quarta-feira, 24 de junho de 2026

Simted/Dourados disponibiliza vídeo aulas do espetáculo “Com a palavra, o poeta”

Assessoria

 

No primeiro vídeo o autor aborda a obra "Cantos de Terra" (Foto:reprodução/youtube)

 

 

O Simted Dourados manteve a parceria com o poeta douradense Emmanuel Marinho neste ano de 2020 por meio da divulgação de vídeo aulas do espetáculo “Com a palavra, o poeta”. O projeto de apresentações culturais e formação voltado a professores e estudantes do ensino médio da rede pública de ensino de Dourados (MS) terá sua quinta edição virtual, devido à pandemia do novo coronavírus, que exige o distanciamento social.

 

Em entrevista, o artista contou que há mais de 40 anos participa de atividades voltadas à educação, atuando em oficinas para docentes e realizando aulas espetáculos para turmas de alunos de todas as idades, em escolas urbanas, rurais, quilombolas e indígenas. O trabalho premiado de Marinho é realizado em parceria com entidades como o Simted e por meio de editais públicos para o ensino.

 

“Me tornei um amigo da escola, fiz várias apresentações, dei oficinas para professores. Esse contato que eu tenho com as escolas é o melhor presente que eu tenho na minha vida. Uma coisa que me dá um prazer muito grande, quando você vê o resultado 20 anos depois, 30 anos depois […] E daí o Simted levou essa minha palavra para as escolas públicas aqui de Dourados, levando as escolas até a sede do Simted, no anfiteatro. Eu fazia várias apresentações e foi uma experiência tão rica, tão linda”, comentou o poeta sobre a parceria com o sindicato, que teve início no ano de 2016.

 

Em 2020, o projeto será realizado por meio da divulgação de cinco vídeo aulas do espetáculo, que serão disponibilizadas no canal do youtube do Simted Dourados (www.youtube.com/c/SimtedDouradosMS). A edição deste ano é voltada não só para vestibulandos, mas também para estudantes do ensino fundamental e público interessado em geral, que poderão acessar o conteúdo literário e poético por meio dos vídeos.

 

 

No primeiro vídeo, Emmanuel Marinho aborda poemas do livro “Cantos de Terra”, primeiro livro impresso do poeta, lançado em 1981. Na segunda vídeo aula do espetáculo, o artista dá voz ao livro “Margem de Papel” de 1994. Já a terceira obra abordada será “Satilírico” (1995). O quarto vídeo trará “Caixa das Delícias” (2003), que reúne vários elementos artísticos como poesia, música e pintura. Nesse contexto está o CD “Encantares”, que traz a faixa “Bicicleta”, poema que faz parte da Lista de Manifestações Artísticas para o Vestibular 2021 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

 

O arte educador quer a participação de estudantes no seu quinto vídeo. Ele solicita que professores e professoras da rede pública, que utilizarem o espetáculo disponibilizado em suas aulas, proponham às suas turmas de alunos e alunas que gravem vídeos na horizontal com suas próprias apresentações culturais (música, poesia, pintura, leitura etc.) e perguntas e encaminhem para o artista. O material interativo dos estudantes será abordado como tema do último vídeo do “Com a palavra, o poeta” 2020.

 

 

Projeto de Marçal exige aferição de temperatura dos alunos após retorno das aulas

Assessoria

 

Deputado justifica que a medida vai evitar os eventuais riscos de disseminação da doença (Foto: Arquivo)

Com o objetivo de assegurar a implantação de medidas para a detecção da Covid-19 no retorno das atividades presenciais das instituições de ensino em Mato Grosso do Sul, Projeto de Lei apresentado pelo deputado Marçal Filho (PSDB) quer tornar obrigatória a medição de temperatura a todos os alunos, professores e funcionários.

 

Se aprovado, o projeto tornará obrigatória a aferição de temperatura em todas as instituições de ensino público e privado do Estado. A aferição deverá ser realizada por meio de medidores de temperatura corporal sem contato.

 

O projeto dispõe que caso a temperatura aferida seja acima de 37,8°C, a pessoa deverá ser encaminhada para a realização de teste para diagnóstico do novo coronavírus. A medida deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo e as despesas decorrentes da aplicação da nova lei, caso o projeto seja aprovado, correrão às dotações orçamentárias das próprias instituições de ensino.

