sábado, 18 de maio de 2024

Em quem Jesus Cristo votaria? Lula ou Bolsonaro?

Compartilhar

(*) João Pires  

Com certeza, esta é uma das eleições presidenciais mais polarizadas no Brasil. E talvez o tema religião e política nunca foi tão discutido, não só no meio evangélico mas também na igreja católica, com a manifestação de padres e principalmente pastores, nas redes sociais.

Se por um lado Jair Bolsonaro, que se diz católico, é o “messias” considerado pela maioria evangélica, o ex-presidente Lula não esconde sua admiração pelo Papa Francisco e o respeito pelas religiões afros brasileira.

Mas não para por ai, tanto que nesta primeira semana de campanha do segundo turno, vídeos de um suposto satanista declarando voto ao candidato Lula e outro do Bolsonaro pedindo votos dentro de uma loja maçônica, rivalizaram nas redes e pautaram os debates entre os mais fervorosos eleitores.

Com tudo isso, (não vou nem citar ideologia de gênero ou costumes), como agiria Jesus Cristo? Se ainda ele estivesse em forma humana em nosso meio como se comportaria? Em qual religião ou em qual denominação ele iria visitar no próximo domingo? Em quem votaria?

Pois bem, vamos um pouco de Bíblia. Deixo claro que não tenho formação teológica, mas é certo que o foco da mensagem de Cristo sempre foi a salvação de nossas almas e, é isto o princípio básico e unanime em todos os sermões evangélicos.

Em meu entendimento, uma das principais lutas que Jesus Cristo enfrentou enquanto esteve em corpo presente aqui, foi exatamente convencer o ser humano do seu plano de redenção, enquanto muitos esperavam dele um projeto político capaz de mudar todo o sistema da época.

Santo engano! Jesus nunca se interessou por política!

Prova disto, ele demonstrou durante seu diálogo com Pôncio Pilatos (governador romano) momentos após ser açoitado e entregue para ser julgado. Pilatos, como um bom político até tentou “alinhar” com Jesus e quem sabe tentar um acordo para livra-lo da cruz. Porém não teve êxito.

Respondeu Jesus: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui” (João 18:36)

Voltando ao título; Em quem Jesus votaria? Lula ou Bolsonaro? Respondo: em NENHUM.  – “O meu reino não é deste mundo”

(*) Jornalista e evangélico