segunda-feira, 22 de junho de 2026

Hospital Regional afirma que gestão de resíduos está em conformidade com a legislação

Em nota enviada ao Estado Notícias, a assessoria de comunicação do Hospital Regional de Dourados refutou a denúncia veiculada no portal de notícias Folha de Dourados (e replicada no EN), que aponta supostas irregularidades na a gestão dos resíduos hospitalares.

Segundo a nota, a empresa responsável pela coleta do descarte é terceirizada e regularmente contratada, incluindo o transporte, tratamento e destinação final, em conformidade com a legislação sanitária e ambiental vigente.

Também afirma que a unidade de saúde não compactua com práticas que contrariem normas sanitárias, ambientais ou de segurança, mantendo fiscalização rigorosa dos contratos e exigindo o cumprimento integral das obrigações legais.

Confira nota na íntegra:

NOTA HRD

O Hospital Regional de Dourados (HRD) esclarece que a gestão dos resíduos hospitalares é realizada por empresa terceirizada regularmente contratada, responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final, em conformidade com a legislação sanitária e ambiental vigente.

Informamos que os apontamentos estão sendo tratados com a urgência necessária, em análise conjunta, técnica e transparente com a empresa contratada. A prestadora já se manifestou, afirmando que os fatos não procedem e que possui documentação comprobatória, atualmente em avaliação.

Reforçamos que o HRD não compactua com práticas que contrariem normas sanitárias, ambientais ou de segurança, mantendo fiscalização rigorosa dos contratos e exigindo o cumprimento integral das obrigações legais.

Redação

Férias, calor e imunidade: Por que as crianças adoecem mais nessa época e como evitar?

A chegada das férias e do verão traz dias mais longos, brincadeiras ao ar livre e viagens em família. Mas, ao mesmo tempo, também aumenta a incidência de doenças em crianças.

No calor, quadros como diarreia, vômitos, viroses, infecções respiratórias leves, dermatites e problemas relacionados à desidratação tornam-se mais comuns, e muitos deles estão diretamente relacionados ao impacto da estação sobre o sistema imunológico dos pequenos.

De acordo com o Dr. Carlos Alberto Reyes Medina, Diretor Médico da Carnot Laboratórios, essa combinação de calor intenso, mudanças de rotina e maior exposição a ambientes coletivos cria o cenário ideal para o surgimento de doenças.

“As crianças adoecem mais no verão porque ficam mais expostas à desidratação, à contaminação por alimentos e água, além do contato mais próximo com outras crianças em clubes, praias, viagens e colônias de férias. Tudo isso favorece a circulação de vírus, bactérias e parasitas”, explica.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças gastrointestinais representam uma das causas mais comuns de adoecimento infantil no mundo, especialmente em períodos quentes.

Estima-se que crianças menores de cinco anos concentrem mais de 40% dos casos globais de diarreia, condição que pode se agravar rapidamente devido à perda de líquidos. No Brasil, estudos também apontam aumento significativo de infecções intestinais e de pele durante os meses de verão.

Para o Dr. Carlos, a queda da imunidade das crianças nessa época está relacionada à interrupção da rotina.

“Férias significam dormir mais tarde, alimentação diferente, excesso de sol e mudança de ambiente. Isso impacta diretamente o corpo e a defesa natural das crianças”, afirma. Além disso, ele destaca que o calor acelera a proliferação de microrganismos em alimentos, aumentando a chance de intoxicação e infecções intestinais.

Outro ponto importante é a hidratação. “As crianças se desidratam mais rápido, especialmente quando passam horas brincando ao sol. A desidratação enfraquece o sistema imunológico, afetando a capacidade do organismo de combater infecções”, completa.

Entre as doenças mais frequentes no verão, o especialista ressalta:

• gastroenterites virais, bacterianas e parasitárias
• infecções de pele (micoses, brotoejas, impetigo)
• viroses respiratórias leves
• infecções urinárias

Apesar disso, a maior parte desses quadros pode ser evitada com cuidados simples. O Dr. Carlos orienta que os pais fiquem atentos à alimentação e ao armazenamento dos alimentos durante viagens, incentivem a hidratação contínua e reforcem hábitos básicos de higiene. “Mãos limpas, água tratada, frutas bem lavadas e evitar alimentos expostos ao calor são atitudes que reduzem muito o risco de infecções”, afirma.

O especialista reforça que mudanças no comportamento da criança, como cansaço excessivo, irritabilidade, recusa alimentar, dor abdominal recorrente, febre ou alteração nas fezes, são sinais de alerta e devem ser avaliados por um médico. “Os sintomas nem sempre aparecem de forma intensa. Às vezes o primeiro sinal é justamente a perda de energia ou a falta de apetite”, destaca.

Para o Dr. Carlos, o mais importante é combinar prevenção com atenção aos sinais iniciais. “Ao entender como o calor afeta o corpo e ao adotar hábitos simples, os pais conseguem aproveitar o verão com mais segurança e menos sustos. Cuidar da imunidade das crianças nessa época evita interrupções nas férias e, principalmente, complicações mais sérias”, conclui.

Fonte: Assessoria

Riedel inaugura obra “maquiada” às pressas em Dourados

Rapidão

O Governo do Estado foi rápido para fazer uma linda maquiagem na Avenida Coronel Ponciano, às vésperas da entrega da obra de duplicação e ‘revitalização’ da via de maior índices de acidentes com morte em Dourados. A inauguração aconteceu neste sábado (20), justamente no dia do aniversário da cidade. Que presente heim governador!

Rapidão mesmo!

Passarinho muito católico, contou à Rapidinhas!, que equipes de trabalho atravessaram noites para recompor boa parte do asfalto destruído pela drenagem ‘porca’ em alguns pontos da avenida, além da recomposição de  meio fios, placas e tampas de bueiros e pinturas de trânsito ao longo via. Tudo para ser inaugurado antes do ano eleitoral.

