terça-feira, 23 de junho de 2026

Dourados terá quatro postos de saúde abertos das 7h às 19h

Dourados terá quatro postos de saúde abertos das 7h às 19h, com 12 horas diárias de atendimento sem interrupção a partir do mês de março. As UBS (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Jóquei Clube, Ildefonso Pedroso, Jardim Maracanã e Parque do Lago II terão o horário de atendimento ampliado.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena, essas quatro unidades de saúde foram escolhidas levando em consideração o critério populacional e o geográfico, sendo uma em cada região da cidade.

“Vamos fortalecer o atendimento primário com a ampliação do quadro de profissionais, o que vai possibilitar que o atendimento nessas unidades seja expandido também e oportunizando horário para quem chega do trabalho às 17h ou 18h, e precisa do atendimento”, explicou o secretário durante a coletiva realizada hoje. 

A ampliação do horário de atendimento dos postos de saúde será possível graças a chegada de 31 novos profissionais de saúde, sendo seis deles médicos, por meio da parceria firmada pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde) com a FioCruz e o Ministério da Saúde, que garantiu a implantação do projeto Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde (InovaAPS), com aprovados nos programas de residência médica em Medicina de Família e Comunidade Multiprofissional em Saúde da Família.

Além dos seis médicos, outros especialistas vão compor uma equipe multiprofissional, como enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e dentistas, sendo cinco em cada especialidade. “Esses profissionais farão essa residência por dois anos. O programa pretende, após esse período inicial, ter a formação de 31 especialistas por ano, que esperamos fixar na nossa rede”, afirmou Waldno.

Fonte: Assecom

Malafaia eleva o tom em ato de Bolsonaro e faz acusação contra Lula

Magistrados avaliam que está cada vez mais clara a mudança no entendimento de Bolsonaro e de seus aliados de que o cerco esta se fechando pois, antes, falava-se no ex-presidente como autor intelectual, como se propostas de golpe fossem apresentados a ele.

No entanto, com o avanço da PF, evidencia-se que Bolsonaro estava “materializando” a proposta —nas palavras de um ministro da Corte. “Não só era ativo, como era proativo”.

Apesar de Bolsonaro ter evitado ataques ao STF, ministros viram uma terceirização de ataques, numa ação coordenada, a Silas Malafaia —chamado por integrantes da Corte, nos bastidores, de ‘ventríloquo”.

No alto do trio elétrico, ele falou o nome de Moraes e ainda, sem provas, sugeriu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sabia dos atos golpistas de 8 de janeiro, que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília (Distrito Federal).

“Bolsonaro foi embora para a América sem atacar ninguém, sem falar mal de ninguém. Chegamos no fatídico dia 8 de janeiro, com algo que não concordamos. Quebraram Brasília. Começou então a narrativa de golpe”, declarou

 “Mas eu tenho algumas perguntas para fazer: primeiro, por que Lula saiu às pressas de Brasília e foi para Araraquara, sendo que a enchente em Araraquara ocorreu no dia 28 de dezembro, dez dias antes? Ele foi avisado que ia ter baderna? Outra pergunta: cadê os vídeos gravados pelas câmeras do governo, que estão em posse de Alexandre de Moraes? O povo precisa saber quem está por trás daquela baderna, daquela safadeza”, continuou.

Durante o seu discurso, Malafaia chegou a citar a morte do baiano Cleriston Pereira da Cunha, de 46 anos, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, em novembro do ano passado. Ele foi um dos presos pelo ataques de 8 de Janeiro. O pastor culpou Moraes pela morte do empresário. Os apoiadores de Bolsonaro responderam a declaração com gritos de “assassino” em referência a Moraes.

Durante o seu discurso, Malafaia chegou a citar a morte do baiano Cleriston Pereira da Cunha, de 46 anos, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, em no

vembro do ano passado. Ele foi um dos presos pelo ataques de 8 de Janeiro. O pastor culpou Moraes pela morte do empresário. Os apoiadores de Bolsonaro responderam a declaração com gritos de “assassino” em referência a Moraes.

