segunda-feira, 22 de junho de 2026

Pedro Scooby acerta em teoria sobre participantes do BBB com Covid

Em conversa com Tiago Abravanel, 34, Eslovênia Marques, 25, e Douglas Silva, 33, Pedro Scooby, 33, compartilhou uma das suas teorias sobre as mudanças no cronograma do Big Brother Brasil 2022 (Globo) nesta noite de quarta-feira (19).

Scooby diz acreditar na possibilidade de que alguns participantes tenham recebido diagnóstico positivo para a Covid-19 e devido a isso, a produção teve que adaptar os primeiros dias. Sem saber que está certo, o comentário do brother não chamou muita atenção dos participantes, que logo discutiram outras teorias.

Segundo informações da própria rede Globo, Jade Picon, 20, Arthur Aguiar, 32, e Linn da Quebrada, 31 -todos do grupo Camarote- chegarão já na manhã desta quinta-feira (20). Eles receberam diagnóstico negativo para a doença após realizarem dois testes cada.

Confinados desde segunda-feira (17), os participantes do BBB 22 passaram o dia desta quarta-feira falando sobre as estranhezas do programa. Hoje, por exemplo, não terá festa como de costume.

O apresentador do programa, Tadeu Schmidt, 47, despertou ainda mais curiosidades nos brothers ao se despedir nesta noite. “Eu vou me despedir de vocês agora, mas deixo um pensamento no ar. Será que o BBB 22 vai seguir a mesma rotina dos outros BBBs?”, afirmou.

Sem raio x o confessionário e festa, os participantes estão sentindo um clima diferente nesta edição. Rodrigo Mussi, 36, chegou até dizer algumas vezes que a sensação era de que a produção havia “esquecido deles”.

Já Tiago Abravanel afirmou que “algo está acontecendo e eles não sabem”. Fato é que o elenco será surpreendido com a chegada dos outros integrantes do Camarote, e já nesta quinta (20) o grupo irá disputar uma prova de imunidade.

Fonte: MSN

 

Juliette Freire não faz mistério e revela com quantos ex de Anitta ela já ficou

Matando a curiosidade dos fãs, a ex-BBB Juliette Freire, 32 anos, não fez mistério e contou detalhes íntimos de sua vida amorosa. É que neste último domingo (16), a cantora foi questionada sobre seu romance com o ex de Anitta e pegou alguns seguidores de surpresa ao revelar que viveu mais de um affair.

A nova milionária foi questionada por uma seguidora em seu Twitter: “Qual ex da Anitta a Ju pegou?“. Para a surpresa de muitos, a própria estrela entregou: “Uns três (risos)“. Vale lembrar que a amizade entre as estrelas começou logo após a paraibana deixar o “Big Brother Brasil 21” com a premiação de R$ 1,5 milhões.

Novo crush para Anitta

Atualmente, Juliette está participando, ao lado de Pocah e Giovanna Lancellotti, do novo quadro no Domingão com Huck para encontrarem um novo amor para Anitta. As famosas escolheram cinco rapazes que elas acreditavam terem afinidade com a estrela. Depois, os pais da funkeira selecionaram três finalistas para irem ao programa.

No último domingo (16), Anitta escolheu o participante Hugo como vencedor. Eles trocaram um beijão ao vivo e a cantora se divertiu: “Ele é meio 171 igual eu, o outro é bom demais pra mim.“, afirmou ela que conheceu o rapaz que é poeta.

Fonte: MSN

Livre-se de carga perigosa dos ombros em 2022, por Wilson Aquino

Wilson Aquino (*)

É janeiro, início de um novo e promissor ano. Tempo de refletir e desfazer de fardos que carregamos desnecessariamente, para que possamos caminhar mais leves e seguros rumo a novos e grandiosos desafios. Fardos como mágoa, rancor, raiva e tantos outros semelhantes, guardados e nutridos contra pessoas próximas de nós e até de parentes, precisam ser descartados.