 

O deputado Marçal Filho justificou que, com a medida na retomada das aulas presenciais, vai minimizar os eventuais riscos de disseminação da doença. “Sabe-se que o ambiente escolar, pelo expressivo número de alunos, professores e funcionários que convivem diariamente, acaba por se tornar local propício à disseminação de doenças contagiosas. Assim, o projeto tem o objetivo de resguardar todos que contribuem para o funcionamento das instituições de ensino”, explicou o parlamentar.

 

As aulas presenciais na rede pública e privada do Estado continuam suspensas desde a segunda quinzena de março. O projeto do deputado segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado pelos parlamentares. Caso seja aprovado, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja.

Câmara de Dourados aprova suspensão do recesso parlamentar de julho

Assessoria CMD

 

Câmara de Dourados realiza 1ª sessão extraordinária remota (Foto: Reprodução)

 

Com vistas à situação emergente da pandemia de Covid-19, a Câmara Municipal de Dourados, por meio da Mesa Diretora e anuência dos demais vereadores, aprovou na 1ª sessão extraordinária remota do ano, Projeto de Resolução nº 004/2020 que suspende o recesso do mês de julho.

 

Por unanimidade, o projeto aprovado em única discussão e votação pelos vereadores da Casa de Leis acrescenta dispositivo ao Artigo 8ª, do Regimento Interno da Câmara Municipal de Dourados, no qual cita que, havendo motivo justificado, a Mesa poderá suspender, integral ou parcialmente, o recesso parlamentar.

 

“Neste momento que Dourados enfrenta, sabemos que temos um desafio pela frente e que não seria adequado que a Câmara se desmobilizasse. Seria regimentalmente possível que entrássemos em recesso, mas é um entendimento coletivo da importância do Poder Legislativo se manter mobilizado, haja vista a necessidade de discutir importantes assuntos que têm a necessidade que sejam promulgados e sancionados até o final do mês de julho. Neste momento é dever da nossa Casa, é um esforço coletivo, um esforço do parlamento para ficarmos mobilizados e entregarmos para sociedade as respostas tão necessárias”, garantiu o presidente do Poder Legislativo, vereador Alan Guedes (Progressistas).

 

Durante sessão extraordinária também foi aprovado o Projeto de Resolução nº 003/2020, de autoria da Mesa Diretora, que acrescenta o §6º ao Artigo 92-A, do Regimento Interno da Câmara. O parágrafo acrescentado autoriza as Frentes Parlamentares convidarem pessoas diversas do parlamento para integrar o grupo de trabalho, que poderão contribuir de acordo com suas habilidades técnicas.

 

Para a realização da 1ª sessão extraordinária remota do ano não houve nenhuma despesa ou pagamento extra.

Digão e Rodolfo contam, pela primeira vez, como se perdoaram depois de 19 anos

G Show

 

Rodolfo e Digão se reencontram no 'Conversa' — Foto: Reprodução/TV Globo

 

Não são poucos os brasileiros que estão aproveitando a quarentena para exercitar o perdão. A epidemia de coronavírus fez com que muitos procurassem antigos afetos para curar mágoas e cicatrizar feridas. Os músicos e amigos de infância Digão e Rodolfo Abrantes estão nesse grupo: depois de 19 anos rompidos, voltaram a se falar durante o isolamento social.

 

No programa de quarta-feira, 8/7, Pedro Bial promove um reencontro virtual entre os dois e o resultado é uma conversa sobre a importância da amizade e do perdão.

 

“O amor não é um sentimento, o amor é uma atitude. Se eu entendia que da minha parte eu tava pronto para me reconciliar com ele, eu precisava aceitar o tempo do Digão.”

 

Ainda moleques, em Brasília, os dois montaram uma banda de rock que emplacou nos anos 1990 com a mistura de hardcore e forró. Foi no auge do sucesso dos Raimundos que Rodolfo abandonou a banda após “seu encontro com Jesus”, como define. Digão, magoado, ficou sem falar com o ex-companheiro de banda durante 19 anos, até que o perdão chegou com o isolamento da pandemia. Ele conta como foi dar o telefonema que os reaproximou e explica seu processo de aceitação no Conversa.

