sexta-feira, 26 de junho de 2026

Michelle diz que rótulos contra Bolsonaro vão cair: ‘Ele é um príncipe’

Notícias ao Minuto

 

Futura primeira-dama visitou o Palácio da Alvorada e a Granja do Torto, nesta quarta-feira (21), acompanhada de Marcela Temer (Foto: Agência Brasil)

Michelle Bolsonaro desembarcou em Brasília, nesta quarta-feira (21), pela primeira vez como futura primeira-dama do país. No mesmo dia, a Rede Super de Televisão divulgou entrevista em que ela fala sobre o marido, o presidente eleito Jair Bolsonaro.

 

 

 

Segundo Michelle, após o dia 1º de janeiro, todos os rótulos sobre Bolsonaro vão cair. “Todos esses rótulos vão cair por terra, porque ele não é essa pessoa, meu marido é um príncipe”, afirmou.

 

Michelle também disse que o marido já errou, mas que o momento é de mostrar quem ele realmente é. “Eu creio que seja o momento que o Senhor está nos dando para mostrar quem é o Jair Bolsonaro. O coração quebrantado… Já errou? Já errou. Quem nunca errou? Ele tem 63 anos, teve uma educação totalmente diferente da minha. Temos uma diferença de idade grande, mas está amadurecendo, está crescendo. Esse é o momento para ele crescer. Esse é o momento para ele ter sabedoria, discernimento para falar. Sempre orei. Senhor dá sabedoria para o meu marido”, disse.

 

A futura primeira-dama ainda revelou concordar “99%” com Bolsonaro. “Acha que eu concordo? Concordo com ele em 99%, mas não concordava com a forma como ele falava, como ele colocava as palavras. Isso me feria também. E muitas vezes, eu briguei com ele, e lembrava: “olha que você tem um pastor, você tem uma família e, graças a Deus, não é pela força também, né”. O Senhor preparou esse momento, com todos os detalhes, quebrantou ele primeiro, todas aquelas orações que a gente teve para que ele tivesse esse momento”, completou.

 

Visitas

 

Durante o dia de ontem, ela visitou o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. Acompanhada pela primeira-dama Marcela Temer, Michelle quis ver os jardins que cercam o palácio, conhecer a capela que fica na lateral da construção e as dependências internas. As informações são da Agência Brasil.

 

Na visita ao Alvorada, Marcela mostrou em detalhes cada dependência do palácio para Michelle. A futura primeira-dama ficou impressionada com a cozinha, que é industrial e bastante grande. Também elogiou as salas de reunião e jantar, além das de estar.

 

Ao entrar na Capela Nossa Senhora da Conceição, que fica na lateral da construção, Michelle demonstrou surpresa com o teto: uma pintura feita por Athos Bulcão. Em tons de branco e azul, a pintura chama a atenção pela simplicidade.

 

Vestindo um discreto conjunto cor de rosa, Michele, no entanto, deixou à vista a tatuagem que tem no punho direito, na qual se lê: Jair. Uma homenagem ao presidente eleito.

 

Em seguida, Michelle foi para a Granja do Torto, outra residência oficial da Presidência da República. O local, nos últimos governos, passou a ser utilizado para reuniões, mas tem características de casa de veraneio. Fica em um lugar mais afastado do centro de Brasília e cercado por ampla área verde.

 

Antes das visitas, a futura primeira-dama disse que vai escolher o local menor, pois tem uma “filha pequena de 7 anos”. “Quero um lugar mais confortável”, disse Michelle. Não há informações sobre a decisão de Michelle Bolsonaro, se pretende mudar com a família para o Alvorada ou para a Granja do Torto.

Em Brasília, Michelle Bolsonaro mostra tatuagem com o nome do marido

G1

 

A futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro, acena na chegada ao CCBB de Brasília nesta quarta-feira (21). No detalhe destacado à direita, a tatuagem no pulso com o nome do marido, Jair (Foto: Evaristo Sá/AFP)

 

A futura primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (21) que planeja atuar em “todos os projetos sociais possíveis” durante o governo de seu marido, o presidente eleito Jair Bolsonaro.

