terça-feira, 23 de junho de 2026

Apartamento em área nobre de Campo Grande é alvo da Polícia Federal

Um apartamento na Rua das Garças, área nobre de Campo Grande, foi alvo da Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (21), durante a deflagração da operação contra fraudes em contratos na SED (Secretaria de Estado de Educação). Foram apreendidos pelos agentes mais de R$ 363 mil em um cofre.

São oito mandados de busca e apreensão cumpridos na Capital e um mandado no Rio de Janeiro. A operação Vox Veritatis é para apurar suspeitas de fraudes milionárias em contratos da SED.

A ofensiva é desdobramento das operações “Mineração de Ouro” e “Terceirização de Ouro”, que também investigaram desvios de recursos públicos federais no Estado.

Segundo a investigação, empresários, em parceria com servidores da SED, manipulavam o processo de adesão a atas de registro de preços de outros órgãos públicos. Os contratos, fechados com sobrepreço, garantiam o repasse de comissões de 5% sobre o valor negociado aos intermediários do esquema. Essa comissão era então dividida com os servidores públicos envolvidos.

Apenas dois dos contratos sob investigação somam mais de R$ 20 milhões, valor que pode ser ainda maior com o avanço das diligências. Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão nos estados de Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro. Os alvos podem responder por peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e crimes relacionados a licitações.

O nome da operação, Vox Veritatis, expressão latina para “voz da verdade”, foi escolhido para simbolizar o papel das instituições na revelação de fraudes ocultas que desviaram verbas da educação pública.

Fonte: Jornal MidiaMax

Link – https://midiamax.uol.com.br/policia/2025/apartamento-em-area-nobre-de-campo-grande-e-alvo-da-pf-em-acao-contra-fraudes-na-educacao/

Dia de Campo da Piscicultura reúne produtores e especialistas na 59ª Expoagro

Com aproximadamente 605 hectares de lâmina d’água, Dourados tem na piscicultura um dos seus maiores potenciais na cadeia agropecuária regional. No entanto, a atividade enfrenta desafios como unidades de produção desativadas, limitando seu crescimento no município.

Para discutir soluções e fortalecer o setor, o Senar/MS e o Sindicato Rural de Dourados promoveram nesta quarta-feira (14), na programação da Expoagro 2025, o Dia de Campo da Piscicultura. Realizado no Projeto Fazendinha, o evento reuniu produtores, estudantes e pesquisadores em uma dinâmica com cinco estações técnicas.

Durante o giro tecnológico, os participantes puderam aprofundar conhecimentos sobre proteção de nascentes, escassez hídrica, manejo alimentar, qualidade da ração e desempenho produtivo do pintado, espécie nativa com crescente valorização no mercado.

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino Ferreira, destacou a importância da união entre prática e conhecimento técnico. “Isso aqui é uma construção. O Sindicato, por meio do Senar, tem orgulho de contribuir com os piscicultores, trazendo tecnologia e apoiando o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e mais humana”, afirmou.

A 59ª edição da Expoagro segue até o dia 18 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho e conta com o apoio da Prefeitura de Dourados, da Câmara de Vereadores, do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC).

Fonte: Assessoria

Harley Nonato de Oliveira será homenageado durante a 59ª Expoagro Dourados

O chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira, será um dos homenageados na Sessão Solene de entrega de honrarias às personalidades de destaque no Agronegócio, que integra a programação da 59ª Expoagro Dourados.

A cerimônia será realizada no dia 16 de maio, sexta-feira, às 19h, no Auditório do Sindicato Rural de Dourados, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados, MS.

A solenidade é uma iniciativa da Câmara de Vereadores de Dourados, com o objetivo de reconhecer profissionais, instituições e lideranças que têm se destacado na promoção do agronegócio regional. O convite foi feito pela presidente da Câmara, vereadora Liandra Brambilla, e pelo presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira.

Com mais de duas décadas de atuação na pesquisa agropecuária, Harley Nonato de Oliveira ingressou na Embrapa em 2008 e, desde 2020, ocupa o cargo de chefe-geral do Centro de Pesquisa localizado em Dourados. Ao longo de sua carreira, tem contribuído com projetos voltados ao desenvolvimento sustentável da agricultura tropical e segurança alimentar e à transferência de tecnologias adaptadas às condições do Centro-Oeste brasileiro.

A homenagem representa o reconhecimento público à dedicação do pesquisador e ao papel estratégico da Embrapa no fortalecimento do agronegócio nacional.

Fonte: Assessoria Embrapa

Lia Nogueira solicita reforço no efetivo e presença feminina na delegacia de Caarapó

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) fez um apelo ao Governo de Mato Grosso do Sul para que sejam enviados novos escrivães e, principalmente, uma delegada para a Delegacia de Polícia Civil de Caarapó.

O município, com cerca de 32 mil habitantes, enfrenta uma situação preocupante na segurança pública devido à falta de profissionais e à ausência de uma autoridade especializada no atendimento às vítimas de violência doméstica.

Hoje, a delegacia funciona apenas com o delegado titular, Ciro Jales, que além do trabalho como delegado, também precisa realizar as funções de escrivão, já que o cargo está completamente desocupado. Há três anos, quatro escrivães atuavam na unidade. Todos foram transferidos para outras cidades, e a única servidora que restou está afastada por motivos de saúde.

