terça-feira, 23 de junho de 2026

Apresentador do SBT, Ricardo Vidarte, morre aos 58 anos

VEJA

 

O jornalista Ricardo Vidarte, comentarista do SBT Esportes, estava na redação do SBT de Rio Grande do Sul, onde trabalhava, quando teve uma parada cardíaca (Foto: SBT/Divulgação)

Morreu na manhã desta segunda-feira o jornalista e apresentador Ricardo Vidarte aos 58 anos, em Porto Alegre. No SBT RS desde 2007, Vidarte sofreu uma parada cardíaca por volta das 9h, já durante o trabalho. Ele chegou a ser levado ao Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre, mas não resistiu e morreu no local.

 

O gaúcho trabalhava como comentarista do SBT Esportes. Antes de ser contratado pela sucursal gaúcha da emissora de Silvio Santos, Vidarte atuou como apresentador da Rádio Gaúcha, e participou da cobertura de quatro copas do mundo.

 

Ricardo Vidarte será velado a partir das 20h desta segunda-feira no Cemitério João XXIII, na capital gaúcha. O enterro acontece na próxima terça-feira, 17, no mesmo local, às 10h30. O jornalista deixa um filho, Arthur, de 16 anos.

Denúncia contra Bolsonaro no STF terá Marco Aurélio como relator

VEJA

 

O ministro do STF Marco Aurélio Mello (Foto: Evaristo Sá/AFP)

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi definido nesta segunda-feira (16) como relator da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado federal e pré-candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL-RJ) na última sexta-feira (13).

 

Com a distribuição do processo para Marco Aurélio, caberá à Primeira Turma do STF, à qual ele pertence, decidir se Bolsonaro virará réu e será julgado. Além do relator, o colegiado é formado pelos ministros Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux.

 

Jair Bolsonaro é acusado pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, de crime de racismo contra negros, quilombolas, refugiados, mulheres e LGBTs durante palestra no Clube Hebraica do Rio de Janeiro, em abril de 2017. No discurso, de cerca de uma hora, o deputado disse que as comunidades tradicionais “não fazem nada” e “não servem nem para procriar”.

 

Ao denunciar o deputado, Dodge pediu que ele seja considerado culpado por duas incidências de racismo, com pena de um a três anos de prisão em regime fechado cada uma, mais o pagamento de uma multa por danos morais coletivos, no valor indenizatório mínimo de 400.000 reais.

 

Para a procuradora-geral da República, Jair Bolsonaro agiu com “total menoscabo pelos integrantes de comunidades quilombolas”, em uma manifestação que “alinha-se ao regime da escravidão, em que negros eram tratados como mera mercadoria, e à ideia de desigualdade entre seres humanos”.

 

Eduardo Bolsonaro, filho de Bolsonaro e, assim como o pai, deputado federal, também foi denunciado pela PGR. Ele é acusado por supostamente ter ameaçado a jornalista Patrícia Lélis. Em sua conta no Facebook, Eduardo anunciou que estaria namorando Patrícia, que, assim como ele, era filiada ao PSC. Patrícia desmentiu o deputado, o que provocou uma discussão entre os dois no aplicativo de mensagens Telegram.

 

Nas mensagens, registradas pela jornalista e anexadas à denúncia, Eduardo Bolsonaro diz que, se ela “falar mais alguma coisa”, ele acabaria com a vida dela. Diante da pergunta se se trataria de uma ameaça, o parlamentar responde: “Entenda como quiser”. Raquel Dodge pede pena de um a seis meses e multa de 50.000 reais como punição ao filho de Jair Bolsonaro.

Alan Guedes participa de aula Magna do IV Curso de Formação Profissional da Guarda Municipal

Assessoria

 

A aula aconteceu na manhã de sexta-feira (13) no auditório do CAM (Foto: Assessoria)

 

O vereador Alan Guedes (DEM) participou da aula Magna do IV Curso de Formação Profissional da Guarda Municipal de Dourados, que aconteceu na manhã de sexta-feira (13) no auditório do CAM (Centro de Atendimento a Mulher).

 

A aula marca oficialmente início da capacitação dos 92 aprovados, no concurso público realizado em 2016 e que foram convocados pela administração municipal, no entanto os futuros guardas já iniciaram o curso há aproximadamente três semanas.

