sexta-feira, 26 de junho de 2026

Neno propõe manejo sustentável para evitar a escassez de peixes nos rios do MS

Assessoria

 

Deputado estadual Neno Razuk (PTB) - Foto: Victor Chileno - AL/MS

O deputado estadual Neno Razuk (PTB) propôs uma alternativa viável para evitar a escassez de peixes nos rios de Mato Grosso do Sul: o manejo sustentável do jacaré no Pantanal. Ele apresentou a proposta na tribuna da Assembleia Legislativa ao abordar a polêmica iniciativa do governo do Estado de instituir a chamada Cota Zero para pescadores amadores.

 

“É importante discutirmos o manejo sustentável do jacaré como uma das alternativas para evitar a escassez de peixes nos nossos rios”, afirmou Neno Razuk, citando estudos realizados no Pantanal que apontam a existência de uma superpopulação de jacarés – algo em torno de 30 milhões de indivíduos. O único predador do animal é a onça, mas em quantidade insuficiente para o controle na cadeia alimentar.

 

Cada jacaré come, em média, cerca de 3 quilos de peixes diariamente, o que já ilustra a quantidade de exemplares necessários para sustentar a espécie. Em contrapartida, segundo estudos, o quantitativo de peixes retirados dos rios pelos pescadores amadores de 2000 a 2016 é de 4.372 toneladas. “Então, o problema da escassez do pescado não é com pescadores, mais sim com os jacarés”, diz o deputado.

 

De acordo com ele o manejo sustentável do jacaré também pode proporcionar uma rede de trabalho em torno de atividade, envolvendo empresas de diferentes portes, além da população ribeirinha, com possibilidade de injeção na economia de até R$ 1 bilhão anualmente, com a industrialização da carne, couro e ossos com o abate de 600 mil exemplares por ano.

 

Como trata-se de matéria polêmica e sensível, Neno Razuk propôs a realização de audiência pública para aprofundar o tema, com representantes de órgãos públicos, dos pescadores ribeirinhos, das indústrias, de pesquisadores da Embrapa, ambientalistas, enfim um amplo debate propositivo.

 

“Precisamos debater esse tema exaustivamente para encontrarmos soluções que preservem as espécies sem comprometer o turismo de pesca em Mato Grosso do Sul; o manejo sustentável do jacaré pode ser uma das soluções”, defende o Neno Razuk.

Parte do Parque de Exposições de Dourados pode ser interditada para Expoagro 2019

 

Sem Pavilhão

 

Nada é tão ruim que não possa ficar pior! Não é novidade para ninguém que a ‘festa agropecuária’, a Expoagro, realizada todos os anos em Dourados já não tem agradado o público por falta de atrações. E para ficar ainda pior o pavilhão comercial, conhecido Pavilhão da Aced, pode ser interditado ainda antes do início do evento previsto entre os dias 10 a 19 de maio.

 

Chuva no Pavilhão

 

Passarinho corneteiro de plantão, disse a Rapidinhas! no início da tarde de hoje (28) que em dias de chuvas prolongadas o pavilhão de eventos mais parece um verdadeiro dilúvio, diante das goteiras e vazamentos nas telhas e calhas do prédio e, por isso mesmo deve ser interditado para o uso de qualquer atividade.

 

Mais chuva no Pavilhão

 

O mesmo pássaro plantonista afirmou ainda que para acabar com os alagamentos no pavilhão comercial, será necessário trocar todas as telhas, levando em consideração que o telhado é antigo, aproximadamente 50 anos. Ainda segundo os cálculos da ave o serviço não sairia por menos de R$ 200 mil.

 

Aced presente

 

Por outro lado, pelo visto no que depender da presidente da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Elizabeth Rocha Salomão, a parceria com o Sindicato Rural de Dourados deve continuar firme e forte. Em contato com a coluna, ela disse que as atividades dentro do Parque de Exposições João Humberto de Carvalho serão mantidas.

 

Sem Exposhopping

 

A diretora da Aced, confirmou à Rapidinhas! que a presença dos estandes comerciais no pavilhão comercial não deve acontecer na Expoagro 2019, porém, as atividades serão diferenciadas, com foco em palestras e cursos de capacitações que serão realizados em um outro espaço dentro do Parque.

 

Cota Zero

 

O deputado estadual Neno Razuk (PTB) sugeriu recentemente na Assembleia Legislativa, o manejo sustentável do jacaré como alternativa à cota zero para pesca amadora e desportiva em Mato Grosso do Sul a partir de 2020.

 

Mais Cota Zero

 

Para o deputado Neno, o manejo sustentável do jacaré também pode proporcionar uma rede de trabalho em torno de atividade, envolvendo empresas de diferentes portes, além da população ribeirinha, com possibilidade de injeção na economia de até R$ 1 bilhão anualmente, com a industrialização da carne, couro e ossos com o abate de 600 mil exemplares por ano.

