segunda-feira, 22 de junho de 2026

Freixo: ‘Se alguém achava que ia calar a Marielle, se enganou’

VEJA

 

 

O deputado estadual Marcelo Freixo e a vereadora Marielle Franco (Foto:Reprodução/Instagram)

O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ) considerou que o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL-RJ) na noite da quarta-feira, 13, foi motivado porque “ela contrariou interesses”, mas que, “se alguém achava que ia calar a Marielle, se enganou”. O parlamentar, do qual ela foi assessora e com quem trabalhou por mais de dez anos, disse que não vai se manifestar sobre hipóteses para o crime para não atrapalhar as investigações.

 

 

“Só sei que foi executada por algo que não tinha ideia. Ela não tinha recebido nenhuma ameaça”, afirmou Freixo, que a descreve como uma pessoa muito amável. Ele afirmou que pretende acompanhar as investigações como cidadão e como parlamentar e que tem esperança de que o caso será solucionado.

 

 

De acordo com ele, a vereadora será uma ausência grande na política do Rio de Janeiro. “Perdemos uma pessoa muito importante. Vai fazer muita falta para a política. Ela era jovem, mulher e negra. Desde o fim da escravidão que a gente sonha com uma pessoa como a Marielle”, comparou.

 

A vereadora era ligada à defesa de causas como o direito das mulheres, dos negros, da comunidade LGBT e das parcelas mais pobres da população. Também lutava contra a violência policial. Ela havia denunciado no sábado, 10, abusos da PM em operações no bairro de Acari e integrava uma comissão parlamentar destinada a analisar a intervenção federal no Rio de Janeiro devido à violência.

 

Sobre as causas que ela defendia e os problemas que confrontava, Freixo considera que seu assassinato não será capaz de interromper suas lutas. “Eu acabei de sair de frente da Alerj [Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro], tinha milhares de pessoas lá, nem sei quantas. É uma mobilização incrível, muito forte. Se alguém achava que ia calar a Marielle, se enganou”, avaliou o deputado.

Marun diz que levará impeachment de Barroso à próxima sessão do Congresso

Agência Brasil

 

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, fala à imprensa após participar do programa Por Dentro do Governo da TV NBR (Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro Carlos Marun, da Secretaria de Governo, disse hoje (15) que apresentará na próxima sessão conjunta do Congresso Nacional o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso. “Entendo que esse surto absolutista na mente do ministro Barroso tem de ser detido”, disse Marun ao deixar a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde participou do programa Por Dentro do Governo, da TV NBR.

 

De acordo com Marun, “há elementos suficientes” para justificar o pedido. “Ainda não está redigido porque não se redige uma peça de impeachment em uma tarde. Mas minha expectativa é de que na próxima sessão do Congresso eu me licencie [do cargo de ministro da Secretaria de Governo] e vá, na condição de deputado, entregar ao Eunício Oliveira [presidente do Senado e do Congresso] o meu pedido”.

 

Durante o programa, Marun fez críticas a Barroso, tanto por ter quebrado o sigilo bancário do presidente Michel Temer, quanto por ter decidido restabelecer apenas em parte o decreto de indulto natalino editado no ano passado. Ao fazer isso, Barroso manteve fora do indulto os presos que cometeram os chamados crimes de colarinho branco.

 

“Barroso quebra, agride e desrespeita a Constituição. Ministros não estão no STF para quebrar a Constituição. Eles não legislam. Essa síndrome de Luís XIV, aquele que declarou L’État, c’est moi [o Estado sou eu], tem de ser detida”, disse Marun. “Não estamos constrangendo o Barroso. Estou atuando no sentido de deter esse espírito absolutista”, acrescentou, ao lembrar que a ex-presidente Dilma Rousseff também usou desse expediente. Essa diferença de trato entre o decreto de Temer e o de Dilma mostra, segundo Marun, “a parcialidade e a atividade político-partidária” do ministro do STF.

 

Marun disse ainda que o indulto natalino existe desde a época do Império. “O primeiro foi concedido por D. Pedro II. É permitido ao chefe da nação conceder o indulto a condenados que não sejam por crime violento. Hoje, os presídios são universidades do crime. Em um primeiro momento, o condenado se associa a uma organização criminosa para, em um segundo momento, virar assassino”, acrescentou.

