sexta-feira, 26 de junho de 2026

Durante sessão, Câmara de Dourados aprova a criação do Fundeb

Assessoria CMD

 

Os vereadores votaram projetos e apresentaram indicações durante sessão (Foto: Divulgação)

 

A Câmara de Dourados aprovou, durante sessão ordinária desta terça-feira (16), o Projeto de Lei nº 107/2018(026), de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

 

“É importante a aprovação do Fundeb em Dourados, para que possamos investir cada vez mais na educação da nossa cidade, criando cidadãos melhores, mais conscientes e com um futuro maior a sua frente”, comentou a presidente da Casa de Leis, Daniela Hall (PSD).

 

Ainda foram aprovados os Projetos de Lei nº 097/2018(020), 095/2018(017), 096/2018(018), 100/2018(023), de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação de dispositivos que tratam de permuta de bens, doação de bens, dação em pagamento e sobre doação de imóveis ao Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Apart-hotéis.

 

De autoria do vereador Cirilo Ramão (MDB), foi aprovado o Projeto de Lei nº 101/2018, que institui o Programa Municipal de Agricultura Periurbana, mediante aproveitamento de terrenos públicos ociosos periféricos do município.

 

Também foi discutido e aprovado o Projeto de Lei nº 102/2018, de autoria do vereador Idenor Machado (PSDB), que denomina como “Rua Carmem Cabrera Água” o Corredor D, no Parque Residencial Pelicano, em toda sua extensão.

 

Indicações e requerimentos

 

Continuando com os trabalhos, o vereador Cido Medeiros (DEM) solicitou a recuperação das ruas do Jardim Guaicurus, assim como a pavimentação, e também a conclusão das obras do Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal) do Jardim Vitória.

 

Bebeto (PR) requereu operação tapa-buracos no BNH 4º Plano e pediu a aquisição de um trator agrícola, para uso de pequenos produtores, na Agrovila Formosa.

 

A vereadora Denize Portolann (PR) solicitou a implantação de sinalização e realização de reparos nas lombadas existentes na Rua Ponta Porã. À Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), ela requereu a instalação de semáforo no cruzamento da Rua Frei Antonio com a Avenida Marcelino Pires.

 

Cirilo Ramão (MDB) requereu a aplicação de verba extraorçamentária para a realização de pavimentação asfáltica na Rua Leônidas Além, no Jardim Adelina. Também pediu estudos para a implantação de piscinas públicas em Dourados.

 

Jânio Miguel (PR) solicitou estudos de viabilidade para a implantação de redutor de velocidade no cruzamento das ruas Demeciano de Matos Pereira com a Olga de Lima Melgarejo e também manutenção na boca de lobo localização na Rua José Roberto Teixeira.

 

O vereador Silas Zanata (PPS) requereu providências visando a execução de patrolamento e cascalhamento nos Travessões Paloma e Barbosa, no distrito de Guassú, e para a instalação de conjunto semafórico no cruzamento das ruas Ponta Porã e Albino Torraca.

 

Junior Rodrigues (PR) solicitou a instalação de iluminação na MS-156, entre Dourados e Itaporã, e também a limpeza e roçada no entorno da Delegacia da Mulher, localizada na Rua Francisco Feitosa Sobreira, na Vila Bela.

Vereador avalia que campanha de Reinaldo está ‘indo pro brejo’ em Dourados

 

Obras paradas

 

Pássaro vermelho enviou fotos à Rapidinhas! da situação que se encontra o cruzamento da ruas José de Alencar com a Weimar Gonçalves Torres, bem na esquina do Espaço Esperança. A imagem (abaixo) retrata o abandono do Governo do Estado com relação ao recapeamento das avenidas de Dourados. Neste local, por exemplo, o serviço foi interrompido há mais de 30 dias. Porque será?

 

Campanha fria

 

O vereador Silas Zanatta (PPS) considerou na tribuna da Câmara de Dourados, na sessão desta terça-feira (16), que a campanha eleitoral à reeleição do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) está ‘fria’, na segunda maior cidade do Estado.