 

Buraco

 

A Secretaria de Serviços Urbanos de Dourados precisa agir rápido com relação a manutenção das ruas, já que em praticamente toda a cidade aumentou em muito a buraqueira. Para se ter ideia, na rua Cuiabá, próximo ao 1º DP da Polícia Civil, moradores utilizaram carcaças de eletrodomésticos para sinalizar um dos buracos da via. (Foto abaixo)

 

Mais Buraco

 

Em release distribuído a imprensa, a Prefeitura de Dourados afirmou que foram entregues na manhã de ontem (27) os materiais necessários para a retomada da produção de massa fria na usina do município. Conforme o secretário Fabiano Costa (Semsur), a prioridade será para as ruas que compõem o quadrilátero central e as linhas de ônibus.

 

 LEIA TAMBÉM – RENATO CÂMARA VAI ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DO MDB JÁ PENSANDO NA PREFEITURA DE DOURADOS

 

Moradores improvisaram sinalização de buraco com sucata de eletrodomésticos na rua Cuiabá (Foto - João Pires)

 

João Pires

ESTADO NOTÍCIAS

Lia Nogueira quer ampliação da saúde no Jóquei Clube

Assessoria

 

Lia Nogueira cobra a ampliação dos atendimentos de saúde de Dourados (Foto: Divulgação)

 

A vereadora Lia Nogueira (PR) está cobrando da Prefeitura de Dourados em relação a ampliação do atendimento em saúde básica para a região do Jóquei Clube. A Unidade Básica atende atualmente a uma média diária de cem pacientes e não tem comportado tamanha demanda.

 

Lia Nogueira que esteve vistoriando a unidade de saúde, relatou que a estrutura existente hoje é incompatível ao número crescente de usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) nesta região de Dourados. “Em contato com a coordenação da unidade e analisando a estrutura aqui do posto, percebemos que são muitos pacientes para ser atendidos por apenas duas equipes do PSF”, esclareceu.

 

A vereadora informou que após denúncias de moradores da região que reclamavam da falta de médicos na unidade, decidiu ir analisar de perto a situação. “Fiz questão de ir, fiscalizar e cobrar do município uma solução. A função do vereador é essa, ser um fiscal da população e não vamos deixar de cumprir nosso papel que é ir a busca de respostas, em busca de soluções”, destacou.

 

Lia Nogueira enviou ofício à Prefeitura de Dourados por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em que reforça a necessidade urgente de mais uma equipe de PSF (Programa Saúde da Família), para atender a comunidade desta região de Dourados. “A Unidade Básica do Jóquei Clube não se limita a cobertura dos moradores desta área. Nos últimos tempos surgiram por aqui novos loteamentos, novos bairros também abrigando famílias e mais famílias e a Rede Básica de Saúde, não acompanhou esse crescimento”, relatou Lia Nogueira.

 

Para a vereadora só há uma solução para este impasse, ampliar o atendimento disponibilizando pra isso mais uma equipe de PSF. “Cada equipe formada por um médico, um enfermeiro e um dentista, é capaz de garantir uma boa cobertura. Como há atualmente duas e ainda não têm sido suficientes, creio que se fosse viabilizada mais uma contabilizando ao todo três, aí sim teremos um índice de cobertura do SUS na região do Jóquei Clube que atenda a comunidade de forma ágil e humanizada como preconiza o Ministério da Saúde”, ressaltou a vereadora.

Nua no instagram, Mulher Melão brinca: “Luz, câmera, ação”

Isto é

 

A cantora Mulher Melão fez a temperatura subir em seu Instagram nessa terça-feira (26) ao compartilhar im clique para lá de sensual.

 

“Luz, câmera, ação”, brincou ela que aparecia nua, coberta por uma claquete, recebendo diversos elogios de seus fãs.

 

“E que ação com esse corpão”, “Maravilhosa” e “Linda” foram algumas das respostas na publicação.

 

Reprodução/Instagran

 

Carnaval em Corumbá terá shows nacionais de Tattau e Terra Samba

G1/MS

 

Carnaval em Corumbá terá diversas atividades até sábado (9) Foto: Clóvis Neto/Prefeitura de Corumbá

 

Além dos tradicionais desfiles das escolas de samba, blocos oficiais, independentes e de sujos, e dos cordões, o carnaval em Corumbá, um dos mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, também contará com shows de atrações nacionais.

 

Na sexta-feira, 1º de março, o cantor Tattau, ex-vocalista da banda Araketu, se apresenta na Praça Generoso Ponce a partir da meia noite. Na terça-feira de carnaval, dia 5, a principal atração do baile popular na avenida General Rondon será a banda Terra Samba. A apresentação começa a meia noite.

 

O centro de Convenções do Pantanal está recebendo a tradicional exposição Fotografias de Antigos Carnavais e de Fantasias.

 

Nesta quarta, o bloco Sandálias de Frei Mariano se apresenta na avenida. Ainda hoje o bloco Negro Drama também faz sua festa na passarela pantaneira do samba. O desfile e fantasias do Corumbá acontece no dia 28, mesma noite do bloco de sujo Xupeta.