Muito rápido

Horas antes da solenidade, a Rapidinhas! deu uma passada no local e constatou que a obra teria tudo para ser perfeita, se não fosse a incompetência do Governo do Estado que levou mais de 4 anos para conclusão, e, mesmo assim, cheia de falhas, que precisaram ser ‘escondidas para baixo do tapete’, antes ser oficialmente entregue para população.

Antes mesmo da via ser entregue pelo Governo do Estado, parte das sarjetas já estavam se deteriorando (Fotos: João Pires)

Dicas de maquiagem 1

Nada que uma boa pintura nos meios fios e sinalizações de trânsito, para esconder sarjetas quebradas e imperfeições. Só não deu para disfarçar a falta de pavimentação às margens do meio fio, localizado bem próximo da prefeitura, como bem mostrou um dos vereadores nas redes sociais esta semana. Que coisa!!!

Dicas de maquiagem 2

Se a grama dos canteiros centrais foi tomada pelo mato e o dinheiro público  jogado fora, não tem problema!. Basta fazer o replantio da vegetação. Pena que em alguns pontos os espertos somente jogaram terra.

Local aonde existia grama foi totalmente coberto por terra

Dica de maquiagem 3

O asfalto acabou em alguns trechos da via? Simples! É só atravessar a madrugada fazendo a raspagem e repondo a malha asfáltica, como se nada tivesse acontecido. Sorte que o tempo ajudou neh!

Dicas de maquiagem 4

E se a via principal que ficou fechada por 4 anos, claro que deve ser aberta em tempo para a solenidade. Mas para isso é preciso construir uma faixa elevada da noite do para o dia e instalar semáforos em frente à UPA para que não ocorra acidentes. Tudo muito rápido.

Dicas de maquiagem 5

E para finalizar é importante que a entrega da obra não ocorra em dias de muitas chuvas, pois, principalmente na região próximo ao viaduto pode correr o risco de ficar intransitável por conta dos alagamentos, devido ao péssimo serviço de drenagem.

Espaço entre o meio fio e a via pavimentada está no chão batido

E o Hospital Regional…

Esse à coluna vai deixar para outro dia, para contar detalhes de algumas outras maquiagens que também ocorreram no Hospital Regional antes de também ser inaugurada hoje. Temos infiltrações, goteiras e outras coisinhas mais. Até breve!

LEIA TAMBÉM: CORONEL PONCIANO REFLETE O DESCASO DO GOVERNO DO ESTADO POR DOURADOS

 

O que disse motorista da van que causou morte do irmão de Chitãozinho e Xororó

Rogério Santo Noronha, motorista da van envolvida no trágico acidente que matou o cantor sertanejo Mauri, irmão de Chitãozinho e Xororó, alegou à Polícia Rodoviária Federal (PRF) que sofreu um “apagão momentâneo”.

O veículo que conduzia se chocou na traseira de um caminhão, na Rodovia Régis Bittencourt, em Miracatu, no Vale do Ribeira. As informações sobre o depoimento do motorista foram confirmadas pelo porta-voz da corporação, Allison Prihl.

Amauri Prudêncio de Lima, conhecido como Mauri, formava dupla com Maurício também seu irmão. Douglas Riva, que trabalhava na equipe dos artistas, também morreu no acidente, neste domingo (7), após um show em Curitiba, no Paraná.

“O motorista da van que colidiu na traseira do caminhão informou que teve um apagão momentâneo e, por isso, ocorreu o acidente”, disse o porta-voz da PRF, em um vídeo enviado à TV Tribuna, afiliada da Globo.

Mesmo após a alegação do motorista, a corporação informou que as investigações continuam com o objetivo de esclarecer todas as circunstâncias.

O porta-voz divulgou que o condutor da van levava nove passageiros quando se chocou com a traseira de um caminhão, que estava no acostamento da rodovia, parado com problemas mecânicos. A PRF informou, também, que uma caminhonete foi atingida.

Informações iniciais davam conta que o motorista teria sofrido mal súbito e perdido o controle da van. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Miracatu, onde foi registrado como homicídio culposo (quando não há intenção de matar) na direção de veículo automotor.

Maurício e Mauri

A dupla sertaneja Maurício e Mauri existia havia 35 anos. Antes de se juntarem nos palcos em 1990, Mauri atuava nos bastidores dos shows dos irmãos mais famosos, enquanto Maurício trabalhava como backing vocal da dupla.

Após formarem a dupla, marcaram uma trajetória sólida no gênero sertanejo, mantendo presença ativa nas redes sociais e em apresentações pelo país.

Mauri era casado com a apresentadora Andrea Fabyanna e pai de dois filhos: Maury Lima, que também segue carreira musical, e Beatriz Mattenhauer.

Fonte: Portal MSN

Fim de ano pesa no emocional? Como driblar o impacto psicológico das festas

Para muitas pessoas, o calendário emocional não acompanha o calendário social. Dezembro chega com luzes, convites e expectativas, mas nem sempre encontra disposição interna para corresponder ao clima.

Em vez de alegria, o mês aciona lembranças, aumenta a comparação com anos anteriores, evidencia quem não está mais e faz com que pequenas tarefas — montar a árvore, escolher a ceia, responder a mensagens — pareçam maiores do que realmente são.

A cena é conhecida por profissionais que trabalham com luto, comportamento e saúde mental. Ganhou até nome popular: ‘dezembrite’. A realidade é que o fim do ano não cria o sofrimento, mas oferece menos esconderijos para ele.

A engrenagem emocional de dezembro

O fim do ano se torna especialmente sensível porque reúne fatores simbólicos e psicológicos que, juntos, ampliam a intensidade das emoções. As festas seguem roteiros muito marcados — a comida preparada sempre pela mesma pessoa, o lugar fixo à mesa, as músicas e fotos que se repetem ano após ano.

