segunda-feira, 22 de junho de 2026

Deputado Neno Razuk pede recursos para construção da CEASA em Dourados

O deputado estadual Neno Razuk (PTB) a pedido da vereadora de Dourados Liandra(PTB) apresentou indicação ao plenário na primeira sessão deste ano realizada hoje (3) para que sejam viabilizados recursos para construção da CEASA (Central de Abastecimento de Alimentos) em  Dourados. A indicação foi enviada para a Ministra da Agricultura Tereza Cristina e ao governador Reinaldo Azambuja.

“Fizemos a solicitação em caráter de urgência, que sejam realizados estudos de viabilidade técnica para o aporte de recursos, uma vez que recebi a informação sobre a desistência da tutela de domínio do Frigorífico do Peixe em favor do município de Dourados, e posteriormente a autorização para que o Estado possa encampar a área e estrutura já existente, do entreposto para a implantação da CEASA”, explicou Neno sobre a proposição.

Segundo o parlamentar também foi informado via ofício que a viabilidade de recursos vem do MAPA e está a cargo do Governo do Estado. “E tendo em vista a área já estar regularizada, solicitei o empenho para que sejam tomadas as providências necessárias para finalizar todo o trâmite do processo de implantação e os recursos sejam garantidos para Dourados e o município finalmente possa ser beneficiado com tão importante benfeitoria à economia municipal e que alcançará todo o estado”, detalhou.

A vereadora lembrou que esse é um pedido antigo de Dourados. “Sabemos o quanto a central vai ajudar e fomentar a economia da cidade, é importante para produtores, comerciantes e para nossa população”.

A proposição também foi enviada com cópia também ao Secretário Executivo do MAPA Marcos Mendes Cordeiro e para Ademar Zanatta, Secretário Municipal de Agricultura Familiar de Dourados.

Fonte: Assessoria

Whindersson mostra olhos feridos após luta com Popó

Mesmo com o rosto ainda machucado após lutar contra Acelino Popó Freitas, Whindersson Nunes segue fazendo humor com a ‘sessão de porrada’ que levou no último domingo, 30, data do combate.

Nas redes sociais, o humorista mostrou que ainda tem sequelas da luta, como ferimentos na face e até no olho. Em vídeo no Instagram, Whindersson exibiu os olhos vermelhos, como resultado do embate, mas não deixou a piada de lado.

W. Nunes enfrentou Popó em desafio de boxe. Foto: Reprodução/Instagram
(Foto: Super Lutas / Super Lutas)

“A única coisa que não gostei da luta com Popó é que ele passou conjuntivite”, brincou. “Ele deveria ter limpado as luvas antes”.

O humorista aguentou 8 rounds de muita pancada durante o evento Fight Music Show, que contou também com outras lutas e show de Wesley Safadão. A luta, que era mais simbólica, acabou empatada, mesmo com o humorista visivelmente tendo levado a pior.

Apesar de tanto soco que levou, Whindersson Nunes aprovou a experiência e até já espera pelo próximo desafio nos ringues. O influencer desafiou o youtuber norte-americano Logan Paul, que já aceitou a proposta.

Fonte: Portal Terra

Deputado Marçal propõe criação da Semana da Cidadania em escolas de MS

As escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul poderão contar com a Semana da Cidadania. É o que prevê o Projeto de Lei 3/2022 apresentado pelo deputado Marçal Filho (PSDB), para promover aos alunos palestras sobre cidadania, educação financeira e defesa do consumidor.

Se aprovado, a previsão é que o evento seja realizado, anualmente, na primeira semana do mês de outubro, preferencialmente aos alunos do ensino médio.

O Poder Executivo poderá promover convênios ou parcerias com outros entes públicos ou privados, entidades de classe, bem como designar servidores de órgãos ou autarquias para a organização e coordenação da Semana da Cidadania.

“O projeto é de grande relevância, uma matéria de grande discussão nos tempos atuais, merecendo apoio desta Casa de Leis. A cidadania garante a todos os cidadãos, o acesso aos bens materiais e culturais que são gerados pela coletividade, aquilo que podemos chamar de bens comuns”, disse Marçal ao apresentar o projeto na Assembleia Legislativa.