 

Para o vereador a formações dos aprovados no concurso tem muito a contribuir com o efetivo já disponível na cidade, assim como trazer mais segurança para a população. “Sabemos do excelente trabalho que a Guarda Municipal realiza na cidade, com apreensão de drogas no terminal rodoviário, as rondas, e auxílio às outras forças policiais. E com esses novos servidores, o trabalho que sempre foi muito bem feito em favor da população irá melhorar ainda mais”, salientou Alan Guedes.

 

O curso terá duração de aproximadamente cinco meses e durante a formação os alunos recebem uma bolsa para ajuda de custo.

 

Várias autoridades da segurança pública em Dourados prestigiaram a aula magna, que foi proferida pelo secretário municipal de Educação Upiran Jorge Gonçalves, procurador aposentado.

Pastor denuncia excessos de youtuber e alerta pais: “Está destruindo milhares de crianças”

Gospel +

 

Felipe Neto já entrou em discussões públicas com pastores como Silas Malafaia e Marco Feliciano (Foto - Divulgação)

 

O youtuber Felipe Neto é um dos mais polêmicos criadores de conteúdo na plataforma de vídeos, e nos últimos anos, mudou seu perfil, criando material de entretenimento para crianças, difundindo valores a partir de um viés relativista. Nesse contexto, o pastor Otoni de Paula publicou um alerta aos pais que permitem que seus filhos acompanhem seus vídeos.

 

Felipe Neto já entrou em discussões públicas com pastores como Silas Malafaia e Marco Feliciano (Podemos-SP), com críticas agudas e espalhafatosas em relação à pregação pentecostal, defesa da homossexualidade e da tributação de igrejas. Agora, com a mudança de foco de seu trabalho para o público infantil, outro pastor denunciou a distorção de valores e princípios do youtuber. “Não se iludam com o cabelo colorido e a carinha de ‘amiguinho’ de Felipe Neto. O conteúdo de seu trabalho é altamente nocivo às nossas crianças”, escreceu o pastor em sua página no Facebook.

 

Ao longo do texto, o pastor pontua que Felipe Neto tem “cara de bonzinho” e “às vezes dá bons conselhos”, porém com um saldo amplamente negativo no que se refere à formação de caráter das crianças: “Tem sido uma destruição completa na vida de nossos filhos”, enfatizou.

 

“Mudanças de comportamento, rebeldia, uso de palavrões… são alguns dos distúrbios promovidos por essa cara em nossas crianças. Em vídeo por título ‘Ele ganhou a vida’, é possível ouvi -lo dizer: ‘filho da p(…), po(…), babaca, c(.)z(..) […] eu vou co(…) teu pai, vou transformar seu pai em gay, vou fazer ele se apaixonar por mim, depois vou dispensar ele, e fazer ele se matar seu merda’”, descreveu o pastor. “Esse vídeo é apenas um exemplo. Há outros na mesma ‘direção’”, acrescentou.

 

A preocupação de Otoni de Paula é que a inserção a esse tipo de vocabulário e raciocínio adulto está influenciando crianças de forma precoce e negativa: “Como um ser humano desse pode trabalhar com crianças? Ele junto com seu irmão são os ‘reis do YouTube’. Estão destruindo milhares de crianças com seus valores pessoais distorcidos e sem princípios”, disparou.

 

O pastor comparou os supostos “bons conselhos” de Felipe Neto à figura de satanás, “que também é capaz de dar bons conselhos e se transfigurar em anjo de luz pra enganar”, e frisou: “Felipe Neto vomita lixo na vida de crianças pelo Brasil e mundo afora”.

 

“Atenção pais, deixar seus filhos assistirem esse cara é entregar seus filhos a alguém que vomita imoralidades em palavras à nossas crianças e que gerarão comportamentos mais tarde distorcidos. Felipe Neto não é e nunca foi um exemplo a ser seguido por nossas crianças”, avaliou o pastor assembleiano.