Quando há luto ou mudanças importantes na família, é justamente essa previsibilidade que escancara o que não está mais ali. Tom Almeida, fundador do movimento inFinito e coautor do livro Guia para Encarar as Festas de Fim de Ano, descreve dezembro como uma “lente de aumento”: em meio à cidade iluminada e ao ambiente que pede celebração, o contraste com o mundo interno tende a ficar mais evidente.
 
Outro componente decisivo é a pressão social para estar bem. Dezembro carrega a expectativa de união, alegria e gratidão — e quem não consegue acompanhar esse tom costuma se sentir deslocado.

A jornalista Juliana Dantas, especializada em luto e coautora do livro com Tom, observa que muitos dos relatos que recebe não falam apenas de ausência, mas da sensação de não ter permissão para demonstrar tristeza: “As pessoas evitam falar para não ‘estragar a festa’”, diz.

Do ponto de vista psicológico, o mês também atua como um marcador emocional, explica a psicóloga Edwiges Parra, conselheira em Gestão de Pessoas, psicóloga e professora da Fundação Getulio Vargas (FGV).

A desaceleração típica do recesso reduz distrações e amplia o espaço para balanços pessoais, fazendo com que frustrações, pendências e lutos antigos reapareçam com mais nitidez.

Como tornar dezembro menos pesado

As sugestões citadas pelos especialistas têm um ponto em comum: ajustar expectativas e recuperar algum senso de autonomia:

Criar rituais próprios:  Acender uma vela, fazer uma receita simbólica, inserir um objeto na mesa, escrever uma carta.

Simplificar compromissos: Não é obrigatório participar de todos os encontros. Reduzir a agenda preserva energia.

Flexibilizar decisões: A pessoa pode mudar de ideia sem culpa.
Equilibrar recolhimento e convivência: nem isolamento total, nem exposição excessiva — o meio-termo costuma funcionar melhor.

Para Tom e Juliana, a regra mais importante é a da autopreservação. Dezembro não precisa ser encarado como um teste de resistência. Participar só um pouco, marcar presença simbólica ou ir embora mais cedo são estratégias válidas.

“Ninguém precisa atravessar o fim do ano no modo sobrevivência”, afirma.

Reconhecer esses sinais é importante não para “patologizar” o fim do ano, mas para evitar que a pessoa atravesse o período sozinha — justamente a situação que mais amplia a vulnerabilidade. “O objetivo é passar pelo período com o menor desgaste possível”, reforça Juliana.

Fonte: Portal G1

Na abertura do Natal Encantado, prefeito destaca o orgulho de ser douradense

O prefeito Marçal Filho destacou na noite de terça-feira (2), durante a rápida solenidade de abertura do “Natal Encantado Dourados”, o trabalho que a gestão municipal vem realizando para resgatar a autoestima da população e o orgulho da cidade ondem vivem.

Num pequeno palco e acompanhado pela primeira-dama Patrícia Leite, a pela vice-prefeita Gianni Nogueira, pela presidente da Câmara Municipal, Liandra Brambilla, pela secretária municipal de Cultura, Gisella Melo, pelo deputado Renato Câmara, pelo vereador Márcio Pudim e pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial, Everaldo Leite Dias, o prefeito Marçal Filho ressaltou o momento importante que Dourados está vivendo, enalteceu as parcerias e enfatizou a relação republicana que o Executivo construiu com a Câmara de Vereadores.

Diante do maior público já registrado em uma abertura de festejos natalinos em Dourados, o prefeito não conseguiu disfarçar a emoção. “É uma satisfação estar aqui nessa noite maravilhosa, nessa noite tão esperada, nessa noite tão especial, nessa noite que a gente trabalhou muito para que esse evento acontecesse”, ressaltou.

“Quero agradecer todos que contribuíram para que esse momento acontecesse, agradecer à diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Dourados, aos vereadores que têm sido muito parceiros e só não estão aqui neste palco por questão de segurança, mas estão caminhando entre vocês”, completou. “Quero agradecer a parceria com o governo do Estado, através do secretário de Cultura, Marcelo Miranda e com a senadora Soraya Trhonicke, que estão ajudando a gente a fazer essa festa para vocês”, concluiu Marçal Filho.

O prefeito falou sobre os desafios da gestão. “Quero dizer para vocês que neste ano de 2025, nosso primeiro ano de mandato, minha primeira vez como prefeito de Dourados, nós trabalhamos muito, nos dedicamos muito para que Dourados fosse outra e todo mundo está percebendo a diferença, está percebendo uma cidade bem cuidada, uma cidade amada, uma cidade que a cada dia se transforma para dar orgulho a todos nós que somos douradenses, que temos paixão e amor pela nossa cidade”, enfatizou.

Na sequência, o prefeito fez um breve relato sobre os cuidados que o município está tendo com a saúde das pessoas, citando como exemplo o programa “Melhor em Casa”, que atende pacientes em recuperação na própria residência. “Quando penso em administrar, em fazer gestão, eu penso sim em levantar paredes, como estou fazendo, construindo o posto de saúde, construindo novas salas de aula, mas o que eu quero mesmo levantar é a esperança dos douradenses”, afirmou.

“É isso que eu quero fazer, levantar a esperança por uma cidade muito melhor, para que você possa dizer que vale a pena ser douradense, vale a pena morar nessa cidade”, continuou Marçal Filho. “E é esse trabalho que nós estamos fazendo constantemente, a cada dia”, completou.