A Semana da Cidadania pode ser trabalhada nas escolas com abordagem teórica e prática, baseado em experiências já desenvolvidas na sociedade, como forma de envolver os alunos como protagonistas. Entre as temáticas propostas para serem trabalhadas está a formação de rodas de conversa, a criação de ações solidárias, projetos socioambientais, e estudo de casos de exemplos nas comunidades escolares.

Fonte: Assessoria

Liandra é atendida com serviço de limpeza no Izidro Pedroso

Moradores do bairro Izidro Pedroso receberam recentemente os serviços limpeza, como roçada e remoção de entulhos em um terreno localizado na rua Cândido de Melo, entre as ruas Raul Frost e Olga Barroso da Silva. O local estava sendo utilizado frequente como descarte irregular de entulhos e galhadas provenientes de podas de árvores, causando a proliferação de escorpiões.

O serviço foi executado pela Prefeitura de Dourados, por meio da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) em atendimento a solicitação da vereadora Liandra da Saúde (PTB).

Liandra ressalta que o serviço atendeu uma das principais reivindicações da comunidade que relataram que o local servia como lixão clandestino e com isso em ocasionava o surgimento de animais peçonhentos e escorpiões nas residências próximas. “Agradeço o secretário de Serviços Urbanos, Romualdo Diniz, pelo atendimento ao pedido dos moradores do Izidro Pedroso que nos procuraram para solicitar o serviço”, agradeceu a vereadora.

OUTROS

Em ofícios encaminhado nesta quarta-feira (02) ao secretário Romualdo Diniz (Semsur), a vereadora solicita também mutirões de limpeza e troca de lâmpadas nos bairros Jardim Canaã 3 e Residencial Campina Verde. Solicita ainda serviço de patrolamento e cascalhamento na avenida Walter Névola, no Distrito Industrial.

Fonte: Assessoria

Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência: Quem vai falar com os meninos?, por Mariana Rocha

Mariana Rocha (*)

Desde 2019,em razão da Lei nº 13.798 é promovida a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, tendo como marco inicial o dia 1 de fevereiro. A lei instituída pelo Governo Federal ainda é recente, mas o assunto é um velho conhecido da nossa sociedade, para a margem da gravidez na adolescencia, consideramos as gestações entre 10 a 20 anos.

Dados do DataSUS/Sinasc apontam que a cada dia ocorrem cerca de 1.150 nascimentos de filhos de adolescentes. O que chama atenção nesse movimento de promoção de políticas públicas é que a figura paterna é ausente e desabonada de responsabilidade. Perceba que em uma pesquisa rapida na internet, as imagens que aparecem na tela, como resultado, são em sua esmagadora maioria, meninas grávidas. A figura paterna não está la.

Imagine que, de um modo geral, uma jovem pode ter uma gestação a cada 9 meses, no entanto, um homem jovem pode fecundar inúmeras mulheres em uma mesma semana, cabe ressaltar que processo de produção de espermatozoides, chamado de espermatogênese, inicia na puberdade, por volta dos 12, 13 anos, e segue por toda a vida, diminuindo na velhice. Estudos realizados por pesquisadores dos Estados Unidos apontam que, entre os 20 e 30 anos, a produção de espermatozoide alcança seu pico.

Esse fluxo cultural que simplesmente afasta a responsabilidade de homens, inclusive adolescentes, de uma postura correta diante da paternidade sobrecarrega e distorce os niveis de responsabilidade que cada indivíduo tem sobre suas ações.

Não é difícil ver materiais de campanhas preventivas, no que tange a gravidez na adolescência, povoados com fotos de meninas, são raros os materiais que direcionam a atenção e a prevenção aos homens.

Quem vai falar com os meninos ? Quem vai desenvolver políticas focadas na responsabilidade sexual masculina? Como isso vai ser feito? Algumas perguntas como estas devem ser feitas exaustivamente em nossa sociedade e o tempo de resposta vai dizer muito sobre o quão comprometidos com uma sociedade equânime, nós estamos. A semana Nacional de Prevenção a Gravidez na adolescência chegou e é o momento correto de começarmos a discutir e aplicar estratégias de abordagem de homens jovens ao nosso redor.