Fonte: Portal Terra

 

Enfermeira do HU-UFGD é destaque na área da ciência

No dia 11 de fevereiro é celebrado o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, com o objetivo de chamar atenção para a necessidade de mais equidade de gênero na ciência, além de encorajar mulheres e meninas a seguirem carreiras nessas áreas. Por isso, este dia é uma oportunidade para promover, de forma plena e igualitária, tanto o acesso quanto a participação de mulheres e meninas.

Embora haja uma grande desproporção de mulheres em posições de liderança e influência na ciência e tecnologia – dados da ONU mostram que apenas 35% das cientistas do mundo são mulheres – escolhemos nesta data enfatizar o papel de mulheres que se destacam na ciência.

Como a enfermeira do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD/Ebserh), Ellen Biavatti.

Ela é bacharel em enfermagem com ênfase em saúde pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Desde a graduação realizou pesquisas científicas. Fez mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em gestão e inovação tecnológica em saúde e pode trabalhar em padronização, protocolos institucionais, gestão da qualidade e gestão do conhecimento.

Também fez doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pesquisa voltada para a área de trabalho, em cinco Hospitais Universitários Federais (um em cada região do país) sobre autenticidade da liderança e cultura organizacional. “Busquei conhecer qual é o perfil dos hospitais universitários federais dentro da Rede Ebserh, os contextos regionais e qual é o perfil de lideranças na área de enfermagem”, explica.

O trabalho foi publicado na Revista Brasileira de Enfermagem e Ellen também foi convidada para apresentá-lo no Congresso Mundial de Enfermagem, em Nova Iorque.

Hoje a enfermeira atua na Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde do HU-UFGD. “Estou sempre tentando trazer essas questões da ciência e da pesquisa para o contexto dos hospitais universitários federais: inovação, avaliação de tecnologias em saúde (que é uma área bem nova)”. Atualmente Ellen é coordenadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde, fazendo pareceres e protocolos técnico-científicos para subsidiar a tomada de decisões dos gestores e capacitando os profissionais, além de apoiar pesquisas acadêmicas.

“É muito importante a participação das mulheres na ciência e na pesquisa, porque tradicionalmente, historicamente, a pesquisa é uma área dominada por homens, e ao longo dos anos esse contexto vem se modificando. Esse cenário predominantemente masculino era resultado de décadas de estereótipos que afastam as mulheres da ciência por elas se dedicaram à casa, aos filhos”, afirma a enfermeira.

Ellen acredita que o cenário vem se modificando e essa questão da diversidade de gênero na pesquisa é extremamente importante. “As mulheres vêm cada vez mais conquistando espaços na pesquisa, e eu fico muito feliz de estar incluída nessa parcela que consegue, dentre várias atividades, se dedicar a pesquisar, publicar, contribuir, não apenas com o ambiente acadêmico, na produção de artigos científicos, mas nesse contexto de estar inserida em um hospital universitário, onde há uma prerrogativa de formação de recursos humanos, que a gente pode contribuir com esse contexto de expansão e avaliação de tecnologias em saúde. Espero que a gente invista cada vez mais na participação das mulheres em pesquisa, que as mulheres sejam valorizadas e elas tenham oportunidades de participar e que possam inspirar outras mulheres a se dedicarem à área da pesquisa”.

Fonte: Assessoria

Dourados tem novo coordenador Geral de Direitos Humanos e Cidadania

A Prefeitura de Dourados nomeou o servidor Diego Araújo Oliveira, no cargo de provimento em comissão de Coordenador Geral dos Direitos Humanos e Cidadania. Natural de Dourados e pastor na Comunidade Tempo de Vida, Diego Araújo Oliveira é casado com Gisele Araújo, cursou direito, é empreendedor e líder social.

Liderou trabalhos com a juventude douradense por 12 anos, onde atuou no enfrentamento às drogas e na conscientização da formação de família para o crescimento deles. Ainda lidera um projeto social que completou quatro anos, com início na pandemia.