 

Telefonema

 

Em sua fala, o vereador afirmou que recebeu uma ligação de uma liderança do Governo, onde expressou sua opinião sobre a campanha. “Como não sou de mentir eu falei que Dourados está frio e só reuniãozinha e esse negócio de WhatsApp não funciona, disse.

 

A vaca vai pro brejo

 

Apesar de considerar a importância da reeleição do atual governador e reconhecer o seu trabalho, o vereador Silas Zanatta deixou um alerta a coordenação de campanha de Reinaldo. Para ele, é necessário ir para ruas, bairro a bairro pedir votos, ou, como ele finalizou seu discurso “a vaca vai pro brejo, E depois que a vaca for pro brejo não adianta chorar o leite derramado”.

 

Números

 

A preocupação do vereador Silas tem sentido, levando em consideração a votação do governador Reinaldo inferior aos votos de juiz Odilon. Ele, Reinaldo Azambuja, obteve 42.882 votos (40,36%) dos douradenses. Já o juiz Odilon obteve 45.564 (22,70%). A diferença entre os dois em Dourados foi de 2.682 votos a mais ao juiz.

 

Bispo na rua

 

E por falar em rua, quem não tem medido esforços para conquistar votos ao candidato ao governo juiz Odilon (PDT), é o seu vice bispo Marcos Vitor. Ele, que é douradense, desde o primeiro turno tem percorrido vários bairros da cidade, as vezes em caminhadas ou na carroceria de uma camionete, sempre junto com sua equipe, faça sol ou chuva. Fica o exemplo.

 

Valeta está aberta há mais de 30 dias na esquina da rua José de Alencar com a Weimar G. Torres (Foto: Leitor)

 

João Pires

ESTADO NOTÍCIAS

Haddad diz que pré-sal é ‘bênção’ e Bolsonaro defende redes sociais

Notícias ao Minuto

 

Em programa eleitoral, petista chamou adversário de entreguista, enquanto o candidato do PSL lembrou visitas do ex-prefeito de SP a Lula (Foto:Reuters)

No programa eleitoral no rádio desta terça-feira (16), a campanha de Fernando Haddad (PT) criticou o adversário Jair Bolsonaro (PSL), a quem acusou de ser entreguista. “Eles estão de olhos na Petrobras, na Embraer e na Amazônia”, disse a peça petista.

 

O programa pediu que eleitores parassem para pensar que votar no Bolsonaro pelo antipetismo pode ser uma armadilha, pois o capitão reformado tem um “pacote completo de maldade”.

 

Haddad disse que o adversário quer vender recursos brasileiros, como as reservas de petróleo pré-sal, que chamou de “bênção de Deus”. Ao final, o programa disse que a candidatura do ex-prefeito paulistano representava quem não defende “nem ditadura e nem tortura”. “Vamos nos unir acima de partidos e diferenças”, disse o candidato.

 

Bolsonaro, por sua vez, lembrou das visitas de Haddad ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. “O PT quer fazer você esquecer o Lula por um tempo, até o vermelho está escondendo. Haddad é o PT e isso o Brasil não quer mais”, dizia o locutor, reforçando o antipetismo.

 

A peça também fez um elogio às mudanças nos meios de comunicação. Disse que a mudança parte das redes sociais, de onde “vêm os apoios mais importantes: os do nosso povo”. Com informações da Folhapress.

 

A campanha de Bolsonaro também defendeu que o eleitor quer mudança e quer votar em um candidato honesto, que dê esperança. Com informações da Folhapress.