(*) Gestora pública da Rede de Coordenadorias do município de Dourados, membro do IYD BRASIL ( https://www.diadajuventude.com.br/ ) e conselheira no Conselho Municipal de Juventude de Dourados – MS.

Laudir solicita terreno para construção de um parque infantil no Residencial Campina Verde

O vereador Laudir Munaretto (MDB), presidente da Câmara Municipal de Dourados, junto aos moradores do Residencial Campina Verde, se mobilizaram para que seja viabilizada a construção de um parque para as crianças da região.

Essa é uma demanda da comunidade local para que as menores tenham uma alternativa de diversão e lazer em um ambiente seguro, adequado para brincar e desenvolver suas habilidades. A iniciativa considera também que o local é importante para o processo de socialização das crianças, estimulando ainda a capacidade de percepção do mundo que tem à sua volta.

Após receber o pedido, Laudir acionou a prefeitura para que seja instalado o parque na região, entretanto, ainda é necessário um terreno para a implantação do projeto, o que também foi solicitado para a administração municipal.

Miguel Tagares de Moura, morador do residencial, está à frente da situação para que o projeto seja colocado em prática. Segundo ele, “a locomoção até um parque mais próximo é de extrema dificuldade, já que nem todos os moradores possuem veículos”, explicou.

Laudir ressaltou que a construção do parquinho irá beneficiar todas as crianças da região, pois “um parquinho vai muito além do que apenas uma opção de lazer, esses espaços proporcionam que as crianças comecem a construir as primeiras impressões sobre o mundo, além de estimular a saúde física e psicológica”.

Fonte: Assessoria

Rock in Rio 2022 anuncia atrações do Palco Sunset no Dia do Metal

Após anunciar o line-up do Palco Mundo do Dia do Metal, que traz Iron Maiden como atração principal, o Rock in Rio 2022 já se prepara para receber apresentações inesquecíveis no Palco Sunset em 2 de setembro, primeira noite do festival que terá dois shows principais.

O encontro inédito de um dos headliners do espaço, Living Colour e o guitarrista Steve Vai, segue confirmado e entrará para a história das grandes apresentações realizadas no espaço. Também headliners, a banda Bullet For My Valentine promete levar os headbangers ao delírio com sucessos para fechar a noite.

Enquanto isso, o supergrupo de heavy metal americano Metal Allegiance e os brasileiros do Black Pantera, responsáveis por abrirem as apresentações do Palco Sunset, convidam a banda Devotos completam as atrações do dia.

Agendado para os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, o festival acontece no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.

Fonte: MSN

Tadeu Schmidt festeja presença de Silvio Santos no BBB2022

Tadeu Schmidt mostrou que estava empolgado ao ver a foto da família Abravanel, dona do SBT, no BBB 2022, da Globo. Nesta sexta-feira (28), o apresentador anunciou que a imagem estava no quarto do Líder, Tiago Abravanel, e abriu um sorrisão.

“E finalmente o líder Tiago Abravanel tem um quarto para chamar de seu. Vocês queriam saber da foto da família, né? Tá lá?”, disparou o jornalista, empolgado.

Em seguida, a edição mostrou o VT com a entrada Tiago no quarto e deu destaque à presença do todo-poderoso do SBT. Como não poderia deixar de acontecer, o público nas redes sociais se empolgou com a risadinha de Tadeu Schmidt.

“O Tadeu empolgado com a foto do Silvio Santos foi o ponto alto da minha sexta feira”, disparou uma internauta. “Meu Deus, a cara do Tadeu falando da foto da família do Tiago. Eu vivi pra ver Silvio Santos na Globo”, disse outra.

Silvio Santos no BBB 2022

Tiago Abravanel é o novo Líder do do reality show da Globo e ocupou o Quarto do Líder, na madrugada desta sexta-feira (28). No cômodo, várias fotos da Família Abravanel foram colocadas em porta-retratos.

Quando entram cômodo, as imagens chamam a atenção. Tiago mostra o noivo, as tias e o avô Silvio Santos. O momento era aguardado pelos fãs do programa. Os participantes encontraram um álbum de figurinhas com mais imagens da família.