Muitos não sabem, mas esses sentimentos são nocivos para o próprio indivíduo que os retém, pois corroem o coração, a mente e a alma do indivíduo, provocando doenças, indisposição, mau humor. Impedem o indivíduo de crescer, de evoluir e ser feliz.

Não sabem também que ao contrário, quando perdoamos aqueles que nos ofenderam, somos nós mesmos os maiores beneficiados. Além do alívio do pesado fardo desprendido de nossos ombros, somos automaticamente tomados por uma incrível sensação de alegria e de bem-estar duradouros.

Conheci muitas pessoas, inclusive, para meu espanto, pais, filhos e irmãos que não se falam há anos, décadas até em alguns casos, por conta de sentimentos de mágoa, rancor… que ambos ou apenas um dos lados resolveu carregar. Muitos, no entanto, mais cedo ou mais tarde, acabaram exercendo o poderoso milagre do perdão, deixando de lado o orgulho, que vive à espreita procurando impedir as pessoas de viverem e conviverem em harmonia e passaram a experimentar sensações incríveis de alegria e felicidade plena.

Para uma mãe que se recusava a ver e receber seus 3 filhos há mais de 8 anos porque se recusaram a vingar a morte de seu quarto filho, que fora assassinado por um bandido do bairro onde moravam, não hesitei em tentar abri-lhe os olhos e o coração para quão precioso tempo perdeu de convívio com os filhos e de conhecer e amar os netos que haviam nascido há alguns anos.

No final, disse a ela: E se algum deles a tivesse ouvido e executado a vingança, provavelmente alguns deles, ou nenhum, estariam vivos hoje, porque violência sempre gera violência. Percebi então que ela mergulhou em pensamentos que fizeram desaparecer de seu rosto aquela expressão de rancor e ódio que enrijeciam seus músculos faciais e lábios. Instantes depois, calmamente ela me perguntou quem eu era. Lhe respondi que era apenas uma pessoa que compreendia quão longe ela estava das mãos de Deus, privada, por conta disso, de uma vida melhor e saudável com sua família.

O perdão é um dos mandamentos e ensinamentos do Senhor. Ele, na sua infinita bondade e sabedoria, nos ensinou desde sempre, que devemos “perdoar a quem nos tem ofendido”, para que possamos viver bem.

A ciência comprova que Ele está muito certo, pois todo indivíduo que cultiva no coração e na alma esses sentimentos de mágoa e ódio de alguém, com o tempo acaba desenvolvendo em seu corpo e mente doenças graves como o câncer e tantos outras.

O perdão é importante e podemos comprovar isso nas Escrituras Sagradas.  Quando Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus então respondeu: “Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete” (Mt. 18:21-22).

Não tenho dúvida de que se Pedro, eu ou você perguntasse ao Senhor se setenta vezes sete, que daria 490 vezes, seria então o limite para perdoarmos alguém, certamente o Senhor responderia dizendo que deveríamos multiplicar esse valor (490) por sete e assim sucessivamente. O perdão deve ser uma ação inesgotável do homem. Um princípio moral e espiritual de vida.

Não podemos esquecer que devemos fazer essa ação para sermos abençoados pelo Senhor. É como Ele fala em Marcos (11:25-25): “E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai Celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados”.

Então, que possamos pensar, refletir e abandonar o orgulho e perdoar aqueles que nos ofenderam para que possamos trilhar a jornada da vida com fardos mais leves e abençoados pelo Senhor em 2022.

(*) Jornalista e Professor
 

Ser ciclista é…, por Sheila Nogueira de Oliveira

Sheila Nogueira de Oliveira (*)

 

Ser ciclista é buscar liberdade e se prender a uma paixão. É sentir o sol, o luar e o vento.

É começar pedalar de roupa de ginástica e depois colecionar capacetes, bandanas, sapatilha e macaquinho. É ver a paisagem mudar de mansinho, é soja, milho, terra, frutas e passarinhos.

É cair e levantar, rir e chorar, viver momentos felizes e tensos, contar piadas debaixo da árvore, ou rezar [orar], na porta de um hospital, com fé que Deus tudo pode realizar.