Fernanda Lima sobre minorias: “precisam de voz”

Notícias ao Minuto

 

A apresentadora Fernanda Lima. (Foto: DR)

O programa Amor & Sexo, da Rede Globo, está entrando na 11ª temporada e, tal como nas temporadas anteriores, vai continuar tratando de temas polêmicos e tabus, de forma irreverente. A apresentadora Fernanda Lima, que também está por trás da produção, investe no diálogo para desconstruir preconceitos sobre sexualidade e comportamento. Em entrevista ao Gshow, a apresentadora fala sobre o papel do programa em defesa das minorias.

 

“Acho que as minorias precisam realmente de pessoas que deem voz a elas. Não adianta só eu pegar no microfone e apoiá-las, preciso que elas venham ao palco, porque, aí sim, estarão no lugar de fala e poderão existir. Fico feliz de ser uma porta para essas pessoas poderem frequentar o programa”, diz.

 

Casada há 15 anos com Rodrigo Hilbert, Fernanda diz ainda que sempre se considerou feminista e que em casa o casal não tem diferenças. “O Rodrigo nunca teve essa coisa do macho provedor, mesmo porque eu comecei a trabalhar antes dele. Sempre foi uma relação de muito respeito e muita equidade”, conta.

Meghan Markle e Príncipe Harry anunciam que esperam um bebê

MSN

 

É oficial! O Palácio de Kensington anunciou na manhã desta segunda-feira (15) que Meghan Markle e Príncipe Harry estão esperando um bebê. Segundo anúncio feito pelo Twitter do Palácio, a criança deve nascer na primavera de 2019, no Reino Unido (no Brasil, outono).

 

Anúncio feito pelo Twitter do Palácio, a criança deve nascer na primavera de 2019, no Reino Unido (Foto - Reprodução/Twitter)

 

Ainda de acordo com a publicação, Meghan e Harry agradeceram todo o apoio que receberam de pessoas em todo o mundo desde o casamento em maio e estão felizes por compartilhar esta notícia com o público.

 

O casal começa sua viagem pela Oceania essa semana e logo deve fazer mais anúncios sobre o bebê real.

Bolsonaro e Haddad intensificam as agendas a 13 dias do segundo turno

Notícias ao Minuto

 

os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) (Foto: © Reuters / Adriano Machado)

A 13 dias do segundo turno das eleições, os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) intensificam as agendas de campanha, seguindo estilos distintos. Bolsonaro aguarda a próxima quarta-feira (18) para definir o roteiro de viagens e se irá participar de debates.

 

Já Haddad estará hoje (15) em atos de apoio e concede entrevistas. O dia hoje de Haddad será em São Paulo, quando participa de ato em homenagem aos professores, no dia da categoria. No mesmo horário, sua vice Manuela d’Avila (PCdoB) estará em outro evento em Porto Alegre. Ao longo do dia, o candidato do PT concede entrevistas à imprensa.

 

Na quarta-feira (18), Bolsonaro será examinado por uma junta médica. Segundo ele, a partir dessa análise, definirá a participação em debates e viagens. Ele não divulgou agenda oficial. Mas são aguardadas reuniões ao longo do dia. Correligionários e apoiadores devem ter encontros com o candidato. Também são esperados posts nas redes sociais sobre os mais variados assuntos. Com informações da Agência Brasil.

Amy Winehouse voltará aos palcos na forma de holograma

Notícias ao Minuto

 

Amy Winehouse (Foto:Getty Images)

Fãs de Amy Winehouse – que morreu em 2011, aos 27 anos – poderão ver a cantora no palco novamente. Desta vez, a cantora aparecerá em show na forma de holograma. A informação foi dada pelo pai da artista, Mitch Winehouse, à agência de notícias Reuters.

 

Com estreia prevista para 2019, o show será criado pela empresa que produziu turnês semelhantes para o músico Roy Orbison e para a cantora de ópera Maria Callas. A turnê com as músicas de Amy deve rodar o mundo durante três anos.

 

Como explica a publicação, os shows terão uma banda, que acompanhará, ao vivo, gravações originais da voz da cantora.