“Você é uma mistura mesmo do seu pai com sua mãe”, comenta Pedro Scooby. Uma das fotos mostra uma festa do pijama que fez com a família. “Seu avô é um dos mais ‘style’. Foi um dos primeiros memes com ele”, emenda o surfista.

Fonte: Portal Terra

 

Progressistas fazem convenção no dia 6 de fevereiro em Dourados

O Partido Progressista (PP) vai realizar sua convenção no dia 6 de fevereiro em Dourados para eleger os membros de seu diretório municipal e sua direção executiva.

A informação é do advogado Eudélio Almeida de Mendonça, que preside a comissão provisória do PP douradense, que adiantou que o ato político vai respeitar as medidas de biossegurança.

Além da formalização do diretório, da executiva municipal e suas comissões e departamentos, os Progressistas vão eleger ainda os delegados à convenção estadual da legenda. “Convocamos todos os filiados para este ato político e de organização partidária, sendo importante a presença e participação de todos”, enfatiza Eudélio.

A convenção dos Progressistas de Dourados será realizada nas dependências do pavilhão de eventos do Sindicato Rural, a partir das 9h do dia 6 de fevereiro.

A partir da eleição do diretório, o partido vai começar a se movimentar para discutir o processo eleitoral deste ano com vistas a definir candidaturas aos cargos proporcionais e majoritários, já que em 2022 serão disputadas eleições para governador, senador e deputados estaduais e federais.

O PP é atualmente uma das legendas com maior representatividade no âmbito federal, sendo que em Dourados ele ganhou mais musculatura política com a eleição do prefeito Alan Guedes, em 2020.

Fonte: Assessoria

Por que Jade Picon tapou o umbigo com esparadrapo no BBB-22

A empresária e influenciadora digital Jade Picon, de 20 anos – que está confinada no Big Brother Brasil 22 – movimentou as redes sociais depois que usou um esparadrapo no umbigo quando usou a piscina no reality.

Os brothers perguntaram: Por que você usa isso? Ela respondeu: “Serve para me blindar e me proteger. Eu acredito que o umbigo é o lugar que a gente recebe coisas como mau olhado, inveja, todo tipo de energia. Quando eu vou para festa, saio de casa, eu tampo meu umbigo”.

A prática, no entanto, não tem comprovação científica.

Jade Picon apareceu no BBB com esparadrapo no umbigo — Foto: Reprodução

“A prática de colocar esparadrapo não tem comprovação científica. Mas, a gente tem vários estudos científicos que provam o poder da mente para a nossa evolução e bem-estar. Então, se eu tenho uma força (…) uma mente forte e firme que orienta o meu corpo, e a partir do momento que eu coloco o esparadrapo eu estou fechando o meu corpo para qualquer energia negativa, naturalmente aquilo acontece”, afirmou Gi Crizel.

“O nosso corpo tem os chakras, que são fontes de energia espalhadas pelo nosso corpo. No nosso umbigo é o canal de mais entrada de energia do nosso corpo. Quando a gente conversa com alguém, a gente está trocando energia o tempo inteiro. A prática de tampar o umbigo é uma forma de selar o canal, para que a gente não tenha essa troca tão profunda com as pessoas”, completou.

Fonte: Portal G1

Marçal e Reinaldo assinam convênio para obra de conclusão da Colônia Paraguaia de Maracaju

O deputado estadual Marçal Filho e o governador Reinaldo Azambuja, assinam nesta sexta-feira (28), Termo de Fomento para conclusão da Sede da Associação Cultural Colônia Paraguaia da cidade de Maracaju. Os recursos são do Governo do Estado e de emenda parlamentar legislativa garantidos por Marçal.

A solenidade de assinatura do Termo será às 8h30 no Museu de Tecnologia Regional. Serão ainda realizadas autorizações para outras obras, como de restauração do Museu, licitação para pavimentação asfáltica e drenagem da rua Germano Bellon, além de assinatura de convênio para construção de 41 casas populares.