É ter despedidas e encontros, é se perder e se encontrar, é acreditar que será a última subida “antes da próxima”. É pedalar quilômetros para comer aquela coxinha, pamonha ou aquele pastel tamanho família. É misturar poeira, suor e pedaços do mato daquela trilha maluca que você caiu com os troncos no meio do caminho e abraçou as árvores, mas não desistiu.

É “comprar muitos e muitos terrenos” sem ter um tostão no bolso. Há o bolso…, o bolso está muito ocupado com goiaba, limão, manga, acerola, seriguela, milho, pois “peba” que é “peba” pedala é pra ‘cumê’!

É aprender a trocar pneu, passar o óleo na corrente e não trocar a marcha na subida (a corrente caí).

É gostar de música, pedalar ouvindo Raça Negra, Nirvana,  Zé Neto e Cristiano, Roupa Nova, Katy Perry, Elis Regina, Ivete Sangalo, Aline Barros, Gaúcho da Fronteira e tantos outros ao mesmo tempo e tudo junto e misturado.

É dividir a Coca-Cola, o espetinho, combinar a próxima rota, subir o “Cachorrão” a noite, sem luz na escuridão, tomar água quente com gosto de terra (e porque não?). É compartilhar o protetor solar, rír e fotografar. Fotos?, muitas! Porque elas marcam as nossas lembranças, lambanças e trapalhadas.

É ter o privilégio de ajudar o próximo. Sopa, picolé, sorvete, pipoca, brinquedo. O olhar, o abraço, o sorriso. Compaixão.

É pedalar antes do sol nascer ou a tarde, fim de dia, regado de água de côco ou a luz da lua.

É encontrar tatu, arara, cobra e, ter medo da onça. É fazer a lista de rotas, camisetas, uniformes e viagens.

Ser ciclista é respeitar o trânsito, estar de olho lá na frente, sem deixar de olhar pra trás, para não deixar escapar o foco no destino e nem esquecer ninguém.

Pedalar é mais que passatempo, é paixão, é suor, é adrenalina e emoção. É fazer parte de uma família que escolheu estar junto apesar das diferenças e defeitos, pois é na pluralidade, na diversidade, no respeito, na inclusão, na empatia e na compaixão e amor que queremos continuar pedalando dia a dia nos superando.

Para 2022, muitos quilômetros com saúde e alegria a todos nós! Feliz 2022!

(*) É zootecnista, professora na UFGD e ciclista.

Marçal entrega recursos em Nova Andradina e acompanha inauguração de obras

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) esteve em Nova Andradina para a entrega de R$ 250 mil em recursos, para compra de uma ambulância UTI e aquisição de medicamentos e insumos de custeio na saúde. Ele ainda acompanhou o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de infraestrutura Eduardo Riedel e o prefeito José Gilberto Garcia, na inauguração de obras e liberação de convênios nas áreas da saúde e do esporte.

A ambulância será utilizada para o transporte de pacientes de Nova Andradina a outros municípios que dispõem de serviços de alta complexidade na saúde, como Dourados e Campo Grande. Já a aquisição de medicamentos e de materiais básicos como luvas, seringas, entre outros, vai atender o hospital público e postos de saúde.

Durante agenda em Nova Andradina nesta quinta-feira (16), Marçal anunciou os recursos e participou da entrega de obras do Governo do Estado, como a pavimentação de 22,8 quilômetros da MS-473, de acesso ao campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). A estrada de terra era um grande problema e veículos ficavam atolados em dias de chuva. Quando chovia muito, as aulas eram suspensas.

“O governador é municipalista, está inaugurando obras em todas as 79 cidades do Estado e ainda tem muitos empreendimentos para serem entregues. Fruto de uma gestão eficiente, voltada ao atendimento das principais necessidades de cada município”, disse Marçal Filho, durante solenidade de entrega de obras.