 

No dia 1º de março o Cibalena arrasta sua multidão pelo Centro de Corumbá. Depois a atração nacional Tattau comenda a gesta na Generoso Ponce. No sábado é a tradicional descida dos blocos oficiais e no domingo e segunda-feira, das escolas de samba. A Terça é reservada para o Carnaval Cultural, que relembra as folias de décadas passadas. O show do grupo Terra Samba é a atração principal do baile popular.

 

Segundo a prefeitura, a expectativa é que o município receba mais de 15 mil visitantes no carnaval deste ano. A festa gera mais de dois mil empregos diretos e indiretos e movimenta no comércio local em torno de R$ 15 milhões.

 

Confira a programação completa do carnaval de Corumbá:

 

27 de fevereiro – Quarta-feira

 

18h – Ensaio Técnico das Escolas de Samba. Local: Avenida General Rondon

20h – Bloco Sandálias de Frei Mariano. Concentração: Rua América esquina com a Frei Mariano

21h – Bloco Negro Drama. Concentração: Rua Frei Mariano, 940

 

28 de fevereiro – Quinta-feira

 

20h – Desfile de Fantasia. Local: Ginásio do Corumbaense Futebol Clube

23h – Descida dos Blocos Sujos. Local: Rua Frei Mariano

 

1º de Março – Sexta-feira

 

20h – Bloco Beija Flor Folia. Concentração: Rua Frei Mariano com a Porto Carreiro

21h – Bloco Cibalena. Concentração: Rua Cuiabá esquina com a Antônio Maria

21h – Bloco Independente Sem limite na Folia. Concentração: Rua Frei Mariano 1344

22h – Show local. Palco Central: Praça Generoso Ponce

0h – Show Nacional. Atração Tattau – ex – vocalista da Banda Araketu. Palco Central: Praça Generoso Ponce

2h – Show local. Palco Central: Praça Generoso Ponce

 

2 de março – Sábado

 

12h – Roda de Samba. Local: Porto Geral

Carnaval de Albuquerque:

 

17h – Baile Infantil. Local: Centro Comunitário

23h – Baile Show. Local: Centro Comunitário

20h – Blocos Oficiais. Local: Passarela do Samba

Bloco Oliveira Somos Nós

Bloco Águia da Vila

Bloco Afro Samba Reggae

Bloco Praia, Bola e Cerveja

Bloco Flor de Abacate

Bloco Nação Zumbi

Bloco Bola Preta

Bloco Arthur Marinho

Bloco Os Intocáveis

Bloco Clube dos Cem

Bloco Vitória Régia

23h – Bloco Independente – Afoga o Ganso. Concentrações: Rua Dom Aquino entre as Ruas Major Gama e Firmo de Matos

2h – Show local. Palco Central: Praça Generoso Ponce

 

3 de março – Domingo

 

10h – Cortejo de Carnaval. Atração: Corte de Momo. Local: Feira de Domingo na Rua Ladário

12h – Roda de Samba. Local: Porto Geral

16h às 19h – Baile Infantil – Carijózinho. Local: Corumbaense Futebol Clube

17h – Baile Infantil. Atração: Banda local. Local: Jardim da Independência

20h – Desfile das Escolas de Samba. Local: Passarela do Samba

GRES Estação Primeira do Pantanal

GRES Unidos da Major Gama

GRES A Pesada

GRES Imperatriz Corumbaense

GRES Império do Morro

23h – Bloco Independente – Biriguis. Concentrações: Rua Dom Aquino entre as Ruas Major Gama e Firmo de Matos

3h – Show local. Palco Central: Praça Generoso Ponce

 

4 de março – Segunda-feira

 

20h – Desfile das Escolas de Samba. Local: Passarela do Samba

GRES Acadêmicos do Pantanal

GRES Mocidade Independente da Nova Corumbá

GRES Caprichosos de Corumbá

GRES Unidos da Vila Mamona

GRES Marques de Sapucaí

23h30 – Bloco Independente – Disculpintão. Concentrações: Rua Dom Aquino entre as Ruas Frei Mariano e Antônio Maria

3h – Show local. Palco Central: Praça Generoso Ponce

 

5 de março – Terça-feira

 

12h – Roda de Samba. Local: Porto Geral

17h – Baile Infantil. Atração: Banda local. Local: Jardim da Independência

20h – Desfile Cultural. Local: Passarela do Samba

Bonecões

Corte de Momo

Desfile de Corso (carros antigos)

Desfile de Fuscas

Ala das Pastoras

Ala dos Marinheiros

Bloco do Frevo

Cordões Carnavalescos: Paraíso dos Foliões, Cinelândia, Flor de Corumbá e Cravo Vermelho.