A última delegada que atuava em Caarapó, Vivian Hiluy, foi transferida para o município de Deodápolis. Desde então, a cidade não conta com uma profissional feminina, o que dificulta o acolhimento em casos delicados e compromete o apoio às vítimas.

“A situação em Caarapó é delicada. Sem escrivães e sem uma delegada na linha de frente, o atendimento à população, especialmente em casos de violência doméstica, está severamente comprometido. E o mais grave é que essas pessoas ficam desprotegidas”, afirmou a deputada.

Durante seu discurso na Assembleia Legislativa, Lia Nogueira lembrou o caso que marcou o início de 2025 no estado, o feminicídio de Karina Corim, de 29 anos, assassinada pelo ex-companheiro dentro de sua loja no centro da cidade. A amiga dela, Aline Rodrigues, também foi morta, e o agressor tirou a própria vida logo em seguida. Karina havia registrado boletim de ocorrência e pedido medida protetiva, mas não houve tempo para que a Justiça a notificasse.

A deputada destacou que a falta de profissionais fixos, especialmente alguém preparado para lidar com esse tipo de situação, afasta as vítimas da denúncia e enfraquece todo o sistema de proteção.

“A segurança precisa estar onde as pessoas estão. E quem sofre algum tipo de agressão precisa ter a quem recorrer. Do jeito que está compromete demais o atendimento a estrutura em Caarapó não atende ninguém de forma segura.”, criticou.

Ela também observou que, embora a Polícia Civil tente ajudar com reforços temporários vindos de outras cidades, isso não resolve a situação. “Esses reforços são passageiros e não substituem um profissional que conhece a realidade local e acompanha os casos com atenção. A presença constante faz toda a diferença”, reforçou.

A solicitação feita por Lia Nogueira será encaminhada ao governador Eduardo Riedel (PSDB) e ao secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, com o objetivo de reestruturar a delegacia e garantir um atendimento mais digno e eficiente para a população de Caarapó.

Fonte: Assessoria

Dourados recebe grupo da terceira maior fabricante mundial de motocicletas na Expoagro

A Expoagro 2025 traz uma novidade para os apaixonados por motociclismo: a chegada da Bajaj a Dourados. O grupo Smaff inaugurou um estande no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, onde, de 9 a 18 de maio, o público pode conhecer e adquirir modelos da marca indiana, reconhecida como a terceira maior fabricante mundial de motocicletas.

A Bajaj, líder de vendas em 17 dos 100 mercados para os quais exporta suas motocicletas, possui um longo histórico na produção de scooters e motos de baixa e média cilindrada. No Brasil, a marca estabeleceu sua primeira fábrica fora da Índia em Manaus, no Amazonas.

Em Dourados, a Smaff estabeleceu uma concessionária própria, oferecendo modelos como a Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400. Gil Leal, gerente regional da Smaff, destaca a importância estratégica da cidade: “Dourados foi escolhida para abrigar a segunda loja do grupo devido ao seu apelo regional e à capacidade econômica da Grande Dourados.

Estamos iniciando nossa operação na Expoagro, o evento que melhor representa o progresso regional, para apresentar nossas motocicletas e consolidar nossa presença no mercado.”

Durante a feira, os campeões das montarias em touro e cavalo do rodeio  serão premiados com uma moto Bajaj 160 cilindradas, reforçando o compromisso da marca com a cultura local.

A Expoagro 2025 é uma das maiores feiras agropecuárias do estado e conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Dourados, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC).

Fonte: Assessoria

Leilões devem movimentar R$ 25 milhões na Expoagro 2025

Considerada a maior feira de negócios agropecuários do Centro Oeste, a Expoagro 2025 que acontece no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho de 9 a 18 de maio em Dourados, terá uma agenda de leilões que devem movimentar em torno de R$ 25 milhões.

Após ficar afastado da programação por alguns anos, os leiloes que sempre foram uma tradição e um dos pontos fortes da feira retoma com força total e o grande número de animais ofertados e a qualidade dos rebanhos apontam para um volume recorde de comercialização garantem a expectativa de bons negócios.

Conforme o diretor da Leiloboi, Carlos Wagner Guaritá Marquez Filho, a volta dos leilões em Dourados era bastante aguardada e representa o retorno da tradição dos grandes eventos na Expoagro.
 
 Guaritá disse que serão ofertados 230 touros, 1400 animais para corte e 2 mil animais que serão apresentados virtualmente. “Os leiloes voltam a ter protagonismo na nossa exposição e isso é muito importante para nossa atividade”, afirmou ele.

Não só os leilões, mas toda a cadeia produtiva da pecuária volta com força total na Expoagro  2025 e os pavilhões destinados aos criadores de gado de raça estarão lotados com animais para comercialização e julgamento.

 “Vamos ter o que há de melhor de nossos criadores no parque e a volta destes animais mostra a preocupação e o compromisso com nossos associados e com o público que prestigia a feira”, disse o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino Ferreira.
 