R Lee Ermey, ator de ‘Nascido para Matar’, morre aos 74 anos

AFP

 

Ator, personalidade de televisão e ex-sargento R. Lee Ermey (Foto: Ethan Miller/Getty Images)

O ator americano e militar da reserva R. Lee Ermey faleceu aos 74 anos no domingo, anunciou seu agente, Bill Rogin. Ermey ficou conhecido por seu papel como o sargento Hartman no filme Nascido para Matar (1987), de Stanley Kubrick. O ator morreu por complicações de uma pneumonia.

 

“Todos sentiremos sua falta. Sempre Fi, Gunny. Boa sorte”, escreveu Bill Rogin no Twitter, usando o lema dos Marines dos Estados Unidos, a que Ermey serviu de 1961 a 1971, quando recebeu baixa por motivos de saúde.

 

 

Nascido em Emporia, Kansas, em 1944, Ermey conseguiu um papel em Apocalypse Now (1979) quando estudava arte dramática na Universidade de Manila, nas Filipinas. Participou de quase 60 filmes, frequentemente em papéis relacionados ao exército.

Movimento Sem Teto ocupa triplex do Guarujá: ‘se é do Lula, é nosso’

Correio 24 Horas

 

Uma das faixas que foi colocada pelos manifestantes diz: "Se é do Lula, é nosso. Se não é, por que prendeu?". (Foto: Reprodução/twitter)

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e o movimento Povo Sem Medo estão ocupando o apartamento triplex, no Guarujá, que seria do ex-presidente Lula, na manhã desta segunda-feira (16). Por causa do apartamento, ele foi julgado e condenado, e agora cumpre a sentença na sede da Polícia Federal, em Curitiba.

 

Uma das faixas que foi colocada pelos manifestantes diz: “Se é do Lula, é nosso. Se não é, por que prendeu?”.

 

Alguns manifestantes se concentram na portaria do prédio e gritam palavras de ordem. O pré-candidato à presidência da República Guilherme Boulos (PSol) também participa do ato.

Bolsonaro alinha-se ao regime da escravidão, diz Raquel Dodge

Estadão Conteúdo

 

O pré-candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, fala com a imprensa em Curitiba (PR) (Foto:Vagner Rosário/VEJA.com)

Para fundamentar a denúncia junto ao Supremo Tribunal Federal contra Jair Bolsonaro por racismo praticado contra quilombolas, indígenas, refugiados, mulheres e LGBTs, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, destacou 11 trechos do discurso do deputado federal e pré-candidato do PSL à Presidência da República no Clube Hebraica do Rio de Janeiro.

 

“Para melhor compreensão do conteúdo e extensão do discurso discriminatório e racista do denunciado, destaco os seguintes trechos de sua manifestação, que caracteriza o que a doutrina denomina de discurso de ódio”, escreveu Raquel, que ainda destacou outras quatro manifestações de Bolsonaro, anteriores ao caso do Clube Hebraica, como quando ele declarou: “Não vou dar uma de hipócrita aqui: prefiro que um filho meu morra num acidente do que apareça com um bigodudo por aí. Para mim ele vai ter morrido mesmo.”

 

A PGR afirma que Bolsonaro tratou com ‘total menoscabo os integrantes de comunidades quilombolas’ e referiu-se a eles como animais, em uma manifestação que ‘alinha-se ao regime da escravidão, em que negros eram tratados como mera mercadoria, e à ideia de desigualdade entre seres humanos’. Raquel também salienta que, na visão de Bolsonaro, ‘há indivíduos ou povos superiores a outros, tratando quilombolas como seres inferiores.’

 

Se condenado, Bolsonaro poderá cumprir pena de reclusão de 1 a 3 anos. A procuradora-geral pede ainda o pagamento mínimo de R$ 400 mil por danos morais coletivos.

 

Procurado pela reportagem na sexta-feira, 13, o deputado disse que não quis ofender ninguém. “Se faz brincadeira hoje em dia, tudo é ódio, tudo é preconceito. Se eu chamo você de quatro olhos, de gordo, não tô ofendendo os gordos do Brasil. Eles querem fazer o que na Alemanha já existe: tipificar o crime de ódio. Pra mim pode ser, e pra você pode não ser”, disse o parlamentar.

