sexta-feira, 19 de junho de 2026

Em decisão, Moraes cita ‘sucessivas violações de determinações judiciais’

A prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL) nesta segunda-feira (4) foi motivada por sucessivas violações das determinações judiciais impostas anteriormente, segundo a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na decisão, Moraes afirma que Bolsonaro utilizou redes sociais de aliados – incluindo seus três filhos parlamentares – para divulgar mensagens com “claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”.

Veja as razões apontadas para Moraes decretar prisão de Bolsonaro:

Moraes ressaltou que Jair Bolsonaro descumpriu deliberadamente as medidas cautelares pela segunda vez, o que justifica a imposição da prisão domiciliar;

Segundo Moraes, Bolsonaro manteve uma “conduta ilícita dissimulada”, ao preparar material pré-fabricado para ser divulgado em manifestações e redes sociais;

O ministro apontou que o próprio filho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), apagou uma postagem nas redes sociais para tentar ocultar a infração;

Bolsonaro teria reiterando sua conduta delitiva por meio destes vídeos, áudios e publicações;

A decisão também menciona uma chamada de vídeo realizada por Bolsonaro com o deputado federal Nikolas Ferreira, considerada como mais uma quebra das regras determinadas pelo STF.

Moraes foi enfático ao afirmar que “a Justiça é cega, mas não é tola”, e que “não permitirá que um réu a faça de tola, achando que ficará impune por ter poder político e econômico”

“Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Messias Bolsonaro”, escreveu Moraes.

Com isso, Moraes determinou que Bolsonaro cumpra prisão domiciliar em seu endereço residencial.

A decisão inclui:

Uso de tornozeleira eletrônica; proibição de visitas, salvo por familiares próximos e advogados e recolhimento de todos os celulares disponíveis no local.


Descumprimento de medidas

O ministro Alexandre de Moraes já havia negado a prisão preventiva após Bolsonaro descumprir medidas cautelares. Na decisão de 24 de julho, Moraes disse que o ex-presidente cometeu uma “irregularidade isolada” e que, por isso, não cabia decretar prisão preventiva.

“Por se tratar de irregularidade isolada, sem notícias de outros descumprimentos até o momento, bem como das alegações da defesa de Jair Messias Bolsonaro da ‘ausência de intenção de fazê-lo, tanto que vem observando rigorosamente as regras de recolhimento impostas’, deixo de converter as medidas cautelares em prisão preventiva, advertindo ao réu, entretanto, que, se houver novo descumprimento, a conversão será imediata”, escreveu o ministro à época.

A manifestação de Moraes, relator do caso, ocorreu em resposta às alegações da defesa de Bolsonaro, enviadas ao Supremo a pedido do próprio ministro.
Os advogados do ex-presidente foram convocados a esclarecer a publicação de trechos de discurso do ex-presidente em ida à Câmara serem publicados na internet. No discurso, Bolsonaro disse que usar tornozeleira era a “máxima humilhação”.

Além disso, foi determinada a proibição do uso de celulares, gravações e qualquer forma de comunicação com embaixadores ou demais investigados. Moraes alertou que qualquer nova violação poderá resultar na decretação imediata da prisão preventiva.

Fonte: Portal G1

 

Eduardo Bolsonaro escala crise, e pode ser preso ao pisar no Brasil

A articulação internacional liderada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e pelo youtuber bolsonarista Paulo Figueiredo tem como objetivo escalar os ataques e ampliar a pressão contra autoridades brasileiras.

E isso, segundo investigadores e autoridades ouvidos pelo blog, agrava a situação jurídica de Jair Bolsonaro e do próprio Eduardo.

Em nota publicada ontem (30), após a confirmação da tarifa de 50% imposta pelo governo de Donald Trump aos produtos brasileiros que entrarem nos Estados Unidos, o deputado afirmou que a medida era “uma resposta legítima”.

Não há qualquer sinal de recuo por parte de Eduardo Bolsonaro, nem mesmo entre os familiares. Segundo fontes do núcleo bolsonarista, a tendência é de intensificação dos recados que já vêm sendo dados a ministros, a policiais federais e outras autoridades.

E esse é só o primeiro passo. O objetivo seria trazer mais sanções e piorar o clima que inviabiliza qualquer negociação entre o Brasil e os Estados Unidos sobre o tarifaço.

Tudo isso deve prejudicar ainda mais Bolsonaro. Se, mesmo antes das sanções ao ministro Alexandre de Moraes via Lei Magnitsky, a condição do ex-presidente já estava dada, com essa nova ofensiva internacional a situação da família se agrava.

Investigadores e autoridades garantem que já têm amplo material para indiciar Eduardo. Ele pode ser preso se pisar no Brasil e responder por coação no curso do processo. Isso também poderia ser aplicado a Jair Bolsonaro, que passaria a responder não só pela trama golpista, mas também por tentativa de obstrução.

Fonte: Portal G1

Brasil é um país chocólatra. Mas qual é a medida certa para a saúde?

Um estudo inédito da Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados revela que 59% dos brasileiros gostam de chocolate, sendo que 36% afirmam gostar muito. Outros 41% consomem o alimento ao menos uma vez por semana, o que reforça a forte relação dos brasileiros com o doce.

Mas o que nem todo mundo sabe é que, se consumido com moderação e na versão certa, o chocolate pode trazer benefícios para a saúde. “O chocolate é um antioxidante rico em flavonoides, e tem efeitos positivos na prevenção de doenças cardiovasculares. O mais indicado é o chocolate com 70% de cacau ou mais, porque é justamente o cacau que concentra os compostos bioativos benéficos”, explica a nutricionista Izabel Campelo, professora da Estácio.