Por dois anos serviu as aldeias de Dourados com 200 refeições diárias para crianças indígenas (2020/2021). Atualmente o seu projeto atende em média 300 pessoas por dia, com refeições gratuitas. Nesses quatro anos o projeto ultrapassou a marca de 300 mil refeições entregues, atendendo mulheres, mães solos, moradores de rua e pessoas que se encontram em algum tipo de vulnerabilidade social.

Atuou na recepção de 200 imigrantes venezuelanos em Dourados, ajudando no encaminhamento para o mercado de trabalho e a conseguir um lugar para morar.

“Encaro como uma grande missão de vida poder continuar o trabalho que tenho feito a anos agora na esfera pública municipal. Com muita responsabilidade iremos formular, articular e coordenar a Política Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, de forma transversal, participativa e com respeito a diversidade de áreas abrangentes, por meio da promoção e defesa de direitos, em benefício da população, com atenção especial às pessoas em situação de vulnerabilidade, visando a uma sociedade justa, igualitária, inclusiva e solidária. Estou muito feliz e faço das palavras de Martin Luther king, as minhas: A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar”, afirma Diego.

Entre os órgãos atendidos pela Coordenadoria Geral de Direitos Humanos e Cidadania estão as coordenadoria especiais de Assuntos Indígenas; Políticas Públicas para Mulheres; Políticas Públicas para Juventude; Promoção da Igualdade Racial; Imigrantes; Políticas para a Diversidade Sexual; Políticas de Proteção aos Direitos Animais e a de Políticas sobre Drogas.

Fonte: Assecom

Alan Guedes visita ex-prefeitos no dia do aniversário de Dourados

Como vem fazendo desde o primeiro ano de sua gestão, o prefeito Alan Guedes visitou ex-prefeitos nesta quarta-feira, 20 de dezembro, dia do aniversário de Dourados.

Junto com a esposa Kely, Alan vai até a casa dos ex-prefeitos para homenagear essas pessoas que já comandaram o Poder Executivo do município. “Esta é uma forma de também agradecer por tudo o que fizeram por nossa cidade”, diz ele.

Kely e Alan e Zonir e Tetila (Foto: Divulgação)

No final da manhã do dia 20, o casal esteve na casa do ex-prefeito Laerte Tetila, acompanhado pela esposa Zonir. Em seguida, Alan e Kely foram até a residência do ex-prefeito Braz Melo, que os recepcionou junto com a esposa Anete.

Na conversa, grandes recordações sobre as gestões anteriores, visto que tanto Braz como Tetila ocuparam o cargo de prefeito por duas gestões cada um. Alan Guedes falou sobre o trabalho que vem realizando tendo como meta o melhor futuro para o município e fez um resumo a respeito do andamento das obras e ações a serem realizadas no próximo ano.

O ex-prefeito Murilo Zauith e a ex-prefeita Délia Razuk não estavam em Dourados no dia 20 de dezembro.

Fonte: Assecom

Alan Guedes libera 13º salário e Dourados é o primeiro de MS a pagar servidores integralmente

Comprovando uma gestão fiscal eficiente em conjunto com um planejamento responsável com as contas da Prefeitura de Dourados, o Prefeito Alan Guedes autorizou o depósito do 13° salário dos servidores nesta segunda-feira, dia 13 de novembro. Totalizando R$ 28.662.187,75, o valor líquido da folha do 13° salário será pago de forma integral e o saldo estará disponível para saque ao longo do dia desta terça-feira (14).

Dourados é a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a pagar o décimo dos servidores na totalidade. “Esse pagamento adiantado só foi possível graças ao planejamento e ao compromisso com as contas da prefeitura. Esse esforço tem permitido que a gente consiga se organizar financeiramente para honrar os compromissos e fazer entregas importantes para nossa cidade”, afirmou Alan Guedes.

Ainda de acordo com o prefeito, o pagamento dos salários em dia e a antecipação do décimo terceiro agora em novembro tem vários objetivos. “Primeiro, honrar, reconhecer e agradecer todos os servidores que ajudam a cuidar da cidade. Sem os servidores, nada seria possível. Segundo, permitir que as famílias se organizem melhor para o fim do ano, antecipando compras e colocando os compromissos em dia e terceiro, fomentar o comércio, antecipando o movimento de compras nesse período que antecede o Natal”, enumerou.