 Programação de leilões no Tatersal do Parque de Exposições:

Dia 10, sábado, 12 horas
31º Leilão 4R.  4R e Sindicato Rural de Dourados
Dia 11, domingo, 17 horas
Leilão de Corte Circuito LEILOBOI 40 anos. LEILOBOI e Sindicato Rural de Dourados
Dia 12, segunda-feira, 19 horas
Leilão de Corte dos Amigos. LEILOBOI e Sindicato Rural de Dourados
Dia 14, quarta-feira, 19 horas.
Leilão de Corte Mulheres do Conesul. LEILOBOI e Sindicato Rural
Dia 15, quinta-feira, 20 horas
Leilão da Ribalta. Ribalta e Sindicato Rural de Dourados

A Expoagro 2025 é uma das maiores feiras agropecuárias do Estado e conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Dourados, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC).

Fonte:  Assessoria 

Ministros do STF veem recados a Bolsonaro em prisão de Collor

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) entendem que a decisão de Alexandre de Moraes de mandar prender Fernando Collor dá ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – réu em um processo que tem o mesmo magistrado como relator – o recado de que manobras para atrasar eventual cumprimento de pena vão fracassar.

A prisão de Collor, condenado a 9 anos de prisão num processo derivado da Operação Lava Jato, foi determinada individualmente Moraes, que é o relator do caso, com o argumento de que o recurso apresentado pelo ex-presidente era inválido e tinha por objetivo apenas atrasar o início do cumprimento da pena.

Moraes lembrou que, pelo regimento do STF, os embargos infringentes, tipo de recurso apresentado por Collor, só se aplicariam se o ex-presidente tivesse conseguido quatro votos pela absolvição, e não dois, como tinha.

Por essa razão, Moraes classificou o recurso como “meramente procrastinatório” e alegou que, nessas condições, poderia determinar o cumprimento imediato da sentença, mesmo antes da publicação da decisão.

Moraes só depois submeteu a decisão ao plenário do STF para que os demais magistrados decidam se referendam ou não a decisão.

Ministros do STF ouvidos pelo blog dizem, em reservado, que tecnicamente a decisão de Moraes está correta e em linha com decisões anteriores da Corte em casos menos rumorosos.

Esses magistrados avaliam que, agora, ao ser adotada na prisão de um ex-presidente (Collor), a interpretação cria um precedente para evitar questionamentos na eventual prisão de outro (Bolsonaro).

Além disso, para esses magistrados, a decisão reforça que um eventual recurso de Bolsonaro contra condenação à prisão não vai ser levado ao plenário da Corte – onde o ex-presidente alimenta a esperança de ter votos favoráveis dos ministros que indicou (André Mendonça e Nunes Marques).

Moraes submeteu a decisão da prisão de Collor ao plenário porque o julgamento desse caso ocorreu lá. A denúncia contra Bolsonaro no caso da tentativa de golpe tramita, desde o início, na 1ª Turma do STF, em razão de uma mudança no regimento interno do STF ocorrida em 2023, e aprovada por unanimidade.

Os recursos de Bolsonaro, dizem os magistrados, seriam submetidos à 1ª Turma.

E, para apresentar embargos infringentes – o último recurso possível –, como fez Collor, Bolsonaro teria que ter pelo menos 2 votos pela absolvição (o número é menor porque o julgamento, neste caso, ocorre na turma, que é composta por 5 ministros).

Fonte: Portal G1

Expoagro 2025 receberá a EXPOEX em Dourados

O Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho, em Dourados, será palco de um evento inédito: a EXPOEX, exposição promovida pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro, que ocorrerá durante a 59ª edição da Expoagro, de 9 a 18 de maio de 2025.

A EXPOEX pretende aproximar a sociedade das Forças Armadas, oferecendo uma experiência interativa para todas as idades.

O público poderá conhecer de perto a história, os valores e as tradições do Exército, além de participar de atividades como demonstrações de materiais de emprego militar, apresentações musicais e exposições de viaturas blindadas.

A mostra estará aberta também para escolas de Dourados e região, proporcionando uma oportunidade única de aprendizado e interação com os militares.  Esta será a primeira vez que a EXPOEX será realizada no Sindicato Rural de Dourados, marcando um momento histórico para o município.

A parceria entre o Sindicato Rural e 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada reforça o compromisso com a promoção da cultura e do conhecimento, além de fortalecer os laços entre a sociedade e as instituições de defesa nacional.

A realização da EXPOEX durante a Expoagro 2025 representa uma oportunidade única para o público vivenciar a cultura militar e fortalecer os laços com as Forças Armadas, em um ambiente de aprendizado, respeito e integração.

As escolas e instituições que desejarem organizar visitas em grupos durante a Expoagro 2025 devem entrar em contato no WhatsApp 67 99971 0085, das 7:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00. A entrada é gratuita.

Fonte: assessoria

Dicas para incluir exercícios na rotina mesmo com a agenda apertada

Conciliar a rotina de trabalho, estudos e compromissos pessoais com a prática regular de exercícios pode parecer um desafio. No entanto, com planejamento e algumas estratégias, é possível manter uma rotina ativa sem comprometer outras responsabilidades. Segundo Leandro Twin, assessor esportivo e embaixador da Bluefit, o segredo está na organização e na disciplina.

“O primeiro passo é enxergar o treino como uma prioridade, assim como qualquer outro compromisso importante do dia. Definir um horário fixo para os exercícios ajuda a criar consistência e evita que outras tarefas ocupem esse tempo”, afirma Twin.

Uma dica é planejar os treinos com antecedência, estabelecendo dias e horários fixos na agenda. Para quem tem dificuldade em manter a rotina, ele sugere testar diferentes horários até encontrar o que melhor se adapta ao estilo de vida.

