terça-feira, 23 de junho de 2026

Prefeitura de Dourados cancela taxas de fiscalização e localização para advogados

A Procuradoria-Geral do Município cancelou o lançamento da cobrança de taxas de fiscalização e localização para escritórios de advocacia do município de Dourados. O procurador-geral Alessandro Lemes Fagundes explica que a decisão ocorreu após a 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Dourados constatar o lançamento indevido e procurar o município, cobrando o cumprimento da lei aprovada pela Câmara Municipal em 2024, isentando os advogados do pagamento das taxas.

Na manhã desta segunda-feira, o procurador-geral emitiu nota explicando a situação. “Esclareço que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Dourados, protocolou requerimento solicitando o cancelamento de taxas de fiscalização e localização cobradas indevidamente de escritórios de advocacia no município”, ressalta Alessandro Lemes Fagundes. “O pedido resultou na abertura do processo número 942/2025 e na análise jurídica pela Procuradoria-Geral do Município”, completa.

Segundo o procurador, após exame do caso, constatou-se que a Lei Complementar número 488 de 2024 alterou o artigo 310 da Lei Complementar número 071/2003, que institui o Código Tributário Municipal de Dourados, excluindo expressamente os escritórios de advocacia da exigência dessas taxas. “Destaco o teor do parágrafo 2º, incluído pela nova redação, que é taxativo ao estabelecer que não incide a Taxa de Fiscalização de Publicidade em relação a placa e fachada de identificação de escritório de advocacia e de profissionais autônomos no exercício da advocacia”, aponta Alessandro Lemes Fagundes.

Segundo o procurador-geral, a manutenção dessas cobranças configuraria afronta à legalidade e abriria margem para questionamentos jurídicos. “Caso os lançamentos fossem mantidos, o município poderia ser compelido a restituir todos os valores cobrados indevidamente, o que geraria um passivo relevante e alto risco de judicialização”, pontua. “Por isso, a Procuradoria opinou pelo imediato cancelamento dos lançamentos tributários, agindo de forma preventiva e em estrita observância ao princípio da legalidade”, completa.

Alessandro Lemes Fagundes ressalta que a própria Secretaria Municipal de Fazenda, no trâmite do processo, comunicou que estaria providenciando as baixas, inclusive de forma manual, dos débitos lançados indevidamente. “Reitero que a medida adotada teve como objetivo proteger o interesse público, garantir segurança jurídica e evitar danos ao erário”, finaliza o procurador-geral do município de Dourados.

Fonte: Assecom

Luta com câncer! Simony comove ao expor seu real quadro de saúde

Simony emocionou o público ao compartilhar detalhes de sua batalha contra o câncer no intestino durante sua participação no programa ‘Domingão com Huck’ neste domingo, 23. A cantora, que luta contra a doença desde agosto de 2022, refletiu sobre seu processo de recuperação e celebrou a vida com gratidão.

Durante a conversa com Luciano Huck, Simony destacou o único pedido que fez a Deus ao descobrir o diagnóstico: acompanhar o crescimento de seu filho caçula, Anthony, de 11 anos.

“Estou muito feliz de estar aqui, muito feliz de estar viva, de poder ver meus filhos. Eu quero ver meus netinhos. Meu filho tem 11 anos ainda. E a única conversa que eu tive com Deus foi essa”, revelou emocionada. Além de Anthony, ela também é mãe de Ryan, Aysha e Pyetra.

REAL ESTADO DE SAÚDE

A cantora contou que seu quadro de saúde atualmente é de remissão, com um ano e seis meses sem células cancerígenas no corpo. Simony enfrentou quimioterapia e 33 sessões de radioterapia, além de um tratamento inovador com imunoterapia.

“Meu médico me chama de ‘milagre’ quando eu apareço… porque realmente eu sou um milagre mesmo. Eu tive muita fé, eu sempre acreditei. Eu digo que eu nunca perdi uma batalha e eu não ia perder essa também”, declarou.

Por fim, Simony deixou uma mensagem de esperança para quem enfrenta a mesma luta. “Eu quero dizer para você que está passando por isso, tenha muita fé, acredite no seu médico, faça o tratamento direitinho e tenha fé em Deus”, aconselhou a artista.

Fonte: Portal Terra

Mato Grosso do Sul tem 201,9 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em março

Mato Grosso do Sul tem neste mês 201,9 mil famílias contempladas pelo Bolsa Família. O investimento federal supera R$ 136,26 milhões, o que assegura um valor médio de benefício de R$ 676.48 aos contemplados nos 79 municípios do estado.