A preferência pelo chocolate tem perfil bem definido: os que mais gostam moram na região Sudeste (42%), são mulheres (46%), têm entre 18 e 24 anos (53%) e renda familiar acima de cinco salários mínimos (42%). Já entre os que afirmam não gostar, predominam homens (22%), pessoas com mais de 60 anos (30%) e moradores do Nordeste (29%).

Segundo a professora Izabel, o ideal é consumir entre 20 e 30 gramas, preferencialmente não todos os dias. Além disso, é importante observar a lista de ingredientes: quanto menos aditivos como corantes, aromatizantes e conservantes, melhor. “Esses ingredientes tornam o chocolate um alimento ultraprocessado, que deve ser evitado no consumo cotidiano”, reforça.

O chocolate amargo também tem efeito sobre o humor. Isso acontece porque ele contém triptofano, substância precursora da serotonina, conhecida como o “hormônio do bem-estar”. “A serotonina é um modulador de humor. Por isso, consumir um pedacinho de chocolate pode, sim, trazer sensação de prazer e conforto”, complementa Izabel.

A dica para celebrar a data sem culpa é simples: escolha um chocolate com alta concentração de cacau, em pequenas quantidades, e aprecie com consciência. Afinal, prazer e saúde podem, sim, caminhar juntos.]

Fonte: Assessoria

Prefeitura de Dourados entrega mais 75 títulos de propriedade e anuncia outras 250 escrituras

A Prefeitura de Dourados entregou na noite desta quarta-feira (16) mais 75 títulos de propriedade às famílias dos bairros Jardim Ibiza e Rouxinol, elevando para 205 o números de escrituras entregues pelo prefeito Marçal Filho neste início de governo.

Na próxima segunda-feira (21), mais 250 títulos de propriedade serão entregues às famílias do bairro Santa Felicidade, dentro do programa de regularização fundiária desenvolvido através do Programa Dourados Moradia Legal, criado para levar segurança jurídica e dignidade a milhares de famílias que vivem em áreas ainda não regularizadas.

A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Habitação de Interesse Social (Agehab), o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio do Programa Lar Legal.

Dezenas de pessoas compareceram à cerimônia, que foi realizada na Escola Municipal Iria Lucia Wilhelm Konzen, localizada no Parque do Lago II, reunindo o prefeito Marçal Filho, o diretor-presidente da Agehab, Éder Felipe Souza Lima, a vice-prefeita Gianni Nogueira e os vereadores Jânio Miguel, Pedro Pepa, Dalton Ribeiro, Dill do Povo e Isa Marcondes, além do deputado estadual Zé Teixeira.

Durante a solenidade de entrega das escrituras, o prefeito Marçal Filho lembrou que na assinatura da ordem de serviço para reforma do telhado do refeitório da Escola Municipal Rosa Câmara, na manhã da quarta-feira (16), encontrou uma pessoa que trabalha na escola e ela o abraçou e disse, com muita alegria, que ainda morava na casa que a Rádio 94 FM havia sorteado para ela há mais de 15 anos.

“Eu não me lembrava mais, porque durante vários anos, através da 94 FM, a gente sorteava todos os anos uma casa”, contou Marçal. “Perguntei se ela não havia vendido a casa e ela falou que não, de forma nenhuma, que continuava morando no imóvel até hoje e que estava feliz porque recebeu a propriedade com a escritura”, continuou o prefeito. “É isso que eu vejo em vocês aqui hoje, vocês vão receber a escritura, terão a propriedade e não irão vender a casa de vocês”, enfatizou Marçal Filho.

O prefeito destacou a importância da entrega da escritura às famílias. “Essa coisa de deixar de ser apenas o dono de fato, para ser o dono de direito; para ter um documento mesmo; para ter a identidade que dá direito a vocês de serem proprietários”, ressaltou.

“Então, eu creio que esse é um momento muito feliz para cada um de vocês, um momento de alegria e o que vocês estão vivendo é indescritível porque nada melhor do que ser dono do seu próprio lar, da sua própria terra e tenho priorizado muito, na administração, o atendimento às pessoas que precisam regularizar suas moradias”, completou Marçal Filho.

Ainda na sua fala, o prefeito ressaltou que determinou que a Agehab seguisse fiel ao slogan da Administração, que é “Cuidar com Amor e Construir com Trabalho” uma vida melhor para as pessoas. “Sou o prefeito de todos os douradenses, mas meu trabalho prioritário é voltado para as famílias que mais necessitam do poder público”, afirmou. “Não é fácil esse trabalho. Eu estou há 6 meses e 16 dias no governo e tenho a sensação que já estou na prefeitura há 10 anos, do tanto de trabalho que fizemos nesses primeiros meses e de tudo que ainda temos para fazer”, completou Marçal Filho.

O prefeito também falou sobre os desafios superados no primeiro semestre de gestão. “É um absurdo o tanto que nossa cidade estava abandonada, largada, com o posto de saúde caindo aos pedaços, as escolas caindo aos pedaços, as ruas tomadas por buracos”, enumerou. “Eu não tinha noção do tamanho do estrago que fizeram em nossa Dourados, mas estamos levantando isso e a população está sentindo isso”, continuou. “Só não enxerga as melhorias quem não quer, mas basta andar por Dourados para sentir que agora a cidade tem comando, agora tem prefeito, agora tem administração e gestão de verdade, e não mais aquela sensação de que não tinha ninguém no comando dessa nave”, completou Marçal.

TRABALHO DE EQUIPE

Ainda durante a solenidade de entrega dos títulos de propriedade, o prefeito Marçal Filho destacou o trabalho que sua equipe de governo vem realizando e a parceria com os políticos que têm compromisso com Dourados.

“Como já dizia um poeta, sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto, é realidade. E eu sonho isso junto com os nossos vereadores, com nossos deputados estaduais e federais, com nossos senadores e com nosso governador”, enfatizou. Como tem feito em todas as solenidades prestigiadas por autoridades, o prefeito fez questão de citar cada vereador presente na entrega de títulos de propriedade e destacou a presença do deputado Zé Teixeira.