 

“Minha noiva comentou sobre como eu lembrava com alegria das histórias com o Rodolfo. Com o tempo me pegava conversando com ele, querendo que ele me conhecesse como eu sou agora.”

 

 

Cido Medeiros apresenta projeto que obriga a presença de enfermeira em exames ginecológicos

Assessoria

 

Projeto de Cido Medeiros será apresentado nesta segunda-feira (Foto: Arquivo)

Buscando a segurança das mulheres, o vereador Cido Medeiros (DEM), apresentará nesta segunda-feira (13), durante sessão ordinária da Câmara Municipal, o projeto de lei que torna obrigatório a presença de uma técnica de enfermagem em todo procedimento de exame ginecológico realizado por médico(a) em clínicas, hospitais e consultórios de Dourados.

 

“É notório que a mídia de uma forma geral em todo o país tem noticiado a respeito de casos de assédio sexual e importunação sexual, provocado por médicos ginecologistas durante o procedimento de exames de suas pacientes. Por conta disso torna-se necessários que providencias venham a ser tomadas, no sentido de proteger a integridade de médico e paciente”, alertou Cido.

 

Com a aprovação do projeto de lei, a obrigação é válida para hospitais públicos e particulares, bem como clínicas e consultórios no município.

 

“Mulheres já foram abusadas durante a realização desses exames, portanto o projeto visa coibir tais atos e transmitir o mínimo de segurança às pacientes. Essas pacientes precisam se sentir seguras, pois é a saúde íntima delas que está jogo”, afirmou o vereador ao salientar também a importância da presença de uma acompanhante, para salvaguardar o profissional de saúde de acusações infundadas. “Por esse motivo, apresento este Projeto de Lei, que versa sobre o procedimento de exame ginecológicos realizados em clínicas, hospitais e consultórios, os quais deverão contar com a presença de uma técnica de enfermagem, que acompanhará a execução do mesmo”, reafirma.

 

Além do referido projeto apresentar segurança ao médico, para que o mesmo, não venha sofrer calúnia e difamação, sem ter provocado qualquer constrangimento a paciente, bem como protege a paciente que se sentirá mais segura, com a presença de uma técnica de enfermagem (mulher) durante o procedimento do exame ginecológico.

 

“Sendo assim, apresento esse Projeto de Lei que creio em muito ajudará o médico e o paciente na realização de um trabalho respeitoso e saudável e conto com o apoio dos meus nobres pares para a aprovação desse projeto”, finaliza Cido Medeiros.

Após sair da Globo, Zeca Camargo vai para Band: jornalista agirá nos bastidores

MSN

 

© Raphael Dias/Globo Raphael Dias/Globo

 

Pouco tempo depois de anunciar o fim de seu contrato fixo com a Globo, Zeca Camargo já está de casa nova: a Bandeirantes confirmou a contratação do jornalista, que também se manifestou no Instagram e disse estar muito animado para criar novas coisas em seu novo trabalho.

 

“Seja bem-vindo, Zeca. Desejamos mais sucesso ainda a você e à Band nesta nova fase de nossas vidas”, diz o comunicado oficial emitido pelo canal paulista. Nas redes, o apresentador comemorou. “Eu tô super feliz, tenho novo trabalho e vou trabalhar agora em um espaço muito criativo e em que tenho possibilidade de inventar, que é a coisa que eu mais gosto de fazer “, disse.

 

Com mais de 20 anos de carreira, Zeca tem no currículo o comando de programas megafamosos, como “Fantástico”, “No Limite” e, mais recentemente, “É De Casa”. Em seu anúncio, o apresentador também relembrou seus antigos trabalhos. “Levo pra essa nova experiência toda a bagagem dos meus trabalhos passados – pelos quais nunca deixarei de ser grato e me orgulhar – e mais um mundo de possibilidades. Isso mesmo: um mundo”, declarou.

 

No novo trabalho, Zeca terá presença forte nos bastidores e terá grande responsabilidade estratégia na empresa. “A parceria envolve comandar toda a área de produção e entretenimento, criar, desenvolver e produzir novos conteúdos”, diz a nota da Band.

 

Saída da Globo

 

O apresentador faz parte de uma leva de nomes famosos que têm tido seus contratos longos encerrados com a Globo – segundo a emissora, os artistas passarão a ser contratados por trabalho, mudança que, segundo a empresa, tem como objetivo ajusta-la à nova realidade do mercado.