O cronograma de pagamentos tem início nesta terça-feira, 18 de março, e segue até o dia 31, de acordo com o final do Número de Identificação Social.

No pacote de benefícios incluídos na retomada do programa desde 2023, mais de 119 mil crianças de zero a seis anos recebem o Benefício Primeira Infância em Mato Grosso do Sul, um adicional de R$ 150 destinado a cada integrante dessa faixa etária na composição familiar. O investimento para assegurar o repasse a esse público é de R$ 16,12 milhões.

O Bolsa Família também prevê outros benefícios complementares, no valor adicional de R$ 50, que chegam a mais de 180 mil crianças e adolescentes de sete a 18 anos, além de beneficiar 7,4 mil gestantes e 3,9 mil nutrizes. Para esses pagamentos, o investimento federal supera R$ 8,31 milhões.

Em março, o Bolsa Família alcança, em seu grupo prioritário, 1,2 mil famílias em situação de rua, 21,5 mil famílias indígenas, 456 famílias quilombolas, 93 famílias com crianças em situação de trabalho infantil, 575 famílias com pessoas resgatadas de trabalho análogo ao escravo e 1,7 mil famílias de catadores de material reciclável. No total, são mais de 25,7 mil famílias contempladas nos grupos prioritários em Mato Grosso do Sul.


Com 52,3 mil famílias contempladas, a capital Campo Grande é a cidade com maior número de beneficiários do Bolsa Família em Mato Grosso do Sul neste mês. Na sequência dos cinco municípios com maior número de famílias atendidas no estado estão Dourados (13.646), Corumbá (10.105), Ponta Porã (9.667) e Três Lagoas (7.896).
Cidade com 12,9 mil habitantes e 1,9 mil famílias atendidas, Paranhos é o município sul-mato-grossense com maior valor médio em fevereiro: R$ 802,04. Em seguida aparecem Ladário (R$ 722,11), Corumbá (R$ 713,22), Porto Murtinho (R$ 708,61) e Japorã (R$ 707,56).

NACIONAL — Em todo o país são 20,5 milhões de famílias atendidas pelo programa federal de transferência de renda neste mês. Com um valor médio de R$ 668,65, o investimento do Governo Federal alcança R$ 13,7 bilhões e chega a todos os 5.570 municípios brasileiros.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

 

Marçal destaca importância da prefeitura na reabertura do Aeroporto de Dourados

O prefeito Marçal Filho fez uma discurso firme na manhã desta sexta-feira (14) durante solenidade para assinatura de ordens de serviço para construção de casas populares nas aldeias e para as obras do Terminal de Passageiros do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira.

“Queria dizer para Dourados que acabou a época de Dourados tinha, porque Dourados tinha aeroporto, agora Dourados vai ter aeroporto”, afirmou. “Acabou essa época em que Dourados tinha e não tem mais, porque aqui tem comando agora e por isso que queria dizer a Dourados, a cada um dos douradenses, que nesses pouco mais de dois meses de mandato em que estou à frente da prefeitura, nós trabalhamos muito”, completou.

Marçal Filho dedicou grande parte do discurso para abordar os desafios superados para colocar o aeroporto em operação. “O Aeroporto de Dourados é fruto do trabalho do governo federal em relação à pista e ao novo terminal de passageiros que está sendo lançado hoje, e, também fruto do trabalho do governo do Estado”, pontuou.

“Mas o trabalho para que esse aeroporto recebesse aviões de grande porte, para que esse aeroporto venha receber os voos comerciais, é da equipe da Prefeitura de Dourados”, completou o prefeito.

Os entraves que impediam o aeroporto de operar foram desmontados em menos de dois meses de mandato. “Antes de sentar na cadeira de prefeito, eu achava que o gestor que me antecedeu precisava era de articulação junto à bancada federal, mas não era só isso, precisava de ação, de trabalho, de correr atrás, de fazer a hora e não esperar acontecer, de ir para cima e isso nós fizemos desde o primeiro dia”, destacou. “E aqui eu queria enaltecer a minha equipe, comandada pelo Beto (Serviços Urbanos), pelo Juscelino (Agetran), que conseguimos a liberação da pista, das duas cabeceiras, que nós estamos construindo todas as condições para que recebamos voos comerciais”, anunciou o prefeito.