O prefeito prosseguiu destacando a força feminina da equipe

A beleza da decoração natalina também ganhou destaque na fala do prefeito. “A decoração de Natal dessa festa que vocês verão é a mais linda de todos os tempos”, anunciou. “Será inesquecível e por isso que eu escolhi o nome de Natal Encantado, porque vocês vão se encantar com esse Natal”, ressaltou. “A prefeitura não poderia gastar muito dinheiro para fazer essa festa, porque a situação foi terrível esse ano todo, então nós tivemos que nos virar para fazer a transformação que Dourados merece e conseguimos através do trabalho de todos e das parcerias”, enfatizou Marçal Filho.

HOMENAGENS

Antes de iniciar a contagem regressiva para o acendimento das luzes de Natal, o prefeito homenageou a primeira-dama Patrícia Leite e a secretária Gisella Melo pela dedicação e trabalho na decoração da Praça Antônio João. “A primeira-dama de Dourados é uma mulher mulher diferenciada. Essa roça mato quando precisa. Pinta a quadra quando tem que pintar a quadra. Não fica em sala com ar-condicionado só tirando fotos, não”, enfatizou Marçal Filho.

Fonte: Assecom

Meu filho ficou de recuperação, e agora?

Fim de ano é tempo de festas, férias e descanso, mas também daquele momento em que muitos pais abrem o boletim escolar com o coração acelerado. E quando as notas do estudante não saem como planejado, a “recuperação” costuma vir acompanhada de ansiedade e tensão para muitas famílias, com a alegria dando lugar à preocupação.

Apesar do susto inicial, especialistas em educação afirmam que o período não precisa virar um drama familiar, e pode até se transformar em uma boa oportunidade de aprendizado e organização para o próximo ano, desde que seja conduzido com acolhimento, diálogo e foco no aprendizado, e não apenas nas notas.

A maior pressão, muitas vezes, começa em casa

Embora muitos pais imaginem que a cobrança vem principalmente da escola, são as expectativas familiares que frequentemente pesam mais sobre crianças e adolescentes. Comentários como “você não pode decepcionar”, comparações com irmãos que “sempre tiram boas notas” ou a crença de que “aluno esforçado não fica de recuperação” criam um ambiente de tensão que pode afetar diretamente o desempenho.

“Para muitos jovens, essa pressão se manifesta em ansiedade, dificuldade de concentração, irritabilidade e até sintomas físicos, como dor de cabeça, dor de barriga, insônia e queda de imunidade, sinais do corpo respondendo ao estresse”, diz afirma Ana Claudia Favano, especialista em Psicologia Positiva.

Ela afirma que o mais importante nesses casos é reduzir o peso emocional dentro de casa. “Quando a família oferece segurança, escuta e compreensão, o jovem sente menos medo de errar e mais disposição para participar ativamente do processo de recuperação”, completa.

Nota não é tudo

Embora o sistema educacional tradicional se apoie sobretudo em provas, médias e boletins, esses indicadores, apesar de importantes, não esgotam a compreensão sobre o percurso de aprendizagem de um estudante. A nota tem um papel relevante: ela posiciona, orienta próximos passos e evidencia conquistas, mas representa apenas uma parte do processo.

Na opinião de Fatima Lopes, diretora geral da Escola Bilíngue Aubrick, de São Paulo (SP), um desempenho abaixo do esperado pode ter diferentes origens: desde uma dificuldade pontual em determinado conteúdo até questões de organização, períodos de maior ansiedade, ou mudanças na rotina familiar.

“Não existe aprendizagem profunda sem envolvimento emocional e experiências significativas. Por isso, avaliamos para orientar, fortalecer e apoiar, não para rotular. O boletim é um instrumento valioso, mas ganha sentido real quando analisado em conjunto com o processo vivido pelo aluno: seus avanços, suas estratégias, suas dificuldades e suas potências. Esses elementos são essenciais para entendermos o estudante como um todo e garantirmos percursos de aprendizagem consistentes”, diz.

“A avaliação é um retrato, não um rótulo”, acrescenta Fátima Lopes. “Quando a família amplia o olhar e considera tanto a nota quanto o processo que levou até ela, consegue apoiar melhor o estudante, promovendo segurança, autonomia e crescimento.”
 

O que não fazer com seu filho de recuperação – Diante da recuperação, é comum que alguns pais tenham reações impulsivas que acabam prejudicando ainda mais o estudante. Piadas, apelidos, ironias e comparações com colegas ou irmãos reforçam a vergonha e podem criar uma barreira emocional entre a criança e os estudos. Ameaças como tirar o celular, mudar o aluno de escola no ano seguinte, cancelar as férias ou cortar atividades também não ajudam, ao contrário, geram medo e desmotivação. Além disso, frases generalistas como “você nunca aprende” ou “eu sabia que isso ia acontecer” criam rótulos que impactam a autoestima e dificultam a superação das dificuldades.

“Desde o início do ano letivo, a família deve criar um plano de estudos e estar atenta à evolução do aprendizado do filho, auxiliando-o a estabelecer metas realistas e alcançáveis. Além disso, manter uma parceria com a escola e celebrar o sucesso e avanço de cada processo é fundamental para que a internalização do aprendizado seja significativa”, afirma Audrey Taguti, diretora pedagógica e geral do Brazilian International School – BIS, de São Paulo (SP). “Cada indivíduo é uma personalidade única e não deve ser comparado com outra pessoa. Projetar no aluno características que ele não possui também não é saudável. Valorizar as habilidades de cada um pode ser a chave do sucesso para que o aluno acredite que é capaz”, acrescenta.

Ensinamentos para evitar uma recuperação no ano que vem – A recuperação não precisa e não deve se repetir. Ela serve justamente como termômetro para ajustar comportamentos e estratégias para o ciclo seguinte. Isso inclui identificar lacunas de conteúdo, organizar uma rotina de estudo ao longo do ano, acompanhar mais de perto as tarefas e avaliações, e manter diálogo constante com professores para entender dificuldades assim que surgem.

