sexta-feira, 26 de junho de 2026

Lia Nogueira quer solução para danos em Ceim entregue recentemente

Assessoria

 

Lia Nogueira durante visita ao Ceim do Ipê Roxo (Foto: Divulgação)

A vereadora Lia Nogueira (PR) está cobrando da Prefeitura de Dourados soluções emergenciais para problemas estruturais no Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal) Clarinda Mattos e Souza. A unidade escolar localizada na região do Bairro Ipê Roxo foi entregue em 2016. Apesar de novo, o prédio já apresenta uma série de falhas.

 

Atendendo denúncias de mães que têm crianças matriculadas na unidade de ensino, Lia Nogueira foi até o local para vistoriar o prédio e comprovar as falhas. “É um prédio novo, bem planejado. Esse Ceim foi construído há menos de três anos, está ainda dentro do prazo de garantia de obra pública e o que se vê aqui é uma situação grave”, relatou a vereadora, que afirmou que os problemas na estrutura física podem comprometer o atendimento da educação infantil nesta região

 

Segundo Lia Nogueira, o prédio apresenta problemas no teto, infiltrações em várias salas de aula e a parte elétrica está comprometida. “Com as chuvas dos últimos dias, a água se acumulou na laje causando muita infiltração. Isso aqui está um perigo para as crianças, um risco de parte de a laje desabar, além do risco de um curto circuito”, alertou Lia Nogueira.

 

Em contato com as mães de alunos do Ceim do Ipê Roxo, a vereadora foi informada de que, devido a todo problema na estrutura do prédio, ao menos duas salas de aula, incluindo a do maternal, precisaram ser interditadas. Situação que, conforme a comunidade escolar, foi comunicada ao município. “As mães me disseram que a secretaria de Educação tem conhecimento do problema, mas nenhuma providência foi tomada até agora”, destacou.

 

Após a vistoria no Ceim Clarinda Mattos, a vereadora fez um requerimento à Prefeitura de Dourados cobrando explicações e soluções. Lia Nogueira também questionou o secretário de Educação, Upiran Jorge Gonçalves, sobre as falhas na obra. O secretário informou já ter conhecimento da situação. Conforme Upiran, a construtora que executou a obra será notificada e terá de se responsabilizar pelas falhas no prédio.

Bebeto participa de reunião na Agehab com moradores do Residencial Ouro Fino

Assessoria

 

Bebeto preside a Comissão de Habitação da Câmara de Dourados (Foto: João Pires)

 

O vereador Bebeto (PR) acompanhou os representantes do Residencial Ouro Fino, em reunião na quinta feira (07) com o diretor da Agehab (Agência de Habitação), Carlos Augusto Pimentel. Em pauta os moradores reivindicam a regularização de seus lotes, onde residem aproximadamente 270 famílias.

 

De acordo com o secretário Carlos Pimentel, os moradores poderão entrar no Programa Lotes Humanizados e assim, serem beneficiados pela Lei 13.465 de 2017 que garante a regularização fundiária. Segundo ele, a maioria dos lotes está apta para as adequações necessárias e, informou que nos próximos dias deverá ser feito um levantamento no local para as providências necessárias ao início do projeto.

 

Como presidente da Comissão de Habitação do Legislativo, o vereador Bebeto se comprometeu em levar as demandas da comunidade do Residencial Ouro Fino aos demais membros da Comissão da Habitação e também acompanhar de perto a tramitação do projeto de regularização fundiária. “Se necessário, juntamente como os outros vereadores que integram esta Comissão, iremos fazer algumas visitas in-loco no bairro, onde poderemos auxiliar e prestar informações aos moradores”, afirmou Bebeto.

 

Também participaram da reunião, o vereador Silas Zanata (PPS) (vice-presidente da Comissão de Habitação), o assessor especial da Agehab, Helton Gomes e o assessor parlamentar Paulo Victor, representando o vereador Sérgio Nogueira (PSDB).

 

SAMU

 

Já na segunda-feira (11), o vereador Bebeto acompanhou a prefeita Délia Razuk (PR) na entrega de três novas ambulâncias ao Samu de Dourados. As viaturas foram doadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, a pedido da própria prefeita e partir de hoje estarão a serviço da população douradense. No mesma solenidade, a prefeita também repassou à Secretaria Municipal de Saúde uma camionete que irá reforçar a frota do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). O veículo também foi uma doação do governo federal, como prêmio de município destaque no combate à dengue no ano de 2018.