Ele também participou da entrega de 128 moradias do Condomínio Residencial Nova Andradina, com investimento de R$ 11,4 milhões. Os apartamentos possuem 47,02 metros quadrados de área privativa, composto por 2 quartos, sala, cozinha, circulação, banheiro e lavanderia. O condomínio conta com guarita, quiosques, churrasqueira, sala do síndico e centro comunitário.

“O sonho da casa própria é muito forte entre a população. E poder ver o sorriso de cada família, recebendo as chaves é gratificante”, disse Marçal Filho. Desde o início da gestão, em 2015, o Governo do Estado já investiu R$ 266,3 milhões em Nova Andradina. Este recurso foi aplicado em diversas áreas que necessitavam de melhorias e soluções para proporcionar mais qualidade de vida à população, como saúde, educação, infraestrutura urbana, saneamento, habitação, segurança pública, esporte e lazer.

Ainda em Nova Andradina foi liberado convênio para reforma e ampliação do HR (R$ 1,5 milhão), firmado convênio para a reforma do Ginásio de Esportes Irmão Brás Sinigáglia (R$ 1,6 milhão), repasse de recursos de R$ 1,2 milhão à Fundação de Serviços de Saúde (referente ao 13° da unidade) e assinado protocolo de convênio do programa Opera MS, dentro da Caravana da Saúde, como Hospital Regional de Nova Andradina (R$ 2,3 milhões).

Fonte: Assessoria

FCMS publica edital do Fundo de Investimentos Culturais de MS 2021

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) publicou no diário oficial de hoje (17.12), o edital do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul – FIC/MS – 2021, que abre inscrições para apresentação de projetos culturais no período de 20.12.2021 a 17.02.2022.

Este edital visa contemplar a produção cultural sul-mato-grossense, fomentando a criação e a difusão da produção artística em sua diversidade de manifestações, com prioridade para a formação e a circulação de bens culturais por todas as regiões do Estado de Mato Grosso do Sul, como forma de ampliar o acesso à formação de novos públicos e garantir o pleno exercício dos direitos culturais. O valor dos recursos para este edital será de R$ 8.000.000,00 (oito milhões de reais).

Para o presidente da FCMS, Gustavo Castelo Cegonha, “Estamos muito felizes por efetivar os repasses financeiros do FIC 2019 e agora conforme nosso planejamento, estamos lançando o FIC 2021. Nós sabemos da importância desse edital, que tem como objetivo a valorização e a difusão das manifestações artístico-culturais de todo estado de Mato Grosso do Sul, FIC 2021, participem”.

Podem concorrer ao edital pessoas físicas, com efetiva atuação na área cultural (artistas, produtores culturais, técnicos da área cultural, etc.) e pessoas jurídicas de direito público ou privado, de natureza cultural, sem fins lucrativos. O valor total dos recursos será dividido em duas linhas de apoio:

_R$ 6.400.000,00 (Seis milhões e quatrocentos mil reais) – pessoas físicas e pessoas jurídicas de direito privado de natureza cultural sem fins lucrativos;

_R$ 1.600.000,00 (Um milhão e seiscentos mil reais) – pessoas jurídicas de direito público, ou seja, prefeituras ou órgãos municipais de cultura do Estado de Mato Grosso do Sul.

O valor máximo por projeto será de R$ 250.000,00 (Duzentos e cinquenta mil reais) e cada proponente poderá inscrever somente um projeto. Os projetos deverão ser encaminhados ao FIC/MS por via postal, carta com aviso de recebimento (AR) ou por SEDEX, com aviso de recebimento (AR). As inscrições devem ser apresentadas em formulário padrão, conforme modelo estabelecido pela FCMS-FIC/MS e disponível no site www.fundacaodecultura.ms.gov.br

Serão contemplados projetos nas áreas de Artes Cênicas (Teatro, Dança, Circo, Ópera); Artes Visuais (Plásticas, Gráficas, Fotografia, Mídias Digitais, Assemblage, Grafite, Video Arte); Design E Moda; Audiovisual; Artesanato; Livro, Leitura, Escrita, Literatura; Música; Patrimônio Cultural; Museus, Arquivos E Bibliotecas; Folclore, Cultura Popular; Capoeira; Gastronomia e Projetos de qualquer área cultural deste edital para aquisição de bem permanente e locação de espaço.