 

Michelle viajou pela primeira vez a Brasília desde a vitória de Bolsonaro na eleição presidencial. Na capital federal, ela se encontrou com a atual primeira-dama, Marcela Temer.

 

Antes do encontro com Marcela, a futura primeira-dama foi ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do gabinete de transição do governo. Ela concedeu uma rápida entrevista, na qual foi questionada se pretende atuar em projetos sociais a partir de janeiro de 2019. “Todos os projetos sociais possíveis, até porque era algo que eu já fazia antes de me casar com o Jair. Eu tenho um chamado para ação social. É algo que Deus colocou na minha vida, no meu coração”, afirmou Michelle.

 

A futura primeira-dama destacou que entre suas prioridades estão projetos voltados para “comunidade surda, pessoas com deficiência e portadores de síndromes”. Ela já atuou como intérprete de libras.

 

A futura primeira-dama Michelle Bolsonaro durante entrevista no CCBB nesta quarta-feira (21) (Foto: Guilherme Mazui/G1)

 

Michelle e Marcela visitaram juntas o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, por cerca de 1h30. Marcela apresentou todos os cômodos do Palácio a Michele.

 

Em seguida, Michelle seguiu para a Granja do Torto, outro imóvel oficial usado pela Presidência em Brasília. Desde o primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, iniciado em 2011, a Granja do Torto vem sendo pouco utilizada.

 

Residência oficial

 

Michelle afirmou aos jornalistas que o encontro com Marcela Temer foi um convite da primeira-dama, mulher do atual presidente Michel Temer.

 

Temer e Marcela optaram por não morar no Alvorada. O casal ficou no Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência, onde já morava quando Temer era vice de Dilma Rousseff. Michelle disse que ela e Bolsonaro poderão ficar na Granja do Torto até 1º de janeiro, data da posse do presidente eleito.

 

A futura primeira-dama declarou que ainda não escolheu a residência da família para o próximo ano, por isso conhecerá o Alvorada e a Granja. Michelle disse prefere o “local menor possível”.

 

“Tenho uma filha pequena de sete anos, gostaria que ela se sentisse mais à vontade, mais confortável”, explicou.

 

Ao acenar para jornalistas, ela deixou à mostra uma tatuagem no pulso direito, na qual está escrito “Jair”, primeiro nome do marido.

 

Michelle voltará a Brasília na próxima semana e começará a procurar colégio para a filha Laura Bolsonaro.

 

 

Robert de Niro e Grace Hightower se separam após mais de 20 anos

Notícias ao minuto

 

O ator Robert de Niro, 75, e a atriz Grace Hightower, 63 (Foto: DR)

O ator Robert de Niro, 75, e a atriz Grace Hightower, 63, anunciaram a separação após mais de 20 anos de casamento, segundo noticiou o site Page Six. Eles namoraram por dez anos e se casaram em 1997. Tiveram dois filhos. O mais velho tem 20 anos, e a menina tem seis. Eles já se separam uma vez, em 1999, mas decidiram renovar seus votos cinco anos depois disso.

 

Esse é o segundo casamento de De Niro, que já teve dois filhos com Diahnne Abbott, de 1976 a 1988. Niro ainda tem outros dois filhos com uma ex-namorada, Toukie Smith. Uma fonte da revista People informou que os dois já vivem separados e comentou que “às vezes as coisas não funcionam do jeito que você espera ou quer que elas funcionem”.

 

No ano que vem, De Niro estará no novo filme de Martin Scorsese, “The Irishman”, e no elenco do longa sobre o personagem Coringa, do Batman, que será protagonizado por Joaquin Phoenix. Entre outros trabalhos, Grace Hightower atuou em “Preciosa: Uma História de Esperança” (2009) e “Obsessão” (2012). Com informações da Folhapress.