 

Perguntado sobre como recebeu as críticas da Associação dos Juízes Federais (Ajufe) e de alguns parlamentares, de que esse pedido de impeachment teria por trás uma tentativa de intimidação e represália ao Poder Judiciário, Marun estendeu suas críticas à entidade representativa dos juízes, “por não se posicionar” quando um ministro do STF desrespeita a Constituição e a independência dos poderes. “Até a imprensa tenta me desqualificar. Mas ninguém diz que estou errado”.

 

Marun afirmou que tem recebido o apoio de “parlamentares e populares”, após ter anunciado a decisão de pedir o impeachment de Barroso. A uma pergunta, se estaria recebendo o apoio de alguém do primeiro escalão do governo, o ministro disse que é dele “e não do governo” a decisão de fazer o pedido.

Bebeto pede urgência no reordenamento do trânsito entre a Cohab 2 e cachoeirinha

Assessoria

 

Vereador Bebeto fez diversas solicitações visando melhorias no trânsito (Foto: Thiago Morais)

Preocupado com a segurança dos motoristas e pedestres na região dos bairros COHAB 2 e Cachoeirinha, o vereador Bebeto (PR) encaminhou indicação à prefeita Délia Razuk (PR), com cópias ao diretor da Agetran, Carlos Fábio, e ao secretário de Serviços Urbanos, Joaquim Soares, solicitando implantação urgente de placas de sinalização de trânsito nas vias transversais que cortam a Rua Eulália Pires, principal acesso aos dois bairros.

 

No documento, o vereador exemplifica o cruzamento da antiga Rua Projetada 3, acesso a Cohab 2, onde não existe placa de sinalização ou sinalização eletrônica alertando os motoristas quanto a via preferencial. “Neste local existe um supermercado e consequentemente ocorre maior fluxo de veículos”, relatou Bebeto. Como vice-presidente da Comissão de Trânsito do Legislativo, Bebeto reforça ainda a necessidade de estudos visando à implantação de semáforos, faixa de pedestres e redutores de velocidade em alguns cruzamentos. “O pedido atende solicitação dos moradores de diversos bairros que frequentemente se deparam com acidentes de trânsito”, enfatiza.

 

SEMÁFOROS

 

Em outra indicação encaminhada à prefeita e ao diretor da Agetran, o vereador também reforça a necessidade de manutenção e, caso necessário, à implantação de novos semáforos com temporizadores, nas vias consideradas de trânsito rápido, como nas avenidas Marcelino Pires, Weimar Gonçalves Torres, Joaquim Teixeira Alves e Hayel Bon Faker.

 

Bebeto lembra que dezenas de semáforos com temporizadores foram instalados em gestões passadas, porém, com o decorrer dos anos estes equipamentos deixaram de funcionar por falta de manutenção. “Com a reativação dos equipamentos nos semáforos contribuirá com a segurança dos condutores e pedestres, reduzindo as colisões provocadas por paradas bruscas dos veículos na mudança do sinal verde para o amarelo”, explicou.

Dani Calabresa fala sobre nudes que recebe: ‘Assusta’

Notícias ao Minuto

 

Dani Calabresa recebe muitos elogios na rede social e diz que volta e meia é surpreendida com fotos mais ousadas.(Foto: Divulgação)

Com quase um milhão de seguidores no Instagram, Dani Calabresa recebe muitos elogios na rede social e diz que volta e meia é surpreendida com fotos mais ousadas.

 

“Recebo nudes. Você abre e às vezes dá um medo. Nudes você tem que pedir. Não tem que surpreender ninguém, a vida não é assim. Mesmo que o cara seja bonito, não manda o pau sem a pessoa pedir, amor. Assusta. Você abre não sabendo se é um panda de colete com flores…”, disse ela no Prêmio de Humor nesta terça-feira (13) no Jockey Clube, na zona sul do Rio.

 

“Elogio é legal receber. A gente pode dizer que não, mas a gente quer ser aceita, gosta de se sentir bem. O que mais me alegra são pessoas que dão risada comigo…isso justifica qualquer esforço, qualquer dificuldade. Aí você lê ‘linda’, ‘gostosa’, alegra meu dia? Alegra, não é o que eu busco, eu posto as fotos que acho divertidas”, completa.