 

“Tanta coisa importante pro Brasil, pro Judiciário se debruçar e vai ficar em cima de uma brincadeira dessa. É a pessoa que eu fiz a brincadeira que tem de tomar as providências. A vida segue”, comentou o deputado.

 

 

PDT nega divisão interna sobre candidatura de Odilon

Topmídianews

 

Schimidt reitera apoio a ex-juiz Odilon de Oliveira (Foto: TopMidiaNews)

 

O Partido Democrático Brasileiro em Mato Grosso do Sul negou, com veemência, que haja desentendimentos internos em relação a escolha do nome do ex-juiz federal Odilon de Oliveira para concorrer ao governo do Estado. A legenda não citou nomes, mas atribui os boatos a uma oligarquia ‘que vê seus interesses ameaçados com a eleição do ex-magistrado’.

 

O texto, assinado pelo presidente da sigla, João Leite Schimidt, uma das mais antigas lideranças políticas vivas, reiterou que há ‘absoluta coesão’ do partido na candidatura de Odilon. O dirigente fez questão de destacar a trajetória do juiz aposentado no combate aos crimes de corrupção e tráfico de drogas.

 

A nota destaca que respeita a liberdade de imprensa e a livre expressão do pensamento como fundamentos democráticos, mas ”repudia, porém, a má utilização da imprensa e das mídias sociais para criar narrativas falsas, que sacrificam a verdade em favor de interesses que nada têm de republicanos”.

 

Confira a nota do PDT na íntegra:

 

Sem qualquer fundo de verdade, insinuações sobre suposta divisão interna quanto à candidatura do juiz aposentado Odilon de Oliveira a Governador do Estado atendem a interesses que, por sua própria natureza espúria, não se expõem à luz do dia.

 

Essas trêfegas tentativas de manipular teorias, que por sua leviandade não param de pé, estão a serviço da impenitente oligarquia, que vê seus interesses sombrios ameaçados, diante da concreta perspectiva de que Mato Grosso do Sul eleja para governá-lo alguém, cuja dignificante trajetória pública foi forjada no combate ao contrabando, ao narcotráfico e à repulsiva cadeia de crimes dali derivados.

 

Pelo PDT de Mato Grosso do Sul fala, exclusivamente, a sua Executiva Estadual que, em respeito à opinião pública, reitera absoluta coesão do Partido no respaldo ao honrado nome de Odilon de Oliveira como nosso candidato a Governador de Mato Grosso do Sul.

 

O PDT respeita a liberdade de imprensa e a livre expressão do pensamento como fundamentos democráticos. Repudia, porém, a má utilização da imprensa e das mídias sociais para criar narrativas falsas, que sacrificam a verdade em favor de interesses que nada têm de republicanos.

 

Campo Grande, 12 de abril de 2018

 

João Leite Schimidt
Presidente Estadual PDT-MS

Record compra espaço para anunciar filme de Edir Macedo na Globo

Notícias ao Minuto

 

O filme sobre Edir Macedo e a fundação da Igreja Universal é protagonizado por Petrônio Gontijo.(Foto:Stella Carvalho/Divulgação)

A Globo irá exibir, pela primeira vez, anúncios vinculados à Record. No intervalo da sua programação, a emissora carioca irá veicular o trailer do filme ‘Nada a Perder’, sobre a vida de Edir Macedo, um dos maiores acionistas da concorrente. A transação comercial foi intermediada pela produtora Paris Filmes.

 

Os anúncios serão veiculados nos intervalos de Mais Você, Bom Dia Brasil, novelas, Fantástico, dentre outros, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Brasília e Manaus, segundo informa o Notícias da TV.

 

O filme sobre Edir Macedo e a fundação da Igreja Universal é protagonizado por Petrônio Gontijo.

Banheiros sujos e alunos sem aulas devido à greve na rede estadual

 

Constrangido

 

Eleitor que precisou atualizar documento no Cartório Eleitoral de Dourados se sentiu constrangido ao ser atendido pelos jovens militares do Exército que estão ajudando no cadastramento biométrico e emissão de Títulos de Eleitor. Ao ser atendido por um dos soldados ouviu piadinhas ao seu respeito por estar usando camiseta vermelha. Que feio!