Sobre a equipe de governo, o prefeito voltou a enfatizar que a escolha do secretariado seguiu critérios técnicos. “Ninguém impôs nome nenhum para secretário, a minha equipe foi escolhida pela técnica porque cada um entende da área em que atua e Éder (diretor-presidente da Agehab) tem vivência na área de habitação e está trazendo resultados Dourados”, afirmou Marçal Filho.

“Nós estamos começando o primeiro programa de desfavelamento de Dourados, estamos pegando um lugar que hoje é uma favela e vamos transformar em casa de alvenaria, com asfalto, iluminação pública, muro, calçada, saneamento básico, mudando a vida de 100 famílias”, comemorou o prefeito.

Ao final da fala, Maçal Filho ressaltou o tempo que as famílias beneficiadas na noite de quarta-feira esperam pela escritura dos seus imóveis. “Eu queria saber o seguinte: quem está esperando essa regularização fundiária, esse título, há mais de 5 anos? Quem está esperando há mais de 10 anos? Quem está esperando há mais de 15 anos? Mais de 20 anos?”, questionou. “Olha que momento histórico, pessoas 20 anos esperando e terei o prazer de entregar pra vocês esse título”, celebrou. “Que Deus abençoe cada um de vocês e que todos comemorem o direito de receber a escritura do seu lar”, finalizou Marçal Filho.

Fonte: Assecom

O que a psicologia diz sobre as pessoas que ajudam os garçons a retirar a mesa do restaurante

Os gestos que fazemos, seja de forma consciente ou inconsciente, revelam muito mais sobre nossa personalidade do que pensamos. Alguns deles realizamos sem sequer nos darmos conta, de modo que se tornam um espelho do que verdadeiramente estamos sentindo ou pensando em um determinado momento, ainda que nossas palavras digam outra coisa; outros, ao contrário, se instalaram em nosso dia a dia como rotina e também mostram o interior de cada um.

Falamos, por exemplo, do fato de recolher, limpar ou ajudar o garçom com os pratos, guardanapos e restos de comida que ficam na mesa do restaurante após o serviço.

Este gesto, que em muitas ocasiões é quase automático, não é somente sinal de boa educação, mas revela uma série de traços psicológicos que definem a pessoa: como pensa, como sente e como se relaciona com os demais.

Artigos Relacionados Em um mundo em que prevalece a rapidez e geralmente a individualidade, fazer pequenas ações pelos outros sem esperar nada em troca é um comportamento que se aproxima da humildade e da empatia. Isso se conhece como “conduta pró-social” e se refere a beneficiar outros sem esperar uma recompensa, o que fomenta que as relações interpessoais se tornem mais fortes.

Lachlan Brown, um jornalista focado em psicologia, se aprofundou nessas condutas para determinar o que significa que uma pessoa ajude com frequência os garçons a retirar a mesa; sobretudo, o que isso indica sobre sua personalidade.

Traços psicológicos das pessoas que ajudam os garçons

Trabalhar atendendo ao público é complicado: muitas vezes empregados como os garçons têm que enfrentar situações desagradáveis. Por isso, encontrar pequenas ações que facilitam sua tarefa é um gesto que lhes poupa tempo e esforço.

Embora o fato de recolher a mesa (sejam as migalhas de pão, os guardanapos usados ou os pratos, que podem ser empilhados e colocados na borda para que o garçom possa levá-los mais facilmente) pareça algo trivial, é um grande gesto para o trabalhador.

Segundo a psicologia, as pessoas que fazem isso se destacam especialmente por sua empatia e sua consciência social: têm uma maior capacidade de entender e compartilhar os sentimentos dos outros. Isso lhes permite agir de maneira benéfica para os demais sem esperar nada em troca, algo que reflete a verdadeira empatia, e contribui para gerar uma maior conexão na sociedade baseada nas boas ações e no altruísmo.

Também é geralmente sinônimo de humildade e ausência de senso de superioridade. Embora não seja algo muito frequente, há pessoas que consideram que aqueles que trabalham atendendo ao público (garçons, balconistas…) têm como principal tarefa servi-los, independentemente das condições, das exigências e do tratamento.

Ao colaborar nessas pequenas tarefas, está-se valorizando o trabalho dos outros e, portanto, entendem que qualquer emprego merece respeito porque, efetivamente, assim é.

As pessoas que tentam ajudar o garçom ao máximo possível se destacam por sua proatividade e sua disposição ao serviço: não ficam esperando que alguém lhes peça ajuda, mas identificam quando esta é necessária e agem para beneficiar os demais.

Por fim, outros traços que definem aqueles que realizam essas ações são a responsabilidade e a disciplina: sabem que esses pequenos gestos podem ter um efeito, por isso se movem para conseguir um benefício. Demonstram ser fiéis aos seus princípios e ter uma conduta disciplinada.

Fonte: Portal MSN

Risco de acidentes domésticos com crianças aumenta nas férias escolares

As férias escolares começaram e a criançada já está em casa cheia de criatividade e energia, uma combinação que, apesar de comum e esperada nessa fase da vida, pode resultar em situações de perigo. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), entre queimaduras, cortes, quedas, afogamentos e outros, são registrados cerca de 200 mil acidentes domésticos por ano no país. Durante o período de férias, esse índice aumenta em média 25%.

O ambiente doméstico, quando não adaptado com medidas de segurança, torna-se um dos principais cenários de risco. Entre os fatores mais comuns estão produtos de limpeza e medicamentos armazenados em locais acessíveis para as crianças, objetos cortantes na cozinha, panelas quentes, escadas sem proteção, pisos escorregadios, tomadas desprotegidas e brinquedos quebrados ou inadequados para a faixa etária do pequeno em questão.

