sexta-feira, 26 de junho de 2026

Dourados fica sem deputado federal mas ganha senadora do Bolsonaro

 

 

Onda verde

 

Assim como na maioria dos estados, a “onda verde” (leia-se Jair Bolsonaro) trouxe ao cenário sul matogrossense nomes até então desconhecidos na política, como é o caso do Capitão Contar (PSL), mais votado para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa, com 77.802 votos.

 

Mais onda verde

 

Outro nome que surge em meio “a onda” é o campograndense Tio Tutis (PSL), eleito como deputado Federal, com 55.947 votos, deixando para trás nomes como Vander Loubet (PT) e Dagoberto Nogueira (PDT), também eleitos. Neste cenário também foi eleito pelo partido de Bolsonaro o Dr. Luiz Ovando, com 49.995.

 

Juiz Odilon

 

Assim como nas eleições proporcionais o fenômeno Jair Bolsonaro também atingiu de certa forma o resultado da eleição ao Governo do Estado, já que as últimas pesquisas apontavam uma possível vitória de Reinado Azambuja (PSDB) no primeiro turno, o que não ocorreu. Ao contrário, o juiz aposentado Odilon Oliveira garantiu a disputa em segundo turno com 31,62% dos votos. Já Reinaldo obteve o percentual 44,61%.

 

Não deu

 

Se a representatividade da segunda maior do Estado já estava pouca na Câmara Federal com somente um deputado, agora ficou pior. Mesmo com expressiva votação (61.675 votos) Geraldo Resende não conseguiu sua reeleição e com isso os douradenses perdem seu único representante.

 

No Senado

 

Por outro lado o tão sonhado representante no Senado Federal finalmente chega com a eleição de Soraya Thronicke, do PSL. Impulsionada pela candidatura do presidenciável Jair Bolsonaro, ela obteve 373.712 votos no Mato Grosso do Sul, conquistando a segunda vaga no Senado. Em Dourados ela conseguiu 38.412 votos.

 

Quem é?

 

Apesar de residir em Campo Grande, a senadora eleita Soraya nasceu em Dourados. Na capital é sócia do escritório de advocacia Cabral Gomes & Thronicke Advogados, onde atua em questões jurídicas ligadas ao agronegócio, aos Direitos de Empresa, Família e Sucessões. Atua também em contratos e ações internacionais.

 

De volta

 

Quem está com o terno no jeito para ocupar novamente uma cadeira na Câmara Municipal de Dourados é o suplente de vereador Maurício Lemes (PSB). Ele volta à Casa em janeiro do próximo ano com a eleição do radialista Marçal Filho (PSDB), agora deputado estadual eleito com 25.437 votos. Maurício é suplente da coligação de Marçal.

 

SORAYA THRONICKE (PSL) Foto: Divulgação


João Pires

ESTADO NOTÍCIAS

Ator da série ‘The Walking Dead’ morre aos 76 anos

Notícias ao Minuto

 

Scott Wilson fazia o papel do fazendeiro Hershel Greene na série 'The Walking Dead (Foto:Getty Images)

O ator Scott Wilson, que fazia o papel do fazendeiro Hershel Greene na série ‘The Walking Dead’, morreu aos 76 anos em sua casa em Los Angeles (EUA). De acordo com a revista ‘Monet’, ele lutava contra um câncer.

 

 

Além do papel no seriado americano, Wilson fez parte de clássicos do cinema como ‘A Sangue Frio’ e ‘No Calor da Noite’.

Azambuja fala sobre alianças no segundo turno em MS

G1 MS

 

Reinaldo Azambuja (PSDB) após resultado das urnas neste domingo (7).(Foto: TV Morena/Reprodução)

Após a definição de Reinaldo Azambuja (PSDB) e Juiz Odilon (PDT) no segundo turno da eleição para governador em MS, o candidato do PSDB disse que “a conversação está aberta” para alianças políticas na disputa:

 

“Agora é conversar com aliados, tivemos um grande número de partidos já que nos apoiaram no primeiro turno e agora é buscar no segundo turno fortalecer essa aliança para a nova eleição que vai ocorrer no final do mês.”

 

O candidato não citou nomes, mas afirmou que muitos partidos que tinham “simpatia” por sua candidatura mas disputaram as eleições, serão a primeira opção: “Agora no segundo turno nós vamos buscar esses que acreditam no jeito nosso de fazer política”, declarou.