“A principal mensagem é que o processo importa mais que o resultado final: quando o aluno aprende a se organizar, a pedir ajuda e a lidar com as próprias dificuldades, as notas passam a ser consequência”, diz Lívia Martins, diretora pedagógica dos colégios Progresso Bilíngue, com unidades no interior e litoral de SP. Para isso, os pais devem incentivar os filhos a criar hábitos como revisar conteúdos semanalmente, registrar dúvidas em um caderno, dividir matérias em blocos menores e aprender técnicas de estudo (resumos, mapas mentais, exercícios), acompanhando o processo junto do estudante.

Fonte: Assessoria

Criança cansada e sem apetite? Pode ser sinal de infecção intestinal

Crianças costumam ter oscilações naturais no apetite e no nível de energia, mas quando o cansaço é persistente, acompanhado de falta de interesse por comida ou irritabilidade sem motivo aparente, os pais devem acender um alerta. Esses sinais, frequentemente atribuídos ao “calor”, ao “cansaço da escola” ou a “fases”, podem indicar uma infecção intestinal, especialmente quando não há febre alta ou dor abdominal intensa.

Segundo o Dr. Carlos Alberto Reyes Medina, Diretor Médico da Carnot Laboratórios, infecções gastrointestinais em crianças podem se manifestar de forma atípica. “Diferente dos adultos, as crianças nem sempre conseguem expressar onde dói ou o que estão sentindo. Muitas vezes, o primeiro sinal é justamente a queda de energia, a perda de apetite e o desinteresse pelas atividades diárias. Esses sintomas podem indicar um quadro de infecção por vírus, bactérias ou parasitas”, explica.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que as infecções intestinais estão entre as causas mais comuns de adoecimento infantil no mundo. Estima-se que crianças menores de cinco anos representem mais de 40% dos casos globais de gastroenterite, e que a maioria das infecções ocorre por contaminação alimentar ou água não tratada. No Brasil, estudos indicam que quadros como giardíase e amebíase são especialmente prevalentes em crianças em idade escolar, justamente pela maior exposição em ambientes coletivos.

Essas infecções podem provocar sintomas discretos, como distensão abdominal leve, episódios esporádicos de diarreia, fezes pastosas, náuseas, além do famoso “mau humor matinal”. Para o Dr. Carlos, o grande problema é que quadros leves podem se arrastar por semanas quando não tratados adequadamente. “A criança fica prostrada, come pouco, perde peso e tem dificuldade de se concentrar na escola. Isso impacta diretamente o desenvolvimento e a disposição”, destaca.

A automedicação, segundo o especialista, é um risco importante. Antidiarreicos, chás caseiros, analgésicos e até antibióticos usados sem prescrição podem mascarar sintomas e piorar a infecção. “Cada tipo de infecção, viral, bacteriana ou parasitária, requer uma abordagem específica. Só o profissional de saúde, por meio da avaliação clínica e, quando necessário, de exames laboratoriais, pode indicar o tratamento correto”, reforça o Dr. Carlos.

Para prevenir quadros de infecção intestinal em crianças, o médico recomenda atenção redobrada com a higiene dos alimentos, hidratação constante e cuidados no ambiente escolar. “Lavar bem as mãos antes das refeições, higienizar frutas e verduras, beber água filtrada e orientar a criança a não compartilhar talheres ou garrafinhas são medidas simples que reduzem significativamente o risco de contaminação”, afirma.

O Dr. Carlos destaca ainda que sinais como irritabilidade, sono excessivo, falta de apetite, dores de barriga recorrentes ou alteração no padrão das fezes merecem avaliação médica. “Nem toda infecção intestinal chega com sintomas intensos. Muitas começam com pequenos sinais que os pais só percebem porque conhecem bem o comportamento da criança”, complementa.

Quando o diagnóstico é feito no início, o tratamento costuma ser rápido, eficaz e evita complicações como desidratação e perda de nutrientes importantes. “O mais importante é não normalizar sintomas persistentes. O corpo sempre avisa quando algo não vai bem, e, no caso das crianças, os sinais costumam estar no comportamento”, finaliza.

Fonte: Assessoria

Como fazer a Prova de Vida do INSS de forma simples e segura

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificou cerca de quatro milhões de beneficiários que devem realizar a Prova de Vida em até 30 dias, para evitar o bloqueio do benefício.

O procedimento serve para comprovar que o segurado está vivo e pode continuar recebendo o pagamento previdenciário.

Com o aumento das notificações, também cresceram os relatos de golpes, em que criminosos se passam por atendentes do INSS para obter dados pessoais e bancários de aposentados e pensionistas.

De acordo com Guilherme Nunes, gerente de Experiência do Cliente do Banco Mercantil, quinto maior pagador de benefícios previdenciários do país, é fundamental que os clientes fiquem atentos e evitem compartilhar informações pessoais fora dos meios oficiais.

Desde 2023, o INSS realiza automaticamente a Prova de Vida com base no cruzamento de informações de diferentes órgãos públicos, como a Receita Federal, o Tribunal de Justiça, o Tribunal Regional Eleitoral e o Ministério da Saúde.

“No entanto, quando o beneficiário recebe uma notificação para atualização, é importante que ele confirme se o aviso é verdadeiro. Um dos caminhos mais práticos e seguros é pelo aplicativo Meu INSS, onde o procedimento pode ser feito por biometria facial” explica Guilherme.

Clientes do Banco Mercantil podem ainda fazer pelo WhatsApp, 0800 7070 398, acionando a assistente virtual MEL, que envia um link oficial para a biometria facial. Para quem prefere o atendimento presencial, o serviço está disponível nos caixas de Autoatendimento do banco ou nos Pontos de Atendimento com o documento de identificação em mãos.

O especialista também faz um alerta: “Nem o banco nem o INSS entram em contato por telefone, mensagem ou e-mail para solicitar informações pessoais, dados bancários ou o envio de fotos e documentos.

