toninho Souza)

 

Atuar em ações que resultem na defesa das pessoas e na melhoria da qualidade de vida nos municípios. Esse tem sido o foco de atuação do deputado estadual Renato Câmara (PMDB). Apenas no primeiro semestre de 2019, o deputado apresentou 06 novos projetos de lei na Assembleia Legislativa, a maioria com foco no social. Renato também foi autor de 160 indicações, solicitando ao Estado ações intervenções em favor de dezenas de municípios, 94 moções e 23 requerimentos.

 

Para o deputado, o primeiro semestre de 2019 foi de muito trabalho e avanços em favor do Estado e das pessoas. “Estamos trabalhando de forma intensa para desenvolver uma política que resulte em ações efetivas na vida população, através dos nossos projetos de lei, indicações, requerimentos e intervenções junto ao governo do Estado e outros órgãos. Acredito que estamos realizando um trabalho coerente, ouvindo e dando voz às pessoas e atuando para que às reivindicações e necessidades dos municípios sejam vistas e encaminhadas. Tenho a certeza que o segundo semestre também será bastante produtivo e que continuaremos percorrendo os municípios, ouvindo lideranças e atuando de forma efetiva na Assembleia Legislativa pelo desenvolvimento do nosso Estado e por melhorias na vida do cidadão”, destacou Renato Câmara.

 

PROJETOS

 

Entre as principais propostas apresentadas pelo peemedebista neste primeiro semestre está o projeto de lei que instituiu a Semana de Incentivo a Doação de Órgãos Humanos para Transplantes, a ser comemorada anualmente de 21 a 27 de setembro. A semana tem o objetivo de estimular as atividades de promoção e apoio à doação de órgãos e tecidos para fins de transplantes e sensibilizar a população sobre a importância do tema.

 

Outra importante proposta do deputado é projeto de lei que institui no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul a Semana Estadual de Doação de Sangue, a ser comemorada anualmente entre 15 e 21 de agosto. Segundo Renato Câmara, os objetivos da proposta são conscientizar a sociedade, por meio de eventos e parcerias, com relação à importância do ato de doar sangue e medula óssea, além de sensibilizar novos voluntários para estimular a cultura solidária da doação. “O baixo estoque de sangue impacta diretamente na quantidade de procedimentos realizados, com suspensão de cirurgias e transplantes, afetando também a qualidade do atendimento dos pacientes com distúrbios hematológicos, crônicos e agudos”, analisa Renato Câmara.

 

O deputado também é o autor da proposta que cria a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo em homenagem aos Agentes da Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul em comemoração a Semana Estadual da Segurança Pública e do projeto de lei que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado o Festival Encontro com a Música Clássica, a ser realizado, anualmente, na primeira quinzena do mês de novembro.

 

Neste primeiro semestre, Renato Câmara também apresentou os projetos de lei que institui novembro como o “Mês de Enfrentamento à Tríplice Epidemia: Dengue, Zika e Chikungunya e que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado o festival “Cata Guavira”, realizada anualmente no município de Bonito.

Mauricio é atendido com asfalto no Jardim Universitário

Assessoria

 

“Pavimentação na rua Augusta de Matos vai beneficiar moradores da região norte”, destaca Mauricio (Foto - Reprodução)

 

Atendendo reivindicação dos moradores dos bairros da região norte da cidade, o vereador Mauricio Lemes (PSB) encaminhou pedido ao Executivo, no mês de abril, solicitando a complementação asfáltica da rua Augusta de Matos, no trecho de aproximadamente 150 metros, compreendido entre o Jardim Universitário e Chácara Flora.

 

Recentemente, a Prefeitura de Dourados publicou no Diário Oficial do Município, o processo de licitação, garantindo o início da obra, com os serviços de drenagem de águas pluviais, pavimentação asfáltica, sinalização e calçamento com acessibilidade.