 

Solteira desde que se separou de Marcelo Adnet, Calabresa conta que o que mais lhe atrai em um homem na hora da paquera.

 

“O humor é fundamental. Me atraio por pessoas bem humoradas… Meus melhores amigos são engraçados e não me julgam, entendem como eu gosto de brincar e dão risada, não se ofendem, são leves, se zoam. O homem pode ser super gato, mas se ele não tem senso de humor, não consigo me ver com uma pessoa dessas. Eu me atraio por homens bem humorados”.

 

“Tenho vontade de fazer novela, mas eu não entrei pra Globo pensando em fazer. Entrei pra fazer o ‘Zorra’. Não sou noveleira, assisti ‘Vamp’, ‘Mulheres de Areia’, ‘Que Rei sou Eu’, minhas novelas são velhas”, disse. “Precisaria de muita ajuda, muita direção. No primeiro momento gostaria que ela fosse cômica. Mas não sei, a gente nunca pode dizer nunca”, completou. Com informações da Folhapress.

Moro aceita denúncia, e ex-senador Delcídio do Amaral vira réu na Lava Jato

G1 PR

 

Delcídio do Amaral virou réu em processo da Lava Jato (Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo)

O juiz Sérgio Moro aceitou nesta quarta-feira (14) denúncia contra o ex-senador Delcídio do Amaral e outras dez pessoas na Operação Lava Jato.

 

Agora, todos eles respondem como réus por crimes como corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro pelo pagamento de vantagens indevidas na compra de metade da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela Petrobras.

 

A estatal pagou US$ 343 milhões por 50% da refinaria, enquanto a Astra Oil, da qual foi adquirida, havia pago cerca de US$ 56,5 milhões por toda ela, afirma a Lava Jato.

 

É a primeira denúncia aceita contra o ex-senador na Justiça Federal do Paraná. Antes, ele já havia se tornado réu na 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília por obstrução à Justiça. A defesa dele disse que não vai se manifestar.

 

Veja quem virou réu:

Agosthilde Monaco de Carvalho

Alberto Feilhaber

Aurélio Oliveira Telles

Carlos Roberto Martins Barbosa

Cezar de Souza Tavares

Delcídio do Amaral Gomez

Gregório Marin Preciado

Jorge Davies

Luis Carlos Moreira da Silva

Rafael Mauro Comino

Raul Fernando Davies

 

Denúncia

Segundo a denúncia, havia a praxe da cobrança de vantagem indevida sobre contratos da Diretoria Internacional da Petrobrás, dirigida por Nestor Cuñat Cerveró, com divisão entre o diretor e os seus subordinados.

 

A Refinaria de Pasadena estaria em péssimas condições de funcionamento, ainda conforme a denúncia, mas ainda assim elas foram ignoradas na aquisição pela Petrobras, porque os agentes da estatal estavam motivados com ganhos por vantagens indevidas.

 

Para viabilizar a compra, ainda conforme o MPF, foi ignorado relatório e avaliação que haviam sido na época feito pela empresa de consultoria Aegis Muse e foi ainda fraudado relatório de conclusão da visita dos agentes da Petrobrás à Refinaria.

 

Relata ainda o Ministério Público Federal que foram inseridos bônus no pagamento, de cerca de US$ 20 milhões sem aprovação prévia da Diretoria Executiva.

 

 

A denúncia cita que Cerveró recebeu US$ 2,5 milhões, tendo repassado um milhão, por cinco entregas em espécie, a Delcídio. Em troca, o ex-senador teria dado sustentação à nomeaçãode diretores em cargos da Petrobras.

 

Conforme o MPF, a denúncia ampara-se na confissão de parte das pessoas envolvidas nos crimes, como Nestor Cerveró, Paulo Roberto Costa, Agosthilde Mônaco de Carvalho, Fernando Antônio Falcão Soares e que celebraram acordos de colaboração premiada. Também encontra apoio parcial na confissão de Delcídio do Amaral.