Qualquer pedido desse tipo é fraude. Além disso, não é necessário comparecer a uma Agência da Previdência Social (APS) para fazer a Prova de Vida, salvo se o próprio INSS orientar o beneficiário”, afirma o gerente de Experiência do Cliente do Banco Mercantil.

Para mais informações, os beneficiários podem acessar o portal meu.inss.gov.br

Fonte: Assessoria

Galvão fala sobre desequilíbrio emocional de Neymar e anuncia última Copa

Galvão Bueno vive seus últimos meses como funcionário da Band. A expectativa do narrador agora é trabalhar na Copa do Mundo do próximo ano pelo SBT. Como não poderia ser diferente, o narrador teve de responder sobre Neymar e Seleção Brasileira durante a 2ª edição do Leilão Galácticos, evento que aconteceu no Clube Monte Líbano, em São Paulo.

“Eu não posso convocar o Neymar. Ancelotti vai convocar se entender que ele está bem. Quem tem de se convocar é o Neymar. Eu sinto que ele está em um momento muito difícil. Não está vindo o rendimento que ele esperava. Essas últimas atitudes dentro de campo, talvez um desequilíbrio emocional em função disso”, falou Galvão.

O narrador ainda falou sobre a oportunidade de narrar a Copa no SBT e confirmou que essa deve ser mesmo a sua despedida como locutor.

“Eu fiz Copa do Mundo em todas as tvs grandes do Brasil. Estou muito bem de fazer na casa do Silvio Santos. SBT é uma televisão super agradável, uma rede da família. Meu coração, me sinto bem em poder fazer isso. Deve ser a última Copa mesmo, na casa do Silvio Santos”, completou.

Galvão ainda revelou que sua estreia no SBT deve acontecer em fevereiro, já que fará algumas gravações já em janeiro. Antes do Mundial, ele ainda terá um programa na emissora da família Abravanel.

Fonte: Portal Terra

 

Comer sardinhas enlatadas com espinhas fornece duas vezes mais cálcio do que o leite

De acordo com a nutricionista Júlia Farré, em entrevista ao jornal La Vanguardia, esse peixe é um dos alimentos mais ricos em cálcio que podemos incluir na alimentação. E a grande surpresa é que, ao consumir as espinhas, a quantidade do mineral supera — e muito — a que encontramos no leite.

Sardinhas enlatadas: um superalimento acessível

Em 100 gramas de sardinhas enlatadas com espinhas, encontramos cerca de 380 mg de cálcio. Já 100 ml de leite de vaca oferecem, em média, apenas 120 mg do mineral. Ou seja: a sardinha fornece mais do que o dobro da quantidade de cálcio, se tornando uma alternativa altamente eficaz para prevenir problemas como a osteoporose e garantir ossos mais fortes.

E não para por aí: além de ricas em cálcio, as sardinhas também são uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade, vitamina D — que ajuda na absorção do cálcio pelo organismo — e ácidos graxos ômega-3, conhecidos por seus benefícios para o coração e a saúde cerebral.

Benefícios das espinhas de sardinha

Muita gente ainda evita comer as espinhas por achar estranho ou por receio de engasgar, mas é justamente nelas que está concentrada a maior parte do cálcio. Quando consumidas, potencializam o valor nutricional do peixe e garantem uma dose extra de saúde para ossos, dentes e músculos.

Além disso, por serem pequenas e macias, especialmente nas versões enlatadas, as espinhas podem ser consumidas sem dificuldades e fazem toda a diferença na qualidade da dieta.

Como incluir sardinhas enlatadas com espinhas na sua alimentação

Colocar esse superalimento no prato é muito mais simples do que parece. Veja algumas ideias práticas: Saladas: combine sardinhas com folhas verdes, legumes frescos e um fio de azeite;  Torradas ou sanduíches: prepare uma pastinha de sardinha com espinhas e espalhe no pão integral.

Pratos quentes: acrescente às massas, risotos ou até em omeletes para turbinar a refeição.

Ao citar alimentos que ajudam a fortalecer os ossos, o leite geralmente é o primeiro que vem à mente. Afinal, ele sempre foi apontado como uma das principais fontes de cálcio do dia a dia.

Mas a verdade é que existe uma opção ainda mais poderosa, acessível e prática para garantir a saúde óssea: a sardinha enlatada com espinhas.

Pratos quentes

A sardinha enlatada com espinhas mostra que, muitas vezes, soluções simples, acessíveis e até subestimadas podem ser grandes aliadas da saúde. Incorporá-la na rotina é uma forma inteligente de garantir mais cálcio e fortalecer o corpo de dentro para fora.

Fonte: Portal do MSN

Banco Mercantil celebra vencedores do 3º Prêmio Mercantil de Jornalismo

O Banco Mercantil, instituição voltada para o público 50+, anunciou nesta segunda-feira (3) os vencedores da terceira edição do Prêmio Mercantil de Jornalismo. A iniciativa, lançada em 2023, reforça o compromisso da instituição em valorizar temas ligados diretamente à qualidade de vida na melhor idade e reconhecer o trabalho da imprensa em temas de relevância social e econômica.

Nesta edição, o Prêmio registrou um aumento de 300% no número de inscrições em relação à anterior, consolidando o posicionamento do Mercantil como o melhor ecossistema financeiro para o público 50+ e um dos principais incentivadores de pautas sobre longevidade no país.

Ao todo, foram distribuídos R$ 80 mil em prêmios, sendo R$ 10 mil para os primeiros colocados, R$ 6 mil para os segundos e R$ 4 mil para os terceiros lugares nas categorias Mídia Eletrônica (Podcast, Rádio e Vídeo), Capitais e Regiões Metropolitanas – Mídia Online, Capitais e Regiões Metropolitanas – Mídia Impressa e Interior e demais localidades – Mídia Impressa e Online. Os ganhadores ainda receberão um troféu.