 

Além de Zeca Camargo, outros atores e apresentadores também foram dispensados recentemente – entre eles, Renato Aragão, Miguel Falabella, Vera Fischer, Débora Nascimento, José Loreto e José de Abreu.

 

A Band ainda não revelou qual será o primeiro projeto de Zeca no canal.

Bebeto é atendido com tapa buraco na Avenida Guaicurus

Assessoria

 

Manutenção da Avenida Guaicurus atende reivindicações do vereador Bebeto (Foto: Assessoria)

 

Na semana passada o Governo do Estado, por meio da Agesul, realizou a manutenção da Avenida Guaicurus, principal via de acesso ao Campus da UFGD e o aeroporto municipal. Entre os serviços executados foi incluída a recuperação da malha asfáltica próximo ao Condomínio Terras Alphaville. O local apresentava afundamento da pista e a falta de manutenção colocava em risco de acidente os motoristas e ciclistas que ali trafegam diariamente.

 

O serviço atendeu uma das reivindicações do vereador Bebeto (PTB), por meio de preposições e ofícios à Prefeitura de Dourados e ao Governo do Estado, solicitando parceria na manutenção de vias e estradas vicinais. “Ali existia praticamente uma cratera que gerava insegurança aos motoristas e perigo iminente de acidentes, principalmente aos ciclistas que utilizam diariamente a Avenida Guaicurus, na prática esportiva do pedal”, comentou Bebeto.

 

Travessões

 

Durante sessão ordinária, o vereador solicitou a prefeita Délia Razuk (PTB), através de indicação com cópia a secretaria de Obras, Marise Bianche, a manutenção urgente das estradas vicinais, principalmente nos pontos considerados críticos na região da Macaúba, como no Travessão da Figueira, Travessão do Tucano, Estrada do Nicácio, Fazenda Mia, entre outras.

 

Bebeto ainda encaminhou indicação à prefeita Delia e secretarias competentes, solicitando o patrolamento e cascalhamento do Travessão da Figueira. O trajeto é um dos principais acessos a diversas propriedades rurais, aviários, além do transporte escolar.

Mel Lisboa condena comentário machista de professora

Terra

 

Mel Lisboa virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Mel Lisboa se tornou um dos assuntos mais comentados da internet após divulgar prints da conversa com a professora da sua filha, Clarisse, e afirmar que a educadora tinha sido machista na suas declarações.

 

“Bom dia, mamães! Por gentileza, peçam as meninas que já deixem os cards na página 189 destacados antes da aula”, escreveu a professora. “Por que só as mamães? Papais também não podem ajudar?”, respondeu a atriz.

 

Após o comentário de Mel Lisboa, a professora tentou explicar o que motivou que o pedido de ajuda nas tarefas escolares fosse direcionado apenas as mães, sem citar os pais. “Claro que podem! É que neste grupo, na maioria das vezes, quem fala comigo são as mamães, por isso escrevi assim nas últimas vezes”, escreveu.

 

A atriz continuou com a sua argumentação: “Mas o pai da Clarisse está no grupo, portanto seria interessante que você não se restringisse a se comunicar apenas com as mães, como se essas tarefas fossem uma obrigação apenas nossa. Acho que nós, como mulheres, deveríamos não continuar reproduzindo machismos que tanto afetam a sociedade como um todo. Só isso”.

 

Ao divulgar os prints da conversa, Mel Lisboa afirmou que “é exaustivo”. Porém, ela recebeu várias críticas dos internautas, que a condenaram pela exposição da professora.

 

Com a repercussão negativa, a atriz optou por excluir a postagem. “Exclui o post polêmico. Entendi que deveria ter me dirigido a ela no privado. Concordo. Pedi desculpas, tanto no grupo, quanto no privado. Vivendo e aprendendo”, justificou.

Projeto de Marçal cria diretrizes para prevenção da mortalidade materna, infantil e fetal

Assessoria

 

A falta de acesso adequado ao sistema de saúde pode acarretar em milhares de mortes evitáveis, diz Marçal (Foto: Arquivo)

Projeto de Lei (PL) apresentado pelo Deputado Estadual Marçal Filho (PSDB), pretende criar diretrizes para a prevenção e redução da mortalidade materna, infantil e fetal durante o período da Pandemia da Covid-19 (Coronavírus SARS-CoV-2), no Estado de Mato Grosso do Sul.