 

Após a conclusão dos serviços, a comunidade de diversos bairros e condomínios fechados serão beneficiados com o asfalto, entre eles, o Porto Seguro, Jardim das Palmeiras, Ecoville I e II, Altos da Boa Vista, Pousada dos Pássaros e Hectare. “No início do ano fomos procurados pelos moradores desta região de Dourados que nos pediram apoio junto ao Executivo, com o propósito de complementar o asfalto da rua Augusta de Matos, considerando o intenso fluxo de veículos existente nesta localidade e prontamente fomos atendidos pela prefeita Délia, licitando a obra”, destacou Mauricio.

 

Poupatempo

 

Mauricio esteve nesta segunda-feira (15) acompanhando a prefeita Délia Razuk (PR) na inauguração do Poupatempo, implantado no antigo prédio do CSU (Centro Social Urbano), do Jardim Água Boa.

 

Durante a solenidade, ele destacou o empenho do vereador Braz Melo em propor um local que atendesse o cidadão em diversos serviços públicos, porém, ressaltou que durante sua campanha eleitoral em 2012, o projeto do Poupatempo também fez parte das suas propostas apresentadas à população.

 

Lembrou ainda o período em que foi funcionário na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, na época ao lado da secretária Rose Ane Vieira, onde junto participou de todas as articulações necessárias para que o projeto se tornasse realidade. “Sabemos a importância de levar este trabalho para o Grande Água Boa, mas acredito que este é somente o primeiro Poupatempo de outros que ainda serão implantados em várias regiões de Dourados”, comemorou.

 

Letícia Colin faz linda declaração para Fábio Assunção: “Ele é puro amor”

MSN

 

Letícia Colin usou seu Instagram na manhã desta quarta-feira (Foto - Reprodução)

Letícia Colin usou seu Instagram na manhã desta quarta-feira (17) para fazer uma linda homenagem ao colega de profissão e amigo Fábio Assunção.

 

Juntos, os dois acabaram de gravar a série Onde Está Meu Coração. Na trama, Fábio é pai de Letícia. Na rede social, a atriz comemorou a parceria com Fábio Assunção e não poupou elogios aos ator. “Todo mundo merecia conhecer o Fábio! Energia de amor à vida, ele abraça tipo urso acolhedor. Ele me cuidou e potencializou, pegou na minha mão e estabelecemos uma ponte juntos, fortes. O Fábio é assim, você quer estar perto. Ele adora conversar sobre tudo , e faz a gente rir. Ele fala da personagem e olho enche de lágrima”, começou a atriz.

 

“Amor de pai da Amanda, de amigo, de colega de profissão. Ele é puro amor. Em tudo. Com todo mundo. Ele consegue colocar humor no meio de uma cena dramática trazendo toda a complexidade da vida naquela ficção. Ele já viu todos os filmes e sugere marcas ousadas – totalmente entregue para cena- mesmo que seja para machucá-lo se assim for pro trabalho ficar potente”, continuou Letícia.

 

Para finalizar, a atriz falou sobre o profissionalismo do ator: ” É um ator daqueles. Aliás, do jeito único e hipnotizante que é só do Fábio Assunção. Obrigada por tudo. Contar uma história com você tem um valor saborosíssimo de imensidão. Com carinho sempre, Letícia”.

 

A homenagem e declaração de Letícia Colin, emocionaram seus fãs e seguidores. “Amo esses dois”, comentou Heloisa Perisse. “Isso sim é amor ao próximo, respeito e amizade”, comentou uma fã. “Fábio é um lindo! Outro dia vi uma entrevista com ele… E como não poderia ser diferente, Me surpreendeu. Ele é O SER HUMANO! Deus o abençoe!”, escreveu uma seguidora.

PDT suspende deputados que votaram a favor da reforma da Previdência

Agência Brasil

 

O PDT decidiu nesta quarta-feira (17) instaurar processo disciplinar contra os oito deputados federais que desrespeitaram decisão partidária e votaram a favor da reforma da Previdência. Por decisão da Executiva Nacional e da Comissão de Ética, os deputados também estão com suas representações partidárias suspensas até que o processo seja concluído – o que pode demorar até 60 dias.