 

Segundo Mitch Winehouse, o lucro da turnê será destinado à Fundação Amy Winehouse, que foi criada após a morte da cantora para ajudar jovens que sofrem de abuso de substâncias e outros problemas.

 

“Fãs têm clamado por algo novo de Amy, mas, na verdade, não há nada novo” em termos de música, disse Mitch. “Nós sentimos que essa seria uma maneira incrível tanto de Amy revisitar seus fãs por meio de um holograma como de arrecadar dinheiro para nossa fundação”.

 

Amy Winehouse morreu em julho de 2011, aos 27 anos, em sua casa em Londres. Ela foi vítima de envenenamento por álcool.

 

O holograma será desenvolvido pela BASE Hologram. Com a ajuda de uma atriz, que imitará os movimento de palco da cantora, a empresa criará o holograma com próteses e imagens geradas por computador, informou o diretor executivo da empresa, Brian Becker. Segundo ele, a tecnologia permite que a projeção se mova pelo palco.

 

“Faremos o melhor que pudermos em termos de honrar seu legado”, disse Becker. Ele informou também que o show deve durar entre 75 minutos e 110 minutos.

Alexandre Frota tem nome negativado por pensão, diz jornal

Notícias ao Minuto

 

O nome de Frota está negativado, ou seja, ele não pode requerer financiamentos ou fazer compras através de crediários. (Foto: Reprodução)

A Justiça de Brasília deferiu o pedido de protesto feito pelos representantes do garoto Mayã Frota contra o pai, o recém-eleito deputado federal por São Paulo Alexandre Frota. O nome de Frota está negativado, ou seja, ele não pode requerer financiamentos ou fazer compras através de crediários.

 

De acordo com o jornal “Extra”, a decisão certificada pela diretora da 4ª Vara de Família de Brasília, Renata Bittar, se baseia nos trâmites do processo que Mayã move contra Frota pela dívida de pensão alimentícia. Na segunda-feira (15), será pleiteado ainda o pedido de prisão do ex-ator pornô.

 

Um pedido de prisão já havia tramitado no fim de setembro, mas de acordo com a Justiça Eleitoral, o ainda candidato não poderia ser detido num prazo de 15 dias.

Regionalização é principal aposta de Reinaldo e Odilon para a saúde

Campo Grande News

 

Reinaldo Azambuja em conversa com a reportagem antes do 1º turno (Foto: Marina Pacheco)

Demora para a realização de exames, filas e melhora na qualidade do atendimento são reivindicações comuns da população quando o assunto é a saúde. Para resolver esses problemas, os dois candidatos que disputam o segundo turno das eleições para o Governo de Mato Grosso do Sul apostam na regionalização do setor.

Odilon de Oliveira em entrevista para o Campo Grande News (Foto: Guilherme Rosa/Arquivo)

 

Reinaldo Azambuja (PSDB), que tenta a reeleição, afirma que já deu início a essa iniciativa durante o primeiro mandato e para os próximos quatro anos quer ampliar a rede nos principais polos para dar mais “capilaridade ao atendimento”.

 

“Aliado a isso, manteremos a Caravana da Saúde, que é um programa que se provou eficaz na regularização das filas de cirurgias”, afirma o candidato tucano.

 

Em entrevista ao Campo Grande News, Odilon de Oliveira (PSD) promete investir pesado na atenção básica em parcerias com os municípios do interior. Com a prevenção dos problemas de saúde, as redes de média e alta complexidade seriam desafogadas.

 

Isso seria feito com o funcionamento dos hospitais nas principais cidades do estado, levando “a medicina para todas as cidades, com médicos, enfermeiros, laboratórios clínicos de forma permanente”, explica.

 

Além disso, o candidato pretende implantar a telemedicina em Mato Grosso do Sul, promovendo o diagnóstico e o monitoramento do paciente à distância com médicos especialistas e sob o acompanhamento de um clínico geral, facilitando o atendimento para a população do interior.

