"Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos" (Foto: Reuters / Jean-Paul Pelissier)
O filme “Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos”, da brasileira Renée Nader Messora e do português João Salaviza, levou na noite deste sábado (11) o prêmio de melhor filme no 22º Festival de Cinema de Lima, no Peru. “Chuva” borra os limites entre o registro ficcional e o documental. O filme retrata Ihjãc, 15, indígena krahô, do cerrado tocantinense, que tem pesadelos desde que perdeu o pai.
Quando tem que organizar uma cerimônia de fim de luto, decide fugir para a cidade, a fim de escapar do processo que o converteria em um xamã. O prêmio de melhor diretor foi para Ciro Guerra e Cristina Gallego, por “Pájaros de Verano” (Colômbia/Dinamarca/México). A melhor atriz foi Ana Brun, do paraguaio “Las Herederas”, e o prêmio de melhor ator ficou com o argentino Sergio Prina, por “El Motorarrebatador”.
A melhor fotografia ficou com Renée Nader, por “Chuva”, e o melhor roteiro foi para a diretora Beatriz Seigner, de “Los Silencios” (Brasil-Colômbia-França). Em Cannes, a equipe do documentário empunhou cartazes pedindo demarcação e contra o genocídio indígena e o marco temporal (tese jurídica que poderia enfraquecer os direitos dos povos nativos).
Não foi a primeira vez que a equipe de um filme brasileiro usa o tapete vermelho de Cannes como cenário de protesto. Em 2016, quando “Aquarius” competia pela Palma de Ouro, o diretor Kleber Mendonça Filho e a produção do longa também empunharam cartazes, na ocasião contra o impeachment de Dilma Rousseff. Com informações da Folhapress.
A senadora Simone Tebet (MDB) desistiu da candidatura ao governo do Estado. A decisão foi anunciada neste domingo, dia 12 de agosto. Em nota, ela defendeu que o atual candidato a vice na chapa, o procurador-licenciado Sérgio Harfouche (PSC), assuma o posto de candidato ao governo. O Diretório regional do MDB deve se manifestar oficialmente nesta segunda-feira, 13.
O nome de Simone para a disputa ao governo tinha sido confirmado em conveção do MDB realizada no dia 4 de agosto, em Campo Grande. A senadora alega que a a desistência se deve ao apelo de familiares. “Conhecendo meus problemas de ordem pessoal, recebi apelos contundentes da minha família para não ser candidata”, mencionou na nota.
A parlamentar mencionou que aceitou ser candidata atendendo a pedido do ex-governador André Puccinelli. Ela alega que estava tomada pela emoção quando decidiu concorrer. Puccinelli era o pré-candidato do partido, mas foi preso em 20 de julho em operação da Polícia Federal(PF), o que inviabilizou sua candidatura. Na nota, Simone mencionou que com a prisão de Puccinelli um quadro de instabilidade atingiu o MDB. Ela lembrou que a campanha estava totalmente estruturada em torno do ex-governador.
Para ela, houve “intempestiva intervenção judiciária num processo eletoral que, até então, vinha se desenvolvendo nos marcos da normalidade.” A senadora também defendeu o nome de Sérgio Harfouche para ocupar a cabeça da chapa. Segundo ela, a competência e compromisso do candidato a vice “não podem ser postos em causa.”
“Seja qual for a opção do diretório, terá em mim uma militante aguerrida”, assegura. Se Harfouche assumir a cabeça de chapa como propõe Simone, caberá ao MDB indicar o nome do vice. Contudo, a questão ainda estaria sendo examinada pelo Diretório do partido.
Ex-governador André Puccinelli está preso por causa de um pedido de prisão preventiva referente à operação Lama Asfáltica (Foto: Reprodução/TV Morena)
A defesa do ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, do filho, André Puccinelli Júnior, e o do advogado João Paulo Calves, desistiu do habeas corpus que estava no Supremo Tribunal (STF). O pedido foi redistribuido no dia 7 de agosto e seria analisado pelo ministro Alexandre de Morais.