 

A decisão atinge os deputados federais Alex Santana (BA), Flávio Nogueira (PI), Gil Cutrim (MA), Jesus Sérgio (AC), Marlon Santos (RS), Silvia Cristina (RO), Subtenente Gonzaga (MG) e Tabata Amaral (SP). De acordo com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, a decisão do Diretório Nacional “é soberana e representa todas as instâncias partidárias”.

 

“Os oito parlamentares estão com as suas atividades partidárias de representação na Câmara suspensas. Ninguém, nenhum desses oito, pode falar em nome do partido, ter função em nome do partido, participar da direção do partido até a decisão final do diretório nacional”, afirmou Lupi. Segundo ele, esses parlamentares também podem ser retirados de comissões em que porventura atuem na Câmara. A decisão será tomada pelo líder da bancada na Casa, André Figueiredo (CE).

 

A sigla também deliberou que filiados que façam parte de grupos de financiamento externo não receberão legenda do PDT para disputar eleições.

 

“O partido não dará legenda nem a vereador, nem a deputado e nem a nenhum filiado do partido que tenha financiamento clandestino: financiamento patrocinado por organizações pessoais, privadas, particulares, de gente muito poderosa que se utiliza de grupos para financiar o voto de parlamentares dentro da sigla do PDT. Não é específico para um, é para todos”, afirmou Lupi.

 

De acordo com o regimento do partido, os parlamentares podem sofrer sanções mais brandas, como uma advertência e até mesmo serem expulsos da sigla. Em março, o PDT fechou questão contra a reforma da Previdência. No entanto, caso os deputados votem contra a proposta na apreciação em segundo turno na Câmara, a sanção pode ser revista. A previsão do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é que a votação ocorra no dia 6 de agosto com o retorno da Casa às atividades após o recesso legislativo.

 

“Como o processo não está esgotado, tem o segundo turno, e nós acreditamos que o ser humano é o único ser vivo capaz de evoluir, quem sabe alguns evoluem, ouçam o que está se fazendo de maldade com a base da sociedade que ganha até R$ 3 mil, R$ 2,5 mil, voltem atrás e voltem para o partido. É claro que a situação de qualquer um dos oito que voltar atrás nessa posição equivocada inicialmente será considerada como uma forte opção pelo partido”, afirmou o presidente do PDT.

 

PSB

 

Ontem (15), o Conselho de Ética do PSB abriu processo sobre deputados que votaram a favor da reforma da Previdência. Segundo presidente do Conselho de Ética, Alexandre Navarro, a decisão final sobre o caso será do diretório da legenda, provavelmente, na segunda quinzena de agosto.

 

A decisão se estende aos seguintes deputados federais: Emidinho Madeira (MG), Felipe Carreras (PE), Felipe Rigoni (ES), Jefferson Campos (SP), Liziane Bayer (RS), Luiz Flávio Gomes (SP), Rodrigo Agostinho (SP), Rodrigo Coelho (SC), Rosana Valle (SP), Ted Conti (ES) e Átila Lira (PI).

 

De acordo com o partido, depois de notificados, os deputados terão 10 dias para apresentar defesa. Concluídos os processos, o Diretório Nacional será convocado para decidir sobre a recomendação feita pelo Conselho, com base no Código de Ética do partido. As punições vão desde advertência até expulsão.

Juiz Odilon sai do PDT e quer se candidatar a prefeito

Correio do Estado

 

Nova sigla ainda não foi definida (Foto - Arquivo/Correio do Estado)

Juiz federal aposentado Odilon de Oliveira divulgou carta anunciando sua desfiliação ao PDT. Objetivo dele é de se filiar a outro partido para disputar prefeitura do interior do Estado. A escolha da sigla será feita, segundo ele, depois de muita reflexão.