No final do ano passado, Marçal Filho esteve em Maracaju e conversou com o prefeito Marcos Calderan, a secretária de assistência Social, Dirlene Novais, e o vereador Laudo Sorrilha, sobre os detalhes da obra de término da sede da Colônia Paraguaia. Até agora foi feito o contrapiso e a cobertura do salão de eventos.

Em contato com o governador Reinaldo, o deputado Marçal garantiu mais R$ 919 mil para terminar o salão e destinou R$ 150 mil em emenda parlamentar para aquisição de móveis, ares-condicionados, fogão, freezer e geladeira para equipar a sede.

Maracaju tem pouco mais de 50 mil habitantes e a estimativa é que cerca de 16 mil moradores são descendentes de paraguaios. “Temos uma comunidade grande e há 20 anos aguardávamos ter a nossa sede. Agora o nosso sonho está sendo realizado”, relata o vereador Laudo, que faz parte da Colônia Paraguaia.

A comunidade paraguaia quer transformar a sede num cartão postal de Maracaju, com realização de eventos para congregar toda a população da cidade.

Fonte: Assessoria

BBB 22: Luciano comenta memes sobre querer ser famoso: ‘Divertindo horrores’

Após ser eliminado do “BBB22”, Luciano foi o primeiro convidado do café da manhã com Ana Maria Braga no “Mais Você”, na manhã desta quarta-feira (26).

O dançarino e ator deixou o reality no paredão desta terça-feira (25) após receber 49,31% dos votos em uma disputa contra Naiara Azevedo (15,8%) e Natália (34,89%).

Naiara foi parar na berlinda por uma indicação direta do líder da semana, Douglas Silva, enquanto Luciano foi ao paredão no contragolpe de Naiara. Já Natália foi uma das mais votadas da casa.

Logo no primeiro contato com Ana Maria, Luciano comentou que ainda não havia dormido desde sua saída da casa. “Nem no carro dei uma piscadela”, disse o ex-brother.

Em seguida, ele reviu as cenas de sua eliminação e falou sobre o sonho de ser famoso, que repetiu diversas vezes no programa.

“Primeiro de tudo, ela [minha mãe] sempre sentiu muito orgulho de mim. Vindo para cá, eu estava ouvindo um áudio dela e ela falava: ‘Filho, não interessa o que os outros falem, você é famoso, sim. Você é meu famoso'”, afirmou o bailarino.

“Ela falava isso pra mim desde molequinho quando eu fazia minhas artes, dançava. Ela falava: ‘você vai ser famoso, um astro’. Sempre teve um peso muito fofo, muito gostoso. Nunca vi de um jeito pejorativo, pretencioso. Então sempre levei ao pé da letra”, explicou.

Luciano ainda comentou que sempre que conhece alguém, costuma perguntar: “O que você quer da vida? Qual sua meta de vida?”.

“E a pessoa normalmente não sabe o que falar. A minha, desde os 9 anos de idade, eu sempre disse que queria ser muito rico e muito famoso.”
“Acabou virando meme dentro da casa e fora da casa e estou me divertindo horrores com isso”, garantiu o brother.

Durante conversa com a apresentadora, ele também falou sobre críticas construtivas de alguns membros do Camarote e disse que inspirava pessoas em suas redes sociais mesmo quando tinha poucos seguidores. “Agora quero fazer muito mais”.

Em seguida, Ana Maria questionou se Luciano já havia pensando sobre qual área trilhar para se tornar famoso. “Para as pessoas reconhecerem, admirarem… ou é fama por fama?”.

“Durante minha vida inteira, sempre trabalhei três áreas de minha trajetória como artista: Sou ator, dançarino e modelo. Quando veio a internet em peso, comecei a trabalhar como criador de conteúdo, digital influencer. Mas tenho 20 anos de caminhada como ator, modelo e bailarino. Inclusive, Globo, se quiser me chamar pra uma novela, tô aí”, afirmou.

Naiara Azevedo

Luciano ainda falou sobre a mensagem deixada por Naiara Azevedo em sua saída. Ao se despedir, a cantora afirmou que iria deixar o telefone dela para que ele a procurasse após o programa. Vale lembrar que a sertaneja foi quem indicou Luciano ao paredão.