22h30 – Bloco dos Palhaços

23h – Bloco Independente – Afoga o Ganso. Concentrações: Rua Dom Aquino entre as Ruas Major Gama e Firmo de Matos

22h – Show local. Palco Central: Praça Generoso Ponce

0h – Show Nacional. Atração: Terra Samba. Palco Central: Praça Generoso Ponce

2h – Show local. Palco Central: Praça Generoso Ponce

 

6 de março – Quarta-feira

 

11h30 – Esplendor do Samba. Local: Hotel Nacional

16h – Apuração dos Cordões Carnavalescos / LIBLOC / LIESCO. Local: Passarela do Samba

 

9 de março – Sábado

 

20h – Enterro dos Ossos. Show Nacional. Local: Avenida General Rondon

Bebeto sugere parceria no recapeamento de principais vias de acesso aos bairros

Assessoria

 

Bebeto reforçou a necessidade de parceria entre o Estado e Município (Foto: Thiago Morais)

 

Durante a sessão ordinária de segunda-feira (25), o vereador Bebeto (PR) usou a tribuna para sugerir uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Dourados, visando à execução de obras de recapeamento de todas as vias coletoras da cidade, principalmente nos sentidos centro aos bairros, utilizadas pelo transporte coletivo.

 

O pedido foi encaminhado em indicação à prefeita Délia Razuk (PR), com cópias ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e aos deputados estaduais Neno Razuk (PTB), Renato Câmara (MDB), Zé Teixeira (DEM), Barbosinha (DEM) e Marçal Filho (PSDB). “Uma das principais reclamações da população douradense estão relacionadas à manutenção das ruas. Neste sentido, a parceria entre o Estado e a administração municipal somada com a destinação de recursos financeiros oriundos de emendas parlamentares deverão contribuir significativamente em obras de recapeamento das vias coletoras”, justifica o documento.

 

Recentemente o vereador também sugeriu a mesma parceria entre o município e Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) na recuperação periódica das estradas vicinais municipais e estaduais da região. O pedido foi encaminhado à prefeita Délia Razuk (PR) com cópias à secretária municipal de Obras, Marise Aparecida Bianche e ao diretor-presidente da Agesul, Luis Roberto Martins de Araújo.

 

Duplicação

 

Em outra indicação protocolada na segunda-feira, o vereador Bebeto solicitou à prefeita Délia e a bancada federal e estadual que representa Dourados, reforçando a necessidade de recursos visando a duplicação da Rua Coronel Ponciano, partindo do Cemitério Municipal Santo Antonio de Pádua ao Distrito Industrial de Dourados e a construção de um viaduto substituindo a rotatória localizada no cruzamento com a BR 163. “A solicitação é extremamente importante, considerando que está via hoje é considerada um dos principais acessos aos diversos órgãos, incluindo a Prefeitura de Dourados, Detran, Estádio Douradão, além dos bairros que cruzam a rodovia MS-156, como a Chácara Cidélis, Jardim Guaicurus, Dioclécio Artuzi até ao Distrito Industrial”, justificou.

Famosos defendem Fábio Assunção após máscara ‘dominar’ bloquinhos

Portal R7

 

Fábio Assunção vira adereço de Carnaval (Reprodução Instagram)

 

O rosto de Fábio Assunção virou máscara nos bloquinhos de Carnaval pelo país. No entanto, a brincadeira, que remete à dependência química do ator, não foi bem recebida pelos colegas dele.

 

Nas redes sociais, famosos saíram em defesa de Fábio e alertaram que não se pode ironizar uma doença. Carolina Dieckmann cobrou empatia das pessoas e determinou que essa piada ultrapassa os limites. “Além de figura pública, apresento a vocês um ser humano portador de uma doença chamada dependência química. Alguém faz piada com atores que tem câncer? Piada tem limite sim, já o amor e a empatia são infinitos. Bora tomar cuidado para que a nossa alegria de carnaval não seja motivo de tristeza para alguém. Temos muito para aprender”, declarou a atriz.

 

Klebber Toledo seguiu o mesmo caminho e comentou que falta compaixão aos humanos. “Mundo sem sentido, sem razão. Mundo sem educação, sem informação. Alguém sabe o que é compaixão? Mundo cão. Respeito?”, cobrou o ator. “Chega de rirmos da dor alheia e de fazermos piadas disso! Todo meu amor e torcida ao meu amigo querido!”, escreveu Marcelo Serrado.

 

 

Klebber Toledo critica máscara do ator (Reprodução Instagram)

 

Mariana Rios postou a mesma imagem em seu Instagram: “Respeito é o ato de não fazer aos outros o que jamais gostaríamos que fizessem com a gente. É dar espaço para que os outros expressem suas opiniões, sem discriminação ou punições… É não maltratar, humilhar ou espezinhar as pessoas, simplesmente porque nos consideramos certos ou melhores”.

 

Neste Carnaval, Fábio Assunção também foi tema de uma das músicas mais tocadas do verão, que leva o nome dele. Apesar do conteúdo, o ator não quis vetar o hit da banda La Furia e fez um acordo para que o compositor doasse 15% do lucro dos diretos autorais para ajudar dependentes químicos.

Análise da Previdência só começa quando governo enviar projeto para militares, diz Maia

G1

 

O presidente Jair Bolsonaro entrega proposta de reforma da Previdência ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ao blog nesta segunda-feira (25) que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) só deve votar a constitucionalidade da reforma da Previdência após o governo Jair Bolsonaro enviar a proposta sobre as novas regras para aposentadoria dos militares.