 

Nas eleições de 2018, o juiz aposentado ficou em segundo lugar para o cargo de governador do Estado e perdeu de Reinaldo Azambuja por, aproximadamente, 61 mil votos de diferença.

 

A estratégia política agora é de se filiar a outro partido. “Ele está avaliando os convites de partidos, incluído os recentes convites para disputar prefeituras do interior na qual foi bem votado e possível algum vínculo”, disse o filho do juiz aposentado, o vereador Odilon de Oliveira Junior (PDT).

 

Odilon de Oliveira disse que a carta, endereçada ao presidente regional do partido, deputado federal Dagoberto Nogueira, é para que a agremiação possa se organizar com mais liberdade. “Ele não quer atrapalhar”, disse o vereador.

 

Odilon Junior também já expressou sua vontade em se desfiliar do PDT, mas, como está com mandato, terá que esperar a abertura da janela partidária que se inicia em abril de 2020, para quem tem mandato, e outubro de 2019, para quem não tem e quer se filiar.

 

A intenção do juiz aposentado é de mirar em Três Lagoas e Dourados. “Demos muito trabalho ao governo ali, mesmo não tendo o apoio das prefeituras respectivas”, afirmou o vereador Odilon de Oliveira Junior.

Câmara de Dourados abre espaço para debater a “Reforma da Previdência”

Assessoria

 

Comissão durante reunião para encaminhamentos da audiência pública (Foto: Assessoria)

 

A Câmara de Dourados realizará no dia 30 de julho, às 18h30, uma Audiência Pública que tem como tema a Reforma da Previdência. O propositor do evento, vereador Elias Ishy (PT), explica que o debate será sobre as reais mudanças na vida das famílias e os impactos no município. “Esse assunto é muito sério e devemos ter muita transparência com relação à Seguridade Social”, afirma o parlamentar.

 

Como palestrantes, a Câmara recebe a economista do DIEESE/MS (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos de MS), Andreia Ferreira, e a advogada previdenciária, coordenadora adjunta do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), Priscila Arraes Reino.

 

O atual modelo previdenciário contribuem trabalhadores, empregadores e governo. Nesse, houve uma redução das desigualdades sociais na economia de milhares de municípios brasileiros. Segundo a ANFIP – Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Previdência Social – se aprovada a PEC 06, a economia do Brasil será prejudicada e afetará o Estado de bem-estar social, aumentará o índice de desigualdade e de pobreza, comprometendo os municípios, que serão impactados pelo aumento da demanda na Saúde e na Assistência Social.

 

Para exemplificar, entre os anos de 1988 e 2017, a quantidade de benefícios pagos pela Previdência Social aumentou 336,23%, passando de 11,6 milhões para 34,5 milhões de beneficiários. Em 2017, 31,30% dos brasileiros viviam abaixo da linha de Pobreza (com renda mensal = R$ 468,50). Se não fosse a Previdência, esse percentual seria de 46,50%, ou seja, a Previdência foi responsável pela redução de 15,2%. Significa que 30,9 milhões de pessoas deixaram de ficar na miséria.

 

Antes de qualquer reforma, de acordo com a divulgação, o Governo deveria adotar as seguintes medidas: adoção de um modelo econômico promovido pelo Estado que priorize geração de emprego, renda e políticas sociais; modificar as fontes de financiamento do sistema atual por meio de reforma tributária que institua impostos sobre lucros e dividendos, renda e patrimônio dos mais ricos; fim das isenções fiscais concedidos a empresas; combater a sonegação de impostos e cobrar os grandes devedores; fim da desvinculação de receitas da União (DRU), que transferem recursos da Previdência para o pagamento de juros da dívida pública.

 

“Um ataque aos direitos do povo não pode ser vendido como combate aos privilégios, enquanto o país segue generoso em desonerações e renúncias fiscais, que reduzem a arrecadação. Grandes empresas devem bilhões ao país, mas quem pagará essa conta?”, questiona o vereador. Ele lembra que a Previdência Social não é propriedade de nenhum governo, seja de base ou oposição, mas sim de toda sociedade. “Peço que os douradenses se interessem pelo assunto e participem da atividade local”, finaliza.

