sexta-feira, 26 de junho de 2026

Bolsonaro anuncia general do Exército para o Ministério da Defesa

Notícias ao Minuto

 

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) (Foto: Reuters)

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou na manhã desta terça-feira (13) mais um nome que vai integrar o seu governo. Trata-se do general da reserva Fernando Azevedo e Silva, que vai comandar o Ministério da Defesa.

 

Bolsonaro confirmou a indicação pelo Twitter, logo após desembarcar em Brasília para uma série de encontros com autoridades, em razão da transição de governo.

 

Bom Dia! Comunico a todos a indicação do General-de-Exército Fernando Azevedo e Silva para o cargo de Ministro da Defesa.

 

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 13, 2018

Fernando Azevedo e Silva estava no Supremo Tribunal Federal (STF) como assessor do ministro Dias Toffoli, presidente da Corte.

 

O general Fernando Azevedo e Silva durante entrevista sobre a atuação das Forças Armadas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016 (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Bebeto cobra recursos para revitalização do Parque Arnulpho Fioravante

Assessoria

 

Bebeto solicitou recursos para revitalização do Parque e pavimentação asfáltica nos distritos (Foto - Thiago Morais)

 

O vereador Bebeto (PR) usou a tribuna da Câmara de Dourados, durante sessão ordinária realizada ontem (12), para cobrar recursos visando à criação de projetos de revitalização do Parque Arnulpho Fioravante, atualmente utilizado como sede da Guarda Municipal de Dourados, o Iman (Instituto do Meio Ambiente) e a PMA (Polícia Militar Ambiental).

 

Bebeto citou que apesar da pouca estrutura o local é muito utilizado por ciclistas e grupos de escoteiros que usam o espaço em trilhas e outras atividades, como exemplo, o evento denominado ‘I Acampa Dourados’, realizado pela Prefeitura de Dourados, no dia 10 de novembro, em parceria com 14 instituições. “O Parque Arnulpho Fiorante é considerado um dos principais cartões postais de Dourados e sua extensão tem todas as características necessárias para criação de um parque ambiental e ser um referencial de lazer e visitação”, ressaltou.

 

Em indicação a prefeita Delia Razuk (PR) e aos secretários municipais Carlos Dobes (Planejamento) e Fabiano Costa (Iman) ele pede a criação de um projeto de revitalização completo, constando; manutenção da pista de caminhada, reforma das quadras de esportes, manutenção e ampliação dos quiosques, criação de uma segunda pista de caminhada e trilhas de ciclismo, áreas de pesca e ainda a manutenção e ampliação da iluminação.

 

O documento também foi encaminhado com cópias aos deputados federais, Dagoberto Nogueira, Geraldo Resende, Mandetta e Elizeu Dionizio, aos deputados estaduais Renato Câmara, Zé Teixeira e Barbosinha e aos senadores Pedro Chaves, Waldemir Moka e Simone Tebet.

 

Asfalto

 

Em outra indicação encaminhada à prefeita Délia e a bancada estadual e federal, o vereador solicitou a destinação de recursos de R$ 12 milhões em emendas parlamentares, visando a pavimentação asfáltica em todos os distritos de Dourados. Também no mesmo valor, solicitou aporte financeiro ao município para a pavimentação dos bairros, Jardim Pelicano, Estrela Yori, Laranja Doce, Parque dos Jequitibás, Jardim Guaicurus e Esplanada.

‘Esse povo que vem aí não é da política, é da rede social’, diz Eunício

Notícias ao Minuto

 

Eunício de Oliveira (Foto:Geraldo Magela/Agência Senado)

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), teve uma conversa nada amistosa com Paulo Guedes, escolhido ministro da Economia de Jair Bolsonaro (PSL). Após o papo, o senador disse que o próximo governo não vem da “política”, mas sim “da rede social”.

 

Ao “BuzzFeed News”, Eunício revelou o conteúdo da conversa que teve com o guru do capitão reformado. O encontro deles ocorreu em uma sala do Senado, na semana passada. Estavam no local Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, e o senador Fernando Bezerra (MDB-PE).

 

Guedes procurou Eunício para pedir que a reforma da Previdência fosse logo votada. O presidente do Senado, no entanto, disse que o mais importante era mesmo falar acerca do Orçamento Geral da União.