 

A CCJ é a primeira etapa de tramitação da proposta de reforma da Previdência, enviada pelo governo na última semana. Na comissão, os deputados definem se a emenda constitucional fere ou não a Constituição. Superada esta etapa, a seguinte é a comissão especial, na qual se discute o mérito das medidas elaboradas pela equipe econômica.

 

“Não adianta instalar a CCJ porque alguns partidos da base de apoio já disseram que, sem o projeto dos militares aqui na Casa, eles não votam a admissibilidade da reforma da Previdência na comissão”, afirmou Rodrigo Maia.

 

Inicialmente, Maia planejava instalar a CCJ ainda nesta semana, para ganhar tempo na tramitação da proposta de reforma da Previdência Social. “Agora, fica no mínimo para depois do Carnaval. O governo precisa resolver a questão dos militares, os partidos aliados estão deixando claro que não aceitam a exclusão de nenhuma categoria na reforma previdenciária”, acrescentou o presidente da Câmara dos Deputados.

 

Em reação, a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, vai buscar acelerar a definição do projeto de lei que tratará da alteração das regras de aposentadoria dos militares e encaminhá-lo antes de 20 de março, a data estipulada inicialmente. Líderes reclamam que a primeira promessa era enviar a proposta sobre os militares juntamente com a PEC da reforma da Previdência.

 

Nesta terça-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro deve se reunir com líderes de sua futura base de apoio para iniciar as negociações para aprovação da sua principal medida no Congresso Nacional.

 

Em relação a isso, Rodrigo Maia afirma que o governo precisa preparar uma forte ofensiva em defesa da reforma da Previdência, na mesma linha adotada durante a campanha eleitoral, quando seguidores do atual presidente faziam um grande movimento em apoio à sua candidatura nas redes sociais.

 

O presidente da Câmara disse que, até o momento, os seguidores de Bolsonaro não estão se manifestando nas redes sociais em defesa da medida que definirá o sucesso do governo atual.

 

Na avaliação de Maia, a batalha de comunicação não pode ser perdida, porque, caso contrário, ficará difícil aprovar a proposta no formato desejado pela equipe econômica, com uma economia superior a R$ 1 trilhão num período de dez anos.

Ex-assessor de Flávio Bolsonaro diz que dava 2/3 do salário a Queiroz

Terra

 

O primeiro depoente ouvido sobre o caso das movimentações suspeitas entre funcionários do gabinete de Flávio Bolsonaro (PSL) na Assembleia Legislativa do Rio, Agostinho Moraes da Silva, admitiu ao Ministério Público fluminense que depositava, todos os meses, cerca de dois terços de seu salário na Casa na conta de Fabrício Queiroz, ex-assessor do parlamentar, agora senador.

 

Flávio Bolsonaro, no Rio de Janeiro (Foto: Reuters)

 

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) constatou que Queiroz teve movimentações atípicas – e incompatíveis com a renda – de R$ 1,2 milhão em uma conta de janeiro de 2016 a janeiro de 2017.

 

Segundo Silva relatou em depoimento prestado em 11 de janeiro, ao qual a reportagem teve acesso, todos os meses, assim que o salário da Assembleia era depositado em sua conta, ele fazia uma transferência eletrônica para a conta do ex-assessor, sempre no valor aproximado de R$ 4 mil. O depoente, que, assim como Queiroz, é policial militar, disse que ganhava aproximadamente R$ 6 mil por mês como assessor de Flávio. Além disso, ele recebia mais R$ 8.500 líquidos como subtenente da Polícia Militar.

 

O policial alegou aos promotores do Grupo de Atribuição Originária Criminal da Procuradoria-Geral de Justiça que as transferências eram investimentos em atividade empresarial desempenhada por Queiroz: compra e venda de veículos. Silva disse ainda que Queiroz lhe devolvia, sempre, de R$ 4.500 a R$ 4.700, em espécie, como retorno do negócio, em aproximadamente um mês.

 

Silva não apresentou documentos que comprovassem suas afirmações. Elas convergiram com declarações do próprio Queiroz que, em entrevista ao SBT, afirmou que ganhava dinheiro comprando e vendendo carros usados – também sem mostrar provas dessas negociações. O ex-assessor nunca depôs nas investigações. Ele faltou a quatro depoimentos marcados com o Ministério Público. Alega problemas de saúde – está em tratamento de um câncer.

 

Silva não explicou por que recebia em dinheiro vivo o retorno do investimento. Também afirmou que não declarou no Imposto de Renda ganhos na atividade de Queiroz. O depoente disse que a prática era vantajosa “na medida em que lhe retornava um valor maior do que seria em caso de investimentos bancários tradicionais”.