Délia inaugura Poupatempo e diz que é necessário recuperar os prédios públicos

Assecom

 

Prefeita Délia Razuk inaugurou o Poupatempo na manhã desta segunda-feira e prometeu recuperar mais prédios públicos (Foto - A.Frota)

 

Ao inaugurar na manhã desta segunda-feira o Poupatempo, a prefeita de Dourados Délia Razuk afirmou que o órgão implantado no antigo Centro Social Urbano no Jardim Água Boa representa o resgate da cidadania, colocando num só lugar o atendimento de vários serviços públicos.

 

Délia lembrou que ao assumir a Prefeitura não prometeu grandes obras, se comprometeu a valorizar as pessoas, e o Poupatempo representa o respeito com o cidadão. “Precisamos valorizar o que temos”, disse a prefeita, que pretende recuperar todos os prédios e bens públicos.

 

Com o Poupatempo, a prefeita recuperou parte do prédio do antigo CSU sem a necessidade de alugar imóveis de terceiros. Em seu discurso, Délia anunciou que vai fazer esforços para a reforma total do Pavilhão de Eventos Mauro Rigotti, que fica no espaço do CSU.

 

O Poupatempo vai descentralizar e tornar mais rápido os atendimentos à população de serviços públicos oferecidos pelas concessionárias de água e luz, além de atendimentos da Defensoria Pública, Procon e demais serviços da Prefeitura de Dourados.

 

No mesmo local, segundo a prefeita, estarão atendendo as agências municipais de Habitação e de Trânsito, o Procon, o IPTU, além da emissão de carteira de identidade e de carteira de trabalho.

 

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Rose Ane Vieira, afirmou que a ideia do Poupatempo, sugerida pelo vereador Braz Melo, teve o apoio imediato da prefeita, que possibilitou as condições para a implantação do órgão.

 

O vereador Maurício Lemes disse que “este é mais um sonho realizado e vamos lutar para que outros Poupatempo sejam abertos nas regiões do Parque das Nações, Grande Flórida e Canaã I, para levar os serviços públicos à população”.

 

Participaram da solenidade o presidente da Câmara Alan Guedes, o presidente da Sanesul, Waltinho Carneiro, o deputado estadual José Carlos Barbosa, vereadores, secretários municipais e representantes do Procon, Defensoria Pública, do Ministério Público e de entidades representativas da sociedade.

 

O Poupatempo é um projeto criado orginalmente em 1996, pelo então governador do Estado de São Paulo, Mário Covas e devido ao sucesso e importância na descentralização dos serviços públicos foi adotado pela Prefeitura de Dourados.

 

Murilo assume o governo por 13 dias em agosto, durante férias de Reinaldo

Campo Grande News

 

Reinaldo e Murilo, durante a campanha de 2018; governador se licenciará por 13 dias e passará cargo a vice. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) deve tirar 13 dias de férias, entre 8 e 20 de agosto, período em que a administração estadual ficará sob responsabilidade do seu vice, Murilo Zauith (DEM), também secretário de Estado de Infraestrutura.

 

O pedido de autorização para licença do chefe do Executivo estadual tramita desde o início do mês na Assembleia Legislativa, por meio do projeto de decreto legislativo 12/19. Nele, é solicitada autorização para que Reinaldo se licencie das funções de governador e possa se ausentar do Estado e do país, prevendo também que Murilo responda pelo governo.

 

A assessoria da administração estadual confirmou que os 13 dias correspondem às férias do governador –que, em 1º de janeiro deste ano, tomou posse em seu segundo mandato, para o qual foi eleito em 2018.