O titular da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), João César Mattogrosso, ressalta que os recursos são garantias do Governo MS para valorização do setor cultural. “Dentro do pacote de retomada para fomentar a cultura em nosso Estado os editais do FIC 2021 e 2022 foram assegurados pelo Governador Reinaldo Azambuja. Para nós é uma grande satisfação saber que os trabalhadores da cultura estão sendo contemplados positivamente por meio desses investimentos”, destaca.

Mais informações podem ser obtidas no telefone 3316-9325.

Fonte: Portal do MS

“Vai ajudar quem mais precisa”, comemora Neno Razuk sobre aumento do + Social para R$ 300

“Tenho certeza que fará a diferença para todas as famílias assistidas pelo Mais Social em Mato Grosso do Sul e mostra nosso compromisso com quem realmente precisa”. Assim o deputado estadual Neno Razuk (PTB) definiu a aprovação do projeto que aumentou o valor do benefício do Programa Mais Social de R $200 para R $300 e a ampliação para compra de gás.

Para o parlamentar o compromisso com a assistência social é ainda mais importante nesse momento. “Foram dois anos de pandemia e de crises econômicas onde as famílias sofreram queda da renda e pode parecer pouco para alguns, mas R $100 a mais oportunizam mais comida na mesa e agora a compra do gás”, destacou.

O projeto de Lei 398/2021 foi apresentado pelo Poder Executivo Estadual e aprovado por unanimidade durante a sessão na manhã desta quinta-feira (16).

 

Fonte: Assessoria

Lei de Daniel Jr. cria pontos de embarque e desembarque exclusivos para aplicativos

A Câmara de Dourados aprovou na sessão ordinária de segunda-feira (13), em primeira discussão e votação, projeto de lei de autoria do vereador Daniel Junior (Patriota) e outros vereadores, que trata da criação de pontos de embarque e desembarque exclusivos para motoristas de Administradoras de Tecnologia em Transporte Compartilhado (ATTCs). A lei atenderá também usuários dos serviços de transportes por meio de aplicativos.

De acordo com o texto, que ainda deve ser aprovado em segunda votação, os pontos de embarque e desembarque deverão ser criados próximos a locais de grande circulação de pessoas, como, por exemplo, shopping center, terminal rodoviário, bancos, escolas, hospitais e supermercados, etc.

Os espaços deverão ser criados após estudos de viabilidade técnica e econômica e o tempo de parada e uso para embarque e desembarque de passageiros será fiscalizado e determinado mediante estudos prévios da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). Os locais deverão ser identificados por placas de sinalização.

Daniel Junior explica que a proposta é de interesse público e foi criada para beneficiar não só os motoristas de aplicativo, mas a população como um todo, já que o objetivo é disponibilizar pontos de embarque e desembarque exclusivos, evitando que os condutores parem em fila dupla ou em locais proibidos, dando mais segurança para os passageiros.

”A reclamação dos motoristas e usuários é que não existem locais de embarque e desembarque, o que tem gerado autuações administrativas, além de colocar em risco as pessoas”, pontua o vereador Daniel Junior.

Fonte: Assessoria 

Deputado Marçal viabiliza R$ 1 milhão para conclusão de obra de Colônia Paraguaia

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) viabilizou recursos de aproximadamente R$ 1,1 milhão para a conclusão da sede da Colônia Paraguaia na cidade de Maracaju. Os recursos são do Governo do Estado e de emenda parlamentar legislativa.

Marçal Filho esteve em Maracaju e conversou com o prefeito Marcos Calderan (PSDB), a secretária de assistência Social, Dirlene Novais, e o vereador Laudo Sorrilha (PSDB), sobre os detalhes da obra que será retomada nas próximas semanas. Até agora foi feito o contrapiso e a cobertura. O investimento foi de R$ 180 mil, do Governo do Estado.