Na desistência, a defesa reclama da dificuldade que o ministro teria em superar a súmula 691 do STF. Segundo o documento, “não compete ao Supremo Tribunal Federal conhecer de habeas corpus impetrado contra decisão do relator que, em habeas corpus requerido a tribunal superior, indefere a liminar”.
O ex-governador e os outros 2 envolvidos estão presos desde o dia 20 de julho, eles são réus por lavagem e desvio de dinheiro e já tinham sido presos pela Polícia Fderal em 2017 na Operação Lama Asfáltica. Eles conseguiram a liberação no dia seguinte. As prisões de julho foram determinadas, conforme a polícia, por conta de novas provas envolvendo a Ícone, empresa de cursos jurídicos de Puccinelli Júnior.
Puccinelli tornou-se réu pela segunda vez na Lama Asfáltica acusado de receber propina da JBS em troca de benefícios fiscais. O ex-governador de Mato Grosso do Sul e outras 11 pessoas são acusadas de recebimento de propina da JBS em troca da concessão de benefícios fiscais à empresa entre 2007 e 2015, período em que ele administrou o estado.
O ex-governador já teve 2 habeas corpus negado pela justiça. No dia 27 de julho, o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, recusou liminar referente ao caso.
O ator Wagner Moura, 42, entrou com uma ação na justiça contra o MBL (Movimento Brasil Livre) por danos morais. Ele pede uma indenização no valor de R$ 50 mil. O motivo é uma postagem que o grupo fez no Facebook, em que insinua que o ator recebeu dinheiro via Lei Rouanet para fazer vídeos com o objetivo de defender a então presidente Dilma Rousseff.
O post foi publicado em 30 de março de 2016, antes do impeachment de Dilma, e mostra uma foto de Moura com a seguinte frase: “Wagner Moura, captando R$ 11,5 milhões pela Lei Rouanet, fará vídeos defendendo o governo Dilma”.
No processo, os advogados de Moura argumentam que o MBL cometeu os crimes de calúnia, injúria e difamação, “atingindo de forma certeira e sem qualquer piedade o nome e a imagem” do ator.
Na ação, os advogados do ator afirmam que a postagem tem potencial “devastador”, já que teve mais de 20 mil curtidas, 31 mil compartilhamentos e 3.000 comentários. O MBL é um grupo político de direita, que ficou conhecido durante os protestos pelo impeachment de Dilma.
Segundo Paulo Petri, advogado de Moura, o processo é do ano passado, mas está parado, porque até agora a justiça do Rio não conseguiu intimar representantes do movimento. “Há uma dificuldade para encontrar pessoas do grupo para assinar a intimação”, afirma.
O escritório dele também defende, em casos semelhantes, outras personalidades que foram alvo de postagens do MBL, como o músico Tico Santa Cruz e o escritor e humorista Gregório Duvivier. “Esse grupo utiliza, com certa frequência, os seus espaços virtuais, para atacar pessoas que não têm a mesma opinião política deles”, diz. Os três artistas foram contrários ao impeachment da presidente.
Petri acrescenta que a intenção de Moura é combater a sensação de impunidade que existe hoje na internet. “O Wagner não tem essa postura de sair processando todas as pessoas que o agridem nas redes sociais. Mas neste caso, ultrapassou-se o limite do ponderável, porque essa publicação do grupo viola a intimidade, a honra e a vida privada dele.”
Procurado pela reportagem, o MBL informou que não foi intimado sobre o processo e, por isso, não tem como se pronunciar sobre o assunto. No final de julho, o Facebook retirou uma rede composta por 196 páginas e 87 perfis na rede social por, segundo a empresa, violar severamente as suas políticas de autenticidade. Dentre elas, estão quatro páginas do MBL, segundo divulgado pelo MPF (Ministério Público Federal) em Goiás. Com informações da Folhapress.