A cidade agora vive a expectativa da liberação do aeroporto para operação comercial. “A grande pergunta do douradense é: quando é que nós teremos voos comerciais?”, pontuou Marçal Filho.

“Um dos meus primeiros atos no cargo foi viajar até Brasília, até o ministro dos Portos e Aeroportos, que esteve até agora há pouco aqui, e isso eu quero agradecer o Beto Pereira (deputado federal), que me levou lá”, ressaltou. “Estive com o presidente da Infraero, estive com a Azul em São Paulo e já está marcado para o mês de abril uma audiência minha junto com a Infraero na empresa Gol”, completou.

O prefeito ressaltou que essas conquistas são resultado do compromisso com Dourados. “Nós estamos trabalhando e a cada vitória que temos, vitória burocrática muitas vezes, mas também de ações materiais como os aparelhos de ar condicionado que precisavam na sala de máquinas e nós providenciamos; a guarita que é exigida e nós estamos fazendo”, relatou. “Todas as ações da Prefeitura serão concluídas até o final deste mês e tenho certeza absoluta que no primeiro semestre ainda deste ano nós teremos de volta os voos comerciais aqui”, enfatizou Marçal Filho.

Em breve os moradores de toda região poderão embarcar e desembarcar no Aeroporto de Dourados. “Vamos começar a venda de passagens aéreas para não passarmos mais a vergonha de ver a segunda maior cidade do Estado sem pousar sequer um avião aqui”, afirmou o prefeito.

“Hoje foi comprovado isso, que aviões de grande porte já podem pousar aqui”, prosseguiu. “Foi emblemática a visita dos ministros, porque vieram num avião de grande porte da Força Aérea Brasileira, desceram no aeroporto provando que a pista está pronta e que todas as homologações que nós precisávamos nós realizamos através da nossa equipe da administração municipal”, concluiu o prefeito.

A dedicação de todos os secretários também foi ressaltada por Marçal Filho. “Disseram agora há pouco, você é pé quente Marçal, em dois meses as coisas estão acontecendo”, narrou o prefeito. “Pode até ser, mas ao lado disso tem muito trabalho e trabalho de equipe, por isso eu quero agradecer aos  meus assessores, secretários que estão sendo exigidos e que peço a eles que não desistam de mim quando eu cobro de manhã à tarde, à noite, final de semana, feriado”, detalhou. “Não desistam de mim, secretários, porque é assim que eu sou, eu quero as coisas para ontem e elas estão acontecendo graças a Deus”, finalizou.

Fonte: Assecom

Menino de 4 anos liga para polícia após mãe comer seu sorvete

Uma ligação inusitada mobilizou a polícia de Mount Pleasant, Wisconsin, nos Estados Unidos. Um menino de apenas 4 anos discou para o serviço de emergência 911 com uma queixa séria: sua mãe havia comido seu sorvete. “Minha mamãe está sendo má”, relatou o pequeno ao atendente da chamada, segundo uma gravação obtida pela afiliada da CNN, WTMJ.

Questionado sobre o que estava acontecendo, ele foi direto: “Vem pegar minha mamãe.” A mãe, surpresa com a situação, pegou o telefone e tentou esclarecer. “Ah, esse pequenino pegou o telefone e ele tem quatro anos”, explicou. Segundos depois, admitiu o “crime”: “Eu comi o sorvete dele, então é provavelmente por isso que ele está ligando para o 911.”

Mesmo com o esclarecimento, uma equipe policial foi enviada à residência para garantir que não se tratava de uma emergência real. No local, o menino reforçou sua indignação e reafirmou que a mãe deveria ser presa pelo ocorrido.

Após uma negociação bem-humorada, ele aceitou retirar a “queixa”, garantindo que não queria ver sua mãe atrás das grades, apenas recuperar sua sobremesa. Dois dias depois, os próprios policiais resolveram a questão: surpreenderam o jovem com duas bolas de sorvete, cobertas com granulados azuis.

Fonte: IG

Marçal Filho lança projeto Educart para alunos das escolas municipais

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou o projeto Educart (Cuidando com Educação, Esporte e Arte), que será implementado nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. A resolução que regulamenta o projeto foi publicada em edição suplementar do Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (10).

“Sempre estudei em escola pública e sei da importância das atividades extracurriculares não apenas da socialização, mas sobretudo na formação da cidadania, por isso determinei que a Secretaria Municipal de Educação desenvolvesse um amplo projeto voltado para nos nossos alunos”, ressalta o prefeito Marçal Filho.