 

“Ele olhou para mim e disse que orçamento não é importante, importante é aprovar Reforma da Previdência”, contou Eunício, que lembrou ao ministro de Bolsonaro que a aprovação do Orçamento é pré-requisito para o recesso parlamentar, como consta na Constituição.

 

“Ele me disse: ‘vocês não aprovam orçamento, orçamento eu não quero que aprove não’. Mas não é o senhor querer, a Constituição diz que só podemos sair em recesso após a aprovação”, argumentou.

 

De acordo com o BuzzFeed, Guedes teria cortado a fala de Eunício. “‘Não, eu só quero Reforma da Previdência. Se vocês não fizerem vou culpar esse governo, vou culpar esse Congresso e o PT volta, e vocês vão ser responsáveis pela volta do PT.”

 

 

Eunício contou que o guru de Bolsonaro continuou insistindo com o assunto “volta do PT”.

 

“(Ele me disse:) ‘se vocês não aprovarem tudo aquilo que nós queremos esse ano, o PT volta. Se aprovar a reforma o Brasil vai crescer a 6%, se não aprovar o Brasil não vai crescer, eu vou culpar vocês’”, relatou.

 

Neste momento, Eunício teria saído da sala. O presidente do Senado contou ainda que Bezerra ficou “horrorizado” com Guedes.

 

Mas o clima ainda ficou pior. Após a reunião, Paulo Guedes deu entrevista a jornalistas e sugeriu que a população desse uma “prensa” no Senado para votar a reforma da Previdência.

 

“E ele foi lá para a porta (do Ministério da Fazenda) e disse que tem que dar uma prensa. Eu digo que aqui ninguém dá prensa. Aqui você convence, discute, ganha perde, agora prensa ninguém vai dar em mim”, disse Eunício.

 

“Enquanto eu for presidente ninguém diz aqui o que vamos fazer, quem diz aqui é o dedinho de cada um, que pode votar não, sim ou abstenção”, acrescentou.

 

Magno Malta e o reajuste do STF

 

Eunício Oliveira também falou das críticas de Bolsonaro e Paulo Guedes sobre o Senado ter aprovado o reajuste de 16% nos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), votado na quarta-feira (7).

 

Para o presidente da Casa, os próprios aliados do capitão reformado contribuirão para a aprovação do reajuste.

 

 

“Vou só dizer o seguinte: não sei como eles estão fazendo, mas não aceito o Magno Malta (PR-ES) de manhã fazer discurso esculhambando a recomposição salarial dos magistrados, que troca o auxílio-moradia por salário, mas de tarde não vai votar. E mais oito que se dizem bolsonaristas não votaram, e eu sou culpado por isso?”, disse Eunício ao BuzzFeed.

 

“Esse povo que vem aí não é da política, é da rede social”, acrescentou Eunício.

 

Paulo Guedes não se manifestou sobre as declarações de Eunício de Oliveira.

Aliados de Bolsonaro pedem porta-voz para evitar ruídos na comunicação

Notícias ao Minuto

 

 

Jair Bolsonaro (PSL) (Foto: Alan Santos/PR)

Apoiadores do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e futuros ministros estão preocupados com ruídos de comunicação e vêm a necessidade de nomear um porta-voz para a equipe de transição. Declarações dos filhos do capitão, além de desencontros entre os discursos de Bolsonaro e do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, são exemplos que estão incomodando a equipe do futuro governo.

 

 

Um dos líderes do DEM disse à coluna ‘Painel’, da ‘Folha de S. Paulo’, que o novo governo não conseguirá viabilizar os seus projetos no Congresso se mantiver a estratégia de comunicação atual, baseada nas redes sociais. De acordo com ele, é necessário dialogar diretamente com os líderes dos partidos.

Rodrigo Hilbert defende Fernanda Lima após críticas de cantor

Notícias ao Minuto

 

Rodrigo Hilbert defende Fernanda Lima após críticas de cantor (Foto:Divulgação)

 

Fernanda Lima virou assunto depois que o seu dicurso de encerramento no ‘Amor & Sexo´, caiu no gosto do público. A apresentadora falou sobre “sabotar as egrenagens de uma sistema homofóbico, racista, patriarcal, machista e misógino. Apesar de ter recebido apoio de muitas colegas, a atriz foi alvo da ira do Cantor Eduardo Costa.