 

Pelo PL apresentado, o Poder Público Estadual deve seguir algumas diretrizes com objetivos ou ações que tenham como finalidade sensibilizar os formuladores de políticas, as instituições de assistência à saúde da família e a comunidade sobre a gravidade das mortes maternas e infantis, suas causas e efeitos sociais e de saúde e as formas de evitá-las.

 

Além de recomendar ações adequadas de assistência qualificada ao parto e puerpério e combate às mortes maternas, infantis, perinatais e neonatais no que se refere à legislação, com estabelecimento de ações adequadas ao período da pandemia, tais como: busca ativa, cadastramento e atendimento domiciliar de gestantes, para o devido acompanhamento do pré-natal, além de assegurar o direito das gestantes e parturientes à assistência baseada em boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento, com atendimento centrado na mulher e na família.

 

Marçal destaca que após alertar para o aumento da violência doméstica durante a pandemia da Covid-19, a Organização das Nações Unidas (ONU), trouxe recentemente outro aviso alarmante que afeta a saúde das mulheres como consequência do novo coronavírus.

 

De acordo com o órgão, 47 milhões delas, espalhadas por 114 países de média e baixa renda, podem não conseguir acessar serviços de saúde nem métodos contraceptivos enquanto as unidades de atendimento ficarem sobrecarregadas, fecharem ou só fornecerem serviços limitados.

 

“A falta de acesso adequado ao sistema de saúde pode acarretar em milhares de mortes evitáveis, entre elas a materna — entram para essa estatística mulheres que perdem a vida durante a gestação ou nos 42 dias após darem à luz”, disse Marçal.

 

No período de 1996 a 2018, o Brasil registrou 39 mil óbitos maternos, 92% deles por causas consideradas evitáveis, de acordo com o Ministério da Saúde. Não estão contabilizadas as mortes de crianças de até um ano de vida, acometidas por afecções originadas no período perinatal – e que também podem ser evitadas, como problemas relacionados ao trabalho de parto. No período de 2015 a 2018, foram 85.433 óbitos, segundo dados disponibilizados pelo governo federal.

 

Miá Mello fala sobre convivência com os filhos durante isolamento

MSN

 

© Fornecido por Cabeça de Criança Imagem: Jonatas Marques/Divulgação

 

A maternidade é um tema central na vida de Miá Mello, mãe de Nina e Antonio. Antes da pandemia do novo coronavírus, a atriz estava em cartaz com a peça “Mãe Fora da Caixa”, inspirada no livro de mesmo nome de Thaís Vilarinho.

 

Mas a quarentena trouxe novos desafios para a vida da família. Em relação à convivência com os filhos, ela é realista: “Não romantizo a quarentena”.

 

“Eu estava bem imersa no tema maternidade, mas também estava com a minha vida de volta. O Antonio, com 3 anos, já com mais autonomia, a Nina com 11, nem se fala. Eu estava conseguindo ter mais liberdade. Eles já estavam conseguindo ter mais momentos deles, sem que eu precisasse ficar o tempo inteiro junto. Então foi uma volta inesperada para dentro de casa”, disse Miá Mello, em entrevista ao GShow.

 

Sem esquecer os privilégios da família, a atriz também fez uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas durante o isolamento social. “Não romantizo a quarentena. Mãe feliz é igual a filhos felizes. Não estamos em uma fase feliz. Acho muito importante que as crianças tenham espaço, a vida delas, e a vivência longe dos pais, e eles estão privados disso. Eles estão o tempo inteiro com a gente, e a gente com eles. Confesso que prefiro o formato anterior. Estamos juntos, cheios de privilégios. Reforço o tempo inteiro para a gente agradecer, mas nada como cada um ter um pouco de vida independente também. É saudável, faz muito bem.”, disse.

 

Durante a quarentena, a rotina de contação de histórias ganhou ainda mais espaço na casa da família. Mesmo sem ter sido alfabetizado, o filho mais novo da atriz é um entusiasta dos livros. “A narrativa é uma das coisas mais importantes para o Antonio. Desde muito pequeno, gosta muito. É muito engraçado porque ele acaba decorando. Esses dias, minha filha falou: ‘Mamãe, ele tá lendo!’ É porque ele decorou a história exata”, contou.