Os traumas oculares também estão entre os acidentes mais frequentes e preocupantes, alerta o médico oftalmologista, Dr. Valdair Lopes. “Brinquedos pontiagudos, produtos químicos e até o uso incorreto de cosméticos e álcool em gel, por exemplo, podem causar danos à visão. No caso de algum produto entrar em contato com os olhos, lave apenas com água em abundância e busque atendimento médico. Já se houver uma perfuração ou outro tipo de trauma na região ocular, não tente remover nenhum objeto ou realizar qualquer curativo. Procure ajuda especializada com urgência”, orientou.

É natural que as crianças estejam mais ativas, curiosas e expostas a ambientes que nem sempre são seguros no período de férias. Queimaduras e cortes também estão entre as ocorrências mais frequentes e preocupam especialmente devido à maior sensibilidade da pele infantil em comparação à de adultos.

“Os pequenos estão mais suscetíveis a queimaduras tanto por contato com superfícies aquecidas quanto por exposição excessiva ao sol. Por isso, o uso diário de protetor solar é indispensável, assim como a supervisão constante, especialmente em áreas como a cozinha, onde o risco de acidentes é maior”, destacou o dermatologista, Dr. Luan Bastos.

Em caso de queimaduras, a orientação inicial é simples, mas crucial: lavar a área afetada com água corrente fria, sem aplicar pomadas ou receitas caseiras.

Já em situações de cortes, deve-se estancar o sangramento com gaze limpa e avaliar a profundidade da lesão, ferimentos mais extensos ou com sangramento persistente requerem avaliação médica imediata. A prevenção é sempre o melhor cuidado. Garantir um ambiente seguro e manter a vigilância constante são atitudes fundamentais para que as férias sejam sinônimo de diversão, e não de acidentes.

Fonte: Assessoria

O que acontece com o corpo se você comer uma maçã por dia

O mundo inteiro adora maçãs. Todos os anos, são produzidas quase 100 milhões de toneladas da fruta em todo o planeta.

Existem maçãs com as mais diversas cores e sabores. E elas conquistaram, há muito tempo, a fama de preservar nossa saúde.

A frase popular em língua inglesa “uma maçã por dia mantém o médico longe” vem de um provérbio galês um pouco mais longo, escrito em 1866: “Coma uma maçã antes de ir para a cama e você tirará o ganha-pão do médico.”
Mas existe alguma verdade nesta antiga máxima? As maçãs são realmente mais saudáveis do que outras frutas?

Por que as maçãs são tão saudáveis

Vamos começar analisando os nutrientes oferecidos pelas maçãs.
Elas são uma rica fonte de fitoquímicos, como flavonóis. Estes compostos já foram relacionados a diversos benefícios à saúde, como a manutenção do peso e a redução do risco de doenças cardíacas.

As maçãs também contêm diversos polifenóis, como antocianinas. Elas ajudam a fornecer a cor vermelha da casca das frutas e são associadas à melhora da saúde cardíaca.

Outro polifenol encontrado nas maçãs é a floridzina. Descobriu-se que ela ajuda a controlar os níveis de glicose.

As maçãs também contêm muita fibra, principalmente pectina, que reduz a quantidade de lipoproteínas de baixa densidade (LDLs, na sigla em inglês) no sangue – ou seja, o colesterol ruim.

A pectina também reduz a absorção de açúcar e gordura dos alimentos, ajudando a estabilizar nossos níveis de açúcar no sangue.

Estes nutrientes das maçãs realmente parecem oferecer benefícios à saúde.
Em 2017, uma análise de cinco estudos associou o consumo de maçãs a uma redução de 18% do desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Outra análise de 18 estudos, realizada em 2022, concluiu que comer mais maçãs – ou alimentos derivados de maçãs, como o suco da fruta – pode reduzir o colesterol, se o hábito for mantido por mais de uma semana.

Manter uma dieta saudável de forma geral pode reduzir o risco de desenvolvimento de câncer em até 40%.

Isso se deve, em grande parte, aos fitoquímicos, compostos bioativos que são comuns nas maçãs. Alguns estudos chegaram a relacionar o consumo da fruta à redução do risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer.

O hábito parece estar associado a diversos benefícios à saúde – e sabemos que a maçã contém compostos saudáveis. Mas será que elas, especificamente, são mais eficazes do que outros alimentos de origem vegetal para afastar os médicos do nosso caminho?

“As maçãs não contêm muita vitamina C e não têm ferro nem cálcio”, afirma a professora de Nutrição e Ciências Alimentares Janet Colson, da Universidade do Centro do Estado do Tennessee, nos Estados Unidos.

“Mas elas contêm muitos outros ingredientes que promovem a saúde e fazem maravilhas para o corpo.”

Em resumo, consumir uma maçã por dia pode não fazer você consultar o médico com menos frequência, mas poderá influenciar sua saúde em geral ou sua dependência de medicamentos de uso contínuo.

É ótimo comer uma maçã por dia, segundo Guzzo – desde que ela faça parte de uma alimentação rica em diversos outros alimentos de origem vegetal. Este, sim, é um fator fundamental para termos boa saúde.

Fonte: Portal G1

Férias longe das telas: O valor do detox digital para crianças, adolescentes e adultos

Com a intensificação do uso de dispositivos eletrônicos, especialmente entre os mais jovens, o período de férias pode ser uma oportunidade para reconectar-se com o mundo offline e fortalecer laços afetivos, criatividade e bem-estar emocional.

O uso constante de telas já se tornou parte do cotidiano de grande parte da população. Entre crianças, adolescentes, estudantes universitários e adultos, o hábito de recorrer a celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos para trabalhar, estudar ou simplesmente preencher o tempo livre se intensificou nos últimos anos — especialmente após o período da pandemia. Porém, as consequências desse comportamento não tardaram a aparecer.