Escolha de ministros não é feita por acordo partidário, diz general

Agência Brasil

 

O general da reserva Augusto Heleno, indicado para ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (Foto:Antonio Cruz/ Arquivo Agência Brasil)

Indicado pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, para o cargo de ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general Augusto Heleno disse hoje (21) que, apesar de já haver três indicações de integrantes do DEM para o cargo de ministros no futuro governo, as escolhas não têm sido feitas por compromissos partidários. Segundo o general, as escolhas levam em conta nomes e bancadas. A afirmação foi feita pouco antes de se reunir com Bolsonaro.

 

Os deputados do DEM que vão integrar o novo governo são Onyx Lorenzoni (RS), que comandará a Casa Civil, Tereza Cristina (MS), indicada para a pasta da Agricultura, e Luiz Henrique Mandetta (MS), que vai assumir o Ministério da Saúde.

 

De acordo com o general, a expectativa é de que a equipe ministerial esteja toda definida após Bolsonaro fazer a cirurgia que retirará a bolsa de colostomia. “Mas essa é uma decisão dele e há muitas condicionantes [relativas à definição dos nomes para as funções]. A gente não fica pressionando para nomear. Ele tem o tempo dele e faz as coisas no tempo dele”, disse Heleno..

 

O futuro ministro do GSI acrescentou que a escolha de integrantes do DEM para três pastas ministeriais não foi feita levando em conta o partido, mas aspectos pessoais e a bancada da qual eles fazem parte.

 

“DEM é mera circunstância. Não é nada que o comprometa com o DEM.

 

Ele tem escolhido por nomes e, como disse ontem, por bancadas. É o que tem sido predominante nas escolhas. Não existe compromisso com partidos. O próprio Bolsonaro caracterizou como algo não planejado ser do DEM. Aconteceu”, disse o general.

Bolsonaro confirma Mandetta no Ministério da Saúde

Diário Digital

 

Bolsonaro disse que Mandetta terá de “tapar ralos" (Foto: Lúcio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados)

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, confirmou hoje (20), na sua conta do Twitter, que o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), de 53 anos, vai assumir o Ministério da Saúde a partir de janeiro de 2019.

 

Ortopedista pediátrico, Mandetta não se candidatou à reeleição, portanto estará sem mandato no próximo ano. “Com o apoio da grande maioria dos profissionais de saúde do Brasil, anuncio como futuro Ministro da Saúde, o doutor Luiz Henrique Mandetta”, postou Bolsonaro no Twiter.

 

Bolsonaro disse que Mandetta terá de “tapar ralos”, facilitando a vida das pessoas com pouco dinheiro em caixa.

 

O futuro ministro chegou ao gabinete de transição no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) no início da tarde para se reunir com Bolsonaro. Mandetta tentou evitar a imprensa. Com a ajuda do deputado federal Efraim Filho (DEM-PB), o futuro ministro entrou com um grupo de assessores parlamentares.

 

Mostra Cinema e Direitos Humanos traz filmes com acessibilidade em Campo Grande

Portal do MS

 

A Mostra acontece em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, no período de 15 de novembro a 15 de dezembro (Foto - Karina Lima)

 

No ano em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos, Campo Grande recebe a 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. A abertura foi realizada na noite dessa segunda-feira (19.11), no Museu de Arte Contemporânea (Marco), com show de Ju Souc e exibição de dois curtas brasileiros, “Nós”, documentário de Thiago Simas que aborda a situação dos imigrantes, e “Do Outro Lado”, ficção, de Bob Yang e Frederico Evaristo, enfocando a homofobia e população LGBT.

 

Ao longo desta semana, até o dia 24 de novembro, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, serão exibidos 40 filmes com assuntos variados enfatizando a temática proposta. Todos os filmes têm tradução em libras e legendas ocultas, buscando proporcionar o acesso a todas as populações. A Mostra oferece também catálogo e programação em Braile. A entrada é franca e os horários de exibições são às 9h, 14h, 16h e 19h.

 

A Mostra acontece em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, no período de 15 de novembro a 15 de dezembro, é realizada pelo Ministério dos Direitos Humanos do Governo Federal e, aqui em MS, pelo Governo do Estado por intermédio da Secretaria de Cultura e Cidadania (SECC) e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento (Icem) e produção local da Render Brasil.