“Muitas pessoas preferem treinar de manhã, antes do expediente, pois isso evita que imprevistos do dia atrapalhem. Já outros se sentem mais dispostos no fim do dia. O importante é encontrar um momento que funcione para você”, explica.

Outra estratégia é apostar na variedade para evitar a monotonia e aumentar a adesão à prática. “A Bluefit oferece mais de 30 modalidades de aulas coletivas, como lutas, dança, ginástica, cycle e treinos de força. Isso dá opções para quem precisa de variedade e motivação extra para se manter ativo”, destaca o especialista.

Estabelecer metas realistas também é essencial. “Não adianta querer treinar todos os dias logo no início se isso não for viável. Comece com duas ou três vezes por semana e aumente gradualmente”, sugere Twin. Ele reforça ainda a importância dos dias de descanso, que ajudam na recuperação muscular e na prevenção de lesões.

“Treinar sem descanso pode levar ao esgotamento. O ideal é equilibrar os dias de exercícios com momentos de recuperação, como alongamentos ou atividades de menor intensidade”, acrescenta.

Por fim, o especialista reforça que manter a frequência é mais importante do que a intensidade. “O maior erro é desistir porque não conseguiu treinar um dia ou outro. O foco deve estar na consistência a longo prazo, pois são os hábitos mantidos ao longo do tempo que trazem os melhores resultados”, conclui.

Fonte: Assessoria

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave – fechado a chave – e remete à votação secreta que é realizada na Capela Sistina, no Vaticano, de onde é lançada a fumaça branca quando o novo pontífice é escolhido.

Com a morte do papa Francisco, nesta segunda-feira (21), os 252 cardeais do Colégio Cardinalício terão a missão de eleger o novo líder da Igreja Católica.

Após os rituais do velório e sepultamento do papa, o Vaticano passa por um período de luto de nove dias, quando convoca o Colégio Cardinalício. Os cardeais ficam instalados na Casa Santa Marta. É o mesmo local onde Jorge Mario Bergoglio decidiu viver, ao renunciar ao apartamento papal no Palácio Apostólico.

Antes da votação propriamente, ocorrem as reuniões gerais em que todos os cardeais participam e discutem os problemas da igreja e do mundo atual. A partir dali, começa-se a delinear perfis que possam assumir o papel de bispo de Roma, de papa.

Para a segunda parte, a votação na Capela Sistina, participam apenas os cardeais com menos de 80 anos. O número máximo de cardeais eleitores é estabelecido em 120, embora atualmente haja 135 com direito a voto – e, como no passado, podem ser concedidas exceções. Normalmente, o novo papa é escolhido entre cardeais que estão na capela, mas nada impede que alguém que está fora seja eleito.

No dia do conclave, da votação a portas fechadas, os cardeais dirigem-se à Basílica de São Pedro para a missa presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, que atualmente é o italiano Giovanni Battista Re. Em seguida, eles seguem em procissão para a Capela Sistina, preparada com bancos para as votações e o fogareiro onde serão queimadas as cédulas e anotações. Nesse momento, é proibido o uso de dispositivos eletrônicos ou qualquer contato com o exterior.

Se a eleição começar no período da tarde, o primeiro dia terá apenas um processo de votação. Já os seguintes terão até quatro votações, sendo duas de manhã e duas a tarde. O conclave mais longo da história demorou 33 meses, quase três anos, para eleger Beato Gregório X como papa, em 1271.

Cada cardeal escreve o nome do escolhido em um papel retangular e deposita em uma urna. Após a sessão, dois apuradores abrem os papéis e leem silenciosamente os nomes, enquanto um terceiro os pronuncia em voz alta. As cédulas são furadas, amarradas umas às outras e queimadas no fogareiro.

Se ninguém atinge a maioria qualificada de pelo menos dois terços dos votos, é adicionada uma substância que tinge a fumaça de preto. Caso haja um eleito, o decano pergunta se ele aceita o cargo e qual o nome escolhido para exercer o pontificado. Francisco foi o nome escolhido por Jorge Mario Bergoglio para seu pontificado, em referência a São Francisco de Assis.

Caso o cardeal escolhido aceite o cargo, as cédulas são queimadas com um aditivo branco, mostrando ao mundo que um novo papa foi eleito. Na sequência, há o anúncio com a famosa frase habemus papam – temos papa – na Basílica de São Pedro. Por fim, o papa aparece para dar sua primeira bênção.

BRASILEIROS

O Colégio Cardinalício é quem assiste o carmelengo (administrador da Santa Sé) na organização do conclave para escolha do novo papa. O atual carmelengo, o irlandês Kevin Farrell, é quem anunciou a morte do papa Francisco e atuará como chefe de Estado do Vaticano no período que vai dos funerais até o anúncio de quem será o novo papa. Esse período é chamado de Sé Vacante, quando a Igreja está sem seu líder.

O Brasil tem oito cardeais que integram o Colégio Cardinalício, cinco nomeados pelo Papa Francisco e três pelo papa anterior, Bento XVI. Apenas um deles não é votante, que é dom Raymundo Damasceno Assis, atual arcebispo emérito de Aparecida (SP), que tem 87 anos. Dom Damasceno foi nomeado por Bento XVI e participou do conclave que escolheu o papa Francisco, em 2013.