“Covardia sem tamanho”, diz Bolsonaro sobre massacre

Terra

 

Jair Bolsonaro usou o seu perfil oficial do Twitter (Foto - Ueslei Marcelino / Reuters)

 

O presidente Jair Bolsonaro usou o seu perfil oficial do Twitter para comentar o tiroteio em Suzano, São Paulo, e prestar suas homenagens às vítimas. “Presto minhas condolências aos familiares das vítimas do desumano atendado (sic) ocorrido hoje na Escola Professor Raul Brasil, em Suzano, São Paulo. Uma monstruosidade e covardia sem tamanho. Que Deus conforte o coração de todos!”

 

O massacre aconteceu na manhã desta quarta-feira (13) na Escola Estadual Raul Brasil, no Jardim Imperador, em Suzano, na Grande São Paulo, deixou ao menos 10 mortos: 5 adolescentes, 2 funcionários, o dono de uma locadora e 2 atiradores, que teriam se suicidado. Pelo menos 9 pessoas feridas foram levadas até os três hospitais mais próximos do local.

 

Mais cedo, o vice-presidente Mourão também lamentou o incidente e culpou os videogames violentos.

Grávida, Tatá Werneck já tem palpite sobre o sexo do bebê

MSN

 

Tatá Werneck já aposta no sexo do seu primeiro filho com o ator Rafa Vitti (Foto - Reprodução/Istagran)

Em uma conversa com o colunista Ricardo Feltrin, do UOL, a apresentadora falou que acredita que esteja esperando um menino. “Por pura intuição, é menino”, disse. Grávida de seis semanas, Tatá Werneck teve um pequeno deslocamento de placenta e está de repouso em sua casa no Rio de Janeiro.

 

Além de falar seu palpite sobre o sexo do bebê, Tatá falou sobre o nome do filho. A apresentadora garantiu que não irá escolher nomes da moda como Enzo e Valentina e brincou: “Estou tentando inventar algo novo. Por enquanto só descartei Tenório e Everaldo. Os outros estão valendo”, disse.

 

Grávida, Tatá Werneck espera seu primeiro filho com o ator Rafa Vitti. Os dois, que estão juntos desde 2017, ficaram noivos no ano passado. Será que vem casamento por aí?

Mauricio comemora convocação de 35 educadores para o cargo de professor-coordenador

Assessoria

 

Mauricio Lemes se reuniu com os educadores concursados em janeiro (Foto: Divulgação)

 

A Prefeitura de Dourados convocou 35 novos educadores aprovados em concurso público ao cargo do magistério municipal (professor/coordenador). A publicação está na edição de segunda-feira (11), do Diário Oficial do Município, em Decreto nº 078 de 08 de março de 2019.

 

A convocação dos servidores foi realizada após pedido do vereador Mauricio Lemes (PSB) ao Executivo, sendo que, nas primeiras semanas do ano os educadores se reuniram com o vereador, na Câmara Municipal, para revindicarem providências visando suprir a demanda por novos professores/coordenadores nas escolas municipais.

 

Desta forma, Mauricio Lemes se comprometeu levar ao conhecimento da prefeita Délia Razuk (PSB) e ao secretário municipal de Educação, Upiran Gonçalves, a revindicação dos concursados, quando foi prontamente atendido. “Estivemos reunidos com o secretário de Governo, Celso Schuch e com o secretário Upiran que nos recebeu e acolheu o pedido destes educadores, agora recém convocados”, comemora o vereador.

 

 

Suspeitos no caso Marielle podem fazer delação premiada, diz Witzel

MSN

 

O governador Wilson Witzel disse que as prisões são importantes respostas da polícia para a população (Foto - Divulgação)

 

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), disse que os 2 suspeitos de assassinar a vereadora Marielle Franco presos na manhã desta 3ª feira (12.mar.2019) podem fazer uma delação premiada e contar aos investigadores mais detalhes sobre o crime.