Em contato com o governador Reinaldo Azambuja, Marçal Filho garantiu junto ao Estado mais R$ 919 mil para terminar o salão de eventos. “Vou colocar também mais R$ 150 mil em emenda parlamentar para aquisição de móveis e utensílios, para equipar a sede”, disse o deputado ao prefeito Marcos e ao vereador Laudo.

Maracaju tem pouco mais de 50 mil habitantes e a estimativa é que cerca de 16 mil moradores são descendentes de paraguaios. “Temos uma comunidade grande e há 20 anos aguardávamos ter a nossa sede. Agora o nosso sonho está sendo realizado”, relata Laudo Sorrilha.

O salão de eventos da Colônia Paraguaia tem 900m²  e o espaço contará com cozinha, escritório, churrasqueira, bar e banheiros. A conclusão da obra será feita com recursos do Governo do Estado. Já a emenda de Marçal Filho será utilizada para compra de ar-condicionado, fogão, freezer, geladeira, entre outras mobílias.

A obra está prevista para ser retomada em janeiro e concluída em abril de 2022. A comunidade paraguaia quer transformar a sede num cartão postal de Maracaju, com realização de eventos para congregar toda a população da cidade.

Fonte: Assessoria

Imasul amplia número de visitantes à Gruta do Lago Azul e mantém medidas de biossegurança

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) publicou na edição desta quarta-feira (15) do Diário Oficial do Estado (DOE), a Portaria Imasul nr. 1045 que estabelece novas regras para visitação à Gruta do Lago Azul, em Bonito, para atividade contemplativa. Com a medida, está autorizada a visitação ao monumento de grupos com no máximo 15 componentes, fora o guia, em intervalos de 20 minutos.

A Portaria também mantém as medidas de biossegurança para a prevenção do contágio da doença Covid-19, enquanto durar a pandemia e conforme previsão do Plano de Manejo do monumento, além do uso de equipamentos de segurança como capacete com fixação de três pontas e tênis ou calçados com solado de borracha. O município de Bonito, que organiza a visitação à Gruta, pode ainda adotar outras medidas de segurança que considerar necessária.

Conforme explicou o gerente das Unidades de Conservação do Estado, Leonardo Tostes Palma, o pedido para ampliar o número de visitantes veio do município de Bonito, que faz a gestão do turismo no local. “Para autorizar essa ampliação, consultamos os membros do Conselho do Monumento Natural que se manifestaram favoráveis, desde que fossem cumpridos os requisitos de biossegurança”, disse.

Com essa Portaria, o número máximo de visitantes por dia passa a ser de 327. Antes, era de 210/dia.

Fonte: Portal do MS

Neno Razuk solicita construção de caixa d’água em Rio Brilhante

O deputado estadual Neno Razuk (PTB) apresentou indicação solicitando a construção de um reservatório de 500 mil litros de água, para atender bairros de Rio Brilhante. A proposição foi enviada ao diretor presidente da Sanesul Walter Carneiro Júnior, a pedido do vereador Tucura (PTB) e da comunidade dos bairros Benedito Rondon, Morada do Sol e adjacências no município de Rio Brilhante.

“Sabemos da situação que está na região e  a construção do reservatório tem por objetivo sanar as dificuldades que vem sendo relatada há algum tempo, a constante falta de água. As reclamações são constantes, os moradores enfrentam esse problema há mais de uma década, sendo assim o reservatório irá atender as necessidades básicas, garantindo abastecimento e mantendo uma pressão constante na rede, proporcionando conforto e melhores condições de vida para a população desses bairros que estão crescendo. Água é essencial para a sobrevivência”, destacou o deputado.

Para o vereador a celeridade no processo é essencial. “Temos certeza da sensibilidade do Walter Carneiro com nosso pedido e agradecemos ao pronto atendimento do deputado Neno que está sempre pensando em fortalecer os municípios”, pontuou Tucura.