 

Balãozinho

 

No mesmo atendimento, um dos soldados deixou evidente seu candidato particular à presidente e até apostou em sua reeleição. Ao mesmo tempo outro atendente militar fez de uma luva de silicone um balãozinho decorado, com um belo rostinho vermelho, onde foi fixado na parede por outra funcionária.

Falta do que fazer!

 

Alerta

 

A Rapidinhas! deixa  o alerta ao chefe do Cartório Eleitoral de Dourados, Conrado Rezende, para que outros episódios como este não mais ocorram, principalmente neste período em que os ânimos estão acirrados por conta atual cenário político, independente da cor partidária.

 

Sem condições

 

Alunos da Escola Estadual Presidente Vargas estão sem aulas a partir de hoje devido a greve dos servidores administrativos da rede estadual. Sem os serviços básicos como limpeza, merendeiras, portaria e secretaria, a diretora da unidade de ensino em Dourados optou por paralisar as atividades até que o impasse entre servidores e o Governo do Estado se resolva.

 

Imundice

 

Ainda na escola Presidente Vargas, as aulas só aconteceram normalmente nos dois primeiros dias de greve, graças aos funcionários contratados que ajudaram na limpeza do pátio e das salas, mas mesmo assim, sem merenda e sem portaria o funcionamento ficou inviável. Para ter uma ideia a Rapidinhas! teve acesso às condições do banheiro na tarde de ontem. Uma verdadeira imundice!

 

Castro Alves

 

Em três unidades, incluindo a Escola Estadual Castro Alves, também localizada no centro de Dourados, a diretoria resolveu dispensar os alunos às 15h30, a partir de hoje, por condições semelhantes à Escola Presidente Vargas. Já em outras unidades que optaram em não dispensar os alunos, as aulas seguem sem limpeza da escola e sem merenda.

 

A greve

 

A greve dos servidores administrativos da Rede Estadual de Ensino começou na terça-feira (10), com tempo determinado até o dia 30 de abril, ou seja, por 20 dias. Os servidores cobram do Governo do Estado o abono salarial de R$ 200,00 já para 2018, concurso público e um projeto de reestruturação de carreira.

 

Reuniões

 

Hoje pela manhã foi realizada uma assembleia na Fetems (em Campo Grande) onde o seriam ouvidas às propostas do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) quanto à revindicações da Categoria. Também pela manhã o encaminhamento da greve foi discutido no Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação em Dourados). Até o fechamento da coluna, o Estado Notícias não recebeu novas informações pelas assessorias dos dois Sindicatos.

 

LEIA MAIS: ADMINISTRATIVOS DA REDE ESTADUAL ENTRAM EM GREVE E ALUNOS FICAM SEM MERENDA

 

LEIA TAMBÉM: SE O STF PERMITIR PRISÃO ANTECIPADA VAI FALTAR CADEIA NO BRASIL

 

Um dos sanitários utilizados pelos alunos, ontem na Escola Presidente Vargas, em Dourados (Foto: Leitor/Estado Notícias)

 

João Pires

ESTADO NOTÍCIAS

Record confirma ator que fará Jesus em novela

VEJA

 

O ator Dudu Azevedo (Foto: Munir Chatack/Record TV/Divulgação)

A Rede Record anunciou nesta quarta-feira a escalação do ator Dudu Azevedo para o papel de Jesus Cristo na nova trama bíblica da emissora. A novela ainda não tem data ou horário definidos — não se sabe, por exemplo, se vai substituir Apocalipse, atualmente em exibição.

 

O último trabalho de Dudu Azevedo foi na novela O Rico e Lázaro, em que foi um dos protagonistas, na pele do personagem Asher.

Gilmar Mendes critica Sergio Moro: “Esse sujeito fala com Deus?”

Gospel Prime

 

Ministro do STF reclama das prisões preventivas decretadas por Moro (Foto - Divulgação)

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), voltou a se envolver em controvérsia nesta quarta-feira (11). Durante a sessão do STF que analisava o pedido de habeas corpus do ex-ministro Antonio Palocci, preso desde setembro de 2016 na Lava Jato, Mendes criticou o Ministério Público Federal (MPF) e os juízes federais Sergio Moro e Marcelo Bretas.

