terça-feira, 23 de junho de 2026

Jornalista pede para sair de programa da Jovem Pan depois de ataques

A jornalista Amanda Klein disse nesta 4ª feira (07) que vai deixar o programa “3 em 1”, da rádio Jovem Pan. Em publicação em seu perfil no Twitter, ela disse que o ambiente da atração é “tóxico”. “Com ataques pessoais não se faz jornalismo”, declarou.

Klein apresentava o “3 em 1” desde março. A jornalista disse que continuará na emissora, participando do Jornal da Manhã, e em outras atrações.

A saída vem um dia depois de Klein participar de uma discussão ao vivo com Rodrigo Constantino, seu colega de programa. A jornalista afirmou que Constantino espalha uma ideologia obscurantista. “Colocou-se frontalmente contra o casamento gay, e depois quer negar”.

Constantino disse que a declaração era mentira, e que ela estava colocando palavras em sua boca. Ele também afirmou que Klein não “leu a porcaria da Constituição”, e a chamou de “desonesta”.

Fonte: MSN

Neno Razuk parabeniza Sindicato Rural de Campo Grande pelos 70 anos de história no Estado

O deputado Neno Razuk participou juntamente com o Governador Reinaldo Azambuja e o secretário Eduardo Riedel, da solenidade de comemoração dos 70 anos do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho. Na cerimônia realizada ontem (7), Neno homenageou a entidade pelas sete décadas de história e representatividade no setor agropecuário do Estado. O parlamentar lembrou a importância da atuação do Sindicato Rural no segmento que é um dos principais pilares da economia estadual e parabenizou o presidente do SRCG Alessandro Coelho.

“O que nós vemos é que são pessoas trabalhando pelo crescimento do nosso país e de Mato Grosso do Sul, um estado que vem cada dia mais ganhando destaque no cenário agropecuário nacional e o Sindicato participa prestando amparo aos pequenos e grandes produtores. São 70 anos de atuação, amparando os filiados durante as dificuldades, participando dos momentos importantes do nosso país e que atua para o crescimento da economia como um todo”, destacou o parlamentar.

O Secretário de Estado de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, sinalizou o quanto a história do Sindicato se confunde com a história do próprio estado. “Quando a gente participa de sindicatos, federações e associações, a gente não é apenas um telespectador da história, viramos o protagonista, fazemos acontecer. E o que aconteceu com o Sindicato Rural de Campo Grande ao longo desses 70 anos, foi justamente isso, participamos ativamente das decisões e isso contribuiu muito com o nosso Estado, tanto do ponto de vista técnico, como no âmbito político”.

“Fazemos isso com união e participação inclusiva. Com o trabalho duro dos produtores rurais, mudamos a realidade do Brasil, que dependia de importações para alimentar seu povo quando este sindicato foi fundado e, hoje, leva alimento a tanta gente”, afirmou Alessandro Coelho, que dirige o SRCG.

70 anos de história

Uma das entidades mais atuantes de renome na construção do setor agropecuário, o Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho foi fundado em 26 de junho de 1951, passando por diversas dificuldades até estabelecer a sede física no bairro Miguel Couto em 1981.

Atualmente, o SRCG atende aproximadamente 700 sócios filiados nos três municípios, oferecendo diversos serviços para auxílio do pequeno, médio e grande empresários do setor agropecuário.

 

Fonte: Assessoria

Mauricio solicita Refis para o setor de eventos

Como forma de auxiliar as empresas do setor de eventos de Dourados a enfrentar os percalços causados pela pandemia do coronavírus, o vereador Mauricio Lemes (PSB) fez indicação ao prefeito Alan Guedes (PP), com cópias aos secretários Henrique Sartori (Governo e Gestão) e Everson Leite Cordeiro (Fazenda), solicitando o lançamento do Programa de Incentivo de Regularização Fiscal dos Contribuintes (Refis) incluindo as empresas deste segmento. A medida teria como finalidade melhorar a arrecadação do município e reduzir a inadimplência dos pagamentos de tributos.