 

O candidato agradeceu o voto de confiança da população: “Na política, a gente faz política com quem a gente gosta e com quem gosta da gente”, finalizou.

Odilon pretende fechar alianças e percorrer estado para o segundo turno em MS: ‘Corpo a corpo será fundamental’

G1 MS

 

Juiz Odilon (PDT) após resultado das urnas neste domingo (7). (Foto: TV Morena/Reprodução)

Após a definição de segundo turno para o governo de MS entre Juiz Odilon (PDT) e Reinaldo Azambuja (PSDB), o candidato do PDT disse que esperava um resultado maior, e que enfrentou “o peso da máquina administrativa”:

 

“A nossa campanha foi, digamos assim, do tostão contra o milhão, então o peso da máquina administrativa é indiscutível, mas eu quero convocar toda a população para a gente retomar a marcha por um estado limpo.”

 

Sobre possíveis alianças, Odilon disse que já conversou com Mochi (MDB): “Telefonei para várias pessoas hoje à noite, nós já estamos com as conversações bem avançadas, e amanhã vamos fazer as concretizações. Junior Mochi, logicamente que a gente já conversou com ele e há uma sinalização muito boa”, declarou.

 

O candidato pretende aproveitar o tempo de propaganda na TV e que vai percorrer o estado em campanha: “Nós vamos fazer o corpo a corpo e será fundamental”, finalizou.

Pela primeira vez desde 1991, Assembleia de MS não terá mulheres

Campo Grande News

 

Antonieta Amorim, do MDB, em discurso na Assembleia. (Foto: Luciana Nassar/ALMS).

Se por um lado, Mato Grosso do Sul terá, pela primeira vez, duas mulheres senadoras, a bancada da Assembleia Legislativa não terá sequer uma mulher em 2018, o que não ocorria há 27 anos. As 24 cadeiras da Casa de Leis estadual será composta por 24 homens.

 

A Assembleia Legislativa tem, até o fim do ano, Mara Caseiro (PSDB), Grazielle Machado (PSD) e Antonieta Amorim (MDB).

Mara Caseiro, do PSDB, na cadeira ocupada na Assembleia. (Foto: Luciana Nassar/ALMS).

 

As duas últimas não tentaram a reeleição este ano, enquanto Mara tentou se reeleger, não conseguiu votos suficientes, mas ficou como suplente de deputado – ou seja, só assume em caso de impedimento do titular da vaga da coligação encabeçada por seu partido.

 

Nenhuma das 103 mulheres que se candidatou conseguiu ser eleita, em um Estado onde a maioria é também feminina. São 978.830 votantes, o que representa 52,121% dos 1,8 milhão do eleitorado do Estado, de acordo com dados do TRE.

 

Em MS, são 978.830 mulheres votantes, o que representa 52,121% dos 1,8 milhão do eleitorado do Estado, de acordo com dados do TRE.

 

Portanto, a partir de 2019, quando começa os mandatos das pessoas eleitas ontem, o Legislativo estadual não terá nenhuma mulher entre os 24 deputados estaduais.

 

O Estado só não elegeu mulheres em apenas duas legislaturas – como são chamadas os períodos dos mandatos de cada assembleia eleita – desde a divisão e criação do Estado. Isso aconteceu em 1979 e em 1991. Com exceção disso, em todas as eleições houve entre uma e duas mulheres.

 

No Senado, além da senadora Simone Tebet (MDB), foi eleita Soraya Thronicke (PSL) com 370.666 votos. O outro político eleito senador foi o ex-prefeito de Campo Grande Nelson Trad Filho (PTB) com 420.102 votos.

 

São três senadores por Estado e, a partir de 2019, serão duas mulheres e um homem. Até então ero contrário: Waldemir Moka (MDB), que não foi reeleito, Pedro Chaves (PSC), que não disputou e Simone, que segue com seu mandato.

 

Na Câmara Federal, onde são oito deputados federais, duas são mulheres. Rose Modesto (PSDB) foi a mais votada com 120.901, e Tereza Cristina (DEM) conseguiu se reeleger com 75.068. Até então, ela era a única representante na bancada federal do Estado.