A gestão tem procurado, sempre que possível, antecipar os pagamentos dos salários dos servidores, uma forma de valorizar e reconhecer o desempenho do funcionalismo, além de fomentar a economia da cidade, movimentando o comércio e serviços em geral.

Fonte: Assecom

Marido de Ana Paula Padrão é internado após sofrer queda de 7 metros em fuga de assalto

Gustavo Diament, marido de Ana Paula Padrão, sofreu um acidente ao fugir de uma perseguição de um assalto na Via Dutra, no domingo (22).  O casal passou o fim  de semana na Serra da Mantiqueira e retornava para São Paulo, ela de carro, com o cachorro da família e ele de moto.

“Quando eu estava chegando em São Paulo, eu soube que tinha acontecido alguma coisa com o Gustavo, me mandaram a localização, eu voltei 30 KM. Ele foi assaltado com duas pessoas armadas, ele parou, jogou a moto no chão e saiu correndo. Parece que houve uma perseguição e entre uma pista da Dutra e outra, num determinado trecho, tem uma vala de sete metros de profundidade e ele caiu nessa vala” , contou a apresentadora no Instagram nesta segunda-feira (23).

Por conta da queda, ele teve as duas escápulas quebradas em vários lugares, uma vértebra no meio da coluna fraturada, outra vértebra na base da coluna fraturada e também quebrou a bacia.

“Tem outros exames para fazer, por enquanto está descartada cirurgia. Já teve muita dor, o pior já passou, está medicado”, disse. A apresentadora contou que o marido foi içado da vala após ser imobilizado e colocado em uma maca. Ela agradeceu à CCR ( Concessionária da Rodovia Presidente Dutra) e à polícia rodoviária federal.

“Estava bem nervosa, a presença da polícia rodoviária federal, foi fundamental”, avaliou.

Inicialmente, ele foi levado para o hospital de Ipiranga, de Arujá. “Graças ao resultado dos exames conseguimos vir para um hospital perto da nossa casa”, completou.  Ana Paula disse que no momento o marido está bem e passará por novos exames. “Vai ser uma recuperação difícil e longa, tem muita fratura, mas dentre as inúmeras possibilidades de final de história, essa está muito bem”, concluiu.

Fonte: Portal Terra

Animais de estimação fogem de bombas e buscam refúgio em Israel

Organizações de proteção animal e veterinários de Israel atuam para resgatar animais de estimação que perderam suas famílias no sul do país e nas proximidades da Faixa de Gaza. Os voluntários tentam encontrar as famílias de pets que foram deixados para trás para reuni-los, ou achar novas famílias para aqueles que perderam seus tutores.

Autoridades estabeleceram uma linha telefônica para coletar informações e realizar missões de resgate aos animais.

Um dos organizadores é Shay Weisberger, que, segundo o jornal O Globo, disse que “muitos animais ficaram para trás”, e que “seus donos estão pedindo ajuda”.

“Estabelecemos um número de telefone para que as pessoas nos forneçam detalhes e para que possamos retirá-los das áreas de perigo. Além disso, fazemos um apelo a quem esteja interessado em usar suas casas como lares temporários para entrar em contato conosco e oferecer a sua ajuda”, afirmou em comunicado à imprensa.

O morador de Israel Tal informou ao jornal local The Times of Israel que disponibilizou a própria casa como abrigo para os pets deixados para trás pelas famílias de sua aldeia. Ele disse que mora a oeste da Galileia, a pouco mais de quatro quilômetros do Líbano. A região, afirmou, tem sido considerada “parte do segundo grau de risco, em comparação com aqueles que vivem a menos de quatro quilômetros”.

Fonte: Portal Terra

Rave alvo do Hamas foi criada pelo pai de Alok; 260 morreram

O festival de música eletrônica atacado neste sábado (7) pelo Hamas em Israel tem origem brasileira e foi criado pelo DJ Swarup, pai do DJ Alok. A edição Israelense do Universo Paralello foi interrompida durante o ataque e deixou mais de 260 pessoas mortas, segundo as autoridades israelenses.