Diversos estudos têm apontado que o excesso de tempo em frente às telas pode estar diretamente ligado ao aumento da ansiedade, ao prejuízo na qualidade do sono, à perda de foco e ao isolamento social.

Em crianças e adolescentes, os impactos também afetam o desenvolvimento emocional, a criatividade e a capacidade de lidar com frustrações. Já entre adultos e jovens universitários, o cansaço mental e a sobrecarga de estímulos digitais se refletem em estresse, esgotamento e dificuldade de concentração, mesmo nos momentos de descanso.

Nesse cenário, o chamado detox digital surge como uma proposta importante para reequilibrar essa relação com a tecnologia. Trata-se de um período — que pode durar algumas horas, dias ou até semanas — em que a pessoa reduz ou interrompe temporariamente o uso de aparelhos eletrônicos. O objetivo é retomar o contato com atividades não mediadas por telas e proporcionar à mente um tempo de descanso dos estímulos contínuos vindos de notificações, vídeos curtos, redes sociais e excesso de informações.

A psicóloga e pedagoga Maisa Colombo Lima, professora da Estácio Campo Grande, explica que esse distanciamento é necessário para que o cérebro consiga reorganizar seu próprio ritmo.

“O uso constante de telas e dispositivos afeta o sistema nervoso, acelera os pensamentos e reduz a tolerância ao tédio, que é essencial para a criatividade. Durante as férias, é importante que crianças e adultos vivenciem o ócio produtivo, aquele tempo em que não estamos fazendo nada digitalmente, mas estamos nos reconectando com o corpo, com o espaço e com os outros”, afirma.

As férias escolares são uma oportunidade ideal para iniciar esse processo. No caso das crianças, o afastamento dos eletrônicos abre espaço para o retorno a brincadeiras que estimulam a imaginação, a expressão e o convívio. Um simples teatro de sombras com lanterna e lençois pode render histórias inventadas em família, que estimulam a criatividade e fortalecem os vínculos. Atividades como a construção de cabanas, a caça ao tesouro ou a jardinagem ajudam a desenvolver habilidades importantes como cooperação, paciência e cuidado com o outro e com o ambiente.

Segundo Maisa, a exposição prolongada a estímulos rápidos e constantes das telas pode contribuir para dificuldades de atenção e problemas comportamentais. A interação com telas pode substituir o tempo de brincar com outras crianças, o que é fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.

Adolescentes e universitários também podem se beneficiar do detox. Muitos chegam ao final do semestre exaustos após semanas de provas, trabalhos e interações digitais constantes. Desconectar, nesses casos, significa mais do que descansar os olhos: é uma forma de recuperar a presença, o foco e a saúde emocional.

Atividades como: realizar caminhadas ao ar livre, experimentar cozinhar com amigos ou simplesmente se permitir não fazer nada são ações que contribuem para aliviar a pressão e trazer mais leveza aos dias de recesso.

Ainda segundo a professora, o desafio maior é, muitas vezes, lidar com o desconforto inicial de se sentir desconectado dos outros e a sensação de estar perdendo alguma informação importante.

“Estamos acostumados a responder mensagens o tempo todo, a consumir conteúdo de forma passiva. No detox, esse silêncio pode causar estranhamento. Mas é justamente aí que mora a transformação: reaprender a se ouvir, a perceber o que se sente, a estar presente de verdade”, diz a psicóloga.

A proposta do detox digital, portanto, não é excluir a tecnologia da rotina, mas encontrar equilíbrio. Estabelecer horários para o uso de telas, desativar notificações, limitar o tempo nas redes sociais e propor momentos de convivência offline são formas acessíveis de começar. E, ao contrário do que muitos imaginam, o benefício não é imediato — ele se constrói no tempo e se reflete em mais disposição, mais clareza mental e mais qualidade nos relacionamentos.

Independentemente da idade, as férias podem (e devem) ser uma oportunidade de pausa — da correria, da cobrança, das exigências. E, sobretudo, das telas. Ao escolher desligar-se por algumas horas do mundo digital, abrimos espaço para outras experiências simples e transformadoras. O descanso da mente começa, muitas vezes, com um simples gesto: colocar o celular de lado e olhar ao redor.

Fonte: Assessoria

Descubra o que realmente funciona para ganhar massa muscular com consistência

Ganhar massa muscular está entre os principais objetivos de quem inicia uma rotina de treinos. No entanto, muitas pessoas desistem no meio do caminho por não enxergarem resultados visíveis em pouco tempo. Segundo especialistas, essa expectativa imediatista pode levar a erros de execução e sabotagens que comprometem todo o planejamento.

“Ganhar massa muscular não é sprint, é maratona. Treinar certo, respeitar seu corpo e ter constância vale muito mais do que querer tudo para ontem”, afirma Leandro Twin.

De acordo com o especialista, um erro comum é tentar modificar o treino por conta própria ao não perceber evolução rápida. “A pessoa está fazendo a ficha certinha, com volume adequado e bons exercícios, mas como o resultado demora a aparecer no espelho, ela acha que tem algo errado. Aí começa a adicionar exercícios, usar técnicas avançadas sem orientação e isso acaba gerando uma sobrecarga desnecessária”, explica.

Essa pressa em acelerar os resultados pode gerar estagnação, aumento do risco de lesões e, em muitos casos, retrocesso. O corpo precisa de tempo para se adaptar, e a consistência — mais do que intensidade — é o que garante progresso.

Menos é mais quando o assunto é hipertrofia

O processo de hipertrofia envolve muito mais do que apenas o esforço durante o treino. Segundo Twin, o volume precisa ser planejado de forma estratégica, respeitando o tempo de descanso e recuperação muscular. “Você não precisa treinar mais. Precisa treinar certo, com qualidade. O excesso pode atrapalhar tanto quanto a falta”, reforça.