Pânico na TV vai ter que indenizar mulher exposta no quadro “Vô, num vô”

Migalhas

 

 

A 3ª turma do STJ condenou a Rede Tv e dois humoristas do programa Pânico na TV e a a pagar indenização de R$ 20 mil por violação dos direitos de imagem e intimidade de uma mulher. A autora do recurso especial teve o corpo e o rosto expostos no quadro “Vô, num vô” divulgado na televisão e na internet.

 

A mulher estava em uma praia em Florianópolis quando foi abordada pelos humoristas Carlos Alberto da Silva e Marcus Vinícius Vieira, os quais, interpretando os personagens Mendigo e Mano Quietinho, gravavam o quadro em que avaliavam os atributos físicos das mulheres, com o intuito de entregar adesivos com os dizeres “Vô” ou “Num vô”.

 

Em 1º grau, a ação foi julgada procedente e as partes foram condenadas ao pagamento de danos morais. No entanto, o TJ/SP deu provimento à apelação dos humoristas sob o entendimento de que não houve dano, pois não teria sido possível identificar a autora nas imagens, uma vez que ela havia escondido o rosto.

 

Direito à imagem

 

Ao analisar o caso, o ministro Marco Aurélio Bellizze entendeu que o direito à imagem é muito mais amplo do que apenas a proteção ao rosto da pessoa, abrangendo todos os atributos que identifiquem o indivíduo.

 

O ministro acrescentou que, ao contrário do que alegou a emissora, o fato de a recorrente estar em local público não é suficiente para afastar o reconhecimento do dano moral, já que as filmagens foram focadas em seu corpo.

 

Bellize também falou sobre a liberdade de imprensa. Para o ministro, ela “não pode servir de escusa a tamanha invasão na privacidade do indivíduo, impondo-lhe, como ocorrido no caso concreto, além da violação de seu direito de imagem, uma situação de absoluto constrangimento e humilhação”.

 

Assim, a 3ª turma restabeleceu a condenação e fixou o valor da indenização por danos morais em R$ 20 mil, com juros de mora desde a data da filmagem. Além disso, determinou que as imagens da autora não sejam mais exibidas, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

Janelle Monáe, lésbica e negra, diz querer usar voz contra preconceito

Notícias ao Minuto

 

 

Janelle Monáe (Foto: Reuters)

THIAGO NEY – Depois de dois discos que tinham como ponto de partida e inspiração o filme “Metrópolis”, de Fritz Lang, e nos quais assumia a identidade de uma androide, Janelle Monáe se despe de qualquer personagem em “Dirty Computer”, o mais recente álbum. Racismo, machismo e homofobia são alguns dos temas que percorrem as suas 14 músicas.

 

“As primeiras faixas mostram uma pessoa renegada. Depois, temos músicas mais de celebração. Já as quatro últimas são como uma afirmação”, disse Monáe, em Berlim.

 

A cantora americana de 32 anos é parte das atrações da Red Bull Music Academy, que começou no início de setembro e se estende até 12 de outubro na capital alemã. Às margens do rio Spree, o evento reúne 61 jovens músicos de 37 países, incluindo o Brasil, representado pelo DJ e produtor Benjamim Sallum.

 

Além de acesso a estúdios e equipamentos para produzir música, os participantes frequentam conversas e palestras de nomes como a DJ Nina Kraviz e a própria Monáe.

 

“Sou uma jovem americana lésbica e negra. Era importante criar uma experiência em que as pessoas que são marginalizadas possam sentir que não precisam mudar para serem aceitas pela sociedade”, disse a cantora. “Mesmo que o sistema não esteja funcionando ao meu favor, os Estados Unidos são o meu país, e estarão ao meu lado um dia.”

 

Esse sentimento está explícito na última faixa do álbum, “Americans”. Trecho: “Até que as mulheres ganhem o mesmo pelo mesmo trabalho / esta não é a minha América/ Até que as pessoas que amam gente do mesmo gênero possam ser quem realmente são / esta não é a minha América / Até que os pretos possam voltar para casa depois de serem parados pela polícia sem receberem um tiro na cabeça / esta não é a minha América […] / Mas eu vou te dizer hoje que o Diabo é um mentiroso / Porque vai ser a minha América antes que tudo termine”.

 

Monáe fala sobre a faixa: “A música não diz que a América é linda, chama a atenção para o monte de coisas erradas que estão acontecendo. Temos de consertar isso, e temos de consertar rápido, porque novas gerações estão chegando aí”.