O Educart tem como objetivo incentivar o espírito de equipe, promover a socialização e proporcionar vivências educacionais por meio do esporte, da cultura e da arte. As atividades serão oferecidas no contraturno escolar, permitindo que os alunos participem sem comprometer o horário regular de aulas.

“Atendendo a preocupação do prefeito Marçal Filho, nossa equipe técnica desenvolveu o projeto que tem como slogan ‘Cuidando com Educação, Esporte e Arte’, ou seja, esses três eixos estarão juntos para garantir uma formação ainda mais sólida aos nossos estudantes”, ressalta o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva.

Ele explica que entre as modalidades ofertadas para os alunos da Rede Municipal de Ensino estão futsal, handebol, tênis de mesa, atletismo, judô, basquete, dança, xadrez, fanfarra, violão e oficinas de arte. “As inscrições para os interessados começam no dia 17 de março, diretamente nas unidades escolares, e não há limite para a quantidade de atividades em que o aluno possa se inscrever, ou seja, ele vai poder explorar todo seu talento praticando um esporte, aperfeiçoando uma arte ou aprendendo algo novo”, ressalta Nilson Francisco.

Os professores que desejarem ministrar as aulas deverão comprovar conhecimento e habilidade na modalidade escolhida, por meio de avaliação curricular. O processo seletivo dos professore do Educart – Cuidando com Educação, Esporte e Arte – incluirá a análise da formação, certificações de aperfeiçoamento e comprovação de participação em eventos anteriores na respectiva área.

“Vamos selecionar profissionais capazes de transmitir o melhor conhecimento aos nossos alunos e, também, de assegurar atenção integral durante as atividades”, finaliza o secretário municipal de Educação.

O prefeito Marçal Filho destacou a importância do projeto para o desenvolvimento educacional dos estudantes. “O Educart é uma iniciativa que visa ampliar as oportunidades de aprendizado e desenvolvimento das crianças e adolescentes, utilizando a arte e o esporte como ferramentas essenciais para a educação”, afirmou.

“Em toda minha trajetória política sempre tive um olhar muito atento para a Educação e agora que estou no governo da maior prefeitura do interior de Mato Grosso do Sul não medirei esforços para que Dourados seja referência nacional na formação das nossas crianças e adolescentes”, finaliza Marçal Filho.

Fonte: Assecom

Prefeito Marçal recebe irmãos campeões de jiu-jitsu

Os irmãos Antônio e Cecília Akatsuka Walevein, dois dos principais atletas de jiu-jitsu do Brasil em suas categorias, foram recebidos pelo prefeito de Dourados, Marçal Filho, na manhã desta quarta-feira e narraram um pouco da trajetória de sucesso nas competições estaduais e nacionais, onde ambos acumulam mais de 100 medalhas nos mais diferentes campeonatos.

“O Antônio está na categoria 7 a 8 anos, para atletas com até 24 quilos, e a Cecília na categoria 11 a 12 anos, para atletas com até 44 quilos, mas ultimamente estamos priorizando os torneios nacionais que reúnem os melhores competidores”, explicou Michelle Akatsuka Walevein, mãe dos jovens campeões.

Ambos são treinados pelo pai Fernando Walevein Filho, que também é atleta de jiu-jitsu e estiveram no gabinete do prefeito para apresentar a medalha de campeão que Antônio conquistou no final de semana em São Paulo no maior evento de grappling do Brasil, realizado pelo Abu Dhabi Combat Club (ADCC) e que promove o ADCC Open no Brasil.

“O Antônio conquistou o título lutando uma categoria acima da dele, ou seja, disputou a competição de grappling, onde os atletas lutam sem quimono, enfrentando um lutador da categoria 9 a 10 anos”, revela orgulhoso o pai e treinador Fernando Walevein.

Além de conquistar o título na categoria acima, Antônio Akatsuka Walevein também foi vice-campeão na categoria dele e ainda levou um terceiro lugar.

“Ele está competindo há pouco mais de 4 anos e já conquistou mais de 40 medalhas, enquanto a Cecília compete a mais tempo e já é reconhecida como uma das grandes atletas do jiu-jitsu em sua categoria”, explica a mãe Michelle Akatsuka Walevein, que aponta como principal barreira na trajetória dos atletas a falta de patrocínio para participar de mais competições nacionais e no exterior, onde a troca de experiência seria importante na formação dos campeões douradenses.