 

O sertanejo, que apoia Bolsonaro, não poupou a apresentadora. “A mamata vai acabar, a corda sempre arrebenta pro lado mais fraco e o lado mais fraco hoje é o que ela está. Será que essa senhora só faz programa pra maconheiro, pra bandido, pra esquerdista derrotado, e pra esses projetos de artista assim como ela?”, escreveu o cantor. “Bolsonaro não está sozinho, o povo está com ele, e a senhora pode ter certeza, o Brasil vai sabotar é a senhora se Deus quiser. Sérgio Moro vai começar a ajudar a sabotar, pode esperar. E tenho dito”, finalizou.

 

 

Rodrigo Hilbert, marido de Fernanda, acabou fazendo uma singela homenagem à mulher. “O amor que tenho por você é maior do que todo o ódio do mundo”, escreveu ele na legenda de uma foto em que Fernanda aparece.

 

Confira o discurso de Fernanda:

 

“Chamam de louca a mulher. A mulher que desafia as regras e não se conforma. Chamam de louca a mulher cheia de erotismo, de vida e de tesão. Chamam de louca a mulher que resiste e não desiste. Chamam de louca a mulher que diz sim e que diz não. Não importa o que façamos, nos chamam de louca”, disse: “Se levarmos a fama, vamos, sim, deitar na cama. Vamos sabotar as engrenagens desse sistema de opressão. Vamos sabotar as engrenagens desse sistema homofóbico, racista, patriarcal, machista e misógino. Vamos jogar na fogueira as camisas de força da submissão, da tirania e da repressão. Vamos libertar todas nós e todos vocês. Nossa luta só está começando. Preparem-se, porque essa revolução não tem volta. Bora sabotar tudo isso?”, finalizou a loira.

Portiolli defende vinhetas do SBT pró-Bolsonaro: ‘Venezuela é logo ali’

Notícias ao Minuto

 

Celso Portioli (Foto: Renan Katayama/AgNews)

Celso Portiolli saiu em defesa das vinhetas nacionalistas do SBT e discutiu com alguns internautas no Twitter, nesta quinta-feira (8).

 

Segundo o site Notícias da TV, o apresentador do “Domingo Legal” chegou a declarar que “para quem não ama o Brasil, a Venezuela fica logo ali” e confirmou que apoia o presidente eleito Jair Bolsonaro.

 

Portiolli teria dito a um internauta, em um post apagado minutos depois, que o questionou sobre “fazer piadinhas com a ditadura depois de ter votado em Bolsonaro” que “é pior apoiar e dar dinheiro do que só apoiar”.

 

Agora, o SBT está veiculando uma vinheta que termina com “Brasil acima de tudo”, frase que era o slogan de Jair Bolsonaro durante sua campanha presidencial.

Bebeto pede limpeza em escola na Linha do Barreirinho

Assessoria

 

Vereador Bebeto encaminha pedidos ao secretário Joaquim Soares (Foto: Assessoria)

Atendendo pedido da diretoria da Escola Municipal Doutor Camilo Hermelindo da Silva, localizada na Linha do Barreirinho, o vereador Bebeto (PR) protocolou ofício junto à Semsur (Secretária Municipal de Serviços Urbanos), solicitando limpeza completa na referida unidade de ensino, incluindo serviço de roçada.

 

Em outro documento o vereador também solicitou serviços de tapa buracos na Rua Cândido de Carvalho, entre as ruas Monte Alegre e Major Capilé, no Jardim Maracanã. Segundo os moradores este trecho está praticamente intransitável devido aos buracos ao longo da via.

 

Os ofícios foram endereçados ao secretário municipal de Serviços Urbanos, Joaquim Soares. O vereador protocolou os documentos acompanhado por sua assessoria.

Com R$ 169 milhões em emendas para MS, Reinaldo Azambuja vai se reunir com Bolsonaro no dia 14

SUBCOM

 

Governador reeleito Reinaldo Azambuja (Foto:Subcom)

 

O governador Reinaldo Azambuja disse nesta quarta-feira (07), em Brasília, que vai se encontrar com o presidente eleito Jair Bolsonaro no próximo dia 14 de novembro para discutir pautas de interesse de Mato Grosso do Sul e do País. Ele recebeu a confirmação de Onyx Lorenzoni, ministro extraordinário e futuro chefe da Casa Civil de Bolsonaro.