 

Delação

Delcídio do Amaral firmou com a Procuradoria Geral da República (PGR) um acordo de delação premiada em troca de possível redução de pena.

 

Ex-líder do governo Dilma Rousseff, Delcídio deixou a prisão em 19 de fevereiro de 2016, por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), após ter ficado 87 dias na cadeia acusado de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

Galvão Bueno pensa em adiar aposentadoria, diz site

MSN

 

Galvão Bueno pode prolongar carreira de narrador (Foto - Divulgação)

 

De acordo com informações do UOL, o narrador e comentarista mais famoso do Brasil, Galvão Bueno, estaria pensando em adiar o fim de sua carreira como narrador da TV Globo para 2022. Galvão havia dito, anteriormente, que pensava em se aposentar em 2020 e seguir somente como comentarista de futebol.

 

Ainda segundo o portal, o narrador teria dito que tem fôlego para narrar a Copa do Mundo do Catar em 2022. Galvão estaria considerando continuar por mais 2 anos por conta da resposta positiva que tem tido nas redes sociais e pelo amor que sente pela narração.

 

Atualmente, além de ser o principal narrador da TV Globo, Galvão Bueno narra os jogos da Liga do Campeões da UEFA, apresenta o programa “Bem, Amigos”, da Sport TV, e comanda as transmissões da Fórmula 1.

Lula pode ter mais um recurso antes de sentença final no TRF4

Exame

 

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião com membos do PT, em São Paulo (Foto - Leonardo Benassatto/Reuters)

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ter ainda mais um suspiro antes da sentença final do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e, portanto, de sua eventual prisão.

 

Segundo informações do site Poder 360, se rejeitarem os embargos de declaração apresentados pela defesa do petista, os desembargadores da 8ª turma do tribunal podem liberar a possibilidade de mais um recurso.

 

Chamado de “embargo dos embargos”, esse tipo de ação visa contestar a decisão que rejeitou os embargos iniciais. Segundo a publicação, os desembargadores João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Laus, que já condenaram Lula no caso do tríplex, têm a prática de aceitar esse tipo de recurso.

 

A expectativa é que a 8ª turma do TRF4 julgue os embargos de declaração a partir do dia 26 de março. Se rejeitados e o novo recurso for de fato concedido, o prazo para um eventual cumprimento da pena de Lula pode ser ampliado para até o final de abril — caso o entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a prisão após segunda intância não mude até lá.

 

Por isso, nesse ínterim, a tendência é que o Partido dos Trabalhadores intensifique a pressão sobre a presidente da corte, ministra Cármen Lúcia, para que o assunto volte a ser julgado. A magistrada, contudo, tem resistido à pressão e reafirmou nesta terça-feira (13) que não irá colocar o assunto em pauta.

 

Ao que tudo indica, a corte está rachada sobre o tema. Nas últimas semanas, pelo menos dois de seus colegas de corte também se juntaram ao coro dos que falam que assunto deve ser debatido novamente.

 

Em outubro de 2016, quando as liminares pleiteadas pelas duas ações foram julgadas, seis ministros votaram pela prisão após segunda instância e outros cinco, contra.

 

O ministro Gilmar Mendes, que votou com a maioria, já admitiu que apoia a revisão do entendimento sobre o assunto. Já o ministro Alexandre de Moraes, cuja opinião era uma incógnita até há pouco tempo já que não fazia parte da corte em 2016, votou recentemente pela manutenção do entendimento.

 

Esse aparente racha é um dos argumentos usados pelo advogado de Lula nas instâncias superiores, o ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence, para que a corte volte a analisar o caso. “Vamos lutar lá (no STF), mas, enfim, esperando que antes, no julgamento das ações declaratórias de constitucionalidade 43 e 44, o Supremo Tribunal se defina a respeito terminando essa dramática divisão”, disse após a rejeição do habeas corpus de Lula no Supremo Tribunal de Justiça.

Deputado propõe uso da Bíblia durante aulas história, geografia e ciências

Gospel +

 

Deputado estadual Jeferson Rodrigues (Foto - Divulgação)

A defesa do uso da Bíblia Sagrada em sala de aula como material para o Ensino Religioso é uma questão que, embora reconhecida como legal pelo Supremo Tribunal Federal (STF), causa polêmica entre quem não segue a fé cristã. Mas, essa polêmica pode ser elevada a um novo patamar com o projeto de lei que visa estimular o uso das Escrituras como registro científico, cultural e geográfico.