Deputado Marçal vota contra projeto que reduz salário de professores

Assessoria

 

Deputado Marçal é contra diferenciação de salário entre o concursado e o comissionado (Foto: Luciana Nassar)

 

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) votou na quinta-feira (11) contra o mérito do projeto do Governo do Estado que prevê alterações na Lei Complementar 87/2000, do Estatuto dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso do Sul.

 

O projeto, que altera a remuneração de aproximadamente 9 mil professores convocados da Rede Estadual de Ensino, teve na quarta-feira (10) a sua primeira votação sobre a legalidade e admissibilidade – se podia ou não tramitar na Assembleia Legislativa.

 

Membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) na Casa de Leis, o deputado Marçal Filho, que é advogado, votou favorável pela tramitação. Nesta quinta-feira (11) ocorreu na Assembleia o voto sobre o mérito do projeto do Governo.

 

Entendendo ser prejudicial à educação, o deputado Marçal Filho votou contra. “Não apoio o projeto por fazer diferenciação entre o concursado e o comissionado que executam as mesmas funções no ambiente escolar”, justificou o deputado.

 

O projeto prevê também uma série de alterações voltadas principalmente para o regime de convocação de professores da Rede Estadual de Ensino. Além de Marçal, outros seis parlamentares foram contra o mérito do projeto, no entanto, 14 parlamentares (a maioria) votaram pela tramitação. Agora, segue para a sanção do Governo do Estado.

O Rei Leão: Novo trecho de “Hakuna Matata” traz Simba adulto cantando com Timão e Pumba

Terra

 

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

 

Prontos para ver Simba, Timão e Pumba cantando “Hakuna Matata” no novo O Rei Leão?

 

Um novo trecho da clássica música foi divulgada durante o programa Jimmy Kimmel Live, nesta terça-feira (9). Em uma entrevista concedida pouco antes da pré-estreia mundial do filme dirigido por Jon Favreau, Donald Glover falou sobre a pressão de trabalhar (e cantar!) ao lado de Beyoncé e interpretar Simba, e o apresentador aproveitou a oportunidade para mostrar mais um pedacinho da canção que é, provavelmente, uma das mais icônicas do filme de 1994.

 

Em trechos de “Hakuna Matata” divulgados anteriormente, já havíamos visto o pequeno Simba (JD McCrary) aprendendo o que significa o estilo de vida do suricato e do javali que se tornam seus grandes amigos. Agora, é possível ver o futuro rei já adulto, dublado por Glover, soltando a voz. Confira no vídeo abaixo, a partir de 6min42.

 

Literalmente vestido de leão — era live-action com atores que você queria? Aí está! —, o ator brincou sobre o processo de construção do personagem: “Era isso que usávamos todos os dias, no set […] Eu estava trabalhando com Andy Serkis, você conhece? Estava trabalhando com ele na África por dois anos antes de entrar no projeto, então… bem estressante”.

 

Sobre trabalhar ao lado de Beyoncé, que interpreta Nala no novo longa, o ator contou que escolheu não dividir uma cabine de dublagem com ela, puramente para fugir da pressão. “Eu pedi para não estar [no mesmo estúdio que ela durante a gravação das canções]. Eu não queria estar olhando nos olhos da Beyoncé enquanto fazia isso. Mas, na verdade, eu estava trabalhando solo naqueles momentos […], e depois eles colocaram tudo junto. Acho que é menos intimidante jogar basquete com Michael Jordan [do que cantar com Beyoncé]”, confessou.

 

O Rei Leão chega aos cinemas brasileiros em 18 de julho.

 

Entra em vigor lei de Marçal que prioriza matrícula de filhos de mulheres vítimas de violência

Assessoria

 

Marçal é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente (Foto: Luciana Nassar)

 

Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (10), a Lei 5.363, que estabelece prioridade de matrícula nos estabelecimentos de ensino de Mato Grosso do Sul para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica.

 

O autor da nova lei, deputado Marçal Filho (PSDB), explicou que a medida irá facilitar a transferência para escolas de outras regiões ou cidades, caso as mães precisem mudar de endereço junto de seus filhos para se afastar do agressor.