 

O segundo turno está marcado para o dia 28 de outubro. Reinaldo Azambuja terminou em primeiro entre os adversários com 44,61% dos votos válidos, enquanto Juiz Odilon ficou em segundo com 31,62% dos votos válidos.

 

A partir de amanhã os dois voltarão para as telas da televisão aberta para o horário eleitoral gratuito, chance de apresentar essas e outras propostas para tentar conquistar a população.

Cabo Daciolo pede ao TSE anulação do 1º turno das eleições

Terra

 

Ao chegar ao TSE para protocolar o pedido, Daciolo provocou um frenesi entre servidores da Corte Eleitoral (Foto - Foto: Marcelo Chello/CJPress / Estadão Conteúdo)

 

O deputado federal Cabo Daciolo (Patriota-RJ) pediu nesta quarta-feira (10) à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, a anulação do primeiro turno das eleições e a adoção do sistema de cédulas. O parlamentar, que concorreu à Presidência da República, aponta que no último domingo (7) “inúmeras denúncias de mau funcionamento” e de “adulteração de grande contingente de urnas” surgiram em todas as regiões do País.

 

Daciolo encerrou o primeiro turno da eleição presidencial em sexto lugar, com 1,3 milhão de votos (1,26% do total), à frente do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (MDB) e da ambientalista Marina Silva (Rede).

 

 

Ao chegar ao TSE para protocolar o pedido, Daciolo provocou um frenesi entre servidores da Corte Eleitoral, que largaram o trabalho para tirar fotos com o parlamentar. Daciolo atendeu aos pedidos de cada servidor e repetiu diversas vezes “Glória a Deus” em vídeos gravados dos celulares dos funcionários do TSE.

 

“A imprensa noticia que foram substituídas 2.400 urnas no primeiro turno, este número é exemplificativo de grave falha no sistema, seja por irregularidade técnica ou seja pelo indício de fraude, haja vista que certamente essas urnas que foram recolhidas refletem uma irregularidade sistêmica de grandes proporções que certamente não foi detectada”, alega o parlamentar em sua petição.

 

Na noite do último domingo, o TSE informou que um total de 2.400 urnas foram substituídas no primeiro turno das eleições, uma queda de 54,50% no total de ocorrências em relação ao pleito de 2014 (5.275). O número de urnas trocadas representa apenas 0,46% do total de 454.493 urnas que foram utilizadas no primeiro turno.

 

Neutralidade

 

Indagado sobre a neutralidade no segundo turno, Cabo Daciolo fez críticas aos candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). “Um prega o comunismo e está querendo fazer do Brasil uma Venezuela. O outro quer liberar tudo, quer colocar arma na mão de todo mundo, privatizar tudo, ‘bandido bom é bandido morto’. Bandido bom é lavado e remido no sangue do senhor Jesus, transformado. Então nem Haddad, nem Bolsonaro! Eu não voto no menos pior. Eu voto no ideal. O ideal hoje para a nação se chama Cabo Daciolo!”, disse o parlamentar.

Apoio a Bolsonaro confunde e divide eleitores de Reinaldo e Odilon

 

Reinaldo com Bolsonaro

 

Apesar da Executiva Nacional do PSDB declarar no final da tarde de ontem (9) que não vai dar apoio a nenhum presidenciável neste segundo turno, o candidato à reeleição Reinaldo Azambuja, decidiu por conta própria, apoiar Jair Bolsonaro (PSL), considerando, é claro, sua votação expressiva, já que ele atingiu mais da metade dos votos no Estado.

 

Confusão

 

Porém, a declaração do tucano ficou confusa para alguns eleitores, tendo em vista que justamente a senadora eleita Soraya Thronicke, pelo partido de Bolsonaro, como advogada, reforçou pedido de impeachment de Reinado Azambuja, na Assembleia Legislativa, um dia após a Operação Vostok, desencadeada pela Polícia Federal durante o primeiro turno. Mas como na política eleitoral nada tem muito sentido, está valendo…

 

Mais confusão

 

O fato é que o apoio a Bolsonaro deve atrair alguns votos a mais ao atual governador, mas ao mesmo tempo podem migrar outros para o juiz Odilon de Oliveira (PDT), já que ele se diz neutro com relação a alianças.