 

“Vou falar sobre a fronteira, o presidente está preocupado e nós também. Essa é a pauta número 1 que vou levar ao presidente [Bolsonaro]. Também vou falar sobre as rotas Transoceânica e a Bioceânica; a revitalização da Malha Oeste. Mas o ponto mais sensível é a segurança de fronteira, precisamos saber qual a medida que o presidente vai tomar nas fronteiras do Estado com a Bolívia e o Paraguai”, disse o governador.

 

No cardápio do encontro estão questões nacionais que dependem da participação ou são pertinentes aos governadores e à União. “Temos uma reunião com todos os governadores marcada para o dia 14, com Bolsonaro, Guedes [Paulo Guedes, futuro ministro da Economia] e Onix. Nesse encontro vamos discutir uma pauta federativa”, disse.

 

Emendas

 

Reinaldo Azambuja confirmou também que Mato Grosso do Sul vai receber R$ 169 milhões em investimentos federais por meio das emendas impositivas apresentadas pela bancada do Estado no Congresso Nacional no Orçamento do próximo ano. Conforme ele, isso será importante para melhorar os serviços oferecidos à população.

 

“São emendas de bancada impositivas, temos seis emendas, são cerca de R$ 170 milhões garantidos que vão ser empenhados, liberados e, desta maneira, atendidas as demandas do Estado na área da saúde com a compra de equipamentos para hospitais; na segurança pública, equipando-se melhor as polícias, principalmente o DOF [Departamento de Operações de Fronteira]. Na área da educação poderemos atender o transporte escolar, melhorar as condições do transporte escolar com os municípios. Pelo menos sabemos que em 2019 teremos seis emendas que serão integralmente liberadas”, destacou o governador.

II Festival de Graffiti acontece neste sábado na Moradia Estudantil da UFGD

Assessoria

 

O Festival de Graffiti da UFGD é um projeto de extensão da Coordenadoria de Cultura (Foto - Divulgação)

 

No próximo sábado, 10 de novembro, os muros da Moradia Estudantil da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) vão ganhar novas cores com a segunda edição do Festival de Graffiti. Com o tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 04 da ONU: Educação de Qualidade”, além das pinturas, a programação inclui DJ’, street dance, batalhas de rimas, oficina de stencil e show.

 

Foram contemplados em edital 02 grafiteiros: Renato Masson (SP), com a proposta “Balões do conhecimento”; e Lucas Bernardo e Marcelo Henrique (MS) com a proposta “Leitura abre a mente, educação liberta”. Além dos graffitis, haverá a oficina Cores de Gentileza, que faz parte do projeto Oficinas Culturais da UFGD, com alunos das escolas estaduais Rita Angelina Barbosa Silveira e Presidente Vargas.

 

No ano passado, foram grafitados os muros da Unidade 1 da UFGD e em 2019 o planejamento é que a Unidade 2 seja grafitada. Nesta segunda edição, a Moradia Estudantil foi escolhida devido a sua grande importância na permanência de acadêmicos que vêm para Dourados em busca de estudo de qualidade e por ser parte fundamental dos programas de auxílio aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

 

No ano passado, foram grafitados os muros da Unidade 1 da UFGD e em 2019 o planejamento é que a Unidade 2 seja grafitada (Foto - Divulgação)

 

Confira toda a programação:

 

Dia 09/11 (sexta-feira)

 

– Preparação do fundo do graffiti na Moradia Estudantil

 

– Oficina de Stencil – das 14h às 17h (ministrada por Fernando SenKapuz, na Unidade 1 da UFGD);

 

Dia 10/11 (sábado)

 

-Graffiti a partir das 08h

 

– A partir das 13h – DJ Danilo, DJ Junex, Jean Ribeiro, Street Dance (AAGF Crew), Sismo 9.5, Open Mic Slam Dourados, Batalha de Rima, Game of Skate

 

– Encerramento às 19h com o show da banda The Luganos.