 

De acordo com ele, a prisão de Ronnie Lessa e Élcio Vieira de Queiroz é uma resposta importante que o Estado dá a sociedade –mesmo que a polícia não tenha descoberto quem foi o mandante.

 

Witzel concedeu na manhã desta 3ª feira (12.mar.2019) uma entrevista, acompanhado dos investigadores que apuram os detalhes do assassinato.

 

Operação Lume

 

Dois suspeitos pelo assassinato da vereadora foram presos no Rio de Janeiro. Os acusados são Ronnie Lessa, policial militar reformado, 48 anos, e o ex-policial militar Élcio Vieira de Queiroz, 46. A operação Lume foi realizada 2 dias antes de o crime completar 1 ano

 

Segundo as investigações da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Ronnie foi o responsável pelos disparos contra a vereadora. Estava no banco de trás do carro. Élcio teria dirigido o veículo. A apuração ainda busca pelos mandantes do crime.

 

Repercussão

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, disse na conta do Twitter do ministério que espera que as prisões de suspeitos sejam 1 passo para a “elucidação completa” do caso.

Maurício é atendido em serviços de limpeza e cascalhamento em bairros

Assessoria

 

Maurício Lemes vistoria serviço de cascalhamento no Altos do Indaiá (Foto: Divulgação)

 

Uma das principais ações do vereador Maurício Lemes (PSB), na Câmara Municipal de Dourados, está relacionada à manutenção de ruas e limpeza de praças públicas. Prova disto são as diversas solicitações encaminhadas a prefeita Délia Razuk (PR) e secretarias competentes, solicitando atendimentos a demanda da população.

 

No sábado (2), por exemplo, o vereador acompanhou os serviços de patrolamento e cascalhamento na Rua Bernadina Valéria Bittencourt, no bairro Altos do Indaiá, executado pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, em atendimento a sua solicitação. “Quero agradecer a prefeita Délia que atendeu ao pedido dos moradores desta região que nos solicitaram providências e, graças a esta parceria o problema foi amenizado até que chegue asfalto nesta localidade”, ressaltou.

 

Recentemente o vereador Maurício também acompanhou os serviços de limpeza e podas de árvores executados através da Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos), entorno da Escola Estadual Ramona Pedroso, onde o espaço é frequentemente utilizado pela comunidade para prática de caminhadas. “Agradecemos à Prefeitura pelo atendimento de nossa demanda e pedimos às pessoas que nos ajudem mantendo este local limpo, não descartando ali galhadas e outros lixos”, enfatizou.

 

Tapa Buracos

 

Em indicação protocolada na Câmara Municipal, o vereador Maurício Lemes ainda solicitou a administração municipal, serviços de manutenção de vias em vários bairros, entre eles, operação tapa buraco nas ruas de acesso ao CEIM Maria de Nazaré, na extensão da rua Ozorio Nunes Siqueira, Elias Milan, Bezerra de Menezes e Manoel Gabriel da Costa, localizado no Jardim Flórida I e ainda a pintura das faixas de pedestre e placas indicativas.

 

Em outro documento encaminhado a prefeita Délia e ao secretário Fabiano Costa (Semsur), o vereador solicitou providências na manutenção de um tampão de águas fluviais na Rua Cassiano Raimundo Ojeda, esquina com a Rua Takeo Takimoto, no bairro Altos do Indaiá, que estaria aberto há meses.

Câmara de Dourados realiza homenagem ao Dia Internacional das Mulheres

Assessoria CMD

 

Vereadores durante discurso em homenagem às mulheres (Foto: Thiago Morais)

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Câmara Municipal de Dourados ofereceu às servidoras uma manhã de homenagens. As mulheres da Casa de Leis participaram de palestra sobre saúde, sendo presenteadas com limpeza de pele, dicas de automaquiagem, e ainda compareceram a um café da manhã.

 

No hall de entrada da Casa de Leis, as mulheres da Casa foram reunidas para comemorarem o seu dia. Durante discursos, a vereadora Marinisa Mizoguchi (PSB) lembrou sobre o fato histórico de que, pela primeira vez, três mulheres compõem o Plenário. “Ainda sonho com 50% da Câmara composto por mulheres”, destacou.