 

Confusão ainda

 

A Rapidinhas! conversou com uma eleitora que afirmou, inclusive, que algumas pessoas que apoiaram o Reinaldo por influencia do seu vice Murilo Zauith (DEM), estão migrando o voto para o juiz Odilon, após os dois declararem apoio a Bolsonaro.

 

Odilon com Bolsonaro?

 

Se por um lado Reinaldo Azambuja oficializou apoio a Jair Bolsonaro, o candidato Juiz Odilon optou pela neutralidade. Ontem, em entrevista a TV Record, ele criticou o radicalismo e a polarização de extremos neste segundo turno eleitoral e defendeu a pacificação no país. “É preciso conciliação e reconciliação, senão o Brasil viverá neste briga o tempo todo”, afirmou.

 

Divisão

 

Já no final da tarde de ontem circulou nas redes sociais, um convite para inauguração do comitê eleitoral do PRB, nesta quinta-feira (11), na Capital. O PRB é coligado ao PDT do juiz Odilon, que tem como vice o bispo Marcos Vitor. O detalhe é que na arte do convite estão as fotos de Bolsonaro ao lado do bispo e do candidato juiz Odilon. Fica a impressão que o convite foi feito a revelia. Que coisa!

 

Mais divisão

 

Certo ou não, o republicano bispo Marcos claramente declarou apoio pessoal a Jair Bolsonaro, independente do entendimento do PDT. Tanto é verdade que correligionários do PRB já se posicionaram neste sentido e fazem questão de demonstrar ou induzir apoio de Odilon ao presidenciável.

 

Ainda divisão

 

Para se ter uma ideia da paixão pelo ‘mito’, em grupo de WhatsApp intitulado “JuizOdilon-12-BispoMarcos”, parte de seus membros migraram para um segundo grupo criado pelos apoiadores de Bolsonaro, com o título: “Juiz Odilon e Bolsonaro”. Coisas da democracia…

 

Deputado reacionário

 

Na ‘onda’ de Jair Bolsonaro, o deputado eleito para compor a bancada estadual, Tio Trutis, já causou polêmica nas redes sociais antes mesmo de tomar posse na Assembleia Legislativa. Ele divulgou um vídeo onde usa uma churrasqueira para queimar material impresso de campanha que teriam sido destinados a sua campanha pelo PSDB, oriundos de fundo partidário. O mandato do Tio promete!

 

LEIA TAMBÉM – DOURADOS FICA SEM DEPUTADO FEDERAL MAS GANHA SENADORA DO BOLSONARO

 

Reprodução/Facebook

 

 

Reprodução/WhatsApp

Instagram quer detectar assédio em fotografias

Notícias ao Minuto

 

A rede social vai analisar as publicações com Inteligência Artificial (Foto: DR)

O Instagram quer continuar melhorando o combate ao assédio na sua plataforma e anunciou que vai utilizar Inteligência Artificial (IA) para analisar fotos e respectivas descrições em busca de comportamento que viole os seus termos de utilização.

 

Nos últimos meses, o Instagram tem “apertado o cerco” ao assédio na sua rede social, procurando prevenir abusos que ponham em causa a experiência dos usuários. Agora, a IA “vai detectar assédio proativamente” e, uma vez detevtada uma publicação suspeita, será sujeita à avaliação de moderadores do Instagram.

 

Aproveitando a nova medida destinada a manter a positividade na rede social, o Instagram introduziu ainda um novo filtro que servirá para os autores de Stories enviarem mensagens positivas para os seguidores.

Deputada de MS leva grupo de parlamentares para visita a Bolsonaro

Campo Grande News

 

Tereza Cristina ao lado de Bolsonaro, que se recupera em casa (Foto: Vídeo/Reprodução/Arquivo).