“Eu estou aberto pra ela e sempre vou estar. Me chamando pra tomar um café já é uma grande ajuda. Me tendo como amigo, já é uma grandíssíssima ajuda”, afirmou.

Ele ainda comentou que não pretende levar os comentários negativos de outros participantes para fora da casa.

“Cada um tem um ponto especial, detalhe que chamou atenção. Já vi pessoas que falarem mal de mim, mas quem nunca falou mal de pessoa que convive? Vou relevar tudo, porque jogo é jogo, vida real é vida real.”

Fonte: Portal G1

 

Não tenha receio de frequentar Igreja, por Wilson Aquino

Wilson Aquino (*)

Muitos reconhecem que homens, mulheres e até crianças Cristãs, que frequentam semanalmente a igreja, são dotadas de bons princípios morais e espirituais. E mais: admiram isso e até desejam o mesmo para suas vidas. Porém, sentem que teriam grande dificuldade de adaptação. Pensam que as mudanças seriam radicais e implicariam em ter que deixar certos hábitos e costumes que lhes são agradáveis, mas não aos olhos do Senhor, como vícios de beber, se drogar e manter relações sexuais antes ou fora do casamento.

Um amigo confidenciou que tem plena consciência da necessidade de filiar-se a uma igreja para se aproximar mais de Deus e, por conseguinte, poder desfrutar de Suas bênçãos e privilégios por escolher trilhar o caminho que Ele deseja para todos nós. No entanto, disse que faria isso “mais tarde”, depois que “aproveitar mais a vida”.

Ele acha que o Cristão não vive intensamente e que não desfruta dos prazeres da vida. Ledo engano. Lamentavelmente, assim como ele, muitos pensam da mesma maneira, o que não é verdade. Muito pelo contrário, pois quem decide viver dentro dos bons princípios morais e espirituais tem sim uma vida alegre, segura e feliz. Ele aprende muito bem sobre o verdadeiro sentido da vida e conhece o caminho que deve trilhar, com sabedoria e alegria, enfrentando toda e qualquer situação, sempre de cabeça erguida e consciente de que nunca está só. O Senhor está com ele.

Pode-se medir a importância da igreja na vida do indivíduo de diversas formas como por exemplo:

– O número de divórcios e separações é muito menor entre aqueles que são batizados e que frequentam a igreja regularmente;

– Pais que educam seus filhos frequentando a igreja, dificilmente irão visitá-los nas prisões quando chegarem à idade adulta;

– As amizades com membros da igreja são mais estáveis e duradouras, pois todos lutam pelos mesmos objetivos: Louvar e enaltecer o nome de Deus e Jesus Cristo e viver de acordo com Seus mandamentos, onde o segundo mais importante é o de amar ao próximo como a ti mesmo.

O fato de todos se reunirem em torno desses mesmos propósitos ajuda o individual e o coletivo a permanecerem firmes no caminho. Do contrário o indivíduo seria como carvão em chama fora do braseiro: se esfriaria rapidamente, apagando sua chama, seu calor.

Na visão de James Talmage, uma autoridade de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, não basta o indivíduo frequentar a igreja todo domingo. Ele precisa ter primeiramente respeito consigo mesmo, amor para com o próximo e devoção a Deus. “Ser religioso sem moral, professar santidade sem caridade, ser membro de uma igreja sem ter responsabilidade no que diz respeito à conduta individual na vida diária, é ser como o metal que soa ou como o sino que tine: ruído sem música, palavras sem espírito de oração”, afirma, complementando: “A religião pura e imaculada para com Deus é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo”.

A sinceridade de propósito, a integridade da alma, a pureza individual, a liberdade de consciência, o desejo de fazer o bem a todos, até mesmo aos inimigos e a benevolência pura são alguns frutos que distinguem a religião de Cristo. Daí a importância de buscarem-na a todo custo, pois representam os maiores princípios que se poderia buscar e alcançar na vida. E não há outro caminho se não for pela religião, um caminho com Deus e obediência aos seus mandamentos e ensinamentos para todos nós.

O próprio Cristo nos deu exemplo de ir regularmente à igreja, como podemos ver em Lucas (4:16): “E chegando a Nazaré, onde fora criado, num dia de sábado, segundo o seu costume, entrou na sinagoga, e levantou-se para ler”.