Fonte: Assesoria

Liandra homenageia guardas municipais por apresentações musicais em drive thru de vacinação

Durante sessão ordinária desta segunda-feira (13) na Câmara, a vereadora Liandra da Saúde (PTB) homenageou a banda da Guarda Municipal de Dourados pelas apresentações musicais durante as vacinações contra a Covid-19 realizadas na modalidade drive thru, no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, no ano de 2021.

Com Moções de Congratulações foram homenageados os guardas municipais, comandante da GMD Liliane Graziele de Souza Nascimento, inspetor Sergio Mondadori, Gustavo Alberto Pereira dos Anjos, Nilson da Silva Junior, Maurício Firmino de Andrade, Atilano da Silva Angonse e Camila da Silva Coimbra.

Durante a entrega das moções, Liandra destacou a participação dos agentes de segurança, desde a organização nas filas de espera, incluindo o colaboração na logística. “O sucesso do sistema drive thru de vacinação se deve grande parte pelo apoio dos agentes da Guarda Municipal que ofereceram entretimento e segurança nas filas de espera pela vacina”, disse a vereadora.

A comandante da GMD,  Liliane Graziele, relatou que a banda surgiu a partir da ideia de buscar alternativas para amenizar o momento de apreensão da população por conta da pandemia. “Vários guardas que tocam individualmente em bandas ou eventos na cidade decidiram somar os talentos e criarmos um grupo musical para tentar animar um pouco este perído tão difícil”, disse. “Em nome da Guarda Municipal de Dourados, agradeço a sociedade douradense e em especial a vereadora Liandra pela inciativa de prestar essas homenagens”, agradeceu.

Fonte: Assessoria

Neno Razuk propõe adesão de município a programas de compra de medicamentos

Economia e agilidade para compra de medicamentos. Essa é a proposta apresentada pelo deputado estadual Neno Razuk (PTB) que enviou proposição ao Governador Reinaldo Azambuja e ao secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, solicitando a criação do programa de adesão dos municípios à aquisição de medicamentos e outros bens em Mato Grosso do Sul.

“Esse programa é voltado para os municípios, para que eles possam aderir ao sistema de registro de preço do Estado, na aquisição de medicamentos e outros bens. É um programa que vem dado certo em outros locais e que tem como objetivo simplificar e oportunizar que tenham acesso ao sistema de registro de preço do Estado, na aquisição de medicamentos e outros bens. Com isso é possível garantir uma economia global aos cofres públicos, uma compra mais eficiente tendo por fim o atendimento da população como um todo”, defendeu Neno pontuando ainda que é mais uma ação para fortalecer o municipalismo.

Para o deputado, os tempos de pandemia – em especial no pico, trouxeram “alguns ensinamentos nos foram apresentados, dentre eles que a união dos entes federativos pode trazer um salto de qualidade para a população. E tal programa ainda visa reforçar os princípios da administração púbica, e vai gerar a redução do número de licitações, celeridade nas aquisições e contratações, aquisição contratação conforme a necessidade, redução de custos com armazenagem e do volume de estoques e do respectivo desperdício de material”, enumerou.

“Devemos sempre aprimorar as contratações públicas com foco na celeridade e na racionalização das necessidades para o enfrentamento da situação atuais e em especial situações emergenciais. A vantagem do compartilhamento das demandas de todos os interessados se baseia no chamado ganho da economia de escala, com isso teremos  resultados mais competitivos quanto aos custos dos produtos e serviços, proporcionando a desburocratização e redução do rito administrativo que sabemos ser oneroso, com isso possibilitar que municípios ou entidades possam aderir a ata de registro de preço após a realização da contratação, demonstra-se de extrema importância e traz uma elasticidade beneficiando todos”, finalizou.

Fonte: Assessoria

Recursos de Marçal Filho atendem Hospital da Sias de Fátima do Sul

O Hospital da Sias, de Fátima do Sul, recebeu recursos do deputado estadual Marçal Filho (PSDB), para a compra de medicamentos e de materiais de uso no atendimento dos pacientes. Responsável por 18 cidades da região, a unidade hospitalar é referência na Grande Dourados e atende cerca de 7 mil pessoas por mês.