O prefeito Marçal Filho conversou com os jovens atletas, posou para fotografia e ficou impressionado com a quantidade de medalhas conquistadas por Antônio e Cecília.

“Ficou encantado em saber que nossa cidade tem campeões tão jovens, que tão bem representam Dourados no cenário nacional e parabenizo os pais pela dedicação e condução da carreira dessas crianças que, certamente, chegarão ao profissional e vão orgulhar ainda mais nossa cidade com suas conquistas”, finalizou o prefeito.

O ADCC Open proporciona aos atletas brasileiros mais oportunidades para competir submetidos às regras do maior evento de grappling do mundo. A competição onde o Antônio foi campeão reuniu os melhores atletas do país e também de toda a América do Sul.

O Abu Dhabi Combat Club é a maior organização de luta livre do mundo. A competição de grappling reúne os melhores lutadores de jiu-jitsu, wrestling e outras modalidades de luta para competir sob o conjunto de regras exclusivas do ADCC. O evento é reconhecido como a competição mais prestigiada de grappling no mundo.

Fonte: Assecom

Hoje, quarta-feira(19), celebra o Dia do Esporte

Nesta quarta-feira (19), é celebrado o Dia do Esporte, a data para homenagear os esportistas arapotienses, que cada vez mais se destacam em âmbito regional, estadual e nacional.

Os esportes podem ser praticados de forma individual ou coletiva, profissionalmente, de maneira recreativa ou para a melhoria da saúde. Seus praticantes são chamados de esportistas, desportistas ou atletas.

A prática do esporte remete à China, 4000 a.C., onde se registrou os primeiros registros da ginástica. Posteriormente, o Egito e, sobretudo, a Grécia antiga, marcam a história das competições esportivas.

O esporte em seu formato atual teve início no século XVIII, com o desenvolvimento de diversas modalidades e a criação das competições. Em 1896, o esporte atingiu um novo status, com a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas.

As modalidades esportivas são classificadas de acordo com suas principais características, objetivos e habilidades envolvidas, facilitando o entendimento de suas regras e estruturas.

Redação

Hoje, terça-feira (18), celebra o Dia do Ensino Médio no Brasil

Nesta terça-feira(18), é celebrado o Dia do Ensino Médio no Brasil, é uma etapa de formação fundamental para os estudantes, pois os prepara para o ensino superior, o mercado de trabalho e o exercício da cidadania.

Uma data que pode passar despercebida, mas tem um valor muito importante: relembrar que a educação vai além de apenas concluir as etapas educacionais, pois normalmente é entre 15 e 18 anos que os jovens desenvolvem habilidades e capacidades específicas, como maior autonomia e pensamento crítico. E é a partir daí que eles podem identificar áreas com as quais tem maior afinidade e que podem trazer ideias de possíveis carreiras no futuro.

A grade curricular do ensino médio compreende as disciplinas de português, língua estrangeira (inglês geralmente, também espanhol e, hoje muito raramente, francês), história, geografia, arte, matemática, física, química, educação física e biologia. O mínimo é de 2200 horas de aula ao longo de três anos.

Até 1967, o ensino médio era dividido em três cursos. O curso científico, o  normal e o clássico. Na época, era chamado de curso “colegial”, sendo que os três primeiros anos eram iguais para todos e, posteriormente, quem quisesse fazer o antigo Normal e o Clássico tinha que cursar mais um ano.

Redação

Hoje, quinta-feira (06), celebra o Dia do Agente de Defesa Ambiental

Nesta quinta-feira (06), é celebrado o Dia do Agente de Defesa Ambiental, essa data é importante para celebrar e reconhecer o papel essencial dos agentes de defesa ambiental, profissionais dedicados a proteger o meio ambiente e promover um futuro sustentável às futuras gerações

Em tempos de maior necessidade de conscientização sobre a importância de manter práticas sustentáveis e preservar o meio ambiente, a função do agente ambiental ganhou ainda mais relevância.

Esse profissional tem a responsabilidade de desenvolver atividades visando a conservação e prevenção do meio ambiente, seja através de vistorias, estudos técnicos de locais, análise de processos e avaliação de impactos ou garantindo o cumprimento da legislação ambiental.

A melhor forma de compreender a profissão é saber o que é um Agente de Defesa Ambiental. Esse profissional é responsável pela fiscalização e proteção do meio ambiente em diferentes áreas. Ele também é encarregado por garantir o cumprimento de leis ambientais e o bem-estar da população.