 

Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro (PSL), em entrevista ao SBT antes de passar por cirurgia em São Paulo (Foto: Reprodução/SBT / Estadão Conteúdo)

 

Despesas

 

Ele afirmou ainda que pagava suas despesas com dinheiro em espécie e, além disso, como tinha muitos gastos no cartão de crédito, usava os valores que recebia de Queiroz para quitar as faturas e as contas de condomínio de sua residência. Silva disse acreditar que Flávio não sabia das atividades de Queiroz “por ser uma pessoa muito transparente”.

 

O policial militar afirmou ainda não ter conhecimento da existência de “funcionários fantasmas” no gabinete de Flávio, e que não sabia que as filhas de Queiroz, Nathalia e Evelyn, e sua mulher, Márcia Aguiar, eram assessoras do filho do presidente Jair Bolsonaro. Declarou também não conhecer Raimunda Veras, assessora de Flávio que também fez depósitos na conta de Queiroz.

 

Silva disse que foi indicado para trabalhar no gabinete do então deputado estadual por Queiroz e era lotado lá desde 2007. Admitiu que não comparecia à Assembleia regularmente, não precisava bater ponto e realizava atividades externas determinadas pelo gabinete.

 

O depoente afirmou que sempre ficou integralmente com seu vencimento e nunca foi obrigado a repassar parcela de seu salário “a quem quer que seja”.

 

A defesa de Queiroz não quis comentar o depoimento. O Ministério Público do Rio respondeu que o caso corre em sigilo. O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, disse que o órgão pode encerrar a investigação sem colher os depoimentos de Flávio e de Queiroz. O senador faltou ao convite de oitiva.

 

Força-tarefa

 

O Ministério Público e a Polícia Civil do Rio fecharam nesta quinta-feira, 21, uma parceria para atuar em conjunto na investigação de nove casos de gabinetes da Assembleia citados no relatório do Coaf que ficaram com a 24.ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal.

 

Só estarão nesses inquéritos deputados estaduais não reeleitos. Policiais do Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro vão ajudar na análise dos Relatórios de Inteligência Financeira do Coaf, além de ouvir testemunhas e realizar diligências.

 

Os deputados estaduais reeleitos continuarão a ser investigados pelo procurador-geral de Justiça, em razão do foro. O caso do gabinete de Flávio, que assumiu mandato no Senado, está sendo analisado na primeira instância, pela 25.ª Promotoria de Investigação Penal, com auxílio do Grupo Especializado no Combate à Corrupção. As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.

 

 

PSG libera Neymar para passar o Carnaval no Brasil

MSN

 

PSG libera Neymar para tratamento, e astro passará o Carnaval no Brasil (Foto - Divulgação)

 

Em tratamento de uma nova lesão no metatarso do pé direito, Neymar voltará ao Brasil por um breve período de tempo.

 

Nesta quarta-feira, o Paris Saint-Germain divulgou um comunicado dizendo que o brasileiro irá se tratar em seu país-natal por dez dias a partir de quinta-feira.

 

Curiosamente, os dez dias no Brasil farão com que Neymar pegue o fim de semana do Carnaval, maior feriado nacional, em território brasileiro. Contando dez dias a partir de quinta-feira, Neymar ficaria no Brasil até o dia 2 de março, segundo dia de Carnaval.

 

Se for contar a partir de sexta, ele ficaria até domingo, dia 3 de março. Quando se lesionou, no fim de janeiro, a estimativa de recuperação era de nove a dez semanas.

 

Por conta da lesão no metatarso, que quase o tirou da Copa do Mundo de 2018, Neymar perdeu o duelo contra o Manchester United pelas oitavas de final da Uefa Champions League. O PSG venceu na ida em Old Traffod por 2 a 0.

Mauricio enaltece conquista dos Agentes Comunitários de Endemias

Assessoria

 

Maurício Lemes destacou aprovação de Projeto de Lei, na Câmara (Foto: Thiago Morais)

 

O vereador Mauricio Lemes (PSB) enalteceu a luta dos agentes de saúde e combate a endemias, na aprovação do Projeto de Lei nº 005/2019 (008), de autoria do Executivo, que regulamenta o PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) da categoria. A lei complementar de nº 361 foi publicada na segunda-feira (18), no Diário Oficial do Município.

 

O Projeto foi analisado e votado em sessão extraordinária, realizada na Câmara de Dourados, no dia 14 de fevereiro, após diversas reuniões entre secretários municipais e vereadores, entre eles o vereador Maurício Lemes, vice-líder da prefeita Délia Razuk (PR), no Legislativo.

 

Mauricio ressalta que um dia antes da aprovação do Projeto de Lei, na Câmara, ele participou de uma longa reunião entre os representantes dos agentes de Saúde e combate a endemias e do Executivo, que enviou à Câmara, documentos complementares que garantiram a votação do Projeto em sessão extraordinária no dia seguinte, como ocorreu no dia 14.

 

O Projeto votado e aprovado por unanimidade pelos vereadores, na 1ª sessão extraordinária de 2019, fixa vencimentos em tabela específica para os agentes, atendendo a lei federal de regência das carreiras (PCCR). “Como vice-líder da administração municipal na Câmara, levei ao conhecimento da prefeita Délia a necessidade da votação urgente deste Projeto de Lei, tendo em vista o pedido da categoria representada pela presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Endemias, Silvia Salgueiro, e outros, que nos solicitaram atendimento as suas revindicações”, enfatizou o vereador.