 

Sobre o Festival

 

O Festival de Graffiti da UFGD é um projeto de extensão da Coordenadoria de Cultura que busca informar e conscientizar a comunidade douradense de que grafite é uma expressão artística, além de aumentar a divulgação desse tipo de trabalho para a comunidade e promover o interesse pela cultura hip-hop. O Festival pretende, ainda, estimular a união entre os grafiteiros e artistas do hip-hop e colorir os muros da Moradia Estudantil da UFGD com obras de grafite tornando-a mais viva e exuberante para a comunidade e turistas, já que são obras que permanecem a longo prazo. A coordenação do projeto é da professora Gicelma Chacarosqui.

 

Este ano, os contemplados foram:

 

Categoria – Artistas individuais ou coletivos (premiação R$ 3000,00)

 

1º lugar: Lucas Bernardo da Silva

 

Título da proposta: Leitura abre a mente “Educação liberta”;

 

Categoria – Artistas Profissionais Individuais ou Coletivos (premiação R$ 5000,00)

 

1º lugar: Renato Luiz Masson

 

Título da proposta: Balões do conhecimento.

Lia Nogueira toma posse na Câmara Municipal de Dourados

Assessoria CMD

 

Lia Nogueira durante assinatura do termo de posse (Foto: Thiago Morais)

 

Tomou posse na manhã desta quarta-feira (7) a vereadora Lia Nogueira (PR), durante solenidade no plenarinho da Câmara Municipal de Dourados. Ela substitui a vereadora Denize Portolann (PR), que requereu afastamento por 120 dias, para tratar de interesses particulares.

 

Durante a solenidade, Lia assinou o termo de posse, junto com a presidente da Casa de Leis, Daniela Hall (PSD), e os vereadores Bebeto (PR), Junior Rodrigues (PR) e Jânio Miguel (PR). O juramento será realizado nesta segunda-feira (12), durante a sessão ordinária.

 

“Quero honrar os votos que tive e vamos trabalhar em prol da população, porque o povo quer mudança, quer uma política feita por gente compromissada com o povo, de forma transparente e com dignidade e é a isso que vou me propor, independente do tempo que vou permanecer”, ressaltou a vereadora durante a posse.

 

“Vamos fazer esta cidade entrar no eixo. O que proponho é estar com o povo, porque fiz campanha voltada para eles. É um momento de unirmos forças, porque Dourados precisa avançar cada vez mais”, completou Lia.

Bolsonaro recua sobre embaixada em Jerusalém: ‘Não está decidido’

Notícias ao Minuto

 

Jair Bolsonaro (PSL) (Foto: Reuters)

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou nesta terça-feira (6) que a mudança da Embaixada do Brasil em Tel Aviv para Jerusalém não está decidida ainda.

 

A declaração foi feita após o cancelamento de um compromisso diplomático com o Brasil pelo Egito, em aparente retaliação ao plano, que alimentou temores de boicote comercial.

 

“Pelo que eu vi, é questão de agenda [do governo egípcio]. Acho que seria prematuro um país anunciar uma retaliação sobre uma coisa que não está decidida ainda”, disse Bolsonaro após visita à Marinha, em Brasília, ao ser indagado sobre o cancelamento e possíveis retaliações ao Brasil.

 

A ideia de transferir a embaixada para Jerusalém foi proposta na campanha eleitoral para acenar ao governo de Israel e ao eleitorado evangélico que se alinha a ele. Na quinta (1º), foi anunciada pelo presidente eleito em entrevista a um jornal israelense e em seu canal oficial, provocando reações adversas entre representantes árabes e diplomatas.

 

Nesta segunda (5), o Egito cancelou a visita do chanceler Aloysio Nunes Ferreira, programada para começar nesta quarta (7) e se estender até domingo (11), com uma delegação de empresários brasileiros que já chegou ao país.

 

O Cairo alegou problema de agenda, mas mudanças abruptas são incomuns no protocolo diplomático. Diplomatas ligaram a decisão a uma carta enviada pela Liga Árabe à Embaixada do Brasil no Cairo na qual lamenta as declarações do presidente eleito sobre a transferência da embaixada.

 

Em entrevista na segunda à Band News, Bolsonaro contemporizou, dizendo que a mudança não se tratava de “questão de honra”, mas defendeu a soberania israelense na cidade. Ele voltou a dar a resposta nesta terça: “Não é um ponto de honra essa decisão. Agora, quem decide onde é a capital de Israel é o povo, o Estado de Israel. Se eles mudaram de local…”.