 

Um detalhe que salta aos olhos (e ouvidos) em “Dirty Computer” é a quantidade de gente conhecida que está nos créditos, como Brian Wilson (dos Beach Boys), Pharrell Williams, Grimes e Prince, que estava ajudando Monáe no disco antes de morrer, em abril de 2016.

 

“É difícil falar quanto Prince significa para mim. Sem ele acho que esse disco não existiria, não iria saber até onde poderia ir. Ele era um gênio tocando guitarra, produzindo e também na parte de negócios”, afirma.

 

Sobre Brian Wilson, ela conta que, quando estava fazendo os vocais da música-título, podia ouvir a voz dele em sua cabeça. “Então, procuramos seu empresário. Ele foi muito legal, disse apenas: ‘Me manda a fita’. Sim, Brian ainda gosta de gravação em fita! Em pouco tempo me mandou de volta.”

 

Um dos principais momentos recentes de Monáe foi a participação na Marcha das Mulheres, em janeiro do ano passado, em Washington. Milhões de pessoas foram às ruas dos Estados Unidos para pedir mais direitos às mulheres, mudanças nas leis de imigração, racismo, entre outros temas.

 

Ela fez um discurso emocionante, em que se lembrou da avó, que teve 14 irmãos (“e eles dividiam um par de sapatos”) e da mãe, a caçula de 12 irmãos.

 

“Não imaginava que iria tanta gente, ninguém imaginava, na verdade. Então me pediram para subir ao palco e dizer algumas palavras. Quando subi e vi aquela multidão, fiquei tremendo, nervosa. Angela Davis [ativista e escritora] estava ali, assim como mães de meninos negros que tinham sido mortos pela polícia. Respirei e falei o que vinha do meu coração.”

 

Em 2016, Monáe atuou em dois filmes: “Moonlight” e “Estrelas Além do Tempo”. “Gostei da experiência porque em um filme você interpreta um personagem que está dentro de uma história. Em um disco, tudo tem a ver comigo: as letras, a guitarra, o clipe. Tudo está sob meu nome. Então sinto muito mais pressão. O mundo vai me julgar e eu posso estar passando por um momento frágil. Se você não está preparada, vai sofrer.” Com informações da Folhapress.

Marcelo Adnet vai à polícia após sofrer ameaças na internet

MSN

 

Adnet: um ídolo da galera da internet na disputa pelo trono do desbravador Jô Soares (Foto - Divulgação)

 

Advogados do comediante Marcelo Adnet vão registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil do Rio nesta quarta-feira, 4, tratando das ofensas e ameaças de morte que o humorista recebeu na internet depois de ser vítima de fake news.

 

Uma falsa postagem que viralizou na última semana o acusa de ter imitado a voz do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) em um áudio, também falso, onde se ouve uma conversa entre o candidato e seu filho, Eduardo, dentro do Hospital Albert Einstein.

 

Depois que a publicação se espalhou na internet, o ator foi alvo de uma série de ataques em suas redes sociais. Grande parte dos comentários partiu de internautas que declaram apoio a Bolsonaro nessas eleições. A notícia-crime feita pelos advogados de Adnet será apresentada à Delegacia de Repressão a Crimes de Informática para que sejam apurados delitos de difamação, injúria, ameaça e incitação.

 

Marcelo Adnet já havia denunciado ameaças e ofensas em seu Twitter (Reprodução)

 

Adnet vem fazendo sucesso na internet por suas imitações de candidatos à Presidência e ao governo do Rio de Janeiro em uma série de vídeos publicados pelo jornal O Globo. Em uma conversa com a reportagemo ator afirmou que é a primeira vez que sofre ataques tão agressivos nas redes. “Se me escrevem dizendo que vão me dar um tiro de .12 na cara, eu preciso ir à polícia. É crime, ninguém deve ser ameaçado. Me sinto obrigado tomar essa atitude para defender a democracia. Estamos vivendo tempos muito violentos”, disse.