O evento brasileiro foi criado no Brasil nos anos 2000 por Juarez Petrillo, o DJ Swarup, pai dos DJs Alok e Bhaskar. A festa começou em Goiás, mas logo foi transferida para a Bahia, onde geralmente acontece na virada do ano na praia de Pratigi, de Ituberá.

Nas redes sociais, a organização brasileira publicou uma nota sobre o ataque em Israel.

Universo Paralello no Brasil em fotos nas redes sociais — Foto: Reprodução/Instagram

“Estamos profundamente chocados com os últimos acontecimentos em Israel envolvendo ataques simultâneos sem precedentes em diversas regiões do país pelo Hamas. Como muitos de vocês sabem, o evento ‘Tribe of Nova edição Universo Paralello’ estava sendo realizado na região Sul, próximo à Faixa de Gaza no último dia 6, um dos lugares atacados”, diz o comunicado.
“Israel é reconhecida mundialmente por grandes eventos de música eletrônica e o local é conhecido por realizar diversos deles, tendo no dia anterior acontecido um festival com o mesmo perfil no mesmo local.”

 

Festa brasileira com marca licenciada

O festival brasileiro conta com vários dias de duração, e o público costuma ficar acampado no local, numa área de camping na praia. Os DJs apresentam vertentes variadas da música eletrônica, como o psytrance.

Segundo a organização da rave brasileira, a marca costuma ser licenciada para outros países, com uma produtora local responsável pela organização e pela contratação dos artistas.

O festival já aconteceu em países como a Índia, em 2015, e na França, em 2016, e entre 2022 e 2023, foram realizadas edições na Argentina, Espanha, Portugal, Tailândia e México. Esta festa foi a festa primeira a acontecer no Oriente Médio e recebeu o nome de Tribe of Nova. Petrillo foi um dos DJs contratados para a edição israelense.

‘Estou em choque’

O DJ Swarup filmou o momento em que o festival foi interrompido após o ataque do Hamas, em Israel. O vídeo postado em rede social por ele mostra fumaça no céu e as pessoas se movimentando no local.

“Estou em choque até agora! E as bombas não param de explodir… depois conto mais detalhes”, escreveu Petrillo.

“Surreal! […] Já estava no palco para tocar. Espiritual demais! Foi a primeira vez que aconteceu isso, nunca uma festa parou assim! Sei nem o que fazer dizer”, escreveu. “Helicópteros!! Explosões. Acabou a luz elétrica!! Bizarro!! Guerra !! Muito triste.”
Fonte: Portal G1

Hipertermia e desidratação nos pets: saiba quais cuidados tomar nesses dias de calor intenso

Aquela olhadinha na temperatura dos próximos dias vem assustando os brasileiros e não é para menos. A previsão é de que, em diversos estados, os termômetros atinjam mais de 40°C, recorde de calor que pode afetar não só os humanos, mas os pets também. A atenção à saúde nesses dias deve ser redobrada! É o que explica a médica veterinária e professora do curso de Medicina Veterinária da Unic, Ana Helena Benetti.

Ao falar dos cuidados com os animais nos dias de alta temperatura, a especialista destaca, primeiramente, o período de passeios. “Evite fazer passeios com seu animal de estimação durante os horários mais quentes do dia. Opte por caminhadas mais curtas e suaves nas horas mais frescas da manhã ou da noite. Superfícies como o asfalto podem esquentar muito durante o calor do verão (ou até em outras estações do ano em algumas regiões do país) e queimar as patas dos animais. Algumas pomadas ou “botinhas” apropriadas (recomendadas pelo médico veterinário), podem auxiliar na prevenção, caso os passeios ainda sejam interessantes nesses períodos mais quentes”.

A veterinária menciona que a hidratação é de extrema importância e que deve deixar água limpa e fresca à vontade para o animal. “Mantenha os animais de estimação em um ambiente sombreado e assegure-se de que eles tenham acesso constante à água fresca e limpa. Utilizar garrafinhas nos passeios é bastante interessante. Existem modelos apropriados para os pets”, detalha.