 

Segundo o ministro, existe “arbítrio” por parte de Moro e Bretas, e reclamou das prisões preventivas determinadas pelo magistrado do Paraná. “Nós transformamos as prisões provisórias do doutor Moro em prisões definitivas. Esse é o resultado nesses casos… As prisões provisórias, as prisões cautelares, elas ganham caráter de definitividade. Por que se trata de decisões bem elaboradas? Esse sujeito fala com Deus? Do que nós estamos falando? Ou nós estamos fazendo populismo judicial?”, disparou o ministro durante a sessão.

 

O habeas corpus foi negado por 6 votos a 5, mas volta à pauta do STF nesta quinta-feira para a análise sobre a possibilidade de derrubarem a prisão “de ofício”, isto é, por iniciativa da própria Corte.

 

Não foi a primeira vez que Gilmar ataca as decisões de Moro, mas chama a atenção o fato de ele mencionar a religiosidade do juiz. O argumento ecoa o que disse o ex-presidente Lula em uma das gravações telefônicas interceptadas durante as investigações da Lava-Jato.

 

Sem citar nomes, o petista atacou servidores públicos por serem evangélicos. “Esses meninos da Polícia Federal e esses meninos do Ministério Público se sentem enviados de Deus”, disparou Lula.

 

((Com informações das agências))

Bebeto quer parceria para recapear ruas transversais no centro de Dourados

Assessoria

 

Bebeto quer recapeamento simultâneo com as obras na área central (Foto - Thiago Morais)

O vereador Bebeto (PR) usou a tribuna da Câmara de Dourados para sugerir parceria entre o município e o Governo do Estado, visando o recapeamento das ruas transversais que interligam as três avenidas na área central da cidade.

 

No documento encaminhado a prefeita Délia Razuk (PR), com cópias ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), senador Pedro Chaves (PR) e deputados da bancada federal e estadual, o vereador solicita recursos para o recapeamento de todas as vias que cruzam o quadrilátero entre avenidas Marcelino Pires, Weimar Gonçalves Torres e Joaquim Teixeira Alves.

 

Para o vereador é necessário que se faça a complementação dos serviços simultaneamente com as obras em execução. “Nestas três avenidas já esta sendo feito o recapeamento por meio do Governo de Estado, sendo necessário assim aporte financeiro para que a Prefeitura de Dourados faça a complementação dos serviços nas vias transversais”, ressalta.

 

Em outra indicação o vereador também sugere parceria entre a Prefeitura de Dourados e Governo do Estado visando a duplicação da rua Coronel Ponciano, partindo do Cemitério Municipal Santo Antonio de Pádua ao Distrito Industrial de Dourados, incluindo a construção de um viaduto substituindo a rotatória no cruzamento com a BR-163.

 

Frigorífico do Peixe

 

Bebeto ainda reforçou na tribuna da Câmara, a necessidade da conclusão do Frigorífico do Peixe. Durante a sessão ordinária de segunda-feira (9), encaminhou requerimento ao governador Reinaldo Azambuja e ao superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura no MS, César Moura, pedindo informações com relação ao cronograma de implantação do Frigorifico em Dourados.

 

Ceasa

 

Também encaminhou requerimento ao governador Reinaldo, ao secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas e ao diretor presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), André nogueira Borges, solicitando informações com relação ao cronograma de implantação da Ceasa (Central de Abastecimento) em Dourados. “Este é um antigo sonho dos pequenos produtores que aguardam por esta importante benfeitoria, onde terão um local apropriado para armazenar e comercializar seus produtos hortifrutigranjeiros”, destacou Bebeto.

Odilon diz que liderança em pesquisa pode aumentar devido à baixa rejeição

Assessoria

 

Trabalhadores resgatados em condições de escravidão em fazendas no Pantanal sul-mato-grossense, em 2017 (Foto: Divulgação)

O pré-candidato do PDT ao governo de Mato Grosso do Sul, Juiz Odilon de Oliveira, que lidera mais uma pesquisa de opinião – desta vez feita pelo instituto Datamax – acredita que seus índices vão crescer ainda mais, na medida em que ele se torne mais conhecido do eleitorado.