 

A lei também assegura a prioridade de matrícula para as crianças e adolescentes vítimas de violência. “Na maioria dos casos, as vítimas não esperam a proteção do poder público e procuram abrigo em casa de amigos e familiares. Para evitar que a burocracia seja um obstáculo às crianças e adolescentes que queiram continuar seus estudos, torna-se necessário garantir esse direito por lei”, destacou Marçal Filho.

 

Na Assembleia Legislativa, o deputado é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente e da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher. Várias ações têm sido desenvolvidas nessas áreas, de forma a garantir proteção e direitos. Na semana passada Marçal Filho apresentou projeto de lei que tem como objetivo facilitar o acesso à moradia para mulheres vítimas de violência doméstica.

 

A proposta inclui, entre as condições que devem ser observadas para cadastros de pessoas nos programas habitacionais e sociais do estado, a situação de vulnerabilidade envolvendo essas pessoas quando são vítimas de violência doméstica. Este projeto ainda passará por votação na Assembleia Legislativa.

Festival de Inverno de Bonito inspira na dança, teatro e música com artistas consagrados

Portal do MS

 

20º Festival de Inverno de Bonito tem música para todos os gostos (Foto - Divulgação Grupo Galpão)

 

Na 20ª edição do Festival de Inverno de Bonito – que acontece entre 25 28 de julho – o sul-mato-grossense terá oportunidade de assistir a espetáculos de teatro e dança premiados internacionalmente, praticamente inacessíveis a maioria da população. Um belo exemplo é o grupo mineiro Galpão, uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro, cuja origem está ligada à tradição do teatro popular e de rua. Criado em 1982, o grupo desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa e busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público.

 

É um dos grupos brasileiros que mais viaja, não só pelo país como também pelo exterior, já tendo percorrido o território brasileiro de norte a sul e participado de vários festivais em países da América Latina, América do Norte e Europa. Em Bonito será apresentado o espetáculo “Os gigantes da montanha”. A peça, de Luigi Pirandello, narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas.

 

Na dança dois grandes grupos estarão no palco do Festival: o Grupo Ares com o magnífico espetáculo “Vertebral” onde bailarinos atravessam o corpo dançante e acrobático em situações de desequilíbrio, suspensão, torções, queda e recuperação e o Quasar Cia de Dança que se inspirou na Bossa Nova para criar o espetáculo “O que ainda guardo”. A apresentação traz elementos que contam os 30 anos de existência da Quasar e suas características marcantes que são o estilo do movimento, o humor e a leveza na dança.

 

Tomando ainda a dança no Brasil como ponto de partida de estudo e reflexão, o artista performático e músico, Antônio Nóbrega, vem com “Com passo Sincopado”, um mix de vídeo, performances e falas, onde ele apresenta o seu pensamento sobre uma dança brasileira contemporânea sistematizada a partir do encontro de matrizes corporais populares – passos, giros, meneios, molejos, gingados, etc. Conhecido em inúmeros países, entre eles Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Cuba, Rússia e França. Nóbrega é detentor de inúmeros prêmios, entre os quais o TIM de Música, SHELL de teatro, Mambembe, APCA, Conrado Wessel etc. O escritor Ariano Suassuna foi um dos seus maiores apoiadores.

 

E no 20º Festival de Inverno de Bonito tem música para todos os gostos. No elenco nacional o público vai sacudir com o ritmo baiano do grupo BaianaSystem, cantar com os sertanejos Chryistian e Ralf, lembrar os sucessos da diva Gal Costa e matar as saudades do cantor Lenine, que vem ao Estado depois de nove anos da sua última apresentação no Festival América do Sul e do MS Canta Brasil em 2010, eventos realizados pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Música boa, arte, cinema, teatro, dança, diversidade fazem parte deste caldeirão cultural que é o Festival de Inverno de Bonito. Quem vai perder?