 

A iniciativa do deputado estadual Jeferson Rodrigues (PRB-GO) vem atraindo atenção por conta da abordagem inusitada: “Este projeto tem a finalidade de enriquecer o conhecimento dos alunos, pois os conhecimentos norteiam as atitudes humanas e até servem para consulta de cientistas, como exemplo de Galileu”, justificou o parlamentar.

 

Rodrigues, que também é pastor da Igreja Universal, destaca que sua proposta tem “cunho educacional e não religioso”, e que “a leitura bíblica proporcionará aos alunos fundamentos históricos”.

 

“Proibir a leitura bíblica nas escolas é uma intolerância que leva ao preconceito e um ato de discriminação. A Bíblia é um conjunto de livros (Escritura Sagrada), para muitos um livro religioso, porém o seu conteúdo é universal, científico, arqueológico, cultural, geográfico e histórico, a sua abrangência da escrita é fantástica [e] corresponde há um período de 1.600 (hum mil e seiscentos) anos”, continua o deputado, na justificativa do projeto.

 

Na web, blogs e páginas de ateus expressaram contrariedade com a iniciativa do deputado, mesmo que as características ressaltadas no projeto sejam verdadeiras. A falta de um detalhamento – ou apontamento de obras didáticas que avaliam tais características da Bíblia – pesa contra a proposta, afinal, o debate na sociedade atual é sempre superficial e pautado pelo raciocínio politicamente correto, mesmo que isso signifique um recuo na profundidade do conhecimento.

Sergio Nogueira intercede por instituições que atendem educação especial e infantil

Assessoria

 

Vereador Sergio Nogueira intermedia reunião com secretário municipal em defesa da educação infantil em Dourados (Foto: Divulgação)

A crise que afetou diretamente centenas de famílias que contam com a prestação de serviços da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), AAGD (Associação dos pais e amigos dos Autistas da Grande Dourados), Pestalozzi e CEI da UFGD parece finalmente chegar ao fim.

 

Após o vereador Sergio Nogueira (PSDB) e os representantes das instituições se reunirem com o novo secretário municipal de Educação, Upiran Gonçalves, o mesmo junto ao Ministério Publico Estadual chegou a uma solução definitiva para resolver o problema a partir desta semana.

 

A diretora da Pestalozzi, Vera Di Dio, a diretora da Apae, Elizabeth Virgues, e o presidente da Apae, Jorge Luis Trota, participaram da reunião.

 

“A questão é que o problema não residia tão somente na secretaria de Educação, existe uma ordem judicial, no entanto os professores que já trabalhavam em um convênio com o Governo do Estado, continuaram atendendo. Através desse diálogo, o secretário marcou uma agenda com o Ministério Público e chegou a uma solução para esse problema. Ficamos felizes que entraram em um consenso e o problema foi resolvido em curto prazo”, menciona Sergio Nogueira.

 

Mediante esse impasse, Sergio Nogueira, que sempre apoiou entidades que buscam a inclusão social de pessoas com deficiência, ressalta a importância de manter o atendimento desses alunos, pois haveria um grande prejuízo às crianças caso tenham que se matricular no ensino regular, uma vez que a assistência dada a elas é planejada de acordo com a necessidade de cada uma. O parlamentar enfatiza que as instituições são escolas reconhecidas pelos Conselhos Municipal e Estadual de Educação e prestam um excelente ensino na educação especial.

 

Educação Infantil

 

No que tange à educação infantil do município, o vereador Sergio Nogueira acompanhou as instituições conveniadas com a prefeitura, sendo elas: Creche André Luiz, Cei Esther Gomes Ergas, Escola Nova Época, Lar Santa Rita, Associação Educacional Ceminha, Escola Iepid e Colégio Ceart. Essas instituições, em reunião intermediada pelo parlamentar junto com o secretário de Educação, foram informadas que a administração municipal em acordo com a Promotoria da Infância e Juventude assumiu a responsabilidade de matricular 1.500 crianças que serão atendidas através de convênio com a prefeitura.