 

Mãe e filho participaram do projeto “De História em História”, do centro de convivência Espaço Mundo Mãe, que saiu da novela “Amor de Mãe” e virou um perfil no Instagram sobre maternidade. Miá leu o livro “A Escolinha do Mar”, de Ruth Rocha, com publicação da Editora Salamandra.

 

 

Cascalhamento na Rua dos Caiuás é luta do vereador Mauricio Lemes

Assessoria

 

Vereador Mauricio acompanhou os serviços na Rua dos Caiuás (Foto: Assessoria)

Foi realizada na semana passada, por meio da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) a manutenção de um trecho da estrada que liga a Perimetral Norte até a Rua dos Caiuás. O local recebeu os serviços de patrolamento e cascalhamento, garantindo a comunidade melhor locomoção, principalmente no período de chuvas prolongadas.

 

O trabalho foi realizado após diversas solicitações do vereador Mauricio Lemes (PSB), por meio de indicações e ofícios encaminhados aos órgãos e secretarias competentes. “Esta é mais uma importante ação do nosso mandato, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população. O trabalho não pode parar!”, comentou o vereador durante vistoria aos serviços.

 

Recentemente a pedido do vereador Mauricio, a Prefeitura de Dourados, por meio da Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) realizou diversos serviços de limpeza e remoção de entulhos, como na Rua Paraguai, localizada no bairro Parque das Nações I Plano. “Só tenho a agradecer o vereador Mauricio que prontamente nos atendeu, pois aqui estava vergonhoso diante da falta de conscientização de alguns moradores que jogam lixo praticamente no meio da rua”, afirmou José Roberto, um dos líderes da comunidade.

 

Ainda na região oeste da cidade, por solicitação de Mauricio, a administração municipal realizou um mutirão de limpeza em toda a extensão da Avenida Indaiá. “Esta localidade oferecia perigo tanto no trânsito quanto para a saúde dos moradores, pois os entulhos e lixos acumulados contribuem para a proliferação do mosquito da dengue”, ressaltou Mauricio.

Marçal pede força-tarefa para frear avanço da covid-19

Assessoria

 

Deputado sugere que municípios ampliem monitoramento de pacientes (Foto: Arquivo )

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) sugere que os municípios sul-mato-grossenses aprimorem o monitoramento dos pacientes com suspeita e casos confirmados de covid-19. A medida tem como objetivo ajudar a frear o avanço da doença no Estado.

 

Marçal faz um alerta às secretarias de saúde das cidades com mais registros – Dourados, Campo Grande, Rio Brilhante, Corumbá, Três Lagoas. “É preciso evitar a propagação da infecção através do rastreamento da via de transmissão, impedindo que uma comunidade de pacientes crie outra”, afirma o parlamentar.

 

Dourados, considerado o epicentro do coronavírus no Estado, foi preciso que o Ministério Público Estadual interviesse para que o município passasse a acompanhar pacientes com a doença. Ainda assim, denúncias têm chegado ao deputado que pessoas com covid-19 continuam desassistidas. “O monitoramento deve iniciar a partir do momento que a pessoa está suspeita. Não só ela, como também todas aquelas com quem teve contato”, complementa Marçal Filho.

 

No final de semana o deputado esteve com o secretário de estado de saúde Geraldo Resende, que alertou que Dourados e a macrorregião podem sofrer consequências no sistema de saúde, em julho, se não frearem o crescente número de casos. Dourados é responsável por 33 cidades da região sul.

 

Muitas cidades do país têm utilizado a tecnologia no combate ao coronavírus. Aplicativos gratuitos, por exemplo, indicam se um caso é suspeito de contágio com base apenas em perguntas sobre o quadro clínico do paciente. A tecnologia também monitora se o isolamento está sendo cumprido. “No atual cenário, saber quem está infectado, ou tem chance de estar, é uma prioridade”, afirma Marçal Filho, apontando a necessidade dos municípios adotarem tecnologia no combate ao vírus.

 

O deputado ainda defende que todo município deve ter um centro de monitoramento, para que profissionais da saúde possam entrar em contato diariamente com os pacientes, perguntando como estão os sintomas, e se houve alguma alteração no quadro clínico. A força-tarefa deve também, conforme o parlamentar, ter apoio das equipes de agentes de saúde, para fortalecer o monitoramento.