Delcídio vai decidir sobre requerer mandato após eleições, diz defesa

Campo Grande News

 

Ex-senador e candidato Delcídio do Amaral(Foto: Marina Pacheco/ Arquivo)

O ex-senador Delcídio do Amaral vai aguardar o resultado das eleições para decidir se pedirá ou não a recondução ao cargo, afirma o advogado Laércio Guilhem. Liminar de ontem (4) concedida pelo juiz Pedro Pereira dos Santos, da 4ª Vara Federal de Campo Grande suspendeu a cassação do ex-senador. Delcídio disputa uma das duas vagas para o Senado pelo PTC.

 

Conforme o defensor, Delcídio já havia pedido revisão da sentença no próprio Senado e com a liminar de ontem “o candidato pode pedir recondução direta ao cargo”. “Conversei ontem com Delcídio e ficou decidido que ele vai aguardar os resultados das urnas. Se ganhar, Delcídio vai esperar para assumir novo mandato de 8 anos em janeiro. Caso não ganhe, ele pedirá recondução ao cargo”, revela. Porém, caso o candidato peça recondução, o mandato termina em dezembro deste ano.

 

A Justiça Federal reconheceu, diante da sentença proferida na ação pena inocentando Delcídio, dizendo que as provas são ilegais, suspendendo os efeitos da decisão do Senado.

 

Delcídio registrou candidatura ao Senado no fim do prazo, em substituição a César Nicolatti. Houve impugnação do pedido, tanto pelo Ministério Público quanto por adversários, e a candidatura ainda não foi homologada, mas Delcídio segue fazendo campanha normalmente.

 

Histórico – Em julho deste ano, o ex-senador do PT foi absolvido da acusação de tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestór Ceveró.

 

O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília, entendeu que não havia provas suficientes para condená-lo. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, réu na mesma ação, também foi absolvido.

 

Delcídio teve o mandato cassado no Senado e os direitos políticos suspensos por oito anos.

Depois de campanha intensa, Neno Razuk está confiante na vitória

Assessoria

 

Neno Razuk reforça a confiança em se eleger neste domingo ao cargo de deputado estadual (Foto - Divulgação)

 

A intensidade da campanha com apoiadores em praticamente todos os municípios de MS, inclusive naqueles que não pode visitar, e a visibilidade que a campanha conquistou apostando também nas mídias sociais, reforça a confiança do candidato estadual Neno Razuk (PTB) em se eleger neste domingo.

 

“Estamos muito bem posicionados nas pesquisas, tanto nas publicadas pela imprensa como nas de consumo interno das coligações”, revela Neno Razuk. Empresário nos setores da mineração e do entretenimento ele estreia nessas eleições como candidato – a deputado estadual pelo PTB.

 

Mas, desde que nasceu há 39 anos convive com a política. Primeiro, observando seu pai, o ex-deputado Roberto Razuk, e depois acompanhando a mãe, a ex-vereadora e atual prefeita de Dourados Délia Razuk (PR). “Sempre convivi nessa ambiente a aprendi que o destino das pessoas passa necessariamente pela política”, disse ontem o candidato em visita ao Diário MS.

 

Neno Razuk estima que durante a pré e a campanha eleitoral tenha participado de mais de 300 reuniões na maioria dos municípios sul-mato-grossenses. “Com certeza, ouvi, debati e propus ideias e projetos diretamente para mais de 20 mil pessoas em reuniões articuladas pelos meus apoiadores, muitos dos quais já haviam ajudado meus pais em outras eleições”, afirmou.

 

Mas, embora tido como um dos favoritos a ocupar uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa (AL), o candidato não pretende arrefecer o trabalho. “As atividades de minha campanha prosseguem até o sábado, dentro daquilo permitido pela Justiça Eleitoral”, diz ele, enfatizando que sua equipe “está bastante confiante e motivada”.

 

O candidato petebista reafirmou ao Diário MS não ter compromisso com políticos. Meu compromisso é com a população de Dourados e de Mato Grosso do Sul. Serei um parlamentar atento às necessidades de todas as regiões”.

 

Ele também destacou que “como fazem os meus pais, as portas da minha casa, do meu gabinete, e todas as formas de contato estarão sempre abertas à população no encaminhamento das demandas e, com certeza, atenderei o que for possível. O que não for, estarei empenhado em lutar até que sejam encontradas as soluções”

 

Em eventual mandato na AL, Neno Razuk pretende discutir o repasse de recursos para procedimentos de média e alta complexidade na saúde pública, onde “Dourados é injustiçada”, fortalecer a agricultura familiar, urbanizar as aldeias indígenas do Estado e reaver a autonomia da UEMS, entre outras.