 

“Fico feliz com o resultado do aumento de atendimento às crianças na idade da educação infantil, pois representa o cumprimento de metas estabelecidas pelo Plano Municipal de Educação, uma das responsabilidades do mandato de vereador”, destaca Sergio Nogueira, que é membro da Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal.

Gisele Bündchen prepara livro de memórias

VEJA

 

 

Gisele Bündchen no Green Carpet Fashion Awards (Foto: Stefano Rellandini/Reuters)

Ubermodel, atriz, ativista dedicada às causas ambientais e mãe, Gisele Bündchen estreia em breve num novo papel, o de escritora. Ainda sem data de lançamento confirmada, ela assina seu primeiro livro, uma mistura de autobiografia/memórias com autoajuda. No Brasil, a publicação sai pela BestSeller, do grupo editorial Record.

 

Aposentada das passarelas desde 2015, Gisele continua um nome fundamental para a indústria. Está nas mais novas campanhas de Versace e das brasileiras Rosa Chá e Arezzo. Nascida em Horizontina, no Rio Grande do Sul, em 1980, foi descoberta por um olheiro de uma agência aos 14 anos.

 

Nos anos 90, estourou no Brasil e no mundo, consagrando um novo tipo de beleza mais saudável e sensual. Por seu desempenho em frente às câmeras, virou a favorita dos fotógrafos e logo viraria também um fenômeno comercial. Trabalhou para as principais marcas de luxo da moda, estrelando campanhas de Dolce & Gabanna, Valentino, Givenchy e Céline.

 

Barroso muda indulto de Temer e exclui presos por corrupção

VEJA

 

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, e o presidente Michel Temer (MDB) (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF e Marcos Corrêa/PR)

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão monocrática, alterou o decreto de indulto natalino para presos elaborado pelo presidente Michel Temer (MDB) no fim do ano passado para impedir que presos por corrupção, lavagem de dinheiro e tráfico de influência, entre outros crimes, possam se beneficiar da medida.

 

O decreto de Temer, que estendia o indulto a quem tivesse cumprido apenas um quinto da pena, foi suspenso pela ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, durante o recesso do Judiciário. Agora, Barroso confirmou a suspensão das alterações feitas pelo presidente e, como a matéria não foi incluída nas pautas de março e abril do Supremo, ele decidiu especificar as situações em que o preso poderá se beneficiar do indulto para que eles não tenham de aguardar a posição final da Corte.

 

A decisão de Barroso tem por base a proposta que havia sido elaborada pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, mudada por Temer. A alteração feita pelo presidente foi vista à época como uma forma de beneficiar políticos investigados pela Lava Jato e outras operações de combate à corrupção.

 

Nesse sentido, a mudança de Barroso fere de morte a intenção de Temer. Ficam excluídos do benefício os crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, concussão, peculato, tráfico de influência, os praticados contra o sistema financeiro nacional, os previstos na Lei de Licitações, os crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de bens, os previstos na Lei de Organizações Criminosas e a associação criminosa – todos figuram entre as principais acusações envolvendo políticos. Barroso também manteve a suspensão do indulto quanto às penas de multa por considerá-lo inconstitucional.

 

Barroso fixou também que só podem ser beneficiados pelo indulto quem tenha cumprido ao menos um terço da da pena – como era até 2015, antes de ser alterado para um quarto em 2016 e para um quinto em 2017 – e quem tenha sido condenado a pena inferior a oito anos de prisão, como era previsto até 2009 – o decreto de Temer não fixava tempo mínimo de condenação.

 

A decisão de Barroso foi tomada atendendo a pedido da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, que alegava que a suspensão da medida pelo STF no final do ano passado estava criando tensão e pressão nos presídios, já que impediu presos que se enquadravam nas exigências anteriores de se valerem do benefício.

 

Barroso x Temer

A nova iniciativa do ministro deve aumentar a tensão entre ele e Temer. O presidente já reclamava ostensivamente da decisão de Barroso de quebrar o seu sigilo bancário desde 2013, no caso do inquérito que investiga se um decreto assinado pelo emedebista beneficiou uma empresa que opera no Porto de Santos e que teria pago propina a emissários de Temer.