 

Nesta edição, o homenageado é o ator Milton Gonçalves, com 84 anos e participação em 70 filmes.” O artista está sendo homenageado pela sua representatividade tanto em sua vida pessoal quanto no legado cultural que ele tem. Sua versatilidade dramática e talento vencem as barreiras que normalmente são impostas aos artistas negros no País. É importante por sua militância pelos direitos humanos e contra o racismo e por sua atuação e coerência política”, afirma o coordenador do Icem, Marco Luna.

 

Para a Mostra deste ano foram inscritos mais de 300 filmes, o dobro de inscrições da edição anterior. A seleção foi feita por curadoria de Daniel de Souza (filho do Betinho), Tatiana Maciel e Janet Rockenbach, que teve também o aval do Ministério dos Direitos Humanos dentro do escopo dos filmes pré-selecionados. “Os filmes abordam os direitos humanos de todas as espécies, como a fome, o racismo, a questão LGBT, trabalho escravo, com a intenção de mostrar a realidade por que passam essas populações. O cinema é uma arma muito forte para levar qualquer tipo de mensagem”, diz o coordenador do Icem.

 

A 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos vai até o dia 24 de novembro. O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de Agosto, 453 Centro. Confira a programação com os horários, filmes em exibição, a temática abordada e a classificação etária. A entrada é franca.

Resistência e luta do povo negro será tema de Audiência Pública em Dourados

Assessoria

 

Vereador Ishy reunido na Câmara com membros do Comafro. (Foto: Divulgação)

 

Com o tema “Resistência e Luta do Povo Negro” será realizada uma Audiência Pública no dia 27 de novembro, às 19h, na Câmara de Dourados. A palestrante será a Conselheira Estadual dos Direitos do Negro e Coordenadora do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro de Mato Grosso do Sul, Romilda Neto Pizani.

 

O evento, de proposição do vereador e presidente da Comissão de Direitos Humanos, Elias Ishy, surgiu após a demanda do Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos dos Afro-Brasileiros – Comafro. O órgão foi reativado, recentemente, com a mobilização do Movimento Negro após um encaminhamento de uma atividade semelhante no ano passado.

 

Segundo a organização, o objetivo é o de compreender a atual conjuntura em que vivemos, fortalecendo as ações enquanto Movimento e também em alusão ao mês da Consciência Negra. De acordo com o Conselho, “diante das adversidades e dos muitos desafios que enfrentamos no Brasil, como na luta pela democracia e no combate ao racismo, é preciso muita sabedoria e resistência democrática”.

 

O Movimento Negro no Brasil surge ainda de forma precária e clandestina, durante o período escravagista. O Comafro lembra os desafios após a abolição da escravatura, como a luta contra o preconceito, a desigualdade e grandes personagens, como o Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negro do Brasil, que lutou pela libertação do seu povo e contra o sistema escravista.

 

“A dimensão social e política é muito maior, por isso ainda temos muito que fazer e lutar”, afirma Ishy, ressaltando a importância do debate. Dados do Mapa da Violência de 2014, com informações desde 1998, mostram que 63 jovens negros são assassinados por dia no país, um a cada 23 minutos. Mesmo após 130 anos, portanto, eles ainda travam uma luta em prol da igualdade e da justiça social.

STF deve cortar auxílio-moradia assim que aprovado aumento de salário

Notícias ao Minuto

 

 

Solução atende a pedido de Temer, que está resistente na aprovação do aumento sem que haja uma contrapartida imediata(Foto: Agência Brasil)

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux deve revogar as liminares que garantiam o pagamento do auxílio-moradia aos juízes federais, concedidas em 2014. Espera-se que a medida ocorra na mesma data em que o presidente Michel Temer (MDB) sancionar o aumento de 16,3% dos salários dos magistrados da Corte para 2019.

 

Segundo a jornalista Mônica Bergamo, da ‘Folha de S. Paulo’, a solução foi a mais rápida encontrada após discussão dentro do tribunal e também com o governo Temer, além de atender a um pedido do presidente, que está resistente na aprovação do aumento sem que haja uma contrapartida imediata.