É comum ouvir sobre hipertermia em humanos, mas o que é desconhecido por muitos, é que os animais são ainda mais propensos a terem a condição médica, se comparados aos seus donos.

“Animais, como cães e gatos, podem ter hipertermia, que é o aumento da temperatura corporal sem ser a febre decorrente de patologias, assim como nos humanos. Os sinais de hipertermia em cães e gatos incluem respiração rápida e ofegante, além de outras reações que, em raças braquicefálicas (mais susceptíveis a alterações respiratórias) exigem maior atenção; são elas: salivação excessiva, gengivas mais vermelhas e secas, fraqueza ou falta de coordenação, vômito ou diarreia, tremores ou convulsões, conforme o tempo de exposição. Se forem observados alguns desses sinais, é importante colocá-lo imediatamente em um local mais fresco, oferecendo água para beber (não gelada) e molhando-o com água em temperatura ambiente para reduzir gradualmente a temperatura corporal. Leve-o ao médico veterinário imediatamente, pois a hipertermia pode ser fatal”, esclarece Ana Helena.

Por fim, a veterinária ressalta o perigo de deixar o animal de estimação dentro de um carro estacionado em um dia quente, mesmo que seja por um curto período. “A temperatura interna de um carro pode aumentar rapidamente e se tornar perigosa para os animais”, completa a docente.

Fonte: Assessoria

Conheça o OKApp: única startup de Mato Grosso do Sul finalista no programa de aceleração InovAtiva Brasil

Nos dias 1, 2 e 3 de Julho aconteceu o Inovativa Experience em São Paulo, evento que marca a graduação das startups aceleradas no InovAtiva Brasil, uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Startups e o Ministério do Desenvolvimento, indústria, comércio e serviços.

Representando o Mato Grosso do Sul, uma startup está avançando no cenário nacional, a Ok Desenvolvimento de Software (OKDS) ou “OKApp”. O OKApp é uma plataforma ou aplicativo que oferece uma interface intuitiva, onde o usuário pode criar sua solução arrastando e soltando blocos, proporcionando uma ótima experiência para o usuário.
O OKApp é uma plataforma criada por João Renato Arceno e Patrick Vargas, dois jovens empreendedores douradenses que estão levando o nome da cidade para o mais alto nível do ambiente de negócios e de inovação, onde as pessoas que têm pouco ou nenhum conhecimento em desenvolvimento de softwares podem criar as suas próprias aplicações.

Segundo João Renato Arceno o evento em São Paulo foi uma oportunidade única “Foram três dias de mentorias com profissionais de referência no mercado da inovação. No primeiro dia fomos divididos em áreas temáticas, no segundo dia tivemos mentorias individuais e no terceiro dia aconteceram várias apresentações voltadas aos investidores que buscam novos projetos para apoiá-los financeiramente. ”

O OKApp é uma plataforma web disponível em www.okapp.com.br e a equipe do projeto possui mais de 10 anos de experiência no mercado. Durante todo este tempo, acumulou projetos bem-sucedidos e validados pela satisfação dos clientes. Você pode visitar o site e também conhecer mais nas redes sociais.

Fonte: Assessoria

Rita Lee, rainha do rock brasileiro, morre aos 75 anos

Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, morreu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença.

A família da cantora divulgou um comunicado nas redes sociais dela: “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”. O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h.

Rita, a padroeira da liberdade

Rita ajudou a incorporar a revolução do rock à explosão criativa do tropicalismo, formou a banda brasileira de rock mais cultuada no mundo, os Mutantes, e criou canções na carreira solo com enorme apelo popular sem perder a liberdade e a irreverência.

Sempre moderna, Rita foi referência de criatividade e independência feminina durante os quase 60 anos de carreira. O título de “rainha do rock brasileiro” veio quase naturalmente, mas ela achava “cafona” – preferia “padroeira da liberdade”.

Rita Lee Jones nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947. O pai, Charles Jones, era dentista e filho de imigrantes dos EUA. A mãe, a italiana Romilda Padula, era pianista, e incentivou a filha a estudar o instrumento e a cantar com as irmãs.