 

“A vida da mulher não é fácil e tenho a consciência da importância dela na sociedade. Por isso temos que avançar ainda mais. Parabenizo todas as mulheres que, mesmo com lutas, nós possamos escrever uma linda história e deixar nosso legado como mulher”, completou.

 

A vereadora Lia Nogueira (PR) também parabenizou as mulheres, destacando que neste dia é importante ressaltar o respeito e o protagonismo feminino na sociedade. “Esse dia também é de reflexão, pois Mato Grosso do Sul tem liderado o número de feminicídios no Brasil”, apontou. “São temas que precisam avançar, porque o lugar da mulher é onde ela quer estar. Não é atrás de um homem, mas sim ao seu lado. Temos que lembrar que não nascemos para ser coadjuvantes, mas protagonistas da nossa história”, complementou.

 

A 2ª secretária da Casa de Leis, vereadora Daniela Hall (PSD), também discursou durante a homenagem. Ela relembrou o fato de três mulheres exercerem o cargo de vereadora na Casa de Leis, simultaneamente, assegurando que as três têm o dever de inspirar ainda mais mulheres a seguirem o caminho da política.

 

“Temos o dever e o desafio de, na próxima eleição, eleger mais mulheres para a Câmara, pois nós temos um olhar diferente, que soma com o dos homens que também estão na Casa. Que vocês, mulheres, continuem o bom trabalho que sempre fazem nesta Casa”, frisou Daniela.

 

Ainda antes do café da manhã, o presidente da Câmara de Vereadores, Alan Guedes (DEM), lembrou que, atualmente, as mulheres exercem a maioria dos cargos de chefia na Casa de Leis, sendo, para ele, a expressão do empoderamento feminino dentro do Poder Legislativo de Dourados. “Elas exercem um trabalho especial, com um olhar diferenciado e carinhoso”, garantiu.

 

“Hoje é dia de luta, de memória, de enxergar que as mulheres passam por violências cotidianas e que, muitas vezes, são invisíveis aos olhos dos homens. Isso é sério. Por isso é um dia de reflexão. Que elas tenham ainda mais respeito, atenção e que possam cumprir a sua missão com dignidade”, acrescentou o presidente.

 

Os vereadores Sergio Nogueira (PSDB), Elias Ishy (PT), Marcelo Mourão (PRP), Olavo Sul (Patriota), Junior Rodrigues (PR), Juarez de Oliveira (MDB) e Bebeto (PR) também participaram das homenagens.

 

O deputado estadual José Carlos Barbosa “Barbosinha” (DEM) também estava presente na comemoração. “O nosso Estado tem um paradoxo. É um dos estados que mais empodera mulheres, porém possui um dos maiores índices de violência contra a mulher. Por isso precisamos refletir, apesar de ser um importante dia de comemoração”, observou o deputado.

 

Servidoras da Casa de Leis foram presenteadas com limpeza de pele (Foto - Thiago Morais)

 

Após as homenagens, as mulheres da Casa ainda participaram de uma palestra sobre a saúde da pele e foram presenteadas com limpeza de pele e dicas de automaquiagem. “Este é um dia para elevar a autoestima das mulheres, dando este presente em forma de carinho. Nós percebemos que a autoestima da mulher é ligada à felicidade e à descontração, por isso nós estamos aqui para transformar o sorriso delas”, apontou a promotora de produtos de beleza, Fabiane Câmara.

 

Além da limpeza de pele, as mulheres ainda tinham produtos de beleza à disposição. A cerimonialista da Casa de Leis, Tatiani Lazzarini Marçal, trabalha há 12 anos no Poder Legislativo e foi uma das servidoras que participou do tratamento.

 

“Estes serviços que foram oferecidos pela Câmara são muito importantes para nós, porque a mulher tem a preocupação de cuidar do outro, do marido, do filho, da família, e acaba esquecendo-se de cuidar dela mesma. Com esses cuidados vamos trabalhar felizes e realizadas”, reconheceu Tatiani.

Bruna Marquezine sobre beijo entre Anitta e Neymar: “Desnecessário”

MSN

 

Neymar e Anitta chegaram juntos à Marquês de Sapucaí (foto: AFP / Mauro Pimentel )

 

Após Bruna Marquezine ter supostamente deixado camarote aos prantos por causa de ‘ficada’ entre Anitta e Neymar, a reação da artista teria sido mais séria do que se imagina. A famosa não gostou nada de saber que o ex e a cantora se envolveram no mesmo local onde estava.