 

O reajuste foi aprovado no Senado no dia 7 deste mês. Temer disse em conversas reservadas que irá sancionar o reajuste perto do fim do prazo constitucional de 15 dias úteis, ou seja, até 28 de novembro.

Jeniffer diz ter realizado sonho ao vencer PopStar e rebate críticas

Notícias ao Minuto

 

A atriz e cantora Jeniffer Nascimento, 25 (Foto: Divulgação/Globo)

A atriz e cantora Jeniffer Nascimento, 25, que conquistou o primeiro lugar no programa PopStar (Globo), neste domingo (18), afirmou nesta segunda-feira (19) que se preparou a vida toda para esse momento e que, apesar de ter recebido críticas, merecia estar na competição.

 

“Ouvi que era injusto porque eu era pronta. Injusto? Estudei muito. Eu mereço estar ali”, afirmou ela no programa Encontro (Globo), onde também falou da pressão do favoritismo, que a perseguiu durante toda a competição, o que ela classificou como uma responsabilidade muito grande.

 

Jeniffer conquistou o troféu, o prêmio de R$ 250 mil e um carro apresentando as músicas “Um Dia de Domingo”, do Tim Maia, e “Survivor”, do Destiny’s Child, antigo grupo de Beyoncé. Assim, superou os demais finalistas: Renata Capucci, Mouhamed Harfouch, Sergio Guizé, Malu Rodrigues e João Côrtes.

 

“Realizei um sonho de criança, e hoje começo a mudar a história de vida da minha família. Passei a vida inteira me preparando para esse programa e para essa oportunidade, mesmo sem saber. O ‘PopStar’ me ensinou quem é a Jeniffer no palco e isso era justamente o que eu queria descobrir”, avaliou após o programa.

 

A família voltou a ser lembrada por ela nesta segunda: “Eu nunca vou conseguir retribuir tudo o que eles fizeram pra mim. Esse é o começo do que posso retribuir. Gratidão é um sentimento muito bonito, a gente nunca pode esquecer das pessoas que fizeram isso possível. Se tive condição de ganhar esse programa é porque muita gente me ajudou.”

 

O segundo colocado no programa foi o ator João Côrtes, com pontuação apenas 0,53 menor que a de Jeniffer. “Não imaginava que iria chegar tão longe. Aprendi muito e, o mais interessante, é que aprendi, principalmente, sobre mim mesmo, sobre desafios, superação, a enfrentar meus medos”, avaliou ele.

Futura ministra nega parceria com JBS e defende Lei do Agrotóxico

Notícias ao Minuto

 

Tereza Cristina (Foto: Agência Brasil / Antonio Cruz)

A futura ministra da Agricultura do governo Bolsonaro, Tereza Cristina, rebateu uma acusação, feita pelo jornal ‘Folha de S. Paulo’, de que teria concedido incentivos fiscais ao grupo JBS, na mesma época em que ela mantinha uma parceria pecuária com a empresa.

 

“Eu não sou parceira da JBS. […] Matéria leva as pessoas a acreditarem que negociação foi feita de uma maneira não republicana e não é verdade”, afirmou em entrevista à rádio ‘CBN’, nesta segunda-feira (19).

 

Segundo Tereza Cristina, ela nunca recebeu doação diretamente da JBS. A futura ministra conta que o MDB que recebeu o dinheiro e fez o repasse para a sua candidatura a deputada federal, na época.

 

Eu nunca recebi uma intimação e nem nada sobre esse assunto. E estou pronta para responder se for chamada.”

Também na entrevista, a deputada voltou a defender a Lei do Agrotóxico, afirmando tratar-se de uma modernização da legislação atual, que não vai permitir que mais agrotóxicos sejam usados. “Pelo contrário. Essa lei propicia você tirar alguns pesticidas que hoje estão no mercado e que não têm substitutos e trazer moléculas mais modernas que às vezes são mais seguras para a população”, explicou.

 

Tereza Cristina vai se reunir com o atual ministro da pasta, Blairo Maggi, nesta semana, para iniciar o processo de transição.