Após Edir Macedo declarar apoio a Bolsonaro, Fábio Porchat anuncia saída da Record

Gospel +

 

O anúncio veio logo após o bispo Edir Macedo, declarar seu apoio ao Bolsonaro (Foto - Divulgação)

 

O então apresentador da TV Record, Fábio Porchat, anunciou nesta segunda-feria (1) a sua intenção de sair da emissora no próximo ano, cumprindo assim uma cláusula contratual que lhe exime de multa por quebra de contrato, caso faça o comunicado de saída com pelo menos três meses de antecedência.

 

O anúncio veio logo após o líder da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da Rede Record, bispo Edir Macedo, declarar seu apoio ao candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, no último domingo (30), fazendo com que alguns especulem que a real motivação para a saída de Porchat da emissora seja por essa razão.

 

“Comuniquei a Record do meu desejo de parar. O compromisso não me apresentava outra alternativa. Até segunda ordem, o programa vai continuar sendo exibido até o fim do ano”, disse Porchat em outro comunicado após o anúncio da sua saída, segundo informações do Metrópoles.

 

Ainda segundo a mesma fonte, o apresentador também aproveitou para desmentir a afirmação de que a Record estaria querendo controlar o seu programa. “Ao contrário do que foi dito, a Record nunca interferiu na lista dos meus convidados e também nunca me cobrou audiência. A questão também não é dinheiro”, disse Porchat, mas sem revelar o real motivo da sua saída.

 

Por outro lado, o site de entretenimento do jornal Folha de São Paulo, o F5, destacou o “desconforto” de Fábio Porchat “por saber que Edir Macedo declarou apoio a Jair Bolsonaro no final de semana”, citando também que o apresentador já havia feito uma gravação pessoal criticando o candidato do PSL.

Você sabe o que um mesário pode fazer? Tire suas dúvidas

Notícias ao Minuto

 

Cerca de 1,9 milhão de eleitores deverão atuar como mesários nas eleições deste ano (Foto: Agência Brasil)

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), cerca de 1,9 milhão de eleitores deverão atuar como mesários nas eleições deste ano. Cabe ao mesário garantir o funcionamento das seções eleitorais -antes, durante e logo depois da votação.

 

 

 

Muitos têm dúvidas sobre como são escolhidos os mesários -que podem ser voluntários ou convocados pela Justiça Eleitoral- e a respeito do que acontece em caso de impedimento para assumir a função.

 

 

Veja abaixo algumas das principais dúvidas e suas respostas:

 

Qual o critério para escolha dos mesários?

 

Os mesários são nomeados, de preferência, entre os eleitores da própria seção eleitoral -com prioridade para os voluntários, eleitores com ensino superior completo e servidores do Judiciário. E caso não haja número suficiente, os professores das instituições de ensino que acolhem as seções também são chamados.

 

O mesário voluntário possui menos obrigações que o mesário convocado?

 

 

 

Não. Após a convocação, ambos possuem os mesmos direitos, deveres e obrigações.

 

Quais os benefícios dos mesários?

 

Os eleitores que atuam como mesários têm direito a dois dias de folga para cada um a serviço da Justiça Eleitoral ou em treinamento para a função -em caso de segundo turno, essa soma pode chegar a seis dias de folgas.

 

Os mesários ganham ainda vantagem em concursos públicos com editais que preveem a participação em eleições como critério de desempate. Também é concedido um auxílio-alimentação de R$ 35 no dia da votação.

 

 

 

Em alguns convênios celebrados com o TSE e instituições de ensino superior há ainda a concessão de horas de crédito em algumas disciplinas.

 

Como o mesário pode utilizar as folgas?

 

A forma como o mesário vai utilizar as folgas deve ser combinada diretamente com o empregador, seja do setor público ou privado. Em caso de falta de acordo entre as partes, uma delas deve solicitar a intervenção do Cartório Eleitoral para resolver a questão.

 

Caso convocado e não deseje ser mesário, o que deve ser feito?

 

Após o recebimento da convocação há um prazo máximo de cinco dias para alegar as razões de impedimento. Para solicitar a dispensa dos trabalhos eleitorais é preciso encaminhar um requerimento ao juiz da sua Zona Eleitoral, juntamente com a comprovação da impossibilidade de trabalhar.