Maurício justifica a necessidade premente do Refis “porque além de contribuir com a arrecadação do Município, ajudaria e muito os cidadãos que encontram-se em débitos devido à crise econômica causada pela pandemia da Covid-19”. Segundo o vereador, as empresas do setor de eventos têm sido as mais penalizadas desde o início da pandemia, por conta das restrições que impedem de desenvolver suas atividades.

Por outro lado, o vereador também solicita ao prefeito e ao diretor-presidente do Imam (Instituo do Meio Ambiente), por meio de requerimento, informações com a relação das empresas de médio e grande portes geradoras de resíduos sólidos (lixo hospitalar, lixo de empresas diversas e pagadoras) e o quantitativo de lixo gerado por mês.

Também por meio de requerimento ao prefeito e à Funed (Fundação de Esportes de Dourados), o vereador solicita informações referente a utilização do Ginásio Municipal ‘Ulysses Guimarães’ com relação as escolinhas de futebol. Quer saber, por exemplo, como está sendo feito o agendamento; quais os horários disponíveis e se as escolinhas estão sendo atendidas e, caso não, quais são os motivos.

SERVIÇOS

Mauricio Lemes ainda fez outras três indicações ao prefeito e secretarias competentes, solicitando a realização de serviços diversos, como poda nas árvores localizadas no canteiro central da Rua Aziz Rasselen, “cujos galhos, muito altos, estão deixando o local escuro, colocando em risco as pessoas que passam pela via”; limpeza e roçada em toda extensão na ciclovia que liga a Via Parque ao bairro BNH 4º Plano, “onde o mato já atrapalha as pessoas que utilizam a ciclovia” e, por fim, a manutenção e tapa-buracos na ciclovia Isa de Matos Viana, que liga a Avenida Guaicurus a partir do trevo do anel viário até o trevo de acesso UFGD unidade II. “O asfalto está com muitos buracos, colocando em risco os ciclistas que utilizam da ciclovia”, explica.

 

Fonte: Assessoria 

Ide e pregai meu Evangelho!, por Wilson Aquino

Wilson Aquino (*)

 

O mandamento de Deus: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura”, não é um simples pedido. É extremamente profundo e importante porque tem o poder de grandes transformações e de ajuda ao próximo.

E como existem incontáveis pessoas vagando no mundo em sofrimento, desesperadas por uma luz, por uma ajuda para poder continuar a jornada em paz e alegria, somente por intermédio da Palavra de Deus isso é possível. Proporcionar ao indivíduo a paz, a tranquilidade e o sentimento da verdadeira e duradoura felicidade.

Um amigo contou que estava muito triste consigo mesmo por não ter feito nada para ajudar um jovem, seu vizinho, que tirou a própria vida recentemente em Campo Grande. Lamentava o fato de ter tido a oportunidade de ajudar aquele jovem e quem sabe até, impedir a fatalidade, se tivesse dado ouvidos à voz do Espírito Santo, que mostrou, bem antes da tragédia, a depressão do rapaz.

“Cheguei a passar por ele algumas vezes e mesmo vendo-o sentado, isolado, com olhar perdido e triste, senti que alguma coisa não estava bem, mas não tive a coragem de parar para conversar com ele. Tenho certeza que se tivesse feito isso, perceberia seu pedido de socorro e, quem sabe, poderia ajudá-lo, indicando o caminho que enobrece toda alma: o caminho de Deus”, confidenciou o amigo.

E quantos de nós não vemos inúmeras pessoas na mesma situação que esse rapaz vivendo um drama, um desespero silencioso? No dia a dia, nos deparamos com conhecidos e desconhecidos que estão sempre em busca de uma palavra de consolo, um alento para os dramas e desesperos que estão vivendo. Por isso precisamos estar sempre atentos e dispostos a agir de imediato, deixando mensagens positivas, mensagens de esperança encontradas em abundância nas Escrituras Sagradas.

Muitas vezes uma simples aproximação e demonstração de interesse, de amizade, são suficientes para quem sofre ter o estímulo necessário para erguer a cabeça e enfrentar seus dramas e dificuldades.

Então, não é à toa que o Senhor nos manda ir “…por todo o mundo” para pregar Seu Evangelho “… a toda criatura”.