Além do treino, fatores como alimentação equilibrada, sono reparador, hidratação e acompanhamento profissional são determinantes no ganho de massa muscular.

Confie no processo

“Mesmo quando o corpo ainda não mostra grandes mudanças visíveis, ele já está respondendo. O importante é manter o planejamento e confiar na orientação profissional. Com paciência e consistência, os resultados chegam — e de forma sustentável”, orienta Twin.

Para quem está começando, o ideal é contar com o acompanhamento de um professor, seguir a ficha de treino recomendada e não se comparar com o progresso de outras pessoas. “Cada corpo tem um ritmo. O segredo é ter disciplina e entender que resultado de verdade leva tempo”, conclui.

Dicas de Leandro Twin para quem quer ganhar massa muscular sem cair em armadilhas:

1.      Evite alterar o treino por conta própria – Isso pode gerar sobrecarga desnecessária e prejudicar sua evolução.

2.      Siga o planejamento feito por um profissional – Ele é baseado nas suas metas e limitações individuais.

3.      Não confunda intensidade com constância – Regularidade é mais importante do que “pesar a mão” no treino.

4.      Tenha paciência e respeite o tempo do corpo – A construção muscular é um processo gradual.

5.      Procure uma academia com estrutura e orientação adequada – Uma que ofereça profissionais capacitados e equipamentos modernos.

Saúde e bem-estar ao seu alcance!

Fonte: Assessoria

“Google, como passa roupa?”: sem prática e com medo de errar, Geração Z aprende a cuidar de casa com a Internet

A Geração Z, composta por pessoas nascidas entre meados da década de 1990 e o início da década de 2010 (aproximadamente 1997 a 2012), é hoje a principal faixa etária que mais utiliza o Google para tirar dúvidas e aprender a realizar tarefas básicas da vida doméstica, como limpar a casa, usar um esfregão, fazer manutenção de carros ou trocar o óleo.

Dados divulgados em maio de 2025 pelo Think with Google, plataforma oficial que reúne pesquisas e insights sobre comportamento do consumidor e tendências digitais, apontam que esses jovens lideram as bilhões de buscas diárias no site em todo o mundo.

Essa tendência reflete uma mudança cultural profunda no modo como as novas gerações buscam autonomia. “Pessoas consideradas da Geração Z já nasceram inseridas no mundo da tecnologia, tendo acesso muito novas a celulares, tablets, notebooks, jogos eletrônicos, entre outras plataformas que facilitaram o contato com o mundo da internet”, explica a psicóloga Amanda Torres, professora da Estácio Campo Grande. Segundo ela, essa exposição precoce transformou a internet em uma aliada indispensável e, em muitos casos, em uma dependência.

Mais do que a busca por informação, a Geração Z apresenta uma busca incessante por respostas rápidas, perfeitas e eficazes, motivada pelo medo do erro e pelo receio do julgamento social.

“Vivemos cercados de redes sociais onde pessoas se comparam o tempo todo, desvalidam vivências e experiências, onde a ansiedade não dá espaço para a espera e a vivência de processos; e o medo da autenticidade, dos julgamentos, bem como do erro, se tornam prevalentes. O que isso gera? Insegurança, medo de errar e, por consequência, a busca incessante por respostas rápidas”, afirma Amanda.

Essa dependência da internet para aprender tarefas básicas, que antes eram ensinadas no convívio familiar, gera um fenômeno de autonomia fragilizada.

“Há um desejo pela autonomia instrumental, por isso há uma mobilização pela busca por informações básicas sobre atividades do dia a dia, contudo, a busca por esta autonomia estando sempre associada à internet gera uma autonomia fragilizada, demonstrando insegurança subjetiva importante e medo excessivo”, alerta a psicóloga.

APRENDIZADO FAMILIAR

Outro ponto importante destacado por Amanda é o impacto emocional e social da substituição do contato intergeracional — com pais, avós e professores — pela busca solitária em ferramentas digitais como Google e YouTube.

“Recorrer a familiares, professores, entre outros, para adquirir algum aprendizado não diz respeito apenas à transmissão e obtenção de informações, há também a mediação de afetos, sentimentos de pertencimento e validações. Se esses vínculos se enfraquecem, isso pode acarretar isolamento afetivo, ausência ou empobrecimento de trocas e vínculos afetivos”, explica.

A psicóloga lembra ainda que a ausência do contato intergeracional pode aumentar a insegurança e a baixa autoestima, dificultando o diálogo entre pessoas de diferentes gerações e ampliando sentimentos de solidão e desamparo. “Reconhecendo que a mediação humana continua sendo insubstituível para o amadurecimento emocional, ganho de autonomia e segurança”, pontua.

No Brasil, a busca por respostas na internet vai além do simples ato de encontrar informações — tornou-se um guia essencial na jornada do consumidor. A pesquisa que acompanhou o uso da Busca Google por 14 pessoas durante dois meses em cidades como São Paulo, Curitiba e Recife mostra que usuários da geração Z se sentem confiantes e guiados pela plataforma, que também ampliou seus recursos com inteligência artificial para melhor compreender o contexto das perguntas.

Essa transformação digital expressa um movimento global, observado também nos Estados Unidos, onde o uso de plataformas como YouTube para aprender habilidades práticas já é consolidado. Segundo dados do Pew Research, mais da metade dos usuários de YouTube nos EUA usam a plataforma para “descobrir como fazer coisas que nunca fizeram antes”. No TikTok, conteúdos sobre limpeza e cuidados domésticos também figuram entre os mais populares.