 

Maurício explica ainda que o recurso do Governo Federal que garante a regulamentação do piso salarial dos agentes de Saúde, foi repassado ao município no início do mês e no momento que chegou em caixa, o Projeto de Lei Complementar foi enviado à Câmara para apreciação dos vereadores. “O repasse Federal garante o aumento do piso salarial, já os demais encargos são complementados com recursos provenientes da fonte zero. Neste sentido, quero parabenizar todos os agentes comunitários de Saúde e principalmente a prefeita Délia pelo comprometimento e responsabilidade em garantir os repasses do Governo Federal para com todas as categorias, como assim fez”, conclui o vereador.

Renato Câmara vai assumir a presidência do MDB já pensando na Prefeitura de Dourados

 

Presidente

 

Antes mesmo do Carnaval o diretório do MDB deve anunciar o nome do deputado estadual Renato Câmara como presidente da comissão executiva do partido no Mato Grosso do Sul. Passarinho que sobrevoa os corredores do poder em Campo Grande, disse ontem (20) à Rapidinhas! que a adesão ao nome do deputado já está praticamente certa e em menos de dez dias a informação será oficializada.

 

Prefeito

 

Não é novidade a intenção de Renato Câmara em disputar a cadeira de prefeito no segundo maior colégio eleitoral do MS, levando em consideração que dos 36.903 votos no Estado, destes, 9.375 votos foram creditados no município, superando inclusive a votação do colega também eleito, deputado Barbosinha (DEM), que obteve menos de 28 mil votos, sendo 7.455 em Dourados.

 

Prefeitando

 

E pelo visto, pelo menos nos releases distribuídos à imprensa, fica evidente que muitas de suas ações na Assembleia Legislativa serão voltadas à Dourados, tanto que ontem mesmo a assessoria do deputado Renato divulgou uma solicitação ao Governo do Estado e a Prefeitura medidas com relação a manutenção da iluminação do prolongamento da Avenida Guaicurus.

 

Marçal também

 

E para não ficar atrás, no mesmo dia o deputado estadual Marçal Filho (PSDB) também divulgou matéria, alertando sobre risco de desabamento do túnel localizado no Parque das Nações 2, que estaria com rachaduras na estrutura. Pelo visto a cidade de Dourados estará bem representada pelos dois deputados estaduais. Melhor assim!

 

Desculpa Brasil

 

Em meio à crise política entre o presidente nacional do PSL, o ex-secretário-geral da Presidência da República, Gustavo Bebianno admitiu que precisava pedir desculpas ao Brasil por ter viabilizado a candidatura de Bolsonaro. Ele foi acusado de mentiroso pelo filho do Presidente da República e acabou sendo exonerado do cargo. “Nunca imaginei que ele seria um presidente tão fraco”, disse Bebianno.

 

Desculpa MS

 

Já no Mato Grosso do Sul, as lambanças do PSL aparentemente estão mais calmas, considerando que mesmo antes da posse, os eleitos e não eleitos já trocavam farpas, como o caso envolvendo a senadora Soraya Thronicke que  causou um estardalhaço ao afirmar que ela estaria sendo acusada de querer tomar o partido no estado, numa espécie de “golpe parlamentar”.

 

Mais desculpa MS

 

E como confusão pouca é bobagem, resta saber que se ‘tudo der errado’, o presidente estadual do PSL, Rodolfo Nogueira, também irá se desculpar por ter viabilizado os votos ao Bolsonaro no Mato Grosso do Sul, incluindo ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), alvo de investigação do MPE relacionado aos exorbitantes contratos publicitários em sua gestão.

 

Sanesul

 

Em quem esteve visitando a Prefeitura de Dourados esta semana foi o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior. Ele foi recebido pela prefeita Délia Razuk (PR) e secretários municipais, onde explicou detalhes do plano de investimentos para a cidade nos próximos anos.

 

Mais Sanesul

 

Carneiro Junior disse que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) tem interesse em renovar o contrato com o município para exploração dos serviços de água e esgoto e dar continuidade nos investimentos que fez no município nos últimos cinco anos. Então tá…

 

Waltinho Carneiro foi recebido pela prefeita Délia, na terça-feira pela manhã (Foto - A.Frota)

 

João Pires

ESTADO NOTÍCIAS

“Musa do Brasil” terá tapa-sexo de 3cm: “pronta pra causar”

Terra

 

Modelo Bianca Caetano volta ao Grupo Especial de São Paulo após 25 anos (Foto - Ricardo Sakai/M2 Mídia / Divulgação)

 

Algumas preferem o luxo, com fantasias caras e cheias de plumas e cristais. Outras optam pela simplicidade e (principalmente) sensualidade, desfilando quase como vieram ao mundo. Certamente a modelo Bianca Caetano pertence ao segundo time. A destaque da Colorado do Brás, escola que volta ao Grupo Especial de São Paulo após 25 anos, diz que pediu para desfilar apenas de tapa-sexo.