 

Como o baixo índice de isolamento social é um dos grandes problemas no Estado, aprimorar as medidas que façam as pessoas com casos suspeitos ou confirmados com a doença permaneçam em quarentena, poderá auxiliar na redução do contágio, para evitar que a saúde entre em colapso.

Internada em hospital para tratar trombose, Anitta manda recado: Não foi dessa vez!

MSN

 

No Instagram, a cantora afirmou que terá alta nesta sexta feira, dia 26, e pediu foco dos fãs na divulgação da música (Foto - Reprodução/Instagran)

 

Anitta deu um baita susto em seu público na última sexta-feira, dia 25. Horas antes de divulgar uma nova música em parceria com MC Zaac e Tyga, a cantora revelou ter sido internada em um hospital para tratar uma trombose. No Instagram, ela apareceu na cama de hospital e falou sobre seu estado de saúde, garantindo que já está tudo bem e que a doença foi diagnosticada em sua fase inicial.

 

– Seguinte, estou vendo as notícias saindo. Na verdade, não estou vendo, mas descobri por que me ligaram insistentemente para perguntar. Sim, estou no hospital, estou internada. Mas estou bem.Vou ter alta amanhã, o que eu tive foi uma trombose que já começou a ser tratada. Para quem sabe o que é trombose, sabe o perigo dessa doença. Então, por isso, precisei ser internada e ficar dentro do hospital;Quem sabe sobre trombose sabe que descobrindo a doença, tem tratamento e tal. A minha trombose está em fase inicial. Então, vai ficar tudo bem comigo. Amanhã estou indo dançar nos Stories, fazer live e promover o clipe novo [da música Desce pro Play]. Vamos ver a música aí e comemorar que estou viva. Então, sem vibe ruim. Estou bem e está tudo certo, disse ela.

 

Em comunicado, a assessoria de imprensa da funkeira esclareceu que o quadro é reversível e confirmou que ela terá alta nesta sexta-feira, dia 26:

 

A cantora @anitta foi diagnosticada com uma trombose em uma de suas pernas e orientada a permanecer em observação de hoje (25/06) até esta sexta-feira (26/06), quando terá alta. A cantora passa bem e seu quadro é absolutamente reversível apenas com o tratamento adequado, diz a nota.

 

Anitta também pediu aos internautas que parassem de especular sobre a doença, esclarecendo que seu método contraceptivo não influenciou no aparecimento da doença, que é caracterizada por coágulos que se formam nos vasos sanguíneos, veias ou artérias, limitando o fluxo normal do sangue.

 

– Gente to recebendo mil mensagens de pessoas falando para parar de tomar anticoncepcional. Eu não tomo anticoncepcional, meu método contraceptivo não é hormonal. A gente não sabe da onde veio esse babado, só veio. Não fumo, não tomo anticoncepcional. Tá tudo bem, eu vou sair amanhã e faço um Stories dançando, rodando… Eu to muito bem, to ótima, to maravilhosa. Não foi dessa vez.

 

Incomodada como a sua internação foi revelada ao público, a cantora ainda mandou um recado para a pessoa que teria vazado a informação de que estava no hospital:

 

– Não foi dessa vez, hein! Tem um monte de gente me mandando mensagem, eu estou bem. Eu só queria o contato de quem passou essa informação para o público, para a imprensa, pra mídia, para mandar essa pessoa responder por mim. To aqui fazendo meu lançamento tão bonitinha e não falei para ninguém, para ninguém ficar preocupada, porque to aqui pensando na música: vamos botar a música, vai dar tudo certo esse lançamento mesmo eu estando aqui.Aí vem um abençoado e passa para as pessoas a informação, muito legal. Podia ter passado seu contato, seu número para falar: fala com essa pessoa que ela sabe mais de mim do que eu, ta babado!

 

______________

Renato Câmara e vereadores debatem ações contra o Covid-19 em Dourados

Assessoria

 

Em encontro com os vereadores Alan Guedes e Daniela Hall, deputado Renato Câmara discutiu novas ações de combate ao Covid-19 em Dourados (Foto - Divulgação)

 

Preocupado com o avanço no número de casos de coronavírus nas últimas semanas em Dourados, o deputado estadual Renato Câmara (MDB) se reuniu nesta semana com o presidente da Câmara Municipal de Dourados, Alan Guedes (PP), e com a vereadora Daniela Hall (PSD) para discutir a adoção de ações conjuntas voltadas ao enfrentamento da pandemia no município.