 

“Desnecessário”, disse a atriz, de acordo com uma fonte ao “Uol”.

 

O contato ainda explicou qual foi a maior preocupação de Bruna com a possível repercussão do beijo. “Ela manteve a tranquilidade, mas ficou bem chateada porque considerou uma falta de respeito. Tudo bem que eles terminaram há uns cinco meses, mas foram seis anos juntos!”, disparou.

 

E continuou: “Tanto Anitta quanto Neymar sabiam que ela ia ser massacrada nas redes sociais e foi o que aconteceu”.

 

Com o bloqueio das redes sociais, a morena pode ter um grande prejuízo financeiro por causa da publicidade que rendia com posts. “Ninguém esperava, né? Ela tinha quase 35 milhões de seguidores e está decidida a não voltar. Marquezine pode deixar de faturar muito para desespero de seus agentes”, declarou o contato.

 

A mãe de Bruna até chegou a comemorar a situação, já que agora o jogador pode nunca mais ter chances com a filha. “A mãe dela nunca morreu de amores pelo Neymar e já disse para uma amiga que ‘felizmente’ agora a relação teria acabado mesmo.”

Foi “mal interpretado”, diz Mourão sobre fala de Bolsonaro

Terra

 

Vice-presidente Hamilton Mourão durante entrevista à Reuters em Brasília (Foto: Reuters)

 

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que o presidente Jair Bolsonaro foi “mal interpretado” ao dizer que democracia e liberdade só existem quando as Forças Armadas assim o querem. Segundo Mourão, a frase não tem tom ameaçador, como foi visto por alguns, e, sim, faz referência ao caso de países como a Venezuela.

 

Ao chegar ao Planalto após o almoço, Mourão falou, bem-humorado, que já sabia o que os jornalistas queriam perguntar e tratou logo de tentar esclarecer a nova polêmica. “Eu já sei qual é o assunto e vou dizer muito claramente o que o presidente quis dizer. Ele está sendo mal interpretado. O presidente falou que onde as Forças Armadas não estão comprometidas com democracia e liberdade, esses valores morrem. É o que acontece na Venezuela. Lá, infelizmente as Forças Armadas venezuelanas rasgaram isso aí”, disse Mourão a jornalistas.

 

Para o vice, foi “exatamente isso que o presidente quis dizer”. Questionado se concorda com a afirmação de Bolsonaro, Mourão respondeu que, “se as Forças Armadas não são comprometidas com democracia e liberdade, elas não subsistem”. “Está aí a Venezuela para mostrar”, reforçou.

 

Ao ser indagado sobre as críticas que têm recebido de um dos gurus do governo, o filósofo Olavo de Carvalho, Mourão desconversou e mandou um “beijinho”.

 

O vice-presidente também evitou comentar o vídeo compartilhado pelo presidente Jair Bolsonaro com cenas obscenas que associou aos blocos de carnaval. Ontem, o Planalto soltou uma nota para dizer que o presidente não quis criticar o carnaval de forma genérica. “Sobre isso eu não vou comentar”, afirmou o vice.

Guaidó volta à Venezuela para participar de protestos contra Maduro

Agência Brasil

 

Nas redes sociais, Guaidó avisa que retornou à Venezuela (Foto - Divulgação)

 

O autodeclarado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, usou hoje (4) as redes sociais para dizer que chegou à Venezuela. Sem dar detalhes sobre o pouso, ele apenas informou que estava no país. “Já em nossa terra amada. Venezuela, acabamos de passar pela imigração e vamos nos mobilizar para onde está o povo”, avisou o líder na sua conta pessoal no Twitter.

 

Em seguida, o interino acrescentou que: “Entramos na Venezuela como cidadãos livres, que ninguém nos dia o contrário. Sinto o sol de Guaíra e o brilho do povo que nos esperou aqui”.

 

Guaidó retorna à Venezuela no momento em que convocou uma mobilização nacional tanto em Caracas como em várias cidades do interior. As manifestações também estão organizadas para amanhã (5).