 

O tema havia irritado o presidente eleito mais cedo. Ao ser questionado a respeito do cancelamento pelos egípcios, pediu: “Não, outro assunto, outra pergunta aí”.

 

Com a insistência dos repórteres, repetiu a solicitação para mudar de assunto -em vão- e anunciou que iria embora, dando as costas aos jornalistas e interrompendo a entrevista improvisada na saída do Ministério da Defesa.

 

Israel ocupa Jerusalém Oriental, de população majoritariamente árabe, e reivindica Jerusalém como capital única e indivisível para negociar um acordo de paz com os palestinos -que, por sua vez, exigem a porção oriental como capital de um futuro Estado.

 

A ONU defende que Jerusalém seja considerada cidade internacional dada a sua importância nas três grandes religiões monoteístas (judaísmo, islamismo e cristianismo).

 

Por isso, todas as embaixadas ficam em Tel Aviv, onde está parte da estrutura administrativa de Israel. As exceções são os EUA (que sob Donald Trump transferiram sua embaixada para Jerusalém em maio, sob celeuma) e a Guatemala, que seguiu o aliado.

 

A decisão de imitar o americano e acenar ao governo de Binyamin Netanyahu, manifestadamente simpático a Bolsonaro, pode ter custo.

 

 

 

O Brasil é grande fornecedor de carne halal (cujo abate e manuseio segue os preceitos do islã) para países muçulmanos, os quais respondem por 45% da carne de frango e 40% da carne bovina que o país exporta.

 

O movimento do Egito -único país árabe, com a Jordânia, a manter relações com Israel- pode indicar um primeiro sinal, em consonância com os demais países da Liga Árabe, para um eventual boicote, embora medidas mais drásticas não tenham sido mencionadas. Com informações da Folhapress.

‘Bohemian Rhapsody’ lidera bilheterias nos cinemas brasileiros

Notícias ao Minuto

 

 

Cinebiografia do cantor Freddie Mercury teve 501 mil espectadores neste último fim de semana (Foto:Divulgação)

O longa “Bohemian Rhapsody”, cinebiografia do saudoso cantor Freddie Mercury e da banda inglesa Queen, liderou as bilheterias nos cinemas brasileiros neste último fim de semana.

 

De acordo com dados da comScore, avançados pelo colunista Lauro Jardim, de “O Globo”, o filme teve 501 mil espectadores e arrecadou R$ 9,6 milhões entre quinta-feira (1º) e domingo (4).

 

Em segundo lugar, ficou “O Quebra-nozes e os quatro reinos”, com 347 mil pessoas. “Halloween” ficou em terceiro, com 279 mil espectadores.

Bolsonaro estará hoje em Brasília pela primeira vez depois de eleito

Agência Brasil

 

Jair Bolsonaro (Foto:Mauro Pimentel/AFP)

O presidente eleito Jair Bolsonaro estará hoje (6) em Brasília, pela primeira vez desde sua vitória no último dia 28. A agenda é intensa e inclui encontros com o presidente Michel Temer, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, além de reuniões com militares e visita ao Congresso Nacional.

 

Ele embarcou pouco depois das 7h na Base Aérea do Galeão, em um avião da Força Aérea Brasileira. O presidente eleito chegou à Base Aérea por volta das 6h. Sua presença em Brasília marca o início dos trabalhos da equipe de transição do governo, que terá pela frente 56 dias até a posse em janeiro

 

Acompanham Bolsonaro o vice-presidente eleito, general Mourão, o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Luiz Antônio Nabhan Garcia, entre outros.

 

Também estarão ao lado do presidente eleito o ministro extraordinário Onyx Lorenzoni, e o general Augusto Heleno, confirmado para a Defesa. Ambos participam ativamente do governo de transição.

 

Agenda

 

De manhã, Bolsonaro participa da sessão solene dos 30 anos da Constituição, na Câmara dos Deputados. Um forte esquema de segurança foi organizado, inclusive gerando polêmica em decorrência da retirada da imprensa de alguns setores.

 

O presidente eleito deve almoçar com o ministro Defesa, Joaquim Silva e Luna, depois tem reuniões com os comandantes da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e do Exército, general Eduardo Villas Bôas.