Então, neste domingo, vá à igreja. Leve seus filhos e fortaleça sua família que finalmente conhecerá a verdadeira e plena felicidade.

(*) Jornalista e Professor

 

 

Daniel Junior reforça pedido para melhorar a segurança na Rua das Jaboticabeiras

No ano passado, por meio de indicação à Prefeitura de Dourados, o vereador Daniel Junior (Patriota) solicitou que fosse determinado aos órgãos competentes da administração pública municipal a instalação de dois obstáculos, do tipo quebra-molas, em pontos estratégicos da Rua das Jaboticabeiras, no Jardim Colibri, como forma de coibir o abuso de velocidade e prevenir a ocorrência de acidentes naquela movimentada via pública.

Agora, Daniel Junior volta a pedir da Prefeitura o empenho no sentido de atender sua solicitação, haja vista que o movimento na Rua das Jaboticabeiras, que já era intenso, aumentou sobremaneira, devido às obras de duplicação na Rua Coronel Ponciano e que obrigaram motoristas a utilizarem a via como desvio.

“É uma situação que requer atenção especial por parte do poder público, notadamente os órgãos responsáveis pelo trânsito, pois percebemos que o movimento de veículos naquela rua sofreu um aumento considerável após ser transformada em desvio da Coronel Ponciano e o risco de acidentes é iminente”, pondera o vereador, sugerindo que a instalação de dois quebra-molas poderia amenizar a situação e evitar maiores transtornos.

Fonte: Assessoria

A contenção da pandemia depende de nós: vamos vacinar, minha gente!, por Valdenir Machado

Valdenir Machado (*)

 

Há um ano, o Brasil e o Mato Grosso do Sul iniciaram a vacinação contra a covid-19, depois do esforço hercúleo dos cientistas em desenvolver os imunizantes. De lá para cá, despencaram as curvas dos gráficos sobre internações e mortes provocadas por essa terrível doença.

Essa constatação – principalmente do número de mortes – contudo, parece não demover parcela significativa da sociedade sul-mato-grossense que ainda não completou o processo imunizatório, apesar dos apelos de nossas autoridades.

Mato Grosso do Sul aproxima-se das 5 milhões de doses aplicadas e hoje o percentual da população com esquema vacinal completo aproxima-se aos 74%, um dos melhores índices do País. Registre-se que por vários meses, nosso Estado liderou esse quesito na vacinação.

Registre-se também que desde o final do ano passado esse percentual vem avançando com lentidão mesmo com doses de vacinas disponíveis em todos os municípios. Com certeza, é o resultado do temor descabido de incrédulos que relutam em se vacinar e, em algumas vezes, pela inoperância de algumas prefeituras.

Entramos em 2022 com dois fatos novos em relação à pandemia: um é negativo – a confirmação do alto poder de contágio da variante Ômicron, outro é positivo – a disponibilização de vacinas às nossas crianças e adolescentes.

O aumento exponencial dos novos casos da covid-19 em todo mundo evidência, por outro lado, a eficácia das vacinas. A grande maioria dos contaminados com o processo imunizatório completo está tendo sintomas que dispensam internação hospitalar. Essa é outra constatação irrefutável.
Mesmo sobre desconfiança descabida de uma minoria, a ciência prova que os melhores remédios para conter a pandemia são os imunizantes desenvolvidos pelos principais laboratórios do mundo onde trabalham renomados cientistas.

Faço um apelo aos sul-mato-grossenses que desconfiam das vacinas: informem-se melhor, analisem o resultado da vacinação e compreendam que a humanidade controlará de vez essa doença quando todos, absolutamente todos nós, inclusive crianças e adolescentes, estivermos vacinados e, assim, impedir circulação desse maldito vírus.

Enquanto isso, com Ômicron entre nós, sigamos com as medidas protetivas: distanciamento social, limpeza e desinfeção de ambientes, uso de máscaras, higienização das mãos, isolamento de casos suspeitos e confirmados e quarentena dos infectados pela covid-19.

(*)  Presidente municipal do PSDB de Dourados