 

A modelo, que ostenta o título de campeã do concurso Musa do Brasil 2018, prefere ir na contramão de outras musas quando se trata de investir pesado na fantasia. “Acho desnecessário. Muitas dizem por aí gastar R$ 10 mil, 20 mil, 30 mil. Com pouca coisa você consegue causar. Só não dá para ir pelada, mas vou quase. O tapa-sexo é bem pequeno, coisa de 3 ou 4 cm. Serei a mais ousada desse Carnaval”, promete.

 

Foto - Divulgação

 

Com o corpo quase todo à mostra, Bianca tem pegado pesado na malhação e cuidado da dieta para sambar sem medo. “Minha preparação começou intensa porque quero secar e definir os músculos. Tenho só 15 dias para atingir minha meta e ostentar o shape perfeito. Malho todo dia e cuido muito da alimentação. Aliás, esse é meu segredo. Segurar a boca é o mais importante. Zerei o carboidrato nessa reta final”.

 

Neste ano, a Colorado do Brás levará para a avenida o enredo “Hakuna Matata – Isso é viver”, homenageando a beleza, cultura e simplicidade da África exposta nessa expressão. A escola será a primeira a desfilar, na sexta-feira, dia 1º de março. “Estou ansiosa e pronta para causar”, diz Bianca.

 

Foto - Ricardo Sakai/M2 Mídia / Divulgação

 

 

Renato Câmara cobra providências para escuridão na Avenida Guaicurus em Dourados

Assessoria

 

Deputado Renato Câmara cobrou uma ação mais efetiva da Prefeitura de Dourados (Foto - Toninho Souza)

O deputado estadual Renato Câmara (MDB) solicitou novamente que seja resolvido o problema de iluminação do prolongamento da Avenida Guaicurus, em Dourados. O pedido foi apresentado através de indicação, durante a sessão ordinária desta terça-feira (19) da Assembleia Legislativa. O documento foi encaminhado ao governo do Estado e a Prefeitura de Dourados.

 

O deputado destaca que a avenida recebe grande circulação de pessoas, que seguem para a cidade universitária (UFGD e Uems), aeroporto, Exército e ainda para outros distritos. A falta de visibilidade traz riscos a todos, principalmente ciclistas que usam a via e também a ciclovia. Atualmente, dos 12 quilômetros de iluminação na avenida, pelo menos 6 quilômetros estão na escuridão.

 

“Tenho recebido diversas reclamações por parte de professores e funcionários da UFGD e Uems. Precisamos de uma solução definitiva para a falta de iluminação na Avenida Guaicurus. São aproximadamente 10 mil veículos transitando diariamente pela via. A falta acaba intensificando os riscos de acidentes e pessoas podem perder a vida no local”, pontuou Renato Câmara.

 

RODOVIA

 

O deputado também apresentou indicação cobrando do governo do Estado a pavimentação asfáltica da rodovia MS-345, no trecho entre os municípios de Bonito e Anastácio. A obra é uma antiga reivindicação dos moradores de Anastácio, Aquidauana e Bonito, e irá encurtar a distância entre os municípios e a capital Campo Grande, criando uma nova rota para os turistas.

“Sensibilizado” com políticos, Sergio Moro retira caixa 2 de projeto anticrime

Folha Impacto

 

Jair Bolsonaro e Sérgio Moro (Foto José Cruz/Agência Brasil)

 

Sensibilizado com o incômodo causado na classe política, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, confirmou nesta terça-feira (19) que a tipificação do crime de caixa dois foi retirado do chamado pacote anticrime apresentado por ele.

 

“Inicialmente, iríamos apresentar um único projeto. Vieram reclamações. Alguns políticos se sentiram incomodados de isso (crime de caixa dois) ser tratado junto com corrupção e crime organizado. Fomos sensíveis. Colocamos separado, mas será apresentado junto (com o pacote). O governo está atendendo reclamações que são razoáveis”, disse o superministro de Jair Bolsonaro (PSL).

 

Moro ainda admitiu que a Previdência tem prioridade, mas defendeu que há condições de o tema vinculado ao combate da impunidade ser também debatido pelos parlamentares.

 

O ex-juiz, que enfrenta processo no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) pela parcialidade no julgamento do ex-presidente Lula, disse que os “governos anteriores” não enfrentaram como deveriam os casos de corrupção que eclodiram recentemente.

 

“O que minou a credibilidade dos governos anteriores foi que diante de todos os escândalos, praticamente nada foi feito em relação à corrupção. Governos agiram como um avestruz colocando cabeça de baixo da terra”, disse.

 

Perguntado sobre a investigação de supostos candidatos laranjas do PSL na eleição de 2018, partido do presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Justiça afirmou que não vai se envolver em casos concretos e que a Polícia Federal tem independência da trabalhar. “Existem apurações preliminares. Seria prematuro da minha parte fazer juízo de valor a respeito”.