Aos 16 anos, Rita integrou um trio vocal feminino, as Teenage Singers, e fez apresentações amadoras em festas de escolas. O cantor e produtor Tony Campello descobriu as cantoras e as chamou para participar de gravações como backing vocals.

Diagnóstico de câncer

Em maio de 2021, Rita Lee foi diagnosticada com câncer de pulmão. Ela seguiu tratamentos de imunoterapia e radioterapia.

Quatro meses depois, ela lançou o último single da carreira, “Changes”, em parceria com o marido Roberto de Carvalho e o produtor Gui Boratto.
Em abril de 2022, seu filho Beto Lee escreveu que ela estava curada do câncer.

Nos últimos anos, ela viveu em um sítio no interior de São Paulo com a família. Ela deixa três filhos: Roberto, João e Antônio.

Fonte: Portal G1

Dados de vacinação de Bolsonaro, sua filha, Mauro Cid e família foram forjados

Investigações apontam que os dados do cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de sua filha de 12 anos, Laura Bolsonaro, de Mauro Cid, sua esposa e filha foram alterados. Os dados falsos foram incluídos nos sistemas do Ministério da Saúde por Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

A suposta falsificação teria o objetivo de garantir a entrada de Bolsonaro, familiares e auxiliares próximos nos Estados Unidos, burlando a regra de vacinação obrigatória. O ex-presidente foi aos EUA em 30 de dezembro de 2022, às vésperas de deixar o governo, e voltou ao Brasil em 30 de março deste ano.

A investigação faz parte da operação autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, dentro do inquérito das “milícias digitais” que já tramita no Supremo Tribunal Federal. A PF também investiga a situação de outros membros da comitiva, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Ao longo do seu governo, Bolsonaro deu ao menos três declarações públicas em que dizia, categórico, que não se vacinaria contra a Covid-19. Porém, segundo o colunista Gerson Camarroti, o ex-presidente havia mudado de posição em meados de março de 2021 e resolveu se vacinar (relembre).
Como funcionava o esquema?

Segundo a PF, os suspeitos inseriram dados vacinais falsos sobre Covid-19 em dois sistemas exclusivos do Ministério da Saúde: o do Programa Nacional de Imunizações e da Rede Nacional de Dados em Saúde.

A corporação afirma que o objetivo era emitir certificados falsos de vacinação para pessoas que não tinham sido imunizadas e, assim, permitir acesso a locais onde a imunização é obrigatória.

Segundo a corporação, as fraudes ocorreram entre novembro de 2021 e novembro de 2022, e “tiveram como consequência a alteração da verdade sobre fato juridicamente relevante, qual seja, a condição de imunizado contra a Covid-19 dos beneficiários”.

A PF afirma ainda que a inserção de informações falsas quanto à vacinação pretendia “manter coeso o elemento identitário em relação a suas pautas ideológicas, no caso, sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a Covid-19”.

Segundo a PF, as condutas investigadas podem configurar, em tese, crimes como:

Infração de medida sanitária preventiva;
Associação criminosa;
Inserção de dados falsos em sistemas de informação;
Corrupção de menores.

Presos na operação Venire

Até as 7h desta quarta-feira, todas as prisões já tinham sido cumpridas. A TV Globo apurou os nomes de quatro dos seis presos:
O coronel Mauro Cid Barbosa, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro;
O policial militar Max Guilherme, que atuou na segurança presidencial;
O militar do Exército Sérgio Cordeiro, que também atuava na proteção pessoal de Bolsonaro;
Osecretário municipal de Governo de Duque de Caxias (RJ), João Carlos de Sousa Brecha.

A operação ganhou o nome de “Venire”. Segundo a PF, é uma referência ao princípio “Venire contra factum proprium”, que significa “vir contra seus próprios atos”. A Polícia Federal diz que esse é um princípio base do Direito Civil e do Direito Internacional, que veda comportamentos contraditórios de uma pessoa.