 

O eleitor convocado para ser mesário pode indicar outra pessoa para seu lugar?

 

Não. O TSE informa que a convocação é pessoal e intransferível -e a ausência injustificada deixa o mesário sujeito a punição.

 

O que acontece se o mesário faltar à eleição, por qualquer motivo?

 

O mesário tem um prazo máximo de 30 dias, a contar do dia das eleições, para justificar-se perante o Cartório Eleitoral. Não justificar a ausência constitui crime de desobediência e deixa o mesário sujeito a processo e multa arbitrada pelo Juiz Eleitoral.

 

Após a primeira convocação, quantas vezes mais o mesário será convocado?

 

Não existe uma regra predefinida. Tudo depende da necessidade de cada Cartório Eleitoral.

 

Caso queira, o eleitor pode trabalhar como mesário indefinidamente. Também é possível pedir dispensa da função de mesário e voltar a se inscrever no futuro.

 

Após trabalhar em uma eleição, o mesário pode pedir dispensa da seguinte?

 

O pedido pode ser feito junto ao Cartório Eleitoral, no período entre uma eleição e outra. No entanto, ele precisa ser feito antes de receber uma nova convocação.

 

Quem está impedido de atuar como mesário?

 

Estão impedidos os eleitores que são candidatos e seus parentes até segundo grau, integrantes de diretórios de partidos políticos que exerçam função administrativa, autoridades e agentes policiais de segurança ou carcerários, funcionários comissionados do Executivo, eleitores vinculados ao serviço eleitoral e menores de 18 anos.

 

O TSE conta ainda com o aplicativo Mesário, disponível gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store. A ferramenta funciona como um manual de bolso do mesário e disponibiliza informações complementares ao treinamento. Com informações da Folhapress.

 

 

EMA 2018: Anitta, Ludmilla, Nego do Borel e Pabllo Vittar concorrem

Notícias ao Minuto

 

Anitta (Foto:Getty Images)

A MTV divulgou nesta quinta-feira (4) a lista de indicados ao MTV EMA 2018, premiação que elege artistas de mais destaque em diversas categorias ao longo do ano. O resultado será divulgado ao vivo no dia 4 de novembro, no evento que acontece na Espanha.

 

 

 

Anitta, Ludmilla, Alok, Nego do Borel e Pabllo Vittar concorrem ao prêmio na categoria melhor artista brasileiro. Este é o quarto ano que Anitta entra na disputa pelo título -ela tem o monopólio da estatueta desde 2015. No cenário internacional, Camila Cabello lidera a lista com seis indicações, dentre elas a de melhor música, com “Havana” e melhor artista, em que disputa com nomes como Drake, Dua Lipa e Ariana Grande, que é a segunda mais indicada, com quatro indicações.

 

Drake e Dua Lipa ficam em terceiro na lista de mais indicados, com três indicações cada. Cardi B aparece com indicações em artista revelação e melhor look. As votações estão abertas pelo site da MTV.

 

No último amo, Shawn Mendes e Eminem se destacaram na premiação. O cantor pop canadense levou para casa três estatuetas, enquanto o rapper americano ganhou o prêmio de melhor artista de hip hop.

 

Confira a lista de indicados do MTV Europe Music Awards de 2018:

 

MELHOR ARTISTA

 

Ariana Grande

 

Camila Cabello

 

Drake

 

Dua Lipa

 

Post Malone

 

MELHOR ARTISTA BRASILEIRO

 

Anitta

 

Ludmilla

 

Alok

 

Nego do Borel

 

Pablo Vittar

 

MELHOR VIDEO

 

Ariana Grande – no tears left to cry

 

Camila Cabello – Havana ft. Young Thug

 

Childish Gambino – This Is America

 

Lil Dicky – Freaky Friday ft. Chris Brown

 

The Carters – APES**T

 

MELHOR MÚSICA

 

Ariana Grande – no tears left to cry

 

Bebe Rexha – Meant To Be ft. Florida Georgia Line

 

Camila Cabello – Havana ft. Young Thug

 

Drake – God’s Plan

 

Post Malone – rockstar ft. 21 Savage

 

MELHOR ARTISTA Pop

 

Ariana Grande

 

Camila Cabello

 

Dua Lipa

 

Hailee Steinfeld

 