 

Após a quebra ter sido revelada por VEJA, Barroso também mandou investigar como a defesa do presidente teve acesso a dados sigilosos do processo ao apresentar petição referente ao caso. O advogado de Temer, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, questionou a investigação afirmando que os dados aos quais a defesa teve acesso haviam sido publicados no Diário da Justiça.

 

Nesta segunda-feira, o articulador político de Temer, ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo), atacou Barroso ao dizer que membros do Judiciário estavam em “guerra” contra o presidente.

 

Leia aqui a decisão de Barroso.

Pré-candidato ao Governo, juíz Odilon faz visita ao Camelódromo de Campo Grande

Blog Odilon

 

Juiz aposentado, Odilon reafirmou compromisso no combate à corrupção (Foto - Divulgação)

O pré-candidato do PDT ao governo do estado pelo PDT, Juiz Odilon, visitou nesta segunda-feira (12) o Camelódromo de Campo Grande, para ouvir as reivindicações dos comerciantes. Acompanhado pelo presidente da associação local, Francisco Jose Pereira, o juiz percorreu, em pouco mais de duas horas, quase todos os boxes daquele que é considerado um os maiores centros de comercio popular de Mato Grosso do Sul.

 

“Sou de uma família de origem humilde, que veio do Nordeste há mais de 50 anos fugindo da seca, em busca de uma vida melhor em Mato Grosso do Sul e nos demais estados do Centro-Oeste. Sei o que é enfrentar dificuldades e por isso conheço muito bem os desafios com os quais os pequenos comerciantes se deparam no dia a dia. O poder público precisa oferecer as condições para que eles possam continuar lutando e sustentando suas famílias com dignidade, dentro do que determina a Lei. Reduzir os impostos e a burocracia estatal é um bom caminho”, defendeu o Juiz.

 

Para a comerciante Gisele Bogado, que trabalha no camelódromo há 19 anos, a visita do Juiz Odilon comprova a disposição do pré-candidato em apoiar o trabalho da categoria.

 

“Eu conheço a história dele, sei a pessoa íntegra que é e o caráter que tem. Vir aqui nos conhecer de perto e nos ouvir demonstra o respeito que ele tem conosco e a maneira que seremos tratados no futuro governo, caso ele seja eleito “, avalia Gisele.

 

O pré-candidato do PDT reafirmou aos comerciantes sua disposição de continuar o combate à corrupção, à sonegação e ao crime organizado, que marcou sua atuação como juiz federal por mais de 30 anos.

Gentili critica jornalistas: ‘Sofrem lavagem cerebral na faculdade’

Notícias ao Minuto

 

Na hora de dizer para quem tiraria ou não o chapéu, Gentili desaprovou "certos jornalistas". (Foto: Divulgação)

Famoso pelas suas declarações polêmicas, Danilo Gentili não poupou jornalistas neste sábado (10), durante participação no Programa Raul Gil. Para o apresentador, a atração é criticada porque não faz propagandas políticas.

 

“Raul Gil faz propaganda política pra a minha ideologia? Não. Então não presta, então é desimportante. Agora se o cara faz uma coisa meia bomba, mas faz propaganda ideológica, aí o jornalista diz que ele é gênio. Você tem hoje uma classe de jornalista que vai pra a universidade e sofre lavagem cerebral do professor. O professor faz uma lavagem cerebral no cara e enfia a ideologia na cabeça. Quando ele sai da universidade, ele consegue emprego na redação de jornal, e em vez de fazer jornalismo ele fica fazendo militância política. Aí ele mete o pau no artista que discorda da opinião dele, que é o que fizeram com o Gusttavo Lima. Você vai lá e critica o político que ele adora, e ele vai lá e quer assassinar sua reputação”, disse o humorista.

 

Na hora de dizer para quem tiraria ou não o chapéu, Gentili desaprovou “certos jornalistas”. “Então, tem uma classe jornalística que tem trazido a cultura do vitimismo, do mimimi que em vez de fazer jornalismo faz militância política. Pra esses eu não tiro o chapéu”, enfatizou.