Um Agente de Defesa Ambiental pode exercer diferentes funções. O seu trabalho é fundamental para monitorar as atividades humanas e avaliar os impactos causados na fauna, flora e nos ecossistemas. Entre as principais atividades do profissional, estão a proteção e o monitoramento do meio ambiente, o combate ao desmatamento e outras práticas ilegais.

Suas ações se tornam cada vez mais importantes diante das ameaças promovidas por setores que visam apenas o lucro imediato em detrimento da saúde do planeta.

É urgente à sociedade reconhecer o papel desse profissional e garantir que ele possa exercer seu trabalho com eficiência e tranquilidade.

Redação

Cantora trans processa Nikolas Ferreira e pede indenização de R$ 60 mil

A cantora trans Tertuliana Mascarenhas Lustosa processou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e busca na Justiça uma indenização de R$ 60 mil.

Tertuliana, que também é historiadora, acusa Nikolas Ferreira de expor sua imagem sem autorização e de usar o vídeo em questão para propagar um discurso de cunho preconceituoso, degradante, vexatório e lesivo.

Nas imagens compartilhadas pelo deputado federal, a cantora e historiadora aparece dando uma palestra na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em outubro de 2024. Em determinado momento, ela sobe o vestido estilo tubinho e começa a rebolar com os glúteos à mostra.

O material ganhou repercussão nas redes de Nikolas, que atualmente é presidente da Comissão de Educação na Câmara. O deputado afirmou que acionaria a Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar o caso.

Algum tempo depois, a PGR informou ao UOL que não há nenhum procedimento sobre o episódio em andamento. Procurado pelo Terra, o órgão não respondeu. O espaço permanece aberto para manifestações.

Por outro lado, no Ministério Público Federal do Maranhão, há uma apuração em andamento sobre o caso. O processo em questão é uma queixa de Tertuliana contra Nikolas Ferreira. Nos autos, a historiadora e cantora trans afirma que sua imagem foi utilizada para fomentar um discurso de ódio por parte do político.

Além disso, ela relata que, após a publicação do conteúdo por Nikolas, passou a receber uma série de ameaças e ataques nas redes sociais. Tertuliana também afirma ter se sentido desrespeitada pelo discurso do deputado.

No vídeo, Nikolas Ferreira trata Tertuliana, que é trans, com pronomes masculinos. A ação pede que o deputado se retrate, pague a indenização, exclua a postagem e seja proibido de mencionar o nome da cantora.

Nikolas Ferreira tem cinco dias para apresentar sua defesa antes que o juiz do caso tome as devidas decisões. A audiência virtual entre as partes está marcada para 27 de março de 2025.

A reportagem tentou contato com a equipe de Nikolas Ferreira, mas, até o momento, não obteve retorno. A assessoria de Tertuliana Mascarenhas também não foi localizada. O espaço segue aberto caso ambas as partes queiram se pronunciar sobre o caso.

Fonte: Portal Terra

 

Mutirão da Prefeitura envolve secretariado e revitaliza Posto de Saúde do Izidro Pedroso

Nem mesmo o sol escaldante e o calor que beirava os 30 graus logo nas primeiras horas da manhã de sábado (25) tiraram o ânimo de servidores envolvidos no mutirão de limpeza que a gestão municipal levou para o conjunto residencial Izidro Pedroso.

As ações foram concentradas na Unidade Básica de Saúde “Moacir Stein Arruda”, cujo prédio há anos não recebe a devida manutenção e apresentava um aspecto bastante negativo às pessoas que ali chegavam em busca de algum atendimento médico.

“Muito mais que oferecer ao cidadão um prédio com pintura nova, limpo e bem cuidado, essa iniciativa também resgata a autoestima das pessoas e cria um círculo virtuoso onde a população passará a entender que ela também pode contribuir para a manutenção dos prédios públicos”, enfatiza o prefeito Marçal Filho.

A exemplo do Posto de Saúde da Vila Índio, onde aconteceu o mutirão de serviços no sábado passado (18), Marçal Filho reuniu na mesma ação secretários e servidores de várias pastas da administração, num esforço concentrado, onde não há distinção de cargo ou função e todos, literalmente, acabam “colocando a mão na massa”.

O mais importante é que o convite feito aos servidores, inclusive aos secretários municipais, foi sem imposição de participação do mutirão, de forma que as pessoas que atenderam ao chamamento do prefeito o fizeram espontaneamente e pela vontade de contribuir com o município.