VENCEDORES

Na categoria Mídia Eletrônica – Podcast, Rádio e Vídeo, o 1º lugar foi conquistado por Mônica Pretto, do Fantástico, da TV Globo; o 2º lugar ficou com Tatiana Lagôa e Cinthya Oliveira, do jornal O Tempo (Minas Gerais); e o 3º lugar foi para Fabiana Genestra, da RPCTV (TV Globo- Paraná).

Em Capitais e Regiões Metropolitanas – Mídia Online, o 1º lugar foi para Paloma Vargas, do Diário do Nordeste (Ceará); o 2º lugar para Laura Couto Lopes, do 98 News (Minas Gerais); e o 3º lugar para Thatiany do Nascimento, também do Diário do Nordeste (Ceará).

Na categoria de Mídia Impressa para a mesma região, Fernanda Polo, do Zero Hora (Rio Grande do Sul), conquistou o 1º lugar; Leticia Lopes Oliveira, do O Globo (Rio de Janeiro), ficou com o 2º; e Samuel Eli, do jornal O Povo (Ceará), levou o 3º lugar.

No Interior e demais localidades – Mídia Impressa e Online, o 1º lugar foi conquistado por Dione Alves, do Araraquara News (São Paulo); o 2º lugar por Joelma Ospedal, do Portal de Notícias de Franca (São Paulo); e o 3º lugar por Ana Carolina Behenck, do Tubarão Digital (Santa Catarina).

Com o tema “Longevidade e Equilíbrio — construindo um futuro financeiro, mental e emocional sustentável”, a edição de 2025 incentivou reportagens que abordam os desafios e as oportunidades de uma população que segue ativa, produtiva e em constante transformação.

“Nosso objetivo é promover um debate qualificado sobre planejamento e dignidade da geração prateada, mostrando que o jornalismo de qualidade tem um papel fundamental para gerar impacto positivo na sociedade. As matérias premiadas evidenciam como a longevidade impacta negócios e contribui para a sustentabilidade social”, afirma Brunna Lopes, gerente de Comunicação e Marketing do Banco Mercantil.

Sobre o Mercantil

O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4) vive uma transformação consistente, impulsionada por inovação, tecnologia, dados e pessoas. Com mais de 9 milhões de clientes e foco no público 50+, o banco tem como propósito oferecer uma experiência única a essa população.

Esse movimento tem gerado reconhecimento: o Mercantil está entre as melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais e figura como o quinto maior pagador de benefícios previdenciários do país.

A excelência também se reflete na alta pontuação contínua no NPS (Net Promoter Score), indicador que mede a satisfação e a fidelidade dos clientes. Com mais de 300 pontos de atendimento em quase 250 cidades, o banco consolida sua presença nacional com proximidade e eficiência.

Fonte: Assessoria

Família Mattos fará 34º Encontro em 15 de novembro

Uma das mais tradicionais famílias de Dourados e do Mato Grosso do Sul, a Mattos, já está mobilizada para mais um encontro de parentes. Está marcado para o dia 15 de novembro, no salão do Clube Indaiá de Dourados, a 34ª edição do Encontro Internacional da Família Mattos.

“O encontro se constitui em oportunidade de aproximação entre os parentes de diferentes troncos, reunindo gerações num clima de alegria, boas lembranças, ocorrendo a manutenção de nossas tradições, preservando a história de nossos ancestrais”, segundo define a presidente da Amattos, a Associação da Família Mattos, responsável pela organização e realização da festa familiar, Lourdinha Mattos.

A presidente recorda que o primeiro Encontro aconteceu em 1996 “e de lá para cá foram 33 eventos anuais, momentos de confraternização, de ouvir e contar causos, de matar saudades e, também, de conhecer parentes que moram distantes”.

Ela diz que estão sendo aguardadas para o Encontro, caravanas de várias cidades de Mato Grosso do Sul e, também de outros estados, como Mato Grosso, São Paulo, Paraná e do Rio Grande do Sul, notadamente do município de São Luiz Gonzaga, berço dos Mattos em terras brasileiras. Os Mattos têm origem em Portugal.

A diretoria da Amattos disponibilizou os telefones 67 99972-2307 e 67 99612-6206, além do e-mail: amattosdourados@hotmail.com para os descendentes que queiram mais informações a respeito do evento.

HISTÓRICO

Em 15 de agosto de 1995, no escritório de contabilidade de Beto Mattos, ocorreu a primeira reunião do então denominado Projeto Família Mattos, cujo objetivo era a integração da Família por meio de reuniões periódicas e encontros anuais. Dois anos depois, com uma grande reunião, dois encontros e mais de três mil Mattos cadastrados, foi criada a Amattos – Associação da Família Mattos, que ao longo desses 30 anos tem realizado encontros memoráveis, não só em Dourados como também em Ponta Porã, Campo Grande, São Luiz Gonzaga-RS e, ainda, na Província de Posadas, Argentina, onde também vive número representativo de membros da Família Mattos.

PROGRAMAÇÃO

15/11/2025 – Sábado

9h – Recepção e Roda de Mate e Tereré

9h30 – Momento Ecumênico

10h – Abertura do Evento

10h30 – Apresentação Cultural

11h – Homenagem aos Mattos com mais de 80 anos

12h – Almoço, seguido de baile

12h – Início da votação para eleição da no Diretoria da Amattos

14h – Término votação, proclamação e posse dos eleitos

17h – Carreteiro e encerramento

Fonte: Assessoria

Professora Deumeires recebe Título de Cidadã Sul-Mato-Grossense na Assembleia Legislativa

A presidenta da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), professora Deumeires Morais, recebeu, nesta quarta-feira (29), o Título de Cidadã Sul-Mato-Grossense, durante a sessão solene de outorga do Título de Cidadão e da Comenda do Mérito Legislativo, realizada no Palácio Popular da Cultura, no auditório Manoel de Barros, em Campo Grande.