A deputada federal reeleita Tereza Cristina (DEM-MS) visita nesta quarta-feira (dia 10) o candidato a presidente do PSL, Jair Bolsonaro, no Rio de Janeiro (RJ).

 

Segundo a parlamentar, a visita ocorre por meio da Frente Parlamentar da Agropecuária da Câmara dos Deputados, da qual é presidente. Pelo menos 14 deputados federais de outros Estados também participam da reunião.

 

A intenção é conversar com o postulante, que venceu o 1º turno, mas vai enfrentar Fernando Haddad (PT) em 28 de outubro, no 2º turno, sobre o futuro da agropecuária no Brasil.

 

A comitiva é formada, de acordo com Tereza Cristina, por deputados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais. Ela não citou os nomes dos parlamentares.

 

Em 2 de outubro, Tereza Cristina entregou a Bolsonaro um carta da Frente Parlamentar da Agropecuária declarando apoio ao candidato. Esse documento deve ser reforçado, segundo a própria.

 

O encontro será às 16 horas de Mato Grosso do Sul na casa de Jair Bolsonaro, no Rio. Bolsonaro teve alta em 29 de setembro, 23 dias depois de ser esfaqueado em ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Ele se recupera no apartamento onde mora.

Derrotados nas urnas, Zeca e outros 24 envolvidos na Lava Jato perderão foro

Campo Grande News

 

Zeca do PT durante entrevista ao Campo Grande News enquanto candidato ao Senado (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

Sem novo mandato a partir de 2019, 14 deputados federais, dentre eles Zeca do PT, e 11 senadores que são investigados na Lava Jato perderão o foro privilegiado. Por isso, processos contra os parlamentares que hoje tramitam no STF (Supremo Tribunal Federal) devem ser enviados para análise na primeira instância.

 

Zeca foi citado em duas delações premiadas da Lava Jato – da Odebrecht e da JBS. No início do mês, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, encaminhou ao STF pedido de arquivamento de um dos inquéritos contra ex-governador de Mato Grosso do Sul por falta de provas.

 

Tal investigação tinha como base as delações dos ex-executivos da Odebrecht. Zeca do PT, que comandou o Estado de 1999 a 2006, foi acusado de receber propina da empreiteira em 2006.

 

Zeca aparecia na lista da empreiteira, que prestou serviços para o governo, com o codinome “pescador” e pagamento de R$ 400 mil, conforme apuração da revista Veja.

 

Em maio do ano passado, os irmãos Wesley e Joesley Batista – donos da J&F, controladora da JBS – delataram centenas de políticos que teriam recebido propina da empresa e revelaram que em Mato Grosso do Sul, o esquema foi instituído pelo então chefe do Executivo em 2003.

 

Wesley contou, conforme consta na transcrição do depoimento do empresário anexada ao acordo de colaboração premiada firmado com a PGR, que foi Zeca quem negociou percentual de 20% do valor economizado em ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) pela empresa em Mato Grosso do Sul como propina.

 

Os valores supostamente pagos ao então governador não foram informados. O dono da JBS e Valdir Boni, um dos executivos da empresa, acrescentaram, entretanto, que em 2010 voltaram a fazer pagamentos a Zeca do PT, quando ele se candidatou a deputado federal.

 

Os delatores disseram que R$ 3 milhões (R$ 1 milhão em doação oficial e R$ 2 milhões em espécie) foram pagos ao então candidato e relataram ainda que por ordem de Joesley, Florisvaldo Caetano de Oliveira fez pagamentos da ordem de R$ 100 mil ao deputado. Numa das ocasiões, Zeca teria buscado remessa de dinheiro pessoalmente em escritório de São Paulo (SP).

 

O parlamentar de MS é investigado por recebimento de vantagens indevidas e lavagem de dinheiro em trâmite no STF, mas teve pouco avanço em um ano e meio.