Mutirão de limpeza envolveu servidores de várias secretarias na manhã de sábado no posto de saúde do conjunto Izidro Pedroso (Foto: A. Frota)

O mutirão teve início com a roçada da grama, muito alta, na área de entrada e no pátio ao lado do Posto de Saúde, onde também ocorreu serviço de poda e retirada de entulhos. Já o prédio que abriga o posto, inicialmente foi retirada a pintura velha, as paredes receberam camadas de massa corrida e nova pintura.

A ação, conforme a Semsur, deve se estender durante a semana, devido à necessidade de algumas intervenções, tanto na área externa como interna do prédio. Telhas quebradas, goteiras e infiltrações são alguns dos problemas herdados pela gestão atual.

“Com muita dedicação vamos recuperando os prédios públicos com celeridade, sem fechar unidades e devolvendo serviços cada vez melhores às pessoas”, enfatiza José Roberto Martins de Araújo, o Beto, secretário de Serviços Urbanos.

O prefeito enumera os obstáculos que tem superado para entregar uma cidade melhor à população. “É do conhecimento da população que assumimos o governo municipal com muitos problemas, que vão desde a falta de contrato para cuidar da iluminação pública, passando pelo abandono de prédios e espaços públicos, ruas mal cuidadas e uma série de outras deficiências, as quais temos buscado solução e vamos resolvendo a cada dia”, destacou o prefeito.

“Temos muito trabalho ainda a ser feito, estamos apenas no começo, mas coragem e disposição não nos faltam para cuidar da nossa Dourados”, completou Marçal Filho.

Coordenado pela secretaria municipal de Serviços Urbanos (Semsur), o mutirão contou com participação efetiva dos titulares e assessores das secretarias de Saúde (Sems), de Administração (Semad), de Governo (Segov), de Habitação (Agehab), da Agetran, da Procuradoria-Geral do Município, entre outras.

Presença simbólica nos dois mutirões, a primeira-dama Patrícia Oliveira passou o dia trabalhando para proporcionar aos moradores uma unidade de saúde mais humanizada e bonita. Servidores da própria UBS aproveitaram o sábado de mutirão para, também, “zerar” os lançamentos do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) e também de laboratórios e acabar com a fila de espera por exames.

Fonte: Assecom

Preta Gil coloca bolsa de colostomia definitiva: ‘É difícil’

Preta Gil usou as redes sociais neste domingo (26) para dar notícias sobre seu estado de saúde. A cantora e empresária, que passou por uma longa cirurgia em dezembro, segue internada no Hospital Sírio-Libanês e contou que o processo de reabilitação tem sido difícil. Segundo Preta, ela agora está com uma bolsa de colostomia definitiva.

“Sei que tô sumidinha, mas precisei ficar afastada das redes para me concentrar totalmente na minha reabilitação. Eu não tinha ideia que essa cirurgia fosse ser tão difícil”, disse.

Segundo a cantora, ela achou que o procedimento seria similar à cirurgia que ela fez no ano passado mas, dessa vez, o processo está sendo mais longo. Apesar disso, Preta disse que está bem, se alimentando e se exercitando.

“Só melhora. Mas é difícil. É um reaprender a fazer muitas coisas. Eu tô aprendendo a lidar com a bolsa de colostomia, dessa vez definitiva. Eu vou ficar para sempre com essa bolsinha e sou muito grata a ela por isso”

“Talvez eu fique mais um tempo afastada porque o desafio aqui está sendo grande”, finalizou a cantora, que disse que à medida que estiver melhor, seguirá dando notícias aos fãs.

Cirurgia de 21 horas

Em 2023, Preta tratou um tumor no intestino e foi considerada curada. Contudo, em agosto de 2024, após realizar exames de monitoramento, a cantora anunciou que o câncer havia retornado, em diferentes partes do corpo:

  • Dois tumores nos linfonodos — estruturas que atuam na remoção de impurezas e na defesa do organismo;
  • Um nódulo no ureter — tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga;
  • Metástase no peritônio — câncer espalhado pela membrana que protege os órgãos abdominais.

Então, por recomendação de sua equipe médica, Preta esteve nos Estados Unidos para se consultar com uma especialista nos tipos de tumor que ela tem, em busca de alternativas para o tratamento pós-cirúrgico.  Ela foi submetida a uma cirurgia para retirada de tumores no dia 19 de dezembro. O procedimento durou 21 horas e Preta está no hospital desde então.