Mantendo a tradição da “capital brasileira do blues”, o Whisky de Segunda sobe novamente ao palco da Concha Acústica Helena Meirelles neste domingo (12.8), em Campo Grande, para mostrar como e porque esta música – e claro, a banda – conquistam mais fãs e reconhecimento dentro e fora do Estado. Com direito à gravação de DVD e interação direta com o público, o show começa às 18 horas e a entrada é franca.
banda já dividiu o palco com alguns dos principais músicos e grupos de Mato Grosso do Sul (Foto - Divulgação)
São quinze anos com cada vez mais refinamento. Já em 2007 e com reconhecida atuação nos bares da cidade a banda fazia sua estreia no Som da Concha. De lá para cá os músicos já passaram pelos mais diversos palcos – como o projeto Cena Som e mais recentemente o Festival de Inverno de Bonito (FIB). Gravaram álbum, clipes e ganharam respeito no cenário musical nacional.
Foi o interesse pelo Blues norte-americano que levou dois jovens a se encontrarem. Jefferson Pasa arriscava os primeiros acordes na guitarra e Átila Malhado tinha a pretensão de se tornar baterista. Mas era preciso encontrar uma voz que traduzisse o sentimento desse estilo, que nasceu no século XVII com os negros escravizados. Conheceram Robson Pereira, que nunca havia cantado, e lhe propuseram o desafio de interpretar clássicos. A princípio, para amigos mais próximos.
Seis meses depois formaram a Preto Véio Blues Band. O nome mudou em seguida. “A ideia era fazer uma alusão mais direta ao blues”, explica o músico. Whisky de Segunda, registrada em 2003, faz referência às músicas “Bad Whiskey”, de Buddy Guy e “Whisky e Blues”, da banda sul-mato-grossense Bêbados Habilidosos.
A banda já dividiu o palco com alguns dos principais músicos e grupos de Mato Grosso do Sul, tocou no presídio Irmã Irma Zorzi, em Campo Grande, se apresentou em terminais de ônibus, praças e ruas, dividiu amplificadores com expoentes nacionais do Blues em memoráveis canjas e realizou um sonho: produziu seu próprio festival.
Depois de juntarem cachês por um ano, os músicos deram início em 2013 ao MS Blues Festival, evento sem fins lucrativos que reafirmou o papel de Mato Grosso do Sul no circuito do gênero. Participaram nomes como Décio Caetano, Ivan Márcio, Donny Nichilo, Guy King, Breezy Rodio, Lurrie Bell, Eddie Taylor Jr., Mud Morganfield. Lynwood Slim, Big Gilson, Giba Byblos, Melk Rocha e Igor Prado.
No ano seguinte a banda decidiu arrumar as malas e gravar seu primeiro álbum nos Estados Unidos. Ficaram vinte dias bebendo da fonte. Produzido em Chicago por Breezy Rodio, From Campo Grande to Chicagofoi gravado em um dos mais conceituados estúdios da cidade, a capital do Blues. Foram colocadas na prensa dez músicas – seis covers e quatro composições próprias – repletas de participações especiais.
Os fãs do Whisky de Segunda podem curtir o som dos músicos no canal no Youtube ou curtir as postagens no Facebook.
Além dos shows, o Som da Concha conta com o espaço Território Criativo, uma feira onde empreendedores criativos divulgam e comercializam seus produtos de diversas matrizes que movimenta a economia criativa e impulsiona o empreendedorismo da Capital.
O projeto tramita atualmente na Comissão de Educação (Foto - Divulgação)
O senador Pedro Chaves (PRB-MS) apresentou o Projeto de Lei do Senado 339/2018 que cria o Fundo de Incentivo à Formação Superior (FIFS) para alunos de baixa renda e com nota superior a 400 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto opera com base em isenções tributárias para as instituições de nível superior e tem como objetivo complementar o Programa Universidade para Todos (Prouni).