 

No Levantamento publicado ontem pelo portal de notícias Midiamax, Odilon tem 25,4% das intenções de voto, seguido pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com 22,6% e o ex-governador André Puccinelli (MDB), em 3º, com 21,9%.

 

“As minhas intenções de voto têm tudo para aumentar. A questão é que ainda não sou conhecido como político, como ocorre com meus adversários. Muita gente nem sabe que me aposentei da magistratura e sou pré-candidato ao governo”, destacou o pedetista.

 

Para Odilon, o que vai decidir o voto em outubro é a história de vida de cada candidato. “O povo cansou de ver tanto desmando e corrupção. Apesar dos esforços das autoridades no desenvolvimento de operações como a Lava Jato, muitos políticos não têm medo nem vergonha de continuar desviando dinheiro dos impostos para o ralo de corrupção. Com isso, roubam a merenda escolar, medicamentos dos hospitais e postos de saúde, e enfraquecem a capacidade de trabalho dos órgãos de segurança, expondo a população à sua própria sorte. Na campanha ao governo, vou empunhar a bandeira do combate incansável à sonegação e à corrupção, defendendo a honestidade, a transparência e o absoluto zelo pelas suado dinheiro dos impostos. Caso seja eleito governador, na minha administração quem roubar vai direto pra cadeia”, declarou Odilon.

 

A pesquisa Datamax apurou também que em quarto lugar na preferência do eleitorado aparece o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 2,6%. O candidato do PT, Humberto Amaducci, tem 1%, João Alfredo Daniezi (PSOL), 0,9% e Suel Ferranti (PSTU), 0.7% das intenções de voto. Dez por cento não votariam em nenhum dos pré-candidatos, 12,49% ainda não definiram em quem votar e 2,6% votariam em branco ou anulariam o voto. O Instituto ouviu 804 eleitores em Campo Grande, entre os dias 5 a 8 de abril. A margem de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral, tanto em âmbito estadual quanto federal, sob os números Ms-09178/2018 e br-08909/2018.

 

Carioca de 26 anos leva periferia do Rio a 9 países com livro de estreia

EXAME

 

Geovani Martins, autor de O Sol na Cabeça, a última aposta da Companhia das Letras (Foto:Chico Cerchiaro/Companhia das Letras/Divulgação)

O Sol na Cabeça é um livro escrito das favelas no Rio de Janeiro, mas que ultrapassa as fronteiras físicas e sociais para falar sobre essa forma singular de humanidade que transita pela capital carioca em seus diversos espectros.

 

O escritor Geovani Martins nasceu em Bangu, morou na Rocinha e no Vidigal. Tem apenas 26 anos, e esse seu primeiro livro teve os direitos vendidos para nove países diferentes em tempo recorde para a editora, a respeitada Companhia das Letras.

 

O Sol na Cabeça (Cia. das Letras, 120 páginas, R$ 34,90) reúne 13 contos que foram elogiados pelo compositor Chico Buarque, pelo colunista Antonio Prata e pelo cineasta João Moreira Salles.

 

A temática dos contos passeia por todo o Rio de Janeiro, mas especialmente pelas favelas, dando voz ora a um menino fascinado por uma borboleta, ora a um cego que pede esmolas no transporte público, passando por estudantes universitários, crianças do morro e traficantes.

 

Em entrevista a EXAME, Geovani Martins fala sobre a abrangência do realismo de seus contos, suas principais influências literárias e conta dos planos para o futuro.

 

EXAME: O nome do livro é referência à música Trem Azul (composição de Lô Borges, sucesso na voz de Elis Regina)?

 

Geovani Martins: Não, não diretamente, apesar de eu gostar muito da música. Lógico que a música estava presente, mas era uma coisa mais implícita nas nossas referências de cultura, é uma expressão que ficou na nossa cabeça. O nome foi escolhido em reunião, porque eu cheguei na editora com o livro bastante adiantado, mas sem título. Até que o Ricardo, editor, sugeriu esse nome e todo mundo gostou – aliás foi o primeiro que todo mundo gostou.

 

Como começou a escrever?