Os outros sete cardeais brasileiros, que votam, são:

João Braz de Aviz, 77 anos, arcebispo emérito de Brasília.
Odilo Scherer, 75 anos, arcebispo de São Paulo.
Leonardo Ulrich Steiner, 74 anos, arcebispo de Manaus.
Orani Tempesta, 74 anos, arcebispo do Rio de Janeiro.
Sérgio da Rocha, 65 anos, arcebispo de Salvador, primaz do Brasil por conduzir a arquidiocese mais antiga do país.
Jaime Spengler, 64 anos, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Paulo Cezar Costa, 57 anos, arcebispo de Brasília.

Nesta segunda-feira, em entrevista coletiva em Brasília, dom Raymundo Damasceno destacou que a escolha do novo papa é uma escolha de fé, por um perfil adequado, e não política. Não há candidaturas e nem campanhas, segundo ele.

“É uma obra de Deus, é uma ação do Espírito Santo, sem dúvida nenhuma”, disse. “Conclave é um tempo de silêncio, um tempo de oração, de ponderação, para que a pessoa vote segundo a sua consciência, naquilo que ele julgar o mais adequado nesse momento para a igreja”, acrescentou.

O arcebispo emérito lembrou que 80% dos cardeais do colégio eleitoral foram criados pelo papa Francisco, que, ao longo do seu pontificado, voltou-se muito para as periferias do mundo. “É um colégio representado por cardeais de todas as periferias do mundo”, disse.

Dos 252 cardeais, 149 foram nomeados por Francisco, sendo 108 deles votantes. Do total dos cardeais, 114 são europeus, 37 asiáticos, 32 sul-americanos, 29 africanos, 28, norte-americanos, oito da América Central e quatro da Oceania. Entre os cardeais europeus, entretanto, apenas 46,5% podem votar.

Fonte: Agência Brasil

Papado inclusivo de Francisco atiçou a ira de conservadores católicos

O papado transformador de Francisco, englobando a defesa do planeta face à emergência climática, dos imigrantes, de uma Igreja mais humilde e inclusiva e da comunhão aos homossexuais e divorciados, atiçou também a resistência a ele. Boa parte da oposição veio da direita católica dos EUA, que o apelidava de anticristo e espalhava teorias da conspiração e desinformação sobre o Papa.

Nos 12 anos de pontificado, Francisco se manteve firme em suas convicções e não recuou. “Rezo para que não haja cismas, mas não tenho medo”, afirmou em 2019.

O papa criticava o atraso de conservadores católicos americanos, dizendo que haviam substituído a fé pela ideologia política, como fez em 2023 num encontro durante a Jornada da Juventude em Lisboa. Era o reconhecimento de que havia “uma atitude muito forte, organizada e reacionária” na Igreja dos EUA, que chamava de retrógada.

“Há até padres que fazem comentários maldosos sobre mim”, disse ele em 2021. “Às vezes perco a paciência, principalmente quando fazem julgamentos sem entrar em um diálogo real. Não dá para fazer nada com isso.”

O cardeal ultraconservador americano Raymond Burke, de 76 anos, personificou a resistência a Francisco: entrou em frequentes confrontos com ele, desafiando-o contra a flexibilização da Igreja em relação à comunidade LGBTQIA+, ao divórcio e ao papel das mulheres na instituição — que resumia como a agenda “woke” do Papa.

O cardeal considerava que a desorientação e o erro ingressaram “de forma diabólica” na Igreja e chegou a ameaçar emitir um ato de correção contra o Pontífice. Com outros três cardeais aposentados, enviou um documento com cinco dúvidas, retratado como desafio público à autoridade papal.

Francisco não respondeu às questões, mas Burke foi removido do cargo de líder da Suprema Corte da Igreja, de seu apartamento no Vaticano e perdeu o salário de 5 mil euros.

Não surpreende o fato de o clérigo ser o preferido de Donald Trump como sucessor de Francisco. O presidente e Burke comungam de princípios em comum.

Em outubro passado, pouco antes das eleições presidenciais nos EUA, o cardeal conclamou os católicos americanos a enfatizarem a vida humana, o casamento, a família e a liberdade religiosa como aspectos essenciais a serem considerados no voto.

Eleito, Trump indicou o ativista católico de direita Brian Burch, um forte apoiador de Burke e crítico contumaz do Papa, para embaixador americano na Santa Sé.

Ironicamente, a última autoridade a ser recebida por Francisco foi o vice-presidente americano, JD Vance, que se converteu católico há cinco anos. Era visível o desconforto de Francisco na visita de 17 minutos no Domingo de Páscoa, em sua residência no Vaticano. Antes de ser hospitalizado, o Papa criticou duramente a política de deportação de imigrantes do governo Trump e, particularmente, o vice-presidente por justificá-las como católico.

Vance ainda teve a chance de ouvir a última mensagem de Páscoa do Pontífice ao mundo, lida por um assessor, com a condenação fervorosa às políticas anti-imigração. “Quanto desprezo é despertado às vezes em relação aos vulneráveis, aos marginalizados e aos migrantes!.”

Fonte: Portal G1

Saiba o que é ansiedade noturna

A ansiedade é um mal que acomete milhões de pessoas. O fato é um retrato de preocupações excessivas do dia a dia, medo e pensamentos descontrolados, proporcionados pelo estilo de vida e incerteza do futuro.

Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna.

O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno. Além da insônia, essa condição pode causar outros problemas do sono, como agitação, síndrome das pernas inquietas, apneia e terror noturno.

Como identificar a ansiedade noturna

Alguns sinais de que a ansiedade prejudica o sono são:

  • dificuldade de adormecer;
  • pensamentos que não permitem que o cérebro descanse;
  • insegurança pelo futuro;
  • antecipação de acontecimentos ruins;
  • sono não contínuo.

Esses fatores aparecem porque a ansiedade impossibilita que o cérebro se desconecte durante a noite. Assim, ao tentar dormir, a mente fica em estado de alerta, focada nos medos e estresse. Essa condição impede que o organismo inicie as fases do sono ou as atrapalha.

A falta de sono pode gerar, também, nervosismo e tensão, ocorrendo um ciclo vicioso.

Sintomas

Os sintomas podem se manifestar durante o dia, mas são mais incidentes na hora de dormir. Podem variar de pessoa para pessoa e ter intensidade diferente. São eles:

  • inquietação;
  • pensamento acelerado;
  • necessidade de levantar de madrugada;
  • respiração intensa ou ofegante;
  • cansaço;
  • dificuldade de adormecer;
  • necessidade de ficar com os olhos abertos;
  • sono interrompido;
  • falta de atenção durante o dia.

Sintomas

Os sintomas podem se manifestar durante o dia, mas são mais incidentes na hora de dormir. Podem variar de pessoa para pessoa e ter intensidade diferente.

São eles: Inquietação; Pensamento acelerado; Necessidade de levantar de madrugada; Respiração intensa ou ofegante; Cansaço; Dificuldade de adormecer; Necessidade de ficar com os olhos abertos; Sono interrompido; Falta de atenção durante o dia.

Causas –  Alguns fatores causam impacto direto na ansiedade noturna.

Estresse – O estresse, quando crônico, é um fator de risco não só para esse transtorno, mas também para a depressão. Em níveis altos, causa liberação de cortisol no organismo, um importante hormônio que age em situações de risco. O problema acontece quando o estresse é constante e os níveis de cortisol permanecem altos no corpo.

Rotina de sono – O corpo humano funciona como um relógio. Na hora de dormir não é diferente. Hormônios trabalham em cada fase do sono e, quando o ciclo não é respeitado, esses hormônios tendem a se desregular. Ter uma boa rotina evita crises noturnas. É importante ter horário para dormir, dormir de luz apagada, não dormir assistindo TV, entre outros hábitos.

Preocupações

A mente humana é potente, mas precisa ser educada. As preocupações constantes do dia a dia são obstáculo para o desligamento do cérebro ao dormir. A técnica de substituição de pensamento pode ser útil nesses casos. Funciona da seguinte maneira: quando uma preocupação ou sentimento ruim surgir e tirar o sono, tente trocar esse pensamento por aquilo que pode acontecer de bom.

Refeições leves antes de dormir, manter uma rotina de sono, praticar atividades físicas, meditação e técnicas de respiração profunda são fatores que evitam esse transtorno.

A antecipação dos acontecimentos deve ser controlada, pois pode ser extremamente negativa e gerar problemas graves como depressão e ataque de pânico. Se a ansiedade está atrapalhando seu dia a dia, é hora de buscar ajuda médica.

A ansiedade noturna pode ser uma condição desafiadora de superar, mas não é impossível. Ao entender as causas e implementar estratégias eficazes, podemos minimizar as preocupações noturnas e melhorar nosso bem-estar mental geral.

Lembre-se de criar uma rotina que acalme ao invés de agitar antes de dormir,  fazer modificações no estilo de vida e buscar ajuda profissional quando necessário.  Reflita sobre essas informações e recupere noites tranquilas para um amanhã mais promissor.

Fonte: apsiquiatra.com.br/ansiedade-noturna/

100 DIAS – Ações da Semsur em espaços e vias públicas transformam Dourados

Um trabalho ininterrupto que reflete em mais asseio, capricho e beleza em Dourados. As ações da Secretaria de Serviços Urbanos, têm sido intensificadas, sob determinação do prefeito Marçal Filho desde o começo do ano e os espaços e vias públicas estão sendo transformados.

A fiscalização das normas e posturas municipais também segue ativa visando o interesse público e o respeito a legislação vigente. “A ordem do prefeito é trabalhar para deixar nossa cidade cada vez mais limpa, bem cuidada e atrativa para a população”, explica Luís Roberto Martins de Araújo, secretário municipal de Serviços Urbanos.

A licitação dos serviços de iluminação pública, cujo contrato foi encerrado pela gestão anterior nos últimos dias de 2024, a Semsur passou a atender o setor com os pedidos mais urgentes. Com 350 pontos de iluminação pública recuperados, reestabelecimento de circuitos de iluminação por depredação e/ou avaria e automação de iluminação de praças e monumentos, o diferencial vai além da estética e agrega em  mais segurança.

Com cronogramas de atendimento nos quatro pontos da cidade, as equipes atuam com varrição manual de ruas e avenidas pavimentadas, limpeza de grelhas, boca de lobo e caixas coletoras, limpeza e conservação de áreas verdes, capina, raspagem e roçada manual, roçada mecanizada com máquina costal, roçada mecanizada com trator, coleta manual e mecanizada com transporte de entulho, terra e materiais correlatos, lavagem de feiras, praças, vias e logradouros pública, poda de árvores, revitalização de meio fio e limpeza de terreno.