Todos aqueles que desfrutam do conhecimento de que a vida é muito melhor e mais fácil de ser vivida quando se tem Deus no coração, não devem ser egoístas a ponto de não levar adiante essa importante informação.

Deus é bom! É real e É de fato O Criador de todas as coisas. Criou também um Plano de Salvação para todos nós, Seus filhos, que viviam com Ele no mundo espiritual e que ao aceitarmos esse plano para vir à Terra, ganhamos um corpo mortal para podermos enfrentar a dor física, emocional e espiritual, para vencermos esses desafios, até encontrarmos O Caminho que nos levará de volta à presença Dele.

O simples conhecimento desse fato, por qualquer ser humano, tem o poder de dar a qualquer um, força suficiente para enfrentar todo e qualquer obstáculo da vida. Basta, portanto, que o indivíduo tome para si essa verdade.

E isso só acontece se a pessoa cultivar a fé em Deus. Ajuda muito, nesse processo, a leitura diária das Escrituras Sagradas, mesmo que por apenas simples 15 minutos diários. Essa leitura pode ser muito mais significante se for feita entre os cônjuges e a família.

A oração, diante de cada amanhecer, de cada bênção recebida, também é fundamental para o fortalecimento do vínculo entre o indivíduo, a família, com o Senhor.

Quanto mais nos aproximamos de Deus e de Jesus Cristo, em oração e em obediência aos Seus ensinamentos e mandamentos, mais felizes e abençoados seremos. Nós e nossa geração.

E nesse período de pandemia então, que trouxe uma grande crise social e econômica, no Brasil e no mundo, e que deveria aproximar mais o homem de Deus, já que ele ficou muito tempo recluso em seu lar, com sua família, lamentavelmente ocorreu o contrário. O homem parece ter-se afastado do Senhor e o resultado negativo disso pôde ser constatado por intermédio do aumento do número de divórcios e separações, violência doméstica, onde o feminicídio atingiu patamares recordes e também pelo prolongamento da pandemia.

Quando o homem dobrar seus joelhos em reverência e oração a Deus, aí então alcançaremos rapidamente a solução para os problemas sociais e econômicos e o mais importante: teremos finalmente o controle do vírus que já ceifou milhares de milhares de vidas.

 

(*) Jornalista e Professor 

 

Liandra destaca emendas da deputada Rose Modesto para Saúde de Dourados

Durante a participação da deputada federal Rose Modesto (PSBB) na sessão remota desta segunda-feira (05) da Câmara de Dourados, a vereadora Liandra (PTB) destacou as emendas impositivas viabilizadas pela parlamentar sul-mato-grossense, que garante a destinação de duas ambulâncias e três respiradores hospitalares para Dourados.

De acordo com a deputada Rose, os recursos são provenientes do total de aproximadamente R$ 1,5 milhão em emendas individuais empenhadas no biênio 2019/2020, sendo R$ 500 mil para o custeio da Saúde no município. “Ouvindo a demanda do Legislativo douradense, conversei com a vereadora Liandra, que, junto com o vereador Marcelo Mourão, nos apontaram a necessidade destes veículos e os equipamentos hospitalares”, disse a deputada, que também integra a Comissão de Enfrentamento ao Covid-19, na Câmara Federal.

Para Liandra, os três respiradores e as viaturas de ambulâncias chegam no momento oportuno, tendo em vista a demanda nos hospitais públicos e a necessidade de estrutura para o trabalhos dos profissionais de Saúde. “Quero agradecer à deputada pela atenção a Dourados, pois estes respiradores e ambulâncias virão em boa hora e com certeza salvarão muitas vidas”, afirmou a vereadora.

Fonte: Assessoria

Neno Razuk pede para Agepan adiar reajuste anual nas contas de água

O deputado Neno Razuk (PTB) solicitou à Agência Estadual de Regulação e Serviços Públicos (AGEPAN) um estudo de viabilidade técnica e econômica para adiar o reajuste anual nas contas de água e esgoto nas cidades de Mato Grosso do Sul que são atendidas pela Sanesul. O pedido feito por meio de indicação aponta que o reajuste, caso ocorra, deve ser feito em duas etapas, a primeira em janeiro de 2022 e a segunda em julho de 2022.