Cardi B ganha prêmio de álbum do ano da revista ‘Time’

Notícias ao Minuto

 

Cardi B, 26, (Foto: Getty Images)

Se os últimos meses de Cardi B, 26, estavam sendo meio conturbados, com a rapper envolvendo-se em confusões dentro de um clube de striptease e em uma briga com Nicki Minaj, na seara musical, pelo menos, as coisas nunca andaram tão bem.

 

Isso porque “Invasion of Privacy”, o álbum de estreia da ex-dançarina, foi eleito pela prestigiosa revista Time como o melhor do ano de 2018.

 

Na seleção deste ano, a publicação privilegiou cantoras jovens, dando o segundo lugar para a americana Janelle Monáe, 32, e seu “Dirty Computer”, e para a japonesa Mitski, 28, que lançou “Be The Cowboy”.

 

O homem melhor colocado, o também jovem Shawn Mendes, 20, chegou em quarto lugar, com seu disco homônimo, seguido de perto pelo colombiano J Balvin, 33, que fez parcerias recentes com a brasileira Anitta.

 

A lista de vencedores ainda inclui, na ordem, a sueca Robyn, 39, o sul-africano Troye Sivan, 23, a cantora country americana Kacey Musgraves, 30, a banda de rock inglesa The 1975 e a cantora pop de origem cubana Camila Cabello. Com informações da Folhapress.

Bolsonaro se reúne hoje com Maia, embaixadores e governadores

Agência Brasil

 

Bolsonaro se reúne hoje com Maia, embaixadores e governadores (Foto:Valter Campanato/Agência Brasil)

No segundo dia em Brasília esta semana, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, tem hoje (14) agenda intensa. Antes das 8h, ele chegou ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde ocorrem as reuniões da equipe de transição. No local, acompanhado dos filhos Eduardo Bolsonaro e Flávio Bolsonaro, ele toma café da manhã com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que disputa a reeleição para comandar a Casa na próxima legislatura, e que conduz uma série de votações ainda este ano.

 

Após o café da manhã, Bolsonaro acompanhou Rodrigo Maia até o carro, ao lado do ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni. Cumprimetaram-se, sorriram para as câmeras, mas nem Bolsonaro nem Maia falaram com a imprensa.

 

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) disse que a equipe de transição do novo governo quer evitar a aprovação no Congresso das chamadas pautas-bomba, como aquelas que podem aumentar as despesas para a administração federal. O assunto deve ser tratado entre Bolsonaro e Maia.

 

Em seguida, Bolsonaro se reúne com os embaixadores do Chile, dos Emirados Árabes Unidos, da França e do Reino Unido, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). No Rio de Janeiro, ele esteve com os embaixadores dos Estados Unidos, China e Itália.

 

O presidente eleito pode ainda hoje anunciar o nome do escolhido para assumir o Ministério das Relações Exteriores. Ontem (13), ele disse que o embaixador Luiz Fernando de Andrade Serra está entre os cotados para o posto. O diplomata de carreira era embaixador do Brasil na Coreia do Sul até meados deste ano.

 

Governadores

Bolsonaro também participa da reunião com os governadores eleitos e reeleitos, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Até ontem dos 27 governadores, 18 confirmaram presença. Haverá um almoço com o presidente eleito e parte de sua equipe, incluindo Paulo Guedes, que assumirá o Ministério da Economia, e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE).

 

O encontro é organizado pelos governadores eleitos de São Paulo, João Doria (PSDB), do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). Em discussão, as prioridades dos estados e a relação com o governo federal.

 

Ontem, o presidente eleito afirmou que está aberto ao diálogo e também para conversar sobre a necessidade, de alguns estados, de renegociar dívidas. Mas afirmou que há dificuldades em elevar a destinação de verbas, pois o Orçamento Geral da União “está complicado”.

 

Transição

Bolsonaro também vai se reunir com a equipe de transição, no CCBB. A expectativa é anunciar ainda hoje o nome do ministro do Meio Ambiente.

 

Ontem (13), ele avisou que será mantido o status de ministério para o Trabalho, cuja estrutura será absorvida por outra pasta.