Serviços em espaços públicos são destaque como reparos diversos no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, manutenção em parques, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Izidro Pedroso , no Hospital da Vida, no Campo do Zé Tabela, na Praça da Juventude, instalação de guarda corpos na Central do Cidadão e reforma do painel de distribuição do Parque Alvorada.

Com foco em manutenção de drenagem e captação de água, reparos diversos foram desenvolvidos na avenida Guaicurus, na rua Afonso Pena, rua Aurora de Matos, no estacionamento do Estádio Douradão, na avenida Hayel Bon Facker, rua Independência, rua Lindalva de Matos Ferreira, rua Francisco Viega, rua Lindalva Marques Ferreira, rua Ponta Porã, avenida Guaicurus, entre outras.

A população e o meio ambiente são beneficiados com as retiradas de toneladas de lixo por meio da coleta de resíduo orgânico e da coleta seletiva mensalmente.  Além disso, a prefeitura realizou mutirões de coleta de materiais inservíveis, inclusive com recolhimento na frente da casa dos moradores no Jóquei Clube e no Canaã I, o que agrega em limpeza, prevenção de doenças e proteção ao meio ambiente.

Nos cemitérios municipais, os serviços de apuração de denúncias, revisão de processos administrativos, determinação de fluxos de atendimento, implantação de sistema de emissão de guia de pagamento e intensificação de limpeza levam melhorias para os cidadãos.

Destaque ainda para serviços desenvolvidos de forma conjunta com outras secretarias como a limpeza após a queda da seringueira na rua dos Missionários, atendimento em queda de árvore na Feira Central e supressão de árvores em escolas da rede municipal e estadual.

Em relação ao trabalho do setor de posturas, destaque para:  19 autos de infração de alvará de localização, funcionamento e licença especial, 01 de depredação de patrimônio público, 01 de logradouro público, 383 notificações preliminares de terreno sujo, 21 de publicidade e propaganda, 61 alvará de localização e funcionamento, 225 de passeio público, 27 de lixo, 4 referente a fios, 08 referente a muros, 122 constatações de verificação de cumprimento de notificação, além de 02 liberações de processo para expedição de alvarás de bancas e revistas, 03 liberações de processo para expedição de alvarás de chaveiros, 21 liberações de eventos, 72 expedições de licença especial, 31 autorizações de uso de espaço público e 10 atendimentos ao Ministério Público.

Fonte: Assecom

Executivos do Coco Bambu se reúnem com Marçal e anunciam restaurante em Dourados

Os executivos Ronald Aguiar, Luiz Felipe e Claudio Gomes Monteiro Filho, sócios-diretores do Coco Bambu, uma das maiores redes de restaurantes de alto padrão do Brasil, com 90 unidades espalhadas por diversos Estados, se reuniram na manhã desta terça-feira (08) com o prefeito Marçal Filho e anunciaram que Dourados foi escolhida para receber uma unidade do grupo.

“Nossos estudos revelaram que o município comporta a gastronomia que o Coco Bambu oferece aos seus clientes e temos certeza que o público de Dourados vai aprovar a variedade de pratos que nosso restaurante vai oferecer”, enfatizou Ronald Aguiar.

Com previsão de faturamento de R$ 2,2 bilhões em 2025, o Coco Bambu já está presente em Mato Grosso do Sul com um restaurante no Shopping Campo Grande e agora vai expandir a rede para Dourados.

“Nosso empreendimento vai gerar cerca de 200 empregos diretos e vai movimentar o turismo gastronômico do município, atraindo clientes de toda região”, explicou Claudio Gomes Monteiro. “Importante salientar que a grande maioria dos produtos que usamos em nossos restaurantes é adquirida de produtores locais, valorizando a agricultura familiar e gerando empregos indiretos no município”, completou.

Os executivos não indicaram o endereço do empreendimento em Dourados e não apontaram um prazo para inauguração, mas garantiram que em pouco tempo o restaurante estará de portas abertas. “Acabamos de inaugurar a loja de número 90 e agora nossos esforços serão concentrados na unidade do Coco Bambu para Dourados, uma cidade que tem um potencial enorme para o cardápio que nossos restaurantes oferecem”, ressaltou Luiz Felipe.

O prefeito Marçal Filho destacou a importância do investimento da rede de restaurantes em Dourados. “A chegada do Coco Bambu em nossa cidade será um divisor de águas para a gastronomia local”, afirmou. “Já temos excelentes restaurantes, que servem os mais variados cardápios, mas a chegada de um empreendimento consagrado pelas principais capitais brasileiras será um marco para nossa gastronomia”, enfatizou Marçal Filho.

COCO BAMBU

O embrião do Coco Bambu nasceu em 1989, em Fortaleza (CE) com a inauguração do Dom Pastel, primeiro restaurante fundado por Afrânio e Daniela Barreira. Esta unidade foi inspiração para o crescimento da rede Coco Bambu, que desde então vem encantando e atraindo clientes nos mais diversos Estados do Brasil.