Conforme a solicitação feita por Neno, a população sofreu impactos econômicos devido a pandemia de Covid-19 e muitas famílias ainda não conseguiram estabelecer uma renda fixa , de forma que mesmo as concessionárias oferecendo a tarifa social, o reajuste vai pesar no bolso do consumidor.

“Isso aumenta o risco de atrasos no pagamento das contas de águas e esgoto sanitário.”, lembra o parlamentar.

Além disso, o parlamentar ressalta que o texto pede que o reajuste que seria aplicado neste mês, fosse adiado para janeiro de 2022 e julho de 2022, dividindo a porcentagem em duas etapas.

“É de conhecimento das concessionárias que o Governo do Estado e os gestores municipais estão com programa de parcelamento das contas de água, alguns até com suspensão de corte de fornecimento. Mas a situação econômica ainda está complicada, tanto para o consumidor e para empresa que precisa suprir o déficit. Nesse sentido, adiar o reajuste vai fazer com que os usuários destes serviços continuem adimplentes e dará uma ‘folga’ até que o valor realmente seja aplicado”, falou Neno sobre a solicitação.

Fonte: Assessoria

Babu Santana faz a fila andar e engata namoro

Babu Santana já tem um novo amor. O ator revelou no Instagram, neste fim de semana, que está namorando.

Embora não tenha revelado o nome da ‘eleita’, o ex-BBB publicou uma foto com a moça na rede social.

Tudo aconteceu quando o artista foi questionado na web sobre sua vida amorosa. Babu, então, gravou um vídeo com a jovem e indagou: “Amor, estou namorando?”.

A parceira, por sua vez, respondeu: “Acho que está”.

Em seguida, também a pedido dos fãs, o ex-BBB publicou um clique em que os dois aparecem coladinhos.

Babu Santana estava oficialmente solteiro desde fevereiro, quando anunciou o fim do noivado com Tatiane Mello.

 

Fonte: MSN

Neno Razuk solicita a SEJUSP compra de viatura blindada para Polícia Militar de Sete Quedas

O deputado Neno Razuk (PTB) solicitou a SEJUSP (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) empenho na liberação de recursos para compra de uma viatura com blindagem balística para Polícia Militar de Sete Quedas. O pedido feito por meio de indicação ressalta que o veículo trará mais segurança aos policiais que atuam na fronteira do Brasil com o Paraguai.

Neno destacou que a compra da viatura vai garantir a segurança das forças militares policiais durante o serviço, além da proteção dos equipamentos utilizados e de melhorar as condições para o desempenho de atividades.

“Solicitei a SEJUSP que atenda o pedido e seja feito um levantamento se preciso, pois a compra de um veículo com blindagem balística oferece melhores condições de trabalho  aos policiais na repressão aos crimes de fronteira. Além de oferecer mais segurança e proteção ao equipamentos utilizados durante as ações”, frisou Neno sobre a proposição.

Fonte: Assessoria

Simony relembra relação com Fofão: ‘Fui a primeira criança a conhecê-lo’

“Sou feliz, por isso estou aqui”. Quando começa a tocar “Superfantástico”, o pensamento vai direto para os anos 1980 e para a turma do Balão Mágico, que conquistou gerações com seus hits.

No ‘Se Joga’ deste sábado, 3/7, Simony volta ao passado para relembrar o sucesso do grupo e do programa de TV homônimo, que teve seu último episódio exibido há 35 anos.

Cascatinha e Fofão também marcaram a época e Simony conta com carinho a importância de Castrinho e Orival Pessini, intérpretes dos personagens, em sua vida.

Simony ainda é surpreendida com depoimentos dos parceiros do extinto grupo, Mike, Tob e Jairzinho, e de Baby do Brasil, que cantou com eles ainda pequenos.
De ‘As Five’ para ‘Nos Tempos do Imperador’, Gabriela Medvedovski, Heslaine Vieira e Daphne Bozaski mostram como estão as gravações da novela de época.