De acordo com o autor da proposta, “(o Prouni) parece ter chegado a certo limite” e, por isso, a necessidade da criação do FIFS para incentivar o ensino superior. “A despeito de algumas iniciativas para democratizar o acesso às instituições de ensino superior públicas, é o setor privado que abriga a maioria dos alunos de baixa renda. De fato, é notória a inversão que se dá no sistema educacional brasileiro, em que os mais ricos estudam em escolas privadas ao longo da educação básica, mas vão para o ensino superior público, justamente por terem obtido uma melhor formação de base”, explicou.
Pela proposta de Pedro Chaves, o FIFS será financiado por recursos da União e contribuições de particulares e de organizações, além da receita de operações realizadas pelo fundo. As bolsas cobrirão 60% dos encargos regulares dos cursos, sendo 20% restantes arcados como abatimento pela instituição de ensino e 20% pelo aluno. Os cursos contemplados pelo FIFS poderão ser presenciais ou à distância e os bolsistas deverão cumprir exigências de desempenho acadêmico para que não percam o benefício.
O senador considera que um novo fundo, capaz de captar doações de pessoas físicas e jurídicas através de incentivos fiscais, poderá aumentar as oportunidades de ensino superior para alunos carentes. Na justificativa de seu projeto, o senador destacou que o número de matrículas em cursos de graduação se expandiu rapidamente nas últimas décadas, sendo o setor privado responsável por três quartos do total de alunos.
O projeto tramita atualmente na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde aguarda o recebimento de emendas. Logo após, será votado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), cabendo a esta a decisão terminativa.
A relatora Cláudia Cristina Cristofani enfatizou que cabe ao próprio preso pleitear judicialmente o benefício (Foto - Divulgação)
Nesta quinta-feira, 9, a desembargadora Cláudia Cristina Cristofani, do TRF da 4ª região, indeferiu pedido proposto pelo Partido dos Trabalhadores para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participasse do debate entre os candidatos à presidência da República na TV Bandeirantes, ocorrido ontem.
O partido impetrou MS contra outra decisão de caráter liminar de juíza de 1º grau que, na segunda-feira, 6, já havia considerado que o partido era parte ilegítima para a postulação, negando a mesma liberação para Lula participar do evento. No requerimento, o partido pediu para que Lula participasse presencialmente, por videoconferência ou por vídeos previamente gravados.
Excesso de postulação
A relatora endossou que o PT não é parte legítima para ingressar com essa ação, pois a lei de execução penal dispõe que cabe ao próprio preso, por meio de sua defesa constituída, pleitear judicialmente benefícios em favor de quem está no cumprimento de pena.
Além de endossar a ilegitimidade do PT, a relatora destacou que houve excesso de postulação de recursos no caso. Ela afirmou que essa espécie de arranjo processual “ao forçar a reapreciação de postulações por incontáveis vezes, drena os recursos escassos do serviço público de resolução de litígios, financiado pela riqueza extraída da sociedade produtiva, pelo fruto dos esforços de empreendedores e de trabalhadores”.
Para desembargadora “o abuso de postulação que favorece determinada parte processual gera malefícios à sociedade”, devendo ser tratado como uma questão de ética.
“Não se pode deixar de concluir, diante disso, que este comportamento tem implicações essencialmente éticas, e nessa condição deveria ser tratado pela cúpula do Judiciário, pela sociedade, e pelos órgãos de representação profissional.”
Lud reclamou sobre o YouTube ter classificado o vídeo de "Jogando sujo" para maiores de 18 anos. (Foto: Ag News)
Ludmilla esteve no programa “The Noite”, na quarta-feira (8), e reclamou sobre o YouTube ter classificado o vídeo de “Jogando sujo” para maiores de 18 anos.