A Geração Z, que hoje representa cerca de 30% da população brasileira, é a principal protagonista desse cenário — conectada, informada, porém também mais ansiosa e cautelosa diante dos desafios da vida adulta.

Fonte: Assessoria

Confira os cuidados adequados com os pets no inverno

Com a chegada do inverno, é essencial que os tutores de animais de estimação redobrem os cuidados para garantir o bem-estar de seus pets. As baixas temperaturas podem trazer uma série de desafios para cães, gatos e outros animais domésticos, tornando fundamental a adoção de medidas preventivas.

Assim como os humanos, os animais também sentem frio e podem ser afetados negativamente pelas baixas temperaturas.

“Para protegê-los, recomenda-se garantir que os animais tenham um local quente e protegido para dormir, com camas forradas com mantas e cobertores. Para animais de pelo curto ou para aqueles que são mais sensíveis ao frio, como filhotes e idosos, roupinhas podem ser uma excelente opção para manter o calor corporal. Sempre que possível, mantenha os pets dentro de casa, especialmente durante a noite e nas manhãs mais frias”, explica Dorie Zattoni.

A nutrição adequada é fundamental para que os animais mantenham uma boa saúde no inverno. É importante consultar um veterinário para verificar se há necessidade de ajustar a alimentação do seu pet neste período, já que alguns animais podem precisar de um incremento calórico para manter a temperatura corporal. Além disso, mesmo no inverno, é crucial que os animais tenham acesso a água fresca. Verifique se a água não está muito fria ou congelada.

Apesar do frio, os pets ainda precisam de exercícios e atividades para se manterem saudáveis. Em dias muito frios, substitua os passeios ao ar livre por brincadeiras dentro de casa, garantindo que eles se mantenham ativos. Nos dias menos frios, leve seu animal para passeios mais curtos e em horários mais quentes do dia, evitando as primeiras horas da manhã e o final da tarde.

“A saúde dos pets pode ser mais vulnerável no inverno, por isso é importante realizar check-ups regulares para garantir que seu pet está saudável e sem problemas respiratórios ou articulares, que podem piorar com o frio. Mantenha a vacinação e a vermifugação em dia para prevenir doenças que podem ser mais comuns durante o inverno”, complementa a médica veterinária.

Animais idosos e filhotes requerem cuidados ainda mais específicos durante o inverno. Animais mais velhos podem sofrer mais com problemas articulares e doenças respiratórias, enquanto filhotes são mais suscetíveis ao frio por ainda estarem em fase de desenvolvimento.

Por fim, Zattoni afirma que adotando essas práticas, os tutores poderão proporcionar um inverno confortável e seguro para seus pets, garantindo saúde e bem-estar durante toda a estação.

Para mais informações e orientações específicas, consulte sempre um veterinário de confiança.

Fonte: Assessoria

Natuza Nery sofre acidente nos estúdios da GloboNews e é hospitalizada

Natuza Nery, jornalista da GloboNews, viveu um susto nesta segunda-feira, 16, ao sofrer um acidente nos bastidores da gravação do podcast ‘O Assunto’. De forma inesperada, uma barra de ferro caiu e atingiu sua cabeça, deixando a comunicadora desorientada e exigindo atendimento médico imediato.

Segundo a nota oficial emitida pela Globo, Natuza foi prontamente socorrida pela equipe da emissora e encaminhada ao hospital para avaliações. Felizmente, apesar do impacto, ela está bem.

“Natuza Nery teve um incidente antes do início da gravação do podcast O Assunto, foi prontamente atendida e passa bem. Ela não gravou o podcast e não apresentou a Edição das 18h da GloboNews, mas já estará de volta amanhã”, comunicou a empresa.

A ausência da jornalista nas atrações que apresenta, como o ‘Central GloboNews’ e a Edição das 18h, foi notada pelo público, que enviou mensagens de apoio nas redes sociais. Natuza também é colunista do portal G1, além de ser a voz oficial do podcast diário da emissora.

Apesar do episódio preocupante, a previsão é de que Natuza Nery retome normalmente suas atividades nesta terça-feira, 17.

Fonte: Portal Terra

Devatur Viagens abre inscrições para excursão no Congresso Gideões 2026

A Devatur Viagens já abriu vagas para a excursão em Balneário Camboriú (SC), para participação no Congresso Gideões, previsto para acontecer em abril de 2026.

O pagamento pode ser feito em até 12 parcelas de R$ 250,00 parcelado no pix ou boleto até o mês da viagem ou ainda em 12X de R$265,00 no cartão. À vista 5% desconto.

Crianças –  Até 3 anos não pagam e com 4 anos pagam R$580,00. Já a partir de 5 anos pagam normalmente, e acompanhada de dois pagantes têm desconto.

OPÇÃO DE PIX PARCELADO

Pague parcelado no pix até o mês da viagem.

Opção 1: Iniciando as parcelas no mês de maio, pague em 12X de R$250,00.

Opção 2: Iniciando no mês de junho, pague em 11X de R$273,00.

Opção 3: Iniciando no mês de julho, pague em 10X de R$300,00.

PACOTE DE ATRAÇÕES

Além da garantia de transporte até  o Congresso Gideões, o pacote de atrações inclui; Hotel Balneário Camboriú a 210m. da praia com Wi-Fi, ar condicionado, tv, apto coletivo mobiliado; Beto Carrero World – ingresso incluso; Passarela da Barra – B. Camboriú; Big Wheel – Roda Gigante; Parque Unipraias – ingresso incluso; Brusque-SC – Visitação/Compras; Praia de Laranjeiras; Banana Boat; Deck Pontal Norte – B. Camboriú; Ciudad del Este-PY – Visitação/Compras e cataratas do Iguaçu-PR ou usina hidrelétrica Itaipu-PY (à escolher).