Fonte: Portal G1

Simony ficará internada 4 meses para tratar câncer: “Peço rezas e energias positivas”

Simony, de 46 anos, ficará internada quatro meses para realização de imunoterapia e radioterapia. A cantora será internada no dia 4 de maio. A informação foi dada pela própria a partir do Instagram na quinta-feira, 27.

“Oi, como vocês sabem e já ouviram aí o depoimento do médico, nós vamos ter que reiniciar o tratamento, um tratamento novo de quimioterapia e imunoterapia. Eu sempre fui muito sincera e muito agradecida por tanto amor e carinho que eu recebo vocês. E nessa nova etapa o que espero é isso: as orações, as rezas, as energias positivas que vocês mandam para mim”, iniciou Simony, em vídeo publicado na rede.

Durante o comunicado aos fãs, a cantora explicou que não gosta de expor sua vida assim e que nem gostaria de ser submetida a este tipo de tratamento de novo. Porém, ela precisa por “motivos maiores”.

“A única coisa que eu posso controlar é como vou passar por isso. E mais uma vez resolveu passar por isso da melhor maneira possível pensando sempre na minha cura, no meu mulher e pensando sempre que alguma coisa eu tenho que aprender, mudar e entender com tudo isso. E é isso gente, terça-feira eu me interno e já começo a imunoterapia e a radioterapia. Estou aqui agradecendo a Deus por ser tratável, por poder ser tratado”, finalizou.

A luta de Simony

A cantora descobriu que está com câncer de intestino em agosto de 2022. Ela compartilhou no Instagram que fez uma colonoscopia para investigar uma íngua na região da virilha e foi encontrado o tumor na parte final do intestino.

De acordo com o Ministério da Saúde e a comunidade médica, o câncer de intestino é o terceiro tipo mais comum no Brasil.

Ele costuma se originar das células da mucosa do intestino, geralmente como resultado de um pólipo benigno que se transforma ao longo do tempo em maligno.

A principal forma de prevenção do câncer colorretal é o rastreamento através de exames diagnósticos, mirando a detecção e retiradas dos pólipos antes de se degenerarem em câncer.

Fonte: Portal Terra

Busca por ‘feminismo’ mais que dobrou nos últimos 10 anos, diz Google

Um levantamento feito pelo Google Trends para o Dia Internacional da Mulher mostra que cresceu o interesse por informações sobre feminismo no buscador.

Segundo a empresa, fazendo um recorte para o tema, “o que é feminismo?” foi pergunta mais pesquisada no mundo entre 1º de janeiro a 28 de fevereiro de 2023. Já “o que é uma mulher feminista?” aparece em segundo lugar. (Confira a lista completa mais abaixo).

“Dados do Google Trends também mostram que o interesse de busca por feminismo mais que dobrou (120%) em 10 anos, ou seja, na comparação de 2022 com 2012”, disse o Google em comunicado.

No entanto, a empresa lembra que, em comparação com outros países, o Brasil perde relevância no interesse de busca sobre o tema, já que ocupa a posição 56. Equador, Cuba, Filipinas, China e Tanzânia lideram, respectivamente.

 Feminismo: perguntas mais buscadas

 1. O que é feminismo?
2. O que é uma mulher feminista?
3. Quais são as reivindicações dos movimentos feministas na atualidade?
4. Quem fundou o feminismo?
5. Quando começou o feminismo?
6. Quem tem medo do feminismo negro?
7. O que as feministas defendem?
8. O que é movimento feminista?
9. Quem foi Frida Kahlo feminista?
10. Quais são os tipos de feminismo?

 Dia das Mulheres: perguntas mais buscadas

 1. Quando é o Dia da Mulher?
2. Como surgiu o Dia Internacional das Mulheres?
3. O Dia da Mulher é feriado?
4. Quando foi criado o Dia Internacional das Mulheres?
5. O que aconteceu no dia 8 de março de 1957?
6. O que fazer no Dia da Mulher?
7. Como surgiu o Dia da Mulher?
8. Por que se comemora o Dia Internacional das Mulheres?
9. Como trabalhar o Dia da Mulher na educação infantil?
10. Qual é o motivo de comemorar o Dia da Mulher?

Fonte: Portal G1