“Não entendi. No final aparece bem borrado um cara de costas, nem dá pra ver a bunda. Tem muita coisa pior no YouTube que deveria ser classificada. Isso acaba atrapalhando o andamento do clipe, pois não pode botar como anúncio, botar em publicidade, e o YouTube faz de tudo para ele não ficar em cima. Tive problema nos três primeiros dias”, disse a cantora.
“É o meu [clipe] favorito de todos. Cada vez mais eu estou botando a minha essência, as minhas vontades”, afirmou.
O Youtube foi procurado pelo UOL, mas não quis se pronunciar sobre o assunto.
Após o STF (Supremo Tribunal Federal) aprovar reajuste salarial para os ministros da Corte, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), disse nesta quinta-feira (9) que a Casa vai analisar a proposta sem pressa.
Nesta quarta-feira (8), o Supremo aprovou uma proposta orçamentária para 2019 que prevê reajuste de 16,38%, o que levará os salários dos ministros a R$ 39,3 mil. Para ser efetivado o aumento, o Senado precisa aprovar um projeto que tramita desde 2016.
“Vamos verificar, fazer um debate sobre isso sem açodamento”, disse o presidente do Senado.
Eunício não deu prazo para a análise da proposta e afirmou que isso pode ser feito antes ou depois das eleições de outubro.
O senador defendeu que entre em debate o fim dos chamados “penduricalhos” dos servidores, benefícios, como o auxílio-moradia, que são pagos além dos salários.
“É preciso que a gente analise essa questão dos salários e que a gente tire inclusive outro tipo de penduricalho, como dizem na gíria”, afirmou.
Eunício indicou, porém, que não entrará em confronto com o Judiciário e defendeu a harmonia entre os poderes.
“É preciso, neste momento, ter muita calma. Compreendemos o momento que vivemos do ponto de vista da economia, mas também temos que compreender que cada poder é autônomo e pode tomar suas decisões, desde que não ultrapasse o teto”, afirmou.
O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi procurado pela reportagem, mas não se posicionou. Com informações da Folhapress.
Vereador usa tribuna livre para falar sobre descarte correto de resíduos recicláveis (Foto: Thiago Morais)
Na sessão ordinária, realizada no dia 30, o vereador Junior Rodrigues (PR), apresentou indicação à administração, solicitando que o IMAM (Instituto do Meio Ambiente), realize uma campanha de conscientização da população quanto a utilização dos ecopontos em Dourados, para descarte de resíduos recicláveis, de galhos, de pneus.
Ele afirma ainda que futuramente serão implantados, ainda, pontos de entrega voluntária de pilhas, “Papa Pilhas” e de resíduos de construção civil.
De acordo com o vereador, a prefeitura já oferece aos cidadãos alternativas para descarte correto de alguns resíduos como forma de preservar o meio ambiente, no entanto, é preciso ampliar esses pontos de recolhimento.
Porém, muitas vezes, a comunidade não tem a consciência do dever de alguns descartes que devem ser realizados separadamente. “Como exemplo, muitas pessoas se desfaz de lixo eletrônico em locais inadequados, o que pode contaminar o solo severamente, no caso de ser depositados junto com o lixo comum”, explica.
Para o vereador, a campanha, além de ampliar o conhecimento da população douradense sobre o tema, assim como informar quais locais são os locais específicos para o descarte, ela também será capaz de contribuir para que Dourados tenha uma sociedade engajada nas questões ambientais, econômicas, e de saúde pública.
Com apenas 22 anos, Rafaella já revelou ser adepta dos procedimentos estéticos no rosto. A irmã de Neymar respondeu às perguntas dos fãs na noite desta terça-feira (7) e contou quais intervenções já fez e tem vontade de fazer.
“Faço limpeza de pele, às vezes faço peeling, já fiz botox na testa”, explicou a jovem.