 

Dourados é o município com maior incidência de casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul. Conforme o boletim epidemiológico divulgado hoje pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), Dourados chegou a 2.247 casos confirmados do novo coronavírus.

 

No encontro, o deputado e os vereadores debateram a situação de Dourados no combate a doença, analisando as ações de contingenciamento já adotadas pelo poder público municipal e estadual, os reflexos da pandemia no atual momento e a implementação de novas medidas com intuito de conter o avanço da circulação do vírus no município. “Fizemos uma análise conjunta do cenário atual e debatemos sobre a adoção de medidas preventivas que visam desacelerar o avanço do vírus no município, o fortalecimento da rede pública de saúde para acolher e tratar pessoas infectadas pela Covid-19, e adoção de ações emergenciais para socorrer setores da população que precisam de maior atenção e o suporte às atividades econômicas mais atingidas”, informou Renato Câmara.

 

Outro tema debatido na reunião está relacionado à falta de equipamentos básicos de proteção individual para atender os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate a doença. Nas últimas semanas, o deputado e os vereadores têm recebido ofícios e reclamações, por parte profissionais de saúde e entidades de classe, que relatam às dificuldades enfrentadas pelos servidores devido à falta de insumos básicos como máscaras, luvas, algodão e aventais no Hospital da Vida e também nas unidades básicas de saúde.

 

“Essa conversa vai resultar em importantes propostas voltadas ao enfrentamento ao coronavíus. A união de esforços entre o Legislativo estadual e o municipal proporciona o fortalecimento dos encaminhamentos e aponta caminhos e saídas para superar os obstáculos impostos pela pandemia. Essa troca de experiências com os vereadores também é fundamental para que possamos ter uma leitura ainda mais completa da situação e apresentarmos propostas conjuntas que venham ao encontro da realidade enfrentada pela população. Estamos preocupados e comprometidos em contribuir para que o município possa ter às condições de bem atendem às necessidades da população”, enfatizou Renato Câmara.

 

 

 

 

Marçal pede que secretarias de educação garantam material impresso aos alunos

Assesoria

 

Deputado diz que alunos não podem ficar sem acesso ao ensino por falta de material impresso (Foto - Divulgação)

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) encaminhou indicação ao Governo do Estado e as prefeituras de Mato Grosso do Sul para solicitar que as secretarias de educação garantam materiais impressos aos estudantes. Com a pandemia, as aulas passaram a ser remotas e muitos pais têm questionado que diante da crise financeira estão com dificuldades de imprimir as atividades.

 

Os materiais passaram a ser disponibilizados de forma digital e pais e mães têm procurado o gabinete do deputado para relatar que nem sempre podem pagar pela impressão. Para Marçal Filho, os estudantes não podem ser prejudicados e as secretarias de educação junto às escolas devem garantir materiais impressos quando necessário.

 

O deputado destaca a iniciativa e inovação de escolas, que adotaram medidas criativas para compartilhar os conteúdos e para acompanhar o desenvolvimento das atividades. Gestores de diversas escolas, por exemplo, chegaram a criar portais de conteúdo repletos de recursos multimídia para os estudantes. E para o atendimento de casos pontuais e dúvidas, a alternativa adotada foram os aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhastApp.

 

Já o Governo do Estado em parceria com a Google Inc criou plataforma de ambiente de estudo virtual para os 230 mil alunos da rede e passou a transmitir aulas pela TV aberta. As escolas, até então, ficaram de fornecer materiais impressos aos alunos, principalmente para aqueles que não têm acesso à internet. No entanto, nem todas tem garantido a impressão das atividades.

 

Como as escolas dos municípios não estavam preparadas para aulas remotas, a realidade é outra e as atividades passaram a ser repassadas via WhatsApp. Para Marçal Filho, é preciso que a secretaria de estado de educação e as secretarias municipais de educação das 79 cidades de Mato Grosso do Sul disponibilizem materiais impressos para facilitar o melhor desenvolvimento das aulas, de forma a deixar nenhum aluno sem acesso ao ensino.