Fonte: Portal G1

 

Hoje é o Dia Nacional do Aposentado

Nesta sexta-feira (24), é celebrado o Dia Nacional do Aposentado, a data foi estabelecida em homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à previdência social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves.

A lei é um marco na história previdenciária, pois lembra a greve dos trabalhadores das estradas de ferro de 1906. O direito à aposentadoria, porém, só foi conquistado no Brasil após anos e anos de luta, mas essa greve é um dos acontecimentos que mais se destacam.

Esses trabalhadores protestavam pelo retorno da carga horária de 10h por dia, seis dias por semana – a carga tinha sido recentemente aumentada; e contra o desconto de 30% do salário para uma aposentadoria privada obrigatória, cujos cálculos eram motivo de desconfiança.

Algumas décadas depois, foram instaurados sistemas de aposentadoria para funcionários de diversos setores ligados ao Estado, da Casa da Moeda à Alfândega.

Começou em 1888, com um decreto que estabelecia a aposentadoria de funcionários dos Correios – levando-se em consideração a expectativa de vida na época: era preciso ter 30 anos de serviço e idade mínima de 60 anos para se aposentar.

Neste dia, queremos parabenizar os nossos companheiros(as) que dedicaram a vida inteira ao trabalho e desenvolvimento do país. É um reconhecimento da sociedade por todos os anos de serviços prestados.

Redação

População do Ildefonso Pedroso ganha Posto de Saúde revitalizado

A determinação para buscar soluções urgentes para melhorar a vida das pessoas, sobretudo daquelas que mais precisam do poder público, está garantindo mais uma conquista para a população douradense.

Atingida pelo último temporal no ano passado, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Ildefonso Pedroso passa por uma completa revitalização, resultado da parceria entre a Prefeitura de Dourados e a indústria Inpasa, que possibilitou com que a unidade recebesse uma série de intervenções que vão desde pintura de paredes a reparo no telhado. Outros dois postos vão ser beneficiados pela mesma iniciativa.

Na manhã desta segunda-feira (20) o prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Planejamento, Fábio Luís, estiveram no posto do Ildefonso Pedroso para ver de perto o resultado dos trabalhos que estão sendo realizados.

Eles vistoriaram os serviços que têm previsão serem concluídos ainda neste mês de janeiro.

“Antes mesmo da posse, quando me reuni com os futuros secretários, deixei claro que eles precisariam ser criativos para amenizar no curto espaço de tempo os problemas que nossa população vinham sofrendo, sobretudo nas áreas da Saúde e da Educação”, ressaltou o prefeito. “Fico satisfeito em constatar que minha determinação foi entendida e que os cidadãos já começam a receber serviços melhores por parte da prefeitura”, completou Marçal Filho.

O secretário Fábio Luís, que está a frente das ações de planejamento da Prefeitura de Dourados, é um entusiasta das parcerias público privadas e destaca que muita coisa pode ser feita em benefício da população se o poder público tiver vontade política e, sobretudo, desfrutar de credibilidade perante o setor produtivo.

“Nessa unidade de Saúde, por exemplo, está sendo feito a pintura das paredes, troca de portas, de fechaduras e reparo no telhado”, enumera Fábio Luís. “O último temporal que ocorreu em 2024 provocou danos não só no posto, como também em várias casas na região do Ildefonso e Greenville, mas a ordem do prefeito e deixar toda estrutura do município funcionando”, explicou o secretário.

Ele anunciou que a prefeitura está formalizando parceria com outras empresas e em breve dois outros postos de saúde também serão beneficiados com revitalização. A parceria não inclui renúncia de receita da prefeitura e a empresa que reformar uma unidade de saúde terá contrapartida de veiculação publicitária relacionada ao termo de cooperação assinada e atuação na unidade de saúde ‘adotada’.

Durante vistoria o prefeito Marçal Filho conversou com usuários do posto. A paciente Maria José Melo passou por consulta, recebeu medicação na própria farmácia da unidade e classificou o atendimento como ótimo. A mesma opinião sobre o bom atendimento foi compartilhado por Israel Marinho. Cadeirante, ele disse que foi muito bem atendido, contudo alertou sobre a ausência da manutenção do bebedouro para pessoas com deficiência, que apresenta problema.

Na unidade do Ildefonso Pedroso está sendo investido cerca de R$ 100 mil pela execução de projeto com verba, pessoal e materiais próprios da Inpasa. Os serviços de revitalização estão em fase final, mas já proporcionam à população a sensação de bem estar, conforto e comodidade.

Fonte: Assecom