Além disso, segundo destaca o UOL, Rafaella disse que gostaria de fazer uma rinoplastia, cirurgia na estrutura nasal para melhorar a estética ou respiração do paciente. No entanto, ela disse que seu pai não autoriza.
Ex-governador André Puccinelli e filho, sendo transportando em veículo da PF (Foto: Gustavo Arakaki/TV Morena)
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou na noite de terça-feira (7) pedido de habeas corpus do ex-governador de Mato Grosso do Sul André Puccinelli, do filho dele André Puccinelli Júnior e do advogado João Paulo Calves.
A decisão foi dada pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, da 6ª turma do STJ. A defesa do ex-governador e do filho dele disse que ainda avalia qual medida será tomada, mas que espera o julgamento de outros dois pedidos de soltura: um no Tribunal Regional Federal e outro no Supremo Tribunal Federal.
Eles estão presos desde 20 de julho e são réus por lavagem e desvio de dinheiro e já tinham sido presos pela Polícia Fderal em 2017 na Operação Lama Asfáltica. Os três conseguiram a liberação no dia seguinte. As prisões do mês passado foram determinadas, conforme a polícia, por conta de novas provas envolvendo a Ícone, empresa de cursos jurídicos de Puccinelli Júnior.
Puccinelli tornou-se réu pela segunda vez na Lama Asfáltica acusado de receber propina da JBS em troca de benefícios fiscais. O ex-governador de Mato Grosso do Sul e outras 11 pessoas são acusadas de recebimento de propina da JBS em troca da concessão de benefícios fiscais à empresa entre 2007 e 2015, período em que ele administrou o estado.
O ex-governador já teve 2 habeas corpus negado pela justiça. No dia 27 de julho, o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, recusou liminar referente ao caso.
A Netflix anunciou nesta terça-feira(7) que a sexta e última temporada de ‘House of Cards’ estará disponível no serviço de streaming a partir do dia 2 de novembro.
O anúncio foi feito através do perfil de Twitter da Netflix.
A última temporada da série, que foi a primeira produção original da Netflix, traz Claire Undrewood (Robin Wright) assumindo de vez o papel principal da trama após alcançar o cargo de presidente dos EUA no final da quinta temporada.
O personagem Frank Underwood, interpretado por Kevin Space), deverá sofrer uma morte fora de tela. Após a demissão do ator por envolvimento em um escândalo de assédio sexual, a sexta temporada precisou ser completamente reformulada para se adequar a ausência do ator.
Vice-reitor da UEMS, Laércio de Carvalho, participa da abertura do CBO (Foto - Eduarda Rosa)
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) participa da organização do 55º Congresso Brasileiro de Olericultura (CBO), realizado em Bonito. A abertura do CBO foi na noite desta segunda-feira (6), no Centro de Convenções da cidade. O evento segue até a sexta-feira (10).
O presidente da comissão organizadora do evento, Antônio Correa de Oliveira Filho, que é professor da UEMS, abriu o Congresso dando boas-vindas aos mais de 800 inscritos. “Neste evento temos educadores, merendeiras, pesquisadores e estudantes de diversas partes do Brasil e da América Latina. Como temática do Congresso, foram pensadas a sustentabilidade com menos impacto na produção, a qualidade de vida e o consumo de produtos”, destacou o professor.
Para o vice-reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, é de grande importância para a Universidade participar da realização do Congresso. “A UEMS está presente em 15 municípios de MS e desenvolve, junto com instituições parceiras (UFGD, IFMS, UFMS, Embrapa e outras universidades) ciência, tecnologia e inovação para melhoria de qualidade de vida do nosso povo sul-mato-grossense”, ressaltou.
O Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Elias Verruck, que representou o Governo de MS, enfatizou a importância do evento para a área da olericultura e horticultura no Brasil. “Nós temos neste evento os grandes cérebros da discussão da olericultura e da horticultura brasileira, então acho que nós temos uma missão a cumprir neste Congresso. Pois este trata tanto da produção sustentável quanto do consumo, então aqui temos a possibilidade de fazer defesas relevantes para a coordenação da cadeia produtiva nacional”.