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT), que destacou a trajetória de Deumeires como educadora e liderança sindical comprometida com a valorização dos profissionais da educação e com a defesa da escola pública de qualidade.

“A professora Deumeires tem uma história de vida profundamente ligada à educação pública e aos direitos dos trabalhadores. Sua atuação à frente da FETEMS é marcada pela coragem, pela escuta e pelo compromisso coletivo. Reconhecer essa trajetória é reconhecer também a luta de toda uma categoria que faz a diferença na formação das novas gerações sul-mato-grossenses”, afirmou o deputado.

Após a cerimônia, em entrevista, a professora Deumeires Morais falou sobre o significado da homenagem e sobre sua trajetória no Estado:

“Ser presidenta da FETEMS é um desafio, um desafio cotidiano, diário, porque são muitas pautas, muitas demandas. Mas nós estamos firmes e fortes, com uma direção bastante positiva e compromissada com a defesa da nossa categoria, para que a nossa FETEMS continue sendo essa entidade forte, como é: a maior entidade sindical do Mato Grosso do Sul. Falar dessa noite é falar de gratidão. Gratidão ao Estado de Mato Grosso do Sul, que me acolheu lá em 1987, que me permitiu construir minha carreira, minha família e, hoje, ter esse histórico que me traz a este reconhecimento, por meio do deputado Pedro Kemp, a quem agradeço de coração. Estou me sentindo muito feliz e honrada, mas a palavra que me vem à mente é, realmente, gratidão — gratidão a todas as pessoas do Mato Grosso do Sul que fazem parte dessa minha trajetória.”

A solenidade contou com a presença de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes da sociedade civil.

De acordo com o Regimento Interno da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), são realizadas duas sessões solenes por ano para a entrega das principais honrarias da Casa.

Em cada uma delas, os 24 deputados estaduais podem indicar pessoas para receber o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e a Comenda do Mérito Legislativo, reconhecendo trajetórias que contribuem para o desenvolvimento do Estado.

Fonte: Assessoria

Picada de escorpião em crianças: O que fazer?

O número de acidentes com escorpiões segue em crescimento no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, até julho deste ano, foram registrados mais de 111 mil casos e 132 mortes.

E a picada de escorpião em crianças é ainda mais perigosa. Afinal, elas são mais vulneráveis. Além de terem o corpo menor — o que faz o veneno agir de forma mais intensa —, muitas vezes não conseguem descrever o que aconteceu, o que atrasa o diagnóstico e o atendimento.

De acordo com a dermatologista pediátrica Flavia Prevedello, o risco de complicações e morte é maior nas faixas etárias mais jovens, especialmente nas menores de 5 anos.

“A picada de escorpião costuma causar muita dor, de aparecimento rápido, e pode evoluir com sintomas graves. Por isso, o atendimento médico imediato é fundamental”, orienta a especialista.

Como identificar a picada de escorpião em crianças?

A picada de escorpião gera dor intensa e localizada, e a área pode ficar vermelha e inchada. Segundo a médica, o quadro é bem diferente do apresentado em picadas de insetos comuns, como pernilongos ou formigas, que causam coceira leve e várias lesões pequenas.
“Em crianças pequenas, a dor é desproporcional ao tamanho da lesão, o que ajuda a suspeitar do acidente. A picada de escorpião costuma ser única e extremamente dolorosa”, explica Flavia Prevedello.
Sinais que exigem atendimento imediato

Além da dor intensa, podem surgir sintomas sistêmicos, que indicam a disseminação do veneno no corpo. Entre eles: nagitação e irritabilidade;
aumento da salivação; ntremores e espasmos musculares; taquicardia (coração acelerado) e dificuldade para respirar.

“Ao perceber esses sinais, os pais devem levar a criança imediatamente ao pronto-atendimento. Quanto mais rápido, menor o risco de complicações”, reforça a dermatologista.

ATENÇÃO

Em caso de emergência, entre em contato com o SAMU (192) ou com o Corpo de Bombeiros (193). Além disso, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) dispõe de médicos e enfermeiros que prestam orientações em casos de acidentes com animais peçonhentos e outras intoxicações por meio do telefone: 0800 644 6774.

O que não fazer em caso de picada de escorpião em crianças?

É importante evitar medidas caseiras que possam agravar o quadro: não automedique a criança; não faça torniquete; não sugue o local da picada e não aplique pomadas, álcool, óleo ou outros produtos.

“Nada deve ser aplicado ou ingerido sem avaliação médica. A única medida que pode ajudar até chegar à unidade é colocar uma compressa fria sobre o local para aliviar a dor”, orienta.

Tratamento: o papel do soro antiveneno

No pronto-atendimento, o diagnóstico é clínico e rápido. O tratamento envolve a aplicação do soro antiescorpiônico e o controle dos sintomas. “Conforme a intensidade, são feitas medidas de suporte para tratar questões cardiovasculares e neurológicas. Às vezes, é preciso usar medicamentos anticonvulsivantes, porque a criança pode apresentar espasmos”, explica a médica.

Como prevenir acidentes com escorpiões?

O escorpião é um animal noturno e se abriga em locais escuros e úmidos, como frestas, entulhos e ralos. Para evitar acidentes, siga as recomendações da especialista: mantenha quintais e ambientes limpos e sem entulhos;
vede frestas, buracos e ralos; guarde sapatos e roupas em locais fechados;
afaste berços e camas das paredes e não deixe roupas de cama encostando no chão.

“O cuidado principal é com a higiene e organização dos ambientes. Evitar acúmulo de folhas e materiais ajuda a afastar insetos e, consequentemente, os escorpiões que se alimentam deles”, finaliza.

Fonte: Assessoria