 

Em transmissão ao vivo ontem (3) nas redes sociais, o interino fez um balanço de sua viagem por cinco países da América do Sul: Colômbia, Brasil, Paraguai, Argentina e Equador. Segundo ele, foi firmada uma “coalizão” internacional em favor da democracia.

 

“As opções de recuperação econômica estão sobre a mesa. Isso está acompanhado da mobilização cidadã e do povo venezuelano”, destacou GuaidóEm visita a Brasília.

 

Riscos

 

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse hoje (4) que as autoridades do governo Nicolás Maduro analisam o comportamento de Guaidó para tomar as medidas necessárias contra ele.

 

Ameaçado pelo governo Maduro de prisão, o interino disse não temer os riscos por retornar à Venezuela. De acordo com ele, seu regresso ao país é acompanhado pelo mundo e povo venezuelano. Na transmissão ao vivo, Guaidó estava acompanhado pela mulher, Fabiana.

 

“Se tentarem me seqüestrar, temos todos os passos a seguir”, disse. “Hoje estamos mais mobilizados do que nunca”, acrescentou. “Se me seqüestrarem, será um dos últimos horrores. No passado, seqüestraram e mataram nossa gente e estamos mais fortes do que nunca”, afirmou. “A força é a união.”

 

Em janeiro, a Suprema Corte da Venezuela, sob controle de Maduro, proibiu Guaidó de deixar o país e congelou seus bens. Porém, a Assembleia Nacional, de maioria oposicionista, aprovou uma licença para o interino deixar a região.

 

 

CARNAVAL: Após “É o Tchan”, Anitta se fantasia de Tiazinha

Terra

 

Anitta veio com uma proposta diferente para este Carnaval: homenagear suas musas dos anos 90 e 2000 por meio de seus looks.

 

Reprodução/Instagran

 

Ela já se fantasiou de dançarina do É O Tchan, Mariah Carey e agora Anitta se fantasiou de Tiazinha na noite passada.

 

Para a fantasia de Tiazinha, Anitta escolheu body de renda, máscara e botas. Toda animada, a cantora postou em seu Instagram: “Amei encarnar a Tiazinha na minha fantasia de carnaval de hoje.

 

Aliás, que carnaval sensacional na cidade de Aracati. Levei minha família inteira que agora não quer mais voltar pra casa. O que eu faço? Haha. Muito obrigada! Show lindo. (Aguardem que eu não esqueci da ícone Feiticeira. Já tá chegando)”, declarou ela.

 

 

Braz Melo é inocentado em denúncia de caixa 2 na campanha de 2016

João Pires

 

Braz Melo é absolvido da acusação de uso de caixa 2 (Foto - Divulgação)

O ex-vereador Braz Melo (PSC), foi absolvido no TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), da acusação de uso de caixa 2 na campanha eleitoral em 2016, que resultou em sua eleição como vereador em Dourados.

 

O despacho assinado pelo juíz titular do TRE , José Domingues Filho, no dia 14 de fevereiro, julgou improcedente a representação do MP (Ministério Público) por falta de provas contundentes contra o denunciado, “baseada no depoimento de uma única testemunha, que [doador] se mostrou flagrantemente contraditório”, cita.

 

Na prática a decisão não devolve a possibilidade do ex-vereador Braz, afastado pela Justiça, em setembro de 2018, em voltar a ocupar a cadeira na Câmara Municipal, sendo que a acusação de caixa 2 foi uma peça distinta ao processo que acabou resultando no afastamento do seu mandato, por supostas irregularidades na compra de merenda escolar, enquanto prefeito de Dourados.

 

Por outro lado, caso Braz  consiga reverter seu afastamento no STJ (Supremo Tribunal Federal) a acusação de uso de caixa 2 já não será impedimento para o retorno ao mandato, já que foi julgada improcedente e, assim, ele estaria livre de qualquer possibilidade de cassação, inclusive se caso ele estivesse no exercício do cargo.

 

O ex-vereador Braz Melo é representado pelo advogado Alexander Niedack Alves.