De acordo com a Presidente da Associação Brasileira de Horticultura (ABH), Tiyoko Nair Hojo Rebouças, as ações realizadas pela ABH têm reforçado a importância desse setor na sociedade em relação à saúde do consumidor, das perspectivas científicas no estudo de novas tecnologias e inovações para atender as novas exigências dos consumidores e seus novos hábitos alimentares.
“A ABH ao longo de mais de meio século tem contribuído para o desenvolvimento da produção de hortaliças, plantas medicinais, condimentadas e aromáticas, para a melhoria da qualidade de vida do consumidor e da vida dos produtores, além da sustentabilidade do agronegócio”, disse Tiyoko.
I Encontro Latino-americano de Horticultura, que ocorrerá juntamente com o 55º CBO, terá como palestrante de abertura o Presidente do CNPq, Dr. Mario Neto Borges, que discutirá sobre “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional”. A palestra será na quinta-feira (9), às 8h, no Centro de Convenções.
O 55º CBO e o I Encontro Latino-americano de Horticultura são promovidos pela Associação Brasileira de Horticultura (ABH) e, nesta edição, realizados pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER); Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO); e Sistema Famasul.
UEMS
Com 25 anos de história, a UEMS está entre as principais instituições de Ensino Superior na região Centro-Oeste. Com mais de 20 mil profissionais formados ao longo de sua trajetória, a Instituição já consolidou sua participação no desenvolvimento social, econômico cultural e científico de Mato Grosso do Sul.
A UEMS possui, atualmente, 66 cursos de graduação nas áreas de Agronomia, Agroecologia, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia de Alimentos e Gestão Ambiental, entre outras, distribuídos em 15 Unidades Universitárias.
A instituição também possui 14 programas de Mestrado e dois de Doutorado nas áreas de Agronomia e Recursos Naturais, entre outras.
Vereador Bebeto fez diversos encaminhamentos na Câmara de Dourados (Foto: Thiago Morais)
O vereador Bebeto (PR) reforçou indicação na Câmara de Dourados, solicitando recursos visando à implantação de novas moradias populares nos distritos de Vila Vargas, Vila Formosa, Macaúba, Indápolis, Panambi, Picadinha, Itahum e Vila São Pedro.
Ele justifica o pedido, tendo em vista contato com os moradores dos distritos citados, onde cobram projetos de novos conjuntos habitacionais. Bebeto também sugere que seja feito um levantamento apontando o real déficit habitacional nestas localidades, incluindo as áreas para implantação das moradias a serem definidas pelo município.
O documento foi encaminhado durante sessão ordinária, endereçado a prefeita Délia Razuk, com cópias ao secretário municipal de Planejamento, Carlos Francisco Dobes Viera, ao diretor da Agehab, Sergio Henrique Martins, aos deputados federais Geraldo Resende (PSDB) e Dagoberto Nogueira (PDT) e ao senador Pedro Chaves (PRB).
Idosos
Em outra indicação encaminhada à prefeita Délia, com cópias ao diretor da Agetran Carlos Fábio e ao diretor de relações institucionais da EXP Parking, Sérgio Iran Soares, o vereador solicitou estudos visando à ampliação do número de vagas de estacionamento de veículos destinadas exclusivamente às pessoas idosas e portadoras de necessidades especiais.
Bebeto justifica o pedido, considerando que atualmente o número de vagas tanto aos idosos, como as pessoas com deficiência são insuficientes para atender a demanda de veículos conduzidos por estas pessoas na cidade. “Muitas vezes os idosos não encontram vagas disponíveis para estacionar seus veículos em um simples compra de um remédio em uma farmácia ou ainda um serviço bancário”, comentou durante sessão, na Câmara.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.