Marçal Filho esteve no hospital e foi recebido pelo presidente Adair Luiz e pela diretora Rosa Conceição Vilas Boas. Durante a visita, conheceu as instalações e conversou com pacientes, médicos e equipe de enfermagem.

“É um hospital muito importante para a macrorregião de Dourados, pois possui leitos de retaguarda e presta um serviço de excelência. Parabéns Rosa, Adair e a toda equipe pelo trabalho oferecido à população”, disse Marçal durante encontro com parte dos profissionais do hospital da Sias.

O recurso, no valor de R$ 40 mil, já está sendo utilizado pela unidade. Para a saúde, Marçal encaminhou para hospitais e secretarias de saúde da região sul do Estado, quase R$ 1 milhão de um total de R$ 1,5 milhão de emenda parlamentar que um deputado estadual tem por ano.

A diretora do Sias disse que o recurso veio em uma boa hora. “É por meio de parcerias como a sua, deputado, que conseguimos desenvolver cada vez mais um bom trabalho. Temos 181 colaboradores, oferecemos o melhor aos nossos pacientes e o seu apoio contribui muito para esse reconhecimento, de sermos hospital de referência”, destacou Rosa Vilas Boas.

Durante agenda em Fátima do Sul, Marçal Filho também esteve no Lar do Idoso, local onde também destinou emenda para compra de um veículo de passeio. O carro já foi adquirido e é utilizado para transportar os residentes até a casa de familiares, bem como para levá-los a passeios.

Beneficiados

Na área da saúde, as emendas de Marçal Filho vão beneficiar Dourados, Caarapó, Glória de Dourados, Nova Andradina, Fátima do Sul, Douradina, Itaporã e Naviraí. Os recursos vão ser utilizados para compra de trailer de consultório médico, UTI móvel, veículos para transporte de pacientes, aquisição de equipamentos e de medicamentos para hospitais e unidades de saúde.

Fonte: Assessoria

Capital terá festival de dança com presença de bailarinos de destaque nacional

O Festival Competitivo e Mostra de Dança Canindé traz para Campo Grande, nos dias 10 e 11 de dezembro, na concha acústica Helena Meireles no Parque das Nações Indígenas, figuras de destaque nacional no cenário da dança, com apresentações e workshops aberto ao público.

Os participantes do festival terão a oportunidade de conhecer o trabalho da bailarina Flavia Lima, coreógrafa da cantora Gloria Groove, e de Fran Manson, bailarina, coreógrafa, com importantes trabalhos com artistas de destaque como a cantora Iza.

Além de ser um festival competitivo, com premiações em dinheiro e especiais para melhor bailarino e melhor coreógrafo, o evento contará com workshops. “Nosso objetivo é promover e valorizar o encontro do público com a arte da dança, e oferecer uma oportunidade mais íntima com os bailarino de fora, com trocas de experiência, foi a maneira que encontramos para proporcionar esse encontro para o público, e isso é essencial para o Festival”, destaca Pablo Pacheco, produtor do evento.

Já as competição serão divididas em três categorias: Estilo livre, Dança urbana e Danças típicas, buscando a valorização da cultura regional. “Nosso festival também tem por objetivo mostrar nacionalmente a arte e a cultura sul-mato-grossense através da dança, e somos muito rico nesse sentido, será um presente para o público e para os jurados que são de fora do estado”, analisa Martha, diretora do evento.

Para fechar a programação, o festival contará com show ao vivo do cantor Ricke, no sábado (11) a partir das 20 horas.

 AGENDE-SE

Festival Competitivo e Mostras de Dança Canindé.
Dias 10 e 11 de dezembro, a partir das 18 horas.
Cocha Acústica Helena Meireles, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande- MS.
Evento gratuito, aberto ao público.
Informações e inscrições: 67 99216-8874 (WhatsApp)