Passeios com ingresso incluso, exceto Cataratas do Iguaçu, Banana Boat, Roda Gigante e transfer Foz do Iguaçu/Paraguai/Usina.

Informações e reserva no tel: (67) 99601-2345

Redação

Como descobrir a ‘quilometragem’ certa para trocar o tênis de corrida

Tênis de corrida bom costuma ter fama de custar caro e durar pouco.
Mas qual é o tempo certo que um produto desses deve durar nos pés de um corredor sem que ele comece a ter problemas de saúde relacionados ao esporte?

O Guia de Compras conversou com especialistas e fabricantes de tênis e separou 5 dicas para ajudar a responder a essa questão e entender quais são os riscos envolvidos.

🏃‍♀️‍Veja a quilometragem 🏃‍♀

A primeira coisa a checar não é o tempo de uso, mas qual a distância que o corredor percorreu com seu par de tênis.

O tempo de uso recomendado é até 700 km, dependendo da performance de cada atleta, de acordo com André Siqueira, ortopedista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ e especializado em medicina do esporte, em entrevista ao Guia de Compras em 2024.

Para atingir essa distância, pode levar de 6 a 12 meses, de acordo com o ortopedista.

Em uma conta rápida, 700 km significam em torno de 140 corridas de 5 quilômetros – ou de 2 a 3 saídas para correr por semana em um ano.
Segundo a médica do esporte Fernanda R. Lima, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, estudos indicam que, entre 700 e 1000 km de uso, a capacidade de absorção de impacto reduz e os corredores tendem a mudar a mecânica da passada.

Outros itens devem ser levados em conta: peso corporal, histórico de lesões nas articulações e alterações nos membros inferiores, como o joelho em “X”.
Lima alertou para que esse perfil de corredor fique mais atento à perda de amortecimento e estabilidade dos tênis e troque o calçado antes.

Os fabricantes citaram quilometragens diferentes para seus tênis de corridas: a Asics e a Under Armour citaram até 1.000 km, a Adidas informou até 800 km “se o tênis for utilizado da maneira adequada e garantindo os cuidados na preservação”.

Em nota, a On Running lembou que “um atleta de alta performance que corre, por exemplo, 10 km todo dia vai ter um desgaste mais rápido do seu tênis comparado a um corredor casual”.

📳 Como fazer essa conta?

Para medir a quilometragem com ajuda da tecnologia, a dica é utilizar apps esportivos no telefone ou em relógios inteligentes. Um dos mais populares é o Strava, com versões para Android e iPhone.

Esse aplicativo permite adicionar modelos de tênis ao perfil do corredor e associá-los ao exercício do dia.
Ao longo de alguns meses, dá para checar quanto você percorreu com cada par de tênis.

👟 Avalie o estado do tênis

Observar o aspecto do solado é outro modo de checar se o tênis segue bom ou não para corrida. O desgaste é natural e, segundo Siqueira, deve ser uniforme.

Se esse desgaste for irregular nas laterais, parte interna ou externa, pode sugerir uma alteração na pisada do corredor.

As marcas também recomendam verificar a maciez da espuma de amortecimento e o estado geral do tênis.

Solados com amortecedores visíveis podem demonstrar afundamentos ao longo do tempo. Problemas de amortecimento também podem causar falhas de estabilidade e flexibilidade nas passadas.

🦴 Entenda os riscos

Tênis “vencidos” podem causar de bolhas nos pés a torções e lesões nos joelhos ou tornozelos.

Os especialistas citam uma lista de potenciais problemas: fascite plantar (inflamação na planta do pé), tendinites e inflamações e dores nos ossos das pernas (conhecidos como “canelite”) são os mais comuns.

A falta de amortecimento pode causar ainda dor na região da lombar, por falta de proteção das articulações envolvidas no suporte de peso – calcanhar, tornozelo, perna, joelho e coluna lombar.

Além disso, um tênis com solado desgastado pode causar escorregões em pisos úmidos.
🦶Faça um rodízio dos tênis

Ter mais de um par e alternar o uso dos tênis de corrida é o jeito de tentar conseguir uma maior duração dos produtos, de acordo com Lima, da USP.

Desse modo, o solado e o amortecimento podem ter um tempo de vida útil maior.

Marcas como a Asics e a Under Armour dizem que guardar um tênis sem uso por um período prolongado pode fazer com que os materiais percam suas propriedades.

Os preços dos produtos, consultados no começo de junho nas lojas da internet, variavam de R$ 350 para os modelos voltados a iniciantes a R$ 1.000 para corredores mais avançados.

Fonte: Portal G1
 

Carla Zambelli disse que Lula fugiria se fosse condenado na Lava Jato

Em 2018, durante o julgamento de Lula pela Lava Jato, Carla Zambelli, que liderava um movimento de protesto chamado Nas Ruas, subiu em um palanque para alertar a população de que, se condenado, Lula fugiria do país. “Nós vamos atrás dele na Etiópia, onde estiver.”

Em janeiro daquele ano, Zambelli participava de uma manifestação na avenida Paulista, em São Paulo, que comemorava a condenação em segunda instância do hoje presidente. Subiu em um carro de som e fez o alerta da “possível” fuga, sob aplausos e gritos de “Lula na cadeia”.

Questionada pela Folha, na ocasião, a deputada disse:

“Recebemos a informação de que dois ou três assessores pessoais dele foram enviados à Etiópia, que é um país que não tem acordo de extradição com o Brasil. Então, há essa especulação de que ele fuja para a Etiópia, não teria por que mandar os assessores sozinhos. São os assessores que viajam com ele.”

A teoria conspiratória, como se sabe, nunca se concretizou. Lula foi preso e levado a Curitiba, onde ficou até ser libertado pelo STF. Nesta terça-feira, no entanto, quem anunciou a própria fuga foi Zambelli.

Fonte: Platô BR