Com especialidade em frutos do mar, o Coco Bambu possui um amplo e variado cardápio, com comidas e bebidas deliciosamente diferenciadas, feitas com ingredientes frescos da mais alta qualidade. Os pratos são bem servidos e toda essa excelência é apresentada a preços acessíveis. “Nossas unidades são amplas, possuem decoração rústica e elegante, oferecendo aos nossos clientes um ambiente sofisticado e aconchegante”, enfatiza Ronald Aguiar.

Criado por Afrânio e Daniela Barreira, a pastelaria Dom Pastel foi o marco inicial no negócio de restaurantes. Após uma reforma na casa onde foi a residência do seu avô paterno, Raimundo Pinheiro Barreira, Afrânio transformou a mansão em um pequeno open mall, alugando suas salas e lojas. Na lojinha da esquina abriu o Dom Pastel. Ele já nasceu como um negócio diferenciado, que logo despertou a atenção da população local, abrindo caminho para o que viria a ser o Coco Bambu.​

Em 2001 nasce o primeiro Restaurante Coco Bambu, no Bairro Meireles, em Fortaleza. Inspirado na decoração praiana-tropical, aliado às suas deliciosas combinações de tapioca, pizza e crepes, tornou-se sucesso imediato para os turistas e público local. Em 2009, o Restaurante Coco Bambu chega à Capital Federal, Brasília, na bela região do Lago Sul, tornando-se sucesso imediato. Hoje, o Coco Bambu Lago Sul, além de ser um dos maiores restaurantes do Brasil, também é um dos mais premiados.

Em 2010, uma nova casa é aberta em Fortaleza (Coco Bambu Sul), e a primeira é aberta em Teresina. 1 ano após a abertura da primeira unidade em Brasília, o Coco Bambu inaugura também no Brasília Shopping. Em 2012, o Coco Bambu aterrissa na maior e mais gastronômica cidade do Brasil, São Paulo, na Av. JK. Chega quebrando tabus pelo seu tamanho, decoração, cardápio extenso e diferenciado. Torna-se imediatamente um marco e referência na cidade, consolidando de vez a marca, o conceito e a sua expansão. Hoje a rede tem restaurantes em  Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP), São Luís (MA), Teresina (PI), Campinas, Vila Velha (ES), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Curitiba (PR), Manaus (AM), Águas Claras (DF), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Cuiabá (MT), Londrina (PR), Rio fr Janeiro (RJ), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Belém (PA), Maringá (PR), Vitória (ES), entre outras localidades em diversos Estados.

Fonte: Assecom

Hospital Cassems de Dourados promove treinamento sobre suporte básico

A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) realizou nesta sexta-feira (4), em Dourados, o treinamento “Parada cardiorrespiratória: A importância do suporte básico de vida na pediatria” para profissionais da saúde que atuam nos Hospitais Cassems de Dourados, Naviraí e Nova Andradina.

O treinamento reuniu 90 profissionais de diferentes áreas, incluindo UTI, pronto atendimento, enfermaria e farmácia com o objetivo capacitar os profissionais para o atendimento emergencial de crianças em situação de falência cardíaca e respiratória, abordando protocolos essenciais de reanimação e suporte básico de vida.

O enfermeiro emergencista e responsável pela capacitação, Clayton Oliveira, destacou a importância da agilidade na aplicação dos protocolos. “A rapidez e a precisão nas primeiras manobras podem ser determinantes para a recuperação da criança”.

O diretor de Unidades Hospitalares da Cassems, Lauro Davi, ressaltou que iniciativas como esta são essenciais para integrar as esquipes e aprimorar as habilidades dos profissionais levando ao beneficiário mais qualidade ao adentrar nas unidades da Cassems.

“Investir na qualificação constante dos nossos profissionais é um compromisso da Cassems para garantir um atendimento seguro e eficaz, especialmente em emergências”, afirmou.

Durante o treinamento foram realizadas simulações práticas relacionadas a aplicação dos protocolos, o que proporcionou uma experiência realista e dinâmica. Com o intuito de reforçar a importância de uma resposta ágil em emergências, fator crucial para salvar vidas.

Foto: Divulgação

Qualificação contínua e excelência no atendimento

O Hospital Cassems de Dourados investe constantemente na qualificação de seus profissionais e na melhoria de sua infraestrutura, visando oferecer um atendimento cada vez mais seguro e qualificado. A realização de treinamentos como esse reflete o compromisso da instituição em proporcionar aos seus pacientes serviços de saúde de muita qualidade, garantindo não apenas um atendimento técnico de grande nível, mas também a confiança e o bem-estar de todos que dependem da rede hospitalar.

Para a enfermeira e coordenadora do Pronto Atendimento, Ellen Perentel, a capacitação trouxe impactos diretos na atuação dos profissionais. “Esse treinamento em parada cardiorrespiratória foi essencial para garantir uma resposta rápida e eficaz em emergências, aumentando as chances de sobrevida e recuperação das crianças. Como profissionais, o treinamento traz confiança, segurança e habilidade em situações críticas, melhorando nossa eficiência no atendimento e reduzindo o risco de sequelas graves”.

O Pronto Atendimento do Hospital Cassems de Dourados está localizado na Rua Oliveira Marques, 2771, no bairro Jardim Central. Para mais informações sobre o serviço, o beneficiário pode entrar em contato pelo telefone: (67) 3410-0000.

Fonte: Assessoria