Outros processos contra o deputado, acusações que ficaram conhecidas como “farra da publicidade”, também tramitam no Supremo.

 

Sem foro – Zeca se candidatou ao Senado neste ano, chegou a ser apontado nas pesquisas como um dos vencedores, mas com 294.059 votos, ele perdeu a eleição para a estreante Soraya Thronicke, que teve 373.712 votos.

 

O deputado foi citado em matéria da Folha de S. Paulo desta quarta-feira (10) ao lado de caciques políticos como o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE) e o senador Romero Jucá (MDB-RR).

 

Processos contra Zeca já deveriam cair para instâncias inferiores porque em maio deste ano, o STF mudou seu entendimento sobre o assunto e restringiu o alcance do foro privilegiado a processos com crimes cometidos durante o mandato e relacionados ao exercício do cargo.

 

O envio dos processos para outros foros, contudo, é lento. “Quando o STF declina [da competência de julgar determinada ação], demora pelo menos uns seis meses para o processo ir para algum lugar”, explicou o advogado Newley Amarilha, que defende o deputado, em entrevista ao Campo Grande News no dia 20 de setembro.

 

“Efeito Lava Jato” – Ainda conforme a Folha, o “efeito Lava Jato” tirou muita gente do Congresso Nacional. De 64 candidatos a deputado e senador com processos em curso ligados à Lava Jato ou decorrentes dela, 35 não foram eleitos.

 

Entre os envolvidos na operação que têm contas a acertar com a Justiça, restaram 4 senadores e 25 deputados federais eleitos. Um deles é Vander Loubet (PT-MS), que volta para a Câmara em 2019.

PSB, PSDB, Rede, DC e PPL devem anunciar hoje apoio no 2º turno

Agência Brasil

 

Candidatos à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) (Fotos: Tânia Regô / Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Após breve descanso com o fim do primeiro turno das eleições, os partidos políticos se reúnem para definir o apoio aos candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). A expectativa é de que PSB, PSDB, Rede, DC e PPL anunciem hoje (9), em Brasília, as decisões.

 

Informalmente, alguns líderes políticos sinalizaram como atuarão nesta reta final. O comando do PDT, do candidato Ciro Gomes, que ficou em terceiro lugar na disputa presidencial, indicou que deve assumir um “apoio crítico” à candidatura de Haddad.

 

Sofrendo com uma redução nos quadros, o PSDB, que lançou o candidato Geraldo Alckmin, deve ter uma divisão interna, segundo analistas políticos. Mesmo se houver uma decisão fechada em torno de um dos nomes, a tendência é de racha. A vice na chapa de Alckmin, Ana Amélia, afirmou que apoiará Bolsonaro.

 

Em Mato Grosso do Sul, o candidato à reeleição pelo PSDB, Reinaldo Azambuja já anunciou apoio a Bolsonaro. Embora o partido tucano tivesse candidato a presidente no 1º turno -o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin-, para as eleições proporcionais, o PSL integrava a chapa encabeçada por Reinaldo.

 

Nas redes sociais, o candidato do PPL à Presidência, João Goulart Filho, fez elogios a Ciro Gomes, mas não apontou se pretende apoiar Bolsonaro ou Haddad. A candidata da Rede, Marina Silva, fez severas críticas aos dois que disputarão o segundo turno, assim como João Amoêdo, do Partido Novo.

 

Agendas – Bolsonaro afirmou que pretende se reunir com o economista Paulo Guedes, apontado como seu eventual ministro da Fazenda. O candidato deverá permanecer em casa, no Rio de Janeiro. Amanhã (10), ele será examinado por uma junta médica para poder definir sua agenda de campanha.

 

Haddad terá encontros hoje com governadores do PT e correligionários, em São Paulo. As reuniões ocorrem um dia depois de ele visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em Curitiba. O candidato ainda não anunciou como será a agenda de campanha até o segundo turno.