Shawn Mendes

 

ARTISTA REVELAÇÃO

 

Anne-Marie

 

Bazzi

 

Cardi B

 

Hayley Kiyoko

 

Jessie Reyez

 

MELHOR ‘LOOK’

 

Cardi B

 

Dua Lipa

 

Migos

 

Nicki Minaj

 

Post Malone

 

MELHOR ARTISTA DE HIP HOP

 

Drake

 

Eminem

 

Migos

 

Nicki Minaj

 

Travis Scott

 

MELHOR PERFORMANCE AO VIVO

 

Ed Sheeran

 

Muse

 

P!nk

 

Shawn Mendes

 

The Carters

 

MELHOR ARTISTA DE ROCK

 

5 Seconds Of Summer

 

Foo Fighters

 

Imagine Dragons

 

Muse

 

U2

 

MELHOR ARTISTA ALTERNATIVO

 

Fall Out Boy

 

Panic! At The Disco

 

The 1975

 

Thirty Seconds To Mars

 

Twenty one pilots

 

MELHOR ARTISTA ELETRÔNICO

 

Calvin Harris

 

David Guetta

 

Marshmello

 

Martin Garrix

 

The Chainsmokers

 

MAIORES FÃS

 

BTS

 

Camila Cabello

 

Selena Gomez

 

Shawn Mendes

 

Taylor Swift

 

Com informações da Folhapress.

Juarez de Oliveira solicita policiamento na praça do Izidro Pedroso

Assessoria

 

Juarez de Oliveira apontou que os moradores alertaram para os perigos da região (Foto: Thiago Morais)

O vereador Juarez de Oliveira (MDB) solicitou ao comandante da Guarda Municipal de Dourados, Silvio Reginaldo Peres, e ao comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Carlos Silva, além da prefeita Delia Razuk (PR), providências para a realização de policiamento ostensivo na praça localizada no Bairro Izidro Pedroso.

 

De acordo com o vereador, vários moradores da região o procuraram para reclamar da situação da praça, apontando que pessoas estão usando o local para o consumo de drogas, causando transtornos para a população, que faz uso do espaço para a prática de esportes e também lazer da família.

 

“Além disso, a criminalidade do município aumentou consideravelmente, registrando vários assaltos, furtos e outros delitos, assim necessitando que seja reforçado o patrulhamento ostensivo nas ruas”, ressaltou o vereador.

 

Diante do exposto, Juarez requereu as autoridades competentes às medidas necessárias para a realização do policiamento no local indicado.

Duda Castro, ex-mulher de Biel, é presa nos Estados Unidos

G1

 

Duda Castro — Foto: Reprodução/Instagram

 

Duda Castro, ex-mulher do cantor Biel, foi presa nesta terça-feira (2) no aeroporto de Los Angeles, nos Estados unidos, após temporada no Brasil. A assessoria da modelo confirmou a informação. “Ela estava passando temporada no Brasil e anteontem ela estava em São Paulo. Aí embarcou para Los Angeles porque tinha uma audiência hoje, ainda do processo do Gabriel. Quando ela chegou ao aeroporto de Los Angeles ontem, ela foi detida”, explicou a assessoria da modelo.

 

Questionada se a prisão teria sido por causa da agressão contra a modelo Natalie Kailey, a assessoria explicou: “Estão tentando resolver da melhor maneira possível, porque ela foi presa arbitrariamente. Você só pode ser presa quando existe um processo em andamento. Nessa história da agressão da Natalie, existia a investigação, mas não existe um processo ainda. Então a mãe dela está tentando saber porque ela foi presa”.

 

Em setembro, a modelo Natalie Kailey acusou Duda Castro de ter quebrado uma garrafa no rosto dela em uma boate. “Eu sentia como se tivesse água jorrando pela minha cara, mas era tudo sangue. Isso resultou em um monte de pontos na minha cara e uma fratura na minha órbita ocular”, relatou Natalie pelo Instagram. Logo após o incidente, Natalie recebeu o apoio de Biel. “Eu realmente não conheço a Duda muito bem, mas o que sei é que ela também agrediu o ex-marido, Biel, com um copo na cara e ele tem cicatrizes permanentes por causa desse ataque”, seguiu a modelo, relembrando o caso da modelo e do cantor.

 

Natalie Kailey — Foto: Reprodução/Instagram