Com data de estreia em 9 de agosto, a trama das seis é a primeira totalmente inédita desde o início da pandemia do coronavírus. Mariana Ximenes, Leticia Sabatella e Selton Mello também estão no elenco.

Imagina uma entrevista de Dani Calabresa com perguntas aleatórias, de arquivo, de Serginho Groisman, Xuxa, Fernanda Montenegro e Lima Duarte? Esse é o desafio divertido que a artista encara no ‘Se Joga’ deste sábado.

E com a ajuda de Deborah Secco e com uma participação surpresa de Cissa Guimarães, Érico Brás também revela no programa o talento oculto de uma celebridade misteriosa.

 

Fonte: G Show

 

Liandra agradece ao Sicredi por doação de aparelhos de ar condicionado à Funsaud

A vereadora Liandra da Saúde (PTB) participou na tarde desta sexta-feira (02) da entrega de quatro aparelhos de ar condicionado destinados a Funsaud (Fundação de Saúde de Dourados) que foram doados pela Cooperativa de Crédito Sicredi Centro Sul – MS, em Dourados.

De acordo com a diretora administrativa Daniely Toledo, dois aparelhos serão instalados na sede da Funsaud, localizada na rua Toshinobu Katayma, um aparelho de 18 mil BTUs, na sala de repouso das enfermeiras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e outro de 9 mil BTUs na farmácia do centro cirúrgico do Hospital da Vida.

Para Liandra, os aparelhos de ar condicionado contribuem para o trabalho e descanso dos profissionais, principalmente neste período de pandemia onde é tão necessário melhores condições nas unidades de Saúde. “Em nome do presidente da Funsaud, Jairo José lima, agradeço a gerente administrativa do Sicredi, Vanira Karling e demais diretores da cooperativa Sicredi pelo atendimento a nossa solicitação”, agradeceu a vereadora.

 

Fonte: Assessoria

Live Solidária em Maracajú terá participação do cantor gospel Fernandinho

Acontece no próximo dia 5 de julho a Live Solidária com a participação do cantor Fernandinho, um dos maiores destaques da música gospel brasileira e dono de grandes sucessos das últimas décadas. A live inicia às 19 horas (horário de MS) e será transmitida através do canal da Copasul no Youtube e na fanpage da cooperativa. O intuito da live é angariar fundos para o Hospital Soriano Corrêa da Silva, de Maracaju. A realização da Live é da Associação Beneficente de Maracaju – ABM, que administra o único hospital da cidade, e o evento está inserido na agenda do Dia de Cooperar.

A participação de Fernandinho faz parte de uma ação de caráter filantrópico conjunto, que terá também a participação da Copasul que cedeu o local para a live e os canais de divulgação. Além disso, a empresa de internet Disk Sistemas e a Prefeitura de Maracaju disponibilizarão suporte para a live, como o sinal de internet e os exames de Covid para quem for trabalhar no evento, respectivamente. A apresentação da live será feita pela jornalista Vanessa Bordin, de Maracaju.

Como é o único hospital de Maracaju, a expectativa de participação do público é muito grande. Conforme a presidente da ABM, advogada Teliane Alves Bisognin, o hospital tem uma estrutura bastante competente, tanto do corpo de funcionários quanto das instalações, e a melhoria dos enxovais e vestimentas para o hospital é uma demanda importante.

“A instituição não investiu nos últimos anos na aquisição de novos enxovais e vestimentas e a necessidade é que se tenha roupas de cama e para pacientes em quantidade que assegure que, após a lavagem, o tecido descanse por aproximadamente 48 horas. Isto alonga a vida útil do material e ainda contribui para a higiene do hospital, o bem-estar do paciente, a autoestima e muitos outros pontos importantes”, destaca.

Teliane destaca que a ABM está aberta à contribuição da sociedade uma vez que é um hospital que atende a população maracajuense e tem desempenhado um importante papel no contexto da pandemia. “Este é mais um motivo para que tenhamos os enxovais renovados e em quantidade que nos possibilite um atendimento ainda melhor”, disse.