 

A futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que sua área vai agregar também o setor de pesca e as políticas relacionadas à agricultura familiar e reforma agrária. No cenário atual esta estruturas estão sob duas secretarias especiais vinculadas diretamente ao Palácio do Planalto.

Reinaldo se reúne com Bolsonaro para discutir fronteira e saúde nesta quarta

Campo Grande News

 

Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) durante entrevista à imprensa após evento. (Foto: Marina Pacehco/Arquivo).

 

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), se reúne com o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), nesta quarta-feira (dia 14), em Brasília. Segundo o governo, a pauta prioritária levada pelo Estado será pedido de reforço e prioridade na fronteira.

 

Outra reivindicação será o reajuste da tabela de procedimentos do SUS (Sistema Único de Saúde) às prefeituras e aos Estados e que o setor público seja desburocratizado.

 

O encontro está marcado para 9 horas (de Brasília) e ocorrerá no Centro Internacional de Convenções de Brasília, próximo do Centro Cultural Banco do Brasil. Este último local é onde se reúne a equipe de transição do governo eleito.

 

Ainda de acordo com o Governo do Estado, além das pautas específicas de Mato Grosso do Sul e das demais unidades federativas, outros temas nacionais serão discutidos.

 

Quanto ao pedido de desburocratização, Reinaldo citou como exemplo o Fundo Penitenciário Nacional, que tem recursos, mas não são aprovados, pois não existe equipe técnica para atender a demanda do Depen (Departamento Penitenciário Nacional).

 

“Também tem a criação, com recurso das loterias, do Fundo Nacional de Segurança. Lá tem recursos, mas não é repassado aos estados. Então, temos de desburocratizar, criar mecanismos legais para as pautas que são prioritárias, para avançarmos nas políticas públicas que vão ajudar os 27 estados e vão contribuir com a União”.

 

A reunião está sendo organizada pelos governadores eleitos do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e de São Paulo, João Doria (PSDB). Segundo informações divulgadas pela Agência Brasil, até ontem, 18 dos 27 governadores reeleitos ou eleitos este ano confirmaram a ida ao encontro. Não foram citados quais.

 

Também devem participar Paulo Guedes, que vai assumir o Ministério da Economia, e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE).

 

Azambuja está em Brasília desde ontem, quando participou de reuniões com o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun. Estava previsto, ainda, um encontro na ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestres) para discutir investimentos para a volta da malha ferroviária oeste e também o contrato com a CCRMSVia, concessionária que administra a BR-163.

Câmara de Dourados entrega 21 moções durante sessão ordinária

Assessoria CMD

 

Durante sessão ordinária, vereadores agraciam 21 pessoas com moções (Foto: Thiago Morais)

 

Os vereadores da Câmara de Dourados homenagearam, durante sessão ordinária desta segunda-feira (12), 21 cidadãos que tem se destacado por meio de ações que contribuem para o crescimento de Dourados.

 

De autoria do vereador Sergio Nogueira (PSDB), foram concedidos diploma de Cinquentenário à Farmácia Popular, de Dourados, Título de Cidadã Douradense à promotora de Justiça Fabrícia Barbosa Lima e Título de Cidadão Benemérito a Nei Elias Coinethe de Oliveira.

 

O vereador Junior Rodrigues (PR) conferiu Diploma de Honra ao Mérito a Kim Araujo de Meneses e Título de Cidadão Honorário do Município a José Elias Moreira. Bebeto (PR) concedeu Título de Cidadão Benemérito ao pastor Josué Caetano de Souza.

 

Também foram entregues aos professores doutores Mario Teixeira de Sá Junior e Mário Cezar Tompes da Silva os títulos de Cidadão Douradense e Cidadão Benemérito, respectivamente, de autoria do vereador Elias Ishy (PT).

 

O vereador Juarez de Oliveira (MDB) agraciou o padre Wili Brodus Paulus Wedho com o Título de Cidadão Douradense e a Takeshi Matsubara o Diploma de Honra ao Mérito. Já Idenor Machado (PSDB) concedeu Diploma de Cinquentenário às empresas Auto Peças e Acessórios Modelo e Imobiliária Continental.