 

Eu sempre li muito, desde criança tenho hábito da leitura, e à medida que fui crescendo eu fui me interessando cada vez mais. Acho que comecei a escrever com 9, 10 anos, alguns versos, coisas mais soltas, músicas. Quando eu fiquei adolescente comecei a ler mais literatura nacional, tive contato com crônicas do Carlos Drummond de Andrade, elas me impressionaram bastante, e aí comecei a escrever com regularidade.

 

Então foi uma coisa que aconteceu naturalmente, e eu acho que sempre escrevi para poder fotografar os momentos. Pra mim sempre foi muito de necessidade, antes de pensar em ganhar dinheiro com isso eu já escrevia uma quantidade considerável. E aí com a resposta do público às coisas que eu publicava na internet, a resposta era muito boa e me dava confiança. A partir da Flup [Festa Literária das Periferias], quando eu apresentei meus contos, eu passei a considerar essa ideia de viver do que eu escrevia.

 

Você considera seus contos realistas?

 

É um realismo imaginativo, que se permite trafegar entre outros limites do fantástico, do absurdo. A vida, ela é assim, tem coisas que acontecem que são tão inacreditáveis que só podiam ser verdade.

 

Meus personagens são todos baseados em pessoas reais, não em uma pessoa, mas várias. Não tem como você se inspirar em pessoas e não ir pra um lugar mágico.

 

Eu acho que eu faço um realismo, que é o lugar de onde eu vejo essas cenas, e acho que está mais próximo do realismo do que outros estilos, mas não é só isso.

 

A intenção era fazer denúncia social?

 

A crítica social acompanha as situações. Eu queria contar essas histórias, e determinadas histórias eu não poderia contar sem falar da polícia; e aí eu retrato da maneira como eu vi a polícia até hoje, como ouvi até hoje.

 

Mas são coisas que andam em paralelo com as histórias, não tinha como descolar. Eu não quis me prender nisso, eu queria que as histórias fossem para outros lugares, e a crítica viria naturalmente; foi o que acabou acontecendo.

 

Quem são seus autores preferidos?

 

Meu autor preferido é o Machado de Assis, mas também gosto muito do Jorge Amado. Com o Cortázar, aprendi muito sobre conto; Gabriel García Marquez, Graciliano Ramos, e os músicos, sou muito influenciado pelo Chico Buarque, Caetano Veloso, Racionais, Gilberto Gil, Jorge Ben Jor. São letristas que me dão ideias.

 

Alguma coisa já mudou com a notoriedade do lançamento do livro?

 

A minha vida inteira mudou. Eu me mudei no começo do ano, agora moro numa casa que meu quarto é maior do que a minha outra casa, isso é uma grande mudança. Na rotina de entrevista, de televisão, pessoas falando comigo dentro da livraria.

 

É difícil dizer, porque foi uma mudança muito grande. Eu meio que já esperava alguma mudança mas não tanto, não imaginava que o livro pudesse ter uma repercussão tão grande.

 

Quando eu comecei a escrever eu estava desempregado, minha mãe e minha namorada me apoiaram e aí a decisão já naquele momento foi não procurar outro trabalho.

 

Qual dos contos é o seu preferido?

 

Eu não tenho um preferido não, mas o que eu mais gostei de escrever, me diverti, me emocionei, o que mexe comigo até hoje é o Roleta Russa [que conta a história de um garoto fascinado pela arma do pai].

 

Você pretende publicar um romance depois desse livro? É sobre as UPPs no Rio?

 

Comecei a escrever no final do ano passado, é uma história que já vinha me acompanhando há algum tempo. É um movimento natural da minha história na literatura de buscar fazer o que eu ainda não sei.

 

Quando eu me inscrevi na Flup foi em contos, eu já fazia crônicas mas queria fazer algo que eu não dominasse, que eram os contos. E agora que eu terminei esse livro eu tô muito mais próximo de fazer um romance do que outro livro de contos.

 

É uma história que se passa entre 2011 e 2013, ambientada na Rocinha mas circulando pela cidade, que nem O Sol na Cabeça, e pretendo entregá-lo para a editora em 2020.

 

Não é sobre as UPPs. Ele se passa no período da instalação das UPPs, mas é mais uma desculpa pra eu poder ter um recorte daquele tempo e traçar a história daquele período; é uma das coisas que estão ali, mas não o suficiente pra dizer que o livro é sobre isso.