Valdemir Cargnin Tonelli, gerente da Unidade Copasul em Maracaju, falou da importância da contribuição para o hospital local. “Neste ano, a ABM solicitou à Copasul a doação de tecidos para melhoria do enxoval do hospital, composto por roupa de cama, roupas hospitalares para pacientes e para o corpo de funcionários. Foi quando surgiu a ideia de fazer a live. O contato com Fernandinho partiu da ABM e o cantor aceitou. Pra gente é uma honra contribuir de alguma forma e o que pedimos é que nossos colaboradores, cooperados e todos de Maracaju contribuam. O pouco de cada um vai ser muito no final”, disse.

Os interessados em fazer a doação já podem contribuir através de PIX. A chave é o CNPJ da ABM: 24.644.494/0001-05. O banco é o Sicredi e a conta está em nome da Associação Beneficente de Maracaju.

Fonte: Assessoria

Alan Guedes recebe associação de moradores e debate próximas ações no Pelicano

O prefeito Alan Guedes recebeu a Amcap (Associação de Moradores do Carisma, Pelicano e Residencial Pelicano) para tratar sobre as obras de infraestrutura na região. O principal pedido é a pavimentação das vias, mas antes de tudo a Semop (Secretaria Municipal de Obras) tem desenvolvido um projeto de regulamentação fundiária, pois alguns terrenos invadem a via pública.

“Nós temos buscado alternativas para realizar ações de infraestrutura na região do Pelicano, mas, temos entrado em contato com os moradores que demarcaram seu terreno em áreas que correspondem a via pública. Primeiro, é preciso concluir o projeto de regularização fundiária e retirar os muros e cercas que impedem a passagem das máquinas”, destaca.

A reunião ocorreu ontem (30). Já existe um projeto inicial que faz o mapeamento dos terrenos existentes no bairro. Inicialmente, dois terrenos apresentam irregularidades e a prefeitura já iniciou as tratativas para resolver essas questões. O secretário municipal de Obras, Luis Gustavo Casarin, explicou que primeiro é preciso concluir todo o processo burocrático para iniciar o estudo de quanto a obra pode custar.

“Para definir quando as obras irão se iniciar e quanto pode chegar a custar todo o trabalho, primeiro é preciso concluir o projeto do bairro. Com isso nós vamos saber o que já foi feito e quais as necessidades. Nós sabemos que parte do bairro possui asfalto e sistema de drenagem, mas esse estudo vai mostrar como esse trabalho poderá ser feito”, aponta.

Com isso, após a conclusão dos estudos e do projeto, as obras estarão facilitadas, já que parte da drenagem está construída. A reunião foi um pedido do vereador Olavo Sul, estiveram presentes representando a associação, Karina Teixeira e Ezequiel Barboza.

Fonte: Assecom

Com indicação de Neno atendida, bancários entram no grupo prioritário de vacinação contra covid-19 na Capital

O deputado Neno Razuk (PTB) comemorou a inclusão dos bancários para serem vacinados em Campo Grande. Primeiro a fazer a solicitação por meio de indicação enviada à SES (Secretaria Estadual de Saúde) e às secretarias municipais de saúde, o parlamentar agradeceu a sensibilidade do Prefeito Marquinhos Trad (PSD) que abriu o cadastro para vacinação contra covid-19 dos profissionais na Capital.

Desde os primeiros protestos da categoria que pediam a inclusão dos profissionais como grupo prioritário, Neno Razuk encampou no meio político oficiando as autoridades de saúde sobre a importância de vacina

“Que o exemplo de Campo Grande seja seguido, parabenizar a sensibilidade do prefeito Marquinhos Trad e do secretário José Mauro Filho. Os bancários não pararam desde o início da pandemia, os bancos sempre foram considerados serviços essenciais, então se são essenciais, temos que lembrar na hora da vacina o quanto eles são importantes. Aproveito para parabenizar o movimento sindical, porque a luta do Sindicato dos Bancários foi firme”, lembrou.

Além disso, a imunização da categoria vai trazer mais segurança aos funcionários que lidam diariamente com o público. “Infelizmente profissionais morreram devido à doença, mas agora esperamos que a vacina chegue para todos e seja também ampliada em outros municípios, afinal, sem banco ninguém trabalha”, finalizou.