 

Jânio Miguel (PR) também concedeu moções. Ele entregou Título de Cidadã Douradense à Lenir Uhde e Título de Cidadão Benemérito a Alex Lima Pereira.

 

Os títulos de Cidadão Benemérito, entregue ao professor Reginaldo José da Silva, e de Cidadã Douradense, concedido a Solange Denize Fernandes Luna, foram de proposição do vereador Cirilo Ramão (MDB).

 

O vereador Marçal Filho (PSDB) entregou três moções, sendo de Título de Cidadão Benemérito a Cristiano dos Santos, Título de Cidadã Douradense à Deumeires Batista de Souza Rodrigues de Morais e Diploma de Honra ao Mérito a Geraldo da Silva Souza.

 

Dos vereadores infra-assinados, foram entregues duas moções, sendo de Título de Cidadã Douradense a Gleici Aguilar dos Santos e Título de Cidadão Douradense ao poeta Marcos Coelho.

Confira cinco pontas de destaque que Stan Lee fez em filmes

Notícias ao Minuto

 

O quadrinista Stan Lee, morto nesta segunda-feira (Foto: Reuters / Mario Anzuoni)

O quadrinista Stan Lee, morto nesta segunda-feira (12), fez aparições em todos os 20 filmes da Marvel Studios lançados até hoje. Não só. Mesmo nos filmes do universo Marvel que não são do estúdio, como os Homem Aranha da Sony e os X-Men, Wolverine e Deadpool da Fox.

 

Todas foram breves e superam por pouco a figuração, mas enquanto algumas tiveram alguma relevância na história – como o empurrãozinho moral a Peter Parker em “Homem Aranha 3”- outras têm até um significado que transcendem o filme. Confira cinco das mais representativas aparições no cinema do mais célebre criador de super-heróis:

 

Homem de Ferro 1 e 2″ (2008 e 2010)

 

A ponta de Stan Lee nos dois primeiros filmes da franquia consiste em ser confundido pelo bilionário Tony Stark, o protagonista, com outros célebres anciões, Hugh Hefner, o criador da Playboy que vivia acompanhado de mulheres décadas mais jovens, e o apresentador de televisão Larry King.”Capitão América: Guerra Civil” (2016).

 

O “troco” de Lee com Stark ocorre no final do filme, quando o quadrinista representa um entregador de correspondência que procura por um certo Tony “Stank” -algo como “Tony fedia”, para a diversão do colega James Rhodes.

 

Homem Aranha 3 (2007)

 

Na franquia do Homem Aranha dirigida por Sam Raimi, Lee aparece como uma pessoa de caráter nobre. Após fazer um herói anônimo nos dois primeiros longas, salvando inocentes de detritos, no terceiro seu papel é mais significativo. Lee passa mensagem simbólica ao protagonista, então questionando o seu papel como super-herói. Ao ver um letreiro que dá a notícia de que o Homem-Aranha seria condecorado, Peter Parker ouve do senhor que por ali passava: “Acho que uma pessoa pode sim fazer a diferença”. A frase ressoa no legado cultural do criador de super-heróis.

 

Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)

 

Durante uma espécie de ricochete espacial, os personagens são lançados por um portal ao céu de um planeta ermo, para já serem absorvidos novamente. No solo, o quadrinista contava aos Vigias -raça alienígena de observadores do universo- de quando foi entregador da FedEx, menção ao papel em “Guerra Civil”. A frase tem duas interpretações pelos fãs e críticos. Uma é a de que ele é, como os Vigias, uma entidade que acompanha todos os acontecimentos, fazendo interferências apenas pontuais, como a em Homem-Aranha 3. A outra é a de que ele, afinal, está acima do universo que criou.

 

X-Men: Apocalipse

 

Quando todo o arsenal nuclear da Terra é lançado para a estratosfera pelo vilão Apocalipse para desarmar a humanidade, Lee e a mulher, Joan, aparecem como um aterrorizado casal de humanos. Joan morreu em 2017, após 70 anos de casamento. Com informações da Folhapress.