PSOL lança Guilherme Boulos como pré-candidato à presidência

VEJA

 

Ao lado da candidata a vice, Sônia Guajajara, o líder sem-teto Guilherme Boulos fala após ser escolhido candidato à Presidência da República pelo PSOL (Foto: PSOL/Divulgação)

Depois de 15 anos de militância no Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, de 35 anos, se filiou ao PSOL nesta semana e foi escolhido neste sábado, na Conferência Eleitoral da legenda, o candidato do partido à Presidência da República – sua vice será a militante do movimento indígena Sônia Guajajara.

 

Boulos, que teve quase 71% dos votos dos membros do partido para a pré-candidatura, concorria com Plínio de Arruda Sampaio, Hamilton Assis e Nildo Ouriques. Oficialmente pré-candidato, Boulos entra para a história como o mais jovem a postular a Presidência da República.

 

 

No discurso, Boulos enfatizou que terá entre suas bandeiras o fim da estratégia de conciliação de classes na política e o combate à direita. “Nós queremos disputar o projeto de país. Não teremos uma candidatura apenas para demarcar espaço dentro da esquerda brasileira. Vamos apresentar uma alternativa real de projeto para o Brasil”.

 

Apoio petista

 

Boulos, que se filiou ao partido com o aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu antes da conferência a unidade democrática da esquerda, o direito de o petista concorrer à Presidência neste ano – apesar de ter sido condenado em segunda instância pela Justiça por corrupção passiva e lavagem de dinheiro – e a necessidade de frear as reformas impostas pelo governo do presidente Michel Temer (MDB). “Ela [a esquerda] tem unidade na democracia, o que implica o direito de o Lula ser candidato, contra as reformas do Temer”.

 

Boulos minimizou os conflitos internos gerados com parte do partido em razão da sua proximidade com Lula — que chegou a declarar apoio publicamente à candidatura do líder sem-teto — dizendo que “o PSOL tem pluralidade de posições” e que vai dialogar com todos os membros.

 

Cogitado como um dos possíveis herdeiros dos votos de Lula caso o petista fique inelegível, Boulos criticou o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), — um dos candidatos para a disputa presidencial de 2018 — ao dizer que “ele não pode ser tratado como concorrente, e sim como criminoso”. “Ele faz apologia ao estupro, defende tortura em meio ao Congresso Nacional e faz falas racistas.”

 

Confiante no poder da esquerda, Boulos planeja estender o debate político a “vários setores da sociedade” e aposta na fragilidade de Temer e das legendas alinhadas à direita do espectro político. “Não acredito que, depois do fracasso do governo Temer (MDB), o povo brasileiro vá botar candidaturas de direita no segundo turno. Acredito que estarei no segundo turno e qualquer candidatura do campo de esquerda que lá esteja deve buscar a unidade”, afirmou.

 

O líder sem-teto disse que as reivindicações do movimento não se confundirão com ações eleitorais envolvendo sua candidatura. “O MTST preservará sua autonomia completa”, declarou.

 

(Com Estadão Conteúdo)

Thammy Miranda dá resposta a ‘parabéns’ pelo Dia da Mulher

MSN

 

© Veja SP thammy-miranda

 

No Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem (8), Thammy Miranda, que é transexual, recebeu vários comentários desejando parabéns pela data. Em resposta à provocação, ele fez um relato que já teve mais de 25 000 curtidas no Instagram.

 

O filho de Gretchen rebateu as gracinhas resgatando uma foto de quando era mais jovem, anos antes de se assumir trans. “Hoje tô recebendo muitos homens vindo aqui me desejar ‘Feliz Dia das Mulheres’… Essa mulher q está aqui na foto, mostra exatamente a força q a mulher tem! VOCÊ MULHER PODE SER ATÉ HOMEM SE QUISER!”, escreveu.

 

Na época, Thammy ainda parecia seguir o legado da mãe na música. “E pra vcs homens q vem aqui me desejar ‘Feliz dia das mulheres’ agradeço de coração, pois foi essa mulher aí da foto q me fez o HOMEM que eu sou hj! BEEEEM, mas infinitamente beeeemmm mais evoluído q vcs! ”, completou.

 

Thammy usou o instagran para rebater as gracinhas na net (Foto: Reprodução/Instagran)