 

Para amanhã (7) estão programados café da manhã com o comandante da Aeronáutica, o brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato. Haverá ainda encontro com os presidentes do STF, Dias Toffoli, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha.

 

Transição

 

Bolsonaro e Temer se encontram, pela primeira vez desde a eleição, amanhã às 16h, para selar o início simbólico do governo de transição. Até o final de dezembro, equipes dos dois presidentes trabalharão juntas para reunir dados e sanar dúvidas, no esforço de dirimir dificuldades para o governo eleito.

 

Antes porém, por volta das 14h, o presidente eleito pretende visitar o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), onde funcionará o governo de transição. O local, que fica a 8 quilômetros da Esplanada dos Ministérios e a 4 do Palácio do Planalto, serve de gabinete de transição desde a primeira eleição do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sucessor de Fernando Henrique Cardoso.

 

*Colaborou Vitor Abdala, do Rio de Janeiro

Câmara de Dourados recebe crianças durante aula prática sobre o Poder Legislativo

Assessoria CMD

 

Vereadores Daniela Hall e Ramin recebem as crianças durante a visita (Foto: Divulgação)

 

A Câmara de Dourados recebeu, na manhã desta segunda-feira (5), a visita dos alunos do 5º ano do Colégio Elite Total. As crianças tiveram uma aula prática sobre o funcionamento da Casa de Leis, além de conhecerem todos os setores e suas funções.

 

O professor de história Rincos foi o responsável em trazer as turmas do 5º ano vespertino e matutino à Casa de Leis. Ele apontou que as crianças aprenderam, dentro de sala de aula, sobre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e também sobre a Constituição Cidadã, que comemora 30 anos em 2018, por isso resolveu levar os alunos para uma aula prática.

 

“Eles tiveram um bom entendimento sobre o assunto, porque estamos em um ano que há uma grande onda política, o que os deixou mais participativos, então nada mais justo que trazê-los até a Câmara de Vereadores”, comentou o professor.

 

Para Rincos, a visita fará com que as crianças tenham outra visão sobre política, além agregar maior conhecimento de seus direito e deveres como cidadãos. “Vai ser muito gratificante, porque vão levar para o resto da vida, por ser uma experiência diferenciada. Eu sempre digo que o conhecimento não é dado somente em sala de aula, mas também está fora das quatro paredes da escola”, ressaltou.

 

Pedro Battaglin, de 10 anos, foi uma das crianças que participou da visita. Para ele, a aula prática fez com que ele enxergasse a câmara com “outros olhos”. “Foi muito interessante conhecer a Câmara, principalmente quem foram os presidentes e como são os gabinetes. Também foi legal conhecer como é o funcionamento da Câmara e como as pessoas trabalham”, lembrou.

 

A presidente da Casa, Daniela Hall (PSD), acompanhou as crianças durante toda a vista. Ela acredita que esta atividade é muito importante para as crianças, para que elas conheçam o trabalho dos vereadores. “Muitas crianças não sabem a diferença entre o poder Executivo e Legislativo, e também vemos isso em muitos adultos, que acabam cobrando do vereador aquilo que é função do prefeito. Por isso é de extrema importância que elas venham aqui conhecer o nosso trabalho e também os diretos delas, que são muito importantes. Isso irá contribuir para o conhecimento e afirmação da cidadania dos alunos”.

Artistas anti-Bolsonaro boicotam colegas da Globo que apoiam o político

Notícias ao minuto

 

Márcio Garcia, por exemplo, é alvo de boicote na emissora (Foto: Divulgação/TV Globo)

 

Mais um problema na Globo envolvendo política. De acordo com o colunista Ricardo Feltrin, artistas que votaram contra Jair Bolsonaro não querem participar de programas dos colegas que votaram a favor do presidente eleito para assumir em 2019.

 

 

 

Márcio Garcia, por exemplo, é alvo de boicote de muitos colegas que não querem ir ao seu programa por não quererem dividir o palco com “fascistas”. A situação do apresentador do ‘Tamanho Família’ se complicou depois que imagens dele beijando a mão de Bolsonaro foram veiculadas.

 

 

 

A ausência em programas da emissora não é o único protesto. Contratados da Globo que desaprovam o político do PSL pedem o fim de programas de quem o apoia.