 

Ida de Lula ao enterro do neto é “questão da Justiça”, afirma Mourão

Metrópoles

 

“uma questão da Justiça, e devemos aguardar que decidam”, afirmou (Foto - Divulgação)

 

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), optou por não se manifestar sobre o direito de liberação para o ex-presidente Lula ir ao enterro de seu neto. Questionado, ele falou que essa é “uma questão da Justiça, e devemos aguardar que decidam”.

 

No fim de janeiro, com a morte do irmão mais velho de Lula, Genival Inácio da Silva, Mourão disse que a saída de Lula era uma “questão humanitária”. Conhecido como Vavá, faleceu aos 79 anos em decorrência de um câncer no pulmão. A defesa do ex-presidente pediu para que ele pudesse sair e acompanhar o enterro, como é previsto no artigo 120 da Lei de Execução Penal.

 

O neto de Lula, que tinha 7 anos de idade, faleceu na manhã desta sexta, vítima de meningite meningocócica. A defesa do ex-presidente já entrou com pedido na Justiça para liberar o petista.

 

O neto de Lula, que tinha 7 anos de idade, chamava-se Arthur Araújo Lula da Silva e morreu nesta sexta-feira (1º/3), vítima de meningite. Ele chegou debilitado e com febre alta ao Hospital Bartira, da rede D’Or, em Santo André, no ABC paulista, mas o quadro se agravou e ele não resistiu.

 

Arthur é filho de Sandro Lula da Silva, o caçula de Lula com Marisa Letícia. A mãe do garoto chama-se Marlene Araújo. O enterro está marcado para a tarde deste sábado (2/3), em Santo André.

 

Segundo o advogado Cristiano Zanin, que faz a defesa do ex-presidente, o político já foi informado do falecimento, e a defesa já protocolou pedido para que ele deixe a carceragem e possa acompanhar o enterro do seu neto.

Jânio Miguel leva secretário da Semsur para percorrer bairros de Dourados

Assessoria

 

Jânio Miguel e secretário da Semsur durante visita a bairros de Dourados (Foto: Divulgação)

 

A convite do vereador Jânio Miguel (PR), o secretário da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), Fabiano Costa, percorreu vários pontos de Dourados para ouvir as reivindicações dos moradores e buscar soluções para os problemas enfrentados pela população.

 

O vereador e o secretário visitaram o Jardim Flórida e ouviram as reivindicações dos moradores para o bairro. Eles percorreram grande parte da região, onde o parlamentar indicou vários serviços a serem realizados pela Prefeitura Municipal.

 

Jânio requereu ao secretário operação tapa-buraco, limpeza, poda de árvores e pintura de meios-fios. Eles ainda visitaram o Parque Ambiental Antenor Martins, onde o vereador indicou, como medida de urgência, a revitalização de toda a calçada externa, com a inclusão de rebaixamento visando facilitar o acesso de pessoas com deficiência. Já na área interna do local, ele requereu, além da limpeza e poda de grama, o fechamento das laterais, para aumentar a segurança da população, a manutenção e melhorias da pista de caminhada e sistema de iluminação e a substituição da areia do parquinho.

 

Lembrando que todos os serviços solicitados diretamente ao secretário foram objeto de proposituras de indicações do vereador ao Poder Executivo municipal realizado diversas vezes desde o início de seu mandato, em 2017.

 

Jardim Novo Horizonte

 

Em continuação aos trabalhos, Jânio Miguel e o secretário da Semsur visitaram o conjunto habitacional Vila dos Ofícios, no Jardim Novo Horizonte, onde o parlamentar pode reivindicar uma antiga solicitação dos moradores, que é a construção de um parquinho para as crianças interagirem e desenvolverem suas habilidades cognitivas, motoras, equilíbrio, confiança e imaginação, além da solicitação rotineira de limpeza e manutenção do local, como poda de grama e árvores e retirada de entulhos.

 

O vereador ainda apresentou ao secretário solicitações dos moradores do Parque do Lago I para a Praça Alfredo Uhde, que consistem na manutenção em todo de iluminação da praça, cercamento da quadra de vôlei de areia, visando impedir a entrada de animais, o deslocamento do parquinho para outro espaço, revitalização dos banheiros e, por fim, a possibilidade da cedência de um guarda municipal patrimonial para resguardar o patrimônio público e dar segurança à comunidade.