Fonte: Assessoria

Chamamé recebe registro de bem imaterial de Mato Grosso do Sul

Enraizado na cultura e na história do povo sul-mato-grossense, o gênero musical chamamé recebeu o registro de bem de natureza imaterial de Mato Grosso do Sul.

O bem imaterial “Chamamé” será registrado no Livro de Registro dos Saberes onde são inscritos conhecimentos e modos de fazer arraigados no cotidiano das comunidades. O registro é um instrumento legal de preservação, reconhecimento e valorização do patrimônio imaterial de Mato Grosso do Sul.

Desse modo, o “Chamamé” oficialmente passa a integrar a lista de bens do Estado, estando em conformidade com a Lei n° 3.522 de 2008 que dispõe sobre a proteção do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado.

O titular da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), João César Mattogrosso destaca que o chamamé possui grande representatividade para a cultura local e é digno de tal reconhecimento.

“O chamamé faz parte da nossa história e das raízes sul-mato-grossense. O registro reconhece a expressão cultural e a importância do gênero musical como patrimônio imaterial, preservando a identidade e singularidades”.

Integrante do Centro Cultural Chamamé de Campo Grande, Jânio Fagundes lembra conquistas importantes como o Dia Estadual do Chamamé – 19 de setembro – e afirma que o ato fortalece o movimento chamamezeiro em todo Estado.

“Representa a consolidação, a formalização daquilo que já faz parte do nosso dia a dia. Para nós que temos o chamamé na veia, que dormimos e acordamos com chamamé é extremamente representativo e motivo de orgulho”.

Assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso, o decreto n. 15.708 pode ser conferido no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (30).

 

Fonte: Portal do MS

Deputado Marçal propõe auxílio a parentes de vítimas da Covid-19

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) propôs ao governador Reinaldo Azambuja a criação de um programa de auxílio a parentes de vítimas da Covid-19. A proposta tem como objetivo atender famílias inscritas no CadÚnico do governo federal e com renda mensal de até três salários mínimos.

Conforme o deputado, poderão ser beneficiadas pessoas em situações de vulnerabilidade que perderam ao menos um integrante da família por Covid-19, podendo ser pai, mãe, avô, avó, filho, filha ou outro parente, desde que a morte tenha ocorrido dentro do núcleo familiar.

A proposta do deputado Marçal é semelhante a que foi lançada ontem em São Paulo, em que o benefício foi estipulado em R$ 1,8 mil, para ser pago em seis parcelas mensais de R$ 300, entre os meses de julho e dezembro de 2021.

“Muitas famílias perderam pessoas que ajudavam no sustento da casa e a proposta deste benefício pode não parecer muito, mas para quem está passando por dificuldade, já auxilia. Tenho dialogado com o governador Reinaldo e tenho a certeza que ele vai fazer esse gesto de dignidade com essas famílias que estão em situação de vulnerabilidade, pois temos que apoiá-las”, diz Marçal Filho.

Até esta terça-feira, 8.153 pessoas já perderam a vida para Covid no estado de Mato Grosso do Sul, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Reivindicações atendidas

Na segunda-feira o governador Reinaldo lançou o mega pacote de R$ 763 milhões de recursos para atender proprietários de bares e restaurantes, organizadores de eventos, artistas e agentes de viagens, entre outros trabalhadores. Marçal havia criado, no início deste ano, um Projeto de Lei para atender com isenção de tributo os setores que funcionam no período da noite, os mais atingidos pela pandemia.

O governador atendeu a medida e ainda ampliou, passando a conceder aos empresários linha de microcrédito com juro zero, auxílio emergencial aos trabalhadores, além de abertura de editais de inovação e promoção de eventos turísticos.

Outra reivindicação feita pelo deputado Marçal e também acatada e instituída pelo governador foi de criar um cartão alimentação de R$ 200 mensais do programa Mais Social, para beneficiar até 100 mil famílias de baixa renda, também cadastradas no CadÚnico. O programa vai atender moradores de todas as cidades do estado e a assistência social já iniciou o cadastro das famílias.

 

Fonte: Assessoria